Veículo: O Cafezinho

Editoria: Entrevista

Data: 13 de janeiro

Link: https://www.ocafezinho.com/2020/01/13/entrevista-de-luiz-werneck-vianna-a-usininos/

Título: “Entrevista de Luiz Werneck Vianna à Usininos”

Brasil vive uma guerra de posições: “Estamos num momento de empate; não de impasse”. Entrevista especial com Luiz Werneck Vianna

Transcorrido um ano desde a posse do presidente Jair Bolsonaro, o caminho pelo qual o país enveredou já não é mais “misterioso”, como advertiu o sociólogo Luiz Werneck Vianna em janeiro do ano passado na entrevista que concedeu à IHU On-Line. Ao analisar o primeiro ano do governo Bolsonaro à frente da Presidência da República, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio é categórico: “Ficou claro neste primeiro ano que o tabuleiro que está posto na nossa frente é de uma guerra de posições. O governo está acantonado na sua trincheira, tentando implementar o seu projeto, que consiste em destruir o que havia antes e começar algo que considera que seja novo”. Do outro lado, diz, está a sociedade civil, que busca formas de resistir através do fortalecimento dela própria e das suas agências. “O importante, a meu ver, é que não há mais nada enigmático, está tudo claro: o que o governo quer e como a sociedade pode responder às pretensões autoritárias do governo”, assegura, na entrevista concedida por telefone à IHU On-Line.

Na avaliação dele, a disputa de posições em curso no país “favorece mais a sociedade, porque deixa à vista de todos que o governo trabalha com certas limitações políticas e institucionais. Ele não pode tudo, embora ele tente, a cada passo, um avanço; tenta sair da sua trincheira e avançá-la um pouco a mais, mas é obrigado a voltar, porque não consegue consolidar suas posições mais à frente”.

Para ele, 2020, ano que será marcado pelas eleições municipais, sinaliza que estamos entrando em um cenário novo, distanciando-se da era pré-Bolsonaro. “É novo porque neste ano tem a novidade das eleições municipais, que vão mexer com este país, vão facilitar os encontros, as alianças, a formulação de projetos alternativos. (…) As eleições deste ano são um balão de ensaio para isso, especialmente em alguns estados relevantes da federação”. A longo prazo, o sociólogo avalia que a sociedade caminha na direção de alternativas ao projeto do governo. “Há um movimento das coisas atuando na sociedade que propicia a emergência da novidade, da nova personalidade política e intelectual. Não estamos congelados no tempo”, conclui.

Luiz Werneck Vianna é professor-pesquisador na Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP, é autor de, entre outras obras, A revolução passiva: iberismo e americanismo no Brasil (Rio de Janeiro: Revan, 1997); A judicialização da política e das relações sociais no Brasil (Rio de Janeiro: Revan, 1999); e Democracia e os três poderes no Brasil (Belo Horizonte: UFMG, 2002). Sobre seu pensamento, leia a obra Uma sociologia indignada. Diálogos com Luiz Werneck Vianna, organizada por Rubem Barboza Filho e Fernando Perlatto (Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012). Destacamos também seu novo livro intitulado Diálogos gramscianos sobre o Brasil atual (FAP e Verbena Editora, 2018), que é composto de uma coletânea de entrevistas concedidas que analisam a conjuntura brasileira nos últimos anos, entre elas, algumas concedidas e publicadas na página do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Confira a entrevista.

IHU On-Line – Na entrevista que nos concedeu no ano passado, logo depois da posse do presidente Bolsonaro, o senhor disse que o país havia enveredado para um caminho muito “misterioso” e não se sabia para onde a balança iria pender. Depois de um ano de governo, já é possível saber para qual lado a balança pendeu? Como o senhor avalia o primeiro ano do governo Bolsonaro?

Luiz Werneck Vianna – Este foi um ano de aprendizado para o governo e para a sociedade. Para o governo, porque ele testou os seus limites e as ideias que apresentou na campanha. Para a sociedade, porque ela aprendeu a encontrar formas de resistência ao projeto do governo. Ela deixou de ficar atônita, perplexa e passou a encontrar formas de respostas. Pelo menos o esforço disso ocorreu.

IHU On-Line – Como o governo se saiu neste primeiro ano, ao testar seus limites?

Luiz Werneck Vianna – Ficou claro neste primeiro ano que o tabuleiro que está posto na nossa frente é de uma guerra de posições. O governo está acantonado na sua trincheira, tentando implementar o seu projeto, que consiste em destruir o que havia antes e começar algo que considera que seja novo. Estamos na fase da demolição, mas haverá outras. O importante, a meu ver, é que não há mais nada enigmático, está tudo claro: o que o governo quer e como a sociedade pode responder às pretensões autoritárias do governo.

Agora estamos num cenário novo. É novo porque neste ano tem a novidade das eleições municipais, que vão mexer com este país, vão facilitar os encontros, as alianças, a formulação de projetos alternativos. Eleição no Brasil é sempre algo que traz novidade e esta não vai ser diferente. Estamos nos dissociando do período anterior, pré-Bolsonaro, assumindo novas identidades, identificando novos problemas e novas soluções. A intenção do governo é simplesmente erradicar todos os obstáculos que estão postos diante de uma afirmação capitalista selvagem no sentido de um projeto neoliberal, como se a experiência chilena encontrasse lugar aqui.

A sociedade brasileira é muito adversa, refratária a isso, independentemente de formações partidárias, ideologias. A resistência a uma ação econômica descontrolada como a que se quer introduzir é algo entranhado na nossa formação. Na questão ambiental, por exemplo, se quer remover os obstáculos que se manifestam nessa dimensão, como a questão indígena, e promover aí um capitalismo selvagem, com garimpos, avanço do agronegócio; isto está visto e não há mais enigma. O projeto do governo está visível diante do olhar de todos.

IHU On-Line – Como o parlamento tem reagido a esse projeto e às tentativas do governo de colocar seu projeto em curso?

Luiz Werneck Vianna – O parlamento tem afrontado tudo isso. Embora esse parlamento tenha uma representação mais fraca do que alguns anteriores, ele é expressivo da nossa cultura política e, para ele, há limites. Ele tem deixado isso claro. Essa não é uma novidade, porque isso apareceu no transcurso do ano que passou. Mas há novidades na emergência de novas lideranças intelectuais muito relevantes.

IHU On-Line – Quais, por exemplo?

Luiz Werneck Vianna – Armínio Fraga, por exemplo, que vem do campo liberal e contesta o neoliberalismo primitivo com o qual o governo desempenha seu papel. Ele está atento à questão social, à necessidade de enfrentar as imensas desigualdades brasileiras e, não à toa, ele está sendo cortejado pela classe política como um novo intérprete – um intérprete interessante – do status quo que estamos vivendo.

O imperialismo político, longe de estar banido da cena pública brasileira, se fortalece a cada passo. Inclusive, encontra muita expressão na vida institucional, especialmente no parlamento e no poder Judiciário, sobretudo no Supremo Tribunal Federal, que tem servido como marcador da resistência da sociedade a esse projeto do governo que visa a sua desfiguração.

