Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Política
Data: 22/11/2019
Título: Servidores da UFJF e IF Sudeste aderem à greve de 48 horas
Técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do IF Sudeste MG vão aderir à greve nacional de 48 horas da categoria, convocada para os dias 26 e 27 de novembro, próximas terça e quarta-feira. A mobilização foi convocada pelo Sindicato de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior (Fasubra) e acatada pelos servidores dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares após assembleias realizadas quarta-feira (20), em Governador Valadares, e quinta-feira (21), em Juiz de Fora, pelo Sindicato dos Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf).
Segundo o Sintufejuf, a greve tem como objetivo manifestar a posição dos técnico-administrativos contra a agenda de reformas propostas pelo Governo do presidente Jair Bolsonaro. Durante as discussões, os trabalhadores da rede pública federal de ensino aprovaram também que a representação da categoria busque articulação com os demais sindicatos que representam servidores públicos federais em Juiz de Fora para a discussão de estratégias comuns para enfrentar as propostas de reforma administrativa e ajuste fiscal do Governo. O intuito é de que uma reunião neste sentido seja realizada na terça-feira (26), quando também está programada uma roda de conversa sobre o tema no IF Sudeste MG.
Já na quarta-feira, a previsão é de que a categoria participe de um grupo de estudos quinzenal, que, devido à greve, será realizado na sede administrativa do Sintufejuf, a partir das 14h. O grupo se reúne às quartas-feiras, desde o dia 13 de novembro, na Faculdade de Educação (Campus UFJF). “A mobilização passa pelo convencimento não só de nossos colegas, mas de toda a população que é atendida. Infelizmente, a gente está em outro momento, mas não podemos deixar de lutar para que as grandes mobilizações retornem”, afirmou o coordenador geral do Sintufejuf, Flávio Sereno.
— —
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata
Data: 22/11/2019
Título: Divulgada lista de nomeados no concurso para técnico-administrativos em educação da UFJF
Já está disponível a lista de nomeação de 35 servidores aprovados no concurso para técnico-administrativos em educação, referente ao edital 65/2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O resultado preliminar do concurso foi liberado no início de novembro, e os candidatos tiveram prazo de 48 horas para entrar com recurso.
A relação de nomeações foi anunciada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na manhã desta sexta-feira (22) e já pode ser conferida no site de concursos da instituição.
As vagas contemplam cargos de assistente em administração, tradutor intérprete de linguagem de sinais, analista de tecnologia da informação, administrador e médico na área de medicina de família e comunidade.
Foram divulgados seis nomes a mais do que o previsto pelas vagas diretas abertas para assistente em administração em Juiz de Fora.
Foram convocados 17 profissionais para o cargo, o mais disputado do concurso. Os candidatos serão informados por e-mail sobre a documentação a ser apresentada para a posse.
A UFJF tem até 30 dias para realizar a posse, a partir da data da nomeação. A expectativa é de que a cerimônia ocorra até o dia 20 de dezembro.
Os concursos registraram 16.139 inscritos, e tiveram as provas objetivas aplicadas em 15 de setembro nas cidades de Juiz de Fora e Governador Valadares.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Economia
Data: 22/11/2019
Título: Universidade Federal de Viçosa ganha Desafio de Startups 2019
Uma ferramenta para monitoramento de tanques de armazenamento de leite, capaz de fornecer parâmetros do seu funcionamento. Esta foi a ideia campeã do Desafio de Startups 2019, na quarta edição do Ideas for Milk, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite. A final da competição aconteceu nesta sexta-feira (22) em São Paulo (SP). Dois projetos de Juiz de Fora para segmentos da cadeia produtiva do leite ficaram entre os oito finalistas.
O projeto vencedor, Volutech, foi desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pode ser utilizado para detectar abertura da tampa e nivelamento do reservatório, além de fornecer medições de volume e da temperatura do leite em seu interior. Por meio de um aplicativo, o produtor recebe alertas em casos de alterações incomuns no tanque. De acordo com o estudante de medicina veterinária da UFV e um dos idealizadores do equipamento, Sávio Filho, a ferramenta vem como substituta às réguas, comumente utilizadas por produtores, porém, propensas a erros. “A Volutech vem para agregar qualidade ao leite, para que ele mantenha suas características nutricionais e funcionais, e ainda assegurar segurança para toda a cadeia, uma vez que conseguimos acabar com o erro da régua no momento de aferição do volume de leite e uma série de outros fatores que estão intrínsecos a cadeia do leite”, explica.
