Representantes do campus GV da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF-GV) participaram na manhã desta quarta-feira (18) da segunda reunião de alinhamento do Sistema de Comando em Operações (SCO) convocada pela prefeitura de Governador Valadares para traçar estratégias de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).
Na ocasião o diretor geral da UFJF-GV, Peterson Andrade, a professora Alexandra Paiva, do Departamento de Ciências Básicas da Vida, lideranças das Secretarias do Município, das Superintendências do Estado, do Corpo de Bombeiros e Polícias Militar e Civil ouviram do prefeito André Merlo a solicitação de contínuo apoio para conscientizar a população sobre a importância do isolamento social. “Precisamos agir preventivamente. É importante que pessoas com sintomas de gripe e idosos fiquem em casa”.
A reunião definiu a ampliação da suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 31 de março, a restrição do atendimento ao público na Prefeitura e do número de pessoas em eventos, bem como confirmou, a partir de dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, 18 casos suspeitos do Novo Coronavírus na região. As medidas anunciadas no encontro fazem parte de um decreto assinado nesta quarta-feira pelo prefeito e secretários de Governo e Saúde de Governador Valadares.
Peterson Andrade colocou a UFJF-GV a disposição para apoiar o município e destacou as decisões já tomadas internamente na instituição. “As aulas do campus de Governador Valadares da UFJF foram suspensas a partir de hoje. Acreditamos que precisamos conscientizar as pessoas sobre o isolamento, mas também sobre medidas simples de higienização que são indispensáveis. Tais como a higienização regular dos objetos de trabalho compartilhados, como um computador, mouse, microfone, etc. No Senado Federal, por exemplo, a cada discurso o microfone é higienizado. Ou seja, uma nova cultura na limpeza precisa ser implantada pelas pessoas.”
O diretor da UFJF-GV destacou ainda a importância de que a população se informe pelos canais oficiais da Prefeitura, do Governo do Estado e da UFJF-GV. “É importante que todas essas decisões sejam conhecidas pela população. É um dever nosso evitar fake news”.