É uma guerra de posição em que estamos empenhados: governo de um lado, sociedade do outro. No horizonte não há nada que diga que uma das posições vai ceder para o avanço da outra; então, é uma guerra de posição continuada. Agora, a continuidade dela favorece mais a sociedade do que o governo, porque deixa à vista de todos que o governo trabalha com certas limitações políticas e institucionais. Ele não pode tudo, embora ele tente, a cada passo, um avanço; tenta sair da sua trincheira e avançá-la um pouco a mais, mas é obrigado a voltar, porque não consegue consolidar suas posições mais à frente. Por que o governo resiste tanto? Porque tem o apoio das elites econômicas, especialmente das elites financeiras. Mas isso não basta. Nem aqui nem em lugar algum isso bastou, especialmente numa sociedade complexa como a nossa, num país continental, numa federação desigual. As dificuldades para isso são muito grandes. Eu diria que é uma impossibilidade, até.

Para onde estamos andando? Para que essa guerra de posição cada vez mais se sofistique, para que a sociedade recupere os seus movimentos. Coisas novas estão ocorrendo. Por exemplo: a revitalização da Associação Brasileira de Imprensa – ABI; toda a experiência acumulada na luta contra o regime de 64 está vindo à superfície. A sociedade pode resistir pelo fortalecimento dela própria, das suas agências, da sociedade civil.

IHU On-Line – No início do governo Bolsonaro, alguns analistas disseram que o governo era composto por alas, como a ideológica, a neoliberal e a militar. Transcorrido um ano de governo, quais são as correntes que predominam na condução deste projeto? Há uma unidade em torno do objetivo fim do governo ou disputas internas entre as correntes?

Luiz Werneck Vianna – Isso não está bem compreendido. Ainda não temos informações suficientes para o entendimento dessa questão. Sabe-se, por exemplo, que na questão da política externa, os militares têm sido mais prudentes, mais inteligentes do que o governo. Um exemplo é a questão da Venezuela, onde havia a pretensão maluca de uma investida militar contra o país, a qual não encontrou passagem entre a elite militar. Nesta questão sobre o Oriente Médio, intensificou-se na elite militar uma certa resistência a posições aventureiras do governo brasileiro quanto à política com o Irã.

Nós fomos grandes vendedores para aquela região. Voltamos a uma fase pobre da economia. A indústria está fraca e cada vez mais enfraquecida, sem capacidade de reação. Tirando o mundo das exportações das mercadorias do agronegócio, não temos nada na mão, mas uma parte importante do mercado está no Oriente Médio e temos que trabalhar com luva de pelica nessa região. Acho que os militares estão atentos a isso. Tenho minhas dúvidas, para falar de forma eufemística, de que o governo compreenda essa questão. Ele age por necessidade, porque, por impulso, teria se envolvido mais na questão da Venezuela e do Oriente Médio.

A sociedade acumulou muita experiência ao longo das últimas décadas e as classes sociais e as instituições não são ingênuas em relação ao que está se passando aqui e no mundo.

IHU On-Line – As instituições continuam funcionando neste governo?

Luiz Werneck Vianna – Um dos alvos preferidos deste governo é o Judiciário, especialmente o STF, que conta como cavalo de batalha do ex-juiz Moro, o qual, em nome de uma cruzada contra a corrupção – uma cruzada idiota e que não faz sentido algum -, ganhou uma parte da opinião pública e projeção na mídia, e provoca o Supremo a cada passo.

A vida institucional tem servido de obstáculo para o aprofundamento das experiências autoritárias que o governo quer fazer. Aonde isso vai parar? Guerras de posição podem se converter em guerras de movimentos. Não é o caso de a sociedade se mobilizar agora para uma guerra de movimentos, pois ela não tem força para isso; mas o governo pode. Mas pode cometer aventuras nessa direção. Ele tem tentado descobrir um caminho para isso, mas está difícil, porque ele não tem suporte interno. Por exemplo, os militares são muito avessos a concepções aventureiras. A instituição militar tem séculos de experiência da vida republicana brasileira. A tentativa de fazer o governo passar de uma guerra de posição para uma guerra de movimento é uma aventura sem tamanho. Ele não tem força na sociedade, nem partido, nem movimentos sociais para isso. Tem arremedos como esse novo partido [Aliança pelo Brasil], que é uma ressurreição do Partido Integralista.

Estamos num momento de empate; não de impasse. A sociedade vai tendo mais força a cada momento que passa e novas lideranças surgem, como Armínio Fraga e outras que estão surgindo por aí. O novo é imprevisível e a emergência dele não está sendo abafada por um autoritário. Veja a mídia: ela está desenvolta, você encontra articulistas e colunistas trabalhando facilmente nessa linha de procurar frentes de resistência ao que está aí. Agora, quando isso vai se constituir num movimento ofensivo por parte da oposição, não dá para saber. O fato é que as eleições deste ano são um balão de ensaio para isso, especialmente em alguns estados relevantes da federação.

IHU On-Line – Como as eleições podem dar início a mudanças no cenário político e movimentar a cena política?

Luiz Werneck Vianna – O governo vai sem partido para estas eleições. Tudo que é institucional se volta contra o governo Bolsonaro, porque é da natureza desses movimentos quererem autonomia, apoio da sociedade, e não se pode ter apoio da sociedade recusando saídas para ela. A trajetória de um [João] Doria, por exemplo, é absurdamente errática, de um político que sente que o caminho do governo Bolsonaro não é favorável a ele e fica procurando alternativas na sociedade. Como vai operar isso? Imagino que seja procurando alternativas mais ao centro e por aí vai. Esse é um caso extremo de um político muito oportunista, carreirista, mas que serve de exemplar para governar um grande estado como São Paulo.

A solução pluralista é muito grande. No caso do Rio de Janeiro, o [Marcelo] Crivella foi e é um pesadelo que a sociedade carioca vive. Agora vem o carnaval, que por si só é contraditório ao governo Crivella. Vai ser um carnaval daqueles, com 50 dias, e a sociedade vai cantar com os sambas-enredos, que têm uma narrativa democrática, pluralista, de valorização das coisas do povo, ao contrário do que está aí. Nós não somos uma sociedade totalitária. Podemos até estar correndo o risco de nos tornarmos, se errarmos muito na condução da política, mas não somos. O governo é autoritário, mas não pode tudo, tem o parlamento, o Congresso, a opinião pública, que ainda é incipiente. O fato da ressurreição da ABI, a meu ver, é muito significativo, assim como o de outras instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que são experiências muito frutuosas que tivemos nos anos 1970 e que estão sendo resgatadas agora.

