Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Social

Data: 16/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/16-02-2020/370735.html

Título: “Érika Miana, Bárbara de Landa Gonçalves de Souza e Joyce Altaf, elegância e charme em dose tripla”

De olho no futuro

Amanhã, no Senai CDI Luiz Adelar Scheuer, a ArcelorMittal promove aula inaugural da segunda turma do Programa Porta de Entrada.

Os jovens serão treinados para acompanhamento e execução de atividades nas áreas de produção e manutenção de processos siderúrgicos e mecânica.

‘Tour’ pela Índia

Eduardo Villela de Andrade desembarcou em Nova Delhi para um giro com os filhos Fernando, Eliane, Thaís e Leila e os netos.

Dória em Minas

O governador paulista João Dória, que retorna de uma bem sucedida missão de negócios nos Emirados Árabes, será o convidado do jornalista Paulo Cesar Oliveira para falar no Conexão Empresarial, dia 2 de março, no Buffet Catharina, em Belo Horizonte.

Convidado ‘vip’

O diretor do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro está entre os convidados especiais para o ‘coq’ em comemoração aos 60 anos de trabalho de José Carlos (Zé Kodak) Passos, dia 3 de março, no Unique.  José Luiz foi o primeiro cliente da Loja do Zé Kodak.

Papo de mulher

A Miss Brasil Júlia Horta vai assinar o prefácio da coletânea de contos “Dona de mim”, da Editora Paratexto. O livro abordará a temática do feminismo, sororidade, liderança e empoderamento. Escritoras interessadas em participar da obra têm até o dia 8 de março para se inscrever pelo site www.editoraparatexto.com.br.

Estacionamento do bem

O Abrigo Santa Helena, que presta assistência a mais de 140 idosos, recebeu R$ 15 mil em materiais hospitalares descartáveis e insumos, arrecadados com a campanha “Dia do Estacionamento Solidário”, promovida pela Estapar – empresa que administra a Área Azul.

Mais um sucesso

O livro “Não se humilha, não”, da juiz-forana Isabela Freitas, figura em primeiro lugar na lista das obras mais vendidas.

Só para lembrar, Isabela é autora do ‘best-seller’ “Não se apega, não”.

Professora emérita

A reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho Rocha assina o convite para a sessão solene do Conselho Universitário em que será entregue o título de “Professor Emérito” a Raquel Paiva de Araújo Soares. Será dia 5 de março, no Anfiteatro Vianinha da UFRJ, no Rio.

Ex-aluna da UFJF, Raquel Paiva começou no jornalismo na Tribuna de Minas, posteriormente, foi professora da Facom e depois se transferiu para a UFRJ.

‘Baby’

Tatiana Toledo e Robert Milione comemoram, amanhã, no “Residencial Estocolmo”, o primeiro ‘niver’ do filha Ana Clara.

É cada uma…

A nomeação de mais um militar para o governo Bolsonaro, no caso o general Braga Neto para a Casa Civil, evidenciou o bom humor de um leitor dos jornais expostos na banca Pioneira, no Parque Halfeld. – Agora só falta chamar o “general da Banda”, Zé Kodak. Que, aliás, foi promovido a “marechal”.

Maçons em festa

A Loja Maçônica Fidelidade Mineira, a mais antiga em funcionamento no estado, vai comemorar 150 anos com sessão magna pública, dia 12 de março, no Ritz Hotel. Na programação, o lançamento de selo comemorativo dos Correios e a entrega da “Medalha Christovam Rodrigues de Andrade” a 20 personalidades.

Livro em francês

Nesta segunda-feira a jornalista e escritora Beatriz (Totó) Coelho Silva defende dissertação em mestrado de Letras no CES, intitulada “Quando vem da alma de nossa gente: sambas da Praça Onze, letra e música.” Em maio, ela segue para temporada em Montpellier, onde vai traduzir o livro “Negros e Judeus na Praça Onze. A história que não ficou na memória”, que será lançado na França.

Feira em São Paulo

Lu Mendes e Toninho Aleixo, que comandam a Larmonie, estiveram em São Paulo participando da ABCasa Fair, mega feira direcionada para os profissionais do setor de decoração, festas e flores.  A propósito, foram da Larmonie as exclusivas peças e belíssimos adornos que decoraram a festa de aniversário de Thaís de Landa e Wanessa Gonçalves.

Em forma

Muito bem disposto e com habitual bom papo, o conceituado oftalmologista Marcelo Infante volta a circular após alguns dias de “molho” por conta de uma queda no sítio da Represa.

Encontro de SM

Grande entusiasta do antigomobilismo, Ricardo Kamil está coordenando um encontro dos colecionadores de Santa Matilde, modelo esportivo e potente fabricado nos anos de 1970 e 1980, em Três Rios (RJ). Será dia 14 de março, no Salvaterra.

Subiu o tom

Inconformado com os frequentes discursos na Câmara e as moções de repúdio contra os pronunciamentos do ministro da Economia, Paulo Guedes, o vereador Adriano Miranda disparou no plenário: “A verborragia do ministro é grave, concordo. No entanto, Juiz de Fora parece um queijo suíço de tantos buracos, as unidades de saúde não têm medicamentos, insumos, os professores anunciam greve e vamos ficar discutindo agora falas de ministros? Usem essa indignação e o mesmo tom para cobrar a Prefeitura”.

Antenado

O vídeo que circula nas redes sociais, mostrando uma comerciária varrendo a frente da padaria e empurrando com a vassoura o lixo para dentro da boca de lobo não foi gravado em Juiz de Fora. A cena causa espanto, mas, infelizmente, acontece também na cidade.  Sem a preventiva limpeza por parte da Prefeitura e com esses maus exemplos a consequência, infelizmente, são ruas alagadas nos períodos de chuva.

Toque

“Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”

Cora Coralina

Voo Livre

Quem está aniversariando nesta segunda-feira é o secretário de Saúde, Márcio Itaboray.

A cantora Bia Peques faz sucesso na Internet com a música “O Karma”, disponível nas plataformas digitais. A produção é da MB Eventos.

Têm projeto do escritório Mascarenhas Arquitetos as novas salas de jogos do Cascatinha Clube.

Festejam ‘niver’, Maurício Goyatá Lopes, Darlan de Oliveira, Lídia Isabel Costa, Evane Pires, Francisco Lima Netto, Laís Barbosa Miana, Maurício Lemos, Ricardinho Tuboly e Marcelo Pasquini.

Nesta segunda-feira estão aniversariando, Maria Lúcia Abizaid, Neida Sampaio, Davis Guerra, Mariana Ghedin, Roberta Bandeira, Eliane Santos, Frederico Carneiro dos Santos, Cibely Urso e Bianca Cunha.

Hoje, no Espaço Folia do Independência Shopping, tem mais uma edição do Blocão, com a presença da boneca Gabi Gabizoca. O Só Love também embala a noite.

À frente do Terço dos Homens, Niltinho Ubirajara coordena um grupo de romeiros em Aparecida (SP). Como de costume, dom Gil Moreira celebra a missa de abertura da 12ª Romaria.

Foi tão grande o sucesso do Bailinho do Museu Ferroviário que uma edição extra está agendada para o próximo domingo.

Na próxima sexta-feira, Chris Carvalho abre a programação de carnaval da Cervejaria Escola Mirante.

Centenas de atletas participam, hoje, da 4ª Corrida do Laboratório Côrtes Villela, com largada e chegada na Via São Pedro.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude e visite a Associação Beneficente Cristã Restituir – ABCR (3217-4371).

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 16/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/16-02-2020/chapeu-duvas-controla-nivel-do-rio-paraibuna-durante-as-fortes-chuvas.html

Título: “Chapéu ‘DUvas’  controla nível do Rio Paraibuna durante período chuvoso”

Manancial, que também abastece a população de Juiz de Fora, é o responsável por evitar o transbordamento do rio em períodos de instabilidade atmosférica

A chuva que se tornou frequente desde o início do ano, em Juiz de Fora e nas cidades da região, revela um de seus lados mais positivos nas réguas que medem o nível dos reservatórios que atendem o município. Com 84,4 % de sua capacidade, a represa de Chapéu D’Uvas opera em seu maior nível para o mês de fevereiro pelo menos dos últimos seis anos, conforme levantamento da Cesama. Na avaliação da companhia, trata-se de um índice que pode ser considerado dentro da normalidade, tendo em vista o acumulado de chuvas registrado na cidade desde janeiro até o dia de fechamento desta reportagem, em 14 de fevereiro, que são 539 milímetros. Para se ter ideia, o índice representa 33% de todas as precipitações previstas para a cidade em 2020, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Construída na década de 1950, a partir de desapropriações de áreas rurais habitadas pertencentes aos municípios de Ewbank da Câmara, Santos Dumont e Antônio Carlos, a Represa de Chapéu D’Uvas foi criada para regular o nível do Rio Paraibuna, de forma que a vazão seja estancada em casos de períodos de chuvas constantes, evitando enchentes em Juiz de Fora, como era comum no início do século passado. Além disso, a represa, que é 11 vezes maior que o manancial João Penido, tem a função de garantir a perenização do rio durante a estiagem, para evitar, principalmente, o mau odor causado pelo esgoto in natura depositado diariamente em seu leito através dos córregos de contribuição.

