Uma das iniciativas desenvolvidas para o combate ao novo coronavírus, a fabricação de sabão e sabonete líquido realizada em laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é feita por meio de óleo vegetal e distribuída em garrafas pet. Enquanto o estoque do primeiro está suficiente para o ritmo de produção, que varia entre 300 a 500 litros semanais, o projeto precisa de mais doações de garrafas pet para dar continuidade à fabricação.

Projeto depende de mais garrafas pet para manter ritmo de produção (Foto: Arquivo pessoal)

Responsável pela iniciativa, a professora do Departamento de Química da UFJF, Denise Lowinshon, é quem faz o alerta e explica que os produtos são distribuídos gratuitamente para pessoas em condição de vulnerabilidade. Ela reforça a necessidade de que as garrafas pet estejam em condições de uso e acompanhadas de tampas. Os interessados em doá-las para o projeto podem deixá-las em dois postos de coleta no campus sede da UFJF: no Centro de Ciências ou na escada próxima à sala 401 do ICE II, o prédio mais recente do Instituto de Ciências Exatas. Confira abaixo os mapas dos respectivos locais; para abri-los, basta clicar nas imagens.

Clique na imagem para acessar o mapa (Fonte: Ciro Cavalcanti e Google Maps)

Clique na imagem para acessar o mapa (Fonte: Rafaela Almeida e Google Maps)