O seminário reuniu professores e estudantes de graduação e pós-graduação do campus. (Foto: Bruna Souza)

Um seminário realizado na última sexta-feira, 13, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) discutiu a ética em pesquisas envolvendo seres humanos. A atividade foi promovida pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) e pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio).

O principal objetivo do seminário foi conscientizar professores e estudantes de graduação e pós-graduação do campus acerca da importância de submissão dos projetos ao Comitê de Ética e esclarecer as principais dúvidas dos pesquisadores e assistentes sobre a Plataforma Brasil – sistema nacional que reúne o registro de pesquisas envolvendo seres humanos.

A condução da atividade ficou a cargo da secretária do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFJF, Maria Lúcia Carmona, que abordou a confecção e submissão de projetos dentro dos parâmetros éticos e sobre o procedimento de cadastro de projetos na plataforma. As professoras Anna Maria de Oliveira Salimena, Laísa Araújo Cortines Laxe e Alessa Singer Brugiolo – todas integrantes do comitê – também participaram do seminário por webconferência.

Para o coordenador do Profbio na UFJF-GV, Antônio Frederico Freitas Gomides, “a atividade cumpriu os objetivos e metas estabelecidos” e que “a pretensão é realizar o evento frequentemente focando principalmente no manuseio da Plataforma Brasil”.