Alcançando voos mais altos, a Equipe de Competição de Robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora, Rinobot, foi vice-campeã na Latin American Robotics Competition (LARC), principal competição científica continental no campo da robótica autônoma da América Latina. A competição foi realizada entre dos dias 22 a 26 de outubro, no campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul.
A equipe competiu nas categorias SPL – Standard Platform League e Futebol VSSL – Very Small Size League, chegando ao pódio em ambas, disputando contra outras 24 equipes de diversos países. Para a capitã geral da Rinobot, Rayssa Soares, participar do campeonato é importante pois permite a “possibilidade do aprendizado, do conhecimento que pegamos e transmitimos para as outras equipes, da interação e do desenvolvimento em modo geral, tanto em trabalhar sob pressão quanto em grupo.”
Rayssa ainda aponta a evolução da equipe na comparação com anos anteriores. “Uma das categorias que levamos, o Futebol VSSL – Very Small Size League, teve uma crescente evolução, vide classificações que tivemos nesta mesma competição em 2016 no 16° lugar; 2017 no 10° lugar; 2018 no 5° lugar e 2019 no 2° lugar. E não só isso, a Categoria SPL – NAO também está voltando com tudo, sendo que em 2017 nos consagramos campeões, permitindo que viajássemos para competir no Canadá. Em 2018 acabamos ficando em terceiro, mas esse ano conquistamos o segundo lugar!”
A Rinobot é uma equipe de competição da UFJF voltada para o campo da robótica e composta por estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade. Iniciado em maio de 2016, o time coleciona troféus e títulos brasileiros e internacionais. O time visa a disseminação da robótica e a participação de competições com aparatos que disputam futebol de robô, mini sumô e outras categorias, também acumula prêmios como RoboCup 2018 em Montreal, Winter Challenge, Iron Cup, SMILE (Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo) em 2019 em São Caetano do Sul, entre outros.