A avaliação do crescimento de crianças entre 3 e 12 anos com anemia falciforme foi o tema da dissertação defendida na última sexta-feira, 1º, pelo pesquisador Domício Antônio da Costa Júnior. O trabalhado desenvolvido dentro do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) avaliou 39 crianças acompanhadas no Hemocentro Regional de Governador Valadares – Fundação Hemominas.

O estudo envolveu avaliações das complicações clínicas, com coleta de dados de prontuário, dados antropométricos e realização de exames laboratoriais bioquímicos e genéticos para alfa-talassemia (uma outra anemia que pode estar presente nesses pacientes);  radiografias de mão e punho para idade óssea; dentre outras análises para investigar se havia déficit de crescimento e se a previsão de estatura final  poderia ser explicada pelos efeitos da própria doença, pela herança familiar, co-heranca da alfa-talassemia e/ou uso do medicamento hidroxiureia.

De acordo com o levantamento realizado por Domício, 10% das crianças apresentavam baixa estatura. “O estudo concluiu que existe uma parcela da população avaliada que se encontra com a estatura prejudicada, quando esta foi comparada com a de seus pais. Entre os fatores possivelmente implicados nesses prejuízos, foi identificada a importância do hormônio do crescimento e da co-herança de alfa-talassemia”, afirmou.

O trabalho realizado pelo pesquisador recebeu aplausos de sua orientadora, professora Cibele Velloso Rodrigues. “Orientar o Domício foi gratificante e de grande aprendizado não só para mim, mas para toda a equipe de pesquisa. Ele alcançou todos os objetivos propostos no projeto dentro do prazo estabelecido, foi um estudante dedicado e seu produto de dissertação agrega conhecimento científico para esclarecer complicações da anemia falciforme”.

Conquistado o título de mestre, Domício pretende ampliar os estudos a partir da avaliação de adolescentes. “Pretendo fazer o doutorado para estender a avaliação para os adolescentes e também avaliar variações genéticas comuns na população saudável com possíveis fatores determinantes da estatura na população com anemia falciforme”.

Dissertação: Avaliação do crescimento de indivíduos com anemia falciforme: aspectos endócrinos, bioquímicos e moleculares.

Autor: Domício Antônio da Costa Júnior

Orientadora: Dra. Cibele Velloso Rodrigues

Banca:

Dra. Raquel Tognon Ribeiro – UFJF-GV / MG Membro Titular Interno

Dr. André Rolim Belisário – Fundação Hemominas-BH / MG Membro Titular Externo

Dra. Célia Maria da Silva – Fundação Hemominas-BH / MG Suplente Externo

Dra. Michelle Bueno de Moura Pereira – UFJF-GV / MG Suplente Interno