“O manancial foi projetado para oscilar desta forma, devido a sua função de impedir o transbordo do Rio Paraibuna. Neste sentido, desempenha papel importante na regulação do volume do rio”, explicou Márcio Augusto Pessoa Azevedo, diretor técnico-operacional da Cesama.

Por causa deste papel, as oscilações no nível do manancial ao longo do ano são consideradas normais. Entretanto, chama atenção o índice de acumulação no início de 2020, se comparado ao mesmo período dos anos anteriores. Ano passado, por exemplo, Chapéu D`Uvas estava com pouco mais da metade do volume registrado atualmente, com aproximadamente 48% da sua capacidade máxima, estimada em 148 milhões de metros cúbicos de água.

Por desempenhar o importante papel de impedir as enchentes no entorno do leito, em Juiz de Fora, Chapéu D’Uvas é uma represa que, por medidas de segurança, não pode operar com sua capacidade máxima de acumulação de água. Por isso, controlando o nível do Paraibuna diariamente, a Cesama tem promovido descargas (liberação da água) de forma contínua, como explicou Márcio. Está tudo dentro do esperado. A represa está cumprindo sua função, o que não quer dizer que estão descartadas as ocorrências de possíveis problemas. Se o volume de chuvas for maior do que o comportado pelo rio, e daquilo que esperamos, possivelmente haverá transbordamento”, informou Pessoa, fazendo referência às precipitações inesperadas que ocorreram em Belo Horizonte no final de janeiro e causaram grandes estragos e até mesmo mortes.

Barragens estão seguras, garante Cesama

Também dentro da normalidade estão as represas Doutor João Penido e São Pedro, com índices de 86% e 93%, respectivamente. No caso da primeira, construída na década de 30, a capacidade de acumulação é de 16 milhões de metros cúbicos, enquanto o manancial da Cidade Alta é menor, com 1,2 milhão de metros cúbicos.

Mesmo próximas da capacidade total de armazenamento, a operação dos lagos é considerada segura pela companhia de abastecimento. João Penido, por exemplo, recebeu reforço em sua estrutura de barragem na década de 80, além de possuir drenos que garantem o controle da vazão. Já São Pedro, assim como João Penido, tem na barragem uma estrutura formada por terra compactada e pedra, considerada adequada.

Plano de emergência

Apesar da garantia de segurança, a Cesama vai finalizar os planos de ação de emergência para as três estruturas neste semestre, como já informado pela Tribuna no início deste mês. No documento, deverão estar presentes simulações para casos de desastres, como por exemplo a identificação de quais seriam as áreas do município afetadas em uma eventual ruptura das barragens. Também estabelece as medidas serem tomadas nesta circunstância, bem como as rotas de fuga para as pessoas que estiverem nas zonas quentes.

Esta será a primeira vez que um estudo desta natureza será realizado para estas represas, em parceria com a UFJF. Além disso, conforme o diretor técnico-operacional da Cesama, Márcio Augusto Pessoa Azevedo, as barragens são monitoradas frequentemente, sendo mais uma medida preventiva.

O monitoramento das três estruturas é feito de forma similar com o auxílio de equipamentos como os piezômetros, que servem para aferir a pressão que a água faz no interior do maciço; sensores ultrassônicos, que medem o nível da represa; e marcos topográficos, que avaliam se há deslocamento. Além disso, são realizadas também inspeções visuais.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Economia

Data: 16/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/16-02-2020/mudancas-na-economia-refletem-no-bolso-dos-juiz-foranos.html

Título: “Mudanças na economia refletem no bolso dos juiz-foranos”

Queda de juros e alta do dólar impactam preços, acesso ao crédito e rendimento da poupança; especialistas orientam cautela no consumo.

Nos últimos dias, a economia nacional passou por alterações intensas. A taxa básica de juros (Selic) sofreu mais um corte, indo de 4,5% para 4,25% ao ano, e atingiu a mínima histórica. O dólar disparou e chegou a R$ 4,37 na quinta-feira, a maior cotação já registrada. Ambas as situações impactam diretamente a vida e o bolso dos juiz-foranos. Se, por um lado, os juros baixos tornam o crédito mais acessível, por outro, diminuem a rentabilidade de aplicações, como é o caso da caderneta de poupança. A alta do dólar, por sua vez, é responsável por desencadear aumento de preços ao consumidor, que podem ser sentidos na alimentação, no transporte, na saúde e no turismo. A expectativa é que este cenário econômico seja mantido pelos próximos meses, por isso, é fundamental compreendê-lo para tomar as melhores decisões com relação ao dinheiro.

A redução da taxa Selic foi definida durante a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2020, realizada no dia 5 de fevereiro. Este foi o quinto corte consecutivo desde julho do ano passado, quando a taxa estava fixada em 6,5% ao ano. A medida tem como principal proposta incentivar o consumo. A queda da Selic influencia diretamente outras taxas de juros, como cheque especial, cartão de crédito e empréstimos. Logo, quando ela reduz, o crédito fica mais barato. Em contrapartida, o país se torna menos atrativo para os investidores estrangeiros. Assim, o dólar fica mais escasso e, consequentemente, mais caro.

Além do efeito esperado pelo corte na taxa de juros, outros fatores contribuíram para a escalada da moeda norte-americana. No âmbito internacional, o aumento dos casos de infecção pelo coronavírus intensificou o clima de insegurança entre investidores. Na esfera nacional, o dólar reagiu à polêmica fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o assunto. Durante evento em Brasília, na última quarta-feira (12), ele afirmou que “o câmbio não está nervoso, ele mudou. Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para Disneylândia, uma festa danada”.

Poupança

Os reflexos do momento econômico são sentidos pelos juiz-foranos. Quem tem dinheiro aplicado na poupança viu o retorno financeiro diminuir bastante. “Quando a Selic está abaixo de 8,5%, a poupança rende apenas 70% dela”, explica a professora da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Fernanda Finotti. Na prática, com a Selic a 4,25%, isto significa que quem optar pela caderneta terá retorno de cerca de 3% ao ano.

Avaliando o rendimento como “baixíssimo”, a especialista explica que, mesmo o fato de a poupança ser isenta do Imposto de Renda, não a torna mais atrativa. Fernanda analisa que, se a inflação ficar acima de 3%, há redução do poder de compra. “No momento, é melhor buscar outras alternativas.” Ela alerta que os investimentos em renda fixa que também possuem o rendimento atrelado à Selic, como é o caso dos títulos públicos do Tesouro Direto, não são boas opções. “É melhor correr mais riscos investindo em renda variável e garantir maior retorno financeiro.”

Momento é propício para pagar dívidas

A queda de juros tem como principal proposta incentivar o consumo, mas especialistas alertam que é preciso cautela. “Com as aplicações financeiras rendendo pouco, como é o caso da poupança, e a oferta de crédito mais acessível, muitas pessoas podem optar em não guardar dinheiro para gastá-lo”, analisa a professora Fernanda Finotti. “Mas esta é uma decisão perigosa. A economia ainda está debilitada de várias formas. Há muitas pessoas superendividadas, o nível de desemprego é alto e há muita incerteza. O ideal é frear o consumo, quitar as dívidas e limpar o nome.”

Em Juiz de Fora, há 110 mil pessoas com nome negativado, conforme dados da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-JF). De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin), Reinaldo Domingos, o momento é propício para sair do vermelho. “O ideal é conversar com os credores e buscar uma renegociação com juros mais baixos”, aconselha. “Antes de realizar qualquer compra, também é importante analisar se é realmente necessário. Não vale a pena tomar crédito para se complicar depois.”

Ele ressalta que quem realizou empréstimos de médio e longo prazos, como financiamento de casa e automóvel, pode buscar a reparação dos contratos que foram firmados sobre juros maiores. “É uma boa hora para fazer a portabilidade e pagar menos.”

Do pão às viagens, dólar impacta preços

A alta do dólar traz efeitos em cascata. Alguns setores sentem o impacto de forma imediata, como a panificação e o turismo, outros em médio e longo prazos. “O trigo é comprado no dólar, por isso, o pão é um dos primeiros produtos afetados quando a moeda fica mais cara. Estamos muito temerosos, pois, além da questão do preço, também enfrentamos uma escassez da produção”, explica o presidente do Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF), Heveraldo Lima.

