Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 28/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/28-10-2019/matheus-batista-e-amanda-oliveira-vencem-7a-edicao-da-corrida-da-ascomcer.html

Título: Matheus Batista e Amanda Oliveira vencem 7ª edição da Corrida da Ascomcer

A 7ª Corrida Solidária da Ascomcer, realizada neste domingo (27), teve Matheus Batista (Mega/CRIA UFJF) e Amanda Oliveira (Fac. Granbery/ Real Mercês/ CRIA UFJF/ Sicoob/ NutriMais) como vencedores. Os percursos foram de 6km para corrida, que valeu para o 33º Ranking de Juiz de Fora, e 2,3km para caminhada.

Matheus Batista completou o percurso que teve início e término na Praça Cívica da UFJF em 18min52s, seguido por Luan de Oliveira (Vem Correr, 18min55s); Flavio Stumpff (Vem Correr, 18min6s); Wesley Furiati (Vem Correr, 19min9s) e Jocemar Correa (Vem Correr, 19min29s). Já no feminino, Amanda Oliveira marcou 21min23seg, à frente de Aline Silva (Faculdade Granbery/ Educação Física, 22min52s); Maria Célia Gomes (Mega/ CRIA UFJF, 24min5s); Noemi Cruz (Mega/ CRIA UFJF, 24min19s) e Claudete Lima (Profit Running, 24min41s).

Atleta do Mega/CriaUFJF Matheus Batista venceu a prova no masculino. (Foto: Divulgação)

Entre as pessoas com deficiência (PCDs), Samuel Mendes (Super Amigos, 23min3s) liderou a prova, que ainda teve Fabricio Jobim (Vidativa, 23min9s); Leonardo da Costa (Super Amigos, 24min2s); Vinicius de Oliveira (JF Paralímpico B, 24min33s) e Jadir da Silva (Bom Pastor, 25min38s).

No ranking das equipes, a Vem Correr liderou no masculino com 498 pontos, e a Super Amigos veio na sequência com 359. Na disputa feminina, a Profit Running venceu com 325 pontos, seguida pela Nativos, que marcou 315 pontos.

Todos os tempos divulgados pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora são extraoficiais e poderão sofrer revisões e alterações até a divulgação dos números oficiais da prova.

Confira os resultados:

O conteúdo continua após o anúncio

PCDs – VII CORRIDA SOLIDÁRIA DA ASCOMCER

GERAL MASCULINO – VII CORRIDA SOLIDÁRIA DA ASCOMCER

GERAL FEMININO – VII CORRIDA SOLIDÁRIA DA ASCOMCER

FAIXA ETÁRIA MASCULINA – VII CORRIDA SOLIDÁRIA DA ASCOMCER

FAIXA ETÁRIA FEMININA – VII CORRIDA SOLIDÁRIA DA ASCOMCER

EQUIPES MASCULINAS – VII CORRIDA SOLIDÁRIA DA ASCOMCER

EQUIPES FEMININAS – VII CORRIDA SOLIDÁRIA DA ASCOMCER

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 28/10/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/10/28/ufv-esta-entre-as-dez-universidades-mais-empreendedoras-do-brasil-veja-a-situacao-de-outras-da-zona-da-mata-e-vertentes.ghtml

Título: UFV está entre as 10 universidades mais empreendedoras do Brasil; veja a situação de outras da Zona da Mata e Vertentes

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi considerada a 9° instituição mais empreendedora do Brasil, segundo o Ranking de Universidades Empreendedoras 2019. O resultado foi divulgado na última semana em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O ranking é um estudo que enumera as universidades a partir de seis critérios de avaliação: cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. Durante a pesquisa, foram coletadas informações e analisadas de 123 universidades das 27 unidades federativas do país e ouvidos mais de 15 mil estudantes.

De acordo com os dados, as outras duas faculdades federais da Zona da Mata e Campo das Vertentes, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) ficaram em 49° e 80° lugares, respectivamente.

Avaliação

Segundo o estudo, a UFV ainda conquistou o 4° lugar com a melhor infraestrutura e o 7° em internacionalização. A UFJF terminou a pesquisa em 25° no quesito inovação. Já a UFSJ, 43° lugar em extensão. Confira abaixo os dados das três universidades federais das regiões.

Universidades empreendedoras da Zona da Mata e Vertentes

Ranking          Universidade  Cultura empreendedora         Inovação         Extensão        Infraestrutura            Internacionalização    Capital Financeiro      Nota

9°        UFV    10°      16°      46°      4°        7°        56°      4,98

49°      UFJF   119°    25°      15°      106°    21°      20°      4,13

80°      UFSJ  88°      38°      43°      115°    27°      69°      3,55

Fonte: Universidades Empreendedoras

Destruição na UFV

Neste sábado (26), o G1 mostrou que o Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 5 milhões para o conserto dos prédios, equipamentos e laboratórios de pesquisa da UFV após temporal no município. Como consta na pesquisa, a UFV ocupa o 4° lugar no quesito infraestrutura, que após a chuva teve prédios devastados.

De acordo com a universidade, quase 200 árvores caíram, algumas delas foram arrancadas pela raiz. Postes de iluminação também foram derrubados pela força do vento e houve interrupção de energia e suspensão do serviço de internet no campus.

Empreendedoras Brasil

Em primeiro lugar da pesquisa, aparece a Universidade Federal de São Paulo (USP), com uma nota de 7,36. Além disso, a USP aparece em 1° lugar nos quesitos de Inovação, Extensão e Internacionalização e na 2° posição no capital financeiro.

Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em segundo. Na terceira posição, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 4° lugar, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na 5° posição, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 28/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/28-10-2019/estudantes-se-reunem-para-desenvolver-solucoes-na-area-de-laticinios.html

Título: Estudantes se reúnem para desenvolver soluções na área de laticínios

Professores e estudantes de 25 instituições de ensino de todo o país participam, até a próxima sexta (1º de novembro), em Juiz de Fora, do Vacathon – um hackathon que integra o Ideas for Milk. O evento, promovido pela Embrapa Gado de Leite, tem por objetivo estimular e promover projetos e soluções digitais voltadas à produção leiteira. A ideia é fazer com que os participantes se aproximem do campo e entendam os problemas, vejam as oportunidades e desenvolvam soluções para o setor. Para isso, ao longo da semana, o evento conta com uma programação diversa, que possibilita às equipes a participação em treinamentos, palestras e visitas técnicas.

A programação, desta segunda, incluiu a visita dos estudantes a Coronel Pacheco, cidade a cerca de 30 quilômetros de Juiz de Fora, onde os participantes passaram o dia conhecendo a fazenda experimental da Embrapa Gado de Leite. Nesta terça-feira (29), os jovens visitarão a fábrica do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. As outras etapas incluem uma maratona de programação com diferentes especialistas.

Após a maratona, as equipes deverão desenvolver uma solução tecnológica a partir de um problema relacionado aos sistemas de produção de leite. Na sexta, os grupos irão apresentar e defender suas propostas para uma banca avaliadora. Ao final desta etapa, será divulgado o resultado com os primeiros colocados, que receberão troféu e certificado de participação.

O conteúdo continua após o anúncio

Esta é a terceira edição do projeto, e a maior já realizada na cidade. São mais de cem estudantes, dos ensinos médio técnico e pós-graduação de diferentes áreas relacionadas à cadeia do leite (agronomia, veterinária, zootecnia, administração, economia, engenharias, computação e design), vindos das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Confira as instituições participantes

Cefet (Leopoldina-MG),

CES-JF (Juiz de Fora-MG),

Esalq/USP e IF São Paulo (Piracicaba-SP),

IF Sudeste campus Juiz de Fora (MG),

IF Sudeste campus Rio Pomba (MG),

IF Sul de Minas (Muzambinho-MG),

Instituto Cândido Tostes/Epamig e IF Juiz de Fora (MG),

Parque Tecnológico de Chapecó, Unochapecó, UFFS, UCEFF e Senai/SC

PUC Minas campus Belo Horizonte (MG),

PUC Minas campus Betim (MG),

UEG (Goiânia-GO),

UFERSA (Mossoró-RN),

UFES (Alegre-ES),

UFJF (Juiz de Fora-MG),

UFLA (Lavras-MG),

UFMG (Belo Horizonte-MG),

UFRJ (Rio de Janeiro-RJ),

UFRPE (Recife-PE),

UFSM (Santa Maria-RS),

UFV (Viçosa-MG).

— —

Veículo: Globo Esporte

Editoria: Zona da Mata e Centro Oeste

Data: 28/10/2019

Link: https://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/noticia/jf-imperadores-se-impoe-contra-america-e-vai-a-final-da-copa-ouro-de-futebol-americano.ghtml

Título: JF Imperadores se impõe contra América e vai à final da Copa Ouro de futebol americano

O JF Imperadores não deu chances ao América Locomotiva na tarde deste domingo e carimbou a vaga na final da Copa Ouro de futebol americano 2019. O time de Juiz de Fora venceu por 29 a 0 no campo da Faculdade de Educação Física da UFJF.

Para o presidente do time, Marcos Nogueira, o jogo corrido do ataque e a defesa, com um safety e uma interceptação retornada para touchdown, foram os pontos altos do jogo.

– O grande destaque do jogo foi a nossa defesa, que desde o início do jogo pressionou bastante e anulou o ataque deles. Nosso ataque correu bastante, ficou muito tempo em campo e cansou a defesa deles – analisou.

Com a vitória, o JF Imperadores se garantiu na decisão da Copa Ouro 2019 contra o Galo FA – o time já havia vencido Golden Lions na primeira rodada. Os times se enfrentam ainda pela primeira fase no dia 23 de novembro, em Belo Horizonte, para definir o mando de campo na final.

Confira a tabela da Copa Ouro:

22/09 – Juiz de Fora Imperadores 56 x 0 Golden Lions

13/10 – Galo FA 42 x 0 América Locomotiva

27/10 – Golden Lions 0 x 21 Galo FA

27/10 – Juiz de Fora Imperadores 29 x 0 América Locomotiva

16/11 – América Locomotiva x Golden Lions

23/11 – Galo FA x Juiz de Fora Imperadores

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 30/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/30-10-2019/mais-de-600-raios-caem-em-juiz-de-fora-durante-temporal.html

Título: Mais de 600 raios caem em Juiz de Fora durante tempestade

A Cemig registrou 642 raios durante a tempestade que caiu em Juiz de Fora na terça-feira (29). Já as rajadas de vento chegaram a 66 km/h na cidade. A situação causou quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica em pontos do município. Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, registraram na BR-040, por exemplo, próximo ao Salvaterra, acumulado de 50 milímetros de chuvas. Em Filgueiras, na Zona Nordeste, 21 milímetros, e no Aeroporto, Cidade Alta, 14 milímetros. Para se ter ideia deste volume, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém um equipamento no campus da UFJF, estima em Juiz de Fora, para o mês de outubro, média de 132 milímetros de precipitações.

Em alguns pontos da cidade, as consequências da ventania ainda podiam ser observadas até a tarde desta quarta-feira, como na Estrada Domingos Hungaro, no Bairro Salvaterra, Região Sul, local onde o motorista Arimar de Oliveira, 52 anos, teve seu caminhão atingido por parte de um poste de energia. Com os ventos, uma árvore caiu sobre os fios elétricos ocasionando a ruptura e queda da estrutura sobre a caçamba do caminhão. O condutor não se feriu. O veículo permaneceu no local do ocorrido até a chegada da equipe da Cemig, que se deu por volta das 17h desta quarta. Segundo a companhia de energia, a previsão de reparo da rede elétrica e remoção do caminhão era para o final da tarde.