A equipe campeã havia participado do Vacathon 2018, uma maratona de programação idealizada pela Embrapa em Juiz de Fora, e tinha o Ideas for Milk como próximo objetivo. “Ao longo desse ano de trabalho, nós nos preparamos especificamente para esse evento, fomos aprimorando o nosso produto e agora já temos um equipamento bem formado e robusto”, explica Sávio. “É uma satisfação que me faltam palavras para descrever o que é estar aqui em São Paulo e ter recebido o prêmio de campeão. É uma sensação de dever cumprido”. Além de Sávio, a equipe é composta pela professora de produção e nutrição de bovinos leiteiros, Polyana Rotta, pelo engenheiro mecânico Vitor Fernandes, pelo engenheiro eletricista Lucas Sanders, pelo estudante de agronomia Gustavo Estrada, e pelo graduando em sistemas de informação Diogo Pereira.
O segundo lugar da competição ficou para o Bionexus, sistema de gestão da qualidade do leite, enquanto o projeto CriaTech Integrado, plataforma de monitoramento da cria de bezerras, levou a terceira colocação.
‘Crescimento substancial’
Em sua quarta edição, o Ideas for Milk tem apresentado “um crescimento substancial”, de acordo com o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins. “Nós saímos de, por exemplo, três estados envolvidos no Brasil para 11 estados. Estamos tendo uma participação cada vez mais intensa de empresas. Nesse evento, temos 146 empresas que estão acompanhando. É o primeiro e único ecossistema do agronegócio brasileiro voltado para inovação, com uma perspectiva de crescer cada vez mais e fazer com que o Brasil lidere no âmbito do leite o processo de transformação digital.”
Conforme destaca Paulo do Carmo, a intenção do Ideas for Milk é unir jovens pesquisadores aos produtores e indústrias, vinculados ao setor lácteo. “Existem jovens com soluções incríveis que podem impactar essa cadeia, fazendo com que haja uma redução de custos e uma melhoria de qualidade do produto oferecido. É uma cadeia muito ampla, com o faturamento de R$ 86 bilhões. Nós precisamos ser cada vez mais competitivos, e o Ideas for Milk cumpre essa missão: coloca jovens em contato com os empreendedores.”
IF Sudeste propõe geração de energia elétrica a partir da pressão no solo
Os estudantes do IF Sudeste, Laís Alves da Silva, de Sistemas de Informação, e Jefferson Luiz da Silva, Engenharia Mecatrônica, concorreram ao Desafio de Startups com uma plataforma para gerar energia elétrica por meio da pressão feita no solo pelo caminhar do gado. A plataforma idealizada pelos alunos, EnergyEasy, busca abater os custos de produção, trazendo economia na conta dos próprios produtores, segundo Laís. “Nós vimos, de acordo com nossas pesquisas e análises de mercado, um alto custo de energia elétrica, principalmente no setor agropecuário. É algo que tem ser estudado muito hoje, mas ainda são poucos produtos voltados para esse mesmo ramo.”
Plataforma idealizada, a EnergyEasy, busca abater os custos de produção, trazendo economia na conta dos próprios produtores (Foto: Leticya Bernadete)
Além disso, a ideia busca um modelo sustentável, evitando utilização de fontes restritas de energia. “As organizações têm exigido produtos voltados para sustentabilidade porque está tendo um alto consumo de recursos não renováveis, recursos que são limitados na nossa natureza e estão sendo utilizados de uma forma não muito inteligente, então isso tem sido uma exigência social atualmente”, diz Laís. A iniciativa está em fase de pesquisa. Como finalista no Desafio de Startups, a equipe do IF Sudeste pretende avançar na elaboração do protótipo para lançá-lo no mercado o quando antes. “A expectativa é que a gente tenha apoio de pessoas que estão no ramo agropecuário, pessoas bem renomadas que vão ajudar a fechar o ciclo de desenvolvimento da nossa ideia”.
Equipamento idealizado pela UFJF busca identificar acidez do leite
Atualmente, a acidez do leite, entre outras propriedades, é medida diretamente nos laticínios, o que pode gerar perda do produto devido a valores fora dos parâmetros necessários. Desta forma, a equipe formada pelos professores de física da UFJF, Maria José Valenzuela Bell e Virgílio Carvalho dos Anjos, e pelas estudantes de engenharia elétrica, Letícia Maria Resende Souza e Bianca de Araújo Leal Dias, buscou desenvolver uma ferramenta portátil para mensurar as características do leite antes do seu transporte: o MilkData.
Equipe da UFJF buscou desenvolver uma ferramenta portátil para mensurar as características do leite antes do seu transporte: o MilkData (Foto: Letícya Bernadete)
“A proposta era desenvolver um equipamento que pudesse ser usado na fazenda antes do leite ser carregado pelo caminhão, e foi assim que nós começamos a produzir esse trabalho. Hoje, sabemos que boa parte do leite é descartada. A estimativa é que em torno de 10% a 15% do leite tem que ser descartado por problemas de inconformidade com as normas, e a acidez elevada é um deles”, explica a professora Maria José.
Conforme a professora, a portabilidade da ferramenta é seu principal diferencial, podendo ser operado pelo próprio fazendeiro ou caminhoneiro responsável pelo transporte do leite. “Ali mesmo ele vai saber se o leite está em condição de ser comercializado em termos da sua acidez. Atualmente, não existe um equipamento que faça isso no local da produção.” O equipamento contaria com conexões Wi-Fi e Bluetooth, além de armazenamento de dados para monitoramento do produto, tanto pelo produtor quanto pelo laticínio.
A equipe trabalha há cerca de dois anos no equipamento e pretende acrescentar novas ferramentas ao longo de seu desenvolvimento. “Nossa intenção é que ele possa ter outros sensores para ampliar suas possibilidades de análises”, afirma Maria José.
— —
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata
Data: 22/11/2019
Título: Psicologia lidera lista de cursos mais disputados do Pism 2020 em Juiz de Fora
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quinta-feira (21) a relação de candidato por vaga do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020. O resultado está disponível para consulta no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).
A 20ª edição do vestibular seriado tem um total de 40.202 candidatos disputando por 2.303 vagas oferecidas nos dois campi da instituição: Juiz de Fora e Governador Valadares.
As provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.
Mais concorridos por vaga
Segundo a Copese, no Campus Juiz de Fora, o curso mais concorrido é o de Psicologia, no grupo B, destinado a candidatos de escola pública que não se declaram negros, pardos ou indígenas e têm renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo.
Ele apresentou a maior relação candidatos por vaga: 36,5. Também no grupo B, Administração Noturno apresentou a segunda maior relação, 31 candidatos por vaga, e a Enfermagem, a terceira, com 30 candidatos por vaga.
A Fisioterapia tem as quarta e quinta maiores concorrências no Pism 2020. No grupo E, para candidatos oriundos da escola pública que não se declaram pretos, pardos ou indígenas, nem declararam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, são 28 candidatos por vaga. Já no grupo B, são 27 candidatos por vaga.
No campus de Governador Valadares, o curso de Medicina tem quatro entre as cinco maiores concorrências no Pism 2020.
No grupo E, a relação é de 23,75 candidatos por vaga; no grupo B, a concorrência cai para 18,5; na ampla concorrência – grupo C – são 14,75 candidatos por vaga e no grupo D, para candidatos que se declaram pretos, pardos ou indígenas, estudaram em escola pública, mas tem renda superior a 1,5 salário mínimo, são 8,5 candidatos por vaga.
O curso de Odontologia tem a quarta maior concorrência em Governador Valadares: 13,5 candidatos por vaga no grupo B.
Mais concorridos por grupo
No grupo A, que abrange os candidatos que se declaram negros, pardos ou indígenas, cuja renda per capita é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Juiz de Fora, com 19 candidatos por vaga.
No grupo B, como já mencionado, a maior concorrência é na Psicologia: 36,5 candidatos por vaga. No Grupo C, o curso mais concorrido é, novamente, a Psicologia, com 12,92.
Nos grupos D e E, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Juiz de Fora: 10,5 candidatos por vaga no D e 28 candidatos por vaga no E.
— —
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata
Data: 22/11/2019
Título: Projeto que oferece incentivos fiscais para construções sustentáveis é aprovado em Juiz de Fora
O Projeto de Lei denominado “JF IPTU Verde” foi aprovado em terceira discussão nesta sexta-feira (22), na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
A proposta oferece incentivos fiscais para construções sustentáveis como, por exemplo, descontos entre 5% e 10% para casas e prédios com práticas que reduzam impacto ambiental e consumo de recursos naturais.
