Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Educação

Data: 04/01/2020

Link: 

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/01/04/ufjf-altera-horario-de-funcionamento-de-unidades-durante-o-periodo-de-ferias-academicas.ghtml

Título: “UFJF altera horário de funcionamento de unidades durante o período de férias acadêmicas”

Confira as mudanças na Biblioteca Central, Restaurante Universitário, Jardim Botânico e outros espaços da instituição.

Devido ao período de férias acadêmicas, algumas unidades mantidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tiveram o horário de funcionamento alterado. Confira as mudanças:

Restaurante Universitário (RU)

Unidade Campus

  • Café da manhã: de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h
  • Almoço: de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h
  • Coordenação: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Unidade Centro

  • Almoço: de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h
  • Coordenação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Central de Atendimento

Funcionamento normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, a Central de Atendimento fica aberta das 9h às 12h.

Biblioteca Central

O espaço está aberto das 7h às 19h desde o dia 9 de dezembro, e permanece nesta escala até o retorno do período letivo. De acordo com a UFJF, o funcionamento das bibliotecas setoriais está condicionado ao funcionamento dos respectivos cursos.

Hospital Universitário

Funcionamento normal nas unidades Dom Bosco e Santa Catarina.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico retorna às atividades na próxima segunda-feira (6). O espaço vai ficar aberto para visitas de 8h às 17h de terça a sexta-feira. Aos domingos, o horário de funcionamento é de 9h às 17h. A entrada de visitantes é permitida até as 16h.

Centro de Ciências

O Centro de Ciências da UFJF retorna às atividades neste sábado (4), com programação especial. O local será espaço de oficinas e colônia de férias, além de disponibilizar novas sessões no planetário e visitas às exposições. A programação segue até dia 2 de fevereiro.

Museu de Arte Murilo Mendes e Memorial da República

O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) funcionará normalmente durante o período de férias acadêmicas. De segunda a sexta-feira, o funcionamento é das 9h às 18h e nos finais de semana, das 13h às 18h.

O Memorial da República Presidente Itamar Franco também segue com funcionamento normal, com os mesmos horários do MAMM, com exceção de segunda-feira, quando não há funcionamento.

Fórum de Cultura, Centro Cultural Pró-música e Cine-Theatro Central

O Fórum de Cultura, o Centro Cultural Pró-música e o Cine-Theatro Central funcionarão em horário normal durante as férias acadêmicas.

Casa Helenira Preta

A Casa Helenira Preta está em recesso e volta às atividades no dia 6 de janeiro, com horário de funcionamento normal.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 04/01/2020

Link: 

https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/04-01-2020/morre-prestigiado-tecnico-de-ginastica-deber-zambelli.html

Título: “Morre prestigiado técnico de ginástica Deber Zambelli”

Professor e treinador tinha 51 anos e estava internado desde o dia 19 de dezembro

Um dos mais conceituados e premiados treinadores de ginástica em Juiz de Fora, Deber Luiz Zambelli Pedrosa tornou-se sinônimo do esporte na cidade, ao lado do irmão Wanderson, também profissional da área. Com uma trajetória que soma mais de três décadas, Deber foi 12 vezes medalhista no campeonato pan-americano e 22º colocado no Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim, de 2009, na Rússia. Em sua mais recente vitória, trouxe para a casa a as medalhas de ouro no duplo mini trampolim, ouro no mini trampolim e prata no tumbling no Escolar de Ginástica de Trampolim, em Itabira (MG), treinando o pequeno João Victor Cândido, de apenas 8 anos.

Atualmente, Deber, com seus 1,89 metros de altura, era responsável pela equipe de ginástica do Clube Bom Pastor, onde comandava mais de uma centena de jovens atletas. Por 21 anos ele fez história no Instituto Vianna Júnior. Internado no Hospital Universitário da UFJF desde o último dia 19 de dezembro, Deber faleceu, aos 51 anos, na tarde deste sábado (4). A causa da morte não foi informada. Ele deixa a mãe, o irmão Wanderson e a irmã Vanilde. Seu velório acontece até as 11h deste domingo (5), no Cemitério Parque da Saudade e seu enterro acontece no mesmo dia, às 14h, em sua terra natal, Piau, a pouco mais de 40 km de Juiz de Fora.

Deber também deixa centenas de amigos e atletas de diferentes gerações. Em suas redes sociais, muitos se manifestaram, como a jovem Lohayne Clavelari. “Foram 13 anos do lado dessa pessoa maravilhosa, que me ensinou desde meus 5 aninhos a ser forte, a ser determinada, que sempre me dizia ‘se cair você levanta e continua’”, escreveu, e, em tom emocionante, acrescentou: “É, tio Deber, você me ensinou a perder nas competições e a continuar, mas não ensinou um dia a ter que perder você. Eu estou literalmente sem chão com essa notícia.”

Em 21 de julho de 2019, na seção Outras Ideias da Tribuna, Deber contou um pouco de sua história, ao lado do irmão Wanderson, três anos mais velho. Na entrevista,  o treinador contou seu despertar para o esporte e também falou sobre a emoção de, como professor, deixar marcas na trajetória de outras pessoas: “O que me encanta mais é a capacidade dos ex-alunos se lembrarem de você. Outro dia estava na rua e um ex-aluno pediu para tirar foto comigo. Eu havia dado aula para ele no terceiro período. Isso mostra que deixei alguma coisa nessas pessoas.”

— —

Veículo: Folha de São Paulo

Editoria: Opinião

Data: 05/01/2020

Link: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/01/o-porta-dos-fundos-e-o-silencio-presidencial.shtml

Título: “O Porta dos Fundos e o silêncio presidencial”

Surge mais um personagem bizarro na já extensa galeria de figuras grotescas

Eis  que no apagar das luzes de 2019 surgiu mais um personagem bizarro na já extensa galeria de figuras grotescas que povoam a vida contemporânea brasileira. Trata-se de Eduardo Fauzi Richard Cerquise, um dos responsáveis pelo atentado terrorista à sede da produtora do canal de Humor Porta dos Fundos.

A folha corrida do sujeito é um passeio pelo Código Penal. Ele foi condenado por dar um soco no secretário de Ordem Pública da Prefeitura do Rio em 2013. Recorria em liberdade. Tem cerca de 20 registros criminais, entre eles: ameaça, formação de quadrilha e agressão à ex-mulher.

Fauzi foi logo identificado, mas, enquanto a polícia discutia se o atentado com coquetéis molotov caracterizava ou não crime de terrorismo, ele postou vídeo nas redes sociais; passou lépido e fagueiro pelos controles do aeroporto internacional do Rio e escafedeu-se para a Rússia, onde supostamente tem uma namorada. Sabe-se também que desde 2001 era filiado ao PSL — partido pelo qual o presidente Bolsonaro se elegeu.

O atentado exumou das catacumbas da história grupos de extrema direita derivados do integralismo, movimento de inspiração fascista que floresceu nos anos 1930 no Brasil. Após a morte de seu criador, Plínio Salgado, nos anos 1970, o integralismo fragmentou-se em pequenos grupos, com os quais Fauzi tem relações. Alguns desses grupos são formados por policiais, ex-policiais e milicianos, segundo o historiador Leandro Gonçalves, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em entrevista à BBC Brasil.

O atentado ao Porta dos Fundos já tem mais de dez dias, e até agora o presidente não deu uma palavra sobre o assunto. Em 1987, quando era capitão, Bolsonaro respondeu a processo judicial, acusado de elaborar um plano terrorista para explodir bombas em quartéis, no Rio de Janeiro. Num julgamento controverso (explicado no livro “O cadete e o capitão”, de Luiz Maklouf Carvalho), ele acabou absolvido.

O silêncio presidencial dispensa maiores explicações.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 05/01/2020

Link: 

https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/05-01-2020/veteranos-e-estreantes-frente-a-frente-na-disputa-pela-pjf.html

Título: “Veteranos e estreantes frente à frente na disputa pela PJF”

Pelo menos dez nomes são apontados como possíveis candidatos à sucessão do prefeito Antônio Almas, que deve tentar a reeleição

Desde as eleições municipais realizadas em 15 de novembro de 1982 até os dias de hoje, a população de Juiz de Fora já compareceu às urnas em nove processos eleitorais para escolher quem seria o ocupante da Prefeitura. Em nove oportunidades, entretanto, apenas quatro nomes saíram vitoriosos e com a chancela popular para assumir o principal cargo político do Município: Tarcísio Delgado, que venceu em 1982, 1996 e 2000; Carlos Alberto Bejani, 1988 e 2004; Custódio Mattos, 1992 e 2008; e Bruno Siqueira, 2012 e 2016.

Em um hiato de pouco mais de 37 anos, as eleições de 2020 marcarão a primeira vez na história em que nenhum dos quatro nomes aparece entre os possíveis candidatos à sucessão municipal, em um pleito que deve ser marcado pelo embate de veteranos da política local e estreantes nas contendas eleitorais.

Alçado ao comando da Prefeitura após a renúncia do ex-prefeito Bruno Siqueira (MDB) em abril de 2018, Antônio Almas (PSDB) deve tentar a reeleição e colocar, pela primeira vez, seu nome para a apreciação do eleitorado juiz-forano como cabeça de chapa de uma candidatura majoritária. Além de trazer consigo a experiência de comandar o Poder Executivo municipal em um momento de grandes dificuldades financeiras, Almas é também o mais “veterano” entre os pré-candidatos especulados nos bastidores da política da cidade. Ao menos, quando levado em consideração o exercício de cargos eletivos. O tucano foi vereador em duas legislaturas (1993-1996 e 1997-2000) e candidato a vice-prefeito nas eleições de 2004, na chapa encabeçada por Custódio Mattos, e de 2016, quando a composição puxada por Bruno Siqueira saiu vitoriosa das urnas.

Outra veterana que pode retornar a contenda pela Prefeitura é a deputada federal Margarida Salomão, que vem sendo apontada como possível candidata do PT nas eleições de outubro. Caso as especulações sejam confirmadas, esta será a quarta vez que a deputada federal por três mandatos (entre 2011 e 2015; 2015 e 2019; e na atual Legislatura, de 2019 a 2023) tentará chegar ao Executivo juiz-forano. Sempre que se lançou como opção, a petista chegou ao segundo turno, sendo derrotada em 2008 por Custódio Mattos; e em 2012 e 2016, por Bruno Siqueira. Além das experiências eleitorais e na Câmara dos Deputados, Margarida acumula ainda duas passagens pelo comando da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre 1998 e 2006.

