Candidatos exibem prova realizada neste sábado (Foto: Dante Rodrigues)

Cerca de 5 mil candidatos participaram do primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2020 da Universidade Federal de Juiz de Fora, neste sábado, 30, em Governador Valadares. O Pism é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio.

No primeiro dia de prova, os candidatos que fizeram provas nos dois primeiros módulos do Pism responderam a questões objetivas e discursivas sobre os conteúdos de língua portuguesa, geografia, matemática e química. Já os candidatos do módulo III do Pism são divididos de acordo com a área referente ao curso escolhido por eles: Economia e Administração, Exatas, Humanas e Saúde. Contudo, neste sábado, todos os participantes, independentemente de sua área, tiveram que responder questões objetivas sobre língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática.

Analice pretende cursar Medicina (Foto: Dante Rodrigues)

Inscrita no módulo I, a candidata Analice Gomes Oliveira, de 16 anos, considerou a prova acessível. “Eu achei a prova bem razoável, devo ter ido bem nas matérias de humanas, que são meu ponto forte, e também nas disciplinas de exatas”, destacou a estudante que é de Ipatinga e pretende concorrer a uma vaga no curso de Medicina.

Kethelen e Pedro Henrique vieram de Aimorés para participar do Módulo I (Foto: Dante Rodrigues)

Natural de Aimorés, Pedro Henrique Ferreira Toledo, de 15 anos, comemorava o bom desempenho no Módulo I e mais um passo rumo ao curso de Direito. “Acho que fui bem! Só na prova de química, que eu não entendo muito, que eu dei uns vacilos”, afirmou o estudante que pretende tornar-se um delegado.

Também de Aimorés, a estudante Kethelen Cristine Mendes Ribeiro Sena, de 16 anos, não exibia a mesma confiança. “Fiquei um pouco tensa já que eu não sabia o que esperar da prova. Espero amanhã estar um pouco mais tranquila”. Assim como Pedro, Kethelen pretende cursar Direito.

Lara é de Teófilo Otoni (Foto: Dante Rodrigues)

De Teófilo Otoni, a estudante Lara Araújo dos Santos, de 16 anos, achou a prova “relativamente difícil”. “As questões de química e matemática estavam mais complicadas. Agora, as questões de Geografia e Português estava bem tranquilas”. Lara desejava fazer Medicina, agora já não sabe mais. “Neste último ano surgiram muitas dúvidas sobre qual curso seguir, porém ainda tenho tempo para escolher”, destacou.

Valadarense Eduardo quer fazer Direito na UFJF-GV. “Minha cidade está virando uma cidade universitária” (Foto: Dante Rodrigues

Já quem fez a prova pelo módulo II considerou o conteúdo mais complicado. “Certos pontos da prova tinham um pouquinho de complicação, mas como todo estudante a gente arruma um jeitinho e consegue fazer as questões. As da área de exatas estavam mais fáceis, tirando umas de matemática, obviamente”, afirmou o estudante valadarense de 16 anos, Eduardo Leopoldo de Borges Ferreira.

Geórgia quer fazer arquitetura em Juiz de Fora (Foto: Dante Rodrigues)

Para a valadarense Geórgia Esteves Santos, de 17 anos, a prova abordou temas adequados ao que é ensinado no Ensino Médio. “A prova abordou bem o conteúdo que aprendemos no segundo ano do Ensino Médio, com uma linguagem de fácil entendimento. Só a matéria de química que estava mais complicada, mas de uma forma geral foi razoável”. Geórgia pretende fazer arquitetura em Juiz de Fora. “Se eu conseguir um bom resultado e minha mãe deixar, eu me mudo para lá. ”

Atendimento especializado

Ao todo, 31 estudantes com algum tipo de deficiência receberam atendimento especializado no primeiro dia de provas do Pism 2020, em Governador Valadares. Os candidatos realizaram a prova na Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa.

Sabatistas

Outros 38 estudantes fizeram as provas após o pôr do sol, devido à convicção religiosa. Os candidatos que solicitaram esse tipo de atendimento chegaram até às 13h à Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, onde ficaram confinados até o início do exame, às 19h30.

Além da Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, as provas do primeiro dia do Pism foram realizadas em outros oito locais de Governador Valadares: Unipac, escolas estaduais Paulo Freire, Professor Nelson de Sena, Israel Pinheiro, Joaquim Pedro Nascimento, Júlio Soares, Quintino Bocaiúva e Abílio Rodrigues Patto.

Todos estes locais estarão abertos novamente neste domingo, 1º, para o segundo dia de provas do Pism 2019.