Iniciativa é aberta à comunidade acadêmica e aos trabalhadores dos coletivos incubados pela Intecoop  (Imagem: VisualHunt)

A Incubadora Tecnológica de Iniciativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF) oferece, na próxima semana, o curso “Sustentabilidade e Crise Civilizatória”, ministrado pela professora da Faculdade de Educação (Faced), Olga Milanés. O curso de extensão é gratuito e pretende compreender os limites do crescimento econômico em nossa sociedade e as possíveis crises civilizatórias que essas questões provocam. 

A iniciativa é aberta à comunidade acadêmica, além dos trabalhadores dos coletivos incubados pela Intecoop. Os próximos encontros acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro, às 14h, na sede da Intecoop, na Casa Helenira Preta (antiga Casa de Cultura da UFJF). Não é necessário fazer inscrição prévia e não há limite de vagas.

O Curso
Esse é o quarto encontro de uma formação que vem sendo promovida pelo projeto de extensão da UFJF desde novembro de 2019. Pedro Mendonça, bolsista do Núcleo de Formação da Intecoop, afirma que o conteúdo dos encontros tem gerado engajamento e se mostra cada vez mais necessário. “Está sendo muito legal, principalmente a participação de alguns representantes dos nossos grupos nesses encontros. A gente começou pensando o conceito de sustentabilidade de forma mais ampla e, depois, partimos para pensar um pouco sobre como o desenvolvimento vai se dando, tanto na área rural quanto na área urbana. Até que ponto vale a pena isso que se chama desenvolvimento?”, questiona. 

Consciência
Olga Milanés, responsável pelo curso, é professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, sendo pesquisadora titular da Universidade de Holguín, em Cuba. A docente ressalta o conteúdo dos encontros e a sua aplicação. “O curso ajuda a compreender os limites do crescimento econômico, assim como a crise civilizatória que torna invisível as complexas inter-relações que ocorrem entre natureza, sociedade, economia e cultura. Fazemos uma análise crítica dos modelos de desenvolvimento sustentável, assim como discutimos boas práticas de sustentabilidade”. 

Olga ainda comenta que a troca de saberes promovida pelo curso é muito importante para toda a comunidade. “A sustentabilidade tem muita importância na atualidade, pois é necessário modificar as injustiças e o uso irracional dos recursos socioambientais. Ela não acontece sem educação. Só mediante ela é possível criar consciência, modificar paradigmas e contribuir com a emancipação.”, finaliza.

Outras informações
(32) 3218-6963 (Intecoop/UFJF – Avenida Barão do Rio Branco, 3396)