Trajetória ascendente

Entre os nomes especulados que têm em suas bagagens experiências na vida pública, aparecem ainda o do deputado estadual Noraldino Júnior (PSC). O parlamentar já disputou a Prefeitura em 2016, quando foi o terceiro mais votado, ficando atrás de Bruno e Margarida. Em sua trajetória eleitoral, Noraldino se elegeu vereador em 2008 e 2012 e deputado nas eleições de 2014 e 2018. Outra ocupante de uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) apontada como possível candidata à Prefeitura é a deputada estadual Sheila Oliveira (PSL). Sem ser exatamente uma veterana na política eleitoral, a delegada da Polícia Civil coleciona bons resultados nas urnas e uma trajetória meteórica, tendo sido a vereadora mais votada da história da cidade nas eleições de 2016. Também foi a mais votada em Juiz de Fora entre os candidatos a deputado estadual no pleito realizado há pouco mais de um ano.

Tradição local de 25 anos pode ser mantida

Caso confirme sua candidatura à PJF, Sheila reforça uma tradição na política local de Juiz de Fora: a de que os candidatos mais votados na cidade em uma eleição geral ressurjam como postulantes ao Executivo municipal dois anos depois. Nos últimos 25 anos, todos os nomes mais votados em Juiz de Fora na corrida pela ALMG disputaram a Prefeitura. Em 2014, Noraldino foi reeleito deputado estadual com a maior votação nas urnas da cidade e testou seu nome como candidato a prefeito dois anos depois. Em 2012, o ex-prefeito Bruno Siqueira (MDB) venceu as eleições após ter sido o deputado estadual mais votado nas urnas locais em 2010.

O mesmo aconteceu em 2002, quando o também ex-prefeito Alberto Bejani foi o mais lembrado nas seções juiz-foranas na disputa por cadeiras na ALMG e se elegeu prefeito em 2004. Em 1998, Bejani já havia sido o deputado estadual mais votado no município e disputou a Prefeitura em 2000, quando acabou derrotado por Tarcísio Delgado no segundo turno. Em 1996, Sebastião Helvécio foi o mais lembrado pelos juiz-foranos. Candidato a prefeito dois anos depois, ficou na quarta colocação em pleito também vencido por Tarcísio.

MDB

Entre aqueles que já exerceram cargos eletivos, outro especulado como possível candidato à Prefeitura é o ex-vereador e ex-deputado estadual Isauro Calais (MDB). Seu nome é visto como uma opção interna do MDB, caso a sigla opte por candidatura própria. Cabe lembrar que os emedebistas integram o primeiro escalão do prefeito Antônio Almas e, também por conta disso, o apoio do partido ao projeto de reeleição de Almas também é aventado.

Novatos em cargos eletivos miram Executivo

Em contraposição aos nomes especulados como pré-candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora que já obtiveram, de alguma forma, sucesso nas urnas, outros quadros buscam o respaldo do eleitorado diretamente em uma eleição majoritária. Um nome que é considerado praticamente certo na corrida pelo Executivo Municipal é o de Wilson Rezende, do Grupo Rezato, que deve retornar à disputa pelo PSB. O empresário foi candidato a prefeito nas últimas eleições, em 2016, quando foi o quarto mais votado. A despeito da boa votação em sua primeira candidatura, Wilson descartou uma candidatura a deputado em 2018 e mantém foco no anseio de chegar à PJF.

O próximo processo eleitoral ainda deve trazer alguns debutes. Em setembro do ano passado, uma possível candidatura do médico e presidente da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Renato Loures, ganhou força após o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) ter sinalizado apoio a um projeto encabeçado pelo responsável pelo hospital, que fez os primeiros atendimentos do presidente após o atentado à faca sofrido na cidade durante ato de campanha em 2018. Neste ínterim, Renato Loures, inclusive, desfiliou-se do PDT, sigla da qual era um dos fundadores na cidade, podendo seguir caminho apontado pelo grupo de Bolsonaro, que ainda corre para formatar um novo partido, o Aliança pelo Brasil.

Também é considerada como certa uma candidatura à Prefeitura do Partido Novo, que ganhou espaço em Minas Gerais após a eleição do governador Romeu Zema (Novo) em 2018. O nome, no entanto depende ainda de debate interno feito pela legenda, que faz suas indicações a partir da realização de processos seletivos próprios. O possível candidato mais especulado até aqui é o vice-presidente do Sistema FIEMG e presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora e do Sindimeias-JF, Tadeu Monteiro de Barros. Ele é empresário e sócio-diretor da Meias Young.

Há especulações envolvendo ainda outros nomes. A delegada da Polícia Civil Ione Barbosa vem sendo apontada nos bastidores da política juiz-forana como possível candidata e já teria conversado com alguns partidos. Um possível destino da delegada poderia ser o PRB, legenda que hoje abriga o deputado federal Lafayette Andrada, que disputou a corrida pela PJF em 2016, mas que não deve retornar à contenda. Outro que busca uma legenda para abrigar um possível projeto de chegar ao Poder Executivo municipal é o pastor Aloizio Penido, ligado à Primeira Igreja Batista Municipal.

Partidos que se fizeram presentes em eleições municipais recentes também devem voltar à disputa no pleito de outubro. Entre eles, o PSOL e o PSTU, que, em 2016, lançaram Maria Ângela e Victória Mello, respectivamente, como candidatas à Prefeitura de Juiz de Fora.

Disputa pode promover troca de partido no atacado na Câmara

A expectativa de um grande número de postulantes à Prefeitura de Juiz de Fora se deve não só ao momento político de ebulição pelo qual passa o país nos últimos anos, mas também pelas novas regras eleitorais, como a que proíbe as coligações entre partidos na disputa por cadeiras na Câmara. Com as legendas disputando espaço no Legislativo de forma isolada, algumas siglas devem apostar no lançamento de projeto próprios à PJF para tentar impulsionar a votação de seus candidatos à Câmara. Somado a isto, a Lei dos Partidos Políticos prevê que os atuais vereadores possam trocar de legendas sem risco de perder seus mandatos durante a chamada janela partidária em abril, no período de 30 dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição. Tais conjunturas devem resultar em um intensa troca de partido entre os parlamentares que integram a atual Legislatura na Câmara Municipal.

As especulações são diversas.

Nos bastidores, a possibilidade de que alguns vereadores abram mão de tentar a reeleição para integrar um projeto pela PJF como candidato a vice-prefeito também são aventadas, o que implicaria na indicação de apadrinhados políticos para o Poder Legislativo.

Os nomes como os de Ana Rossignoli (MDB) a Kennedy Ribeiro (MDB) já foram ventilados em tais cenários, o que poderia resultar em possíveis trocas de partido. Outras mudanças já são dadas como certas. Antes no PHS, legenda que não atingiu a cláusula de desempenho nas eleições de 2018 e foi anexada pelo Podemos, Adriano Miranda e Rodrigo Mattos já oficializaram suas saídas da sigla e, no momento, estão “sem partido”. O primeiro estaria conversando com o PRTB e o segundo com o Cidadania – que também pode abrigar Wagner França (PTB). Também eleito pelo PHS, Júlio Obama Jr. segue no Podemos.

O PTC também não atingiu a cláusula de desempenho em 2018, ficando sem acesso a prerrogativas como fundo eleitoral e tempo na propaganda de rádio e TV. O partido tem três vereadores na atual legislatura – José Fiorilo, Luiz Otávio Coelho (Pardal) e Nilton Militão – que devem buscar novas siglas. Do trio, especula-se uma aproximação de Pardal do PSL, legenda que também poderia receber André Mariano, que hoje está no PSC. Já Militão conversaria com o PSD. Há ainda especulações sobre a desidratação da bancada do MDB, com as possíveis saídas de Antônio Aguiar e Marlon Siqueira, que, respectivamente, poderiam seguir para o DEM e para o PP. Outras mudanças também não podem ser descartadas entre os demais vereadores.

Secretários

Entre os integrantes do primeiro escalão do prefeito Antônio Almas, três nomes devem se lançar candidatos nas eleições de outubro. O secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette (MDB) e o superintendente do Procon, Eduardo Schröeder (PSDB), devem tentar uma cadeira na Câmara. Gasparette, inclusive, já exerceu quatro mandatos no Legislativo municipal. Já o secretário de Governo, Bebeto Faria (PP) é cotado para disputar a Prefeitura de Santos Dumont, cargo que já exerceu anteriormente.

A expectativa de um grande número de postulantes à PJF se deve às novas regras eleitorais, como a que proíbe as coligações entre partidos na disputa por cadeiras na Câmara

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Geral

Data: 05/01/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/especiais/outras-ideias/05-01-2020/dandara-uma-luta-por-si-pelas-que-vieram-e-pelas-que-virao.html

Título: “Dandara: uma luta por si, pelas que vieram e pelas que virão”

Primeira transexual negra na diretoria da CUT e na pós-graduação da UFJF, Dandara Felícia compartilha a dor e a glória de sua trajetória: ‘Meus protagonismos nada mais são do que o retrato da doença da nossa sociedade’

“Num país onde a expectativa de vida de pessoas trans é de 35 anos, fazer 39 anos é um significado de sobrevivência”, responde Dandara Felícia Silva Oliveira quando perguntada sobre sua idade. Dandara faz aniversário em fevereiro. E também em 21 de novembro, quando os documentos lhe garantiram o nome que escolheu para si, numa afirmação da própria identidade e das próprias raízes. O segundo nome homenageia a avó paterna, dona Felícia, sindicalista das tecelãs em Juiz de Fora já nos anos 1940. Numa visita de Getúlio Vargas ela xingou o político e acabou presa, depois solta. Constantemente perseguida, tornou-se sinônimo de histeria, o que a fez ser internada durante um tempo no Hospital Colônia, em Barbacena.

