O projeto do Colégio de Aplicação João XXIII, “Recreio com Leitura”, recebe, nesta sexta, 4, menção honrosa no Prêmio ILCE – Práticas docentes inovadoras da América Latina e Caribe, do Instituto Latinoamericano de Comunicação Educativa (ILCE). A solenidade acontece no México e o Colégio é premiado na categoria de projetos educacionais com uso de recursos inovadores.
Durante a solenidade, os professores premiados se reúnem em um seminário com o objetivo de compartilhar práticas de ensino inovadoras, divulgadas virtualmente, no Canal Ibero-Americano. Desenvolvido pelas professoras Lauriana Paiva-Gutierrez e Liliana Mendes, e pelo bolsista de Treinamento Profissional (TP), Renan Costa da Silva, a iniciativa foi realizada, em 2018, durante as aulas de língua portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde foram promovidas ações que proporcionam uma melhor organização do tempo de convivência escolar em busca de um espaço mais prazeroso para os alunos.
Além disso, a iniciativa proporciona que as crianças participem de inúmeras práticas de leitura em atividades lúdicas, como “Cantinhos de Leitura”, “Carrinho de Leitura móvel”, “Quiz Game Literário”, “Rodinha de pequenos contadores de histórias” e outros. São realizadas também ações sociais, como campanhas de arrecadação e doação de livros para instituições filantrópicas e o Intercâmbio Literário Intermunicipal, entre o João XXIII e a Escola Municipal Francisca Gomide Araújo Simões, da cidade de Rio Novo (MG).
Além das salas de aula
Lauriana percebe o prêmio como um destaque que precisa ser valorizado em nível nacional. Além disso, aponta que em um cenário de tanto descrédito à educação pública, trata-se de um reconhecimento do potencial do ensino no cenário brasileiro. “Este prêmio não é apenas uma conquista do João XXIII ou da UFJF, representa a crença na educação pública, de qualidade, e a continuidade de sonhos em busca de um país melhor.”
Liliana, por sua vez, ressalta a valorização do trabalho realizado cotidianamente em âmbito escolar, lembrando que, a partir das demandas diárias, são criadas propostas para suprir as necessidades estudantis e promover um aprendizado além das salas de aula. “Precisamos reconhecer que educação se faz o tempo inteiro dentro de uma escola. Nosso colégio promove inúmeras iniciativas similares por professores de outras áreas e departamentos, inclusive utilizando o mesmo molde do nosso, e agindo durante o recreio. As ações não acontecem de forma isolada. Além disso, precisamos muito agradecer ao Renan por todo o suporte dado. Isso demonstra o quanto o treinamento profissional também promove um aprendizado diferenciado aos alunos.”
Recreio com Leitura
O projeto “Recreio com Leitura” desenvolve uma extensão do trabalho de letramento literário realizado na escola, propondo ações que ajudem as crianças a se encantarem pela leitura durante o recreio. O projeto teve sua origem a partir de uma situação-problema, onde havia um grande número de ocorrências de conflitos durante o intervalo entre as aulas. Diante desta situação, foram planejadas ações que proporcionaram uma melhor organização desse tempo de convivência no espaço escolar.
Prêmio ILCE
O Instituto Latino-americano de Comunicação Educativa (ILCE) promove a premiação com o propósito de reconhecer e recompensar professores da rede pública de educação que utilizam de estratégias didáticas para introduzir novos recursos e promover um aprendizado baseado em descobertas, análises, críticas, criatividade e obtenção de inferências e conclusões.
A premiação é dividida em três categorias: projeto e produção de recursos educacionais não digitais inovadores; projeto e produção de recursos educacionais digitais inovadores; e projetos educacionais com uso de recursos inovadores – contemplando três colocações e três menções honrosas em cada categoria. Podem participar os professores da América Latina e do Caribe que atuem em escolas públicas e desenvolvam práticas de ensino em sala de aula.
Outras informações
(32) 3229-7602 – Colégio de Aplicação Colégio João XXIII