Caminhão, atingido por poste, ficou no local aguardando conclusão dos trabalhos da Cemig até a tarde desta quarta-feira (Foto: Fernando Priamo)

Chamados

A Defesa Civil registrou duas ocorrências, mas nenhuma considerada grave. Uma delas foi um destelhamento no Bairro Vale Verde, Zona Sul, e outra foi a avaliação de uma trinca em parede no Bandeirantes, região Nordeste. Também na Zona Sul, a Tribuna flagrou ontem um destelhamento na Rua Geraldo Miguel Miana, próximo ao acesso do Estrela Sul, onde a cobertura metálica de um prédio foi parar sobre casas vizinhas. Já o Corpo de Bombeiros registrou 12 ocorrências, relacionadas direta ou indiretamente às chuvas. Seis delas foram de vistoria em árvores com risco de queda.

Árvore caiu na Rua Doutor Romualdo, esquina com a Avenida Rio Branco (Foto: Wendell Guiducci)

Na manhã desta quarta-feira (30), a Tribuna flagrou uma árvore caída na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Doutor Romualdo e outra Alameda Ilva Mello Reis, próximo ao Parque da Lajinha. Segundo a corporação, ocorreram também acidentes de trânsito em decorrência da derrapagem ou da falta de visibilidade causada pela chuva.

Previsão de chuvas

Tal como nos últimos dias, o alerta meteorológico aponta possibilidade de chuvas fortes (de 20 a milímetros/h ou até 50 milímetros/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional (acima de 50 km/h), até o início da manhã desta quinta-feira nem algumas regiões do estado, incluindo Vertentes e Zona da Mata. Para Juiz de Fora, a quinta-feira será de céu parcialmente nublado a nublado, com termômetros oscilando entre 16 e 31 graus. Nesta quarta, a mínima do dia foi 17,5 graus e a máxima 30.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 28/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/28-10-2019/jf-imperadores-vence-mais-uma-na-copa-ouro-e-disputara-final-contra-o-galo-fa.html

Título: JF Imperadores vence mais uma na Copa Ouro e disputará final contra o Galo FA

Com tranquilidade, o JF Imperadores passou pelo América Locomotiva em partida da segunda rodada da Copa Ouro e garantiu vaga na final do torneio, contra o Galo FA. Assim como na primeira rodada, quando derrotou o Golden Lions, a partida ocorrida neste domingo (27) foi realizada no campo da UFJF e terminou com um placar elástico para os mandantes. Os juiz-foranos voltam a jogar no próximo dia 23 de novembro para finalizar a primeira fase da competição.

“O grande destaque do jogo foi a nossa defesa, que, durante todo o jogo, conseguiu pressionar o ataque do adversário. Na primeira posse de bola, a nossa defesa já marcou um safety quando abrimos 2 a 0”, contou o presidente e atleta da equipe Marcos Nogueira, que não pôde estar em campo devido a uma lesão na tíbia. O primeiro quarto foi encerrado com o placar de 9 a 0 para o JF Imperadores, ampliando o marcador na segunda parte da partida.

O conteúdo continua após o anúncio

Vitória garantiu vaga na final da Copa Ouro para a equipe juiz-forana. (Foto: Daniel Braga)

Pontuaram para a equipe da Zona da Mata, além do safety no início do jogo, os running backs (RB) Rafael Rufino #37 e Igor Roux #13 e o fullback (FB) Sombra #32, com corridas; o atleta da linha defensiva (DL) Pablo Lima #25 com um touchdown após interceptação; e o kicker Franzone #7 com cinco extra points.

Final já tem adversário conhecido

Com a vitória no campo da Universidade, o JF Imperadores enfrentará o Galo FA na final, equipe de Belo Horizonte que venceu na segunda rodada o Golden Lions por 21 a 0, em partida realizada na capital mineira com mando da equipe derrotada.

Já classificados para a decisão, Galo e JF Imperadores se enfrentarão na última rodada da primeira fase em partida agendada para o próximo dia 23 de novembro em Belo Horizonte, em horário ainda por definir. O vencedor do duelo ficará na liderança e terá o mando de campo da final da Copa Ouro.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 28/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/28-10-2019/ultima-semana-de-outubro-sera-de-fortes-pancadas-de-chuva-em-jf.html

Título: Última semana de outubro será de fortes pancadas de chuva em JF

Os últimos dias de outubro serão marcados por fortes pancadas de chuvas em Juiz de Fora e na Zona da Mata. Apesar delas, as altas temperaturas não estão descartadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o ar quente e úmido que se encontra sobre o Sudeste gera a intensificação de áreas de instabilidade, podendo causar precipitações, por vezes intensas (entre 20 e 30 milímetros/h ou até 50 milímetros/dia) acompanhadas de ventos fortes (entre 40 e 60 km/h) em áreas isoladas da cidade e região. A previsão para esta terça é de céu claro a parcialmente nublado, com variações térmicas entre 18 e 31 graus. Nesta segunda-feira (28), os termômetros do Inmet, instalados no campus da UFJF, registraram 19,2 de mínima e máxima de 28,9 graus.

Defesa Civil alerta para intensidade das chuvas

Na tarde desta segunda, a Defesa Civil de Minas Gerais divulgou um alerta diante da possibilidade de vendaval, raios e chuva forte para a Zona da Mata. No fim de semana, a Tribuna já havia noticiado que as cidades de Ubá e Viçosa foram afetadas pelas fortes chuvas com ocorrência de granizo, assim como Santos Dumont. Houve registros de queda de árvores, destelhamentos, alagamentos, obstrução de vias e falta de energia elétrica. De acordo com a Defesa Civil, o alerta é válido para algumas cidades, incluindo os municípios de Oliveira Fortes, Paiva, Rio Pomba, Santa Rita de Ibitipoca, Santos Dumont e Tabuleiro. Em caso de graves ocorrências, moradores devem fazer contato com a Defesa Civil pelo 199 e ainda com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Chuva até sexta

A intensidade das chuvas tende a diminuir a partir desta quarta-feira (30), dia em que uma massa de ar seco começa a ganhar força em Minas. Mesmo assim, a estimativa é de precipitações até a sexta (1º).  Até lá, as temperaturas em Juiz de Fora seguem entre os 20 graus de mínima e 30 graus de máxima.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 28/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/28-10-2019/pela-1a-vez-gol-mil-sai-dos-pes-de-uma-mulher-na-copa-prefeitura-bahamas.html

Título: Pela 1ª vez, gol mil sai dos pés de uma mulher na Copa Prefeitura Bahamas

A marcação do gol mil agitou o fim de semana da Copa Prefeitura Bahamas. Previsto para sair no sábado, nos jogos da base, só foi assinalado na segunda série de jogos do domingo. De acordo com a assessoria do Bahamas, depois da rodada de sábado, restavam apenas três gols para a marca histórica. Na primeira série dos jogos do domingo foram marcados apenas dois gols, um no Campo do Progresso e outro no Cerâmica. Foram 57 minutos sem que nenhum atleta balançasse a rede. O último tinha sido às 8h51, no Campo do Cerâmica.

Com a mobilização de toda a equipe da Secretaria de Esportes da Prefeitura, cada lance se tornou uma emoção a mais. Foram bolas na trave, grandes defesas, como a do goleiro João do Rezato/Botafoguinho… enfim, a bola teimava em não entrar. Até que às 9h48, na partida entre Sempre Amigas, do Sagrado, e Ajax Bela Aurora, Marcelly Rocha, do Sempre Amigas, fez o gol da vitória da sua equipe. Pela primeira vez o gol mil sai na categoria feminina. Marcelly será homenageada no evento de encerramento da competição, marcado para o dia 16 de dezembro.

Jogo da rodada

Pela primeira vez nesta temporada, a coordenação marcou dois jogos da rodada. Um na base, no sábado, e outro entre os veteranos, no domingo. Na partida da base, pela categoria dente de leite, a Escola do Flamengo jogava pelo empate contra o CF Zico. A vantagem da equipe rubro-negra terminou com a bola rolando. De cabeça, Dudu fez CF Zico 1 a 0. Em contra-ataque já no segundo tempo, Samuel Perobelli fez o segundo, e Gabriel Almeida, o terceiro. O CF Zico segue na busca de uma vaga na final, enquanto o Flamengo foi eliminado. Os destaques foram João Ferrugini e Enzo, pelo Flamengo, e Hélio Lawall e Pedro de Paula, ambos do CF Zico.

Já no domingo, o jogo da rodada foi entre Cruzeirinho e Vila Branca, na categoria veterana. Como ganhador de chave, o Cruzeirinho jogou pelo empate. O time da Vila Ideal levou o regulamento debaixo do braço para o campo e garantiu a classificação com o 0 a 0. Os destaques foram Cristiano, o melhor do Cruzeirinho, e Carlos Henrique, do Vila Branca. Alemão foi o destaque do jogo, e Garrado, o melhor da partida, ambos do Cruzeirinho.

O conteúdo continua após o anúncio

A rodada

A nona rodada teve 29 jogos e o mesmo número de equipes eliminadas. Foram marcados 58 gols, com média de dois por partida. Na base, não houve nenhuma goleada. Já nas demais categorias, o resultado de maior expressão foi a vitória do Dominados por 4 a 1 sobre a ASE, na categoria de veteranos. Geison marcou duas vezes e foi o destaque. O Oba a Oba, que jogou praticamente toda a Copa na repescagem, voltou a vencer. Com um gol aos 43 segundos de jogo, superou o Arsenal do Mundo Novo. Junto com o Skeknah, que passou pelo Cruzeirinho nos pênaltis, depois do empate de 1 a 1 no tempo normal, são os dois primeiros  classificados para a semifinal da categoria adulta. Os outros dois serão conhecidos no próximo domingo.

Bonsucesso e UFJF/Tupynambás vão decidir a categoria juvenil. Na Zona Rural, Torreões eliminou Sarandira, enquanto Humaitá superou Caeté nos pênaltis. Torreões e Humaitá estão classificados para a semifinal. Rezato /Botafoguinho garantiu a vaga para decidir a categoria master contra o LFC, que já estava classificado. Já entre os sêniors, a final será entre Botafoguinho do Grajaú e Bavet.

Destaque

Apesar de muitas definições e a marcação do gol mil, a coordenação ressalta a excelente participação de atletas, dirigentes e torcedores na questão disciplinar. As súmulas das partidas chegaram limpas à Secretaria de Esporte, ou seja, nenhum relato mais grave. Os fatos foram os de rotina, com expulsões normais de jogo. A copa chega a 400 jogos com 1020 gols marcados. O próximo boletim será expedido na quarta-feira (30), às 15h, quando será detalhada a décima rodada da Copa.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 29/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-10-2019/vento-forte-causa-destelhamento-em-imoveis-no-santa-cecilia.html

Título: Vento forte causa destelhamento em imóvel no Santa Cecília

Os ventos fortes ocorridos na tarde desta terça-feira (29) trouxeram prejuízos a alguns moradores da Zona Sul de Juiz de Fora. Na Rua Geraldo Miguel Miana, próximo ao acesso do Estrela Sul, a cobertura metálica de um prédio foi parar sobre casas vizinhas. Apesar do susto, ninguém se feriu. O incidente foi registrado por volta das 16h, horário em que a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apontava rajadas de ventos de 60 km/h.

Elenir Pires disse que a chuva assustou os moradores. “A comunidade ficou com medo, por conta da fiação elétrica que arrebentou e acabou destelhando o prédio. Ficamos com medo porque caiu em cima de outras duas residências. A gente ficou bem preocupado”, disse.

No mesmo horário, nuvens de chuva eram observadas em vários pontos da cidade. Até 16h30, no entanto, o Corpo de Bombeiros não havia recebido chamados em virtude das chuvas.

Novo alerta

De acordo com novo alerta emitido pelo Inmet e pela Defesa Civil, na tarde desta terça, as condições atmosféricas são favoráveis para ocorrência de chuvas intensas (entre 20 e 30 milímetros/h ou até 50 milímetros/dia) acompanhadas de ventos fortes (entre 40 e 60 km/h) em pontos específicos da Zona da Mata até esta quarta-feira (30). A estimativa é de que haja precipitações até sexta (1º de novembro).

Nesta quarta-feira, o ar quente, úmido e instável contribui para a formação de nuvens de chuva sobre parte do estado de Minas Gerais. Há condições para precipitação, localmente forte, em alguns municípios da Zona da Mata, além de calor, com termômetros acima dos 30 graus. Nesta terça, a máxima em Juiz de Fora foi de 30,8 graus. A mínima registrada foi 18,3 graus.

Falta de luz

A chuva causou ainda queda de energia em alguns bairros da Zona Sul de Juiz de Fora. Leitores relataram que na área do Cascatinha e do São Mateus, moradores ficaram cerca de 40 minutos sem energia elétrica. Houve registros de queda também no Santa Efigênia. Sem informar o número de clientes afetados, a assessoria da Cemig confirmou a falta de energia, acrescentando que o problema foi concentrado nos bairros São Mateus e Santa Cecília. Por conta disso, foram observados também a falta de funcionamento de semáforos de algumas vias destes bairros, como é o caso de alguns pontos da Avenida Presidente Itamar Franco. Até por volta das 18h30, a companhia de energia não havia informado previsão para o restabelecimento da luz.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Economia

Data: 29/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/29-10-2019/gestores-da-zona-da-mata-discutem-inovacao-para-municipios.html

Título: Gestores da Zona da Mata discutem inovação para municípios

Gestores públicos e empresários de 40 municípios da Zona da Mata se reuniram, nesta terça-feira (29), durante o evento e-Cidades, realizado em Juiz de Fora. O encontro, promovido pelo Sebrae Minas, teve a proposta de discutir a necessidade de utilização de inovações para a implantação de melhorias na gestão pública. De acordo com a organização, cerca de 200 pessoas compareceram ao evento. Dentre os presentes estavam o prefeito Antônio Almas (PSDB), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, Rômulo Veiga, e outras autoridades da região.

Foram realizados painéis, palestras, exposições e cases que mostraram alternativas sobre como as inovações podem contribuir para o trabalho de gestão pública. As apresentações abordaram temas como a realização de parcerias estratégicas para o desenvolvimento dos municípios; soluções oferecidas pelas startups; uso das redes sociais na gestão pública; transformação digital na educação; o futuro das cidades e o conceito de “Smart Cities”, que são centros urbanos que utilizam a tecnologia para otimizar operações, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Durante o evento também foi criado o “Espaço UFJF”, ambiente específico com soluções para o desenvolvimento de territórios e arranjos produtivos locais (APLs), realizado por startups e empresas juniores da cidade.

Para o gerente regional do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo, a expectativa é que o e-Cidades possa contribuir para o início do processo de transformação em prol do desenvolvimento da Zona da Mata. “O que a gente espera é que os municípios, na sequência desse evento, possam implantar práticas que foram observadas aqui. Algumas delas são de implantação imediata, outras de médio e longo prazos. Estaremos monitorando junto às prefeituras a capacidade que cada uma teve de implantar estas boas ações.”

O e-Cidades foi realizado com apoio de Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Grupo de Trabalho de Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (Ampar), Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver), Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (Amerp) e Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (Amapi).

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 29/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-10-2019/faculdade-machado-sobrinho-comemora-50-anos.html

Título: Faculdade Machado Sobrinho comemora 50 anos

Em meio à comemoração dos 50 anos de história, a Faculdade Machado Sobrinho avalia a implementação de quatro novos cursos de graduação. As disciplinas “são bem atuais e voltadas para o mundo que estamos vivendo”, conforme o diretor-geral, José Luiz de Souza Botti. O processo está em fase de avaliação pedagógica e ainda passará pelo crivo do Ministério da Educação (MEC). À medida em que a análise é realizada, a Faculdade Machado Sobrinho retoma a própria história de pioneirismo, em Juiz de Fora e Minas Gerais, do movimento empresa júnior à pós-graduação lato sensu, para celebrar as cinco décadas de ensino superior.

“Discute-se muito, hoje em dia, o que é ensinado nas faculdades, como é ensinado e porque é ensinado. Alguns pesquisadores dizem que uma faculdade tem que responder às três perguntas, respectivamente, da seguinte forma: ensino com conteúdos prontos, metodologias atuais e empregar o aluno ou incentivá-lo a empreender. (…) Se uma faculdade só reproduz, a tendência é que tenha uma situação difícil. Mas, se for capaz de inovar e se afastar de atividades rotineiras, pode ser que tenha um futuro melhor pela frente. A Faculdade Machado Sobrinho está nesta direção”, afirma Botti, a respeito dos cursos. Atualmente, dentre bacharelado e tecnólogo, a instituição oferece sete cursos: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Psicologia, de ensino profissional; Eventos e Produção Cênica, de ensino tecnólogo.

Apesar de raízes educacionais centenárias – ao menos desde 1912 mantém atividades de ensino fundamental -, o grupo Machado Sobrinho instituiu-se, apenas em 1969, enquanto “Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas”, uma das primeiras instituições a oferecê-los em Juiz de Fora. “Na época, Juiz de Fora era muito carente, pois já tinha um número substancial de empresas. Esta carência leva a Faculdade Machado Sobrinho a surgir também, pioneira entre o sistema de ensino federal e particular. O que a faculdade contribuiu para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural de Juiz de Fora é algo que não tem como dimensionar, porque foi a primeira a abastecer todas essas empresas”, ressalta Botti. Conforme o diretor-geral, cerca de oito mil profissionais formaram-se na Machado Sobrinho ao longo destes 50 anos.

Entretanto, se somados os alunos do programa de pós-graduação lato sensu – especialização por meio de cursos MBA (Mestre em Administração de Negócios) -, em operação desde 1981, o número aproxima-se de onze mil. “Não existia pós-graduação lato sensu em Juiz de Fora. É outro momento de contribuição rigorosa com o desenvolvimento social e econômico de Juiz de Fora e região”, pontua. “Recebíamos alunos de todas as cidades adjacentes. Eu mesmo trabalhei muito tempo na pós-graduação, pois fui coordenador e professor também, então convivia com os estudantes, profissionais já formados destas cidades vizinhas, como Três Rios (RJ), Petrópolis (RJ), Além Paraíba, Santos Dumont, Barbacena, São João Nepomuceno e Lima Duarte.”

Primeira empresa júnior de Minas

O pioneirismo da Faculdade Machado Sobrinho estende-se também ao movimento empresa júnior, uma vez que a Masci Consultoria, fundada em 1990 na instituição, é a primeira do estado. “É outro avanço da faculdade. Não existia empresa júnior em Minas Gerais. Essa empresa júnior surge com uma ex-aluna da Faculdade Machado Sobrinho, a professora Inês Gomes Gouveia. (…) Em torno desta ideia, reúnem-se professores e alunos que tinham muito interesse em se desenvolver também como empreendedores. A Inês, o Gustavo e mais um outro aluno foram à São Paulo para conhecer a empresa júnior da Universidade de São Paulo (USP). E trazem os conhecimentos desta empresa júnior para cá”, relata Botti. A Masci presta serviços de consultoria nos setores administrativo, contábil, engenharia de produção e psicologia.

Citado por Botti, Gustavo Travassos, 51 anos, mora, atualmente, em Belo Horizonte, onde é empresário. Conforme Travassos, aquele grupo tinha “muita energia e inquietude”. “O fato de eu ter saído (de Juiz de Fora) e montado empresas foi porque tinha experimentado montar uma consultoria júnior nos tempos de faculdade. (…) Hoje, o pouco que consegui fazer e construir certamente foi pela influência da faculdade. Como tinha um grupo de alunos engajados, vimos esse movimento de empresa júnior começando a acontecer, se não me engano, na USP, e, rapidamente, tocamos o modelo para a Machado Sobrinho.” Além de cursar Administração na Faculdade Machado Sobrinho, Travassos especializou-se em Marketing antes de se mudar para a capital mineira.

De acordo com o egresso, há novidades por vir; um grupo de ex-alunos discute meios de retribuir para a instituição a formação conquistada. “Há uma nova iniciativa, que deve acontecer a partir deste aniversário, partindo dos alunos, que vai ser disruptiva também para a região. A princípio, estamos estruturando uma associação de ex-alunos no modelo das grandes universidades norte-americanas, como Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT). Estamos querendo tocar em Juiz de Fora, pela primeira vez, uma estrutura de ex-alunos. Se acontecer, de novo vai ser a primeira de Minas e, talvez, uma das primeiras do Brasil em faculdades particulares.”

Joaquim Laércio, o decano

Se a Faculdade Machado Sobrinho comemora 50 anos de história, o professor Joaquim Laércio Fonseca de Castro celebra 50 anos de casa. Joaquim Laércio é o decano da instituição, uma vez que é um dos seus quadros desde a fundação. “Tinha concluído o mestrado e ingressado como professor na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1968. O professor João Pedrosa Castelo, também professor na UFJF, me convidou para compor o quadro docente da Faculdade Machado Sobrinho, da qual ele foi o primeiro diretor”, conta. Na UFJF, Joaquim Laércio permaneceu até 1998. “Tenho o privilégio de gostar de estar na sala de aula. E o Machado sempre me proporcionou a oportunidade de viver o magistério tendo um ambiente de trabalho colaborativo.”

O carinho dos alunos a Joaquim Laércio é demonstrado por meio de homenagens das turmas formandas; o professor sempre é agraciado. Nas comemorações pelos 50 anos, Joaquim Laércio, por exemplo, foi o responsável por ministrar, no último sábado (26), uma aula especial à turma de 1979. “Mesmo tendo exercido outras atividades, considero que o eixo da minha vida profissional é o magistério. O Machado se destaca por ter sido a instituição em que trabalhei por mais tempo e onde tive a oportunidade de convivência com um maior número de alunos. Além disso, essa instituição sempre recebeu alunos de diferentes segmentos, muitos profissionais já atuantes no mercado de trabalho, o que tem sido uma experiência muito enriquecedora.”

— —

Veículo: Globo Esporte

Editoria: Zona da Mata e Centro Oeste

Data: 29/10/2019

Link: https://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/noticia/professor-olimpico-corridas-reservam-diferentes-desafios-nas-pistas-e-ruas.ghtml

Título: Professor Olímpico: corridas reservam diferentes desafios nas pistas e ruas

No sexto episódio da série Professor Olímpico – o terceiro e último sobre atletismo –, Inácio Novaes fala nesta terça-feira sobre as corridas. Com diferentes características, as provas rasas e de fundo requerem diferentes habilidades e tipos de preparação.

A prova mais famosa é a dos 100m rasos. É nela que brilham os mais rápidos do mundo, como Usain Bolt, recordista mundial. E o treinamento deve atentar para cada detalhe: do movimento das pernas até o bloco de partida.

– Não dá tempo de pensar, porque a prova é muito rápida. Quando estou no meu bloco de partida, tento não queimar a largada para não ser desclassificada da prova – pontuou a atleta Nalanda Campos, da UFJF.

Professor Olímpico mostra as provas de corrida do atletismo

Além dos 100m, o programa olímpico tem provas de 200m, 400m, 800m, 1500m, além de 5 mil e 10 mil metros. As provas mais longas, chamadas de “corridas de fundo”, exigem muita concentração durante toda a duração.