O primeiro nome reverencia a líder de Palmares que, junto do companheiro Zumbi, subverteu a ordem do lugar defendendo a liberdade de seu povo. “Venho de uma família interracial, minha mãe é negra com toda a sua descendência negra e meu pai é branco, com sua descendência branca. Embora por parte da minha mãe eu tivesse várias figuras que poderiam ser homenageadas, elas não foram conhecidas por mim porque a escravidão nos trouxe, inclusive, a morte de nossa ascendência. No Brasil procuramos fazer certidões, cidadanias italianas ou portuguesas, mas não fazemos cidadania africana. Não temos nem documentos que garantam isso”, lamenta ela, criticando a branquitude.

“O branco quando é confrontado como raça fica apavorado porque já entende estar num conceito de hegemonia em que racializados são os outros”, explica ela, que em casa era percebida como branca e, na escola particular onde estudou, era a única negra. “Não é a consciência que cria a realidade, mas a realidade que cria a consciência. Se temos uma realidade onde pessoas brancas são melhores que pessoas pretas, as pessoas pretas vão querer ser pessoas brancas para não sofrer com o racismo estrutural que diferencia as pessoas.”

Sua própria sobrevivente

Nascida e criada no Furtado de Menezes, Dandara vivia com a mãe, que cuidava da casa, o pai, técnico em eletrotécnica da Rede Ferroviária e vendedor de produtos importados, e dois irmãos mais novos. Aos 5, a professora chamou sua mãe na escola para apontar para sua feminilidade exacerbada. Aos 8, encantou-se por Tieta, protagonista da novela homônima da Globo, uma mulher infeliz numa cidade pequena que decide sair, ganha dinheiro e retorna transformada, com calças altas, salto, unhas vermelhas e maquiada. “Aos 13 eu já sabia que gostava de meninos e fui abusada psicologicamente”, conta. Três anos depois, descobriu o grupo “GLS JF”, no mIRC, uma espécie de chat bastante popular no final dos anos 1990. E assumiu para a família. “Minha mãe me pediu que prometesse para ela que eu não fosse uma travesti”, lembra ela, que pequena usava, escondida, as roupas e os saltos da mãe. “Essa promessa me trouxe anos de amargura. Como se a gente pudesse prometer não ser o que a gente é”, diz. Já trabalhava como operadora de caixa, em cafeteria e outros serviços semelhantes quando, aos 23, recebeu a proposta de Tieta, sua personagem-inspiração. “Ir para a Europa. Nada era muito nítido do que aconteceria, a não ser a questão da prostituição. Não sabia do tanto de violência que estava junto disso, dentro dos lugares em que a gente morava e fora deles também. Fui traficada internacionalmente. Eu ainda não tinha feito a transição, mas fui para fazer isso”, narra. Desembarcou em Torre del Lago, a 20 minutos de Pisa, na Itália. Falando a língua, adentrou numa casa de três quartos onde viviam 25 pessoas. Os riscos eram grandes. A dívida, igualmente. Por quase um ano e meio ela acordou e dormiu na casa. “Quando tinha três dias que eu estava lá fui sequestrada e largada num lugar que eu não sabia onde era. Estava sem um documento, sem nada. Os italianos são pessoas muito solidárias e eu encontrei um senhor que parou o carro, perguntou o que tinha acontecido e me levou até a casa. Era um cotidiano de violência”, lamenta. “Sobrevivi.”

Sua própria razão

Sem a transição e sem o dinheiro, sem as roupas e sem o luxo de Tieta. “Voltei acabada e deprimida”, afirma. De volta à casa dos pais, fez curso técnico em saúde. Atuando na área, passou a morar sozinha. Cursava gastronomia quando resolveu fazer a transição, começando a tomar hormônios e implantando cabelo. “Dois meses depois fui mandada embora”, conta ela, que ouviu como justificativa o fechamento do lugar, ainda hoje aberto. A situação financeira ficou difícil e Dandara voltou atrás. “De quantas maneiras, nós, seres humanos, precisamos nos violentar para podermos ser aceitos na sociedade?” Formada em gastronomia, tornou-se maitre num restaurante na área central, depois foi operadora de telemarketing. “Lá eu podia ser viado, podia dar pinta”, brinca ela, que há pouco tempo retornou ao mesmo espaço para participar de uma roda de conversa sobre o combate à transfobia. Quando conquistou um novo trabalho como técnica em saúde num grande hospital local, Dandara uniu-se à ex-mulher de um tio para estudar para o concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que faz a gestão do Hospital Universitário da UFJF. As duas passaram. Pouco tempo depois ela conheceu Thiago, também funcionário público. Menos de um ano depois, casaram-se. “Passamos um mês de férias fora do Brasil e quando voltei comecei a imaginar que estava enganando ele, porque eu era uma pessoa trans e nunca havíamos conversado a respeito. O sofrimento mental foi o maior que já tive em todos os tempos”, lembra. Procurou um terapeuta e encarou a questão. Naquele ano vestiu-se como uma mulher para ir ao concurso Miss Brasil Gay. Meses depois dividiu com o marido sua angústia. Como resposta recebeu uma mão estendida. Dandara, então, retomou a transição.

Sua própria luta e de tantas outras

Logo após tornar-se servidora, Dandara passou a atuar como delegada sindical e, ano passado, tomou posse como a primeira travesti preta diretora sindical da base nacional da Central Única dos Trabalhadores, a CUT. Militante, participou da fundação do Centro de Referência LGBTQI+ da UFJF, ao lado do professor da Faculdade de Serviço Social Marco José de Oliveira Duarte, que a orienta no mestrado em serviço social, que ela inicia este ano. Já aluna do curso de ciências sociais numa instituição particular da cidade, Dandara é a primeira trans negra na pós-graduação da UFJF, pesquisando a trajetória das pessoas trans no mercado de trabalho local. “Meus protagonismos nada mais são do que o retrato da doença da nossa sociedade. Conheço travestis maravilhosas e inteligentíssimas que vieram antes de mim e que morreram se prostituindo porque não tiveram jeito de fazer outra coisa. Conheço mentes brilhantes que morreram numa cadeira de cabeleireiro sem se aposentar. Ser cabeleireiro não é ruim, mas toda atividade que você faz compulsoriamente é ruim. É preciso ter o mínimo de satisfação no trabalho e que ele não seja só a última chance. Noventa por cento das mulheres trans no Brasil estão compulsoriamente inseridas ou na precarização do trabalho, sem carteira assinada, ou na prostituição”, diz ela, que hoje vive com o marido e duas gatas – Manu e Santa Maria. “Fiz minha transição e estou fazendo minha transição de carreira. Quero ajudar a construir novas epistemologias pretas e trans, para mostrar que existe um conhecimento que vem dessa população e um modo de viver que só pode ser modificado se damos acesso para que essas pessoas construam um novo modo de viver. A vida cria consciência. Essa construção não é individual. Só estou aqui e só sou pioneira porque outras estiveram antes de mim e morreram.”

— —

Veículo: Correio Braziliense

Editoria: Emprego

Data: 05/01/2020

Link: 

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2020/01/05/interna-trabalhoeformacao-2019,818478/126-concursos-abertos-oferecem-4-106-vagas-locais-e-federais.shtml

Título: “126 concursos abertos oferecem 4.106 vagas locais e federais”

Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou lista com 126 concursos e 4.106 vagas, mais cadastro de reserva, em órgãos locais e federais. No Distrito Federal, há dois concursos com inscrições abertas e 400 vagas mais cadastro reserva. Entre os nacionais, são seis certames abertos para 342 vagas mais cadastro de reserva. No Centro-Oeste, são dez processos seletivos, com 2.910 chances, além de cadastro de reserva, no estado de Goiás. Nas universidades federais, são 91 processos seletivos e 421 oportunidades, mais cadastro de reserva. Os institutos federais oferecem 17 concursos e 33 postos vagos, além de vagas para formação de cadastro de reserva.

LOCAIS — DISTRITO FEDERAL

POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF)

Inscrições de 22 de janeiro até 10 de fevereiro de 2020 no site: www.cebraspe.org.br/concursos. Concurso com 300 vagas para o cargo de escrivão de polícia. Salário: R$ 8.698,78. Taxa de inscrição: R$ 199. Edital: bit.ly/2PoeXMd

PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

Inscrições de 3 fevereiro até 20 de fevereiro de 2020 no site: www.cebraspe.org.br/concursos/pg_df_19. Concurso com 100 vagas para analista jurídico (57) e técnico jurídico (43). Salários: entre R$ 4.720 e R$ 4.720. Taxa: entre R$ 54 e R$ 78. Edital: bit.ly/2ZjJeAn.

NACIONAIS

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA (CFO)

Inscrições prorrogadas até 7 de janeiro no site: www.quadrix.org.br. Concurso com 125 vagas para agente operacional (duas efetivas + 18 cadastros de reservas), técnico administrativo (quatro efetivas 36 cadastros de reservas), técnico arquivo (15 cadastros de reservas), administrador (uma efetiva 14 cadastros de reservas), procurador jurídico (uma efetiva 14 cadastros de reservas) e contador (duas efetivas 18 cadastros de reservas). Salários: entre R$ 2.000 e R$ 7.500. Taxas: entre R$ 65 e R$ 80. Edital: bit.ly/2sdF28P.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Inscrições até 16 de janeiro no e-mail: selecao@museus.gov.br. Concurso com uma vaga para cargo comissionado de diretor do Museu Histórico Nacional (1). Salário: R$ 10.373,30. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2OmX9jP.

ASSOCIAÇÃO DAS PIONEIRAS SOCIAIS (APS)

Inscrições de 13 até 31 de janeiro no site: www.sarah.br/rh. Concurso com uma vaga para médico psiquiatra (1). Salários: de R$ 15.652,55 a R$ 29.879,79. Taxa: R$ 170. Edital: bit.ly/2tujvta.

FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Inscrições de 13 de janeiro até 12 de fevereiro no site: ingresso.eear.aer.mil.br. Concurso com 156 vagas para estágio de adaptação à graduação de sargento da Aeronáutica, nas áreas de eletrônica (26), administração (40), enfermagem (42), eletricidade (10), informática (16), laboratório (5), obras (6), pavimentação (3), radiologia (5) e topografia (3). Salário: não informada. Taxa: R$ 60. Edital: bit.ly/2s7CdXf.