Segundo ele, se o trigo sofrer um “aumento excessivo” será difícil absorvê-lo. “O dólar vem encarecendo há um tempo, e nós não estamos repassando ao consumidor para não diminuir as vendas. Mas não sei até quando conseguiremos suportar. O trigo representa um dos principais gastos das padarias”, justifica. “A nossa esperança é o dólar recuar.” Na cidade, há cerca de 300 padarias, responsáveis por cerca de quatro mil empregos diretos, conforme o Sindipan-JF. O preço do quilo do pão francês varia de R$ 9,90 a R$ 16,90.

No turismo, o impacto imediato consiste no encarecimento de viagens ao exterior. A tendência é que os consumidores troquem os destinos internacionais pelos nacionais, como explica a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Bárbara Guimarães. “Esse movimento pode ser considerado positivo, pois contribui para o aquecimento da economia brasileira, sobretudo, em segmentos como transporte, hotéis, restaurantes e agências de viagens, dentre outros.” No entanto, se esta movimentação perdurar, a tendência é que as viagens nacionais também passem a custar mais caro.

Bárbara destaca que o comércio sente a alta do dólar em duas etapas. “Inicialmente, os empresários identificam aumento de preços nos produtos e insumos importados. O repasse aos consumidores não é feito de forma instantânea, dado que a economia ainda se encontra instável. Para não prejudicar as vendas, os empresários optam por diminuir a margem de lucro ou não repor o estoque. A longo prazo, o repasse se torna inevitável.”

Combustível

Outro possível impacto é o aumento de preços do combustível. “O petróleo é cotado em dólar”, explica a professora da Faculdade de Economia da UFJF, Fernanda Finotti. “Nós transportamos tudo por meio rodoviário, se a gasolina ficar mais cara, os efeitos serão abrangentes.”

Especialistas orientam controle financeiro

O cenário exige, mais do que nunca, controle financeiro. Quem possui algum dinheiro economizado pode buscar informações sobre investimentos com maior rentabilidade em comparação com a poupança. Os fundos multimercado, imobiliários e de ações são apontados como as melhores opções. “Além de conseguirem rendimentos muito interessantes, que podem chegar a até 20% ao ano, estes fundos têm gestão profissional, o que torna o processo mais fácil”, diz Fernanda Finotti.

Quem ainda não tem dinheiro economizado deve analisar a realidade financeira para definir quais medidas serão tomadas. A especialista em finanças comportamentais Aline Soaper alerta que, para ter controle financeiro, é necessário mudar os hábitos com relação ao dinheiro. “O brasileiro não tem o costume de poupar, e investir ainda é um obstáculo para a maioria. Precisamos aprender a viver com menos e pensar no futuro.”

Se as contas estiverem no azul, este é o momento de começar a economizar. “O primeiro passo é reservar uma parte do recebimento. Quem consegue poupar e investir, pelo menos, 10% de tudo o que ganha, a longo prazo terá mais qualidade de vida e conforto porque abriu mão de um prazer no presente para ter uma recompensa no futuro”, diz Aline.

Quem está endividado deve priorizar o pagamento das dívidas. “É preciso entender qual o motivo do endividamento. É desorganização? Descontrole? Foi uma situação isolada ou é recorrente? Com base nessas respostas, a pessoa vai traçar um plano para sair dessa situação. É preciso mapear todas as dívidas e escolher qual pagar primeiro, levando em consideração as que são mais perigosas. A renegociação, no momento de juros mais baixos, é uma boa opção.”

Aline também orienta as pessoas que perderam o emprego. “Quem foi demitido e possui reserva financeira para se manter por seis meses passa por essa situação com mais tranquilidade e pode usar o dinheiro da rescisão para empreender em algo que tenha pouco risco, caso já tenha alguma habilidade”, diz. “Mas se não tiver reserva alguma, a prioridade é garantir que o valor da rescisão dure pelos próximos seis meses, que é o tempo médio necessário para se recolocar no mercado de trabalho.”

— —

Veículo: Correio Braziliense

Editoria: Concurso

Data: 16/02/2020

Link: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2020/02/16/interna-trabalhoeformacao-2019,828151/83-concursos-abertos-oferecem-1-882-vagas-locais-e-federais.shtml

Título: “83 concursos abertos oferecem 1.882 vagas locais e federais”

Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou lista com 83 concursos e 1.882 vagas, mais cadastro de reserva, em órgãos locais e federais. No Distrito Federal, há dois concursos com inscrições abertas e 110 vagas. Entre os nacionais, são 7 certames abertos para 1.033 vagas, além de cadastro reserva. No Centro-Oeste, um processo seletivo, com 483 chances. Nas universidades federais, são 58 processos seletivos e 228 oportunidades, mais cadastro reserva. Os institutos federais oferecem 15 concursos e 32 postos vagos, além do cadastro reserva.

LOCAIS — DISTRITO FEDERAL

PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL (PGDF)

Inscrições até quinta-feira (20) no site: www.cebraspe.org.br/concursos/pg_df_19. Concurso com 100 vagas para analista jurídico (57) e técnico jurídico (43). Salários: entre R$ 4.720 e R$ 4.720. Taxa: entre R$ 54 e R$ 78. Edital: bit.ly/2ZjJeAn.

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL (TCDF)

Inscrições de 8 de abril até 27 de abril no site: https://www.cebraspe.org.br/concursos/tc_df_20_ace.  Concurso com 10 vagas para auditor de controle externo. Salário: R$16.673,35. Taxa: R$ 140. Edital: bit.ly/39ABOMR.

NACIONAIS

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP)

Inscrições até este domingo (16) no site: www.bni.inep.gov.br/inscricao. Concurso para credenciamento de colaboradores no Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI – ES). Salário: R$ 250 por item elaborado. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2uy3oLq.

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO / MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR / PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR / GABINETE DO PROCURADOR-GERAL

 Inscrições até quarta-feira (19) no site www.mpm.mp.br. Concurso com 6 vagas para promotor de justiça militar, sendo 2 para a Procuradoria de Justiça Militar de Bagé (RS), uma (1) para Belém (PA), uma (1) para Manaus (AM), uma (1) para Recife (PE) e uma (1) para o Rio de Janeiro (RJ). Salário: R$ 33.689,11. Taxa: R$ 250. Edital: bit.ly/30sfGRp.

MARINHA DO BRASIL 1

Inscrições até 20 de março no site: www.marinha.mil.br/cgcfn. Concurso com 960 vagas para o curso de formação de soldados fuzileiros navais. Salário: R$ 2.627. Taxa: R$ 25. Edital: bit.ly/2TTqW8

MARINHA DO BRASIL 2

Inscrições até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou nos locais disponíveis no edital. Concurso com 25 vagas para ingresso no corpo de engenheiros da Marinha, nas áreas de arquitetura e urbanismo (1), engenharia cartográfica (1), engenharia civil (2), engenharia de materiais (1), engenharia de produção (1), engenharia de sistemas de computação (1), engenharia de telecomunicações (2), engenharia elétrica (4), engenharia eletrônica (3), engenharia mecânica (4), engenharia naval (3), engenharia nuclear (1) e engenharia química (1). Salário: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/39Dkjw4.

MARINHA DO BRASIL 3

Inscrições até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou nos locais disponíveis no edital. Concurso com 34 vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha, nas áreas de clínica médica (18), cirurgia geral (9), ginecologia e obstetrícia (2), pediatria (2), radiologia (2) e ortopedia e traumatologia (1). Salário: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/2Fj66Xg.

MARINHA DO BRASIL 4

Inscrições até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Concurso com quatro vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha nas áreas de enfermagem (2) e farmácia (2). Salários: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/35tktmC.

MARINHA DO BRASIL 5

Inscrições até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Concurso com quatro vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha nas áreas de endodontia (1) patologia bucal e estomatologia (1) e prótese dentária (2). Salários: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/2QtL7HI.

Local – Centro-Oeste 

PREFEITURA DE ALTO HORIZONTE (GO) 

Inscrições até 24 de fevereiro no site: www.itecconcuros.com.br. Concurso com 483 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para os cargos de agente administrativo, fiscal de obras, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, monitor de creche, instrutor de informática, técnico em radiologia, arquiteto, assistente contábil, assistente jurídico, assistente social, auditor de controle interno, auditor fiscal, biólogo, biomédico, educador físico, enfermeiro plantonista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, procurador municipal e psicólogo.Salário: não informado. Taxa: R$ 120 e R$ 190. Edital: bit.ly/2SNiPcC.

