As obras de recuperação do pavimento asfáltico do anel viário do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão em fase final de conclusão. O recapeamento terminou no final de março, quando foi totalmente liberado o tráfego de veículos. Depois foi feita a pintura da sinalização horizontal. Para que a intervenção seja concluída, resta apenas a colocação dos tachões (olhos de gato) no asfalto.
Os trabalhos tiveram início em 17 de fevereiro, com previsão de término entre 45 e 90 dias. Foi inserida em cima da pavimentação já existente uma capa de asfalto de espessura que varia entre 5 cm e 6 cm. O objetivo foi recuperar o asfalto trincado e proteger a base, construída há mais de 50 anos, onde já havia estabilidade, drenagem rápida no período de chuvas e pouca incidência de ondulações.
“Aconteceram algumas interrupções pontuais para que fossem realizadas pinturas de sinalização horizontal, mas agora já está liberado. Para a colocação dos tachões também serão feitas interrupções em alguns pontos, mas que não prejudicam o trânsito. A sinalização vertical será fruto de um outro projeto que a Universidade está fazendo para melhorar a comunicação visual no entorno do campus”, explica a pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Janezete Marques.
As atividades, executadas com recursos próprios da UFJF, são realizadas pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Além disso, o trabalho vem tendo acompanhamento acadêmico, pela Faculdade de Engenharia, de um trecho experimental onde foi implantada uma manta geogrelha, para observação do aumento da vida útil do asfalto.
Previsão
Com a diminuição do trânsito na Universidade, devido ao isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), e à pouca chuva que caiu no período, os trabalhos puderam ser acelerados. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de abril, após a colocação dos tachões. A Empav está fazendo a aquisição dos materiais que serão instalados assim que a empresa recebê-los.
De acordo com a pró-reitora, a obra é importante para aumentar a vida útil do pavimento em pelo menos dez anos. “Conseguimos agora ter uma tranquilidade em manter anel viário do campus por mais um tempo, até que possamos, no futuro, fazer outras recuperações. Acho que devemos destacar a qualidade do trabalho feito pela Empav, e a parceria com a Faculdade de Engenharia, que, através do Laboratório de Pavimentação, fez todos os ensaios tecnológicos totalmente gratuitos para comprovar a qualidade do trabalho.”
Outras informações
(32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra)