Editoria: Colunas
Data: 22/09/2019
Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/22-09-2019/jf-por-ai-19.html
Título: JF Por Aí…
Apresentação em Portugal: O professor Fernando Lima e o mestrando em ambiente construído, Frederico Ribeiro Costa estão na Cidade do Porto, onde apresentam trabalho durante a conferência internacional conjunta entre SIGraDi e eCAADe – sociedades de referência de arquitetura e recursos computacionais da América Latina e Europa. Depois, eles vão à Lisboa para o lançamento do livro ‘Digital Techniques applied to Digital Processes’ organizado por Fernando, Frederico e Marcos Borges, também da UFJF.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 22/09/2019
Título: Museus de Juiz de Fora recebem atrações extras em setembro
Diversos museus da cidade elaboraram programação especial para a 13ª Primavera dos Museus. Todas as atividades possuem entrada franca e incluem exposições, visita mediada, mesa-redonda, oficina de restauro de peças, visita guiada noturna e uma visita guiada para cegos, com peças que podem (e devem) ser tocadas (no Museu Ferroviário, segunda-feira). A Primavera dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, neste ano, busca explorar os aspectos do cotidiano museológico, considerando os diversos métodos aos quais as coleções são submetidas no processo de formação, organização, conservação e exposição, para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.
Um dos destaques das instituições ligadas ao município é um passeio noturno guiado pelo centro histórico da cidade, entre o CCBM e o Museu Ferroviário (que requer inscrição prévia). “Montamos uma programação especial, que vai desde a visita mediada com o foco na montagem do Museu Ferroviário até oficina de restauro de peças, como incentivo à conservação de acervo do museu,” explica o gerente de Espaços da Funalfa, Luiz Fernando Priamo.
Já no CCBM, que estreia na Primavera dos Museus, a ideia é, segundo Priamo, explorar os espaços, buscando ampliar a visão sobre o presente e resgatar a memória da indústria têxtil em todas as suas etapas. Para Luiz Fernando, o evento é fundamental para que as pessoas reconheçam o potencial desses espaços. “No caso do tema deste ano, isso fica muito nítido porque vão ser trabalhados os projetos dos museus em cima da formação dos acervos, do que é o interior desses espaços. Sem dúvida, uma oportunidade para a população conhecer mais a fundo essas instituições de história, cultura e arte.” A programação completa da Primavera dos Museus nos dois espaços pode ser conferida em pjf.mg.gov.br.
Centro antigo de Juiz de Fora: Visita guiada noturna entre o Espaço Mascarenhas e o Museu Ferroviário acontece no dia 26, das 19h às 21h, para público em geral (Foto: Leonardo Costa)
Além dos espaços municipais, os museus ligados à UFJF também terão programação especial. No Memorial da República Presidente Itamar Franco, haverá ações educativas voltadas para crianças como a “Caça ao Real” (no dia 29, às 14h30, mediante inscrição por e-mail via educativo.mrpif@ufjf.edu.br), mediações temáticas, cineclube e palestras. O cronograma completo pode ser conferido na página do memorial no Facebook. Já no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) haverá, como nos outros, visitas temáticas, apresentações de museus e coleções da UFJF, abertura de exposições, oficinas, exibição de filmes, palestras, entre outras atividades. Quem se interessar pode obter mais informações sobre a programação no Facebook do museu.
— —
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata
Data: 22/09/2019
Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/09/22/primavera-dos-museus-tem-programacao-especial-na-zona-da-mata-e-campo-das-vertentes.ghtml
Título: Primavera dos Museus tem programação especial na Zona da Mata e Campo das Vertentes
Pelo menos dezoito instituições, duas delas pela primeira vez, em quatro cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes terão programação especial na próxima semana, dentro da 13ª “Primavera dos Museus”.
O G1 conversou com a administração de algumas instituições sobre como a programação foi pensada e a expectativa de público. A iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem como tema “Museus por Dentro, por Dentro dos Museus”.
Em Juiz de Fora, haverá atividades no Museu Mariano Procópio, o Museu Ferroviário e o estreante Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, da Prefeitura. E também terão programação o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e pela primeira vez o Memorial da República Presidente Itamar Franco, ambos ligados à Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Em Barbacena, o Parque Museu Casa de Marcier promoverá exposições de fotografia, apresentação dos trabalhos das escolas em parceria com o Projeto Roda Viva dos Museus, palestras, rodas de conversa, visitas mediadas, oficinas, ações educativas e ambientais.
Na mesma cidade, o Museu da Loucura terá a exposição “O fazer que dá sentido à vida”, visitas mediadas e duas apresentações “Uma História em cada olhar” feitas pelo palhaço Dr. Falador ao longo da semana.
O Museu Regional de São João del Rei terá eventos em universidades, para os servidores e para o público em geral. O destaque será um vídeo que apresenta os bastidores da instituição e será publicado nas redes sociais na sexta-feira (27).
Em Viçosa, as atividades serão realizadas em museus e nos espaços de ciências da Universidade Federal (UFV), que terão horários diferenciados nos próximos dias.