UNIVERSIDADES

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 

Inscrições até sexta-feira (21) no site: www.sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de terapia ocupacional (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 1

Inscrições até esta segunda-feira (17) presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Ciências Econômicas, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Sala 1006, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor adjunto de administração (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2IOF7Fp.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 2

Inscrições até terça-feira (18) presencialmente na unidade escola de enfermagem, departamento de enfermagem básica. Concurso com uma vaga para professor substituto de enfermagem. Salários: entre R$ 2.795,40 e R$ 3.522,21. Taxa: Não informada. Edital: bit.ly/2uEyyRB.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 3

Inscrições até quarta-feira (19) presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG. Concurso com uma vaga para professor adjunto de antropologia biológica (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/35KXdRQ.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 4

Inscrições até 27 de fevereiro no presencialmente endereço:Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia, Escola de Engenharia – Bloco 1 – Sala 3509 situada na Avenida Antônio Carlos, Belo Horizonte – MG Concurso com uma vaga para  professor substituto para a área de engenharia civil. Salário: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada Edital: bit.ly/2vvxcIY.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 5

Inscrições até 28 de fevereiro presencialmente no endereço: câmpus escola de Belas Artes, departamento de artes cênicas. Concurso com uma vaga para professor substituto de artes cênicas. Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2U7hSws.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 6

Inscrições até 29 de fevereiro, presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Escola de Engenharia na Av. Antônio Carlos, 6627 — Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com duas vagas para professor adjunto de mecatrônica. Salário: entre R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/30CdNlv.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 7

Inscrições até 15 de março presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Medicina, Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – sala 081 – andar térreo – Centro – Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor efetivo de clínica médica. Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/3aSADtC.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 8

Inscrições até 29 de março presencialmente no endereço: secretaria Geral da Faculdade de Direito da UFMG , Av. João Pinheiro, nº 100, 2º andar – Edifício Vilas Boas – Centro – Belo Horizonte – MG, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Concurso com uma vaga para professor adjunto para a área direito processual civil (1). Salário: 9.600,92. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/3b4iARk

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 9

Inscrições até 30 de março presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Medicina, Av. Professor Alfredo Balena, 190, sala 81, andar térreo – Belo Horizonte (MG). Concurso com duas vagas para professor efetivo de pediatria. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/37EQcTz.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 10

Inscrições até 30 de março presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Letras, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – sala 3012 – Pampulha – Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor efetivo de linguística aplicada. Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2taD0Hj

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 11

Inscrições até este domingo (16) presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Medicina. Av. Presidente Alfredo Balena, 190 – sala 081 – andar térreo – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG. Concurso com uma vaga para professor adjunto de audiologia (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/35Ppw1S.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 12

Inscrições até este domingo (16) presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Medicina. Av. Presidente Alfredo Balena, 190 – sala 081 – andar térreo – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG. Concurso com uma vaga para professor adjunto de linguagem (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2ScZIsl

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 13

Inscrições até 19 de março de 2020 presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Medicina Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – sala 081 – andar térreo – Centro – Belo Horizonte/MG – CEP 31.130-610. Concurso com três vagas para provimento efetivo na carreira de Magistério Superior, na CLASSE A, com a denominação de professor adjunto a, Nível 1 (3). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2UHLPUi

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 1

Inscrições até esta segunda-feira (17) presencialmente no endereço: câmpus Universitário de Bragança. Concurso com uma vaga para professor substituto de história. Salários: R$ 3.130,85. Taxa: gratuita. Edital: bit.ly/2S0AtrF.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 2

Inscrições até esta segunda-feira (17) presencialmente no endereço: Instituto de Ciências da Saúde. Concurso com uma vaga para professor substituto de medicina. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: gratuita. Edital: bit.ly/2tU4hhE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 3

Inscrições até esta segunda-feira (17) presencialmente no endereço: Instituto de letras e comunicação. Concurso com uma vaga para professor substituto de publicidade. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: gratuita. Edital: bit.ly/2GCQgHE.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 4

Inscrições até esta segunda-feira (17) presencialmente no endereço: Instituto de ciências jurídicas. Concurso com uma vaga para professor substituto de legislação social, direito do trabalho e direito ambiental. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: gratuita. Edital: bit.ly/2RFmMPZ.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 5

Inscrições até esta segunda-feira (17) presencialmente no endereço: câmpus universitário do Tocantins/ Cametá. Concurso com uma vaga para professor substituto de prática docente e estágio supervisionado. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 4.304,921. Taxa: gratuita. Edital: bit.ly/38UCRXQ.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 6

Inscrições até quarta-feira (19) por meio de carta enviada para Protocolo do Instituto de Tecnologia -ITEC – Rua Augusto Corrêa, nº 1, câmpus Profissional – Guamá, Belém-PA. Encaminhar para a Secretaria da Faculdade de Engenharia Civil. Concurso com uma vaga para professor substituto de engenharia civil. Salário: entre R$ 2.795,40 e R$ 3.522,21. Taxa: gratuito. Edital: bit.ly/2GO5ZDN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 7

Inscrições até 6 de março de 2020 presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do câmpus Universitário de Abaetetuba, Situado na Rua Manoel de Abreu s/n, bairro mutirão, Cep: 68.440.000. Concurso com duas vagas para professor substituto de Morfofisiológica (2). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 4.304,92. Taxa: não há. Edital: bit.ly/37gZFiY.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 8

Inscrições até 6 de março de 2020 presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do câmpus Universitário de Abaetetuba, Situado na Rua Manoel de Abreu s/n, bairro mutirão, Cep: 68.440.000. Concurso com uma vaga para professor substituto de Didática, Estágio Docente e Práticas Pedagógicas na Educação do Campo (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 4.304,92. Taxa: não há. Edital: bit.ly/37gZFiY

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 9

Inscrições até 6 de março de 2020 presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do câmpus Universitário de Abaetetuba, Situado na Rua Manoel de Abreu s/n, bairro mutirão, Cep: 68.440.000. Concurso com uma vaga para professor substituto de Infectologia (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 4.304,92. Taxa: não há. Edital: bit.ly/37gZFiY.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 10

Inscrições até 6 de março de 2020 presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do câmpus Universitário de Abaetetuba, situado na Rua Manoel de Abreu, bairro Mutirão, Cep: 68.440.000. Concurso com uma vaga para professor substituto de psicologia da educação. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 4.304,92. Taxa: não há. Edital: bit.ly/37gZFiY.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 11

Inscrições até 6 de março de 2020 presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do câmpus Universitário de Abaetetuba, Situado na Rua Manoel de Abreu, bairro Mutirão, Cep: 68.440.000. Concurso com uma vaga para professor substituto de fisiologia, biologia do desenvolvimento (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 4.304,92. Taxa: não há. Edital: bit.ly/37gZFiY.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 12 

Inscrições até 27 de abril no site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor titular de ecologia aquática (1). Salário: R$ 20.530,01. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/36aOQhX.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 13

Inscrições até 11 de maio no site www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor adjunto de língua portuguesa.  Salário: 9.616,18 Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2UtUA4m

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 14

Inscrições até 11 de maio no site www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor adjunto de saúde coletiva.  Salário: 9.616,18 Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2vTWzVh

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 15

Inscrições até 11 de maio no site www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor adjunto de composição e arranjo e música e informática.  Salário: 9.616,18 Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/3803uKE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)

Inscrições até sexta-feira (21) no site: www.copeve.ufal.br. Concurso com vagas para cadastro reserva para professor substituto. Salários: entre 2.442,66 e 5.786,68. Taxa: R$ 90 Edital: bit.ly/2vPsOoB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)

Inscrições até 26 de fevereiro no site: sig.ufabc.edu.br/sigrh/public. Concurso com uma vaga  para professor visitante para ensino de língua francesa, letramentos em língua francesa, estudos linguísticos e literários em francês. Salário R$ 9.616,18. Taxa: gratuito. Edital: http://bit.ly/2vEOtj

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)

Inscrições de quarta-feira (19) até 27 de fevereiro no site: progep.furg.br/bin/edital/index.php. Concurso com uma vaga para professor de língua brasileira de sinais (libras). Salário: R$3.130,85. Taxa: R$60. Edital: http://bit.ly/2SNKUiD.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) 

Inscrições até 28 de fevereiro presencialmente no endereço: Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – câmpus das Auroras. Concurso com uma vaga para professor adjunto de engenharia. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2tx2Uoi.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) 

Inscrições até 28 de fevereiro no site: www.concurso.ufjf.br. Concurso com 17 vagas para professores da carreira do magistério do ensino superior para os Campi Juiz de Fora e Governador Valadares da UFJ nas áreas de geografia (1), anos iniciais e alfabetização (1), construção civil, materiais e componentes de construção, processos construtivos (1), cirurgia ortopédica (1), clínica médica cirúrgica V (nefrologia), temas integradores em clínica ampliada (TICA) (1), radiologia odontológica e diagnóstico oral (1), genética (1), imunologia básica e aplicada (1), probabilidade e inferência estatística (1), auditoria; perícia; avaliação e arbitragem e metodologia da pesquisa (1), lazer, esportes de aventura e educação Ambiental (1), esportes coletivos, gestão e organização desportiva (1), assistência farmacêutica e cuidados farmacêuticos (1), pneumologia e propedêutica (1), radiologia odontológica (1), anatomia humana (1), farmacologia (1). Salário: entre R$ 2.459,95 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 150. Edital: bit.ly/2PYHc5r

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)

Inscrições até 29 de fevereiro no site: www.concurso.ufrpe.br. Concurso com quatro vagas para o cargo de professor do magisterio superior. Salário: R$ 5.367,17 e R$ 9.616,18. Taxa: entre R$ 130 e R$ 190. Edital: bit.ly/36ei1Rm.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 1

Inscrições até 28 de fevereiro presencialmente no endereço: câmpus São Paulo, na Coordenadoria de Gestão com Pessoas, Rua Botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor de bioquímica. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2LNNNgt.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 2

Inscrições até 3 de março  presencialmente no endereço: câmpus São Paulo, na Coordenadoria de Gestão com Pessoas, Rua Botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor efetivo de otorrinolaringologia. Salários: entre R$ R$3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$145,78. Edital: bit.ly/37FXJSm.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 3

Inscrições até 23 de março presencialmente no endereço: câmpus São Paulo, na coordenadoria de gestão com pessoas, rua botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, vila clementino. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor adjunto. Salário: R$ 5.831,21. Taxa de inscrição: R$ 145,78. Edital: bit.ly/36bxTnR.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 4

Inscrições até 1 de abril  presencialmente no endereço: câmpus São Paulo, na Divisão de recursos humanos, rua Botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor de carreira da área de dermatologia. Salário: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 145,78. Edital: bit.ly/2O7ToQb.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 5

Inscrições até 30 de abril presencialmente no endereço: campus São Paulo, na Coordenadoria de Gestão com Pessoas, Rua Botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor de ciências da saúde. Salário: R$ 3.522,21. Taxa: R$ 88,05. Edital: bit.ly/36GXKnP.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) 

Inscrições até 2 de março no site: www.copese.uft.edu.br. Concurso com 14 vagas para professor adjunto de medicina (6), zootecnia (1), direito (2), pedagogia (1), educação física (1) e psicologia (3). Salários: entre R$ 2.236,31 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 260. Edital: bit.ly/2XvAeXI.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 1

Inscrições até 26 de março no site: www.concursos.pr4.ufrj.br/index.php/inicio. Concurso com duas vagas para professor efetivo de química (1) e artes cênicas (1). Salário: entre R$ 4.919,90 e R$ 9616,18. Taxa: R$ 300. Edital: bit.ly/35AMTew.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 2

Inscrições até 26  de março no site: concursos.pr4.ufrj.br/index.php/inicio. Concurso com 109 vagas para professor efetivo de matemática (7), anatomia humana (1), enfermagem e obstetrícia (1) engenharia (1), engenharia de produção (1), licenciatura em química (1), nutrição (1), medicina (13), arte corporal (1), ginástica (1), jogos (1), lutas (1), enfermagem fundamental (1), metodologia da enfermagem (1), fármacos e medicamentos (1), terapia ocupacional (1), odontologia (2), biologia computacional (1), biologia (3), bioquímica médica (2), ciências biomédicas (3), saúde coletiva (3), saúde pública (1), técnica dietética (1), química teórica (1), química dos produtos naturais (1), tecnologia e educação em saúde (1), comportamento organizacional (1), administração (1), biblioteconomia (1), ciências contábeis (3), direito do estado (2), direito social e econômico (1), ciências econômicas (1), Relações Internacionais e Defesa e Gestão Estratégica Internacional (1), física (1), geociências (3), astronomia (2), comunicação (3), serviço social (3), educação (2), filosofia e ciências sociais (4), história (2), psicologia (2), belas artes (6), música (3), arquitetura e urbanismo (2), letras (4), química (2), construção civil (1), materiais de construção (1), sistemas de energia e máquinas (1), sistemas de potência (1), engenharia de fatores humanos (1), métodos quantitativos (1), expressão gráfica (1), tecnologia (1), arqueologia (1), paleoinvertebrados (1), sistemática e taxonomia de aves (1). Salário: entre R$ 2.236,32 e R$ 9616,18. Taxa: de R$ 70 a R$ 200. Edital: bit.ly/2RbIycG.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 3

Inscrições até 26 de março no site: bit.ly/35ePWZO. Concurso com quatro vagas para professor livre do magistério superior nas áreas de medicina (1), física (1), matemática (1) e geotecnia (1). Salário: R$ 20.530,01. Taxa: R$ 300. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 4

Inscrições até 17 de março no site: bit.ly/36aCF5I. Concurso com duas vagas para professor da carreira do magistério básico, técnico e tecnológico nas áreas de artes cênicas (1) e química (1). Salários: entre R$ 4.472,6 e R$ 9.616,14. Taxa: R$ 170. 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)

Inscrições até 30 de março no site: www.ufrrj.br/concursos. Concurso com quatro vagas para o provimento de cargos do quadro de pessoal técnico-administrativo da universidade de engenheiro agrônomo (1) e assistente em administração (3). Salário: entre R$ 2.446,96 e R$ 4.180,66. Taxa: entre R$ 85 e R$ 150. Edital: bit.ly/361CMk1.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 1

Inscrições até 13 de abril no site: bit.ly/39OOu3D. Concurso com uma vaga para professor de magistério superior da área de avaliação da medicina I, medicina II e medicina III ou áreas afins que possuam programas de pós-graduação que tenham a Medicina em sua multi/inter disciplinaridade, conforme avaliação CAPES. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 90. Edital: bit.ly/37OuxIy.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 2

Inscrições até 13 de abril no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor de magistério superior de anatomia patológica, patologia geral, diagnóstico médico, medicina legal, deontologia e bases integradas da medicina. Salários: entre R$2,236,32 e R$R$ 3.522,21. Taxa: R$ 65. Edital: bit.ly/31P1wui.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) 1

Inscrições até terça-feira (18) presencialmente no câmpus Erechim, no seguinte endereço: ERS 135, Km 72, 200, Bloco A, sala 402, na Assessoria de Gestão de Pessoas. Concurso com duas vagas para professores substitutos de agronomia ou engenharia agrícola. Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/3bwC8hg.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) 2

Inscrições até terça-feira (18) presencialmente no câmpus Laranjeiras do Sul , no seguinte endereço: Rodovia BR 158, Km 405, Laranjeiras do Sul-PR – Bloco Docente/Administrativo – Sala 234, na Assessoria de Gestão de Pessoas. Concurso com três vagas para professores substitutos de matemática (1), português (1) e estatística (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/3bqh9wK.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) 3

Inscrições até terça-feira (18) presencialmente no endereço: câmpus Chapecó, bloco da biblioteca, sala 203 situado na Rod. SC 484, Km 02 – Bairro Fronteira Sul, Chapecó – SC, Bloco da Biblioteca, sala 203. Concurso com oito vagas para professor substituto nas áreas de sistemas de computação (2), cirurgia geral (1), ecologia agrícola e meio ambiente (1), ensino de história e estágios supervisionado (1), ginecologia e obstetrícia (2), medicina interna /medicina de família e comunidade (1) e fitotecnia (1). Salário: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: isento. Edital: bit.ly/2UKY1DR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) 4

Inscrições até quarta-feira (19) presencialmente no câmpus Erechim, no seguinte endereço: ERS 135, Km 72, 200, Bloco A, sala 402, na Assessoria de Gestão de Pessoas. Concurso com duas vagas para professores substitutos de geografia (1) e engenharia rural (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2OLJns1.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)

Inscrições até quinta-feira (20) presencialmente no endereço: Departamento de Física, localizada no Bloco SG-03, Centro de Ciências da Natureza – CCN, câmpus da Ininga, 64.049-550 – Teresina – Piauí. Concurso com duas vagas para professores substitutos de física. Salários: entre R$ 2.795,40 e R$ 4.304,92. Taxa: entre R$ 69,88 e R$ 107,62. Edital: bit.ly/2vstUpV.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)

Inscrições de segunda-feira (17) até quinta-feira (20) presencialmente no endereço: Na Secretaria da Coordenação do Curso de Medicina no câmpus Senador Helvídio Nunes de Barros – UFPI. Concurso com três vagas para professor substituto de Bases dos Processos de Agressão, Defesa e Proteção II (1), Atenção Primária à Saúde (1) e Bases da Prática Médica (1). Concurso com uma vaga para professor substituto de farmacia. Salário: entre R$ 2.459,95 e R$ 4.304,92. Taxa: entre R$ 61,50 e R$ 107,62. Edital: bit.ly/2SDsn8o.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) 1

Inscrições de terça-feira (18) até quinta-feira (20) presencialmente no endereço: Secretaria do Departamento de Direito, na Escola de Direito, Turismo e Museologia – EDTM, câmpus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto-MG. Concurso com uma vaga para professor substituto de direito civil.  Salário: R$ 4.304,92. Taxa: R$ 85. Edital: http://bit.ly/38sA2xd

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) 2

Inscrições desta segunda-feira (17) até sexta-feira (21) presencialmente no endereço Secretaria do Departamento de Farmácia / DEFAR, na Escola de Farmácia / EF, câmpus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto-MG. Concurso com uma vaga para professor substituto de farmacia. Salário: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 85. Edital: bit.ly/2SHIvpH 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) 3

Inscrições até sexta-feira (21) presencialmente no endereço: Secretaria do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais / DEMET, câmpus da UFOP em Ouro Preto, Morro do Cruzeiro, s/n – CEP 35.400-000. Concurso com uma vaga para professor substituto de Metalurgia Geral (1). Salário: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 85. Edital: bit.ly/37dLUBP.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)

Inscrições de 24 de fevereiro até 1 de maio de 2020 enviada por sedex, ou presencialmente nos endereços: Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT) – câmpus Janaúba – MG – Avenida Um, nº 4050 – Cidade Universitária, CEP: 39447-790, Telefone: (38) 3532-6812 / 6808, Janaúba – MG ou Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Rodovia MGT 367 – Km 583, n.º 5000 – Alto da Jacuba – Diamantina/MG – CEP: 39.100-000 – Telefone: (38) 3532-1200- ramal 8168. Concurso com seis vagas para professores substitutos de engenharia mecânica (1), engenharia agrícola (2), medicina veterinária (1) e engenharia de minas (2). Salários: entre R$ 4.472,70 e R$ 9.616,18. Taxa: entre R$ 140 e R$ 200. Edital: bit.ly/2ut7N2R.

INSTITUTOS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)

Inscrições até este domingo (16) no site: bit.ly/2vQk01z. Concurso com quatro vagas para professores substitutos de meio ambiente (1), espanhol (1), matemática (1) e linguagens (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2OyuWrh.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)

Inscrições até esta segunda-feira (17) presencialmente no endereço: Coordenação de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – câmpus Uberlândia, na Fazenda Sobradinho, município de Uberlândia, telefone (34) 3233 8805. Concurso com duas vagas para professores do ensino básico, técnico e tecnológico – substitutos, um na área de português/espanhol (1) e um na área de engenharia agronômica (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2H0FI5n.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – POSSE (IFG) 1

Inscrições até terça-feira (18) no site: www.ifgoiano.edu.br/posse. Concurso com três vagas para professores substitutos de educação física (1), informática (1) e química (1). Salário: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 50 Edital: http://bit.ly/2HfdKD6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) 2

Inscrições até quinta-feira (20) no site: ifg.edu.br/concursos. Concurso com uma vaga para professor substituto de educação. Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/2ShZsbs.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – CATALÃO (IFG) 3

Inscrições até quinta-feira 20 de fevereiro no site: www.ifgoiano.edu.br/catalao. Concurso com uma vaga para professor temporário de física. Salário: entre  R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21 Taxa: R$ 50 Edital: bit.ly/37s0c1W

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – IPAMERI (IFG) 4

Inscrições de quarta-feira (19) até 28 de fevereiro no site www.sistemas.ifgoiano.edu.br/selecao_ifgoiano/index.php?id_selecao=MzQ2. Concurso com duas vagas para professor substituto temporário de matemática (1) e química (1). Salário: R$ 3.600,48. Taxa: não informada. Edital: http://bit.ly/38tQflE 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) 5

Inscrições até 2 de março de 2020 no site: bit.ly/2SfmvDn. Concurso com uma vaga para professor substituto de geografia (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/2OIDiN5.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS – APARECIDA DE GOIÂNIA (IFG) 5

Inscrições até 3 de março no site: www.ifg.edu.br/concursos/em-andamento. Concurso com uma vaga para profissional tradutor/intérprete de língua brasileira de sinais (Libras). Salário: R$ R$ 4.180,66. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/2uOMsRt.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS – PIUMHI (IFMG)

Inscrições até 21 de fevereiro no site: www2.ifmg.edu.br/portal/concursos. Concurso com uma vaga para professor substituto na área engenharia civil. Salário: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 50. Edital: bit.ly/31ZhPVt.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL)

Inscrições até quarta-feira (19) presencialmente no endereço: Coordenadoria de Apoio à Gestão de Pessoas, câmpus Sapucaia do Sul, situado na Av. Copacabana, 100, Bairro Piratini, Sapucaia do Sul – RS. Concurso com uma vaga para professor substituto para a área de informação e comunicação. Salário: entre R$ 3.121,76 e R$ 5.742,14. Taxa: R$ 40 R$  Edital: bit.ly/31LlVk6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC)

Inscrições desta segunda-feira (17) até sexta-feira (21) presencialmente no endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº. 2.600, bairro Aeroporto Velho, sala da Coordenação de Gestão de Pessoas, Rio Branco (AC). Concurso com uma vaga para a contratação de professor substituto na área de pesca. Salários: entre R$ 3.126,31 e R$ R$ 5.786,68. Taxa: Não há. Edital: bit.ly/39xamQ0.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IFC) 1

Inscrições até 26 de fevereiro de 2020 por meio do e-mail da Coordenação de Gestão de Pessoas do câmpus Videira: cgp.videira@ifc.edu.br. Concurso com uma vaga para professor substituto na área da educação. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 20. Edital: bit.ly/2SirzXR

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IFC) 2

Inscrições até 26 de fevereiro pelo e-mail cgp@brusque.ifc.edu.br ou presencialmente no endereço: Avenida Hugo Schlosser 605, Bairro Jardim Maluche, Brusque (SC). Concurso com uma vaga contratação de professor substituto de sociologia. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 20. Edital: bit.ly/31QQkgH.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)

Inscrições até 28 de fevereiro presencialmente no câmpus que oferece a vaga: Avaré (SP), Birigui (SP), Bragança Paulista (SP), Campos do Jordão (SP), Catanduva (SP), Cubatão (SP), São Carlos (SP), São João da Boa Vista (SP), São Paulo e Sertãozinho (SP). Concurso com 11 vagas para professor substituto nas áreas de história (1), física (1), letras português/espanhol (1), construção civil (1), informática (1), letras português/inglês (1), manutenção de aeronaves (1), libras/pedagogia (1), sociologia (1), letras português (1), sociologia (1). Salário: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 75. Edital: bit.ly/37m5kEo

COLÉGIO PEDRO II (RJ)  

Inscrições até 3 de março no site: www.dhui.cp2.g12.br/oferta/309. Concurso com A reportagem entrou em contato com o Colégio Pedro II, que informou que não há número de vagas. Os aprovados serão chamados de acordo com a demanda do colégio. para profissionais técnicos especializados tradutor/intérprete de língua brasileira de sinais (libras) / língua portuguesa. Salário: R$ 4.180. Taxa: R$60. Edital: bit.ly/2ULhgwR.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 16/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/16-02-2020/samba-marchinhas-pagode-e-funk-em-concerto-no-central.html

Título: “Samba, marchinhas, pagode e funk em concerto no Central”

Orquestra Pró-Música apresenta neste domingo (16), no Cine-Theatro Central, o Concerto de Máscaras, que explica o carnaval desde os bailes da Idade Média até os dias atuais

O Cine-Theatro Central também tem carnaval. O espaço recebe neste domingo (16), às 20h, o “Concerto de Máscaras”, apresentação especial da Orquestra Sinfônica Pró-Música. 

Com regência do maestro Victor Cassemiro, o evento terá no repertório sambas clássicos, como “As rosas não falam” (Cartola), “Feira de Mangaio” (Sivuca e Glorinha Gadêlha) e “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), além de marchinhas carnavalescas sambas-enredo e sucessos do pagode e uma pitada de funk.

Para a apresentação, a orquestra terá a participação especial dos corais Cesama e Pró-Música, neste que é o primeiro concerto montado pelo regente que tem o carnaval como tema. Victor Cassemiro acrescenta, ainda, que o público pode levar máscaras para fazer fotos com os integrantes da orquestra.

