Motoristas devem evitar trafegar pelo campus durante as obras (Foto: Alexandre Dornelas)

Começa na próxima semana a obra de recapeamento do pavimento asfáltico do anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A intervenção será realizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), após contrato firmado em 14 de janeiro de 2020. A obra é feita com recursos próprios da UFJF e tem como estimativa de gastos de R$ 2.600.270,68. O prazo previsto para a manutenção varia entre 45 e 90 dias, podendo ser antecipado ou prorrogado, a depender do clima e do nível de chuvas. Motoristas devem evitar transitar pelo campus neste período.

O trecho total a ser recuperado tem cerca de três quilômetros, incluindo todo o anel viário e os pórticos de entrada para o campus. O contrato com a Empav deu-se por se tratar de um empresa pública e pela medição ser cobrada por meio de preço unitário, o que significa que o valor investido, no final da obra, pode ser menor do que o estimado. “Nós fizemos uma licitação baseada no preço do Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (Sinap), que é uma tabela criada pela Caixa Econômica Federal e tem por objetivo efetuar o orçamento analítico e a análise orçamentária de projetos e efetuar o acompanhamento de preços, custos e índices da construção civil na área de fomento de todos os órgãos federais. Os quantitativos foram feitos em um projeto realizado pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra). A Empav apenas nos cobra o que for utilizado. Além disso, a escolha foi baseada por ser uma empresa municipal que só atua em serviços públicos”, explica a pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Janezete Marques.

O recapeamento da pavimentação asfáltica do anel viário tem como objetivo colocar, em cima da pavimentação já existente, uma capa de asfalto de espessura que varia entre 5 cm  e 6 cm. A obra visa recuperar o asfalto trincado e proteger a base bem construída há mais de 50 anos, onde já existe estabilidade, drenagem rápida no período de chuvas e sem ondulações significativas. A pró-reitora reitera o motivo das obras se iniciarem na segunda-feira, 17. “Após o contrato firmado, precisamos de um momento para acertarmos toda a documentação. Além disso, janeiro foi um período com chuvas intensas, o que prejudicaria o andamento da manutenção e causaria transtornos.”

A obra tem previsão de término entre 45 e 90 dias, mas pode ser antecipada a depender do clima, da umidade e do nível pluvial. Além disso, será realizada em horário comercial entre 8h e 18h, inclusive nos dias de carnaval, quando haverá a manutenção nas entradas dos pórticos norte e sul. Segundo Janezete, o único fator que pode interferir no andamento da pavimentação asfáltica é se houver chuvas intensas. “Apesar do prazo máximo ser 90 dias, tentaremos finalizar as manutenções com a maior velocidade possível. Escolhemos essa data, pois há grandes feriados como o carnaval e a Semana Santa que ajudam no andamento da pavimentação, sem prejudicar o funcionamento normal da Universidade. Além disso, se fossemos esperar as férias de julho, seriam só 15 dias e o transtorno poderia ser maior.”

O orçamento da obra é advindo de um credito da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano de 2019, transformado em resto a pagar. A Pró-reitora de Adjunta de Planejamento, Orçamentos e Finanças, Jucilene Melandre da Silva, explica o investimento na manutenção do campus. “A decisão foi tomada pela Administração Superior, pois o anel viário está em estado deficitário e se trata de uma obra que atende toda a comunidade”, finaliza.

Outras informações: (32) 2102-3712 (Pró-reitoria de Infraestrutura)

UFJF realiza obra de recapeamento no anel viário