– Tem que ter cabeça, porque se você pensar em algo, não vai concentrar na prova, aí quebra tudo ali – lembrou a atleta Ane Caroline.

O atletismo também tem as corridas de revezamento, em que a troca do bastão é parte crítica da prova e o Brasil já ganhou medalha, e as de obstáculos e com barreiras, em que o atleta precisa perder o menor tempo possível ao pular sobre os objetos.

– Ele vai ter que perder o medo de ir de encontro ao objeto que está à frente. É o grande problema, o bloqueio mental do “se eu bater, vou cair”. Perdeu o medo, vai para cima, rápido, para não perder tempo saltando muito alto sobre o obstáculo – disse o treinador Jhonathan Marques.

As principais provas do atletismo serão na segunda semana dos Jogos Olímpicos, entre 31 de julho e 9 de agosto. A prova que geralmente encerra as disputas no atletismo é a tradicional maratona, de 42 km.

– O atleta precisa vir com esse treinamento desde a base. Precisa passar pelas provas de 5 km, acostumar o corpo, depois 10 km, para depois chegar ao objetivo maior, que é a maratona – ressaltou Jhonathan.

— —

Veículo: Acessa

Editoria: Cultura

Data: 29/10/2019

Link: https://www.acessa.com/cultura/arquivo/noticias/2019/10/29-primeiro-plano-oferece-80-vagas-gratuitas-para-oficinas-tematicas/

Título: Primeiro Plano oferece 80 vagas gratuitas para oficinas temáticas

O Primeiro Plano Festival – de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades abriu inscrições para as oficinas temáticas. Estudantes e profissionais de cinema e áreas afins, como comunicação e artes, além de amantes da sétima arte, poderão participar dos treinamentos com profissionais. As inscrições já podem ser feitas no site e são gratuitas. O evento começa na próxima segunda-feira, 4 de novembro.

Como há limitação do número de vagas para cada oficina, a organização poderá selecionar os participantes, usando como critério o ramo de atividade e a afinidade com o tema escolhido.

As oficinas acontecem a partir do dia 5, em locais distintos da cidade: Funalfa, Teatro Municipal Carlos Magno, UFJF e  Escola de Artes Pró-Música (antiga Casa de Cultura). Estas atividades do Primeiro Plano 2019 ocorrem paralelamente às mostras competitivas Regional e Mercocidades.

Os filmes serão exibidos no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, Centro de Juiz de Fora, a partir do dia 4.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Colunas

Data: 30/10/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/30-10-2019/352952.html

Título: Manoel Teixeira Lopes, Samir Alberto Moysés com a mãe Jane Moysés, Flávia Mendes Gerheim, Regina Rothier e Tânia Alqualo

Aplausos

Aurelice Ciuffo Yazbeck é só elogios para a equipe da Santa Casa. Acompanhando sua mãe, Alice (95 anos), ela destaca o atendimento de excelência prestado pela médica Adriana Pascini Brega e os funcionários do 9° andar.

Fenômeno em JF

Considerado o melhor comediante do Youtube no Brasil, Whindersson Nunes retorna ao palco do Central, neste sábado, com sessões às 18h e 21h. Na noite, ele apresenta seu novo show “A volta do que não foi”.

E a estrela se apaga…

Vinte anos depois, nem automóveis, nem caminhões. Apenas solda e pintura de cabines. A novela sobre a transferência da linha de produção da Mercedes-Benz para São Bernardo do Campo (SP) vai terminar nos próximos meses com um final infeliz para Juiz de Fora.

Só em repasse de ICMS do governo do Estado, a cidade perderá 25%, algo em torno de R$ 3 milhões mensais.

Falta de lideranças

A irreparável perda para a economia de Juiz de Fora, anunciada há tempos, mereceu duras críticas do ex-deputado Marcus Pestana, que foi, ao lado do ex-prefeito Custódio Mattos e do então secretário executivo do Ministério da Indústria e Comércio, Reginaldo Arcuri, um dos gestores para a vinda da Mercedes. Segundo Pestana, “faltaram liderança, energia e imaginação”. Para uma ex-funcionária da montadora, “as negociações sempre esbarraram na falta de jogo de cintura da parte do Governo de Minas e da Prefeitura”.

Pelo mesmo caminho

Também pela apatia das lideranças políticas e empresariais de Juiz de Fora e falta de comprometimento do Estado, a cidade ainda não conseguiu viabilizar a implantação da M. Dias Branco – maior grupo empresarial da América do Sul no segmento de massas, biscoitos e farinhas – contemplada com isenção de ITBI (cerca de R$ 250 mil) no protocolo de intenções assinado com a Prefeitura em dezembro de 2014.

Fuscão roubado

Ontem, em Benfica, um idoso passou por momentos de extrema amargura. Dono de um Fuscão 1974, vermelho, que comprou zero km, o “seu” Zé das Moringas teve o carro antigo roubado na noite de segunda-feira. Mas, felizmente, encontrado no inicio da tarde, sem a bateria e o estepe.

Jantar de adesão

Única sigla política que não utiliza os recursos do Fundo Partidário, o Novo faz arrecadação para formar o diretório em Juiz de Fora e espera atingir, até amanhã, a meta de R$ 60 mil. Hoje, no Poleiro do Galo/Vale do Ipê, o Novo promove jantar de adesão, que será precedido de papo do deputado Guilherme Cunha sobre a “Frente parlamentar pela desburocratização”, que ele lançou para facilitar os negócios e o desenvolvimento econômico de Minas.

Antenado

A diretora da Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, Silvinha Simões deu um belo exemplo.  Capinou todo o entorno da escola, em São Pedro.  Aliás, a Praça Presidente Kennedy, no Paineiras, está que é mato só. Dentro e fora dos canteiros.

O conteúdo continua após o anúncio

Homenagem na praça

O artista Yure Mendes assina o busto do saudoso jornalista Wildemar (“Cebola”) Aquino.  Instalada na Praça Armando (Ministrinho) Toschi, no Jardim Glória, a escultura (não realista) de 1,60 cm foi produzida em ferro e faz referência às duas paixões do homenageado: o carnaval e o rádio.

Toque

“O povo argentino parece o carioca para escolher seus governantes. Só tragédia”

Sérgio Bara

Voo Livre

Hoje, no Laboratório de História Política e Social da UFJF, tem tarde de autógrafos do livro “A República no Brasil: trajetórias de vida entre a democracia e a ditadura”, organizado pelos professores doutores Jorge Ferreira e Karla Carloni.

Fernanda Leite e Cezar Prata foram curtir o espetacular Natal Luz, em Gramado (RS).

Estão aniversariando, Luiz Geraldo Soranço, Eduardo Campolina, Geraldo Dias Casali, João Augusto Lima Brandão, Leonard Dimitri da Silva, Sílvia Carvalho, o editor da Tribuna de Minas, Wendell Guiducci e Marcelo Baeta.

A ‘happy hour’ de halloween do Clube Bom Pastor será sexta-feira com o Tuka’s Band.

E a música “Caneta azul”, hein? Que coisa mais chata…

Termina hoje, na Facom, o 3º Ciclo de Estudos – Jornalismo e Audiovisual em Telas, com debates de profissionais da cidade. O evento é coordenado pelos professores Iluska Coutinho e Gustavo Pereira.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude e visite a Casa de Passagem Bethânia (3213-5268).

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 31/10/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/10/31/ufjf-sedia-lancamento-de-livro-sobre-grupos-catolicos-lgbt.ghtml

Título: UFJF sedia lançamento de livro sobre grupos católicos LGBT

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia nesta quinta-feira (31), às 19h, o lançamento do livro “Viemos comungar – Os grupos católicos LGBT brasileiros e suas estratégias de permanência na Igreja”, da pesquisadora Cristina Serra.

A atividade, gratuita e aberta ao público, será seguida de debate e sessão de autógrafos no Instituto de Ciências Humanas (ICH).

O professor e organizador da iniciativa, André Musskopf, destaca que a apresentação da pesquisa possibilitará reflexões acerca das contribuições desse debate para a Ciência da Religião.

“É uma oportunidade para conhecer o trabalho desenvolvido por Grupos Católicos LGBT no Brasil e dialogar sobre essa experiência”, afirmou.

Musskopf acrescenta que a articulação entre religião e diversidade sexual e de gênero tem ganhado mais importância e visibilidade por conta de questões políticas e sua instrumentalização por determinados setores da sociedade.

A autora, Cristina Serra, é psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Uerj. O lançamento do livro é organizado pelo Departamento de Ciência da Religião da UFJF em parceria com diversos grupos de diversidade sexual, de gênero e de religiões da instituição.

— —

Veículo: PCI Concursos

Editoria:

Data: 31/10/2019

Link: https://www.pciconcursos.com.br/noticias/dois-novos-processos-seletivos-sao-anunciados-pela-ufjf

Título: Dois novos Processos Seletivos são anunciados pela UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, anuncia a realização de dois novos Processos Seletivos, objetivando a contratação de Professores Substitutos.

Entretanto, o Processo Seletivo nº 161/2019, oferta uma vaga ao cargo de Professor, a fim de atuar na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, junto ao Departamento de Finanças e Controladoria, devendo ministrar disciplinas nas áreas de: Gestão Financeira, Gestão Financeira aplicada ao Turismo, Gestão Financeira aplicada à Engenharia.

No Edital nº 162/2019, é disponibilizada uma oportunidade ao cargo de Professor, cujo mesmo deve lecionar disciplinas na área de Direito, junto ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

É necessário que o candidato possua Graduação, bem como Mestrado e Especialização, na respectiva área em que pretende atuar.

Os interessados devem efetuar inscrições no período de 04 a 08 de novembro de 2019, junto aos seguintes Campus onde as vagas estão localizadas, no horário das 9h às 12h e das 13h às 18h:

Secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, Campus Juiz de Fora.

Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, nº 330 (Prédio do Pitágoras) – Secretaria do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFJF – Campus Governador Valadares – sala 300.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante as seguintes etapas: Prova Escrita; Prova Didática; Prova de Títulos e Entrevista.

As Provas do edital nº 001/2019, terão início na data provável de 21 de novembro de 2019, às 8h, na Sala 2 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, Campus Juiz de Fora.

No entanto, as Provas referentes aos candidatos do Processo Seletivo nº 162/2019, iniciarão na data prevista de 04 de dezembro de 2019, às 8h, na Secretaria do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Campus Governador Valadares, sala 406.

Em nosso site você tem acesso aos editais para obter mais informações.

— —

Veículo: Acessa

Editoria: Educação

Data: 31/10/2019

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/oportunidade/2019/10/31-ufjf-abre-editais-para-professor-substituto/

Título: UFJF abre editais para professor substituto

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou dois novos editais de seleção de professores substitutos. As vagas são destinadas ao Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), no campus-base; e ao Departamento de Administração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no campus avançado de Governador Valadares.

Facc – JF

É oferecida uma vaga para o Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis do campus-base, regida pelo Edital nº 161/2019, com área de concentração em Gestão Financeira, Gestão Financeira aplicada ao Turismo e Gestão Financeira aplicada à Engenharia. As inscrições devem ser feitas entre os dias 4 e 8 de novembro, presencialmente, na Secretaria da Facc, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

ICSA – GV

É oferecida uma vaga para o Departamento de Administração, regida pelo Edital nº 162/2019, tendo como área de concentração o Direito. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas, presencialmente, na Secretaria do ICSA, localizada no prédio do Pitágoras (Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330), entre os dias 4 e 8 de novembro, presencialmente, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

 — —