Torneio de robótica ocorreu no Instituto Nacional de Telecomunicações (Foto: Divulgação/Equipe Rinobot)

Torneio de robótica ocorreu no Instituto Nacional de Telecomunicações
(Foto: Divulgação/Equipe Rinobot)

A Equipe de Competição de Robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rinobot, subiu duas vezes ao pódio na 4ª edição da Inatel Robotics National Cup (Iron Cup) – competição de robótica que envolveu equipes de todo o país, com mais de 600 competidores e 300 robôs inscritos, sendo uma das principais do gênero no Brasil. O evento ocorreu entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, na sede do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG). No ano passado, a Rinobot foi vice-campeã do Latin American Robotics Competition (Larc), principal competição científica continental no campo da robótica autônoma da América Latina.

A equipe, que levou 42 membros à Iron Cup, competiu em quatro categorias, conquistando o terceiro lugar nas modalidades Follow Line e Sumô Lego Pro. “Foram dias de muita vibração e emoção para todos os membros, além de muito trabalho e dedicação. As disputas acirradas nos deixaram com os nervos à flor da pele, mas no fim o nervosismo deu lugar ao orgulho e à sensação de dever cumprido”, afirma o capitão geral do time, Gabriel Damasceno.

Segundo Damasceno, a união da equipe foi o fator preponderante para os resultados alcançados. “O espiríto de equipe da Rinobot se destacou, empurrando a cada luta, a cada tomada de tempo e a cada jogo. Sendo assim, o fato de estarmos juntos e unidos foi determinante para nossos resultados”, aponta. A torcida do time ainda foi eleita, num concurso, a mais organizada e animada da competição, em decisão unânime dos juízes.

A equipe

A Rinobot é uma equipe de competição da UFJF voltada para o campo da robótica e composta por estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade. Iniciado em maio de 2016, o time coleciona troféus e títulos brasileiros e internacionais. A equipe visa a disseminação da robótica e a participação de competições com aparatos que disputam futebol de robô, mini sumô e outras categorias. Também acumula prêmios como RoboCup 2018 em Montreal, Winter Challenge, Iron Cup, SMILE (Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo) em 2019 em São Caetano do Sul, entre outros.