Formado por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membros da comunidade externa,  o X-LAB JF participa da equipe de criação do jogo virtual Jornada X – Operação Antivírus, onde a proposta é mobilizar os jovens, entre 12 e 25 anos, a encontrarem possíveis soluções para os problemas reais gerados pela pandemia da Covid-19. O recrutamento está em aberto e para participar basta acessar o site Jornada X

Jornada X possui missões que visam uma reflexão dentro de temas diversos, como isolamento de grupos de risco, fake news, cuidados com a saúde e a economia do país (Foto: Visualhunt)

Na proposta de combate ao coronavírus, a Jornada X possui missões que visam uma reflexão dentro de temas diversos, como o isolamento de grupos de risco, fake news, cuidados com a saúde e a economia do país e de comunidades sem acesso à água. Além disso, incentiva para que essas soluções sejam desenvolvidas dentro da própria casa do participante.

De acordo com a integrante do XLAB JF, Letícia Alves, a Jornada X pode ser uma atividade para diminuir o tempo de ociosidade durante o período de isolamento social, e também uma oportunidade para desenvolver algumas habilidades socioemocionais que as missões despertam, como empatia social, autoconhecimento, senso crítico e autogestão.” Para a sociedade, o resultado é uma diversidade de soluções para os problemas gerados pela pandemia”, explica.

Como funciona
Ao acessar o site da Jornada X, os participantes integram um ambiente virtual, onde o principal objetivo é encarar as missões apresentadas e trabalhar em prol de um bem coletivo, usando ferramentas, como inteligência e criatividade. Todos os desafios incentivam ações cooperadas para que os times possam atingir os objetivos. A plataforma está integrada a redes sociais como Instagram, Facebook, Tiktok e youtube para que os jogadores criem um diário de bordo e troquem experiências.

Para combater os problemas gerados pela pandemia, os participantes recebem, ao passar dos dias, cartas com as missões a serem realizadas. O contato, apesar de ser realizado todo virtualmente, por meio das plataformas da Jornada X, propõe um ambiente de coletividade. “Na nossa plataforma, existe um mapa do Brasil que mostra todas as ligas que se inscreveram. Lá é possível ver qual é o perfil da liga e acompanhar pelo diário de bordo as missões que ela tem”, explica Letícia, aluna da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF.

O jogo já está presente também  no exterior, sendo traduzido para outras seis línguas. Para o bom andamento da iniciativa, há parcerias de sucesso entre os idealizadores do game com escolas, governo, empresas, meios de comunicação e sociedade. Entre elas, XLAB Juiz de Fora; Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Fundação Getúlio Vargas (FGV);  ONG Imaginable Futures; Viração; Escoteiros do Brasil; e Colégio Sidarta, além das comunidades de Heliópolis e Paraisópolis, em São Paulo.

XLAB JF
Criado em 2016, o XLAB JF conta com 38 pessoas, sendo a maioria estudantes de graduação e pós-graduação da UFJF, que doam tempo e interesse para uma causa social. Juiz de Fora, Manaus e São Paulo são as cidades pioneiras. Tudo começou com pequenas “missões”, enviadas pelo arquiteto e Urbanista, Edgard Gouveia Júnior, que atendessem a quatro princípios: “Free”, “Fast”, “Fun”, “Fabulous”. Ou seja, toda a ação precisa ser gratuita para os integrantes, feita de maneira rápida, ser bem divertida e apresentar um resultado fabuloso. O XLab é considerado uma agência e possui autonomia para criar e realizar suas próprias ações.

Plataforma Jornada X

@jornadaxoficial instagram