MARINHA DO BRASIL 1

Inscrições de 9 até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou nos locais disponíveis no edital. Concurso com 25 vagas para ingresso no corpo de engenheiros da Marinha, nas áreas de arquitetura e urbanismo (1), engenharia cartográfica (1), engenharia civil (2), engenharia de materiais (1), engenharia de produção (1), engenharia de sistemas de computação (1), engenharia de telecomunicações (2), engenharia elétrica (4), engenharia eletrônica (3), engenharia mecânica (4), engenharia naval (3), engenharia nuclear (1) e engenharia química (1). Salário: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/39Dkjw4.

MARINHA DO BRASIL 2

Inscrições de 9 até 23 de março no site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou nos locais disponíveis no edital. Concurso com 34 vagas para ingresso no corpo de saúde da Marinha, nas áreas de clínica médica (18), cirurgia geral (9), ginecologia e obstetrícia (2), pediatria (2), radiologia (2) e ortopedia e traumatologia (1). Salário: R$ 8.245. Taxa: R$ 126. Edital: bit.ly/2Fj66Xg.

CENTRO-OESTE

PREFEITURA DE IVOLÂNDIA (GO)

Inscrições até 6 de janeiro no site: www.itecconcursos.com.br. Concurso com 38 vagas para auxiliar de serviços gerais (9), operador de máquinas (3), motorista (3), agente comunitário de saúde (3), agente de combate a endemias (1), vigilante (1), gestor de recursos humanos (1), auxiliar do departamento contábil (1), técnico de enfermagem (5), técnico em raio x (1), auxiliar de departamento financeiro (1), gestor do departamento de compras (1), fiscal do meio ambiente (2), analista de meio ambiente (2), fiscal sanitário (1), auxiliar administrativo do departamento de controle interno (1), farmacêutico (1) e professor (1). Salários: entre R$ 954 e R$ 1.451. Taxa: entre R$ 47 e R$ 100. Edital: bit.ly/37yQ3l4.

PREFEITURA DE SANTA BÁRBARA (GO)

Inscrições até 6 de janeiro no site: www.itame.com.br. Concurso com 217 vagas mais 630 de cadastro de reserva para borracheiro (1), coveiro (1), cozinheira (2), gari coletor (4), merendeira (7), monitor (16), motorista (11), operador de limpeza urbana (gari) (16), operador de serviços gerais (21), servente de obras (2), máquinas leves (3), máquinas pesadas (4), pedreiro (5), porteiro servente (4), vigia noturno (11), eletricista (1), agente comunitário de saúde (12), agente de combate a endemias (4), assistente administrativo (15), auxiliar de biblioteca (4), auxiliar de secretaria (4), auxiliar de farmácia (1), controlador interno (1), fiscal de vigilância sanitária (2), recepcionista (2), técnico em enfermagem (15), técnico em higiene dental (1), técnico em laboratório (1), assistente social (2), biomédico (1), cirurgião dentista (2), enfermeiro (6), farmacêutico (1), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (1), médico (10), nutricionista (2), pedagoga social (3) e professor (23). Salários: entre R$ 998 e R$ 11.755. Taxa: entre R$ 50 e R$ 110. Edital: bit.ly/33npFYb.

CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA DA 5ª REGIÃO 

Inscrições até 7 de janeiro no site: www.quadrix.org.br. Concurso com 135 vagas para os cargos de auxiliar administrativo, assistente administrativo e fonoaudiólogo fiscal. Salário: R$ 1.461,58 a R$ 3.816. Taxa: R$ 50 e R$ 60. Edital: bit.ly/2SNdX7H.

PREFEITURA DE MONTIVIDIU DO NORTE (GO)

Inscrições até 16 de janeiro no site: www.ganzaroliassessoria.com.br. Concurso com 165 vagas para agente de limpeza urbana e jardinagem (6), agente de vigilância (6), auxiliar de serviços gerais (12), merendeira (6), motorista de veículos pesados (12), motorista de veículos leves (3), operador de máquinas agrícolas (3), operador de máquinas pesadas (6), agente comunitário de saúde (3), agente de combate às endemias (6), agente de recursos humanos (3), agente de vigilância sanitária (3), auxiliar administrativo (6), auxiliar de consultório dentário (3), auxiliar de contabilidade (1), auxiliar de desenvolvimento infantil (2), auxiliar de farmácia (3), fiscal ambiental (6), recepcionista (3), técnico agrícola (3), técnico em enfermagem (9), analista de projetos e convênios (3), assistente social (3), biólogo (3), enfermeiro (6), engenheiro ambiental (3), engenheiro civil (3), educador físico (3), farmacêutico (3), fisioterapeuta (3), médico (6), odontólogo (6), professor de letras (3), pedagogo (9), psicólogo (3) e nutricionista (3). Salários: entre R$ 998 e R$ 6 mil. Taxa: entre R$ 50 e R$ 100. Edital: bit.ly/2QTz3jK.

PREFEITURA DE PILAR DE GOIÁS (GO) 1

Inscrições até 16 de janeiro no site: www.consulpam.com.br. Concurso com três vagas mais cadastro de reserva para agente comunitário de saúde (1) e agente de combate às endemias (2). Salário: R$ 1.250. Taxa: R$ 32. Edital: bit.ly/2XWR2r2.

PREFEITURA DE PILAR DE GOIÁS (GO) 2

Inscrições até 16 de janeiro no site: www.consulpam.com.br. Concurso com 97 vagas mais cadastro de reserva para auxiliar de serviços gerais (4), agente de limpeza (5), merendeira (6), operador de máquinas (5), motorista (17), agente administrativo (4), recepcionista (8), almoxarife (3), administrador (2), auxiliar de biblioteca (2), monitor de creche (5), secretário de escola (3), porteiro servente (5), fiscal de tributos (3), fiscal de posturas e edificações (3), fiscal de meio ambiente (3), assistente social (2), psicólogo (3), gestor de resíduos sólidos (1), agente de controle interno do poder executivo (1), analista ambiental (1), auditor fiscal tributário (1) e professor (10). Salário: R$ 1.250. Taxa: entre R$ 29 e R$ 60. Edital: bit.ly/2sdgtZp.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORMOSA (GO)

Inscrições até 19 de janeiro no site: www.idib.rg.br. Concurso com 1.089 vagas, sendo 240 imediatas e 849 para cadastro reserva para os cargos  advogado (1), assistente social (8), psicólogo (6), professor atividades (47), professores de matemática (3), português/ inglês (3), ciência (3), história (3), geografia (3), educação física (3), libras (3), braile (3), técnico da equipe de referência (5), assistente da equipe de referência (22), cuidador social (9), educador social (9), facilitador da oficina de artes (2), facilitador da oficina de esportes (2), facilitador da oficina de música (2), cozinheiro (5), motorista cat b (8), motorista cat d (2), serviços gerais (18) e agente de serviços de higiêne e alimentação asha (70). Salário: R$ 1.000 e R$ 2.900. Taxa: R$ 70 e R$ 130. Edital: bit.ly/2sgwl3n.

PREFEITURA DE HIDROLINA (GO) 1

Inscrições de 15 de janeiro até 6 de fevereiro no site: www.ganzaroliassessoria.com.br. Concurso com 273 vagas para agente de limpeza urbana e jardinagem (30), auxiliar de serviços gerais (36), merendeira (30), motorista de veículos leves (15), motorista de veículos pesados (12), operador de máquinas pesadas (6), agente administrativo (33), agente comunitário de saúde (12), agente de combate às endemias (9), auxiliar de consultório dentário (3), fiscal ambiental (3), fiscal de serviços (6), fiscal de tributos (3), monitor (18), técnico em enfermagem (30), assistente social (6), enfermeiro (6), engenheiro ambiental (3), farmacêutico (3) e professor (39). Salários: entre R$ 998 e R$ 2.000. Taxa: entre R$ 60 e R$ 120. Edital: bit.ly/2Qipitg.

PREFEITURA DE HIDROLINA  (GO) 2

Inscrições a partir de 15 de janeiro até 6 de fevereiro no site: www.ganzaroliassessoria.com.br. Concurso com 410 vagas, sendo 102 para preenchimento imediato e 308 para cadastro reserva nos cargos de agente de limpeza urbana e jardinagem (10), auxiliar de serviços gerais (12), merendeira (10), motorista de veículos leves (5), motorista de veículos pesados (4), operador de máquinas pesadas (2), agente administrativo (11), agente comunitário de saúde (4), agente de combate às endemias (3), auxiliar de consultório dentário (1), fiscal ambiental (1), fiscal de serviços (2), fiscal de tributos (1), monitor (6), técnico em enfermagem (10), assistente social (2), enfermeiro (2), engenheiro ambiental (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), professor de educação física (1) e professor piii – pedagogo (12). Salário: R$ 998 e R$2.000. Edital: bit.ly/36gspdc.

PREFEITURA DE ALTO HORIZONTE (GO)

Inscrições a partir de 3 de fevereiro até 24 de fevereiro no site: www.itecconcuros.com.br. Concurso com 483 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para os cargos de agente administrativo, fiscal de obras, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, monitor de creche, instrutor de informática, técnico em radiologia, arquiteto, assistente contábil, assistente jurídico, assistente social, auditor de controle interno, auditor fiscal, biólogo, biomédico, educador físico, enfermeiro plantonista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, procurador municipal e psicólogo.Salário: não informado. Taxa: R$ 120 e R$ 190. Edital: bit.ly/2SNiPcC.

