O II Ciclo de Palestras Episteme e Práxis acontece nesta sexta-feira, dia 11, às 19h, no anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é realizado pela Pós-graduação em Filosofia, juntamente com o grupo de pesquisa Fenomenologia e Existencialismo e com o Departamento de Filosofia. A atividade é gratuita, não sendo necessário se inscrever previamente, mas os participantes que assistirem 75% do evento receberão certificado. A programação conta com mais três encontros este ano: 17 de outubro, 21 e 28 de novembro, sempre às 19h.

O tema central do ciclo se refere à crise epistêmica vivenciada na sociedade contemporânea. Nesse sentido, a professora e coordenadora do ciclo de palestras, Elena Pagni, fala da importância de fortalecer o diálogo entre professores, alunos e pesquisadores da graduação e pós-graduação.

“Uma das questões principais é afirmar o conceito de Universidade pública, através de um evento aberto a todos e gratuito. O ciclo de palestras aborda a necessidade da interdisciplinaridade entre as ciências naturais, sociais e humanas e problematiza as questões que podem ser pensadas e reconduzidas a objetos próprios de cada área, mas que na realidade por meio da visão complexa e interdisciplinar adquirem outros significados” 

Debates

Nesta quinta-feira, 11, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Reinaldo Furlan, abordará “O pensamento entre a razão instrumental e as novas mídias de comunicação” . Em seguida, falará o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  Claudinei de Freitas, ministrando a palestra “Merleau-Ponty, Marx e o sentido da história”.

Outras informações: liberdade.gef@gmail.com