Está faltando a vida associativa, a política de vizinhança, especialmente no mundo popular. A política do PT nunca foi favorável a isso e essa é uma das heranças desgraçadas que o PT deixou: a falta de um entendimento do papel que a organização da vida popular pode ter. Faltam também os sindicatos, por ora muito enfraquecidos, mas o mundo do trabalho está aí, o desemprego está aí. O combustível da insatisfação do mundo do trabalho permanece e vai ficar silencioso agora, mas por quanto tempo? Não dá para subestimar a vida do trabalho e a vida associativa dos trabalhadores.

Por outro lado, estão aparecendo movimentos intelectuais da elite brasileira muito interessantes, com nova bibliografia, novas personalidades. Eles não estão emergindo com uma inclinação autoritária, antipopular, antidemocrática; ao contrário. Tudo isso que estamos vendo apenas em botão, vai amadurecer muito lá na frente, especialmente no processo eleitoral.

Uma liderança política emergente como esse jovem apresentador de televisão, o [Luciano] Huck, aparece preenchendo teses autoritárias? Não. Seu discurso é o da redistribuição de renda, da democracia política, da força das instituições. Sei lá se ele vai vingar como político – espero que sim. Mas há outros que estão vindo na mesma direção, porque na verdade há um movimento das coisas atuando na sociedade que propicia a emergência da novidade, da nova personalidade política e intelectual. Não estamos congelados no tempo.

IHU On-Line – O senhor está otimista com o futuro e com possibilidades de mudança a partir das eleições municipais?

Luiz Werneck Vianna – Neste sentido, mas não a curto prazo. O projeto do governo, para avançar, precisava recorrer a um discurso de natureza totalitária, mas vai fazer isso com quem? Não tem material humano para fazer isso. Os militares não estão dispostos a exercer esse papel. Tem aí um bando de intelectuais fora do tempo, anacrônicos, como o Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, e Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, mas essas são pessoas condenadas a uma vida episódica, de borboleta. Eles não estarão aí nos anos que vêm, não têm solo para se instalar, para se reproduzir. Eu estou olhando no longo curso. Não estou dizendo que as coisas vão acontecer agora, mas dizendo o que não pode acontecer, como, por exemplo, o governo investir mais no seu projeto autoritário; tem limites para isso.

IHU On-Line – Qual é a expectativa em relação ao governo neste ano?

Luiz Werneck Vianna – Pelo que entendemos da prática do governo até aqui, ele não vai mudar. Ele vai continuar neste caminho, insistindo na abertura de novas possibilidades para uma sociedade diferente da nossa: ele quer destruir a antiga para construir a nova, para edificar um projeto neoliberal e sujeitar a sociedade a um movimento livre do capitalismo selvagem. Essa é a pretensão do governo: um economicismo primário do ministro Guedes, que entende que a economia é capaz de, sozinha, mudar o mundo. Não é; nunca foi. Ela precisa da política, precisa da sociedade, e só o movimento do mercado não é capaz de trazer a novidade para nós. Mas essa é a marca do governo e ele não vai abandoná-la, porque faz parte do seu DNA.

Estamos, aos poucos, encontrando formas de resistir, e a resistência hoje é diversa daquela que ocorreu nos anos 1960: até agora não se falou – e espera-se que não se fale – em resistência armada. A sociedade teve um aprendizado com isso. A senha para o avanço da direita, para uma sociedade totalitária, estaria numa esquerda que perdesse o rumo, perdesse o tino, mas como isso não ocorreu, não ocorre e provavelmente não ocorrerá, o governo se debate com ele mesmo diante de uma sociedade cada vez mais complexa e diferenciada. Em qualquer circunstância, este é um país difícil de governar.

O Brasil, como disse o nosso grande poeta, não é para principiantes. Esta gente que está aí é principiante. O Guedes não entende nada da sociedade brasileira, se é que ele entende alguma coisa de economia. Ele não sabe qual foi a história do capitalismo brasileiro, a formação da burguesia brasileira, e se recusa a entender o papel que o Estado teve, que a política social teve na imposição do capitalismo entre nós, especialmente no mundo sindical. Através da fórmula corporativa, o sindicalismo foi atraído pela ordem burguesa na era Vargas, de forma harmoniosa; tutelada, mas harmoniosa. Agora, sem o mundo do trabalho, como a economia vai se montar, se edificar? Sem a inovação tecnológica da robótica, da inteligência artificial, como isso vai ficar? Com universidades sem recursos, com uma formação universitária capenga, com um sistema educacional desses? Não vai, não tem como.

Você esboçou que eu estaria otimista. Não é verdade, mas fico olhando e consultando as possibilidades que estão aí e as possibilidades de se constituírem forças alternativas ao que está aí. Isso está acontecendo. É lento? É muito lento. Precisa de calma? Precisa. Paciência, perseverança dia a dia; é uma luta do cotidiano.

Florações como Guedes, Araújo, Salles, são florações de uma primavera; não resistem à mudança de estação – Luiz Werneck Vianna

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IHU On-Line – Gostaria de acrescentar algo?

Luiz Werneck Vianna – Estou preparando um curso sobre a teoria política de Hannah Arendt e estou sendo obrigado a viver nos anos 1920, 30, com o avanço do totalitarismo, do imperialismo, que são os temas da autora. Vivo isso também na minha realidade cotidiana, e vivo imerso nessas cogitações. E comparando o momento de hoje com o que foi o advento do totalitarismo, principalmente do nazifascismo dos anos 1930, a nossa situação é completamente diferente. Inclusive, vivemos um tempo em que a hegemonia americana não é mais o que era. Qual é a data disso? O desfecho da crise com o Irã no Oriente Médio e o avanço da China na economia – um avanço dotado de movimentos de irreversibilidade. A Rota da Seda passa pelo Irã. A influência da política externa no Brasil no que se refere à logística da produção brasileira é apenas o começo da investida da China no nosso mundo. A Rússia está assentada no arsenal atômico monumental, inabalável. O que pode, nesta altura, o exercício do império americano? Ele está cheio de limitações internas.

A questão ambiental pega gregos e troianos, e não há como fugir dela. Ela tem, por natureza, um elemento de correção do capitalismo na sua fisionomia atual. O capitalismo precisa de limites ambientais, sociais e políticos. Acabou-se o tempo do exercício do poder discricionário da economia nas coisas do mundo. É isso que o Guedes não entende. Florações como Guedes, Araújo, Salles, são florações de uma primavera; não resistem à mudança de estação.

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Veículo: Revista Fórum

Editoria: Política

Data: 13/01/2020

Link: https://revistaforum.com.br/politica/bolsonaro-vai-gastar-r-11-milhoes-para-ensinar-criancas-de-escolas-publicas-a-poupar-dinheiro/

Título: “Bolsonaro vai gastar R$ 11 milhões para ensinar crianças de escolas públicas a poupar dinheiro”

Capitaneado pelo Banco Central, programa “Aprender Valor” pretende ensinar professores de escolas públicas a pouparem para que eles possam ensinar os alunos. Além de poupança para emergência e realizar sonhos de consumo, projeto quer estimular que se guarde dinheiro para aposentadoria

O governo Jair Bolsonaro, por meio do Banco Central, vai gastar cerca de R$ 11 milhões em um programa para capacitar professores das escolas públicas a ensinar seus alunos a poupar dinheiro e mostrar que mesmo pessoas de baixa renda podem ter “disciplina” para desenvolverem o hábito.