Confira a programação nas instituições por cidade:
Juiz de Fora
Museu Mariano Procópio
Mostra “Retalhos do Passado: Histórias Descobertas Pelo Restauro da Villa” será aberta durante a 13ª Primavera dos Museus — Foto: Museu Mariano Procópio/DivulgaçãoMostra “Retalhos do Passado: Histórias Descobertas Pelo Restauro da Villa” será aberta durante a 13ª Primavera dos Museus — Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação
Mostra “Retalhos do Passado: Histórias Descobertas Pelo Restauro da Villa” será aberta durante a 13ª Primavera dos Museus — Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação
No Museu Mariano Procópio, a programação será entre segunda (23) e domingo (29), com atividades para todos os públicos, dentro e fora da instituição: incluindo visita técnica, oficinas infantis e palestras, que exigiam inscrição prévia. Quem quiser participar da 7ª etapa da Copa Brasil de Forografia em 2019 devem se inscrever no site do evento.
Além disso haverá edição do “Museu vai à Escola”, contação de histórias, recital da classe de Canto da UFJF, roda de conversa e uma tarde de lazer. A expectativa é de atingir cerca de sete mil pessoas ao longo da semana.
“Dessa forma, foram elaboradas atividades que aproximem o público, ressaltando ainda tudo que está por trás, que o público não costuma ver. É a possibilidade de uma abordagem dos processos internos da instituição, e também através do processo de restauração, que está sendo realizado na Villa Ferreira Lage”, explicou a coordenadora de Atividades Educativas, Laura Freesz.
Jornais de 1861 que foram descobertos durante o restauro serão expostos na mostra “Retalhos do Passado: Histórias Descobertas Pelo Restauro da Villa” — Foto: Museu Mariano Procópio/DivulgaçãoJornais de 1861 que foram descobertos durante o restauro serão expostos na mostra “Retalhos do Passado: Histórias Descobertas Pelo Restauro da Villa” — Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação
Jornais de 1861 que foram descobertos durante o restauro serão expostos na mostra “Retalhos do Passado: Histórias Descobertas Pelo Restauro da Villa” — Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação
O restauro inspirou a mostra “Retalhos do Passado: Histórias Descobertas Pelo Restauro da Villa”, que ficará na Galeria Maria Amália junto a ” Esplendor das Formas”.
Serão expostos jornais de 1861, que estavam debaixo dos papeis de parede da Villa, fotografias do andamento das obras e um livro com publicações do periódico português “Semanário Ilustrado”, que menciona a construção da Villa. Ficará em cartaz até outubro, com entrada gratuita, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h.
Confira a programação completa
Segunda-feira (23)
13h às 17h: “O Museu vai à Escola”. Atividade interativa em escola da rede pública de ensino, para despertar conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural juiz-forana nos participantes, com exposições itinerantes e atividades temáticas e oficinas, possibilitando geração e produção de novos conhecimentos entre as partes envolvidas.
Terça-feira (24)
Abertura da mostra “Retalhos do Passado: Histórias Descobertas Pelo Restauro da “Villa”, que ficará em cartaz até final de outubro, na Galeria “Maria Amália”, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h;
Visita às reservas: Formação de grupos de até 10 pessoas, previamente inscritas, para visitação aos arquivos fotográfico e histórico, biblioteca, reserva técnica e laboratório de restauração. Serão quatro horários: 9h às 10h; 10h30 às 11h30; 14h30 às 15h30; 16h às 17h.
Visitas técnicas ao Museu Mariano Procópio serão realizadas durante a 13ª Primavera dos Museus — Foto: Museu Mariano Procópio/DivulgaçãoVisitas técnicas ao Museu Mariano Procópio serão realizadas durante a 13ª Primavera dos Museus — Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação
Visitas técnicas ao Museu Mariano Procópio serão realizadas durante a 13ª Primavera dos Museus — Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação
Quarta-feira (25)
14h: Palestra “Ex-por” em museus: os bastidores da arte de representar e reapresentar, através dos circuitos expositivos. Ministrada pela equipe do Departamento de Acervo Técnico e Cultural (Datec). na sede administrativa, seguida de visita às exposições do prédio “Mariano Procópio”;
15h: Contação de história, com escolas convidadas e aberto ao público. Convidadas: Michele Valle e Maga San. Em frente ao prédio “Mariano Procópio”
Quinta-feira (26)
10h: Roda de Conversa sobre “Mediação cultural” com os convidados Vanessa Lambert e Arthur Oliveira da Silva no Jardim Suspenso. Aberta ao público.
Jardim Suspenso receberá roda de conversa durante a programação da Primavera dos Museus em 2019 no Museu Mariano Procópio — Foto: Museu Mariano Procópio/DivulgaçãoJardim Suspenso receberá roda de conversa durante a programação da Primavera dos Museus em 2019 no Museu Mariano Procópio — Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação
Jardim Suspenso receberá roda de conversa durante a programação da Primavera dos Museus em 2019 no Museu Mariano Procópio — Foto: Museu Mariano Procópio/Divulgação
Sexta-feira (27)
9h: Visita mediada com contação de história com Michele Valle e Maga Sam, em frente ao prédio “Mariano Procópio”. A visita terá percurso pelo parque, bosque e galeria;
16h às 17h: Apresentação recital da classe de Canto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participação de nove músicos e uso de um piano digital na Galeria “Maria Amália”. Apresentação aberta ao público.
Sábado (28)
9h: Oficina Temática “O Pequeno Colecionador” no Parque do Museu, para público infantil;
14h às 17h: “Tarde Cultural” para oferecer momentos de lazer e socialização, com oficinas e apresentações musicais abertas ao público no parque do Museu.
