O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) deu início nesta terça-feira, 12, à Semana da Enfermagem. A ação, realizada com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura da UFJF (Procult), tem como objetivo homenagear a equipe de Enfermagem do HU, além de fortalecer e valorizar o trabalho de todos. A data de abertura coincide com o Dia Internacional do Enfermeiro, e a de encerramento, 20 de maio, com o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Para iniciar as comemorações, houve uma apresentação musical em frente à Unidade Santa Catarina do Hospital Universitário.
O planejamento inicial previa a realização de palestras, minicursos e de um encontro organizado em parceria com a Faculdade de Enfermagem. Com as restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus, as homenagens serão mais restritas. “Convidamos músicos para uma apresentação. Vamos produzir cartazes e textos em homenagem às equipes, mensagens de agradecimento a todos, valorizando o trabalho que é feito. Também serão entregues, como lembrança, duas máscaras de pano”, explica a chefe da divisão de Enfermagem do HU-UFJF, Paula Gazola.
Além dessas iniciativas, outra ação, promovida pelo Setor de Humanização do hospital, acontece na sexta-feira, 15, com a apresentação de um músico em uma área externa ao hospital. As ações servem como forma de oferecer alento aos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia. “Este é um momento extremamente importante porque a equipe de Enfermagem e toda a equipe assistencial do hospital vivem grande tensão e apreensão. É uma situação grave, muito nova, e as homenagens melhoram a autoestima. É um momento de relaxamento e também de reconhecimento pelo trabalho”, destaca o Superintendente do HU-UFJF, Dimas Augusto Carvalho de Araújo.
Músicos prestam homenagem
Como forma de agradecimento a tudo que os profissionais de enfermagem tem feito, o músico e integrante do Coral Universitário, Elmir Santos, apresentou canções da MPB, acompanhado do violonista Rodrigo Scafuto. “É uma alegria e um prazer participar. Através da minha arte, posso levar um pouco de alento ao coração das pessoas, em especial para os profissionais de enfermagem. Foi uma pequena homenagem aos nossos heróis, uma coisa simples, mas feita com muito amor e carinho”, diz Santos.
Para a Pró-Reitora de Cultura da UFJF, Valéria de Faria Cristófaro, a comunidade precisa de ações que valorizam, motivam e mantém o ânimo de quem enfrenta diariamente o cenário desafiador da pandemia. “Esta é uma iniciativa muito importante, por expressar o reconhecimento de todos nós pela dedicação incansável dos profissionais de saúde, especialmente em momento tão crítico como o que vivemos. A música é algo que fala ao coração, nos alegra e emociona”, afirma.
Durante a apresentação musical, os homenageados se emocionaram e também cantaram com os músicos. Momento de descontração e oportunidade para fugir da rotina dos últimos dias. “Pela atual conjuntura da saúde do mundo inteiro, para nós foi um acalento no coração, um carinho que estávamos precisando muito nessa hora, porque as inseguranças, as incertezas e os medos são muito grandes. Isso mostra um lado humanizado da instituição”, destaca a técnica em enfermagem, Rosângela Gomes.
Gestão do cuidado em saúde
Para enfermeiros e técnicos, também foi um momento de carinho e demonstração de gratidão pela atividade que exercem diariamente. “Hoje é o Dia do Enfermeiro, então temos toda essa equipe que representa o hospital de uma forma essencial para guardar o zelo pelos pacientes. Todos os dias peço a Deus que abençoe esses profissionais que estão na linha de frente a esse desafio global que estamos enfrentando. Parabéns à Universidade que teve a iniciativa de prestar essa homenagem que recebemos com muito carinho”, cumprimenta a enfermeira assistencial Daiana Oliveira.
A vice-reitora da UFJF, Girlene Silva, diretora da Faculdade de Enfermagem entre 2010 e 2014, lembra que a Semana de Enfermagem é um momento de destacar esse grupo de trabalhadores, importantes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, e que em um momento de pandemia, têm ocupado local de zelo e cuidado com a vida das pessoas. “Já estamos fazendo, há muitas décadas, uma reflexão sobre o papel do enfermeiro na gestão e na concepção do cuidado em saúde, de como pensar em fazer ciência na Enfermagem. Certamente é uma semana muito importante porque é um momento onde nós partilhamos nossos saberes e inquietações e também criamos expectativas em relação à profissão, não somente para os enfermeiros, mas também para profissionais de toda a área.”