Alternativa para quem procura um consumo consciente por meio de produtos orgânicos, a Feira Orgânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) completou, nesta semana, um ano de realização. Organizada no estacionamento da Reitoria todas as segundas-feiras, a feira é promovida pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFJF.
Além de ser uma opção de compra para que consumidores de dentro e fora da UFJF possam ter contato com alimentos orgânicos, a feira também oferece um espaço de exposição e oportunidade para agricultores e agricultoras locais. Com alimentos livres de agrotóxicos, a feira gera trabalho e renda para famílias que se comprometem com a proposta de alimentos saudáveis e que ajudam na promoção de qualidade de vida para o consumidor.
Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a feira orgânica proporciona novas discussões e propostas de produção dentro do espaço da Universidade. “A realização da Feira na UFJF materializa uma relação da Universidade com outros setores da sociedade. Por meio dos produtores, que expõem e vendem seus produtos orgânicos, estudantes, docentes e técnicos têm acesso a essa forma de produção e consumo, o que proporciona que novas temáticas possam fazer parte do cotidiano da Universidade.”
Segundo a pró-reitora, o próximo passo é a proposta para que os alimentos vendidos tenham o selo de certificação participativa. Este selo é uma garantia para o consumidor de que os produtos vendidos têm realmente procedência orgânica, sendo a certificação realizada pelos próprios produtores e agricultores. A iniciativa é uma parceria entre a UFJF e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater- MG).
A feira orgânica acontece às segundas-feiras, a partir das 16h, no estacionamento da Reitoria.
Outras informações: (32) 2102-3917/ 2102-6917 – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop)