O Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu nova relação de vagas extras para alunos interessados em estudar na Universidade de Stephen F. Austin, no Texas, Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas até dia 27 de fevereiro, via e-mail, para o endereço intercambio.dri@ufjf.edu.br.

Oportunidade é para estudar na Universidade de Stephen F. Austin, no Texas (Imagem: ddrmaxgt37/Visualhunt)

O surgimento das novas vagas se deve ao fato de a instituição ter alterado o nível de proficiência mínimo requerido para o ingresso. Antes, a pontuação exigida era de 79 pontos no TOEFL IBT, mudando para 74, no TOEFL IBT ou 510, no TOEFL ITP, após a alteração. A nova pontuação, no entanto, serve apenas para alunos interessados em cursar Linguística, Alemão, Português, Francês ou Espanhol. Todas as outras áreas continuam exigindo o mínimo de 79 pontos. 

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, destaca que programas de intercâmbio trazem benefícios não só para o aluno, mas para a própria instituição. “A importância é a mudança significativa que esta experiência traz para o aluno de graduação. O estudante é beneficiado ao aprender outras formas de saber e estudar. Culturalmente, é uma imersão muito forte, pois abre a possibilidade para a formação de uma geração menos preconceituosa e autocentrada. É um desenraizamento necessário para se viver num mundo mais tolerante. Além disso, existe um ganho próprio para a Universidade, que conversa com esses alunos quando voltam e, a partir de seus relatos, consegue elaborar projetos e reavaliar a forma de ensino.”

Os requisitos para se inscrever são os mesmos previstos no edital do Piigrad 2020 e no edital para vagas ociosas. As inscrições, feitas via e-mail devem seguir o modelo exigido. Todos os documentos comprobatórios solicitados devem ser enviados em um único arquivo PDF. 

O resultado será divulgado no dia 28 de março, a partir das 18h, no site do Piigrad. 

Mais informações
https://www2.ufjf.br/piigrad/ 

(32) 2102-3389 (Diretoria de Relações Internacionais)