Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Música

Data: 19/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/especiais/outras-ideias/19-01-2020/americo-um-maluco-beleza-de-cara-limpa.html

Título: “Américo, um maluco beleza de cara limpa”

O baú do homem que toca Raul: Américo, vocalista do Raul Queixas e Mágoas, resgata passado e conta de luta contra câncer

Convidado para um show de uma banda cover de Raul Seixas no hoje extinto Hard Rock Café da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Américo Vieira Júnior seria plateia, apenas plateia, até que uma das mesas no lugar pediu “Ave Maria da Rua”. O vocalista não sabia e ofereceu o microfone a quem soubesse. Américo se levantou. “Não estou cantando só, cantamos todos nós, mas cada um nasceu com a sua voz. Ooooh, Ooooh!”, cantou, com sua voz grave, a letra de Raul e Paulo Coelho. Américo não silencia quando o assunto é Raul que, por sua vez, parece não silenciar diante da vida do fã. Para todo momento, uma música? “Sempre tem. Parece religião”, responde Américo. E para o agora? “Quando todos praguejavam contra o frio, eu fiz a cama na varanda”, cantarola os versos de “Eu nasci há 10 mil anos atrás”. “Foda-se o câncer! Todos praguejam contra ele, mas eu vou levando de uma forma que nem parece que tenho.”

Desde 2018 Américo sente os sintomas da doença que só diagnosticou ano passado, quando, em junho, sofreu uma queda no banheiro de casa e fraturou o fêmur. A primeira prótese escapou, a segunda, também. O médico resolveu deixar. E fez uma biópsia que revelou um câncer de próstata com metástase óssea. “Fiquei no CTI, ruim, cadavérico, perdi muito sangue, precisei fazer transfusão, fiz hemodiálise, estava com arritmia cardíaca, sopro no coração. Estava com a alma encomendada. Bati na porta do céu, esmurrei, e nada de abrir. Já que todos gostam, falei, vou voltar. Fiquei dois meses internado e estou em casa desde 25 de agosto”, recorda-se bem-humorado o homem de 62 anos, sentado numa cadeira de rodas e 20 kg mais magro.

“Eu gostava de beber um pouquinho e era um tabagista inveterado, fumava um maço e meio por dia, até junho. Hoje não tenho mais vontade. Também era muito dinâmico, resolvia tudo sozinho, dirigia, e ficar dependente é deprimente. Possuo um pensamento tão positivo que não acredito que tenho um tumor. Essa minha forma de tratar com certo desdém, certa indiferença, é positiva, porque se eu ficar me lamuriando a imunidade cai”, avalia, às voltas com mais de dez tipos de medicamentos diferentes que toma ao longo do dia, alguns deles frutos de terapias alternativas, como o MMS (Solução Mineral Milagre), à base de clorito de sódio e ácido cítrico, e a auto-hemoterapia. “A recuperação está no caminho certo, e vai chegar num momento em que vou conseguir sustentar a prótese. Cada vez que faço exame é um sucesso, um avanço”, diz, otimista, ao lado da esposa, Caren, com quem vive há dez anos, e vestindo uma camisa com a imagem de Raul Seixas.

‘Não diga que a canção está perdida’

Era 1972 e no Festival da Canção surgiu um certo Raul Seixas, todo de couro preto, sem barba, cabelo puxado para trás e cantando “Let me sing, let me sing”. “Que legal, a música, mistura de rock com baião”, pensou Américo, com seus 15 anos. “Fiquei com ele na cabeça e, no ano seguinte apareceu um dos maiores sucessos dele, ‘Ouro de tolo’. Veio 1974, com ‘Gita’. Minha mãe até falou para eu ouvir, mas como eu tinha bronca com ela, não dei muita ideia. Os anos passaram, eu tocava no violão, mas em janeiro de 1978 eu tinha 20 anos e um amigo me chamou para ver o show do Raul Seixas no Teatro Tereza Rachel, em Copacabana. Foi o único show bom que ele fez. Os shows dele eram péssimos porque ele tinha medo do público. Ele gostava do laboratório que era o estúdio, depois jogar a bomba e ficar vendo de longe”, comenta Américo, que dias depois da apresentação comprou todos os discos do músico. “As minhas ideias estavam em poesia, em música. Foi uma identificação imediata”, conta. Já nos anos 1980, vivendo em Juiz de Fora, onde cursava geografia, costumava reunir os amigos numa mesa no Braseiro, na Avenida Rio Branco, e tocar músicas de Raul. Fazia o mesmo no Bar Redentor e no Bar Esperança. “As pessoas mandavam cerveja para a minha mesa, filé com fritas, em forma de agradecimento. Não tinha couvert, e o dono gostava porque segurava o público lá”, recorda-se. Tocava, ainda, na sede do Partido dos Trabalhadores, recém-fundado. “Era outro partido. Éramos todos sonhadores, idealistas, e a coisa degringolou com o passar dos anos”, diz ele, que estava em sala, concluindo o curso de geografia, quando recebeu a notícia da morte de Raul.

‘E não diga que a vitória está perdida’

Era 22 de agosto de 1989 quando o país ouvia a notícia da morte de Raul Seixas, vitimado por uma parada cardíaca em sua casa, na noite anterior. Américo foi-se embora da faculdade, abriu uma garrafa de whisky em casa e começou a escrever uma longa carta para o ídolo. “Fiquei três dias lendo e chorando. Fiquei abalado mesmo. Mesmo com ele ruim, fora da mídia, sofri. Ele era um morto vivo e era irreversível a situação dele. Ele tinha só 44 anos, mas passou a ter vida após a morte. Nunca se falou tanto de Raul”, aponta Américo, para logo recitar os versos de “Canto para minha morte”: “Eu te detesto e amo morte, morte, morte, que talvez seja o segredo desta vida”. “A morte foi o segredo da vida dele. Ele passou a viver após a morte. A obra dele é muito maravilhosa, profunda e extensa. E talvez o lado B e C seja melhor que o lado A”, avalia. Convidado pela Funalfa a integrar uma homenagem a Raul, Américo chamou amigos para tocar, como André Durães, hoje seu cuidador e primeiro guitarrista da banda formada apenas para um show. A data prevista coincidiu com o primeiro comício de Lula em Juiz de Fora, na Praça da Estação. A homenagem, que aconteceria no Parque Halfeld, foi adiada, e a banda acabou estreando no palco onde Lula falou para cerca de 25 mil juiz-foranos. Duas semanas depois retornou à cena para o show adiado. Lotou. “Tecnicamente foi um show muito ruim, mas de muita energia. Não tínhamos a pretensão de continuar, mas os dias foram passando e a galera começou a perguntar quando seria o próximo. Vi que tinha demanda. Quando virou para 1990, lotamos o Pró-Música e passamos a tocar quase toda semana. Várias cidades da região chamavam a gente”, lembra ele, que subiu ao palco com sua Raul Queixas & Mágoas pela última vez no já longínquo 2016. “A gente foi ficando velho”, ri.

‘É de batalhas que se vive a vida’

Era 2007 quando Américo aposentou-se da Polícia Federal. Até 2010, ainda trabalhou como coordenador de segurança da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ansiava por descanso. Nascido em São José dos Campos (SP), em abril de 1964 mudou-se para o Rio de Janeiro, acompanhando o pai militar. Filho único do casal, tinha dois irmãos do primeiro casamento da mãe. Aos 12 entrou para o Colégio Militar carioca, iniciando uma extensa trajetória fardada, que ainda passaria pela Epcar, em Barbacena, e pela a Academia da Força Aérea, em Pirassununga, onde trabalhou na intendência. “Eu queria era pilotar aquelas máquinas, voar. Fiquei um ano e pedi baixa”, conta. O jovem Américo, então, mudou-se para Belo Horizonte, depois seguiu para Barbacena, onde casou-se e teve seus dois filhos – Mônica, hoje com 39 anos e mãe de Raul (homenagem ao ídolo de Américo) e de Murilo; e Allec, com 38 anos. A filha tinha 2 anos, e o filho, 1, quando a mãe de ambos foi embora. No início dos anos 1980 Américo tornou-se pai solteiro. “Eu ganhava muito pouco, trabalhava dando aula em cursinhos pré-vestibular e supletivo, graças aos meus conhecimentos da escola militar”, conta ele, que em 1984 viu um anúncio de um concurso para a Polícia Federal e se inscreveu. “Tinha bode” da ideia de se tornar policial em plena ditadura, mas tomou os versos de Raul Seixas e encarou o desafio que traria conforto a ele e aos filhos. “A arapuca está armada, e não adianta de fora protestar. Quando se quer entrar num buraco de rato, de rato você tem que transar”, cantarola ele, que passou em primeiro lugar nacional no concurso para escrivão. Queria ser músico profissional, mas tinha urgências. Seguiu amador, tocando Raul! Sua música preferida é “Ouro de tolo”. “Ela resume tudo na vida. Pude deduzir da obra de Raul que temos dois grandes caminhos para tudo, o fácil e o difícil. É fácil complicar, mas difícil simplificar. A gente vê isso também na letra de ‘Maluco Beleza’: ‘Enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal e fazer tudo igual, eu do meu lado, aprendendo a ser louco, um maluco total, na loucura real. Controlando a minha maluquez, misturada com minha lucidez’. Não é uma ‘porralouquice’. Nada contra tomar uma birita, mas é muito fácil ser louco com aditivos. Ser maluco beleza de cara limpa é outra coisa.”

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Social

Data: 19/01/2020

Link:

 https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/19-01-2020/a-262.html

Título: “Jéssica Melo esbanjando charme e sensualidade pelas lentes de Betto Lopes” (Voo livre)

Cotação alta

O espetáculo “Holocausto brasileiro – prontuário da razão degenerada” concorre a cinco categorias (melhor peça adulto, direção, texto, atriz e revelação) no Prêmio Braskem de Teatro 2019. A montagem foi inspirada no ‘best-seller’ da jornalista Daniela Arbex, com dramaturgia e direção de Diego Araúja.

‘Baby’

Nasceu Sophia, primeira filha de Susane Castro e Felippe Balbi.

Esticada portenha

Nesta segunda-feira, voando Emirates, Yone e o ‘sheik’ Ibrahim El Kouri, com os filhos Kalil e Patrícia e os netos Pedro, Lara e Joana seguem para Buenos Aires.

É cada uma…

No território livre da Internet aparece de tudo. Veja só: “cite um erro de português que te incomoda profundamente.”

Resposta: “colocar pouco bacalhau no bolinho…”

Jubileu de ouro

Presidente da Igreja Presbiteriana no Brasil, Roberto Brasileiro vem à cidade no próximo dia 24 para as comemorações dos 50 anos da 4ª. Igreja Presbiteriana, em São Mateus.  Convidando, o pastor Walcyr Gonçalves.

Fatos raros na política

Questionado por Mário Conti, na GloboNews, porque permaneceu em sua casa e não foi morar no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Dória bateu de primeira:  “Não tenho predileção pelas mordomias do poder”. E arrematou: “também uso o meu helicóptero e não o do governo”.

Também em Minas

O bom exemplo também foi dado pelo governador Zema, que trocou o Palácio das Mangabeiras por uma casa alugada na região da Pampulha.

Antenado

A divulgação dos resultados do Enem deixou, patenteada, a certeza de que o estudante continua lendo pouco e, consequentemente, escrevendo mal.  No universo de mais de quatro milhões de provas, apenas 53 redações tiveram nota mil em 2019, contra 55 em 2018. Na mesma linha, os textos zerados passaram de 112 mil para 143 mil nos últimos dois anos.

Aliás, vale o trocadilho: até quando vai persistir este quadro negro?

Aplausos

Ex-aluna do Colégio Militar, Mariana Sá passou direto no vestibular de medicina da UFJF, para felicidade do pai, Rodrigo Sá.

Sem comentário

Parlamentares e lideranças de Petrópolis (RJ) têm se reunido, para discutir as perspectivas e propostas para a nova concessão da BR-040, cuja licitação acontece no final deste ano. Várias sugestões serão levadas ao Ministério da Infraestrutura.

Pelo desinteresse e a sonolência dos deputados de Juiz de Fora sobre o assunto parece que a BR-040 é uma rodovia que liga apenas o Rio a Petrópolis.

Nota mil

Renata Sigiliano, do curso Oficina das Letras, é só alegria com os ótimos resultados dos seus alunos no Pism e Enem.

Aliás, eles mantiveram a tradição de conquistar nota mil na redação.

Festa ‘hollywoodiana’

Um sucesso a programação montada para a formatura de Direito da Faculdade Vianna Júnior. O ‘grand finale’ foi com a suntuosa festa para dois mil convidados, no Expominas. Decoração deslumbrante de Toninho Aleixo e, no palco, vários estilos musicais: Zona Blue, Alan e Alisson, Buchecha, Oba Oba Samba House e DJ Pandão.

A propósito

A supremacia feminina continua: das 53 redações do Enem com nota mil, 32 foram escritas por mulheres.

