Canal no Youtube aborda de maneira didática temas atuais que impactam a economia mundial (Imagem: Reprodução)

Por que o preço do Petróleo ficou negativo? A crise econômica de 2020 é diferente das anteriores?  Quais os impactos da pandemia na bolsa de valores?

Estas e outras questões sobre a economia em tempos de pandemia são debatidas no canal do Youtube “Desta vez é Diferente” criado pelo professor do departamento de Ciências Econômicas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Luiz Antônio de Lima Junior; e pela servidora do Ministério da Economia e egressa do curso de Ciências Econômicas do campus sede, Thaís Salzer Procópio.

Com três edições por semana, os economistas abordam de maneira didática temas atuais que impactam a economia mundial e consequentemente o nosso bolso. O conteúdo pode ser acessado pelo público em geral, mas é, principalmente, uma importante plataforma para estudantes tirarem dúvidas. “Os meus alunos já estão participando ativamente”, afirmou Luiz Antônio.

O canal “Desta vez é diferente” foi assim nomeado em razão da imprevisibilidade da crise econômica. De acordo com Luiz Antônio, as análises econômicas ficam mais difíceis uma vez que a atual crise não possui precedentes. “É importante destacar que ‘não existe almoço grátis’ na economia, como diria o Nobel em Economia Milton Friedman. Então soluções milagrosas como vender reservas internacionais ou imprimir dinheiro que tem sido levantada por alguns economistas são falaciosas e tem um elevado custo”.

Diante de um futuro incerto, Luiz Antônio sugere que as pessoas tenham racionalidade e cautela ao consumir. “Não sabemos ao certo quanto tempo teremos de crise. Então é preciso ter prudência”.

Clique aqui e conheça o canal “Desta vez é diferente”.