Com intuito de divulgar o conhecimento científico além das matérias convencionais da sala de aula, pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se mobilizaram, por meio do projeto de extensão “A ciência que fazemos”, para realizar uma série de encontros com os estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias. As conversas são parte da Semana da Educação para a Vida, que acontece entre os dias 18 e 22 de novembro, um evento baseado em discutir temas de maneira lúdica nas escolas da rede estadual de ensino.
O primeiro dia de apresentações contou com temas que abordam ecologia, análise de dados e novas formas de aprendizado. Os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), puderam conferir de perto um pouco mais das pesquisas e inovações que são desenvolvidas pelos pesquisadores dentro do centro acadêmico.
Uma sociedade formidável: as formigas cortadeiras
A importância de fazer ciência também reside em compartilhá-la. Para contar mais sobre sua área de atuação e os estudos que desenvolve, a pesquisadora do Departamento de Zoologia, Juliane Lopes, compartilhou curiosidades sobre os métodos de organização e comunicação das formigas com os alunos do Ensino Médio. Além disso, a pesquisadora também levou materiais de pesquisa para análise dos próprios alunos. Pouco a pouco, cada um deles conversou, tirou dúvidas e descobriu entre si um mundo novo, formado por uma sociedade até então pouco conhecida entre eles.
O amplo papel da Estatística
Medicamentos, esportes, políticas públicas, direitos humanos e mercado financeiro. Apesar de pertencerem à áreas distintas do conhecimento, todos esses nichos possuem a atuação eficiente de um estatístico para funcionar adequadamente. Os professores do Departamento de Estatística, Augusto Souza e Lupércio Bessegato, fizeram um bate-papo com os alunos do Ensino Fundamental para explicar melhor a função da profissão até então pouco conhecida por eles.
Por meio de gráficos animados e lúdicos, os pesquisadores mostraram, de maneira simples e didática, o método de análise que um estatístico utiliza para avaliar os dados que coleta. Um a um, os estudantes puderam tirar dúvidas com os pesquisadores sobre os infográficos interativos recém descobertos.
É possível aprender Ciência brincando?
Para falar de Educação e Ciência, o professor da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF, Paulo Menezes, conversou com os alunos do EJA sobre sua trajetória e os estudos que realiza na Universidade. Menezes trabalha com uma metodologia baseada na confecção de brinquedos científicos. Ao final da palestra, o professor apresentou conceitos físicos para os alunos através do funcionamento desses brinquedos, que são elaborados com materiais facilmente acessíveis. De acordo com Menezes, a divulgação científica é fundamental para que os trabalhos não fiquem apenas dentro dos laboratórios e nos centros de pesquisas. “É uma forma de dar retorno para as pessoas, pois as pesquisas são financiadas com recursos públicos. É importante, também, trazer para uma linguagem mais acessível, para que possam compreender efetivamente aquilo que fazemos.”
Sobre a Semana de Educação
A Semana de Educação para a Vida é estipulada pela Lei Federal nº 11.988/09, decretada pelo Congresso Nacional para ser realizada nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país. O objetivo da Semana de Educação é ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório. Tais assuntos podem ser ministrados através de seminários, palestras, exposições-visita, projeções de slides, filmes ou qualquer outra forma não convencional.