Capital dos móveis

Começa nesta segunda, em Ubá, a 14ª Feira de Móveis de Minas Gerais – Femur 2020, que vai ocupar uma área de 12 mil m² com estrutura moderna no Parque de Exposições do Horto Florestal.  Na abertura, o governador Romeu Zema entrega ao prefeito Edson Teixeira Filho a placa que confere à cidade, o título de “Capital Estadual da Indústria Moveleira”.

Casa nova

Em ritmo acelerado as obras do novo e amplo reduto de Ana e José Maria Mendes Moraes, em Búzios (RJ). Fica perto da casa que eles têm há vários anos na Praia de Geribá.

Registro

Com pesar, a coluna registra o falecimento do padre José Geraldo Teixeira (75 anos), sepultado, ontem, no Cemitério da Barreira do Triunfo.

Herdeira

Jussara Queiroz e Wallace Rufato em contagem regressiva para o nascimento de Isadora.

Aluna premiada

Gabriella Arcuri, aluna da Corpus, foi premiada com bolsa do Conselho Brasileiro de Dança para o curso intensivo em Belo Horizonte.

Museu das Reduções

Fundado pelos irmãos Vilhena, há 26 anos, em Ouro Preto, o Museu das Reduções, se notabilizou por sua forma inédita de preservar a memória arquitetônica nacional, com réplicas reduzidas e confeccionadas com os mesmos materiais das edificações originais.  Fechado há três anos, o museu vai retomar suas atividades educativas, culturais e turísticas, em novas e modernas instalações, em Cachoeira do Campo (Ouro Preto), às margens da Rodovia dos Inconfidentes.  Segundo Carlos Alberto Vilhena, “as obras de infraestrutura e remontagem das réplicas estão em fase final e a previsão é de que até março o novo Museu das Reduções volte a funcionar”.

— —

Veículo: Correio Braziliense

Editoria: Concurso

Data: 19/01/2020

Link: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2020/01/19/interna-trabalhoeformacao-2019,821379/confira-lista-com-3-393-vagas-em-124-concursos-locais-e-federais.shtml

Título: “Confira a lista com 3.393 vagas em 124  concursos locais e federais ”

Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou lista com 124 concursos e 3.393 vagas, mais cadastro de reserva, em órgãos locais e federais. No Distrito Federal, há dois concursos com inscrições abertas e 400 vagas mais cadastro reserva. Entre os nacionais, são 11 certames abertos para 299, vagas mais cadastro de reserva. Fora do DF, no Centro-Oeste, são quatro processos seletivos, com 2.255 chances, além de cadastro de reserva, no estado de Goiás. Nas universidades federais, são 83 processos seletivos e 370 oportunidades, mais cadastro de reserva. Os institutos federais oferecem 24 concursos e 69 postos vagos, além de vagas para formação de cadastro de reserva.

LOCAIS — DISTRITO FEDERAL

POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF)

Inscrições de quarta-feira (22) até 10 de fevereiro de 2020 no site: www.cebraspe.org.br/concursos. Concurso com 300 vagas para o cargo de escrivão de polícia. Salário: R$ 8.698,78. Taxa de inscrição: R$ 199. Edital: bit.ly/2PoeXMd

PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL (PGDF)

Inscrições de 3 fevereiro até 20 de fevereiro de 2020 no site: www.cebraspe.org.br/concursos/pg_df_19. Concurso com 100 vagas para analista jurídico (57) e técnico jurídico (43). Salários: entre R$ 4.720 e R$ 4.720. Taxa: entre R$ 54 e R$ 78. Edital: bit.ly/2ZjJeAn.

NACIONAIS

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO)

Inscrições até terça-feira (21), enviando o currículo para: itinerario@unesco.org.br. Concurso com uma vaga para consultor com formação em ciências humanas, ciências sociais ou sociais aplicadas (1). Salário: não informadO. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2TpZKhc.

CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 1ª REGIÃO (CREFITO-1)

Inscrições desta segunda-feira (20) até 31 de janeiro presencialmente no endereço: sub-sede do CREFITO-1 da cidade de João Pessoa (PB), situada na Rua Geraldo Porto, nº 55, Brisamar. Concurso com uma vaga para fiscal fisioterapeuta temporário (1). Salário: R$ 4.438,35. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2QYmuTE.

ASSOCIAÇÃO DAS PIONEIRAS SOCIAIS (APS) – REDE SARAH DE HOSPITAIS DE REABILITAÇÃO

Inscrições até 31 de janeiro no site: www.sarah.br/rh. Concurso para a unidade de Brasília com uma vaga para médico psiquiatra (1). Salário: R$ 29.879,79. Taxa: R$ 170. Edital: bit.ly/2TbMlZW.

MARINHA DO BRASIL – AMAZÔNIA AZUL 1 

Inscrições até 9 de fevereiro no site: www.idecan.org.br/concursos.aspx. Concurso com 67 vagas, além de cadastro reserva, para cargos de nível médio e superior: não informado. Salário: Taxa: R$ 70 (nível médio) e R$ 100 (nível superior). Edital: bit.ly/2sdkWM5.

MARINHA DO BRASIL 2

Inscrições de 9 até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou nos locais disponíveis no edital. Concurso com 25 vagas para ingresso no corpo de engenheiros da Marinha, nas áreas de arquitetura e urbanismo (1), engenharia cartográfica (1), engenharia civil (2), engenharia de materiais (1), engenharia de produção (1), engenharia de sistemas de computação (1), engenharia de telecomunicações (2), engenharia elétrica (4), engenharia eletrônica (3), engenharia mecânica (4), engenharia naval (3), engenharia nuclear (1) e engenharia química (1). Salário: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/39Dkjw4.

MARINHA DO BRASIL 3

site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou nos locais disponíveis no edital. Concurso com 34 vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha, nas áreas de clínica médica (18), cirurgia geral (9), ginecologia e obstetrícia (2), pediatria (2), radiologia (2) e ortopedia e traumatologia (1). Salário: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/2Fj66Xg.

MARINHA DO BRASIL 4

Inscrições de 9 até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Concurso com quatro vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha nas áreas de enfermagem (2) e farmácia (2). Salários: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/35tktmC.

MARINHA DO BRASIL 5

Inscrições de 9 até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Concurso com quatro vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha nas áreas de endodontia (1) patologia bucal e estomatologia (1) e prótese dentária (2). Salários: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/2QtL7HI.

FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)

Inscrições até 12 de fevereiro no site: ingresso.eear.aer.mil.br. Concurso com 156 vagas para estágio de adaptação à graduação de sargento da Aeronáutica, nas áreas de eletrônica (26), administração (40), enfermagem (42), eletricidade (10), informática (16), laboratório (5), obras (6), pavimentação (3), radiologia (5) e topografia (3). Salário: não informada. Taxa: R$ 60. Edital: bit.ly/2s7CdXf.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP)

Inscrições até 16 de fevereiro no site: bni.inep.gov.br/inscricao. Concurso para credenciamento de colaboradores no Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI – ES). Salário: R$ 250 por item elaborado. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2uy3oLq.

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO / MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR / PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR / GABINETE DO PROCURADOR-GERAL

Inscrições desta terça-feira (21) até 19 de fevereiro no site www.mpm.mp.br. Concurso com 6 vagas para promotor de justiça militar, sendo 2 para a Procuradoria de Justiça Militar de Bagé (RS), uma (1) para Belém (PA), uma (1) para Manaus (AM), uma (1) para Recife (PE) e uma (1) para o Rio de Janeiro (RJ). Salário: R$ 33.689,11. Taxa: R$ 250. Edital: bit.ly/30sfGRp.

CENTRO-OESTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORMOSA (GO)

Inscrições até este domingo (19) no site: www.idib.rg.br. Concurso com 1.089 vagas, sendo 240 imediatas e 849 para cadastro reserva para os seguintes cargos: advogado (1), assistente social (8), psicólogo (6), professor atividades (47), professores de matemática (3), português/ inglês (3), ciência (3), história (3), geografia (3), educação física (3), libras (3), braile (3), técnico da equipe de referência (5), assistente da equipe de referência (22), cuidador social (9), educador social (9), facilitador da oficina de artes (2), facilitador da oficina de esportes (2), facilitador da oficina de música (2), cozinheiro (5), motorista cat b (8), motorista cat d (2), serviços gerais (18) e agente de serviços de higiêne e alimentação asha (70). Salário: R$ 1.000 e R$ 2.900. Taxa: R$ 70 e R$ 130. Edital: bit.ly/2sgwl3n.

PREFEITURA DE HIDROLINA (GO) 1

Inscrições até 6 de fevereiro no site: www.ganzaroliassessoria.com.br. Concurso com 273 vagas para agente de limpeza urbana e jardinagem (30), auxiliar de serviços gerais (36), merendeira (30), motorista de veículos leves (15), motorista de veículos pesados (12), operador de máquinas pesadas (6), agente administrativo (33), agente comunitário de saúde (12), agente de combate às endemias (9), auxiliar de consultório dentário (3), fiscal ambiental (3), fiscal de serviços (6), fiscal de tributos (3), monitor (18), técnico em enfermagem (30), assistente social (6), enfermeiro (6), engenheiro ambiental (3), farmacêutico (3) e professor (39). Salários: entre R$ 998 e R$ 2.000. Taxa: entre R$ 60 e R$ 120. Edital: bit.ly/2Qipitg.

PREFEITURA DE HIDROLINA (GO) 2

Inscrições até 6 de fevereiro no site: www.ganzaroliassessoria.com.br. Concurso com 410 vagas, sendo 102 para preenchimento imediato e 308 para cadastro reserva nos cargos de agente de limpeza urbana e jardinagem (10), auxiliar de serviços gerais (12), merendeira (10), motorista de veículos leves (5), motorista de veículos pesados (4), operador de máquinas pesadas (2), agente administrativo (11), agente comunitário de saúde (4), agente de combate às endemias (3), auxiliar de consultório dentário (1), fiscal ambiental (1), fiscal de serviços (2), fiscal de tributos (1), monitor (6), técnico em enfermagem (10), assistente social (2), enfermeiro (2), engenheiro ambiental (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), professor de educação física (1) e professor piii – pedagogo (12). Salário: R$ 998 e R$2.000. Edital: bit.ly/36gspdc.

PREFEITURA DE ALTO HORIZONTE (GO)

site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou nos locais disponíveis no edital. Concurso com 34 vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha, nas áreas de clínica médica (18), cirurgia geral (9), ginecologia e obstetrícia (2), pediatria (2), radiologia (2) e ortopedia e traumatologia (1). Salário: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/2Fj66Xg.

MARINHA DO BRASIL 4

Inscrições de 9 até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Concurso com quatro vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha nas áreas de enfermagem (2) e farmácia (2). Salários: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/35tktmC.

MARINHA DO BRASIL 5

Inscrições de 9 até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Concurso com quatro vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha nas áreas de endodontia (1) patologia bucal e estomatologia (1) e prótese dentária (2). Salários: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/2QtL7HI.

FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)

Inscrições até 12 de fevereiro no site: ingresso.eear.aer.mil.br. Concurso com 156 vagas para estágio de adaptação à graduação de sargento da Aeronáutica, nas áreas de eletrônica (26), administração (40), enfermagem (42), eletricidade (10), informática (16), laboratório (5), obras (6), pavimentação (3), radiologia (5) e topografia (3). Salário: não informada. Taxa: R$ 60. Edital: bit.ly/2s7CdXf.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP)

Inscrições até 16 de fevereiro no site: bni.inep.gov.br/inscricao. Concurso para credenciamento de colaboradores no Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI – ES). Salário: R$ 250 por item elaborado. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2uy3oLq.

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO / MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR / PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR / GABINETE DO PROCURADOR-GERAL

Inscrições desta terça-feira (21) até 19 de fevereiro no site www.mpm.mp.br. Concurso com 6 vagas para promotor de justiça militar, sendo 2 para a Procuradoria de Justiça Militar de Bagé (RS), uma (1) para Belém (PA), uma (1) para Manaus (AM), uma (1) para Recife (PE) e uma (1) para o Rio de Janeiro (RJ). Salário: R$ 33.689,11. Taxa: R$ 250. Edital: bit.ly/30sfGRp.

CENTRO-OESTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORMOSA (GO)

Inscrições até este domingo (19) no site: www.idib.rg.br. Concurso com 1.089 vagas, sendo 240 imediatas e 849 para cadastro reserva para os seguintes cargos: advogado (1), assistente social (8), psicólogo (6), professor atividades (47), professores de matemática (3), português/ inglês (3), ciência (3), história (3), geografia (3), educação física (3), libras (3), braile (3), técnico da equipe de referência (5), assistente da equipe de referência (22), cuidador social (9), educador social (9), facilitador da oficina de artes (2), facilitador da oficina de esportes (2), facilitador da oficina de música (2), cozinheiro (5), motorista cat b (8), motorista cat d (2), serviços gerais (18) e agente de serviços de higiêne e alimentação asha (70). Salário: R$ 1.000 e R$ 2.900. Taxa: R$ 70 e R$ 130. Edital: bit.ly/2sgwl3n.

