O professor Eugenio Damaceno Hottz, do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebeu o prêmio BD Pesquisador SBI, entregue pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). A premiação, na categoria Pesquisador SBI, contempla a proposta de trabalho do professor sobre Arboviroses, doenças infecciosas transmitidas por insetos e aracnídeos de caráter urbano.
Em sua décima edição, o prêmio faz parte do Congresso Nacional de Imunoterapia, realizado anualmente em diferentes localidades do Brasil. Neste ano, o evento teve sede em Florianópolis (SC). O prêmio conta com duas categorias: Jovem Talento SBI, para alunos de graduação; e Pesquisador SBI, para alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado ou docentes.
Com linhas de pesquisa que investigam a alteração metabólica em infecções virais, Hottz apresentou à banca examinadora seu projeto relacionado aos mecanismos de ativação imune e inflamatória mediados por vesículas extracelulares na dengue. Competindo com outros 40 concorrentes de universidades de todo o país, o professor foi selecionado para o prêmio de R$ 20 mil, em financiamento para o projeto que apresentou.
Para Hottz, a premiação é um incentivo e uma resposta ao campo científico brasileiro. “Diante dos cortes orçamentários que atingiram diretamente a ciência no Brasil, esse prêmio mostra que representar a UFJF é orgulho também pela qualidade, além de um enorme reconhecimento da Sociedade Brasileira de Imunologia.”
Outras informações
(32) 2102-3201 Departamento de Bioquímica