UNIVERSIDADES

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 1

Inscrições até 6 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Comunicação. Campus Universitário Darcy Ribeiro ICC Norte – Instituto Central de Ciências Norte – Asa Norte (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de comunicação visual, publicidade e propaganda. Salário: R$ 4.304,92. Taxa gratuita. Edital: bit.ly/386wAIQ.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 2

Inscrições até 10 de janeiro no site: bit.ly/2rp354f. Concurso com uma vaga para professor adjunto de eletrônica (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2qMKUp3.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 3

Inscrições até 10 de janeiro no site: bit.ly/2rp354f. Concurso com uma vaga para professor efetivo de anatomia patológica (1). Salários: entre R$ 3.600,48 e R$ 5.831,21. Taxa: entre R$ 90,01 e R$ 145,78. Edital: bit.ly/2qEzjZg.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 4

Inscrições até 10 de janeiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de psicologia (1). Salários: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2KWheww.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 5

Inscrições até 10 de janeiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de artes cênicas (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2rDem0A.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 6

Inscrições até 10 de janeiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de educação matemática (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/33tyEqP.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 7

Inscrições até 10 de janeiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de engenharia civil e ambiental (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2QZ67H1.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 8

Inscrições até 10 de janeiro no site: /sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor efetivo de ensino de ciências e matemática. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2R4te34.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 9

Inscrições 10 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Química, câmpus universitário Darcy Ribeiro — ICC – Asa Norte, Brasília (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de engenharia química (1). Salário: R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/34QQHIj.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 10

Inscrições até 15 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria de Comunicação. Campus Universitário Darcy Ribeiro ICC Norte – Instituto Central de Ciências Norte – Asa Norte (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de comunicação. Salário: R$ 4.304,92. Taxa gratuita. Edital: bit.ly/2RkFHjh.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 11

Inscrições até 15 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), câmpus universitário Darcy Ribeiro — ICC – Asa Norte, Brasília (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de ciências sociais aplicadas (1). Salário: R$ 4.304,92. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/398Nw1W.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 12

Inscrições de 7 até 20 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Relações Internacionais, câmpus universitário Darcy Ribeiro — ICC – Asa Norte, Brasília (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de política internacional (1). Salário: R$ 4.304,92. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/3979hiv.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 13

Inscrições até 24 de janeiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de farmacologia (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2Z48BG4.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 14

Inscrições até 24 de janeiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de estatística (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2Ey8lpc.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 15

Inscrições até 24 de janeiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de administração financeira (1). Salário: R$ 3.522,21. Taxa: R$ 88,05. Edital: bit.ly/2S8WPsE.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 16

Inscrições até 24 de janeiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de enfermagem (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2EweKkS.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) 17

Inscrições até 24 de janeiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor efetivo de farmácia (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2QcS2DZ.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 18

Inscrições de 6 de janeiro até 14 de fevereiro no site: sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de geociências (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 1

Inscrições até domingo (5/1) presencialmente no endereço: Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG. Concurso com uma vaga para professor substituto de ensino de biologia (1). Salários: entre R$ 3.600,48 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/34Lvb7A.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 2

Inscrições até 8 de janeiro no endereço: Secretaria Geral da Escola de Engenharia, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Bloco 1, sala 1505, 1º andar — Pampulha — Belo Horizonte (MG). Concurso com duas vagas para professor adjunto de engenharia (2). Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/3144c5j.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 3

Inscrições até 8 de janeiro no site: bit.ly/2POzrOh. Concurso com uma vaga para professor substituto de Geofísica ou Geologia (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2YRqdoo.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 4

Inscrições até 17 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria Geral do ICA/UFMG, Av. Universitária, nº 1.000, Bairro Universitário — Montes Claros (MG). Concurso com uma vaga para professor adjunto de química (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2qBK1Qd.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 5

Inscrições até 26 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria Geral do ICA/UFMG, Av. Universitária, nº 1000, Bairro Universitário — Montes Claros (MG). Concurso com uma vaga para professor adjunto de desenho mecânico, resistência dos materiais e projetos de máquinas (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/34pdETc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 6

Inscrições até 28 de janeiro no site: bit.ly/2POzrOh. Concurso com uma vaga para professor substituto de matemática (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2st87NF.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 7

Inscrições até 28 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Ciências Agrárias, Av. Universitária, 1000 – Universitário, Montes Claros (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de biologia e manejo de plantas daninhas e forragicultura. Salário: entre R$ 2.236,32 e R$ 3.522,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/39fJMM1.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 8

Inscrições até 28 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Ciências Agrárias, Av. Universitária, 1000 – Universitário, Montes Claros (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de cálculo, matemática financeira, geometria e álgebra linear. Salário: entre R$ 3.130,85 e R$5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2ZsYScB.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 9

Inscrições até 30 de janeiro presencialmente no endereço: Av. Antônio Carlos, 6627 – Prédio da Engenharia – Bloco 1 – 3º Andar, câmpus da Pampulha – Belo Horizonte/MG. Concurso com uma vaga para professor substituto de calor e fluídos (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2Z9cr0E.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 10

Inscrições até 17 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Ciências Econômicas, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Sala 1006, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor adjunto de administração (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2IOF7Fp.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 11

Inscrições até 19 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG. Concurso com uma vaga para professor adjunto de antropologia biológica (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/35KXdRQ.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 12

Inscrições até 16 de abril presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Medicina. Av. Presidente Alfredo Balena, 190 – sala 081 – andar térreo – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG. Concurso com uma vaga para professor adjunto de audiologia (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/35Ppw1S.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 13

Inscrições até 16 de abril presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Medicina. Av. Presidente Alfredo Balena, 190 – sala 081 – andar térreo – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG. Concurso com uma vaga para professor adjunto de linguagem (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2ScZIsl.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)

Inscrições até domingo (5/1) no site: www.unifap.br/depsec. Concurso com 33 vagas para o cargo de professor adjunto (33). Taxa: R$ 250. Salário: R$ 5.288,05 e R$ 9.600,92. Edital: bit.ly/3578eMz.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)

Inscrições até 6 de janeiro no site: bit.ly/2Z5Cjub. Concurso com 37 vagas para professor substituto de música (3), audiovisual (1), química (2), ciência da computação (3), biotecnologia (1), pesquisa mineral (1), engenharias (1), saneamento ou representação gráfica (1), engenharia agrícola (1), ciências biológicas (1), jornalismo (1), literatura (2), linguística (2), inglês (1), alemão ou linguística aplicada (1), Libras (1), português (1), educação (1), zootecnia (2), terapia ocupacional (1), ciências sociais (1), enfermagem (1), geografia (3), ensino de história (1), sociologia (1), matemática (1) e física (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 6.684,19. Taxa: R$ 80. Edital: bit.ly/38WEQeM.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 1

Inscrições até 6 de janeiro no site: bit.ly/36avKsQ. Concurso com uma vaga para professor substituto de Ciências exatas (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 110. Edital: bit.ly/366Zc2M.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 2

Inscrições até 10 de janeiro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de literatura (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 80.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 3

Inscrições até 15 de janeiro no site: bit.ly/35jFFw7. Concurso com uma vaga para professor substituto de bioquímica. Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 110. Edital: bit.ly/35lRFx3.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 4

Inscrições de 6 até 20 de janeiro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de psicologia (1). Salários: entre R$ 3.600,48 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 90.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 5

Inscrições de 2 até 24 de janeiro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de farmacologia (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 110. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 6

Inscrições de 6 até 24 de janeiro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de sociologia (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 110.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 7

Inscrições até 27 de janeiro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor adjunto de geociências (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) 

Inscrições até 6 de janeiro no site: bit.ly/2NMH4or. Concurso com 37 vagas para professor auxiliar e adjunto de circuitos eletrônicos (1), educação (1), física (1), medicina (8), engenharia (1), ciências agrárias (1), fitotecnia (1), agronomia (2), engenharia florestal (1), ciências biológicas (1), ciências fisiológicas (1), farmácia (1), ciências da informação (2), educação do campo (2), odontologia (1), química (3), jornalismo (1), letras (1), antropologia (1), administração (2), mercadologia (1), engenharia mecânica (1), estatística (1) e computação (1). Salários: entre R$ 2.688,95 e R$ 10.074,18. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2rKOsZ8.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) 1

Inscrições até 6 de janeiro no site: bit.ly/2tpbOUX. Concurso com quatro vagas para professores substitutos de matemática (1), comunicação visual (1), educação musical (2). Salários: entre R$ 2.465,32 e R$ 4.762,92. Taxa: entre R$ 62 e R$ 119. Edital: bit.ly/2RYF92S.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) 2

Inscrições de 6 de janeiro até 17 de janeiro de 2020 no site: bit.ly/2t4auGZ. Concurso com duas vagas para professor substituto nas áreas de design gráfico (1) e trompete e educação musical (1). Salários: entre R$ 2.465,32 e R$ 3.588,85. Taxa: entre R$ 62 e R$90. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ)

Inscrições até 7 de janeiro no site: www.ufsj.edu.br/secop/docentes.php. Concurso com uma vaga para professor do magistério superior na área de saúde pública, epidemiologia, saúde coletiva e ciências da saúde. Salário: de R$ 4.472,64 a R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/33ug6aL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 1

Inscrições até 7 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Medicina – Av. Generalíssimo Deodoro, nº 01, Bairro Umarizal.Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto em medicina. Salário: R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21.Taxa: não há. Edital: bit.ly/35dCYLN.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 2

Inscrições até 7 de janeiro presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará- UFPA, Campus Guamá. Concurso com duas vagas (2) para o cargo de professor substituto na área de terapia ocupacional. Salário:R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21.Taxa: não há. Edital: bit.ly/35dCYLN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 3

Inscrições até 7 de janeiro presencialmente no endereço: Rua Augusto Corrêa, 1, campus Profissional – Guamá, Belém/PA. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor substituto. Salário: R$ 4.304,92.Taxa: não há. Edital: bit.ly/2MIQGjj.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 4

Inscrições de 7 até 20 de janeiro no endereço: Secretária da Faculdade de Química, Rua Augusto Corrêa, nº 1, Bairro Guamá — Universidade Federal do Pará, câmpus Básico, Belém (PA). Concurso com uma vaga para professor substituto de química (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Edital: bit.ly/36l52hH.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 5

Inscrições de 7 até 20 de janeiro no endereço: Secretária da Direção da Escola de Aplicação, Av. Perimetral, 1000, Bairro: Montese, Belém (PA). Concurso com uma vaga para professor substituto de história (1). Salário: R$ 4.304,92. Edital: bit.ly/2QiyVtk.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 6

Inscrições de 7 até 27 de janeiro no endereço: Secretaria da Faculdade de Computação — Avenida dos Universitários, S/N, Bairro Jaderlândia — Castanhal (PA). Concurso com uma vaga para professor substituto de computação aplicada (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Edital: bit.ly/2MRHFoi.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 7

Inscrições até 5 de fevereiro de 2020, observado o horário de Belém (PA), no site www.ceps.ufpa.br. Concurso com n° de vagas não informado. Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2BYNqdI.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) 

