Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estabeleceu uma série de medidas, visando à prevenção, o controle e a contenção de riscos em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), considerando a necessária manutenção dos serviços apontados como essenciais e estratégicos. Os trabalhadores que atuam nas unidades Dom Bosco e Santa Catarina foram orientados a seguir as orientações das chefias imediatas quanto aos procedimentos de capacitação, proteção e segurança, como o Ofício Circular SEI 5775756, a Nota Explicativa Ebserh nº 01/2020 e o Quadro Informativo Covid-19

Cerca de 1.700 trabalhadores atuam nas duas unidades do hospital, incluindo professores, técnico-administrativos, funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e terceirizados. Referências para Juiz de Fora e a região da Zona da Mata Mineira, o HU ainda conta com a atuação de mais de 200 residentes médicos e multiprofissionais, formados pelos cursos de graduação da UFJF.

Para atender à alta demanda em tempo de pandemia, o HU tem sido constantemente preparado. “Esta é uma situação nova para todos nós e o HU vem trabalhando arduamente para que a população possa ter o melhor atendimento possível e também que nossos trabalhadores possam atuar neste momento delicado de forma segura. As equipes não têm medido esforços no enfrentamento da Covid-19. O Hospital tem recebido todo o apoio necessário da UFJF e da Ebserh na implementação de nossas ações assistenciais, administrativas e acadêmicas”, ressalta o superintendente do Hospital Universitário, Dimas Araújo.

Segundo Araújo, o HU está trabalhando na capacitação dos trabalhadores e residentes; neste sentido, estabeleceu rotinas e fluxos de atendimento aos pacientes suspeitos e diagnosticados com a Covid-19. “Além disso, estamos realizando a adequação das equipes assistenciais, para maior segurança dos trabalhadores e para o atendimento dos novos casos que buscarem o Hospital”, explica.

Medidas de proteção

De acordo com a diretora sindical do HU, Dandara Oliveira, as orientações aos trabalhadores também obedecem às normativas do Ministério da Economia. “Estamos orientando os trabalhadores que não têm motivo de afastamento a comparecem aos postos de trabalho, visto que somos da área da Saúde, a principal frente no combate à pandemia do coronavírus. Entendemos que neste momento nossa força de trabalho, bem protegida com o uso de EPI, é fundamental no combate. Garantimos aos trabalhadores idosos e com comorbidades [doenças prévias], além daqueles imunossuprimidos, o afastamento necessário para sua proteção, entendendo que em um aprofundamento da crise a colaboração desses trabalhadores será de fundamental importância.”

De acordo com o superintendente, as principais dificuldades enfrentadas são relacionadas ao trabalho que a equipe administrativa tem realizado em busca de aquisição de insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs), visando dar segurança aos pacientes, acompanhantes e trabalhadores. Na última segunda-feira, o HU iniciou uma campanha para a arrecadação de insumos e EPIs; os materiais devem ser entregues na Gerência de Ensino e Pesquisa da Unidade Santa Catarina, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Fluxo de atendimento

O HU elaborou um fluxo de atendimento em todas as unidades em caso de pacientes que precisem ir à instituição e para os profissionais, para garantir a segurança de todos. Na unidade Santa Catarina, também houve mudanças nas visitas. Nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), será permitida a entrada de apenas um visitante por paciente, por 30 minutos, sem revezamento, entre 16h e 16h30. As visitas religiosas também foram suspensas.

Novas ações podem ser tomadas e reavaliadas junto à Secretaria de Saúde, conforme as condições epidemiológicas locais.

Procedimentos eletivos suspensos

As consultas, atendimentos, exames e cirurgias eletivas no HU da UFJF estão suspensos por tempo indeterminado. O objetivo é evitar aglomerações nas unidades e a exposição desnecessária ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. As medidas seguem as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No entanto, ficam mantidos os atendimentos que não podem ser interrompidos, como hemodiálise, pós-operatórios de recém-operados e o fornecimento de receitas indispensáveis à manutenção da saúde dos pacientes.

As pessoas com serviços agendados no Hospital estão sendo avisadas por telefone sobre o cancelamento, com a garantia de reagendamento, logo que a situação volte ao normal.

Ouvidoria

A Ouvidoria do Hospital Universitário está em funcionamento. A recomendação é que os registros de manifestação sejam realizados preferencialmente pelo telefone (32) 4009-5344 ou pelos endereços eletrônicos ouvidoria.huufjf@ebserh.gov.br e ouvidoria.hu@ufjf.edu.br.

Vídeos explicativos

Visando a capacitação e o compartilhamento de informações para os profissionais da saúde, a UFJF, em parceria com o HU, está produzindo uma série de vídeos com temáticas orientativas para a prevenção e o combate ao Coronavírus. Assista:

Outras informações: Hospital Universitário da UFJF