Para celebrar os 15 anos do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) Women in Engineering (WIE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorre, nos dias 30 de outubro e 1º de novembro, a I Reunião Nacional dos Grupos de Afinidade IEEE WIE, com o tema “Liderança e Tecnologia”. O evento, batizado de WIEEEK 2019, visa incentivar outros ramos estudantis do IEEE no Brasil a criarem grupos que se preocupam com a formação e bem-estar de mulheres engenheiras. O evento ocorre no Prédio Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia da UFJF.

Segundo a presidente do IEEE WIE UFJF, Daiana Carmo Coelho, a entidade enxerga, nos eventos em que promove, sua importância para a permanência da mulher na engenharia – considerada, ainda, um ambiente majoritariamente masculino. “Buscamos estimular uma possível reunião de WIEs no Brasil, de modo que as pessoas do grupo de diversas localidades dentro do país possam se conhecer e trocar experiências. Acreditamos que a interação faça com que os vínculos entre os membros cresça e que o grupo se fortaleça ainda mais.”

Inscrições

Há várias modalidades de inscrição disponíveis, com preços entre R$ 15 e R$ 60. Todas incluem o acesso a palestras, mesas redondas, minicursos e coffee break. A programação completa da WIEEEK 2019 pode ser conferida aqui. O almoço será servido no Restaurante Universitário (RU) da UFJF. 

Para efetuar a inscrição, o interessado deve, primeiro, preencher o formulário de inscrição disponível neste link. Em seguida, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que pode ser feito via transferência bancária ou PicPay, por uma das contas disponibilizadas nesta página. É indispensável o envio do comprovante bancário, que deve ser enviado para o e-mail dalila.marques@engenharia.ufjf.br com o assunto “Pagamento WIEEEK”. O e-mail deverá conter as seguintes informações: nome completo, categoria de inscrição e comprovante em anexo. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento, porém as vagas são limitadas.

O IEEE WIE UFJF foi o primeiro da organização no Brasil, iniciando suas atividades no ano de 2004. “Podemos pontuar que todo esse ciclo é sinônimo de projetos em prol da comunidade, conquistas em âmbitos nacionais e internacionais. Com tudo isso, há muitas pessoas atingidas – tanto os que estavam dentro do grupo, executando os trabalhos comunitários, quanto os alcançados na sociedade”, finaliza Daiana.

Será conferido certificado de participação a todos os presentes.

IEEE

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é a maior sociedade técnica e profissional do mundo em número de membros. O Ramo Estudantil IEEE UFJF surgiu no início da década de 1990, como um dos pilares necessários à implementação de cursos de pós-graduação em Engenharia Elétrica na Universidade. 

Atualmente, o Ramo Estudantil IEEE UFJF constitui espaço privilegiado para complementar a formação dos engenheiros, pois aborda questões, atividades e competências normalmente não trabalhadas em sala de aula. Com atividades que já integram o calendário de eventos da UFJF, e sempre agregando inovações e ações à sua responsabilidade, o ramo estudantil tornou-se imprescindível ao curso de Engenharia Elétrica, podendo ser considerado também um dos responsáveis pela boa formação dos alunos.

IEEE WIE UFJF

O IEEE Women in Engineering é uma das maiores organizações profissionais mundiais dedicadas a apoiar, incentivar e promover meninas e mulheres a seguirem seus interesses acadêmicos nas áreas de ciências e engenharia.

O IEEE WIE UFJF tem como objetivo incentivar e ajudar a todas as meninas que possuam o sonho de se tornarem engenheiras ou cientistas a prosseguir nas áreas tecnológicas e a criar uma comunidade de mulheres e homens que trabalhem coletivamente, usando seus diversos talentos e aptidões para inovar em benefício da humanidade.

O grupo atua em parceria com outros grupos de afinidades, capítulos técnicos e segmentos estudantis no desenvolvimento de projetos de cunho humanitário, em sua maioria inspirados nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que beneficiem a comunidade acadêmica de Juiz de Fora e da região.

Outras informações: WIEEEK 2019