Inscrições até 10 de janeiro no site: sig.ufabc.edu.br/sigrh/public. Concurso com uma vaga para professor visitante de matemática (1). Salário: R$ 9.616,18.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) 

Inscrições até 10 de janeiro no site: www.cs.ufgd.edu.br. Concurso com 25 para professor substituto em ciências contábeis (1), ensino de química (1), pedagogia – formação de professores, diversidade, política e gestão educacional (1), engenharia de produção (1), sistemática filogenética, taxonomia e biogeografia de tetrápodes (1), geografia política e planejamento (1), ensino de geografia (1), geografia humana (1), história e patrimônio / estágio supervisionado em história (1), supervisionado em história (1), nutrição clínica (1), dietética/avaliação nutricional (1), pediatria (saúde indígena) (1), ginecologia e obstetrícia (1), epidemiologia e saúde pública (1), clínica médica (saúde indígena) (2), medicina de família e comunidade (2), cirurgia (1), medicina do trabalho e perícia médica (1), medicina legal e bioética (1), infectologia (1), patologia especial (1), endocrinologia (1), mecanismos de agressão e defesa (1), e ciências morfofuncionais aplicadas à medicina (1). Taxa: R$ 200. Salário: R$ 2.236.32 e R$ 9.616,18. Edital: bit.ly/2O00nd8.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) 1

Inscrições de 6 de janeiro até 10 de janeiro no site bit.ly/2Pd1urF. Concurso com uma vaga para professor de teoria geral das relações internacionais. Salário: R$ 4.304,92. Taxa: R$ 75. Edital: bit.ly/2sjoego.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) 2

Inscrições de 6 de janeiro até 10 de janeiro no site: bit.ly/2tfY6DO. Concurso com uma vaga para professor de engenharia química. Salário: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 60. Edital: bit.ly/2PgvZNf.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) 1

Inscrições presenciais até 10 de janeiro no Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia, na Avenida Um, nº 4050 – Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 12h e de 14h às 17h. Concurso com sete vagas para professor substituto nas áreas de Engenharias IV – Engenharia Elétrica/ Sistemas Elétricos de Potência (1), Engenharias (1), Engenharias II, Engenharia de Materiais (1), Engenharia de Minas (1), Serviço Social, Fundamentos, Trabalho Profissional, Questão Social e Política Social (1), Psiquiatria (1), Medicina Saúde Coletiva/ Medicina de Família e Comunidade (1). Salário: de R$ 3.130,85 a R$ 9.616,18. Taxa: de R$ 75 a R$ 200. Edital: bit.ly/2Cf6AfI.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) 2

Inscrições até 14 de fevereiro presencialmente no endereço: Campus JK – MGT 367 – Km 583, nº 5000 Alto da Jacuba, Diamantina – MG. Concurso com cinco vagas para o cargo de professor adjunto (5). Salário: R$ 9.616,18. Taxa de inscrição: R$200. Edital: bit.ly/2s37YQs.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

Inscrições até 15 de janeiro presencialmente nas unidades acadêmicas das áreas de interesse. Concurso com 54 vagas para professor substituto de arquitetura (7), ciência e tecnologia dos materiais (1), engenharia de transportes (1), engenharia elétrica (1), engenharia mecânica (1), engenharia química (2), ciência da computação (3), matemática (4), química (1), farmácia (1), odontologia (2), medicina (5), nutrição (1), comunicação (1), direito (2), educação (3), artes (5), saúde (13) e ciência, tecnologia e inovação (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 150. Edital: bit.ly/2Sa4C9q.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 1

Inscrições até 16 de janeiro presencialmente no endereço: Coordenadoria de Gestão com Pessoas, Rua Botucatu, 740, 5º andar, sala 505 — Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor adjunto de medicina (1). Salário: R$ 3.522,21. Taxa: R$ 88,05. Edital: bit.ly/2L3D4OD.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 2

Inscrições até 16 de janeiro no site: concurso.unifesp.br. Concurso com uma vaga para professor substituto de psicologia (1). Salário: R$ 5.831,21. Taxa: R$ 145,78. Edital: bit.ly/37IIbh0.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 3

Inscrições até 16 de janeiro no site: concurso.unifesp.br. Concurso com uma vaga para professor adjunto de morfologia/anatomia descritiva e topográfica (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2q3Lb6K.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 4

Inscrições de 13 até 22 de janeiro presencialmente no endereço: Coordenadoria de Gestão com Pessoas, Rua Botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, Vila Clementino, São Paulo/SP. Concurso com uma vaga para professor substituto de ciências biológicas (1). Salário: R$ 5.831,21. Taxa: R$ 145,78. Edital: bit.ly/2Zc4SX5.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 5

Inscrições até 28 de fevereiro presencialmente no endereço: câmpus São Paulo, na Coordenadoria de Gestão com Pessoas, Rua Botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor de bioquímica. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2LNNNgt.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 6

Inscrições até 23 de março presencialmente no endereço: Campus São Paulo, na coordenadoria de gestão com pessoas, rua botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, vila clementino. Concurso com uma vaga (1) para o cargo de professor adjunto. Salário: R$ 5.831,21. Taxa de inscrição: R$ 145,78. Edital: bit.ly/36bxTnR.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Inscrições até 17 de janeiro de 2020 presencialmente no endereço: sede do Projeto Telessaúde RS-UFRGS, Rua Dona Laura, 320 – sala 1101, Bairro Rio Branco, Porto Alegre (RS). Concurso com 17 vagas para contratação imediata nas áreas de teleconsultor de medicina da família e comunidade (10), teleconsultor plantonista (2), regulador medicina (5) e vagas para cadastro reserva nas áreas de teleconsultor medicina infectologia, urologia, psiquiatria, oftalmologia e analista técnico de produtos. Salários: entre R$ $ 2.300,19 e R$5.750,48. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/35ZvQnp.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 1

Inscrições de 6 até 17 de janeiro no endereço: Secretaria Acadêmica do câmpus Toledo, na Rodovia PR 182, S/N – KM 320/321 — BIOPARK,  Toledo (PR). Concurso com uma vaga para professor substituto de infectologia (1). Salário: R$ 2.459,95. Taxa: R$ 45. Edital: bit.ly/2sMtcmD.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 2

Inscrições de 6 até 17 de janeiro no endereço: Secretaria do Departamento de Cirurgia, localizada na sala 738, 7º andar do Complexo Hospital de Clínicas. Concurso com uma vaga para professor substituto de ortopedia e traumatologia (1). Salário: R$ 2.795,40. Taxa: R$ 45. Edital: bit.ly/35mptJN.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 3

Inscrições de 6 de janeiro até 4 de fevereiro no site: bit.ly/2roC1T7 ou presencialmente no endereço: Seção de Gestão de Pessoas da UFPR – Rua Jaguariaíva, 512 – Caiobá – Matinhos – Paraná – CEP: 83260-000. Concurso com uma vaga para professor de Linguagem e comunicação (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/38mt7pz.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 5

Inscrições de 6 de janeiro até 4 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico – CEP: 80210-170 – Curitiba (PR). Concurso com uma vaga para professor permanente de ciências sociais aplicadas. Salário: R$9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/34hnNR0.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 6

Inscrições de 6 de janeiro até 4 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria da Direção do Setor de Ciências da Saúde. Rua Padre Camargo, nº 285 – 1º andar – Alto da Glória, Curitiba/PR. Concurso com duas vagas para professor efetivo de otorrinolaringologia (1) e medicina integrada (1). Salários: entre R$ 2.795,40 e R$ 3.522,21. Taxa: entre R$ 70 e R$ 88. Edital: bit.ly/35JpgBn.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 7

Inscrições até 11 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretarias dos departamentos do cursos de interesse nos câmpus Centro Politécnico e Rebouças. Concurso com três vagas para professor adjunto de ciências biológicas (1), história (1) e engenharia química (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2pX6irk.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 8

Inscrições até 11 de fevereiro, presencialmente no endereço: Rua Evaristo F. Ferreira da Costa, 408 – Prédio do Setor de Ciências Exatas – 2º andar sala 214 – Jardim das Américas – Curitiba-PR – Caixa Postal: 19081 – CEP: 81531-98. Concurso com uma vaga para professor de ciências exatas (1). Salários: até R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2LlDUXl.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 9

Inscrições de 20 de janeiro até 18 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria do Setor de Artes, Comunicação e Design. Endereço: Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê, Curitiba (PR). Concurso com uma vaga para professor permanente para o departamento de comunicação social. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/35UQwwN.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) 10

Inscrições até 3 de março presencialmente no endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, Centro Politécnico, Jardim das Américas, Curitiba. Concurso com uma vaga para professor efetivo de ciências da terra (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2Z4T5cY.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

Inscrições até 19 de janeiro no site: www.concursos.ufms.br. Concurso com 31 vagas para professor adjunto de ciências sociais aplicadas (7), letras (3), ciências agrárias (1), antropologia (1), direito (3), geografia (1), medicina (2), medicina veterinária (1), zootecnia (1), botânica (1), geociências (1), fisioterapia (1), matemática (1), educação (2), engenharia química (1), ecologia (1), genética (1), enfermagem (1) e computação (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 250. Edital: bit.ly/2D0cUI6.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) 1

Inscrições até 20 de janeiro presencialmente no endereço: Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – campus das Auroras. Concurso com uma vaga para o cargo de professor adjunto. Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2D3IYuK.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) 2

Inscrições até 20 de janeiro presencialmente no endereço: Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Unidade Acadêmica dos Palmares, Acarape (CE). Concurso com uma vaga para carreira de magistério superior, na classe de professor adjunto A de libras (língua brasileira de sinais). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2EyPoTi.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) 3

Inscrições até 28 de fevereiro presencialmente no endereço: Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Campus das Auroras. Concurso com uma vaga para professor adjunto de engenharia (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2tx2Uoi.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) 

Inscrições até 24 de janeiro pelo e-mail: icbim@ufu.br ou presencialmente no endereço: Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM), Câmpus Umuarama, Uberlândia (MG). Concurso com uma vaga para professor visitante de biologia (1). Salário: não informado. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2UfAhoX.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)