Com a aprovação em três turnos, o PL 170/2018, de autoria do vereadores Antônio Aguiar (MDB) e Rodrigo Mattos (PHS), segue para análise do prefeito Antônio Almas (PSDB), que vai determinar pela sanção ou veto da proposta.
No dia 22 de outubro, o Legislativo sediou uma Audiência Pública para apresentar o Programa de Certificação Sustentável em Edificações (JF IPTU Verde).
IPTU Verde
Segundo a justificativa do projeto, o objetivo é incentivar as construções sustentáveis que adotem ações práticas que reduzem o consumo de recursos naturais e os impactos ambientais.
Conforme o Legislativo, “a certificação é opcional e aplicável aos novos empreendimentos a serem edificados e àqueles concluídos e licenciados anteriormente, assim como reformas”.
A certificação do “JF IPTU Verde” será concedida pelo Executivo para o empreendimento que comprovar a adoção de práticas sustentáveis, correspondendo cada ação a uma pontuação estabelecida.
Casa sustentável no Jardim Botânico em Juiz de Fora — Foto: Assessoria/DivulgaçãoCasa sustentável no Jardim Botânico em Juiz de Fora — Foto: Assessoria/Divulgação
Casa sustentável no Jardim Botânico em Juiz de Fora — Foto: Assessoria/Divulgação
Cada ação estabelecida poderá ser enquadrada em três níveis de descontos sobre o respectivo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da seguinte forma:
O empreendimento que atingir, no mínimo 50 pontos será classificado como nível bronze: desconto de 5%
O empreendimento que atingir, no mínimo 70 pontos será classificado como nível prata: desconto de 7%
O empreendimento que atingir, no mínimo 100 pontos será classificado como nível ouro: desconto de 10%
A adesão da ação é opcional e tem validade de cinco anos, podendo ser renovada. Veja abaixo os itens que definem as pontuações. (Tabela no site)
“No estado de Minas, Juiz de Fora é o primeiro município a ter uma projeto de lei desse porte, eu acho que está dentro do empreendedorismo que o município sempre teve”, ressaltou.
O secretário de Meio Ambiente, Luiz Cláudio Santos Pinto, também esteve presente na sessão e constatou que o problema de descarte de resíduos da construção civil é um dos problemas no município. “O que é relacionado à questão ambiental agrega valor. Não tivemos notícia de outra cidade em Minas que tivesse uma lei semelhante”.
— —
Veículo: Blog do Vestibular
Editoria: –
Data: 22/11/2019
Link: https://www.blogdovestibular.com/vestibular-seriado/ufjf-concorrencia-pism-2020.html
Título: UFJF divulga a concorrência do PISM 2020
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou a relação de candidato por vaga, referente ao módulo III, do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020.
A 20ª edição do vestibular seriado contará com o total de 40.202 candidatos, que disputarão 2.303 vagas, oferecidas nos dois campi da instituição que são Juiz de Fora e Governador Valadares.
Provas
As provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.
Cursos mais concorridos por vaga
De acordo com a Copese, para o Campus Juiz de Fora, o curso mais concorrido é o de Psicologia, no grupo B, destinado a candidatos de escola pública, que não se declaram negros, pardos ou indígenas e têm renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo.
Ele apresentou a maior relação candidatos por vaga: 36,5. Ainda no grupo B, Administração Noturno apresentou a segunda maior relação, 31 candidatos por vaga, e a Enfermagem, a terceira, com 30 candidatos por vaga.
A Fisioterapia tem as quarta e quinta maiores concorrências no Pism 2020. No grupo E, para candidatos oriundos da escola pública que não se declaram pretos, pardos ou indígenas, nem declararam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, são 28 candidatos por vaga. No grupo B, são 27 candidatos por vaga.
Concorrência PISM 2020 Juiz de Fora
No campus de Governador Valadares, o curso de Medicina tem quatro entre as cinco maiores concorrências no Pism 2020.
No grupo E, a relação é de 23,75 candidatos por vaga; no grupo B, a concorrência cai para 18,5; na ampla concorrência – grupo C – são 14,75 candidatos por vaga e no grupo D, para candidatos que se declaram pretos, pardos ou indígenas, estudaram em escola pública, mas tem renda superior a 1,5 salário mínimo, são 8,5 candidatos por vaga.
O curso de Odontologia tem a quarta maior concorrência em Governador Valadares, que totalizou 13,5 candidatos por vaga no grupo B.