Domingo (29)
10h30 às 13h: “Copa Brasil de Fotografia” no parque e bosque do Mariano Procópio. Será a 4ª etapa do evento em três anos em Juiz de Fora. Circuito de concurso presencial e online, onde qualquer pessoa pode participar, independente da imagem e do equipamento, inclusive, celular, através da mobgrafia.
Visitas guiadas ao Museu Ferroviário em Juiz de Fora — Foto: Gil Velloso/FunalfaVisitas guiadas ao Museu Ferroviário em Juiz de Fora — Foto: Gil Velloso/Funalfa
Visitas guiadas ao Museu Ferroviário em Juiz de Fora — Foto: Gil Velloso/Funalfa
Museu Ferroviário e Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
A Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) confirmou eventos no Museu Ferroviário e pela primeira vez no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), ambos no Centro.
“É um lugar que não tinha institucionalizada ainda a visita guiada. A gente esta trabalhando para que atraia um novo publico e fomentar novos públicos para o CCBM. No Museu Ferroviário, haverá uma oficina que a gente queria fazer há algum tempo de recuperação de acervo. Nosso técnico vai ensinar para um grupo como recuperar peças em metal, que é o trabalho feito no Museu”, disse o Gerente de Espaços, Luiz Fernando Priamo.
Segundo ele, as duas instituições encararam o tema proposto pelo Ibram como um convite para compartilhar informações da próprias histórias
“Os critérios adotados na programação foi buscar o que diz respeito ao próprio acervo, ao próprio espaço. A gente já estava trabalhando no CCBM no sentido de resgatar a história do prédio como fábrica, a memória do local, da recuperação até virar o Centro Cultural. E no Museu Ferroviário, a gente busca a origem do nosso acervo que foi o núcleo histórico-ferroviário lá em 1985, que foi uma a primeira montagem que veio a se tornar o Museu Ferroviário anos depois”, analisou Priamo.
Oficina de “Conservação Preventiva de Acervo” será uma das atividades no Museu Ferroviário em Juiz de Fora durante a 13ª Primavera dos Museus — Foto: Funalfa/DivulgaçãoOficina de “Conservação Preventiva de Acervo” será uma das atividades no Museu Ferroviário em Juiz de Fora durante a 13ª Primavera dos Museus — Foto: Funalfa/Divulgação
Oficina de “Conservação Preventiva de Acervo” será uma das atividades no Museu Ferroviário em Juiz de Fora durante a 13ª Primavera dos Museus — Foto: Funalfa/Divulgação
Segundo Luiz Fernando Priamo, cada espaço terá duas turmas por dia, com diferentes quantidades de participantes. Sem contar com os visitantes espontâneos, incentivados a conhecer os espaços no período, a expectativa é de ter no mínimo 200 pessoas que pode variar até 500 ou 600, entre oficinas e as visitas agendadas.
Programação do Museu Ferroviário de Juiz de Fora
De segunda (23) a sábado (28):
9h às 17h: Mostra “Núcleo Histórico Ferroviário – o início, o meio e o fim”- Itens: objetos, vídeo e fotos resgatando a origem do acervo através do Núcleo Histórico Ferroviário, Rede Ferroviária Federal e ferroviários da época.
De segunda (23) a sexta (27):
9h30 e 14h30: Visitas guiadas com foco na história do acervo por 1h30. Para estudantes acima do 6º ano, cursos técnicos ou faculdades, em turmas de até 40 pessoas. Necessário agendamento pelo telefone 3690–7055 ou pelo e-mail contatomfjf@gmail.com.
Sábado (28):
9h: Oficina de Recuperação de Acervo. Ministrada pelo responsável técnico do Museu Ferroviário, Marco Aurélio de Assis, sobre conservação dos materiais do acervo e aula prática de como realizar a conservação de objetos em metal. Previsão de duração de seis horas para, no máximo, 15 participantes. Inscrições pelo telefone 3690–7055 ou pelo e-mail contatomfjf@gmail.com.
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora terá pela primeira vez programação na Semana da Primavera dos Museus — Foto: Funalfa/DivulgaçãoCentro Cultural Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora terá pela primeira vez programação na Semana da Primavera dos Museus — Foto: Funalfa/Divulgação
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora terá pela primeira vez programação na Semana da Primavera dos Museus — Foto: Funalfa/Divulgação
Programação do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
De terça (24) a sexta (27):
9h30 às 11h e das 14h30 às 16h: visitas mediadas. Para reconhecimento do prédio e sua história, visitação às exposições em cartaz e abordagem das funções atuais do imóvel. Para todos os interessados, em turmas de até 30 pessoas. Inscrições prévias pelo email ccbmjf@gmail.com ou pelo telefone 3690-7052
De terça (24) a domingo (29):
Das 9h às 21h: visitação às mostras em cartaz “Memória Viva – Santos Dumont”, de Thiago Wierman; “Ensaio sobre Raio Raízes”, de Guilherme Borges; “Duplo Negativo”, coletiva com curadoria de Ricardo Cristófaro; “Pedra no Papel”, de Iriê Salomão.
Quinta-feira (26):
Das 19h às 21h: Visita Noturna pelo Centro antigo de Juiz de Fora, no trecho entre o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e o Museu Ferroviário de Juiz de Fora. Haverá mediação do historiador da Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa, Fabrício Fernandes.