Segundo informações de Antonio Temóteo, no portal Uol nesta segunda-feira (13), o programa, chamado de Aprender Valor, será desenvolvido inicialmente, em 2020, em seis estados e no distrito federal, com o objetivo de educar financeiramente 22 milhões de alunos até 2022.

O Banco Central é presidido por Roberto Campos Neto, que foi indicado por Paulo Guedes a Bolsonaro para o cargo. Economista e ex-executivo do banco Santander, ele é neto do economista Roberto Campos, um dos principais nomes do pensamento liberal e defensor do Estado mínimo.

As aulas serão feitas de maneira transversal em disciplinas como português, matemática, história e geografia para estudantes do 1º ao 9º de escolas públicas.

O gasto, de R$ 11 milhões do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça, será usado na contratação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) que vai desenvolver uma plataforma online de capacitação dos professores e diretores, que serão os primeiros a aprender o método.

“Para poder ensinar educação financeira é preciso que o professor esteja confortável com a sua vida financeira e tenha esses conhecimentos. Vamos capacitá-los para aplicar o conteúdo em sala de aula”, disse Luis Mansur, chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC.

Segundo ele, os conceitos de poupança serão feitos sobre três aspectos: Uma poupança de curto prazo, para emergências; outra de médio prazo, para realizar sonhos de consumo; e uma terceira, a longo prazo, para a aposentadoria.

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Veículo: Tribuna de MINAS

Editoria: Saúde

Data: 13/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/empregos/13-01-2020/hu-seleciona-medico-para-servico-de-transplante-renal.html

Título: “HU seleciona médico para Serviço de Transplante Renal”

A contratação será de 180 dias e poderá ser prorrogada por igual período; remuneração prevista é de R$ 8.647,57

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora abriu inscrições para contratação temporária de um médico para o Serviço de Transplante Renal. O processo de seleção será por meio de avaliação curricular de títulos e experiência profissional. Entre os pré-requisitos, exige-se certificado de conclusão de residência médica em Cirurgia Geral, Urologia ou Cirurgia Vascular, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica; ou título de especialista em Cirurgia Geral, Urologia ou Cirurgia Vascular, reconhecido pela Associação Médica Brasileira e registrado no Conselho Regional de Medicina. A contratação será de 180 dias e poderá ser prorrogada por igual período. A carga horária de trabalho será de 24 horas semanais, e a remuneração prevista é de R$ 8.647,57. A inscrição pode ser realizada no site www.ebserh.gov.br, até o dia 20 de janeiro.

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Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Social

Data: 14/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/14-01-2020/365701.html

Título: “Marcella Duarte, ladeada por Isabela Mergh e Karina Oliveira, na Danke Club”

Formatura

Isabella Campos Machado Cordeiro vai colar grau em medicina pela Suprema. Ela é filha de Sandra e Elber Machado Cordeiro.

Capa da coluna de domingo, Iasmin – outra filha do casal – também foi aprovada no vestibular de medicina.

Nova direção

Doutor em economia pela USP e com larga experiência no setor elétrico e em reestruturação empresarial, Reynaldo Passanezi Filho assumiu a presidência da Cemig. Como muito bem definiu o empresário da construção civil, Carlos Eduardo Manera, “que Deus ilumine o novo presidente para que a Cemig volte a atender as demandas em tempo aceitável e com qualidade”.

Festival de teatro

Tem direção de Philipe Faria e Marcus Amaral, a peça “A dona da história”, que será apresentada sexta-feira, no CCBM.

No elenco, Larissa Zimmermann e Márcia Mello.

Resposta à coluna

Sobre nota da coluna, a UFJF esclareceu que realiza manutenção na academia ao ar livre: “em certas condições, equipamentos são interditados e colocados em restrição momentânea. A renovação de alguns aparelhos é necessária e, para isso, está sendo analisada a forma contratual adequada.”

‘Niver’ na serra

Apaixonado por Ibitipoca, o advogado Érico de Mello Bomtempo brindou seus 40 anos, recebendo ao lado da mulher, a romena Maria e do filho Aramis.

A comemoração teve como cenário o I Due Fratelli, comandado pelo ‘chef’ Paulinho. Ao pé da Serrinha, a três quilômetros da vila, o novo espaço gastronômico está emoldurado por ampla área verde, com ‘decks’ para o lago e uma pequena cachoeira. O toque musical foi de Manu.

Érico, que mora em Belo Horizonte, reuniu familiares de Juiz de Fora: os avós Lúcia e Jonas Bomtempo, Joana D’Arc e Gerson Guedes, Luciana Bomtempo e Marco Antônio Furtado, Tânia e Marcus Botti (com a filha Flávia), além dos pais Mariléa e Túlio Bomtempo.

A fila andou…

E a cantora Gretchen, hein?

Com certeza vai para o “Guiness Book”. Não pela sua performance como cantora, muito pelo contrário.

Mas pelo recorde de casamentos encerrados. Ontem chegou ao fim seu 17º enlace.

Que maldade

Amigos e admiradores do padre Pierre Cantarino se apressaram em desmentir a ‘fake news’ de que o celebrante da Missa do Impossível será candidato a vice-prefeito.

O garoto vai longe

Figura conhecida nos meios esportivos, o dentista Adonise Ribeiro, o Gaguinho, tem comentado com amigos sobre o grande potencial de Patrick, atacante do Tupi, que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcando três gols.

A propósito

O Tupi foi, vergonhosamente, garfado, ontem, no jogo com o Athlético Paranaense.

Antenado

A desordem generalizada de sábado no Alto dos Passos, que aterrorizou moradores e deixou “aprisionados” clientes de bares e restaurantes, segundo observadores, está sendo creditada, pelo menos, a três fatores primordiais.

O uso irresponsável das redes sociais, a falha da SAU em não monitorar, com o devido rigor, o anúncio do “bloco” e um erro de estratégia da Polícia Militar na escalação de um efetivo reduzido para uma multidão calculada, pela própria PM, em dez mil pessoas. O que se viu na Rua Dom Viçoso e imediações foi uma verdadeira afronta à ordem pública. Que não pode se repetir, sob o risco de comprometer a segurança de todos, causar danos ao comércio legalmente estabelecido e denegrir a já fragilizada imagem de Juiz de Fora.

Toque

“A vida não se resolve com palavras”

João Cabral de Melo Neto

Voo Livre

Estão aniversariando, Letícia Teixeira Machado, Leonora Mansur, Gilberto Moreira, Aline Pires Weitzel, Claudio Pureza Leonel, Gerda Machado, Eduardo Alencar, Flávia França, Cíntia Almeida Sales, Miltinho (Batera) Brito e Geraldo Rezende.

Susu Couto e Rafaela Perensin estão à frente de uma temporada de cursos para marketing digital, no Smart Study Center.

Dona Maria de Lourdes Teixeira comemorou 101 anos, cercada do carinho dos familiares.

Arnaldo Huff, Edson Leão, Geison Vargas e Victor Polatto, que formam o Grupo Fusca Voador, fazem show nesta quinta-feira, na Arteria.

Estão abertas as inscrições para a 4ª Corrida de Rua Côrtes Villela. A prova será dia 16 de fevereiro, com largada e chegada na Via São Pedro.

O Memorial da República Presidente Itamar abriu vagas para a colônia de férias, que começa dia 21.

A palestrante Isis Resende fala sobre a “Influência de Blavatsky no século XX”. Logo mais, no Lactário São José.

Quinta-feira, no Muzik, tem cortejo do Ingoma.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude e visite os Seguidores do Bem (3217-4568).

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Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Educação

Data: 13/01/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/01/13/ufjf-divulga-resultado-de-processo-seletivo-para-vagas-ociosas.ghtml

Título: “UFJF divulga resultado de processo seletivo para vagas ociosas”

Foram mais de 300 aprovações para Juiz de Fora e Governador Valadares, a maioria para o campus sede.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda-feira (13) o resultado do processo seletivo para vagas ociosas da instituição. Foram mais de 300 aprovações para Juiz de Fora e Governador Valadares, a maioria para o campus sede.

De acordo com a UFJF, os candidatos aprovados para as modalidades de transferência de instituições de ensino superior e ingresso de graduado, devem se matricular na Central de Atendimento entre os dias 14 e 17 de janeiro.

Os aprovados para reinscrição e mudança de curso não precisam entregar documentos para o novo ingresso. A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) realizará a atualização do cadastro no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Segundo a instituição, foram 287 aprovações no campus de Juiz de Fora, sendo: 140 para ingresso de graduado; 93 para mudança de curso e 54 para transferência. Em Governador Valadares, foram 23 aprovados na modalidade ingresso de graduado; nove para transferência e quatro para mudança de curso.

Em caso de desistências dos candidatos aprovados, os editais de reclassificação serão publicados na página eletrônica da Cdara, nos dias 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro.

Alista completa dos aprovados está disponível no site da UFJF.

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Veículo: 24 Brasil

Editoria: Educação

Data: 13/01/2020

Link: http://www.24brasil.com/geral/capacitacao-de-professores-bc-quer-ensinar-financa-em-escolas-publicas-e-provar-que-pobre-tambem-poupa/1022229-noticias

Título: “Capacitação de professores | BC quer ensinar finança em escolas públicos e provar que pobre também poupa”

O BC (Banco Central) iniciará em 2020 um programa piloto em seis estados, mais o Distrito Federal, para capacitar professores a ensinar educação financeira em sala de aula por meio das disciplinas de português, matemática, história e geografia. O projeto é para estudantes do 1º ao 9º ano da rede pública de ensino. A ideia é fazer as crianças e os jovens lidarem melhor com dinheiro e mostrar que mesmo pessoas de baixa renda conseguem poupar se tiverem disciplina e adquirirem o hábito.

O programa terá o nome de “Aprender Valor” e a ideia do BC é que os alunos aprendam os conceitos necessários para planejar o uso do dinheiro, poupar ativamente e fazer uso consciente de crédito oferecido por bancos e financeiras. A meta é que mil turmas (pelo menos 25 mil alunos) sejam impactadas no piloto. Ao final de 2022, o BC quer educar 22 milhões de alunos.

Para isso, o BC contratou o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) para desenvolver uma plataforma online de capacitação dos professores e diretores. Serão gastos R$ 11 milhões, em três anos de projeto, custeados pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

Capacitação de professores

Além de planos de aula, vídeos e tutoriais, os educadores aprenderão como ensinar os conceitos de educação financeira nas quatro disciplinas, como usar esses recursos educacionais e terão um módulo sobre gestão de finanças pessoais.

“Para poder ensinar educação financeira é preciso que o professor esteja confortável com a sua vida financeira e tenha esses conhecimentos. Vamos capacitá-los para aplicar o conteúdo em sala de aula”, disse Luis Mansur, chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC.

O primeiro estado a assinar um acordo de cooperação técnica com o BC foi o Pará. As outras unidades da Federação (Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo) devem formalizar os acordos até fevereiro.

Alunos de baixa renda também podem poupar

Os professores e diretores das escolas devem se capacitar em março e abril para que o conteúdo comece a ser ensinado em sala de aula a partir de maio. A ideia é que em 2021 o programa seja estendido para todos os estados.

Para isso, o BC está em contato com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Além disso, uma avaliação de impacto será realizada para medir a eficiência do programa.

Segundo Mansur, a ideia é que os alunos aprendam a ler uma fatura de cartão de crédito, um extrato bancário e aprendam que é possível poupar, mesmo quem tem baixa renda.

“A gente observa que mesmo em famílias ou indivíduos em que a renda é média ou alta, não há poupança. Essas pessoas adquirem dívidas que não conseguem pagar e se endividam excessivamente. E temos pessoas de baixa renda que conseguem poupar. Isso é fruto de disciplina e planejamento”, afirmou o chefe de departamento do BC.

Mansur explicou que os conceitos de poupança devem ser encarados sobre três aspectos. Primeiro, a pessoa deve buscar uma poupança de curto prazo, para emergências. A segunda deve ser de médio prazo, para realizar sonhos de consumo. E uma terceira poupança de longo prazo para complementar a renda da velhice.

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Veículo: Metropoles

Editoria: Educação

Data: 14/01/2020

Link: https://www.metropoles.com/brasil/veja-vagas-para-medicina-ofertadas-pelas-universidades-no-sudeste

Título: “Veja vagas para medicina ofertadas pelas universidades no Sudeste”

As informações são atualizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A disputa tem início no dia 21 de janeiro

Finalizamos, nesta terça-feira (14/01/2020), a série de artigos que vem apresentando a oferta de vagas e os respectivos pesos para cada prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 pelas diferentes universidades brasileiras que adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 como processo seletivo.

Iniciamos a série com as vagas/pesos das universidades da região Norte do país, passamos pelas universidades do Nordeste, do Centro-Oeste e da Região Sul. Nesta terça-feira (14/01/2020), apresentamos os dados referentes a instituições da região Sudeste.

As informações podem ser acompanhadas também no site do Sisu. Fique atento a possíveis atualizações.

O objetivo da série é ajudar o candidato na busca por uma das vagas via Sisu. A disputa terá início no dia 21 de janeiro. É fundamental que você tenha uma noção clara dos pesos das provas do Enem, buscando por universidades que valorizam os melhores desempenhos. Assim, aumentam as suas chances de iniciar o semestre cursando medicina em uma das universidades do país.

Acompanhe os dados do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Sucesso! Muito boa sorte!

