O Núcleo Fale – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino promove, a partir do dia 11 de maio, lives no Instagram sobre linguística aplicada e educação. A iniciativa pretende discutir com um público mais amplo temas como letramentos, ensino de línguas, formação de professores e relações transdisciplinares. 

O coordenador do projeto e mediador, Alexandre Cadilhe, destaca a expectativa de, por meio de tecnologias e redes sociais, ter a oportunidade de dialogar com mais pessoas além das que poderiam estar presencialmente, principalmente em tempos de coronavírus. “Entendemos que este momento que estamos vivendo nos convoca a repensarmos nossas pesquisas, pautas, ações e formas de interação.” Confira a programação:

Dia 11 de maio – Discursos sobre raça, interseccionalidades e formação de professores de línguas; 

Dia 18 de maio – Letramento científico como estratégia de resistência;

Dia 25 de maio – Significações do trabalho docente: perspectivas em diálogo. 

O Fale está ligado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e nasceu como um grupo de pesquisa há 15 anos. Nos últimos anos, o grupo deu lugar ao núcleo, ainda vinculado à Educação, mas agregando outras áreas. Atualmente reúne pesquisadores dos programas de pós-graduação em Educação e em Linguística, Mestrado Profissional em Letras e Colégio de Aplicação João XXIII. 

Mais informações: Núcleo FAL