“Nosso objetivo em apresentações de cunho popular é chamar a atenção do público para a orquestra, e assim conseguirmos ter mais pessoas interessadas”, destaca Victor. O repertório foi concebido pelo projeto Pibiart, da UFJF. “Dez bolsistas da UFJF fizeram o planejamento do repertório e também elaboraram a parte didática, pois vamos explicar o carnaval desde suas origens, com os bailes de máscaras na Idade Média, até os dias atuais.”

Concerto de Máscaras

Neste domingo (16), às 20h, no Cine-Theatro Central. Entrada gratuita. Distribuição de ingressos no Central uma hora antes do espetáculo

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 16/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/16-02-2020/jf-volei-perde-a-terceira-na-superliga-b-e-cai-para-a-vice-lanterna.html

Título: “JF Vôlei perde a terceira na Superliga B e cai para a vice-lanterna”

Juiz-foranos são derrotados em casa para o Uberlândia por 3 sets a 0; equipe volta para quadra nesta quinta, em JF, contra o Anápolis

O JF Vôlei sofreu seu terceiro revés em quatro jogos válidos pela Superliga B masculina. Na noite do sábado (15), diante do torcedor no Ginásio da UFJF, a equipe comandada pelo técnico Marcos Henrique acabou derrotada para o Uberlândia/Start Química/Gabarito (MG) por 3 sets a 0, com parciais de 24/26, 21/25 e 19/25.

Para o duelo, o JF Vôlei foi escalado com o levantador Pedro William, os pontas Muryllo Coutinho e Lucca, o oposto Fernando Pilan, centrais Renan Levandoski e Caio, e o líbero Matheus.

O resultado levou os juiz-foranos à vice-lanterna da segunda divisão nacional com apenas três pontos conquistados em 12 disputados. As atenções do time local voltam, agora, ao Anápolis (GO), segundo lugar e invicto após quatro partidas. O duelo ocorre nesta quinta-feira (20), às 20h, novamente no Ginásio da UFJF.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 17/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/17-02-2020/ufjf-inicia-obras-de-recapeamento-asfaltico-no-anel-viario.html

Título: “UFJF inicia obras de recapeamento asfáltico no anel viário”

Serviço deve durar entre 45 e 90 dias e se estenderá durante os dias de carnaval

Nesta segunda-feira (17) começou o trabalho de recapeamento asfáltico dos cerca de três quilômetros do anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A intervenção, que será realizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), está prevista para durar entre 45 e 90 dias ao custo de aproximadamente R$ 2,6 milhões. As obras iniciaram pela região do pórtico Sul da instituição, nas proximidades do posto do Corpo de Bombeiros, deixando trecho da via em meia pista. A Universidade recomenda que os motoristas evitem trafegar pelo anel viário durante as atividades, que ocorrerão entre 8h e 18h – inclusive na semana do carnaval.

O recapeamento deve colocar sobre a pavimentação já existente uma camada de cinco a seis centímetros de asfalto, aproveitando a base construída há mais de 50 anos e que, de acordo com a UFJF, possui estabilidade, drenagem rápida em caso de chuvas e sem ondulações significativas. Segundo a UFJF, o período definido para as obras levou em conta os feriados prolongados do carnaval e Semana Santa, com o intuito de gerar menos transtornos para o funcionamento normal da universidade.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Cidade

Data: 17/02/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/02/17/obras-de-recapeamento-na-ufjf-alteram-transito-na-regiao-da-cidade-alta.ghtml

Título: “Obras de recapeamento na UFJF alteram trânsito na região da Cidade Alta”

Trabalhos tiveram início nesta segunda-feira (17) e devem durar de 45 a 90 dias. Orientação é que motoristas evitem trafegar pelo trecho em horários de pico.

O trânsito para quem sobe da Avenida Itamar Franco para a Universidade Federal de Juiz de Fora foi alterado na manhã desta segunda-feira (17). Desde às 7h, o fluxo de veículos ficou mais lento por conta do início das obras de recapeamento asfáltico em todo o anel viário da instituição.

Com isto, os motoristas que circularem pelo local devem ficar mais atentos.Com as intervenções, o trânsito poderá provocar engarrafamentos no acesso aos bairros da região da Cidade Alta e também na Avenida Itamar Franco. A orientação é que os condutores evitem o local, se possível, nos horários de pico.

De acordo com a UFJF, os trabalhos de troca do asfalto serão realizados em uma percurso de 3 km, que vão desde o pórtico sul até o pórtico norte. O trecho está sinalizado em toda a extensão. Agentes de segurança também se posicionaram no início desta segunda-feira na área para orientar os condutores mais desatentos.

A previsão é de que as obras ocorram em horário de expediente das 8h às 18h, inclusive durante os dias de carnaval. A expectativa é que as obras durem de 45 a 90 dias.

A UFJF informou que o trabalhado de recapeamento vai custar cerca de R$ 2,5 milhões em recursos próprios da instituição. A Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) é a responsável pelas obras.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 17/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/17-02-2020/apos-derrotas-em-casa-diretores-projetam-futuro-de-baeta-jf-volei-e-tupi.html

Título: “Após derrotas em casa, diretores projetam futuro de Beata, JF Vôlei e Tupi”

Tupynambás e Carijó pensam em reforços; JF Vôlei crê em recuperação a partir de jogo na quinta

Tupynambás, JF Vôlei e Tupi atuaram nesse fim de semana diante do torcedor e acabaram derrotados. Em mau momento, recuperação é a palavra de ordem nas equipes locais pela elite do Campeonato Mineiro e Superliga B; no Galo Carijó, contudo, um sinal de alerta já foi ligado após o tropeço justamente na estreia em Juiz de Fora pelo Módulo II. Diante dos momentos conturbados no início de temporada, a Tribuna coletou relatos de diretores das três equipes, que analisaram o cenário e buscaram diagnosticar as deficiências que devem ser páginas viradas nas campanhas.

O primeiro a entrar em campo foi o Leão do Poço Rico, superado pelo Uberlândia por 3 a 1 no Estádio Municipal, sábado (15) à tarde. O vice-presidente de futebol, Cláudio Dias, lamentou os obstáculos vivenciados desde a pré-temporada, mas seguirá observando o mercado.

“Desde o início buscamos jogadores para que sejam efetivos na posição. Mas durante o percurso vêm o desgaste físico, cartões, lesões – o Allan teve três, o Michel Benhami se apresentou contundido, teve o próprio Renan Rinaldi (goleiro, fora do Mineiro). E precisamos substituir à altura. Trouxemos três atletas que não estrearam (Magal, Michel e André Zuba). Tive uma conversa com o técnico hoje (segunda) e a intenção é a de novos reforços, mas atletas prontos. Não podem estar parados, o que dificulta. Seria um atacante, um meia e um volante”, conta Cláudio. O diretor reiterou que o goleiro Zuba não atuou por atraso na rescisão com o ex-clube, Bahia de Feira, a tempo.

Com a próxima partida apenas no dia 1º de março, na Arena Independência, contra o Coimbra, o elenco juiz-forano não terá folga durante o carnaval. “Precisamos de empenho, de que o jogador lesionado trabalhe dobrado. O time tem jogado bem o primeiro tempo, mas cede o placar no segundo. Temos que trabalhar para mudar isso. Infelizmente muitas pessoas falam e não participam do dia a dia, mas temos um teto financeiro e não vamos comprometer o clube com dívidas trabalhistas. Temos cinco jogos e podemos recuperar. Se fosse só dinheiro, o BMG, que é o Coimbra, estaria em primeiro; o Tombense não apresentou nada de mais contra a gente e está em segundo. É o futebol, resultado. Com a primeira vitória fica mais fácil de trabalhar”, avalia o diretor.

JF Vôlei: recuperação sem reforços

O Uberlândia também foi adversário do JF Vôlei no sábado, mas à noite, no Ginásio da UFJF pela Superliga B. E os rivais juiz-foranos venceram por 3 sets a 0, resultado que surpreendeu torcedores e até mesmo profissionais da equipe local, que agora acumula três reveses em quatro rodadas, em penúltimo lugar.

“Foi uma derrota mais doída do que o normal pela necessidade da vitória e a condição que esperávamos que a equipe jogasse. Fomos abaixo, e o Uberlândia fez uma partida muito redonda. Erraram muito pouco. Se olharmos a diferença real, os nossos equívocos, muitas vezes não forçados, definiram a partida. Mas independente do 3 a 0, foi duro e nos coloca em uma situação difícil na tabela, contrariando as minhas previsões iniciais”, esmiúça o diretor Maurício Bara.