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Vitória (ES)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 40

Universidade Federal de Lavras (UFLA) Lavras (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 18

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJM) – Teófilo Otoni (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 15

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJM) – Diamantina (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 15

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 50

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Juiz de Fora – (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 45

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Governador Valadares (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 25

Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP) – Ouro Preto (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 40

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 60

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) – Divinópolis (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 30

Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 50

Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Alfenas (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 60

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 320

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos (MG)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 29

Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói (RJ)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 90

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Macaé (RJ)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 30

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 100

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) – Rio de Janeiro (RJ)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 80

Universidade de São Paulo (USP) – Bauru (SP)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 18

Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto (SP)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 23

Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 53

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Carlos (SP)

Turno integral (matutino/vespertino)

Vagas ofertadas no Sisu: 40

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Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Lazer

Data: 14/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/14-01-2020/jardim-botanico-disponibiliza-horarios-para-visitas-escolares.html

Título: “Jardim Botânico disponibiliza horários para visitas escolares”

Vagas são distribuídas entre os dias 4 de fevereiro e 3 de abril nos turnos da tarde e da manhã

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta terça-feira (14), a abertura dos agendamentos de visitas ao Jardim Botânico a grupos escolares. No total, são 56 horários disponibilizados, distribuídos entre os dias 4 de fevereiro e 3 de abril. As inscrições podem ser realizadas por meio de um formulário on-line disponível no site do Jardim Botânico, na seção de visitação.

As visitas escolares são realizadas de terça a sexta, das 8h às 11h, ou no período da tarde, das 13h às 16h. Em cada turno, são atendidos até 45 alunos e mais cinco professores e acompanhantes. As vagas contemplam turmas do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Os interessados devem ficar atentos ao limite de agendamentos, já que cada escola poderá solicitar, no máximo, quatro visitas por período. Caso o número seja extrapolado, serão consideradas apenas os quatro primeiros agendamentos. A medida, segundo a instituição, é para garantir acesso a um maior número de escolas.

Os inscritos poderão optar por um percurso livre ou escolher dentre cinco roteiros preparados pela equipe de educação ambiental da UFJF. São eles: “Os grandes grupos vegetais”, “Diversidade vegetal e etnobotânica”, “Processos e relações ecológicas”, “Socioambientalismo” e “Mitos, heroínas e heróis brasileiros”. Em toda a caminhada pelo Jardim, as turmas são acompanhadas por monitores de educação ambiental, que são estudantes da universidade.

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Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Lazer

Data: 14/01/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/01/14/jardim-botanico-abre-inscricoes-para-visitas-escolares-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: “Jardim Botânico abre inscrições para visitas escolares em Juiz de Fora”

De acordo com a UFJF, professores podem realizar o agendamento para o período entre 4 de fevereiro e 3 de abril através da internet.

Estão abertas as inscrições as visitas escolares orientadas ao Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professores interessados podem realizar o agendamento para o período entre 4 de fevereiro e 3 de abril através da internet.

De acordo com a UFJF, estão disponíveis 56 vagas para o período e, posteriormente, será aberto o agendamento para os meses seguintes. Ao longo do ano passado, o Jardim Botânico recebeu aproximadamente oito mil estudantes e professores de mais de 200 escolas.

Os horários de visitação das turmas escolares são: de terça a sexta-feira, das 8h às 11h ou das 13h às 16h. As visitas orientadas têm vagas para estudantes desde o primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

Por período de agendamento, cada escola pode solicitar até quatro visitas. A medida tem o objetivo de garantir que seja atendido o maior número possível de instituições de ensino.

Para as visitas, as escolas têm a opção de realizar um percurso livre ou de seguir por um dos cinco roteiros preparados pela equipe de educação ambiental. Confira as opções:

  • Os grandes grupos vegetais
  • Diversidade vegetal e etnobotânica
  • Processos e relações ecológicas
  • Socioambientalismo
  • Mitos, heroínas e heróis brasileiros

Em todas as visitas, os grupos são acompanhados por monitores de educação ambiental, que são estudantes da UFJF.

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Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 14/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/14-01-2020/antes-da-estreia-na-superliga-b-jf-volei-organiza-2a-copa-trade.html

Título: Antes da estreia na Superliga B, JF Vôlei organiza 2° Copa Trade

Torneio triangular terá o São José Vôlei e Lavras Vôlei, futuros adversários juiz-foranos também na competição nacional

Com estreia na Superliga B Masculina marcada para o próximo dia 25, contra o Vedacit Vôlei Guarulhos, às 19h, no Ginásio da UFJF, o JF Vôlei organiza, neste final de semana, a 2ª Copa Trade. Desta vez, haverá um triangular com a participação de dois adversários da segunda divisão nacional: o São José (SP) e o Lavras Vôlei (MG). Uma partida por dia movimenta o evento.

JF Vôlei e Lavras estreiam na sexta (17), às 19h; Lavras volta a atuar no sábado (18), mas contra São José, às 16h; e os donos da casa encaram os paulistas fechando a disputa no domingo, às 11h. Ao fim dos três jogos, o dono de melhor aproveitamento será o campeão. A entrada do público será permitida com a entrega de 1kg de alimento não perecível a cada embate.

O diretor técnico do JF Vôlei, Maurício Bara, explicou a realização do torneio a uma semana do início da Superliga B. “A Copa Trade foi muito bem sucedida no ano passado, com o Botafogo e o São José. Queremos tornar esses eventos periódicos. Repetimos a Copa da Amizade com equipes mais da região e agora a Trade entra novamente no circuito. Deixamos ela mais próxima da nossa estreia justamente para servir como preparação direta para a Superliga B, com equipes em atividade, respeitando as questões de relacionamento e geográficas – são os dois times mais próximos de nós entre os que irão disputar a competição nacional”, analisa.

O JF Vôlei também irá obter mais informações de dois adversários na Superliga com a Copa Trade. Contudo, também será visto pelos dois times, algo minimizado por Bara. “Tem os dois lados, mais um terceiro que é dar condições de jogo para sua equipe. E cada um tenta tirar o melhor proveito possível dessas informações. É mais importante jogar do que ficar preocupado com a espionagem, até porque os vídeos do vôlei circulam livremente hoje”, opina.

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Veículo: Acessa

Editoria: Educação

Data: 13/01/2020

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2020/01/13-cursinho-pre-vestibular-gratuito-ufjf-abre-70-vagas/

Título: “Cursinho pré-vestibular gratuito da UFJF abre 70 vagas”

O cursinho popular Garra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu 70 vagas em 2020. Os interessados devem se inscrever até o dia 28 de janeiro, por meio de formulário on-line. Podem participar alunos que já concluíram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública ou estudantes, com bolsas integrais, de escolas particulares. O processo seletivo possui limite de 700 candidatos. Sendo assim, as inscrições serão fechadas tão logo esse número seja atingido, mesmo que antes do prazo final.

O curso é gratuito e visa a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, na Faculdade de Letras (Fale), no campus da UFJF. O aluno deve disponibilizar sábados e domingos, predeterminados em calendário, no período da tarde, para realização de simulados obrigatórios.

Posteriormente às inscrições, o candidato deve realizar a avaliação diagnóstica, marcada para dia 2 de fevereiro, às 14h. Os locais serão informados com uma semana de antecedência, através do Facebook e do e-mail do candidato.

A fase seguinte do processo é o sorteio para os aprovados na avaliação diagnóstica. Sendo sorteado, o candidato passa para a fase de entrevistas. Das 70 vagas, sete são reservadas para alunos com mais de 30 anos que ainda não ingressaram no ensino superior e outras sete para ex-alunos do projeto que ainda não conseguiram aprovação no curso desejado. Caso não sejam sorteados dentro da reserva de vagas, seguem concorrendo às outras disponíveis.

Garra

O cursinho popular, projeto de extensão da UFJF, está em seu quarto ano de atividade e conta atualmente com 50 membros. A iniciativa é gerida, em grande parte, por alunos da instituição e visa a oferecer mais oportunidades de ingresso em universidades através de aulas preparatórias para o Enem. Os próprios alunos da UFJF são divididos em professores, monitores, coordenadores e diretores.

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Veículo: Bahia.ba

Editoria: Educação

Data: 13/01/2020

Link: https://bahia.ba/economia/bc-quer-ensinar-financa-em-escolas-publicas-a-partir-deste-ano/

Título: “BC quer ensinar finança em escolas públicas a partir deste ano”

Iniciativa será colocada em prática em seis estados, além do Distrito Federal

O BC (Banco Central) implementará em 2020 um programa piloto para capacitar professores a ensinar educação financeira em sala de aula por meio das disciplinas de português, matemática, história e geografia. A iniciativa será colocada em prática em seis estados, além do Distrito Federal.

O projeto, que chamará “Aprender Valor”, tem como alvos estudantes do 1º ao 9º ano da rede pública de ensino. O BC também pretende mostrar que mesmo pessoas de baixa renda conseguem poupar se tiverem disciplina e adquirirem o hábito.

O objetivo é que os alunos aprendam os conceitos necessários para planejar o uso do dinheiro, poupar ativamente e fazer uso consciente de crédito oferecido por bancos e financeiras. A meta é que mil turmas (pelo menos 25 mil alunos) sejam impactadas no piloto – ao final de 2022, o BC quer educar 22 milhões de alunos.

Para implementar a proposta, o BC contratou o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) para desenvolver uma plataforma online de capacitação dos professores e diretores. Serão gastos R$ 11 milhões, em três anos de projeto, custeados pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

Além de planos de aula, vídeos e tutoriais, os educadores aprenderão como ensinar os conceitos de educação financeira nas quatro disciplinas, como usar esses recursos educacionais e terão um módulo sobre gestão de finanças pessoais.

“Para poder ensinar educação financeira é preciso que o professor esteja confortável com a sua vida financeira e tenha esses conhecimentos. Vamos capacitá-los para aplicar o conteúdo em sala de aula”, disse Luis Mansur, chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC, ao UOL.

O primeiro estado a assinar um acordo de cooperação técnica com o BC foi o Pará. As outras unidades da Federação (Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo) devem formalizar os acordos até fevereiro. A ideia é que em 2021 o programa seja estendido para todos os estados.

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Veículo: Varginha Online

Editoria: Educação

Data: 15/01/2020

Link: https://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=183307

Título: “Sisu: 5 passos para ingressar em um faculdade pública usando a nota do ENEM”

Ferramenta online desenvolvida pelo Quero Bolsa ajuda candidatos a se preparar para o os dias de inscrição do Sistema de Seleção Unificada

A espera pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2019, tem data para acabar: dia 17, o MEC divulga os resultados obtidos na prova. Assim, é possível disputar uma das mais de 31 mil vagas oferecidas por 19 instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Brasil, são mais de 237 mil vagas oferecidas por 128 instituições.

“O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior e, com milhares de vagas, o estudante pode perder uma oportunidade por desatenção”, orienta Maria Fernanda Alves, psicóloga responsável pelo Serviço de Apoio à Escolha Profissional do Quero Bolsa. “Por isso, é fundamental utilizar os dias entre a divulgação da nota e o início das inscrições para se planejar para conquistar o sonho”, completa.

O Quero Bolsa criou o Simulador de Notas de Corte do Sisu para ajudar o candidato a localizar as faculdades que oferecem o curso desejado e a nota de corte para o ingresso. Na ferramenta, é possível acompanhar a variação da nota nos últimos anos e as médias por estado. A equipe de apoio ao aluno da plataforma elaborou 5 dicas para ampliar as chances de ingresso:

  • Faça uma lista das faculdades e cursos de interesse a partir da relação apresentada pelo Simulador de Notas de Corte do Sisu . Considere a qualidade no ensino, proximidade de casa, mercado de trabalho na região e o que mais for importante;
  • Verifique a nota de corte de cada uma delas e compare com a obtida no Enem;
  • Separe as faculdades em duas listas: a primeira é a das mais desejadas, com a nota de corte um pouco maior do que a obtida no Enem; na segunda, selecione as instituições com notas de corte igual ou inferior;
  • Durante o período de inscrição (21 e 24 de janeiro), preencha o cadastro indicando como primeira opção uma das faculdades da primeira lista e, como segunda opção, uma da segunda;
  • Acompanhe a variação das notas durante o período de inscrição e ajuste as escolhas para garantir que sempre haverá uma opção ideal na primeira escolha e uma opção possível na segunda.

Quais foram as notas de corte do ano passado?

O Quero Bolsa listou os 9 cursos com mais inscrições no Brasil, segundo o Censo da Educação do Ensino Superior, do INEP, junto da maior e menor nota no Sisu em 2019, no estado de São Paulo. Confira:

  • Maior nota: 763,45, no IFTM, em Uberaba, no turno noturno;
  • Menor nota: 602,22, no IFNMG, em Januária, no turno noturno;
  • Maior nota: 788,04, no IFTM, em Uberaba, no turno noturno;
  • Menor nota: 585,5, no IFNMG, em Araçuaí, no turno noturno;
  • Maior nota: 772,9, na UFMG, em Uberaba, no turno matutino;
  • Menor nota: 721,9, na UEMG, em Ituiutaba, no turno noturno;
  • Maior nota: 703,22, na UFMG, em Belo Horizonte, no turno matutino;
  • Menor nota: 596,6, na UNIMONTES, em Fortaleza, no turno integral;
  • Maior nota: 730,54 na UFMG, em Belo Horizonte, no turno matutino;
  • Menor nota: 671,52, na UFSJ, em Divinópolis, no turno integral;
  • Maior nota: 755,43, na UFU, em Uberlândia, no turno integral;
  • Menor nota: 658,36, na IFNMG, em Januária, no turno integral;
  • Maior nota: 746,8, na UFJF, em Juiz de Fora, no turno integral;
  • Menor nota: 704,77, na UFVJM, em Diamantina, no turno integral;
  • Maior nota: 813,04, na UFOP, em Ouro Preto, no turno integral;
  • Menor nota: 788, na UNIMONTES, em Montes Claros, no turno integral;
  • Maior nota: 683,14, no UFJF, em Juiz de Fora, no turno matutino;
  • Menor nota: 578,28, na UFU, em Ituiutaba, no turno noturno;
  • Maior nota: 756,62, na UFMG, em Belo Horizonte, no turno matutino;
  • Menor nota: 726,3, na UFSJ, em São João del Rei, no turno integral;

Para quem não conseguiu a vaga via Sisu, outras duas ferramentas do Quero Bolsa podem ajudar: um simulador de notas de corte do Programa Universidade para Todos (Prouni ) e um para financiamento estudantil pelo Fies . Além delas, tem a ferramenta de busca por bolsas de estudo na rede privada.