Concorrência completa do PISM 2020 GV
Mais concorridos por grupo
No grupo A, que abrange os candidatos que se declaram negros, pardos ou indígenas, cuja renda per capita é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Juiz de Fora, com 19 candidatos por vaga.
No grupo B, como já mencionado, a maior concorrência é na Psicologia: 36,5 candidatos por vaga. No Grupo C, o curso mais concorrido é, novamente, a Psicologia, com 12,92.
Nos grupos D e E, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Juiz de Fora: 10,5 candidatos por vaga no D e 28 candidatos por vaga no E.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 23/11/2019
Título: Rajadas de ventos chegam a 87 km/h durante tempestade
Uma forte pancada de chuva atingiu Juiz de Fora no fim da tarde deste sábado (23) e chegou a deixar, por mais de uma hora, a Alameda Ilva Mello Reis parcialmente interditada por causa da queda de uma árvore. De acordo com a Defesa Civil, um poste também caiu sobre uma via do Bairro Santo Antônio, Zona Sudeste, e famílias ligaram solicitando vistorias para situações diversas, como infiltrações. Até as 18h o Corpo de Bombeiros havia registrado chamados relacionados a quedas de árvores, vistorias e riscos de escorragamentos de taludes.
De acordo com o pluviômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalado no campus da UFJF, em menos de duas horas choveu na cidade 18,8 milímetros, índice que representa 9% do previsto para todo o mês de novembro. A tempestade veio acompanhada de fortes rajadas de ventos, que chegaram a alcançar 87 quilômetros por hora.
Previsão do tempo
O domingo ainda é de tempo instável em toda a região da Zona da Mata. Em Juiz de Fora, o dia deverá ser de céu parcialmente nublado e temperatura máxima de 24 graus. No início da noite, uma onda de frio deverá chegar à cidade, derrubando os índices registrados nos termômetros. Na madrugada de segunda-feira (25) a mínima prevista é de 10 graus.
— —
Veículo: Acessa
Editoria: Cultura
Data: 23/11/2019
Título: Bailarino juiz-forano René Loui vai representar a cidade na Índia
O bailarino juiz-forano René Loui, de 28 anos, vai representar a cidade na quarta edição do Odisha Biennalle – festival de arte contemporânea – que ocorre entre dezembro e janeiro de 2020, na cidade de Bhubaneswar, na Índia.
Nascido em Juiz de Fora e criado no Bairro Dom Bosco, o artista sempre estudou em escolas públicas. Formou-se em Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e está concluindo o mestrado em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Radicado em Natal (RN), o mineiro já participou de exposições e residências artísticas no Brasil e no exterior. Sua pesquisa volta-se a diferentes linguagens, como a dança, a performance, a fotografia e o audiovisual. “Conheci a dança ainda muito jovem, graças ao Projeto da Associação Ekilibrio, que à época funcionava na Rua Padre Café (Bairro São Mateus). A partir desse contato, descobri minha paixão pela dança. Logo na sequência, ainda com 14 anos, fui convidado a me juntar ao núcleo jovem da Ekilibrio Cia de Dança e permaneci trabalhando até 2013″, conta.
Logo depois, o bailarino mudou-se de Juiz de Fora e optou por trabalhar apenas em núcleos artísticos que tivessem essa perspectiva de uma dança pelas diferenças. “Após me formar, aceitei uma proposta de trabalho na cidade de Natal, onde vivo atualmente. Na época o convite era para trabalhar na Giradança, outra companhia referência internacional, quando se fala em dança feita por pessoas com e sem deficiências. Foi um grande passo e fiquei por três anos”, lembra.
Em 2014, ele foi contemplado com uma proposta de residência artística no exterior. “Com patrocínio do Ministério da Cultura, me lancei para mais longe, fui morar na Ilha da Madeira, em Portugal e tive a oportunidade de trabalhar com outra companhia referência internacional na pesquisa da dança inclusiva: o Grupo Dançando com a Diferença, dirigido pelo brasileiro Henrique Amoedo”.
Além disso, em 2015, o juiz-forano teve outros projetos independentes aprovados em editais internacionais. “Circulei por Bélgica, França, Holanda e Alemanha. Mas sempre me mantendo enraizado com Natal. Em 2016, unido a uma grande artista de Natal, Rozeane Oliveira, decidimos criar nosso próprio núcleo artístico . Surge, então, o CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas”.
Nesses três anos de existência, o Cida vem ganhando espaço e se apresentando em diversos palcos do Brasil. “Começamos a alçar voos mais longos. Firmamos uma parceria com o projeto suíço Overseas Culture Interchange, no qual venho desenvolvendo a cada ano novos projetos de dança pelo mundo”.
Nesta segunda-feira, 25 de novembro, ele segue para a jornada de residência artística, que terá duração de 40 dias. “Entre as ações, vou desenvolver a B-CUT, uma videodança/instalação que será exibida durante todos os dias da bienal”. A obra surgiu a partir da Residência Artística Overseas Culture Interchange, realizada entre 2016 e 2018 na Suíça, onde René era um dos artistas residentes selecionados.
Além da instalação, o bailarino também apresentará uma obra solo; será co-autor de uma nova obra coreográfica com bailarinos indianos; fará participação como artista convidado em espetáculo japonês; e ministrará ‘workshop’ de práticas performativas e dramaturgia em tempo real na dança.
— —
Veículo: Acessa
Editoria: Cidade
Data: 23/11/2019
Título: Câmara aprova projeto de lei que institui JF IPTU Verde
A Câmara aprovou, nesta sexta-feira, 22, em terceita discussão, o projeto de Lei que institui o Programa de Certificação Sustentável em Edificações, o JF IPTU Verde, de autoria dos vereadores Antonio Aguiar (MDB) e Rodrigo Mattos (PHS), que possibilita descontos entre 5 e 10% no IPTU para construções e reformas de casas e prédios que adotem práticas sustentáveis. Com a aprovação, Juiz de Fora se torna a primeira cidade de Minas a aprovar uma Lei nesse sentido, que cria incentivos fiscais para reduzir o impacto ambiental e o consumo de recursos naturais em imóveis novos ou reformados.
Ao entrar em vigor, os contribuintes poderão requerer a certificação apresentando formulário do anexo do PL, projeto arquitetônico e memorial descritivo. A certificação é opcional e tem validade de 5 anos, podendo ser renovada, e vai possibilitar descontos no IPTU para imóveis em construção ou imóveis antigos que adotem as práticas de sustentabilidade previstas no anexo. Os critérios são aplicáveis a imóveis de uso residencial, comercial, misto institucional e industrial.
A ideia do projeto surgiu em um trabalho de conclusão de curso na Faculdade de Engenharia da UFJF e segue pautado pela Lei Federal 10257/2001, o Estatuto da Cidade, e também em consonância com o Art 25, inciso XIV, do Plano Diretor de Juiz de Fora que foi aprovado em 2018, e fala sobre fomentar a produção de construções sustentáveis por meio de incentivos fiscais e urbanísticos.
No anexo constam os itens para cada pontuação, que vai até 285 pontos: Gestão sustentável das águas (39 pontos), Eficiência e alternativas energéticas (142 pontos), Projeto sustentável (80 pontos), Bonificações (19 pontos), Emissões de efeito estufa (5 pontos). Ao alcançar 50 pontos o imóvel será classificado no nível bronze, com desconto de 5% no IPTU, com 70 pontos, nível prata e desconto de 7% e acima de 100 pontos, nível ouro e desconto de 10% no IPTU. O PL segue para sanção do Executivo.
— —
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata
Data: 24/11/2019
Título: Juiz de Fora tem ação nacional de combate ao câncer neste domingo
Juiz de Fora participa, neste domingo (24), da ação nacional de combate ao câncer. O evento “Troque o Medo por Esperança”, será realizado das 13h às 17h, no Shopping Jardim Norte. Serão oferecidos exames de pressão arterial e orientações sobre a doença.
A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e conta com a ajuda de diversos parceiros, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade Suprema, Escola de Enfermagem Elisabete Rombach, Sollus Oncologia, Monte Sinai e outros.
Segundo o cirurgião oncológico e coordenador do evento, Leonardo Vieira, a ação é uma oportunidade de ampliar a divulgação sobre diagnóstico, tratamento do câncer, além de medidas de prevenção sobre a doença.
Conforme o Leonardo Vieira, no ranking dos tipos de câncer que mais acometem a população, está o câncer de pele.
“No entanto, nos homens os tumores mais frequentes são câncer de pulmão, próstata e colorretal. Entre o público feminino, os registros de mais casos são câncer de colo de útero, mama, colorretal e de pulmão”, finalizou.
— —