Documentário investigativo e ficção alegórica, “O Amigo do Rei” será apresentado nesta sexta-feira, 8, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFJF. Sob direção de André D’Elia, o filme tem como tema o maior crime ambiental da história do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG).

O roteiro acompanha o cotidiano do personagem Rey Naldo, deputado federal, nos bastidores do Congresso Nacional, transparecendo as relações entre as empresas de mineração e a política no Brasil ao longo da história. O evento acontece na mesma semana em que se completam quatro anos do rompimento da barragem de Fundão.

É esperado que os participantes possam discutir a interface mídia, política e mineração, pauta relevante em um ano também marcado pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho.

O cine debate é uma realização dos grupos de pesquisa da UFJF: “Comunicação, Identidade e Cidadania”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação; “Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade” e “Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e a Água”, ambos do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Serviço:

O que: “O amigo do Rei”

Onde: Auditório da Facom – UFJF

Quando: 08/11/2019, a partir das 14h