Sábado (28):
Das 16h às 18h: Mesa-redonda: “Ocupação do CCBM com arte”, com mediação de Fernanda Cruzick e participação dos artistas em exposição. Atividade aberta a todos os interessados.
Em Juiz de Fora, Museu de Arte Murilo Mendes terá atividades dentro da 13ª edição da ‘Primavera dos Museus’ — Foto: UFJF/DivulgaçãoEm Juiz de Fora, Museu de Arte Murilo Mendes terá atividades dentro da 13ª edição da ‘Primavera dos Museus’ — Foto: UFJF/Divulgação
Em Juiz de Fora, Museu de Arte Murilo Mendes terá atividades dentro da 13ª edição da ‘Primavera dos Museus’ — Foto: UFJF/Divulgação
Museu de Arte Murilo Mendes e Memorial da República Presidente Itamar Franco
No Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e no Memorial da República Presidente Itamar Franco serão realizadas atividades gratuitas e abertas ao interessados nos prédios que ficam na Rua Benjamin Constant, 790, Centro.
De acordo com a Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, o objetivo é os visitantes entenderem os respectivos acervos e o funcionamento dos espaços.
“No Memorial, visitas mediadas e oficinas explorando os temas em torno do Presidente Itamar Franco e da República serão o foco. No MAMM, será o público entender como funciona o museu e as atividades desenvolvidas nele, por essa razão, organizaram visitas ao laboratório de Pintura e à Biblioteca, e as oficinas de gravura, encadernação e uma ação poética com poemas de Murilo Mendes”, informou ao G1.
Nos dois espaços, a expectativa da Procult é de aumento de visitações. “No MAMM, a expectativa é que seja maior do que na edição passada da Primavera, que foi em torno de 300 pessoas. O Memorial da República participa pela primeira vez, mas tomando como referência a resposta durante a Semana dos Museus em maio, a expectativa é o público cresça em torno de 200% em comparação com a visitação espontânea cotidiana”.
O Memorial da República terá a partir de terça-feira (24) o projeto “Mediações Temáticas”. Os visitantes poderão explorar o acervo a partir de 4 roteiros especialmente preparados pela Divisão de Educação. Grupos e escolas devem agendar a visita previamente através do e-mail educativo.mrpif@ufjf.edu.br.
Na quarta (25), a Divisão de Arquivo e Biblioteca do Memorial apresenta na palestra “O acervo do Memorial da República Presidente Itamar Franco como fonte de pesquisa” levantamento de todo acervo arquivístico, bibliográfico e fotográfico que se encontra disponível para pesquisas, além de sugestões sobre diversos temas e informações sobre o acesso a esse material. Confere certificado e os interessados devem se inscrever pelo e-mail arquivo.mrpif@ufjf.edu.br.
Memorial da República guarda acervo da história política e econômica em Juiz de Fora
Na quinta-feira (26), a edição especial do Cine-Clube vai exibir o documentário “Balé de pé no chão: A dança afro de Mercedes Baptista” com Ugo Soares, jornalista, escritor, documentarista e coordenador do CineFanon, ONG que se dedica ao desenvolvimento do audiovisual em escolas da periferia juiz-forana. Também confere certificado e o público precisa se inscrever pelo e-mail mrpitamarfranco@ufjf.edu.br ou pelas redes sociais do Memorial.
No MAMM, a novidade será a exibição do Documentário “Murilo Mendes: o olho armado”, na terça-feira (24), a partir de 15h, em edição especial do projeto Cinemamm. O documentário faz parte da série de audiovisual “República da Poesia”, do canal Curta!, que traça um panorama da diversidade da literatura poética brasileira e de suas fases.
No episódio dedicado a Murilo Mendes, dirigido Danilo do Valle e Hilton Lacerda, a partir da cronologia do poeta mineiro, os espectadores são levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes escritores da língua portuguesa, estabelecendo conexões com sua vida e obra, entendendo sob quais influências seu trabalho foi desenvolvido.
Também na terça, às 19h, haverá a palestra de abertura do VII Colóquio Arte em Trânsito, “Bioconceitualismo: exercícios, aproximações e zonas de contato”, com o artista, escritor, curador e crítico Ricardo Basbaum. Em seguida, será a abertura das exposições Arte em Trânsito e Grafias e Múltiplos – “Os Amigos da Gravura”.
Na quarta-feira (25), às 19h, é a vez do Cinema em Foco com a palestra “O que o analógico pode ensinar ao digital no arquivo audiovisual?”, de Fernanda Coelho. A palestra aborda a questão da memória e da preservação, que é função primeira de toda instituição museal.
No sábado (28), a partir das 14h haverá a oficina de gravura para crianças, com a equipe do Educativo do Mamm, além da oficina de encadernação artesanal, que se propõe a trabalhar com materiais alternativos, com costuras aparentes, tecidos, capas com detalhes visuais diversos, estimulando a criatividade.
No sábado, também serão realizadas visitas temáticas à Biblioteca e ao Laboratório de Pintura. Na Biblioteca, os participantes conhecerão o acervo bibliográfico do Mamm, e no Laboratório os visitantes conhecerão algumas obras de artes visuais da coleção do poeta Murilo Mendes que completam 50 anos este ano. As vagas são limitadas para as oficinas e as visitas. Interessados devem se inscrever presencialmente na recepção do Mamm até a quinta (26).