Calendário do Sisu

Não perca nenhuma data importante.

  • 17/01/2020: Divulgação da Nota do Enem;
  • 21/01/2020: Início das inscrições no Sisu;
  • 24/01/2020 às 23h59: Fim das inscrições do Sisu;
  • 28/01/2020: divulgação do resultado;
  • 29/01/2020 a 04/02/2020: Matrícula dos convocados da primeira chamada e declaração de interesse na lista de espera.

Sobre o Quero Bolsa

O Quero Bolsa (http://querobolsa.com.br) conecta alunos a instituições de ensino e oferece vagas e bolsas de estudo em cursos de Ensino Superior, Ensino Básico, Idiomas e Intercâmbio. Em um cenário em que apenas 15,7% dos adultos brasileiros concluíram a graduação, segundo dados do IBGE, ele cresce a passos largos e já gerou uma economia de mais de R﹩ 1,3 bilhão para alunos do país inteiro. Atualmente a plataforma conta com mais de 6 mil escolas parceiras, 1.600 instituições de ensino superior, 2.500 de ensino básico, além de mais de 10 mil opções de cursos de idiomas e 50 mil de intercâmbio.

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Veículo: Hora Brasil

Editoria: Educação

Data: 15/01/2020

Link: https://www.horabrasil.com.br/122055/profletras-2020-edital-inscricoes/

Título: “PROFLETRAS: 2020: o edital foi lançado e as inscrições estão abertas”

Já foi lançado o edital do PROFLETRAS 2020. São 590 vagas em um mestrado profissional gratuito, que tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental

O PROFLETRAS 2020 é um curso semipresencial com turmas em todas as regiões do Brasil. Para poder concorrer a uma das vagas é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação;
  • Ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores;
  • Estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos).

Inscrições para o PROFLETRAS 2020

AS inscrições no PROFLETRAS 2020 serão aceitas até 23h59 (horário de Brasília) do dia 03 de fevereiro de 2020. A taxa de inscrição é de R$ 90.

Para fazer a sua inscrição basta seguintes os seguintes passos:

  • Acessar o sítio da Comperve (www.comperve.ufrn.br) no qual estarão disponíveis o edital e o formulário de inscrição;
  • Preencher, integralmente, o formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele;
  • Imprimir a GRU realizar o pagamento da taxa de inscrição.

A partir do dia 10 de fevereiro de 2020 a lista de inscrições no PROFLETRAS 2020 poderão ser vistas no site www.comperve.ufrn.br

As provas serão realizadas no dia 15 de março de 2020, nos municípios sedes das instituições participantes do PROFLETRAS 2020, das 13h20 às 14h (horário oficial de Brasília).

Cidades com vagas no PROFLETRAS 2020

CENTRO – OESTE – vagas

  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS Campo Grande – MS 10
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS Dourados – MS 9
  •  Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS Três Lagoas – MS 9
  •  Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus de Cáceres Cáceres – MT 11

NORDESTE – vagas

  • Universidade Federal de Alagoas – UFAL Maceió – AL 10
  •  Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS Feira de Santana – BA 10
  •  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB Vitória da Conquista – BA 9
  •  Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Ilhéus – BA 10
  •  Universidade Federal da Bahia – UFBA Salvador – BA 13
  •  Universidade do Estado da Bahia – UNEB Santo Antônio de Jesus – BA 12
  •  Universidade Estadual do Ceará – UECE Fortaleza – CE 12
  •  Universidade Federal do Ceará – UFC Fortaleza – CE 17
  •  Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Campus Guarabira Guarabira – PB 16
  • Universidade Federal de Campina Grande – UFCG – Campus Cajazeiras Cajazeiras – PB 17
  • Universidade Federal da Paraíba – UFPB – Campus IV Mamanguape Mamanguape – PB 20
  • Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Recife – PE 10
  •  Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE Garanhuns – PE 10
  •  Universidade de Pernambuco – UPE Garanhuns – PE 12
  • Universidade de Pernambuco – UPE Nazaré da Mata – PE 17
  • Universidade do Estado do Piauí – UESPI – Campus Poeta Torquato Neto Teresina – PI 13
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Campus de Assu Assu – RN 10 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Campus de Mossoró Mossoró – RN 9
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Campus Pau dos Ferros Pau dos Ferros –RN 10
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Campus de Currais Novos Currais Novos – RN 15
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Campus Central – Natal Natal – RN 10
  • Universidade Federal de Sergipe – UFS – Campus Universitário Profº Alberto Carvalho Itabaiana Itabaiana – SE 12
  • Universidade Federal de Sergipe – UFS – Campus de São Cristóvão São Cristóvão – SE 16

 NORTE – vagas

  •  Universidade Federal do Acre – UFAC Rio Branco – AC 10
  •  Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Santarém – PA 12
  •  Universidade Federal do Pará – UFPA Belém – PA 10
  •  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA Marabá – PA 16
  •  Universidade Federal do Tocantins – UFT Araguaína – TO 11
  •  SUDESTE INSTITUIÇÃO MUNICÍPIO DE REALIZAÇÃO VAGAS
  • Instituto Federal do Espírito Santo – IFES Vitória – ES 12
  •  Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Juiz de Fora – MG 9
  •  Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Belo Horizonte – MG 15
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM Uberaba – MG 10
  •  Universidade Federal de Uberlândia – UFU Uberlândia – MG 14
  •  Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Montes Claros – MG 17
  •  Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ São Gonçalo – RJ 17
  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Rio de Janeiro – RJ 13
  •  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ Seropédica – RJ 20
  •  Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Assis Assis – SP 14
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAUL – USP São Paulo – SP 10

SUL – vagas

  • Universidade Estadual de Londrina – UEL Londrina – PR 10
  •  Universidade Estadual de Maringá – UEM Maringá – PR 12
  •  Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP Cornélio Procópio – PR 10
  •  Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Cascavel – PR 10
  •  Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Florianópolis – SC 9

O edital pode ser visto no site: http://comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/202001/documentos/edital_20191216.pdf

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