PREFEITURA DE HIDROLINA (GO) 1

Inscrições até 6 de fevereiro no site: www.ganzaroliassessoria.com.br. Concurso com 273 vagas para agente de limpeza urbana e jardinagem (30), auxiliar de serviços gerais (36), merendeira (30), motorista de veículos leves (15), motorista de veículos pesados (12), operador de máquinas pesadas (6), agente administrativo (33), agente comunitário de saúde (12), agente de combate às endemias (9), auxiliar de consultório dentário (3), fiscal ambiental (3), fiscal de serviços (6), fiscal de tributos (3), monitor (18), técnico em enfermagem (30), assistente social (6), enfermeiro (6), engenheiro ambiental (3), farmacêutico (3) e professor (39). Salários: entre R$ 998 e R$ 2.000. Taxa: entre R$ 60 e R$ 120. Edital: bit.ly/2Qipitg.

PREFEITURA DE HIDROLINA (GO) 2

Inscrições até 6 de fevereiro no site: www.ganzaroliassessoria.com.br. Concurso com 410 vagas, sendo 102 para preenchimento imediato e 308 para cadastro reserva nos cargos de agente de limpeza urbana e jardinagem (10), auxiliar de serviços gerais (12), merendeira (10), motorista de veículos leves (5), motorista de veículos pesados (4), operador de máquinas pesadas (2), agente administrativo (11), agente comunitário de saúde (4), agente de combate às endemias (3), auxiliar de consultório dentário (1), fiscal ambiental (1), fiscal de serviços (2), fiscal de tributos (1), monitor (6), técnico em enfermagem (10), assistente social (2), enfermeiro (2), engenheiro ambiental (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), professor de educação física (1) e professor piii – pedagogo (12). Salário: R$ 998 e R$2.000. Edital: bit.ly/36gspdc.

PREFEITURA DE ALTO HORIZONTE (GO)

Inscrições de 3 de fevereiro até 24 de fevereiro no site: www.itecconcuros.com.br. Concurso com 483 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para os cargos de agente administrativo, fiscal de obras, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, monitor de creche, instrutor de informática, técnico em radiologia, arquiteto, assistente contábil, assistente jurídico, assistente social, auditor de controle interno, auditor-fiscal, biólogo, biomédico, educador físico, enfermeiro plantonista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, procurador municipal e psicólogo.Salário: não informado. Taxa: R$ 120 e R$ 190. Edital: bit.ly/2SNiPcC.

UNIVERSIDADES

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 1

Inscrições até segunda-feira (20) presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Relações Internacionais, câmpus universitário Darcy Ribeiro — ICC – Asa Norte, Brasília (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de política internacional (1). Salário: R$ 4.304,92. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/3979hiv.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 2

Inscrições até sexta-feira (24) no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de farmacologia (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2Z48BG4.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 3

Inscrições até sexta-feira (24) no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de estatística (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2Ey8lpc.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 4

Inscrições até sexta-feira (24) no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de administração financeira (1). Salário: R$ 3.522,21. Taxa: R$ 88,05. Edital: bit.ly/2S8WPsE.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 5

Inscrições até sexta-feira (24) no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de enfermagem (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2EweKkS.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 6

Inscrições até sexta-feira (24) no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor efetivo de farmácia (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2QcS2DZ.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 7

Inscrições até sexta-feira (24) presencialmente no endereço: Secretaria do Departamento de História, câmpus universitário Darcy Ribeiro, s/n — Asa Norte. Concurso com uma vaga para professor substituto de história (1). Salário: R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2QBFpDQ.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 8

Inscrições desta segunda-feira (20) até 31 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Relações Internacionais, câmpus universitário Darcy Ribeiro, s/n — Asa Norte. Concurso com uma vaga para professor substituto de relações internacionais (1). Salário: R$ 4.304,92. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/305CyG6.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 9

Inscrições até 14 de fevereiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de geociências (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. 

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 10

Inscrições desta segunda-feira (20) até 21 de fevereiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de terapia ocupacional (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) 

Inscrições até esta segunda-feira (20) no endereço: Departamento de Fonoaudiologia Centro de Ciências da Saúde.Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto. Salário: não informado. Taxa: R$ 107. Edital: bit.ly/3a6bdrY

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ)

Inscrições até 27 de janeiro no endereço: Secretaria do Departamento de Ciências Sociais – UFSJ, Praça Dom Helvécio, nº 74, Bairro Dom Bosco. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto. Salário: R$ 3.522,21 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 30. Edital: bit.ly/374m18f

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) 1 

Inscrições até 29 de janeiro no site: www.app.uff.br. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto. Salário: R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 50 e R$ 70. Edital: bit.ly/2sscbOl

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 2

Inscrições até esta segunda-feira (20) no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de psicologia (1). Salários: entre R$ 3.600,48 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 90.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 3

Inscrições até sexta-feira (24) no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de farmacologia (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 110. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 4

Inscrições até sexta-feira (24) no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de sociologia (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 110.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 5

Inscrições até 27 de janeiro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor adjunto de geociências (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 6

Inscrições até 27 de janeiro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor visitante. Salário: não divulgado. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2tZFGHB

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 7

Inscrições até 30 de janeiro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de escrita acadêmica, português instrumental e eletivas (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 80.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 8

Inscrições até 31 de janeiro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de patologia geral (1). Salários: entre R$ 3.600,48 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 90. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 9

Inscrições até 13 de abril no site: bit.ly/39OOu3D. Concurso com uma vaga para professor de magistério superior da Área de avaliação da Medicina I, Medicina II e Medicina III ou áreas afins que possuam programas de Pós-Graduação que tenham a Medicina em sua multi (inter)disciplinaridade, conforme avaliação CAPES. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 90. Edital: bit.ly/37OuxIy.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) 1 

Inscrições até 31 de janeiro no endereço: Av. Mister Hull, 2977, Campus do Pici, Bloco 825. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto. Salário: R$ 2.236,32 e R$ 3.522,21. Taxa: R$ 56 e R$ 88. Edital: bit.ly/2ubgr5e

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) 2 

Inscrições até 31 de janeiro no endereço: Av. da Universidade 2486, Benfica. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto. Salário: R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Edital: bit.ly/2R66QWG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) 3

Inscrições até 10 fevereiro no endereço: Av. da Abolição, 3207, Meireles. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto. Salário: R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 78 e R$ 146. Edital: bit.ly/2G1I7fA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) 4

Inscrições até 10 de fevereiro no endereço: Rua Coronel Nunes de Melo, 1127, Rodolfo Teófilo. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto. Salário: R$ 2.236,32 e R$ 2.795,40. Taxa: R$ 56 e R$ 70. Edital: bit.ly/2TzvrVa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 1

Inscrições até 28 de fevereiro presencialmente no endereço: câmpus São Paulo, na Coordenadoria de Gestão com Pessoas, Rua Botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor de bioquímica. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2LNNNgt.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 2

Inscrições até 23 de março presencialmente no endereço: Campus São Paulo, na coordenadoria de gestão com pessoas, rua botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, vila clementino. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor adjunto. Salário: R$ 5.831,21. Taxa de inscrição: R$ 145,78. Edital: bit.ly/36bxTnR.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 1

Inscrições até o próximo domingo (26) presencialmente no endereço: Secretaria Geral do ICA/UFMG, Av. Universitária, nº 1000, Bairro Universitário — Montes Claros (MG). Concurso com uma vaga para professor adjunto de desenho mecânico, resistência dos materiais e projetos de máquinas (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/34pdETc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 2

Inscrições até 28 de janeiro no site: bit.ly/2POzrOh. Concurso com uma vaga para professor substituto de matemática (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2st87NF.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 3

Inscrições até 28 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Ciências Agrárias, Av. Universitária, 1000 – Universitário, Montes Claros (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de biologia e manejo de plantas daninhas e forragicultura. Salário: entre R$ 2.236,32 e R$ 3.522,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/39fJMM1.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 4

Inscrições até 28 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Ciências Agrárias, Av. Universitária, 1000 – Universitário, Montes Claros (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de cálculo, matemática financeira, geometria e álgebra linear. Salário: entre R$ 3.130,85 e R$5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2ZsYScB.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 5

Inscrições até 30 de janeiro, presencialmente no endereço: Secretaria do Departamento de Medicina na Av. Antônio Carlos, 6627 — Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de clínica médica (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 3.522,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2tggSvg.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 6

Inscrições até 30 de janeiro, presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Educação na Av. Antônio Carlos, 6627 — Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de educação matemática (1). Salário: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/3ahuqao.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 7

Inscrições até 30 de janeiro presencialmente no endereço: Av. Antônio Carlos, 6627 – Prédio da Engenharia – Bloco 1 – 3º Andar, câmpus da Pampulha – Belo Horizonte/MG. Concurso com uma vaga para professor substituto de calor e fluídos (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2Z9cr0E.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 8

Inscrições até 30 de janeiro, presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Escola de Engenharia na Av. Antônio Carlos, 6627 — Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de mecânica dos fluidos, hidráulica e hidrologia. Salário: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2QYOOVY.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 9

Inscrições de quarta-feira (22) até 4 de fevereiro, no site: www.sigrh.ufrn.br. Concurso com 17 vagas mais cadastro de reserva para professor substituto de medicina (17). Salário: entre R$ 2.566,20 e R$ 6.200,14. Taxa: R$ 50.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 10

Inscrições até 17 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Ciências Econômicas, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Sala 1006, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor adjunto de administração (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2IOF7Fp.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 11

Inscrições até 19 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG. Concurso com uma vaga para professor adjunto de antropologia biológica (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/35KXdRQ.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 12

Inscrições até 29 de fevereiro, presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Escola de Engenharia na Av. Antônio Carlos, 6627 — Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com duas vagas para professor adjunto de mecatrônica (2). Salário: entre R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/30CdNlv.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 13

Inscrições até 16 de abril presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Medicina. Av. Presidente Alfredo Balena, 190 – sala 081 – andar térreo – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG. Concurso com uma vaga para professor adjunto de audiologia (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/35Ppw1S.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 14

Inscrições até 16 de abril presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Medicina. Av. Presidente Alfredo Balena, 190 – sala 081 – andar térreo – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG. Concurso com uma vaga para professor adjunto de linguagem (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2ScZIsl.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) 

Inscrições até 27 de janeiro no site: bit.ly/39TtubS. Concurso com uma vaga para professor de probabilidade e estatística. Salário: R$4.304,92. Taxa: R$ 75. Edital: bit.ly/300O3il.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 1

Inscrições até 4 de fevereiro no site: bit.ly/2roC1T7 ou presencialmente no endereço: Seção de Gestão de Pessoas da UFPR – Rua Jaguariaíva, 512 – Caiobá – Matinhos – Paraná – CEP: 83260-000. Concurso com uma vaga para professor de Linguagem e comunicação (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/38mt7pz.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 2

Inscrições até 4 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico – CEP: 80210-170 – Curitiba (PR). Concurso com uma vaga para professor permanente de ciências sociais aplicadas. Salário: R$9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/34hnNR0.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 3

Inscrições até 4 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria da Direção do Setor de Ciências da Saúde. Rua Padre Camargo, nº 285 – 1º andar – Alto da Glória, Curitiba/PR. Concurso com duas vagas para professor efetivo de otorrinolaringologia (1) e medicina integrada (1). Salários: entre R$ 2.795,40 e R$ 3.522,21. Taxa: entre R$ 70 e R$ 88. Edital: bit.ly/35JpgBn.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 4

Inscrições até 11 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretarias dos departamentos do cursos de interesse nos câmpus Centro Politécnico e Rebouças. Concurso com três vagas para professor adjunto de ciências biológicas (1), história (1) e engenharia química (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2pX6irk.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 5

Inscrições até 11 de fevereiro, presencialmente no endereço: Rua Evaristo F. Ferreira da Costa, 408 – Prédio do Setor de Ciências Exatas – 2º andar sala 214 – Jardim das Américas – Curitiba-PR – Caixa Postal: 19081 – CEP: 81531-98. Concurso com uma vaga para professor de ciências exatas (1). Salários: até R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2LlDUXl.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 6

Inscrições desta segunda-feira (20) até 18 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria do Setor de Artes, Comunicação e Design. Endereço: Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê, Curitiba (PR). Concurso com uma vaga para professor permanente para o departamento de comunicação social. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/35UQwwN.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 7

Inscrições até 3 de março presencialmente no endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, Centro Politécnico, Jardim das Américas, Curitiba. Concurso com uma vaga para professor efetivo de ciências da terra (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2Z4T5cY.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

Inscrições até este domingo (19) no site: www.concursos.ufms.br. Concurso com 31 vagas para professor adjunto de ciências sociais aplicadas (7), letras (3), ciências agrárias (1), antropologia (1), direito (3), geografia (1), medicina (2), medicina veterinária (1), zootecnia (1), botânica (1), geociências (1), fisioterapia (1), matemática (1), educação (2), engenharia química (1), ecologia (1), genética (1), enfermagem (1) e computação (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 250. Edital: bit.ly/2D0cUI6.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 1

Inscrições até esta segunda-feira (20) no endereço: Secretária da Faculdade de Química, Rua Augusto Corrêa, nº 1, Bairro Guamá — Universidade Federal do Pará, câmpus Básico, Belém (PA). Concurso com uma vaga para professor substituto de química (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Edital: bit.ly/36l52hH.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 2

Inscrições até esta segunda-feira (20) no endereço: Secretária da Direção da Escola de Aplicação, Av. Perimetral, 1000, Bairro: Montese, Belém (PA). Concurso com uma vaga para professor substituto de história (1). Salário: R$ 4.304,92. Edital: bit.ly/2QiyVtk.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 3

Inscrições até 27 de janeiro no endereço: Secretaria da Faculdade de Computação — Avenida dos Universitários, S/N, Bairro Jaderlândia — Castanhal (PA). Concurso com uma vaga para professor substituto de computação aplicada (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Edital: bit.ly/2MRHFoi.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 4

Inscrições desta segunda-feira (20) até 20 de abril no site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor da carreira do magistério superior de computação aplicada. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2Tjz1Tv.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 5 

Inscrições desta segunda-feira (20) até 20 de abril no site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor da carreira do magistério superior de engenharia de petróleo/engenharia de poço. Salário: R$ 6.708,96. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/30laVZT.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 6

Inscrições desta segunda-feira (20) até 20 de abril no site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com três vaga para professor da carreira do magistério superior atenção ao sistema endócrino (1) e atenção integral à saúde (2). Salário: R$ 5.831,21. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2snRIu2.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 7

Inscrições até 5 de fevereiro de 2020, observado o horário de Belém (PA), no site www.ceps.ufpa.br. Concurso com n° de vagas não informado. Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2BYNqdI.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) 1

Inscrições até esta segunda-feira (20) presencialmente no endereço: Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – campus das Auroras. Concurso com uma vaga para o cargo de professor adjunto. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2D3IYuK.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) 2

Inscrições até esta segunda-feira (20) presencialmente no endereço: Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Unidade Acadêmica dos Palmares, Acarape (CE). Concurso com uma vaga para carreira de magistério superior, na classe de professor adjunto A de libras (língua brasileira de sinais). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2EyPoTi.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) 3

Inscrições até 28 de fevereiro presencialmente no endereço: Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Campus das Auroras. Concurso com uma vaga para professor adjunto de engenharia (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2tx2Uoi.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Unipampa) 1

Inscrições até esta segunda-feira (20) no site: guri.unipampa.edu.br/psa/processos. Concurso com três vagas para professor substituto de nutrição animal (1), computação (1) e macroeconomia (1). Salário: R$ 2.236,31. Taxa: R$ 90. Edital: bit.ly/2tFNMoX.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Unipampa) 2

Inscrições até 10 de fevereiro no site: guri.unipampa.edu.br/psa/processos/. Concurso com cinco vagas para professor da carreira do magistério superior de propedêutica médica (1), engenharia de software (1), sistemas de comunicações ópticos (1), ciências biológicas (1) e contabilidade e administração (1). Salários: entre R$ 2.786,27 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/35x9Lwk.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Inscrições até sexta-feira (24) pelo e-mail: icbim@ufu.br ou presencialmente no endereço: Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM), Câmpus Umuarama, Uberlândia (MG). Concurso com uma vaga para professor visitante de biologia (1). Salário: não informado. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2UfAhoX.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)

Inscrições até sexta-feira (24) no site: sistemas.ufac.br/concurso_docente. Concurso com 10 vagas de contratação imediata e mais 35 de cadastro reserva para cargo efetivo da carreira de magistério superior em 12 áreas. Salários: entre R$ 3.015,27 e R$ 7.126,20. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/36U3lYO.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

Inscrições até 29 de janeiro no site: sigrh.ufpe.br. Concurso com sete vagas para professor substituto de estruturas (1), desenho (1), matemática (1), gestão da produção (1), ciências/subárea: fenômenos dos transportes (1), matemática (1), estudos sociais / subárea: sociologia (1), estudos sociais / subárea: história (1). Salários: entre R$ 2.459,95 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 75. Edital: bit.ly/3a8T6Sq.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 1

Inscrições de 27 até 29 de janeiro presencialmente no endereço: Recursos Humanos do CAP – Rua J.J. Seabra, s/nº – Lagoa – Rio de Janeiro. Concurso com duas vagas para professor substituto de língua portuguesa (1) e química (1). Salários: entre R$ 2.119,02 e R$ 4.699,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2rdFEei.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 2

Inscrições de 4 de fevereiro até 17 de março no site: concursos.pr4.ufrj.br/index.php/inicio. Concurso com duas vagas para professor efetivo de química (1) e artes cênicas. Salário: entre R$ 4.919,90 e R$ 9616,18. Taxa: R$ 300. Edital: bit.ly/35AMTew.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 3

Inscrições de 4 de fevereiro até 17 de março no site: concursos.pr4.ufrj.br/index.php/inicio. Concurso com 109 vagas para professor efetivo de matemática (7), anatomia humana (1), enfermagem e obstetrícia (1) engenharia (1), engenharia de produção (1), licenciatura em química (1), nutrição (1), medicina (13), arte corporal (1), ginástica (1), jogos (1), lutas (1), enfermagem fundamental (1), metodologia da enfermagem (1), fármacos e medicamentos (1), terapia ocupacional (1), odontologia (2), biologia computacional (1), biologia (3), bioquímica médica (2), ciências biomédicas (3), saúde coletiva (3), saúde pública (1), técnica dietética (1), química teórica (1), química dos produtos naturais (1), tecnologia e educação em saúde (1), comportamento organizacional (1), administração (1), biblioteconomia (1), ciências contábeis (3), direito do estado (2), direito social e econômico (1), ciências econômicas (1), Relações Internacionais e Defesa e Gestão Estratégica Internacional (1), física (1), geociências (3), astronomia (2), comunicação (3), serviço social (3), educação (2), filosofia e ciências sociais (4), história (2), psicologia (2), belas artes (6), música (3), arquitetura e urbanismo (2), letras (4), química (2), construção civil (1), materiais de construção (1), sistemas de energia e máquinas (1), sistemas de potência (1), engenharia de fatores humanos (1), métodos quantitativos (1), expressão gráfica (1), tecnologia (1), arqueologia (1), paleoinvertebrados (1), sistemática e taxonomia de aves (1). Salário: entre R$ 2.236,32 e R$ 9616,18. Taxa: de R$ 70 a R$ 200. Edital: bit.ly/2RbIycG.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) 1

Inscrições de terça-feira (21) até 30 de janeiro no site: www.prgdp.ufla.br/site/selecao-para-professor-substituto. Concurso com 15 vagas para professor substituto de economia (1), modelagem de sistemas dinâmicos (1), embalagens para alimentos (1), transferência de calor e massa (1), física do solo (1), construções e ambiência (1), esporte: ensino e treinamento (1), pedagogia da educação física e esporte (1), sistemas fluidomecânicos (1), matemática (1), direito processual (1), saúde da família (1), forragicultura (1) e zootecnia geral (1). Salários: entre R$ 3.600,48 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 100. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) 2

Inscrições entre 17 de fevereiro e 13 de março, no site: www.prgdp.ufla.br/site/concursos/professor. Concurso com quatro vagas para professor efetivo de bromatologia e análise de alimentos (1), máquinas e mecanização agrícola (1) e educação física (2). Salário: R$ 5.143,54. Taxa: R$ 240. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) 

Inscrições até 31 de janeiro no site: www.concursos.ufscar.br. Concurso com uma vaga para professor de conformação mecânica/propriedades mecânicas dos metais e ligas/estrutura dos metais e ligas (1). Salários: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2ZCxQCh.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)

Inscrições até 31 de janeiro no site: bit.ly/2F64RKZ. Concurso com 11 vagas para professor adjunto (3), professor assistente (3) e professor auxiliar (5). Salários: entre R$ 1.285,89 e R$ 5.143,54. Taxa: entre R$ 75 e R$ 200.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) 1

Inscrições de 27 até 31 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria do Departamento de Enfermagem da UFPI do câmpus Ministro Petrônio Portela — Teresina (PI). Concurso com três vagas para professor substituto de enfermagem (3). Salário: R$ 4.209,12. Taxa: entre R$ 84,18 e R$ 105,22. Edital: bit.ly/2SUnlX7.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) 2

Inscrições até 31 de janeiro pelo e-mail: ppgca@ufpi.edu.br. Concurso com uma vaga para professor visitante na área de ciências agrárias (1). Taxa: R$ 76,92. Edital: bit.ly/2R96jlD.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) 3

Inscrições até 17 de fevereiro presencialmente no endereço: Protocolo Geral, da UFPI situado no bloco SG-7 do câmpus Ministro Petrônio Portella, bairro Ininga, Teresina (PI). Concurso com 37 vagas para o cargo de docente da carreira do magistério superior em 32 áreas. Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.143,54. Taxas: entre R$ 88 e R$ 240. Confira as áreas no edital: bit.ly/2qJ03Yz.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) 1

Inscrições até 2 de fevereiro no site: bit.ly/2oGnfFE. Concurso com uma vaga para o cargo de docente da Carreira do Magistério Superior, Professor Classe A – com denominação Adjunto A, nível I, em regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva (DE), com lotação no Departamento de Informática, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, para a área de Visão Computacional, com a seguinte titulação: Graduação em Ciência da Computação OU Engenharia da Computação OU Sistemas de Informação OU Engenharia de Software,e Doutorado em Ciência da Computação ou áreas afins. Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 5.136,99. Taxa: R$120,75. Edital: bit.ly/2WHJUxO.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) 2

Inscrições até 8 de fevereiro no site: www.gps.ufv.br. Concurso com uma vaga para professor de carreira do magistério superior na área de recuperação de informação. Salário: de R$ 4.463,93 a R$ 5.136,99. Edital: bit.ly/32vFrj4.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) 

Inscrições até 14 de fevereiro presencialmente no endereço: Campus JK – MGT 367 – Km 583, nº 5000 Alto da Jacuba, Diamantina – MG. Concurso com cinco vagas para o cargo de professor adjunto (5). Salário: R$ 9.616,18. Taxa de inscrição: R$200. Edital: bit.ly/2s37YQs.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) 

Inscrições de 4 até 28 de fevereiro no site: www.concurso.ufjf.br. Concurso com 17 vagas para professor da carreira do magistério do ensino superior para os Campi Juiz de Fora e Governador Valadares da UFJ nas áreas de geografia (1), anos iniciais e alfabetização (1), construção civil, materiais e componentes de construção, processos construtivos (1), cirurgia ortopédica (1), clínica médica cirúrgica V (nefrologia), temas integradores em clínica ampliada (TICA) (1), radiologia odontológica e diagnóstico oral (1), genética (1), imunologia básica e aplicada (1), probabilidade e inferência estatística (1), auditoria; perícia; avaliação e arbitragem e metodologia da pesquisa (1), lazer, esportes de aventura e educação Ambiental (1), esportes coletivos, gestão e organização desportiva (1), assistência farmacêutica e cuidados farmacêuticos (1), pneumologia e propedêutica (1), radiologia odontológica (1), anatomia humana (1), farmacologia (1). Salário: entre R$ 2.459,95 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 150. Edital: bit.ly/2PYHc5r.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) 

Inscrições até 2 de março no site: www.copese.uft.edu.br. Concurso com 14 vagas para professor adjunto de medicina (6), zootecnia (1), direito (2), pedagogia (1), educação física (1) e psicologia (3). Salários: entre R$ 2.236,31 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 260. Edital: bit.ly/2XvAeXI.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 1

Inscrições de 17 de fevereiro até 17 de março no site: bit.ly/35ePWZO. Concurso com quatro vagas para professor livre do magistério superior nas áreas de medicina (1), física (1), matemática (1) e geotecnia (1). Salário: R$ 20.530,01. Taxa: R$ 300. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 2

Inscrições de 4 de fevereiro até 17 de março no site: bit.ly/36aCF5I. Concurso com duas vagas para professor da carreira do magistério básico, técnico e tecnológico nas áreas de artes cênicas (1) e química (1). Salários: entre R$ 4.472,6 e R$ 9.616,14. Taxa: R$ 300. 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)

Inscrições de 2 até 30 de março no site: www.ufrrj.br/concursos. Concurso com quatro vagas para o provimento de cargos do quadro de pessoal técnico-administrativo da universidade de engenheiro agrônomo (1) e assistente em administração (3). Salário: entre R$ 2.446,96 e R$ 4.180,66. Taxa: entre R$ 85 e R$ 150. Edital: bit.ly/361CMk1.

INSTITUTOS 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA (IFB) 1

Inscrições até sexta-feira (24), presencialmente no endereço: Protocolo do Câmpus São Sebastião (Recepção). Endereço: Av. São Bartolomeu, área Especial 3, São Sebastião (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de pedagogia (1). Salário: entre R$ 3.584,31 e R$ 6.224,68. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/38cCI1h.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA (IFB) 2

Inscrições até 31 de janeiro presencialmente no endereço: IFB câmpus Taguatinga – QNM 40, Área Especial nº 1, Taguatinga (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de mecânica (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 6.289,21.Taxa: não há. Edital: bit.ly/2Ntqutw

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (IFMS) 

Inscrições até este domingo (19) no site: www.ifms.edu.br. Concurso com duas vagas (2) para o cargo de professor substituto. Salário: R$ 3.588,85 e R$ 6.289,21. Taxa: R$ 50. Edital: bit.ly/2NpKhtM 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA/CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM (IFRO) 1

Inscrições até este domingo (19) no site: www.ifro.edu.br. Concurso com uma vaga (1) para professor substituto em biomedicina. Salário: R$ 3.126,31 e R$ 5.786,68. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2u3xndQ

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA/CAMPUS PORTO VELHO CALAMA (IFRO) 2

Inscrições até esta segunda-feira (20) no site: www.portal.ifro.edu.br. Concurso com três (3) vagas para o cargo de professor substituto. Salário: R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/386sW0R

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) 1

Inscrições até esta segunda-feira (20) no site: www.ifmg.edu.br/portal/concursos. Concurso com três vagas para professor substituto de educação matemática (1), desenvolvimento de sistemas (1) e matemática (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 6.684,19. Taxa: R$ 50. Edital: bit.ly/35ShGED.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) 2

Inscrições até o próximo domingo (26) no site: www.ifmg.edu.br. Concurso com uma (1) vaga para professor de ensino básico, técnico e tecnológico de mecânica. Salários: entre R$ 4.921,93 e R$ 10.058,92. Taxa: R$ 201. Edital: bit.ly/35ZzFZW.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) 1

Inscrições até 20 de fevereiro no site: ifg.edu.br/concursos. Concurso com uma vaga para professor substituto de educação (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/2ShZsbs.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) 2

Inscrições até terça-feira (21) no site: www.ifg.edu.br/concurso/index.php/concursos. Concurso com duas vagas para professor substituto de enfermagem (1) e pedagogia (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/2R1DiIg.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) 3

Inscrições até 4 de fevereiro, no site: www.ifg.edu.br/concursos. Concurso com uma vaga para professor substituto de informática (1). Salário: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 40. 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)

Inscrições até terça-feira (21), com exceção das vagas nos câmpus Sertãozinho e Sorocaba, que se encerram em 23 de janeiro. Presencialmente no câmpus em que o candidato concorre à vaga. Concurso com duas 21 vagas para 19 áreas que podem ser conferidas no edital. Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21 . Taxa: R$75. Edital: bit.ly/2QAPhOg.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR) 

Inscrições até quarta-feira (22) presencialmente no endereço: Protocolo do câmpus avançado Quedas do Iguaçu, Marginal Imbirama, 300 — Linha Tapui — Quedas do Iguaçu. Concurso com uma vaga para professor substituto de ciência da computação (1). Salário: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 47. Edital: bit.ly/2Sk6Umw.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)

Inscrições até quinta-feira (23) no site: www.selecao.ifmt.edu.br. Concurso com 18 vagas para o cargo de professor substituto em diversas áreas. Salário: R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/35PCc80

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IFC) 1

Inscrições até sexta-feira (24) presencialmente no endereço: Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Camboriú, na rua Joaquim Garcia s/n, Camboriú (SC). Concurso com uma vaga para professor substituto de informática. Salário: entre R$ 2.236,32 e R$ 3.522,21. Taxa: R$ 20. Edital: bit.ly/2s2pZyX.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IFC) 2

Inscrições desta segunda-feira (20) até 31 de janeiro, presencialmente no endereço: Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Rio do Sul, Rio do Sul,Estrada do Redentor, 5665. Concurso com uma vaga para professor substituto de educação física (1). Salário: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 20. Edital: bit.ly/2FTK25N.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) 1

Inscrições até sexta-feira (24) presencialmente no endereço: Diretoria de Gestão de Pessoas do Campus Porto Alegre, localizada na Rua Coronel Vicente, n° 281, 9º andar, Torre Norte, sala 914, Bairro Centro Histórico – Porto Alegre/RS. Concurso com uma vaga para professor substituto de ciências humanas/história. Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/35AIbNQ.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) 2

Inscrições até 27 de janeiro presencialmente no endereço: Diretoria de Gestão de Pessoas do Câmpus Porto Alegre, localizada na Rua Coronel Vicente, n° 281, 9º andar, Torre Norte, sala 914, Bairro Centro Histórico — Porto Alegre (RS). Concurso com duas vagas para professor visitante de inovação (1) e propriedade intelectual e transferência de tecnologia (1). Salário: R$ 11.317,55. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2s5rahe.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL/CÂMPUS SERTÃO (IFRS) 3

Inscrições até 27 de janeiro no endereço: Campus Sertão, localizado na Rodovia RS 135 – Km 25 – Distrito Engenheiro Luiz Englert – Caixa Postal 21 – Sertão, RS. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto na área de direito.Salário: R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2sDlISU

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) 4

Inscrições desta segunda-feira (13) até 31 de janeiro por meio de formulário disponível no site: ifrs.edu.br/ibiruba. Concurso com quatro vagas para professor substituto de matemática (2), química (1) e informática (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2ZLK2Ow.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ/CÂMPUS JUAZEIRO DO NORTE (IFCE) 

Inscrições até 26 de janiero no site: www.ifce.edu.br. Concurso com duas vagas (2) para o cargo de professor substituto. Salário: não informado. Taxa: R$ 50. Edital: bit.ly/2RnaSsj

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) 1

Inscrições até 28 de janeiro no site: www.ifg.edu.br/concursos. Concurso com vagas de cadastro reserva para professor substituto/temporário. Salários: entre R$ R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/3049yPm.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) 2

Inscrições até 30 de janeiro no site: www.ifg.edu.br/concursos/em-andamento. Concurso com uma vaga para tradutor/intérprete de libras (1). Salário: R$ 4.180,66. Taxa: R$ 40.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)

Inscrições até 30 de janeiro no endereço: Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, na Avenida Florestan Fernandes, nº 131, Bairro Univerdecidade. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto em português/espanhol. Salário: R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa:não há. Edital: bit.ly/2QPrb2o

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA) 

Inscrições até 4 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria da Direção do Setor de Ciências da Saúde, Rua Padre Camargo, 285 – Alto da Glória – CEP: 80.060-240 – Curitiba – Paraná – Brasil. Concurso com uma vaga para professor no setor Ciências da Saúde (1). Salários: entre R$ 3.522,21 e R$ 2.236,32. Taxa: R$ 88. Edital: bit.ly/34JYmIT.

— —

Veículo: Super. FC

Editoria: Esporte

Data: 19/01/2020

Link: https://www.otempo.com.br/superfc/v%C3%B4lei/dentro-de-casa-jf-volei-leva-o-titulo-da-copa-trade-1.2286026

Título: “Dentro de casa, JF Vôlei leva o  título da Copa Trade”

Torneio serve de preparação para a divisão de acesso, que começa na quinta-feira; adversários foram times que também estarão na competição

O JF Vôlei aproveitou estar jogando dentro de casa para vencer os dois jogos e ser campeão da 2ª edição da Copa Trade, que aconteceu entre sexta e domingo no ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Depois de vencer o Lavras Vôlei no primeiro dia por 3 a 1 (25/17, 22/25, 25/13 e 25/19), o domingo reservou novo triunfo, agora diante do São José por 3 a 0 (25/22, 25/21, 25/23). No sábado, o Lavras, que conta com o experiente oposto Lorena, de 41 anos, venceu o time paulista por 3 a 1 (27/25, 25/22, 16/25 e 25/19), terminando na segunda posição. Na primeira edição do torneio, o título foi do Botafogo (RJ).

“Acho que o time rendeu muito bem. Ainda estamos em fase de amadurecimento como equipe mas, dentro do sistema proposto, os meninos foram bem na parte tática e individual. Coletivamente, conseguimos aplicar coisas pontuais que foram importantes. Está sendo um momento de conhecimento da comissão técnica com o grupo e vice-versa. Foi uma experiência proveitosa, tivemos uma noção do nível da Superliga B e de como o campeonato será duro. Vamos focar para fazer uma boa estreia contra um forte adversário. Estamos confiantes para a estreia de sábado”, comenta o técnico Marcos Henrique.

Estreia batendo na porta

O torneio serviu como preparação para a Superliga B, que começa na quinta-feira. O Lavras abre o torneio contra o Uberlândia Gabarito Start Química, terceiro representante do Estado no torneio de acesso. Os outros três jogos da primeira rodada estão marcados para o sábado. O JF estreia em casa contra o Garulhos (SP). Também participam o Anápolis (GO), o Apav canoas (RS) e o Brasília (DF).

Na Superliga B, todos os oito times já começam classificados para as quartas de final, com a fase de classificação servindo para definir posições após jogos de ida, somente. A segunda fase terá cruzamento olímpico e os dois finalistas se garantem na próxima edição da Superliga.

— —

Veículo: Esporte Alternativo

Editoria: Esporte

Data: 19/01/2020

Link: https://www.esportealternativo.com.br/atletismo/tatiane-raquel-e-daniel-nascimento-brilham-na-copa-brasil-caixa-de-cross-country.html

Título: “Tatiane Raquel e Daniel Nascimento brilham na Copa Brasil Caixa de Cross Country

Serra (ES) – A paranaense Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR) e o paulista Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP) brilharam na manhã deste sábado (18/1) na disputa da categoria adulta da Copa Brasil Caixa de Cross Country, na cidade de Serra, no Espírito Santo. A competição abriu o calendário de provas de 2020 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A Copa Brasil Caixa reuniu mais de 280 atletas de 41 clubes, representando 13 Estados e o Distrito Federal, no Condomínio Alphaville Jacuhy. As provas foram disputadas sem sol, mas com o tempo abafado e temperaturas variando entre os 21 graus e 27 graus.

Tatiane Raquel da Silva, venceu a prova de 10 km, que abriu a competição. Especialista nos 3.000 m com obstáculos, a atleta manteve um ritmo forte e completou as cinco voltas no circuito em 37:55. “Estou muito feliz por ter vencido novamente”, disse a paranaense Tatiane, campeã da edição de 2017, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. “Meu foco este ano é a Olimpíada de Tóquio, estou com boa pontuação, mas ainda vou tentar o índice de 9:30. Não é fácil, mas vou me preparar para isso”, continuou a atleta, treinada por Claúdio Castilho, que vive em Guarapuava (PR).

Antes de competir na Europa, Tatiane está tentando definir um período de treinamento em altitude. “Estou vendo as possibilidades de ir para a Colômbia ou o Quênia. Será uma parte fundamental na preparação”, completou.

No masculino, Daniel Ferreira do Nascimento foi o grande vencedor ao completar o percurso em 32:07. Campeão sub-18 e sub-20 em edições anteriores da competição agora conquistou também o título do adulto, totalizando cinco vitórias na Copa Brasil. “É muito bom estar de volta, depois de mais de um ano parado. Estou bem treinado e conseguindo bons resultados”, disse Daniel, que foi o brasileiro mais bem colocado (11º) na Corrida de São Silvestre, em São Paulo. “Vou me dedicar às provas de 1.500 m a 5.000 m na temporada.”

Campeão brasileiro de diversas provas do sub-18 ao adulto, Daniel resolveu parar em 2018, cansado de tratar de uma lesão no pé. Foi trabalhar com o corte de cana e arrancar mandioca na cidade de Paraguaçu Paulista, onde nasceu. “Eu sempre corria no intervalo do trabalho e um dia pedi ajuda ao técnico Neto Gonçalves, de Bauru. Agora, estou de volta. Agradeço muito a Deus”, comentou.

Johnatas Cruz (Guarulhos), o gari corredor, obteve, assim como no ano passado, o vice-campeonato. Já Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ), que tentava a sétima vitória na competição, terminou na terceira colocação.

No Sub-20 feminino, vitória da baiana Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA). A corredora de 17 anos terminou a prova de 6 km muito emocionada. “Embora bem treinada, não esperava o primeiro lugar. Meu técnico Ferreirinha (Antônio Ferreira Bonfim Filho) sempre me disse que eu era capaz”, comemorou.

Com a vitória, Nubia, assim como os três primeiros colocados do adulto e do sub-20, está qualificada para disputar o Campeonato Pan-Americano de Victoria, no Canadá, no dia 29 de fevereiro. “A ficha ainda não caiu, nem passaporte eu tenho porque nunca saí do País”, completou a atleta, nascida na cidade de Campo Formoso.

Nos 8 km masculino sub-20, Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) foi o vencedor, com 27:28. O mato-grossense da Chapada dos Guimarães comemorou mais uma convocação para um torneio internacional. “O objetivo era a classificação para o Pan-Americano e estou muito feliz por levar o nome de Barra do Garças para o Canadá”, disse o corredor de 17 anos, treinado por Sivirino Souza dos Santos, que disputa as provas dos 800 m e dos 1.500.m

Arnaldo de Oliveira, medalha de bronze no 4×100 m em Atlanta-1996, participou do evento como integrante do Programa Caixa Heróis do Atletismo. A CBAt foi representada pelo presidente e o vice-presidente do Conselho de Administração, Warlindo Carneiro da Silva Filho e Wlamir Motta Campos.

A CBAt foi elogiada por pessoas com necessidades especiais pela acessibilidade na área de competição, que teve grama aparada e rampas para cadeirantes e para deficientes visuais, com cão guia.