No domingo (29), a programação será encerrada com o show “Bons Navegantes”, com Cacáudio e Carlos Fernando Cunha. A performance é uma comemoração da amizade dos dois artistas e parceiros musicais. O repertório é formado por canções autorais da dupla e também por músicas em parceria com outros compositores como Luizinho Lopes, Kadu Mauad e Dudu Costa.
Memorial da República Presidente Itamar Franco em Juiz de Fora — Foto: Memorial da República Presidente Itamar Franco/ArquivoMemorial da República Presidente Itamar Franco em Juiz de Fora — Foto: Memorial da República Presidente Itamar Franco/Arquivo
Memorial da República Presidente Itamar Franco em Juiz de Fora — Foto: Memorial da República Presidente Itamar Franco/Arquivo
Programação do Memorial da República:
A partir de terça-feira (24):
Projeto Mediações Temáticas, com os seguintes temas
Terça-feira (24): Itamar por seus objetos;
Quarta-feira (25): A República no Memorial;
Quinta-feira (26): O Memorial, Itamar e a República: o acervo e seus desdobramentos;
Sexta-feira (27): O Memorial a partir de suas obras de arte: interseções.
Quarta-feira (25)
15h: palestra “O acervo do Memorial da República Presidente Itamar Franco como fonte de pesquisa”, seguida de visita orientada.
Quinta-feira (26)
19h: edição especial do Cine-Clube, com apresentação do documentário “Balé de pé no chão: A dança afro de Mercedes Baptista”, seguido de debate.
Domingo (29)
14h30: Ação Educativa “Caça ao Real” – é uma espécie de Caça ao Tesouro a partir do acervo do Memorial. Aberta a crianças de 8 a 10 anos, gratuita, com dez vagas. Inscrições pelo e-mail educativo.mrpif@ufjf.edu.br.
Parque Museu Casa de Marcier em Barbacena — Foto: Reprodução/TV IntegraçãoParque Museu Casa de Marcier em Barbacena — Foto: Reprodução/TV Integração
Parque Museu Casa de Marcier em Barbacena — Foto: Reprodução/TV Integração
Barbacena
Parque Museu Casa de Marcier
No Parque Museu Casa de Marcier, o público poderá visitar duas exposições fotográficas entre 23 e 30 de setembro resultantes das oficinas fotográficas do Projeto “Ver De Olhar”, promovido pelo Projeto Roda Viva dos Museus. Participam mais de 260 alunos, de sete escolas das redes públicas municipal, estadual e particular.
Na sede da instituição, a Escola Municipal Monsenhor Lopes, do Distrito de Senhora das Dores expõe o trabalho realizado com os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental: “VIVAVE”. São fotografias realizadas no cotidiano da vida escolar, onde podem ser observadas 25 espécies de aves em liberdade nos respectivos habitats.
A segunda exposição fotográfica está na sede do Colégio Imaculada Conceição entre 23 e 27 de setembro. Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental tiveram uma aula prática, nas dependências e jardins da escola e resultou na mostra “É Primavera: preservando nossa história e memórias”.
Memória MG1 exibe matéria sobre história do artista romeno Emeric Marrcier em Barbacena
Na quinta-feira (26), o projeto “Ver De Olhar” realiza oficina fotográfica na sede do Parque Museu Casa de Marcier. A partir de 9h, uma nova turma participará das aulas prática e teórica.
Durante a 13ª Primavera dos Museus, participarão das visitas mediadas à casa do artista plástico Emeric Marcier: Escola Municipal José Moreira dos Santos, SESI Barbacena “Oscar Magalhães Ferreira”, Escola Municipal Prof.ª Yayá Moreira, Escola Municipal Monsenhor Lopes, Centro de Educação Infantil Criança e Cia, Escola Municipal Dr. Martim Paulucci, Escola Municipal Higino José Ferreira, Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro e Escola Municipal Lions .
O Parque Museu Casa de Marcier tem a parceria da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EpCar), do Colégio Imaculada Conceição e do Museu Municipal de Barbacena. Nestes locais, haverá visitas mediadas às respectivas salas históricas e centro de memória para alunos das escolas municipais Coronel Camilo Gomes de Araújo e Sebastião Francisco do Vale e da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes.
Coordenadora estima até 500 visitantes ao longo da semana na programação do Museu da Loucura em Barbacena — Foto: Museu da Loucura/AcervoCoordenadora estima até 500 visitantes ao longo da semana na programação do Museu da Loucura em Barbacena — Foto: Museu da Loucura/Acervo
Coordenadora estima até 500 visitantes ao longo da semana na programação do Museu da Loucura em Barbacena — Foto: Museu da Loucura/Acervo
Museu da Loucura
O Museu da Loucura funciona na Avenida 14 de Agosto, sem número, no Bairro Floresta, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB). Está aberto diariamente das 8h às 18h. De acordo com a Coordenadora, Lucimar Pereira, o planejamento busca explorar a história sob o aspecto de que o Museu da Loucura pode apresentar que ainda está latente na sua essência.
“A novidade deste ano é a participação do artista Marcelo di Barros, para apresentar o palhaço Doutor, o Dr. Falador, que leva a Esperança, a Gentileza e o Amor a todos os lugares, acreditando e buscando um futuro mais humano, explorando aspectos do seu projeto dentro da visão histórica da Saúde Mental”, disse Lucimar Pereira.