Inscrições de 27 até 29 de janeiro presencialmente no endereço: Recursos Humanos do CAP – Rua J.J. Seabra, s/nº – Lagoa – Rio de Janeiro. Concurso com duas vagas para professor substituto de língua portuguesa (1) e química (1). Salários: entre R$ 2.119,02 e R$ 4.699,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2rdFEei.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) 

Inscrições até 31 de janeiro no site: www.concursos.ufscar.br. Concurso com uma vaga para professor de conformação mecânica/propriedades mecânicas dos metais e ligas/estrutura dos metais e ligas (1). Salários: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2ZCxQCh.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)

Inscrições até 31 de janeiro no site: bit.ly/2F64RKZ. Concurso com 11 vagas para professor adjunto (3), professor assistente (3) e professor auxiliar (5). Salários: entre R$ 1.285,89 e R$ 5.143,54. Taxa: entre R$ 75 e R$ 200.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) 1

Inscrições até 2 de fevereiro no site: bit.ly/2oGnfFE. Concurso com uma vaga para o cargo de docente da Carreira do Magistério Superior, Professor Classe A – com denominação Adjunto A, nível I, em regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva (DE), com lotação no Departamento de Informática, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, para a área de Visão Computacional, com a seguinte titulação: Graduação em Ciência da Computação OU Engenharia da Computação OU Sistemas de Informação OU Engenharia de Software,e Doutorado em Ciência da Computação ou áreas afins. Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 5.136,99. Taxa: R$120,75. Edital: bit.ly/2WHJUxO.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) 2

Inscrições até 8 de fevereiro no site: www.gps.ufv.br. Concurso com uma vaga para professor de carreira do magistério superior na área de recuperação de informação. Salário: de R$ 4.463,93 a R$ 5.136,99. Edital: bit.ly/32vFrj4.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Unipampa)

Inscrições até 10 de fevereiro no site: guri.unipampa.edu.br/psa/processos/. Concurso com cinco vagas para professor da carreira do magistério superior de propedêutica médica (1), engenharia de software (1), sistemas de comunicações ópticos (1), ciências biológicas (1) e contabilidade e administração (1). Salários: entre R$ 2.786,27 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/35x9Lwk.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) 

Inscrições até 17 de fevereiro presencialmente no endereço: Protocolo Geral, da UFPI situado no bloco SG-7 do câmpus Ministro Petrônio Portella, bairro Ininga, Teresina (PI). Concurso com 37 vagas para o cargo de docente da carreira do magistério superior em 32 áreas. Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.143,54. Taxas: entre R$ 88 e R$ 240. Confira as áreas no edital: bit.ly/2qJ03Yz.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) 

Inscrições de 4 até 28 de fevereiro no site: www.concurso.ufjf.br. Concurso com 17 vagas para professor da carreira do magistério do ensino superior para os Campi Juiz de Fora e Governador Valadares da UFJ nas áreas de geografia (1), anos iniciais e alfabetização (1), construção civil, materiais e componentes de construção, processos construtivos (1), cirurgia ortopédica (1), clínica médica cirúrgica V (nefrologia), temas integradores em clínica ampliada (TICA) (1), radiologia odontológica e diagnóstico oral (1), genética (1), imunologia básica e aplicada (1), probabilidade e inferência estatística (1), auditoria; perícia; avaliação e arbitragem e metodologia da pesquisa (1), lazer, esportes de aventura e educação Ambiental (1), esportes coletivos, gestão e organização desportiva (1), assistência farmacêutica e cuidados farmacêuticos (1), pneumologia e propedêutica (1), radiologia odontológica (1), anatomia humana (1), farmacologia (1). Salário: entre R$ 2.459,95 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 150. Edital: bit.ly/2PYHc5r.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) 

Inscrições de 17 de janeiro até 2 de março no site: www.copese.uft.edu.br. Concurso com 14 vagas para professor adjunto de medicina (6), zootecnia (1), direito (2), pedagogia (1), educação física (1) e psicologia (3). Salários: entre R$ 2.236,31 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 260. Edital: bit.ly/2XvAeXI.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 1

Inscrições de 17 de fevereiro até 17 de março no site: bit.ly/35ePWZO. Concurso com quatro vagas para professor livre do magistério superior nas áreas de medicina (1), física (1), matemática (1) e geotecnia (1). Salário: R$ 20.530,01. Taxa: R$ 300. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) 2

Inscrições de 4 de fevereiro até 17 de março no site: bit.ly/36aCF5I. Concurso com duas vagas para professor da carreira do magistério básico, técnico e tecnológico nas áreas de artes cênicas (1) e química (1). Salários: entre R$ 4.472,6 e R$ 9.616,14. Taxa: R$ 300. 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)

Inscrições de 2 até 30 de março no site: www.ufrrj.br/concursos. Concurso com quatro vagas para o provimento de cargos do quadro de pessoal técnico-administrativo da universidade de engenheiro agrônomo (1) e assistente em administração (3). Salário: entre R$ 2.446,96 e R$ 4.180,66. Taxa: entre R$ 85 e R$ 150. Edital: bit.ly/361CMk1.

INSTITUTOS 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) 1

Inscrições até o próximo domingo (5) no site: www.ifmg.edu.br/portal/concursos. Concurso com uma vaga para professor substituto de eletrônica (1). Salário: R$ 5.402,02. Taxa: R$ 50. Edital: bit.ly/35ShGED.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) 2

Inscrições até 20 de janeiro no site: www.ifmg.edu.br/portal/concursos. Concurso com três vagas para professor substituto de educação matemática (1), desenvolvimento de sistemas (1) e matemática (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 6.684,19. Taxa: R$ 50. Edital: bit.ly/35ShGED.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) 3

Inscrições até 26 de janeiro no site: www.ifmg.edu.br. Concurso com uma (1) vaga para professor de ensino básico, técnico e tecnológico de mecânica. Salários: entre R$ 4.921,93 e R$ 10.058,92. Taxa: R$ 201. Edital: bit.ly/35ZzFZW.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IFSULDEMINAS) 

Inscrições até 8 de janeiro no site: www.ifsuldeminas.edu.br/concurso. Concurso com duas vagas para professor substituto da área de engenharia de agrimensura e cartográfica (1) e fitotecnia e melhoramento de plantas (1). Salários: entre R$ 3.600,48 e R$ 4.304,92. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2t81513.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)

Inscrições até 8 de janeiro de 2020 presencialmente no endereço: Campus Jaru, situado na Av. Vereador Otaviano Pereira Neto, nº 874, Setor 02. Concurso com uma vaga para professor substituto de história. Salários: entre R$ 3.126,31 e R$ 5.786,68. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2QfDYJN.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA) 1

Inscrições até 10 de janeiro presencialmente no endereço: Coordenação de Gestão de Pessoas – CGP, do câmpus Parauapebas. Concurso com duas vagas para professor substituto de engenharia elétrica (1) e engenharia mecânica (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.402,02. Edital: bit.ly/35KJNFw.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA) 2 

Inscrições de 6 de janeiro a 4 de fevereiro presencialmente no endereço: Secretaria da Direção do Setor de Ciências da Saúde, Rua Padre Camargo, 285 – Alto da Glória – CEP: 80.060-240 – Curitiba – Paraná – Brasil. Concurso com uma vaga para professor no setor Ciências da Saúde (1). Salários: entre R$ 3.522,21 e R$ 2.236,32. Taxa: R$ 88. Edital: bit.ly/34JYmIT.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)

Inscrições até 10 de janeiro presencialmente no endereço: setor de Protocolo do IFMA – Campus Imperatriz. Concurso com três vagas para professor substituto de ensino básico, técnico e tecnológico. Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 80. Edital: bit.ly/36drLfi.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IFC) 1

Inscrições até 14 de janeiro pelo e-mail: cgp.videira@ifc.edu.br. Concurso com uma vaga para professor substituto de administração/gestão da agricultura familiar. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 20. Edital: bit.ly/2PxDFe1.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IFC) 2

Inscrições de 6 até 24 de janeiro presencialmente no endereço: Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Camboriú, na rua Joaquim Garcia s/n, Camboriú (SC). Concurso com uma vaga para professor substituto de informática. Salário: entre R$ 2.236,32 e R$ 3.522,21. Taxa: R$ 20. Edital: bit.ly/2s2pZyX.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) 1

Inscrições de 6 até 15 de janeiro por sedex ou presencialmente no endereço: CGP – IFRS Campus Bento Gonçalves, Av. Osvaldo Aranha, 540, Bairro Juventude da Enologia, Bento Gonçalves (RS). Concurso com sete vagas para professor substituto de informática/informática básica, programação web em linguagem PHP (1), informática/informática básica, programação em dados, banco de dados (1), fruticultura (1), irrigação e drenagem/mecanização agrícola/construção (1), agronegócio (1), língua inglesa (1), língua portuguesa (1) . Salários: entre R$ 3.130,85 e R$5.831,21. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2Q0HS94.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) 2

Inscrições de 6 até 27 de janeiro presencialmente no endereço: Diretoria de Gestão de Pessoas do Câmpus Porto Alegre, localizada na Rua Coronel Vicente, n° 281, 9º andar, Torre Norte, sala 914, Bairro Centro Histórico — Porto Alegre (RS). Concurso com duas vagas para professor visitante de inovação (1) e propriedade intelectual e transferência de tecnologia (1). Salário: R$ 11.317,55. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2s5rahe.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) 3

Inscrições de 13 até 31 de janeiro por meio de formuário disponível no site: ifrs.edu.br/ibiruba. Concurso com quatro vagas para professor substituto de matemática (2), química (1) e informática (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2ZLK2Ow.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR) 1

Inscrições de 6 até 17 de janeiro presencialmente no endereço: Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 – Porto Seguro – Paranaguá-PR. Concurso com uma vaga para professor substituto de matemática (1). Salário: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 47. Edital: bit.ly/2rY3yuU.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR) 2

Inscrições de 6 até 22 de janeiro presencialmente no endereço: Protocolo do câmpus avançado Quedas do Iguaçu, Marginal Imbirama, 300 — Linha Tapui — Quedas do Iguaçu. Concurso com uma vaga para professor substituto de ciência da computação (1). Salário: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 47. Edital: bit.ly/2Sk6Umw.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) 1

Inscrições até 30 de janeiro no site: www.ifg.edu.br/concursos/em-andamento. Concurso com uma vaga para tradutor/intérprete de Libras (1). Salário: R$ 4.180,66. Taxa: R$ 40.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) 2

Inscrições até 20 de fevereiro no site: ifg.edu.br/concursos. Concurso com uma vaga para professor substituto de educação (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/2ShZsbs.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Educação

Data: 06/01/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/01/06/ufjf-vai-oferecer-mais-de-13-mil-vagas-pelo-sisu-2020.ghtml

Título: “UFJF vai oferecer mais de 1,3 mil vagas pelo Sisu”

As oportunidades são para 61 opções de cursos divididos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda-feira (6) que vai disponibilizar 1.386 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. As oportunidades são para 61 opções de cursos divididos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

De acordo com a instituição, para esta edição as vagas estão divididas em 1.174 para 51 cursos do campus-sede e 212 para 10 graduações em Governador Valadares. As vagas são distribuídas em nove grupos de acesso diferentes.