Por previsão no regulamento da Superliga B, não é mais possível contratar jogadores. Bara recorre, então, à história e confiança no grupo por uma reviravolta. “Agora é buscar o poder de recuperação, o que já fizemos em muitas outras temporadas, está na nossa história. Acredito na capacidade da equipe e todos temos que ficar juntos para ver como chegamos nas quartas de final”, relata.

O JF Vôlei volta à quadra já nesta quinta-feira (20), às 20h, quando recebe o Anápolis na UFJF. “Esse início nos deixa muito desconfortáveis, mas há um equilíbrio grande ainda e as próximas três partidas vão ser ainda mais decisivas. Já começamos a corrigir os erros, tivemos uma reunião da comissão técnica justamente para entender o que precisamos melhorar. E ao menos temos diagnosticado os motivos das derrotas. Agora é trabalhar isso nos treinos da semana”, conta Bara.

Tupi quer minimizar inexperiência

Último a se apresentar no fim de semana, o Galo Carijó também sofreu duro golpe, mas no Módulo II. Com gol aos 49 do segundo tempo, o Alvinegro caiu para o Guarani por 2 a 1 no Estádio Mário Helênio. Durante as entrevistas coletivas após o jogo, tanto o vice-presidente de futebol, Adil Pimenta, quanto o técnico Alex Nascif, pediram paciência ao torcedor por terem um elenco ainda inexperiente em competições profissionais e com formação de base deficitária nos aspectos físicos e táticos.

“Ficamos um pouco abaixo do que esperávamos. Entendo o torcedor, que passou confiança, veio (ao Estádio). Precisávamos do resultado, mas temos uma equipe muito jovem, atletas sem um lastro de competição ainda, o que vai acontecer. Ficamos chateados pela desenvoltura do trabalho. Agora temos que buscar fora. É falar menos e continuar trabalhando com mais afinco para reverter o quadro”, resume Adil.

O clube seguirá atrás de reforços, com apenas três dos sete jogadores acima dos 23 anos permitidos na competição. “Sem dúvida (vamos buscar reforços), mas com muita cautela, porque a receita é pequena e não podemos fazer loucuras. Temos carência em algumas posições, mas com cuidado para não extrapolar. Só podemos inscrever 30 jogadores, com sete acima dos 23 anos. Temos que saber em qual situação eles chegarão. É analisar para ver o que é o melhor para o clube”, expõe o dirigente.

O Tupi volta a campo no próximo sábado (22), quando visita o Serranense na Arena do Calçado, em Nova Serrana, às 16h.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 17/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/17-02-2020/eberth-e-amanda-vencem-a-4a-corrida-cortes-villela-confira-os-tempos-extraoficiais.html

Título: “Eberth e Amanda vencem a 4° Corrida Cortês Villela; confira os tempos extraoficiais”

Mega/Cria UFJF, Nativos e JF Paralímpico vencem a disputa por equipes

Eberth da Silva (Fripai/O2 Fit) e Amanda de Oliveira (Zaap) voltaram a fazer dobradinha em corrida juiz-forana. Desta vez, a dupla venceu a 4ª edição da Corrida do Laboratório Côrtes Villela nesse domingo (16), prova de abertura do 34º Ranking da Prefeitura, com percurso principal de 6,5km na Via São Pedro. Eberth completou o trajeto em 20min10s1, enquanto Amanda cruzou a linha de chegada após 23min37s1.

Na disputa por equipes, a Mega/Cria UFJF foi a melhor no masculino (478 pontos), seguida de Super Amigos (399) e Tri Runner (266). Já entre as mulheres, a primeira colocação coletiva ficou com a Nativos, 301 pontos, à frente da estreante Zaap, 223, e da Vem Correr, com 86 pontos. O JF Paralímpico venceu nos dois naipes a disputa das pessoas com deficiência (PCD), ao somar 608 pontos no masculino e 183 no feminino.

Pódios

No pódio geral masculino, Eberth foi perseguido de perto pelo segundo colocado, Flávio de Carvalho Stumpf (Mega/Cria UFJF, 20min25s3). O bronze ficou Luan de Oliveira (Vem Correr, 20min47s2) e completaram o top 5 os atletas Matheus Batista (Super Amigos, 20min53s4), em quarto, e Jocemar Correa (Tri Runner, 21min12s6), na quinta posição.

Já entre as mulheres, depois de Amanda completar o percurso, Aline Barbosa (Zaap, 25min04s3) finalizou a prova em segundo lugar, com Noemi Alves (Mega/Cria UFJF, 26min06s6) em terceiro, Claudete Nunes (ProFit, 26min26s7) na quarta colocação e Débora dos Reis Faião (Team Faião, 26min46s4) na quinta posição.

A prova também premiou os cinco melhores atletas por faixa etária com troféus.

Resultados extraoficiais

Todas as marcas divulgadas pela Prefeitura de Juiz de Fora na tarde desta segunda-feira (17) são extraoficiais. Logo, os tempos podem ser alterados em caso de reclamações e novas análises, até a divulgação dos resultados definitivos.

EXTRAOFICIAL – GERAL MASCULINO – CORTES VILLELA 2020

EXTRAOFICIAL – GERAL FEMININO – CORTES VILLELA 2020

EXTRAOFICIAL – FAIXA ETÁRIA MASCULINA – CORTES VILLELA 2020

EXTRAOFICIAL – FAIXA ETÁRIA FEMININA – CORTES VILLELA 2020

EXTRAOFICIAL – EQUIPES MASCULINAS – CORTES VILLELA 2020

EXTRAOFICIAL – EQUIPES FEMININAS – CORTES VILLELA 2020

EXTRAOFICIAL – PCDs – CORTES VILLELA 2020

— —

Veículo: PCI Concursos

Editoria: Concurso

Data: 17/02/2020

Link: https://www.pciconcursos.com.br/noticias/processo-seletivo-tem-edital-divulgado-pela-ufjf-mg

Título: “Processo Seletivo tem edital divulgado pela UFJF – MG”

Oportunidade é para o Campus de Governador Valadares

A Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, torna público o Processo Seletivo Simplificado que visa a contratação de um professor substituto para atuar no Campus de Governador Valadares na área de Semiologia Médica, no departamento de medicina.

Os profissionais contratados irão atuar mediante a carga horária de 20 horas semanais.

Interessados poderão se inscrever no período de 17 a 21 de fevereiro de 2020, de forma presencial, na secretaria do Departamento de Medicina da UFJF – Campus Governador Valadares, rua Jair Rodrigues Coelho, º 211, Vila Bretas, no horário das 7h às 19h.

Como método de seleção, os candidatos serão submetidos à provas escrita, didática, títulos e entrevista.

O prazo de validade deste Processo Seletivo será de um ano, contado da homologação do resultado final.

Para mais informações, acesse o edital disponível em nosso site.

— —

Veículo: Acessa

Editoria: Saúde

Data: 18/02/2020

Link: https://www.acessa.com/saude/arquivo/noticias/2020/02/18-polo-envelhecimento-abre-vagas-para-curso-projeto/

Título: “Polo de envelhecimento abre vagas para curso e projeto”

O Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu inscrições para os cursos de idiomas e para o projeto ‘Memória e Qualidade de Vida’. Os interessados devem comparecer no Polo até o dia 6 de março. As vagas são limitadas e ambos os projetos terão início no dia 23 de março.

As inscrições serão realizadas presencialmente e em ordem de chegada. Elas acontecem das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, no Polo, localizado na Casa Helenira Rezende (Avenida Rio Branco 3.372, fundos da antiga Casa de Cultura). A idade mínima para se inscrever é de 60 anos e os interessados devem levar cópias da carteira de identidade, de um comprovante de residência e uma foto atual.

Curso de línguas

O curso de línguas do Polo disponibiliza quatro idiomas: espanhol, francês, inglês e italiano. Os cursos oferecem noções básicas de cada um deles, promovendo o aprendizado em diversas habilidades, como compreensão oral e escrita. As aulas são construídas segundo as necessidades dos alunos e respeitam o conhecimento prévio de cada um deles.

Projeto Memória e Qualidade de Vida

O objetivo principal do Projeto ‘Memória e qualidade de vida: uma ação interdisciplinar com vistas ao envelhecimento ativo e saudável’ é estimular e aprimorar o desempenho da memória a partir da valorização das lembranças e experiências dos participantes. O projeto se divide em dez encontros semanais com duração aproximada de duas horas e contribui para o fortalecimento da identidade, da autonomia e da qualidade de vida de cada um. As atividades são desenvolvidas por uma equipe de assistentes sociais e bolsistas das áreas da Psicologia e Serviço Social.

Outras informações: (32) 3215-4694 ou polosobreenvelhecimento@gmail.com ou casahelenirarezende@gmail.com

— —