Em meio ao espaço de Mata Atlântica do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a disciplina de Ensino de Educação Ambiental, do curso de Ciências Biológicas, realiza no fragmento florestal a Troca de Saberes – Desejo, Consumo e Consciência. A atividade acontece no próximo sábado, 30, das 9h às 18h. O evento é aberto ao público e a inscrição está disponível por meio deste formulário. As inscrições podem ser feitas também presencialmente, no dia do evento, conforme a disponibilidade de vagas.
O evento traz uma programação dinâmica, propondo uma mesa-redonda, oficinas e trocas com pesquisadores de áreas diversas, como os professores do Instituto de Ciências Biológicas, Luiz Menini e Laura Côrtes, além da ex-aluna da UFJF e doutoranda pela Universidade de Roma, Juliana Blaser.
No Jardim Botânico, além da mesa-redonda, os inscritos podem participar de oficinas sobre culinária saudável, cerâmica com técnica indígena do rolete, capoeira e resistência, hortas urbanas, artesanato com fibras naturais e aprendizado de produção de filtro de sonhos.
De acordo com um dos organizadores do evento, Matheus Vieira Domingues, por muito tempo a academia rejeitou outros saberes que não fosse o produzido por ela, hierarquizando-os e colocando o pensamento científico como sinônimo de verdade. “O evento troca de saberes têm o intuito de trazer esses outros saberes para dentro do ambiente universitário. Colocar os mais diversos conhecimentos em diálogo com o pensamento científico, para que possamos entender e apreender sobre estas outras formas de ser e agir no mundo, maneiras tão legítimas quanto o pensamento científico.“
Domingues também explica que através do evento Troca de Saberes a educação ambiental é discutida transversalmente em um espaço de educação não formal. “Nesta edição iremos debater sobre como podemos realizar nossos desejos e consumo de forma consciente.”
Veja a programação completa na página do evento
Outras informações: trocadesaberesufjf@gmail.com
Instagram: @trocadesaberesufjf