No site do Ministério da Educação (MEC), os interessados podem consultar a íntegra do quantitativo de vagas, a divisão e a lista de cursos que serão ofertados pela instituição. O portal também permite consulta do número de vagas disponibilizadas para política de cotas.

As inscrições no Sisu 2020 devem ser feitas entre os dias 21 e 24 de janeiro.

Confira o cronograma:

  • 21/01 a 24/01
  • Período de inscrições
  • 28/01
  • Resultado da chamada regular
  • 29/01 a 04/02
  • Prazo para participar da Lista de Espera
  • 07/02 a 30/04
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

— —

Veículo: Ponte

Editoria: Opinião

Data: 04/01/2020

Link: https://ponte.org/pontecast-os-novos-grupos-integralistas-brasileiros-e-o-ataque-ao-porta-dos-fundos/

Título: “PonteCast: os novos grupos integralistas brasileiros e o ataque ao Porta dos Fundos”

No episódio 47, falamos sobre a investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro que identificou um dos suspeitos de participar do ataque com coquetéis molotov à sede da produtora

Eduardo Fauzi Richard Cerquise é apontado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro como um dos responsáveis pelo ataque com coquetéis molotov à sede da produtora Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, na véspera do Natal (24/12/2019). O capítulo #47 do PonteCast traz os detalhes da apuração do repórter Leonardo Coelho sobre este caso.

Ao lado de Arthur Stabile, os jornalistas contam como a polícia chegou ao suspeito e as relações que ele têm, desde a agressão a um secretário da capital fluminense em 2013 até envolvimento com grupos extremistas.

Fauzi era visto como presidente local da FIB (Frente Integralista Brasileira), sendo que a divisão nacional não reconhece tal cargo. O homem também tem ligação com a Accale (Associação Cívica e Cultural Arcy Lopes Estrella), grupo de extrema direita ligado ao movimento neointegralista brasileiro.

Leonardo também conversou com Odilon Caldeira Neto, professor de História Contemporânea da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para entender o que exatamente é o integralismo brasileiro do século passado e quais reflexos traz para a atuação destes novos grupos.

Arthur ainda traz um caso de desaparecimento ocorrido em Jundiaí, cidade na Grande São Paulo: Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, 20 anos, sumiu após ser abordado policiais militares, conforme relato de testemunhas. Desde o dia 27 de dezembro, familiares não tiveram mais sinal dele. A PM, em um primeiro momento, disse desconhecer ações no local do desaparecimento, mas investigação da Corregedoria da PM confirma que PMs fizeram abordagens na região naquele dia.

Liga o som!

— —

Veículo: Acessa

Editoria: Educação

Data: 06/01/2020

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2020/01/06-colegio-joao-xxiii-sorteia-154-vagas-para-ano-letivo-2020/

Título: “Colégio João XXIII sorteia 154 vagas para o ano letivo de 2020”

Estão abertos dois editais para o sorteio público de vagas referentes ao ano letivo de 2020 para o Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São oferecidas 131 vagas na Educação de Jovens e adultos (EJA) e 23 para o 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Para as pessoas com dificuldade de acesso à internet será disponibilizado um terminal na Secretaria do Colégio, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h e das 18h às 21h.

EJA

As vagas para a Educação de Jovens e adultos (EJA) são destinadas a candidatos nascidos até fevereiro de 2002. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 20 de janeiro no site do colégio. São 131 vagas para o Ensino Médio, sendo 60 para o 1º ano; 31 para o 2º e 40 para o 3º. O sorteio acontece no dia 23 de janeiro, a partir das 19h, no anfiteatro do Ensino Fundamental do Colégio. Confira o edital.

Ensino Regular

Os interessados podem solicitar até esta quarta-feira, 8, a isenção da taxa de R$ 42 para o sorteio das vagas remanescentes do Ensino Regular. São ofertadas 23 vagas, sendo uma para o 9º ano do Ensino Fundamental e 11 para o 2º e 3º anos do Ensino Médio. O resultado da isenção será divulgado no dia 10, e a inscrição pode ser feita de 15 a 29 de janeiro. O sorteio acontece no dia 6 de fevereiro, a partir das 18h30. Confira o edital

— —

Veículo: Acessa

Editoria: Cinema

Data: 04/01/2020

Link: https://www.acessa.com/cultura/arquivo/cinematografica/2020/01/04-oscar-2020-caso-richard-jewell/

Título: “Oscar 2020: O Caso Richard Jewell”

Conduzido por um dos atores de maior destaque do cinema norte-americano atual, Sam Rockwell, no papel do advogado Watson Bryant, e contando com a segurança de ter em seu elenco uma atriz como Kathy Bates, como a mãe de Richard, Barbara “Bobi” Jewell, “O Caso Richard Jewell” é mais uma obra que, assim como outras que devem aparecer no próximo Oscar, traz graves críticas a instituições de peso e influência na vida das pessoas. Dessa vez, elas são dirigidas à polícia e à mídia.

Não é difícil ter consciência de que são áreas de extrema importância para a vida em sociedade. A polícia protege (o Estado produz normas e estas estipulam bens da vida que não podem ser agredidos. Se alguém o faz, precisamos de quem tenha legitimidade para nos proteger). O jornalismo informa. Através do jornalismo sério, somos capazes de formular opiniões, tomar decisões, saber sobre o que nos rodeia.

No entanto, a partir do momento em que essas instituições trabalham de maneira irresponsável, sem se ocuparem das devidas finalidades para as quais existem, o mal que elas são capazes de causar são imensuráveis e, muitas vezes, irreversíveis.

No longa, vemos a história de um homem expulso da polícia, Richard Jewell (Paul Walter Hauser), que sonhava em voltar para a carreira. Ao tornar-se segurança nas olimpíadas de Atlanta, nos EUA, em 1996, ele observa uma mochila deixada em um canto, durante um show. Por considerar a situação suspeita, ele relata isso para a polícia e, a tempo, muitas pessoas são evacuadas do local. Duas delas faleceram. Cem ficaram feridas. Num primeiro momento, ele é visto como um herói. Poucos dias depois, ele se torna o principal suspeito das investigações. O filme é baseado em fatos reais.

A gravidade das denúncias que o filme nos traz é muito grande.

A imprensa, representada pela personagem Kathy (Olivia Wilde), age na história apresentando um jornalismo muito mais preocupado em vender do que em informar. O jornal em que ela trabalha expõe Richard como principal suspeito, o que torna sua vida e a de sua mãe um inferno. Em minhas pesquisas, o exato envolvimento de Kathy Scruggs no fato é relativamente controverso. Portanto, optei por escrever baseado no filme.

Com relação à polícia, no caso o FBI, nos choca todos os absurdos que fazem para tornar Richard culpado. Se esforçam para forjar provas, declarações. Abusam da saúde mental do rapaz, claramente comprometida, a fim de facilitarem seu prejuízo. As críticas estão muito bem colocadas. Não há excessos, o roteiro está muito ajustado. Está correto e pontual. Um filme para se assistir, ter a atenção presa, e torcer por justiça.

Enquanto cinematografia, seu ponto mais forte é o trabalho de Kathy Bates. Ela passa todas as emoções – muitas, muitas mesmo – que a personagem pede, de maneira muito completa, com muita carga sentimental. É lindo demais ver o imenso amor que ela tem pelo filho. Dá credibilidade aos sonhos dele, que ela sabe que ele não irá conseguir realizar. Mas o faz sem tratá-lo como um bobo. Ela o respeita. Está sempre ao seu lado. Kathy Bates será a vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante este ano. Isto é uma afirmação.

Victor Bitarello/colunistas/fotos/victor_bitarello_materia.jpg

Victor Bitarello é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal e pós-graduado em Direito Processual Civil. Tem experiência enquanto ator de teatro por vários anos, sendo também apreciador e estudioso de cinema. Servidor público do Estado de Minas Gerais, também já tendo atuado como professor de inglês. Graduando em Psicologia. Iniciou como colunista cinematográfico deste Portal em janeiro de 2014.

Contato: vbitarelloalves@gmail.com

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

— —

Veículo: Plantão dos Lagos

Editoria: Educação

Data: 06/01/2020

Link: 

https://plantaodoslagos.com.br/ufjf-vai-oferecer-mais-de-13-mil-vagas-pelo-sisu-2020/

Título: “UFJF oferece mais de 1,3 mil vagas pelo Sisu 2020”

As oportunidades são para 61 opções de cursos divididos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Campus em Juiz de Fora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda-feira (6) que vai disponibilizar 1.386 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. As oportunidades são para 61 opções de cursos divididos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

De acordo com a instituição, para esta edição as vagas estão divididas em 1.174 para 51 cursos do campus-sede e 212 para 10 graduações em Governador Valadares. As vagas são distribuídas em nove grupos de acesso diferentes.

No site do Ministério da Educação (MEC), os interessados podem consultar a íntegra do quantitativo de vagas, a divisão e a lista de cursos que serão ofertados pela instituição. O portal também permite consulta do número de vagas disponibilizadas para política de cotas.

As inscrições no Sisu 2020 devem ser feitas entre os dias 21 e 24 de janeiro.

Confira o cronograma:

21/01 a 24/01

Período de inscrições

28/01

Resultado da chamada regular

29/01 a 04/02

Prazo para participar da Lista de Espera

07/02 a 30/04

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Fonte: Fonte: G1

— —