Resultados

10 km Feminino Adulto

1-Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR) – 37:55

2-Graziele Zarri (Pinheiros-SP) – 38:33

3-Amanda Aparecida de Oliveira (UJFJ-MG) – 39:33

Por equipe

1-GAE (ES) – 62 pontos

2-LACES (ES) – 51 pontos

10 km Masculino Adulto

1-Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP) – 32:07

2-Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP) – 32:17

3-Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ) – 32:23

Por equipe

1-UFJF-MG – 111 pontos

2-GAE-ES  – 98 pontos

3-Barra do Garças-MT  – 95 pontos

6 km Feminino Sub-20

1-Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA) – 23:29

2-Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR) – 23:36

3-Mirelle Leite da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE) – 24:03

Por equipe

Sem classificação

6 km Masculino Sub-18

1-Kaue Orvalho Domingues (IEMA-SP) – 21:14

2-André Luiz de Souza (Barra do Garças-MT) – 21:15

3-Gustavo Siqueira Bispo (Barra do Garças-MT) – 21:57

Por equipe

1-Barra do Garças (MT) – 51 pontos

2-ASCEFETES (ES) – 26 pontos

3-Estação Conhecimento Serra (ES) – 16 pontos

8 km Masculino Sub-20

1-Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) – 27:28

2-Eduardo Bandeira Baltazar (ASCORT) – 27:41

3-Vitor de Oliveira da Silva (FECAM-PR) – 28:01

Por equipe

1-Barra do Garças (MT) – 40 pontos

2-Vasco da Gama (RJ) – 33 pontos

4 km Feminino Sub-18

1-Aylana Ferreira Cezar (Centro Olímpico-SP) – 16:06

2-Ana Beatriz Trajano (ABDA-SP) – 16:28

3-Laís Gasparini Silva (ASCEFETES-ES) – 17:36

Por equipe

1-ASCEFETES (ES) – 8 pontos

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 20/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/20-01-2020/campeao-jf-volei-e-aprovado-por-tecnico-em-teste-para-a-superliga-b.html

Título: “Campeão, JF Vôlei é aprovado por técnico em teste para a Superliga B”

Na disputa da 2ª Copa Trade, equipe juiz-forana venceu Lavras e São José Vôlei, adversários na competição nacional, a uma semana da estreia; ingressos para o jogo estão à venda

O JF Vôlei conquistou nesse domingo o título da 2ª Copa Trade, triangular organizado pela diretoria da equipe local com a presença do Lavras (MG) e do São José Vôlei (SP) no Ginásio da UFJF. Os donos da casa superaram os rivais mineiros por 3 sets a 1 (25/17, 22/25, 25/13 e 25/19) na sexta-feira (17), e os paulistas por 3 a 0 (25/22, 25/21 e 25/23) no domingo. A segunda colocação foi de Lavras, que derrotou o São José no sábado.

O evento, a uma semana da estreia das três equipes na Superliga B, serviu para dar ritmo de jogo e consolidar ideias do técnico Marcos Henrique, que aprovou as exibições. “Foi muito bom. Os meninos se comportaram muito bem, conseguiram entender as questões táticas e aplicaram em quadra. É um grupo muito afim de querer fazer e esse é um dos pontos principais, o comportamental. Na questão do sistema foi bom, mas ainda precisamos encaixar algumas coisinhas, algo natural”, analisa o comandante.

A vitória, na visão do treinador, gera uma confiança que deve ser aproveitada já na primeira partida da equipe no campeonato nacional, contra Vedacit Vôlei Guarulhos, no próximo sábado (25), às 19h no Ginásio da UFJF. “Ganhamos mais confiança para nossas ações a partir do momento que fizeram bem. Acredito que podem jogar mais soltos, foi importante esse campeonato que organizamos. Mas não garante nada no próximo jogo. Comemoramos no domingo e agora já pensamos em Guarulhos porque cada jogo, daqui pra frente, é uma final”, opina Marcos Henrique.

Semana de ajustes

Até o sábado, o elenco do JF Vôlei irá realizar atividades em quadra ou na academia todos os dias em dois períodos. Conforme Marcos Henrique, a ideia é aprimorar pontos como o “saque e meio de rede, a relação bloqueio e defesa, e o nível de side out (virada de bola) em uma maior parte do tempo. Houve uma irregularidade normal durante os jogos porque os meninos são jovens, mas vi muitas coisas interessantes”, conta.

Venda de ingressos

O JF Vôlei anunciou a abertura da comercialização de bilhetes para a estreia na Superliga B. As entradas já são vendidas por R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) no Bar do Futrica (Galeria Hallack, 5, Centro) e na Cirúrgica Equilíbrio (Rua São Mateus, 422, São Mateus). O torcedor também pode comprar o ingresso online disponível no site Acesse Ingressos. À assessoria do JF Vôlei, o diretor técnico da equipe local, Maurício Bara, expôs a expectativa de encarar o Vôlei Guarulhos com o Ginásio da UFJF lotado. “Acredito que os torcedores que vieram nos acompanhar contra Lavras e São José vão voltar contra o Vôlei Guarulhos e com certeza vão trazer novas pessoas”, destaca, relembrando as partidas da 2ª Copa Trade.

Os portões do Ginásio da UFJF serão abertos às 18h do sábado. A venda de ingressos no Bar do Futrica e na Cirúrgica Equilíbrio termina no dia da partida, às 12h. Após esse horário, as vendas serão realizadas no local da partida ou online. O torcedor que comprar o bilhete pela internet deverá levar o comprovante impresso.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Concurso

Data: 20/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/empregos/20-01-2020/concurso-da-ebserh-tem-8-640-inscritos.html

Título: “Concurso da Ebserh tem 8.640 inscritos”

O cargo mais concorrido é o de enfermeiro, que recebeu 1.661 inscritos para disputar sete oportunidades. A relação é de 237,2 candidatos por vaga.

Um total de 8.640 candidatos se inscreveram no concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para lotação no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A seleção oferece 35 vagas e mais formação de cadastro reserva para cargos das áreas administrativa, assistencial e médica. Os salários variam entre R$ 2.170,22 e R$ 8.771,39.

O cargo mais concorrido é o de enfermeiro, que recebeu 1.661 inscritos para disputar sete oportunidades. A relação é de 237,2 candidatos por vaga. Em seguida está o de técnico de enfermagem, com 3.482 interessados em 17 postos. Desta forma, a relação é de 204,3 candidatos por vaga. O terceiro cargo mais disputado é o de técnico em radiologia, que somou 299 inscritos para a oferta de três chances. A relação é de 99,6 candidatos por vaga.

Na área médica, o posto mais concorrido é o de oftalmologista, que teve 27 inscritos para uma vaga. Apesar de oferecer apenas oportunidade para cadastro reserva, a área administrativa também recebeu muitas inscrições. Foram 1.474 para o cargo de assistente administrativo; 406 para advogado e 74 para técnico em contabilidade.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 20/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/20-01-2020/amanda-oliveira-conquista-vaga-no-pan-de-cross-country-no-canada.html

Título: “Amanda Oliveira conquista vaga no Pan de Cross Country, no Canadá”

Atleta de Mercês foi bronze nos 10km da Copa Brasil; UFJF é campeã por equipes no masculino

No último fim de semana, a mercesana Amanda Oliveira conquistou vaga no Pan-Americano de Cross Country, programado para 29 de fevereiro, no Canadá. A atleta carimbou o passaporte com a terceira colocação na prova de 10km da Copa Brasil Caixa de Cross Country, realizada em Serra (ES). Amanda representou a UFJF na competição. A equipe de atletismo da universidade ainda deixou o território capixaba com o título masculino por equipes também dos 10km.

Amanda completou sua prova em 39min33s, atrás apenas da campeã Tatiane Raquel (Ipec-PR), com o tempo de 37min55s, e de Graziele Zarri (Pinheiros-SP), medalha de prata com a marca de 38min33s. “Foi um percurso desafiador, mas bem plano. O clima foi bem legal também, não estava tão quente, só seco. A concorrência sempre é forte, as meninas estão sempre bem preparadas e eu sabia que não era a favorita porque tinha atletas mais experientes que eu”, conta Amanda à Tribuna.

Com um problema de saúde, a semana que antecedeu a prova não foi das mais fáceis para Amanda. Contudo, a atleta, madura, afirmou que as condições não interferiram em seu desempenho. “Deu uma infecção no siso. Mas já estou bem, graças a Deus. Só que isso não interferiu na prova. Cheguei lá um pouco abatida, mas já sabia que as adversárias eram fortes e eu não era a favorita. Mesmo assim, com a semana difícil pela dor, fiz o meu melhor e estou muito feliz com o resultado. O fato de não ter sido campeã não foi por eu ter passado mal. As outras meninas estavam mais preparadas. Fiquei muito feliz com esse terceiro lugar, diante de muito sacrifício e garra”, relata.

Amanda volta suas atenções agora à representação do país no Canadá. Com despesas custeadas pela Confederação Brasileira de Atletismo, a atleta irá compor a Seleção Brasileira de cross country no final de fevereiro. “Estou muito feliz de estar representando o Brasil. Me sinto orgulhosa porque não é fácil. A batalha é dura, o percurso foi difícil, lutei até o fim na garra e na força e vontade”, expõe a jovem de 22 anos.

Título por equipes

Com o trio composto por Eberth da Silva Silvério, Glenilson Gilbert de Carvalho e Neemias Alves da Cruz em ação, a UFJF trouxe o título na disputa por equipes da prova masculina de 10km. A equipe juiz-forana somou 111 pontos com os três atletas, à frente do time GAE, do Espírito Santo, com 98 pontos, e de Barra do Garças, do Mato Grosso, com 95, completando o pódio coletivo.

“É um resultado muito legal, um título importante que trazemos para a região. Mostra que o trabalho está sendo bem feito. Agora temos que seguir focados para buscar, no próximo ano, não apenas esse título por equipes, mas colocar nossa região entre os três melhores individualmente, no pódio”, analisa Eberth, que disputou a competição pela quinta vez em sua carreira – duas no juvenil e três como adulto -, e terminou esta edição em quinto lugar, após 33min57s.

Gilbert foi o quarto melhor, chegando pouco antes de seu companheiro de equipe, com a marca de 33min45s, quase rendendo uma vaga no pódio. Já Neemias terminou a prova na 12ª posição após 35min53s. O campeão foi Daniel Ferreira do Nascimento, da ABDA Atletismo (SP), depois de 32min07.

Agora, os atletas voltam aos seus treinos visando as corridas de rua. Este é o exemplo de Eberth, que trabalha com foco principal na Maratona do Rio de Janeiro, marcada para 13 de junho. “O percurso da Copa Brasil foi bem pesado, mas foi uma experiência muito satisfatória porque sai muito da nossa realidade. Agora volto a pensar na Maratona, quem sabe consigo um top 5 lá”, projeta o multicampeão do Ranking juiz-forano.

— —

Veículo: Super Esportes

Editoria: Esporte

Data: 20/01/2020

Link: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/america-mg/1,8,1,17/2020/01/20/noticia_interior,3830962/sete-times-tem-como-principal-ambicao-a-permanencia-na-elite-do-campeo.shtml

Título: “Sete times têm como a principal ambição a permanência na elite do Campeonato Mineiro”

Sete times cujo principal objetivo é não cair para o Módulo II

No último dia da série “Campeonato Mineiro 2020”, vamos apresentar sete times cujo principal objetivo é não cair para o Módulo II. Chegar entre os quatro semifinalistas já será motivo de muita comemoração para Boa, Caldense, Patrocinense, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova. Uma boa classificação na competição será importante para essas equipes, que podem disputar as Séries C e D de 2021 e se classificar para a Copa do Brasil de 2021. A briga promete ser boa e o torcedor poderá reencontrar com alguns personagens com história no futebol. Um deles é o atacante Ademilson, do Tupynambás, que aos 45 anos será atleta mais velho na competição. No meio-campo do Villa, um campeão da Tríplice Coroa com o Cruzeiro: o volante Augusto Recife. 

Boa Esporte

O time da Varginha tenta se reerguer no cenário nacional. E o Estadual é, para todos, o ponto de partida para esse objetivo. Foi o quarto colocado na competição do ano passado e sonha em repetir o desempenho, o que lhe daria vaga na Copa do Brasil em 2021, além de lhe garantir vaga ou na Série C ou na D do Brasileiro. O Boa vem de uma temporada ruim na Série C, um ano depois de cair da B. Para melhorar, o técnico Nedo Xavier aposta na renovação do grupo. As principais contratações foram: Carlinhos (lateral-esquerdo, de 23 anos, ex-Atibaia); Gledson (volante, 24, ex-Atibaia); Henrique Moura (zagueiro, 28, ex-Sebail PFK, do Azerbaidjão); e Léo Gotera (volante, 23, ex-Luverdense).

Caldense

Sexta colocada na temporada passada, a Caldense é hoje um time com poucas alterações em relação ao que disputou o último Mineiro e a Série D do Brasileiro do ano passado. Do time de 2019, permaneceram 15 jogadores. As principais contratações foram o volante Daniel Carvalho (ex-Palmeiras e Bragantino) e os meias André Lima (ex-Maringá-PR) e Luciano Mandi (ex-São Caetano e Boston City). Para comandar o time de Poços de Caldas, a aposta é em um jovem treinador, Marcus Paulo Grippi, que passou por Bragantino e XV de Novembro-SP.

Patrocinense

Sétimo colocado no último Mineiro, o Patrocinense é comandado agora por Thiago Oliveira, um treinador de pouca experiência. O clube tinha contratado 27 jogadores para a disputa da competição, no entanto, o armador Igor Alves e o atacante Pedrinho deixaram o time de Patrocínio há poucos dias. A preparação teve início em dezembro, com o treinador dando ênfase à preparação física. A parte tática passou a ser aprimorada este ano.

Segundo Thiago Oliveira, a prioridade é conseguir vaga na Série D de 2021. Do grupo que disputou o Mineiro em 2019, apenas um jogador permaneceu, o zagueiro Betão. As principais contratações são o goleiro Thiago Passos (ex-Rio Claro, São Bernardo e São Caetano); o lateral-esquerdo Pedro Rosa (ex-CSA e Sertãozinho); o armador Iago Sampaio (ex-Criciúma, Grêmio e Figueirense); o atacante Paulo Renê (ex-América-RN e Botafogo-PB); e o volante Rafael Gladiador (ex-Bahia e Cabofriense).

Tupynambás

Depois de ter sido oitavo no último Estadual, o clube vive um novo tempo, pois festeja a solidificação de suas equipes nas divisões de base depois de uma parceria feita no ano passado com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), quando conseguiu acesso ao Mineiro nas categorias Sub-15 e Sub-17. Além disso, o time da Zona da Mata conquistou o título da Copa Alterosa Sub-20, que resultou na revelação de cinco jogadores: Mateus, Lucas, Gabriel Sá, Ramon e Bruno Vieira, que assinaram o primeiro contrato profissional. O treinador Paulo Campos diz que os objetivos na temporada são estar entre os quatro primeiros do Estadual e avançar à Série C, ao final da disputa da D do Brasileirão.

No Tupynambás está o jogador mais velho do Campeonato Mineiro: Ademilson, de 45 anos. Gaúcho, natural de Erechim, ele começou a carreira no futebol aos 20 anos, defendendo o Ypiranga, de sua terra. A partir daí, iniciou uma verdadeira peregrinação pelo Brasil e no exterior. Está no futebol mineiro desde 2007 e esta é sua segunda passagem pelo Tupynambás. O mais curioso sobre Ademilson é que ele é ídolo da torcida do maior rival do seu atual time, o Tupi. Mas faz questão de lembrar que “também tenho conquistas pelo Tupynambás e quero seguir fazendo história aqui, ajudando o time não só a permanecer no Módulo I, mas conquistar uma vaga ou na Série D ou na Copa Brasil.”

Uberlândia

Comandado pelo técnico Felipe Surian, contratado no final de 2019, o Verdão aposta na experiência de seus jogadores. Os maiores destaques são o armador Luizinho, de 23 anos – que defendeu o Inter-SC, de Lages, e XV de Novembro-SP – e o experiente volante Leandro Salino. Além deles, o time do Triângulo conta também com o centroavante Tiago Amaral, de 34 anos, o goleiro Diego e os zagueiros Tayron e Rogério, que estavam na equipe na volta à elite do Mineiro. Foram contratados o lateral-esquerdo Fábio Alves, o volante Jô e o atacante Felipe Alves, que eram da URT, e o goleiro Rafael, ex-Vasco e Fluminense.

No comando do meio-campo alviverde está Leandro Salino, de 34 anos, destaque do Ipatinga na conquista do título estadual de 2005, além de campeão carioca e da Taça Guanabara, com o Flamengo, em 2007. Salino tem também títulos no exterior. Foi bicampeão da Liga Portuguesa com o Braga, em 2012/13, e tricampeão grego com o Olympiakos, em 2013/14/15. No retorno ao Brasil, conquistou o título baiano com o Vitória, em 2017.

“Vim para o Uberlândia convidado pelo técnico Felipe Surian. O objetivo do clube é se classificar com a melhor pontuação possível, ser campeão do interior, porque aí já dará direito à Copa do Brasil e vaga pra série D em 2021. Foi montado um grupo forte pra isso. O título é mais difícil, mas não impossível. Já fui campeão e vice do Mineiro com um time do interior, que foi o Ipatinga. No futebol, tudo pode acontecer”, afirma o jogador, que esbanja confiança.

URT

O destaque maior da URT estará no banco, o experiente técnico Ademir Fonseca. Segundo ele, o primeiro objetivo da temporada é conseguir classificação para a Série D, mas não está descartada a possibilidade de brigar por uma vaga na Copa Brasil. O treinador tem à disposição 27 jogadores, com destaque para o atacante Adalgísio Pitbull, que teve bom desempenho jogando no Nordeste, onde defendeu Botafogo-PB, Mossoró-CE, Guarani de Sobral-CE, Icasa-CE e Baraúnas-RN. Na sexta-feira, o clube anunciou a chegada de Euller, atacante de 24 anos revelado pelo Fluminense.

Uma das apostas do time de Patos de Minas é Márcio Passos, de 34 anos, que vai jogar no estado pela primeira vez. No Brasil, ele atuou no interior paulista, vários times do Nordeste e em Manaus. O volante foi campeão iraniano pelo Sepahan Isfahan, em 2015. “É minha primeira vez no futebol mineiro e chego com uma boa expectativa. Acredito que possamos surpreender. Esta será a quinta vez que trabalharei com o nosso técnico, Ademir Fonseca”, diz o jogador.

O fato de ter jogado no Irã o deixou conectado com o país e ele tem uma grande apreensão com o que acontece na região. “Tenho amigos lá. A gente se fala quase que diariamente pelo Facebook e Whatsapp. Ele dizem que o momento é tenso, melhorou um pouco essa semana, mas que o medo é um companheiro constante. Sinceramente, espero que tudo se resolva e que o povo de lá, que é um povo bacana, possa viver em paz.”

Villa Nova

A expectativa é que a lição de 2019, quando o time quase foi rebaixado – escapou na última rodada, terminando na nona colocação –, tenha sido aprendida. São muitas as novidades, começando pelo técnico: o ex-comandante da base cruzeirense, Emerson Ávila. A preparação do time foi diferente de anos anteriores. Foram 34 dias de treinos na Toca da Raposa I. O time está bastante reforçado, com destaque para o volante Augusto Recife, campeão da Tríplice Coroa com o time celeste, em 2003. Além dele, o time de Nova Lima contratou três jogadores da base do Cruzeiro: Victor Luiz (lateral-esquerdo), Laércio (atacante) e Zé Eduardo (atacante). O goleiro Ricardo Vilar (ex-Tupi) e o zagueiro Sabino, emprestado pelo América, são outros destaques. O time de Nova Lima é, entre os times do interior, o que mais títulos conquistou, cinco ao todo (1932/33/34/35/51).

Augusto Recife, de 36 anos, que já foi campeão brasileiro, da Copa do Brasil e mineiro com o Cruzeiro, e também conquistou o Regional com o Ipatinga, será o comandante do Villa Nova dentro de campo. Ele foi contratado por indicação do diretor de futebol, o ex-lateral-direito Luizinho, que foi seu companheiro no Cruzeiro em 2006. “Tornou-se um grande amigo, pois, depois do Cruzeiro, fomos juntos para o Santa Cruz. No final do ano passado, ele me ligou falando do projeto e perguntando se queria vir para Nova Lima. Topei.”

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Eventos

Data: 20/01/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/01/20/ufjf-vai-receber-a-edicao-2020-do-global-game-jam.ghtml

Título: “UFJF vai receber a edição 2020 do Global Game Jam”

Evento é considerado o maior do mundo quando o tema é desenvolvimento de jogos digitais.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai receber o Global Game Jam (GGJ), maior evento de desenvolvimento de jogos digitais do mundo. O desafio, que tem duração de 48 horas, vai começar no dia 31 de janeiro.

O evento é realizado anualmente e reúne pessoas ao redor do mundo, com variadas habilidades como roteiristas, ilustradores, músicos e programadores. Durante o tempo de duração do evento, eles devem produzir um jogo.

O Global Game Jam ocorre simultaneamente em mais de 110 países. O tema do jogo a ser criado é divulgado aos participantes no início da programação e o protótipo deve ser entregue no site oficial, onde todos vão conhecer os projetos desenvolvidos.

A UFJF alerta que, por ser uma maratona, os participantes devem ir preparados para passar os dois dias. Para isso, a instituição divulgou uma lista de itens necessários no site.

— —

Veículo: Acessa

Editoria: Educação

Data: 21/01/2020

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2020/01/21-ufjf-oferece1386-vagas-pelo-sisu-2020/

Título: “UFJF oferece 1.386 vagas pelo SISU”

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 1.386 vagas para os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No total, são 61 opções de cursos divididos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Também estão publicados no site do Ministério da Educação (MEC), a íntegra do quantitativo de vagas, a divisão e a lista de cursos que serão ofertados pela instituição. Além disso, é possível ver as vagas disponibilizadas para política de cotas e como funciona a reserva de vagas, clicando no nome do curso indicado.

Nesta edição, 1.174 oportunidades são oferecidas para 51 cursos do campus-sede e 212 para dez graduações em Governador Valadares. As vagas são distribuídas em nove grupos de acesso diferentes. Entre elas, 678 são destinadas à ampla concorrência; e 708 cumprem a  Lei nº 12.711/2012, sendo para os demais oito grupos, de acordo com o perfil de cada estudante.

Para concorrer às vagas, os candidatos precisam fazer a inscrição no Sisu até o dia 24 de janeiro. O resultado da chamada regular vai estar disponível no dia 28 do mesmo mês e o período para participar da lista de espera começa no dia 29, estando aberto até 4 de fevereiro.

As convocações dos candidatos em lista de espera pelas instituições são divulgadas entre os dias 7 de fevereiro e 30 de abril.

Confira o cronograma

21/1 a 24/1

Período de inscrições

28/1

Resultado da chamada regular

29/1 a 4/2

Prazo para participar da Lista de Espera

07/2 a 30/4

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Como me inscrever?

Os interessados em concorrer a uma das vagas no primeiro semestre de 2020 precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não podem ter zerado a prova de redação. O Sisu vai receber inscrições, exclusivamente pelo site do sistema, dentro do prazo estabelecido. Para ter acesso, é preciso informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha cadastrada atualmente no sistema. Cada candidato vai poder se inscrever em até duas opções de curso, sendo possível alterá-los durante o período das inscrições. Durante este prazo, o sistema calcula e atualiza, uma vez ao dia, a nota de corte de cada curso. Caso não seja selecionado na chamada regular o candidato pode escolher, para a lista de espera, a primeira ou a segunda opção informada no período de inscrição. O procedimento é gratuito.

— —

Veículo: Acessa

Editoria: Eventos

Data: 20/01/2020

Link: https://www.acessa.com/tecnologia/arquivo/noticias/2020/01/20-ufjf-vai-sediar-dos-maiores-eventos-criacao-games/

Título: “UFJF vai sediar um dos maiores eventos de criação de games”

Estão abertas as inscrições para o Global Game Jam – evento que ocorre anualmente e reúne pessoas ao redor do mundo, com as mais variadas habilidades desde roteiristas, ilustradores, músicos, programadores, a fim de produzir um jogo em 48 horas.  A oportunidade é aberta a desenvolvedores profissionais, estudantes ou até mesmo curioso, e vai até o dia 31 de janeiro.

Neste ano, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será uma das sedes da atividade.

Segundo a assessoria da UFJF, o Global Game Jam ocorre simultaneamente em mais de 110 países, sendo o maior evento de desenvolvimento de games do mundo. A maratona ocorre entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Os participantes deverão criar um jogo em equipe a partir do tema que será divulgado a partir do início da programação. Dada a largada, começa a contagem regressiva para a entrega do protótipo no site oficial onde todos vão conhecer os projetos desenvolvidos.

A iniciativa é uma atividade que faz parte do programa de extensão de Desenvolvimento de Jogos e Game Design (PEDJG) da UFJF. A proposta do evento é de ser é ser uma atividade colaborativa, em torno da qual desenvolvedores das mais variadas áreas se unem para criar um jogo original. Por ser uma maratona, os participantes devem ir preparados para passar os dois dias. Confira os itens necessários.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Cidade

Data: 21/01/2020

Link: https://g1.globo.com/ro/cacoal-e-zona-da-mata/noticia/2020/01/21/asfalto-cede-na-avenida-itamar-franco-e-causa-engarrafamento-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: “Asfalto cede e causa interdição em pista da Avenida Itamar Franco em Juiz de Fora”

Situação ocorreu próximo a entrada do pórtico Sul da UFJF. O G1 entrou em contato com a Settra e a Cesama.

O asfalto na Avenida Itamar Franco, próximo a entrada do pórtico Sul da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cedeu em uma das pistas no final da manhã desta terça-feira (21) em Juiz de Fora.

A cratera se abriu na pista sentido Centro. No local, formou-se um engarrafamento e agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) foram acionados para organizar o trânsito na avenida, que precisou ser totalmente interditado para os motoristas que descem da UFJF ou do Bairro Aeroporto. Os condutores precisam seguir pelo trecho desviando pelo Bairro Dom Bosco.

A reportagem do G1 também entrou em contato com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), que informou que deslocou para o local às 9h. O estufamento e as rachaduras no asfalto foram causados por um rompimento de tubulação de água local.

Para a realização dos reparos, o abastecimento foi suspenso e pode haver reflexo no fornecimento de água para os bairros Cascatinha, Teixeiras, Jardim Laranjeiras, Bela Aurora e adjacências. Assim que Cesama concluir os serviços, a água será reaberta.

— —

Veículo: O Viral

Editoria: Educação

Data: 20/01/2020

Link: https://jc.ne10.uol.com.br/blogs/oviral/2020/01/20/apos-virar-meme-entre-alunos-professor-acerta-todas-as-questoes-da-prova-de-matematica-do-enem/

Título: “Após virar meme entre os alunos, professor acerta todas as questões da prova de matemática do Enem”

Há seis anos, o professor brasiliense de matemática Frederico Torres faz as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ajudar na orientação dos alunos. Desde então, o resultado da prova de matemática dele acabou virando meme entre seus alunos: ele era chamado de “44 de 45” por sempre errar uma das 45 questões do teste. Mas isso mudou após a divulgação da Nota do Enem 2019 na última sexta (17), quando Frederico soube que tinha gabaritado a prova.

O professor de 33 anos tirou a maior nota do Enem em matemática, 985,5, segundo o G1. Ele dá aulas em uma escola particular e em dois cursinhos preparatórios para o Enem. Para ele, também fazer a prova é importante para se colocar no lugar do estudante e entender o modelo do Enem.

Em sua página no Instagram, o professor chegou a postar uma foto no dia da prova em que veste uma camisa com o número 44, mas, na descrição, diz que “not today” (hoje não), brincando sobre, dessa vez, acertar todas as questões, e não apenas 44.

Aprovações com nota do Enem

Em 2018, a nota do Enem de Frederico permitiu que ele fosse aprovado para uma vaga no curso de Medicina da Universidade de Brasília. Apesar de não ter o objetivo de deixar de ser professor de matemática, ele decidiu cursar “para não se arrepender depois”.

Antes disso, ele também já foi aprovado em direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e engenharia civil na Universidade de Brasília.

— —

Veículo: BDC Notícias

Editoria: Ciência

Data: 20/01/2020

Link: https://bdcnoticias.com.br/noticia/1191/-trabalho-de-pesquisa-educacional-desenvolvido-em-autazes-e-destaque-em-seminario-nacional-de-educacao

Título: “Trabalho de pesquisa educacional desenvolvido em Autazes é destaque em Seminário Nacional de Educação”

Promover espaços de articulação e discussão de pesquisas e práticas profissionais afins à área educacional foi um dos objetivos VI Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação (SNGAE), bem como estimular a produção acadêmica de alunos de programas de pós-graduação, profissionais e pesquisadores da área. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento foi finalizado nesta sexta-feira (17/01) e teve a duração de dois dias.

Dentre os trabalhos apresentados, a pesquisa desenvolvida em Autazes pelos professores mestres Wagner José Serrão Maia e Dulcimaria Portocarreiro Pinheiro (Ceará) intitulada ““Os instrumentos de avaliação e suas relações com o rendimento escolar em Língua Portuguesa, uma questão do contexto da pratica docente” foi bastante apreciado e debatido pelo publico presente constituído por educadores de várias regiões do Brasil.

O projeto foi desenvolvido no período de 2017/2018 no âmbito da Coordenadoria Regional de Educação de Autazes em varias etapas que constituiu em: coletas de dados, seminários, mostra e comparação de resultados e oficina pedagógica que contemplou professores, gestores, pedagogos e outros profissionais de educação atuantes nas escolas da rede estadual de ensino no município de Autazes. Os pesquisadores comprovaram em seu trabalho que, quanto mais os professores diversificarem os instrumentos de avaliação aplicados aos alunos, no contexto da pratica docente, melhores serão os resultados no que diz respeito ao rendimento escolar.

Vale destacar que o professor mestre Wagner José Serrão Maia é egresso do Curso de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, tendo já participado da versão anterior do evento no ano passado, onde apresentou dois trabalhos na área de educação: um como autor e outro como co autor cujas publicações estão disponíveis no site em forma de e book para download (vide https://seminarioppgp.caedufjf.net/?publicacoes.)

— —

Veículo: SEGS

Editoria: Educação

Data: 20/01/2020

Link: https://www.segs.com.br/educacao/212216-cinco-motivos-que-levam-pais-a-trocarem-os-filhos-de-escola

Título: “Cinco motivos que levam pais a trocarem os filhos de escola”

*Por Francisco Morales, diretor geral pedagógico da Vereda Educação

A educação dos filhos é uma questão valiosa e delicada em toda família. Por isso, quando os pais identificam na escola problemas de convivência e/ou estruturais, automaticamente isso influencia na reflexão sobre trocar os filhos de escola. Este sinal de alerta traz questionamentos como: “Será que este colégio é, de fato, o que reúne as melhores condições de aprendizagem? Será que ela atende as necessidades da minha família? Será que meu filho atingirá sua máxima capacidade com esta metodologia? Como será a sua convivência nessa comunidade?”. Há outras diversas intercorrências que podem influenciar nesta reflexão, mas, no geral, cinco delas costumam ter um peso maior para a tomada de decisão sobre a troca de instituição, especialmente no momento de garantir a matrícula do próximo ano. São elas:

– Meu filho tem problemas com os colegas ou professores.

Prática de agressões reiterativas em forma de brincadeiras de mau gosto por parte de colegas, o bullying é um dos principais fatores que faz com que a própria criança ou adolescente perca a vontade de ir à escola e desenvolva distúrbios como ansiedade, baixa autoestima e apatia, dentre outros. O fato se agrava ainda mais quando a postura da escola não é proativa ao inibir esse tipo de problema. Há ainda casos de educadores que fazem vista grossa a essa prática ou até desrespeitam o estudante por alguma dificuldade com determinada matéria. Quando esse tipo de situação acontece, os pais tendem a recorrer a escolas com programas de combate ao bullying e que sabem desenvolver o lado socioemocional do jovem, por meio da capacitação de professores e alunos para a mediação de conflitos e construção de uma cultura de paz.

– Não concordo com o método de aprendizagem.

Não importa a vertente pedagógica, essa é uma questão que surge como reflexão dos pais quando percebem que seus filhos enfrentam dificuldades com conteúdos apresentados na escola. As queixas em relação ao ensino “tradicional” incluem o fato de que os filhos não conseguem decorar todo o conteúdo apresentado, ou que não aprendem a pensar de forma autônoma. Ou, de outro lado, que a “construção” de ideias com metodologias mais modernas, não ajudam a passar no vestibular. Polêmicas à parte, os pais estão hoje mais atentos com as diferentes metodologias e à aplicabilidade prática que, em geral, acontece quando usa-se o melhor de cada método pedagógico e tem-se como perspectiva o desenvolvimento das habilidades e competências do estudante para encarar os próprios desafios e os que a sociedade lhe apresenta nos diversos campos.

– Não consigo falar com os representantes da escola.

Quando surge um problema no âmbito escolar, muitos responsáveis enfrentam dificuldades para solucioná-lo por falta de atenção da instituição. Como qualquer tipo de empresa, o atendimento próximo e eficiente é um dos pontos cruciais para a satisfação do cliente, e com escolas não é diferente. Cada vez mais, pais procuram por escolas em que encontrem referências entre professores, inspetores e diretores, além de canais de atendimento funcionais.

– A escola custa mais do que o informado.

Há quem já tenha se deparado com surpresas desagradáveis depois que a matrícula é feita, com altos preços de materiais didáticos ou alimentação que não estavam previstos no orçamento. Outro problema é o reajuste anual muito acima da inflação ou do que é praticado pelo mercado. A transparência é fundamental para uma relação entre cliente e instituição e, portanto, as escolas que detalham todos os custos já nos primeiros contatos ganham pontos durante a tomada de decisão.

– Não tenho com quem deixar meus filhos.

Problema cada vez mais recorrente na família moderna é a falta de ter com quem deixar as crianças antes ou após o horário escolar. O ensino em tempo integral é uma tendência e cada vez mais indispensável, já que envolve um melhor desenvolvimento dos jovens por meio de cursos complementares, por exemplo,de capacitação para o mercado de trabalho, como programação, design e até empreendedorismo.

Há muitas outras questões colocadas na “mesa” de uma família que não está contente com a escola, mas todas elas envolvem, de alguma forma, a falta de diálogo, algo que deveria ser básico quando falamos em educação, não é mesmo?

*Francisco Morales é reconhecido pela qualidade técnica e experiência de mais de 20 anos no ramo da educação. É formado em Filosofia (UFJF), Teologia (PUC-RJ) e pós-graduado em Administração Escolar. Atuou por mais de duas décadas como diretor de um dos mais importantes colégios particulares do Brasil, em Belo Horizonte. Atualmente, Francisco é diretor Geral Pedagógico da Vereda Educação, além de ter atuado como conselheiro de Educação Básica na Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) de Minas Gerais, coordenador da Câmara de Ensino Superior da ANEC Nacional e diretor (e segundo secretário) da ANEC Nacional.

Sobre a Vereda

A Vereda é uma escola-modelo que nasceu com o objetivo de romper barreiras para uma educação de qualidade em padrão internacional de ensino. Com metodologia inovadora, conteúdo próprio e tempo integral, por um preço justo, teve sua primeira unidade inaugurada em 2017, em Santo André (SP), e duas unidades em 2019, em São Bernardo do Campo (SP) e Mooca, na capital. A Vereda é considerada um dos principais projetos educacionais em andamento no Brasil.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 21/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/21-01-2020/prefeitura-e-ufjf-firmam-parceria-para-aprimorar-mapeamento-de-risco.html

Título: “Prefeitura e UFJF firmam parceria para aprimorar mapeamento de risco”

Acordo pretende estabelecer mútua cooperação com validade de um ano; há possibilidade de renovação

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), representada pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), e o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) formalizarão uma parceria técnica para atualização do mapeamento de áreas em possibilidade de risco da cidade. A assinatura do termo acontecerá na próxima sexta-feira (24), às 14h30, no anfiteatro das pró-reitorias.

Na avaliação do subsecretário da Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, a parceria é importante para que o Município possa atualizar a base de dados e promover a capacitação dos agentes públicos da área. “É interessantíssimo para nós ter esse suporte técnico, de primeira categoria, com pessoal bem especializado, principalmente para nos atualizarmos, desenvolvendo questões de engenharia pública nas áreas de maior vulnerabilidade da população.”

O subsecretário explica que a cooperação técnica possibilitará a atualização da base de dados cartográficos da Prefeitura. “As áreas de risco já foram mapeadas, mas precisamos fazer essas atualizações, mesmo porque muitas obras foram feitas nestes locais. Em área de risco não significa que não se possa construir. O que não pode ter é construção precária. Se você construir com base bem fundada, bem ocupada, não há problema. Essa atualização irá auxiliar para que se possa diminuir riscos.” De acordo com Jefferson, o acordo terá validade de um ano, com possibilidade de renovação.

O professor e coordenador do Nasfe, Jordan Henrique de Souza, avalia que a atuação do núcleo será efetiva para as demandas da sociedade por meio da parceria, uma vez que o projeto realiza, desde 2017, diversos estudos de áreas suscetíveis a desastres naturais. “Com a realização do acordo será possível aproximar ainda mais a comunidade de Juiz de Fora das atividades extensionistas do Nasfe, de forma a propiciar aos gestores públicos municipais uma ação mais efetiva nas demandas no município, favorecendo a estruturação de uma cidade mais resiliente aos desastres.”

Desde sua criação em 2008, o núcleo realizou 283 atendimentos em Juiz de Fora. Também foram realizados atendimentos específicos de apoio às ações de defesa civil em São Tiago, São Sebastião da Vargem Alegre, Rio Preto e Bicas, cidades da Zona da Mata. Dentre os projetos de atendimento, o Nasfe efetivou levantamentos de dados para ação de usucapião (55% dos atendimentos) e projetos de engenharia civil em edificações (28%), além de vistorias técnicas (5%).

Viés extensionista

Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, avalia que o projeto, ao discutir a questão da moradia mais segura, reforça o esforço institucional da UFJF pela melhoria da vida da população. “A universidade tem trabalhado nos seus programas e projetos de extensão com temáticas muito sensíveis e que dizem respeito à população de Juiz de Fora, como o direito à moradia, à saúde e à educação, reforçadas quando nossos professores, TAEs e estudantes realizam ações para atender a esses direitos.”

Segundo Ana Lívia, a universidade procura articular recursos financeiros e de pessoal para desenvolver projetos que seguem três eixos complementares. “O primeiro, de formação de estudantes, proporciona acesso ao tratamento de soluções sobre questões sociais; o segundo eixo é a relação com a sociedade civil, para que possamos atender aos direitos das pessoas; e o terceiro se dá por meio das parcerias institucionais, para que essas ações conjuntas potencializem as ações da instituição e dos demais setores públicos, promovendo melhorias nos territórios onde a UFJF está inserida.”

— —