A mostra A mostra “O fazer que dá sentido à vida” que estará no Pavilhão Antônio Carlos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena — Foto: Museu da Loucura/AcervoA mostra A mostra “O fazer que dá sentido à vida” que estará no Pavilhão Antônio Carlos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena — Foto: Museu da Loucura/Acervo
A mostra A mostra “O fazer que dá sentido à vida” que estará no Pavilhão Antônio Carlos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena — Foto: Museu da Loucura/Acervo
A exposição “O fazer que dá sentido à vida” está em cartaz no Pavilhão Antônio Carlos. É composta por textos, fotografias e trabalhos de arte e artesanato desenvolvidos por pacientes e usuários da Instituição. É oportunidade de conhecer a trajetória das Atividades Terapêuticas e a importância no contexto terapêutico.
Haverá uma visita dialogada sob a orientação da pedagoga e coordenadora Lucimar Pereira, para despertar a reflexão e interagir com os visitantes acerca do tema. A coordenadora ressaltou que a expectativa é de receber 500 visitantes ao longo da programação.
Confira a programação da 13ª Primavera dos Museus:
De segunda (23) a sexta-feiras (27):
08h às 17h: exposição “O fazer que dá sentido à vida”, que aborda o contexto das Atividades Terapêuticas no âmbito da assistência em Saúde Mental. No Pavilhão Antônio Carlos, do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, na Praça Eurico Gaspar Dutra, 374, Bairro Grogotó.
16h às 18h: Visita mediada ao Museu da Loucura – visita dialogada sob a orientação da coordenadora e a pedagoga Lucimar Pereira.
Terça (24) e quarta-feiras (25):
14h30 às 15h30: apresentação “Uma História em cada olhar” com Dr. Falador, do palhaço Doutor que traz um projeto de amor à vida no Museu da Loucura.
Dr. Falador é o palhaço doutor interpretado pelo artista Marcelo Di Barros — Foto: Marcelo Di Barros/Arquivo pessoalDr. Falador é o palhaço doutor interpretado pelo artista Marcelo Di Barros — Foto: Marcelo Di Barros/Arquivo pessoal
Dr. Falador é o palhaço doutor interpretado pelo artista Marcelo Di Barros — Foto: Marcelo Di Barros/Arquivo pessoal
São João del Rei
Museu Regional
Museu Regional e Praça Severiano Resende São João del Rei — Foto: Museu Regional/ArquivoMuseu Regional e Praça Severiano Resende São João del Rei — Foto: Museu Regional/Arquivo
Museu Regional e Praça Severiano Resende São João del Rei — Foto: Museu Regional/Arquivo
O Museu Regional tem eventos para diferentes públicos previstos, com estimativa de receber 130 pessoas ao longo da semana, como explicou a Técnica em Assuntos Educacionais, Ana Maria Nogueira Oliveira.
“A equipe do Museu Regional resolveu produzir um filme mostrando os diversos setores do museu e os procedimentos éticos e técnicos imprescindíveis ao bom funcionamento. Após a exibição, haverá debate no curso de Pedagogia, na disciplina da professora Christianni Cardoso Morais. Além disso, pensando na capacitação de colaboradores, o museu promoverá uma palestra na segunda com a psicóloga Raquel Lázara que falará sobre o ambiente de trabalho”
Na quarta-feira (25), o Cine Museu exibe o filme “Arca Russa”, que mostra um pouco da organização e pensamento por trás de um dos maiores museus do mundo. “Aberto ao público em geral, evento mostra o filme de 2002 que tem como cenário o Museu Hermitage, de São Petesburgo”.
Na sexta (27), será divulgado nas redes sociais o vídeo produzido pelo Museu Regional: a proposta é apresentar os bastidores, como tudo é montado, como exposições e eventos são preparados, como o prédio fica limpo e protegido e quem está por trás de tudo.
Viçosa
Espaços da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Casa Arthur Bernardes da UFV em Viçosa — Foto: UFV/DivulgaçãoCasa Arthur Bernardes da UFV em Viçosa — Foto: UFV/Divulgação
Casa Arthur Bernardes da UFV em Viçosa — Foto: UFV/Divulgação
Em Viçosa, a programação especial será realizada em horários diferenciados no Museu Histórico e Pinacoteca da UFV, nos museus de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, de Zoologia João Moojen, e da Comunicação, além da Casa Arthur Bernardes, Sala Mendeleev, Herbário VIC, Horto Botânico, Parque Interativo de Botânica e matas da Biologia e do Paraíso.
Toda a programação está disponível no site da Secretaria de Museus e Espaços de Ciência da UFV (Semec). As escolas interessadas podem agendar visitas pelo telefone (31) 3612-2038 ou pelo e-mail secretariamuseus@gmail.com.
A realização da Primavera dos Museus em Viçosa é da Semec, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Divisão de Assuntos Culturais, com o apoio do Programa Mais Cultura nas Universidades e Divisão de Eventos.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 22/09/2019
Título: Após mais de um ano, JF Imperadores volta a jogar em JF
Rompimento com o Cruzeiro, distanciamento do torcedor, desistência da Brasil Futebol Americano (BFA) – a primeira divisão nacional na modalidade -, multa de R$ 5 mil e suspensão de competições da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) por dois anos, pela saída do campeonato. É com o objetivo de virar todas estas páginas de vez que o Juiz de Fora Imperadores retorna aos campos em casa, neste domingo (22), às 10h, diante do Golden Lions, de Belo Horizonte (MG), na estreia da Copa Ouro, no campo da UFJF. Sob uma nova gestão, a equipe, que não atuava na universidade há mais de uma temporada, segue atrás de reconquistar os torcedores da cidade e região com uma equipe formada basicamente por atletas da Zona da Mata.
Talvez poucos atletas possuam mais propriedade que Victor Franzone para abordar o furacão de acontecimentos que atingiu os Imperadores desde sua criação, em 2017, a partir da união entre Red Fox e Mamutes. Aos 23 anos e nascido em Cataguases (MG), mas desde 2014 em Juiz de Fora por conta do estudo na UFJF de Ciências Biológicas, o wide receiver (WR) e kicket do time local está no projeto desde o princípio. “Comecei a jogar futebol americano no ano de 2016, ainda sem equipamentos, pelo Juiz de Fora Mamutes. Foi um período de grande aprendizado no qual também pude conhecer ótimas pessoas e ótimos coachs”, recorda.
Wide receiver (WR) e kicket Victor Franzone é um dos remanescentes da equipe (Foto: Arquivo pessoal)
No ano seguinte da fusão, em 2018, veio a maior adversidade. A promissora parceria com o Cruzeiro acabou arruinada por problemas econômicos e estruturais e atingiu a imagem do projeto com consequências em âmbitos municipal e nacional.
“Joguei pelo Cruzeiro Imperadores durante todo o período de parceria. Logo quando a diretoria do time anunciou o acordo, me veio em mente um início de profissionalização do esporte na cidade. Uma equipe do porte do Cruzeiro abranger nosso projeto era um enorme passo nessa direção. Foi uma época gloriosa no que diz respeito aos fatores de dentro do campo, uma imensa evolução técnica e física, mas que, infelizmente, não deu certo por fatores extracampo. Com a ruptura e a suspensão de campeonatos nacionais por dois anos, mais a multa, muitos dos atletas remanescentes de Juiz de Fora debandaram do projeto, o que não é de se julgar por tudo que havia ocorrido. Sem dúvidas, foi o momento mais crítico da equipe desde sua fundação, um momento de completa desestruturação não só no cenário nacional, como também internamente”, conta Franzone.
Ainda assim, o atleta seguiu apostando no poder coletivo dos Imperadores, base que serve de esperança para um futuro consistente e sustentável aos atletas da equipe. “O que me mantém jogando pelo Imperadores é a energia e a força de cada atleta que compõe nosso elenco, mesmo depois de termos passado pela fase mais difícil. Estar em campo alinhado para jogar e ver um verdadeiro irmão do seu lado não tem preço, é impossível descrever em palavras. Acredito profundamente no nosso retorno ao cenário nacional por acreditar no potencial de cada um do nosso elenco. Como diz nosso head coach, Mudo, ‘quem fica são os mais fortes’. Além disso, nossa atual diretoria, encabeçada pelo presidente Marcos Nogueira, faz o possível e o impossível para buscar o melhor pra todos os atletas e isso, sem dúvidas, faz a diferença no rendimento e na vontade de todos dentro de campo.”
Copa Ouro, ingressos e a partida
Para o duelo de estreia da competição, os bilhetes, vendidos na entrada da Faefid, custam R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível, que será doado à Apae. “Espero um jogo difícil, até mesmo por não conhecermos tão bem o adversário. É um time recém-formado, mas que apresenta no elenco jogadores que já disputaram campeonatos de expressão como a Liga BFA Acesso e o Campeonato Mineiro. Acredito que o caminho para a vitória está na execução correta do nosso plano de jogo. Confiar no nosso potencial e na nossa preparação é essencial, trabalhamos muito e por um período de tempo considerável até aqui. Somos mandantes da partida, devemos impor nosso ritmo desde o início para comandar o jogo. Além disso, jogar em casa, ao lado da torcida, é sempre um diferencial e não há nada que nos motive mais”, projeta Franzone.
O conteúdo continua após o anúncio
A Copa Ouro terá participação ainda do América Locomotiva (do América-MG) e Galo Futebol Americano (Atlético-MG). Após a estreia, os locais voltam a atuar em casa entre os dias 26 e 27 de outubro, inicialmente, contra o América. No dia 23 ou 24 de novembro, o time vai até BH encarar o Galo FA, encerrando a participação na primeira fase. Os dois primeiros colocados avançam para a decisão, em jogo único no campo da equipe de melhor campanha.
Diretoria busca ‘colocar a casa em ordem’
A nova gestão do JF Imperadores, capitaneada pelo presidente Marcos Nogueira, tem objetivado o restabelecimento de uma saúde financeira da equipe para, posteriormente, pensar em torná-la sustentável. Para isto, um amistoso, em agosto, foi realizado, entre as iniciativas. Os locais fizeram 43 a 0 sobre o América Big Riders na UFJF.
“Conseguimos levantar um caixa, ainda não o suficiente para o pagamento da multa da BFA, mas está sendo para melhorar o nosso planejamento. Estamos primeiro consolidando um caixa. Não adianta eu de repente pegar todo nosso caixa agora e pagar uma parte dessa multa, sendo que temos compromissos que são os básicos para manter a equipe ativa. Estamos colocando a casa em ordem e depois quitaremos ou negociamos essa dívida. Temos um contato direto com a CBFA e estão cientes de todas ações que as equipes vêm fazendo para gerar recurso e quitar a dívida”, explica Nogueira.
