Professoras do Colégio de Aplicação João XXIII, idealizadoras do projeto “Recreio com Leitura” (Foto: Divulgação)

O projeto “Recreio com leitura”, realizado durante ano de 2018 no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), receberá uma menção honrosa do Prêmio Prêmio do Instituto Latino-americano de Comunicação Educativa (Ilce), na categoria de projetos educacionais com uso de recursos inovadores. O projeto foi conduzido pelas professoras Lauriana Paiva-Gutierrez e Liliana Mendes, e pelo bolsista de Treinamento Profissional Renan Costa da Silva.

A cerimônia será realizada dia 4 de outubro, na Cidade do México. Na ocasião, os professores premiados se reunirão num seminário, com o objetivo de compartilhar práticas de ensino inovadoras, que serão divulgadas virtualmente, no Canal Ibero-Americano. 

O projeto buscou desenvolver uma extensão do trabalho de letramento literário, já realizado durante as aulas de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, propondo ações que ajudassem os alunos a se encantarem pela leitura também durante o tempo do recreio. O projeto teve sua origem a partir de uma situação problema – o grande número de ocorrências de conflitos durante o intervalo entre as aulas. 

Foram planejadas ações que proporcionassem uma melhor organização desse tempo de convivência no espaço escolar, deixando-o mais prazeroso para os alunos. Assim, as crianças participaram de inúmeras práticas de leitura em atividades lúdicas, tais como “Cantinhos de Leitura”, “Carrinho de Leitura móvel”, “Quis Game Literário”, “Rodinha de pequenos contadores de histórias” e outros. Foram realizadas, também, ações sociais, como campanhas de arrecadação e doação de livros para instituições filantrópicas, além do Intercâmbio Literário Intermunicipal, entre o João XXIII e a Escola Municipal Francisca Gomide Araújo Simões, da cidade de Rio Novo (MG). 

A professora Lauriana Paiva-Guttierrez destaca a importância de ser a primeira escola brasileira a receber esse reconhecimento. “É muito novo pra gente. É a primeira vez que uma escola brasileira ganha este prêmio, então, de alguma forma, estamos representando o Brasil. Nesses dez anos de colégio, 15 anos de profissão, conseguimos ganhar os principais prêmios nacionais, mas esse é internacional e com ele podemos levar a nível continental as experiências realizadas em uma escola pública. ”

Prêmio Ilce 

O Instituto Latino-americano de Comunicação Educativa promove a premiação com o propósito de reconhecer e recompensar professores da rede pública de educação que utilizam de estratégias didáticas para introduzir novos recursos e promover um aprendizado baseado em descobertas, análises, criticas, criatividade e obtenção de inferências e conclusões. A premiação foi dividida em três categorias: projeto e produção de recursos educacionais não digitais inovadores, projeto e produção de recursos educacionais digitais inovadores e projetos educacionais com uso de recursos inovadores, contemplando três colocações e três menções honrosas, por cada categoria. Podem participar os professores da América Latina e do Caribe que atuem em escolas públicas e desenvolvam práticas de ensino em sala de aula.

Outras informações: (32) 3229-7602 – Colégio de Aplicação João XXIII