Presenciar os ensinamentos da flora, fauna e toda a biodiversidade, despertando consciência ecológica, é uma das experiências de quem passa pelo Jardim Botânico da UFJF. O espaço oferece roteiros especiais de visitação para receber grupos escolares e de instituições diversas. São 84 vagas para grupos, com a primeira data em 7 de abril e a última em 30 de junho. Os professores interessados em levar sua turma já podem agendar as visitas.

Podem fazer agendamento turmas escolares, do maternal ao ensino médio, grupos de escoteiros, associações de moradores e outros (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Para o agendamento, o profissional da escola deve preencher formulário disponível no site com todas as informações escolares. O número de visitantes não pode ultrapassar 45  alunos e 5 professores, ou seja, no máximo 50 pessoas por visitação. 

As visitas escolares ocorrem de terça a sexta-feira, em dois turnos. Na parte da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17. Há vagas para turmas desde o maternal até o ensino médio. Além disso, grupos de faculdades, associações de moradores, escoteiros, entre outros, com interesse em realizar a visitação e o processo de educação ambiental no Jardim podem participar. 

Após o agendamento, será enviado por email uma declaração que apresenta informações e a autorização da escola em relação aos compromissos e riscos da visita. O documento deverá ser impresso e assinado pela direção da escola, sendo condição obrigatória a entrega da declaração na portaria do Jardim Botânico.

Durante o passeio
Os grupos podem escolher entre os cinco roteiros de visitação ou indicar um percurso próprio, acompanhado dos monitores de Educação Ambiental. Nessa caminhada pelo Jardim pode ter aquela paradinha para o lanche, levado pelos próprios participantes. Basta solicitar esse intervalo também no formulário.

Para o vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, é importante proporcionar aos estudantes a prática de muitos conteúdos dados em sala de aula. “Durante a visita são debatidos os principais assuntos relacionados ao meio ambiente. Despertar a consciência ecológica dos estudantes e dos professores e poder presenciar o que a floresta tem  a nos ensinar já é uma experiência enriquecedora por si.”

Os visitantes terão acesso a cerca de 10 hectares da área (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Grupos podem escolher entre cinco roteiros de visitação ou indicar um percurso próprio, acompanhado por monitores de Educação Ambiental (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

O monitor de Educação Ambiental, Igor Souza, destaca a experiência com as visitas escolares. “As crianças, ao terem contato com o meio ambiente, ficam encantadas, até mesmo com situações presentes na nossa rotina, mas  que passam despercebidas no dia-a-dia. Recebemos diversas perguntas sobre plantas e cogumelos, por ser um ambiente úmido, eles estão presentes no passeio e atraem a atenção das crianças, além da curiosidade pela onça e sua família”, conta.

O roteiro
Os grandes grupos vegetais: Com foco nos grupos vegetais, esse roteiro busca apresentar e analisar a diversidade do jardim. Os pontos de visitação destacam as características morfológicas, ecológicas e evolutivas, além da importância econômica das espécies presentes no percurso. Assim, este roteiro estabelece um diálogo direto com os temas lecionados nas escolas, funcionando como um instrumento complementar de ensino aos professores.

Sugestão etária: a partir de 12 anos.

Tempo estimado: uma hora.

Diversidade vegetal e etnobotânica: Esse roteiro explora a diversidade vegetal e os saberes populares associados a tais recursos. Para além dos nomes científicos e populares das espécies, o roteiro enfoca principalmente os saberes indígenas, quilombolas, campesinos e tradicionais. Os pontos de visitação desmistificam os saberes “não acadêmicos” como sendo inferiores.

Sugestão etária: livre.

Tempo estimado: três horas.

Processos e relações ecológicas: A diversidade vegetal não é algo estático, pelo contrário, as espécies se relacionam de diferentes maneiras. O roteiro explora as relações entre as espécies como uma constante alteração, revelando processos intrigantes como o mutualismo, o parasitismo e a competição.

Sugestão etária: a partir de 10 anos.

Tempo estimado: duas horas.

Socioambientalismo: Com foco crítico nas questões históricas, políticas e econômicas da relação entre sociedade e natureza, o roteiro propõe um debate relacionado aos conceitos e estruturas sobre o meio ambiente. Nas discussões propostas, que buscam desmistificar discursos hegemônicos, temas como as reais causas da perda da biodiversidade e a importância da agricultura familiar.

Sugestão etária: a partir de 12 anos.

Tempo estimado: três horas.

Mitos, heroínas e heróis brasileiros: Como uma forma de resgate e valorização da cultura nacional, o roteiro foca nos mitos, heroínas e heróis populares da nossa história. Para além de relatos ou causos, há a preocupação de discutir temas fundamentais a uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária, como feminismo, racismo e etnocídio.

Sugestão etária: livre.

Tempo estimado: à escolha do visitante.

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