Atual equipe do Imperadores é formada por cerca de 50 atletas de Juiz de Fora e região (Foto: Divulgação)
Cerca de 50 atletas integram o projeto atualmente. Os juiz-foranos devem contribuir com uma mensalidade de R$ 30 e os atletas de fora não possuem esta cobrança. “É para incentivar eles pelos custos de viajar todo treino e jogo para cá. Em contrapartida, cobramos uma presença mínima em treinos. São pessoas da região, de Matias Barbosa, São João Nepomuceno, Bicas, diversas cidades.”
Os jogadores também têm participado ativamente da venda de ingressos para os eventos do JF Imperadores. “Além de nossos jogos em casa, estamos com planejamento de fazer várias ações na cidade. Estaremos, durante alguns dias do mês, em locais públicos, como no Alto dos Passos, Calçadão, e, em breve, com projeto interno, no qual estaremos participando de várias ações sociais. E falando um pouco sobre nossos jogos, têm sido interativos com o público, com sorteios, pula-pula, pipoca, churros, foodtruck”, destaca o presidente.
Todas as iniciativas buscam voltar a fidelizar os torcedores que acostumaram empurrar a equipe na UFJF sobretudo no primeiro ano de JF Imperadores. “Hoje a equipe está toda voltada e dedicada ao público de JF e região. Queremos valorizar todo o público. Hoje temos torcedores em Juiz de Fora, e várias pessoas que saem de cidades vizinhas para nos acompanhar, então nosso foco é reconquistar todo esse público novamente. Queremos sentir eles dentro de campo com a gente em cada jogada e em cada ponto”, reitera Nogueira. Cada passo leva, no pensamento de todos os atletas e diretores, a um objetivo central. “Temos uma grande caminhada para esse ‘novo Imperadores’.”
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Economia
Data: 22/09/2019
Título: Construção civil emprega seis mil e movimenta R$ 13 mi em salários
Responsável por gerar empregos, renda e melhorias em infraestrutura, a construção civil também promove impactos diretos em outras atividades econômicas. Quando o setor vai bem, acaba por aquecer outras áreas da indústria, o comércio e os serviços. Exatamente por isso é considerado como “termômetro da economia”. E, em momentos de crise, como este que o país atravessa, as expectativas são direcionadas para o crescimento deste setor. Em Juiz de Fora, a construção civil se mostra pujante, sendo o maior segmento da indústria local, responsável por empregar 6.215 trabalhadores e pagar em torno de R$ 13 milhões em salários por mês. Os números são um cruzamento entre os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). De janeiro a julho deste ano, arrecadou quase R$ 2 milhões em Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), conforme informações da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Para além da relevância econômica, a construção civil também desempenha importante papel social. A edificação de moradias reduz o déficit habitacional, enquanto os investimentos em obras promovem melhorias de infraestrutura no espaço urbano. Além disso, por necessitar de muita mão de obra, gera um grande número de empregos, boa parte direcionada a profissionais com menor qualificação e que encontram maior dificuldade para ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.
A cidade possui 925 estabelecimentos que atuam no setor, segundo os dados mais recentes da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. “A construção civil tem grande relevância para a economia local e, também, para os municípios do entorno. Como somos uma cidade polo, atraímos pessoas da região para morarem, trabalharem e consumirem aqui. Termos um setor forte significa crescimento e desenvolvimento para toda a Zona da Mata”, avalia o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) Regional Zona da Mata e do Sindicato da Indústria da Construção de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Aurélio Marangon.
Minascon
Marangon ressalta que o desempenho do setor local é reconhecido em todo o estado de Minas Gerais. “A prova disso é que, no ano passado, Juiz de Fora foi escolhida para sediar a 15ª edição do Encontro Unificado da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil (Minascon).” Durante 13 anos consecutivos, o evento foi realizado na capital Belo Horizonte. Já a 14ª edição foi feita em Uberlândia.
O Minascon reuniu centenas de pessoas – entre empresários, fornecedores, profissionais e estudantes – para a apresentação de produtos e soluções inovadoras, discussão sobre o uso da tecnologia na construção civil e geração de negócios. “A realização deste evento é mais uma forma de o setor impulsionar a economia. Além da própria concretização de negócios durante o evento, foram muitas pessoas de fora que estiveram na cidade, se hospedando e consumindo”, analisa Marangon. Segundo ele, a cidade irá receber novas edições.
Apesar da retração econômica, investimentos são realizados
Apesar de ainda sentir os reflexos da retração econômica, os investimentos seguem sendo realizados pelo setor na cidade, conforme observa o economista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Weslem Faria. “Ainda há os efeitos da crise, o que torna a retomada do crescimento para todas as atividades econômicas mais lenta. No caso da construção civil, os investidores ficam mais precavidos. No entanto, temos visto muitos imóveis em construção, o que demonstra um aquecimento acima dos parâmetros esperados para este tipo de contexto.”
Em julho, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) atingiu 53,8 pontos, o que representou crescimento de três pontos ante o registrado em junho (50,8 pontos). O resultado mostra aumento do otimismo e, na análise da Fiemg Regional Zona da Mata, foi “influenciado, principalmente, pelas expectativas mais positivas do setor para os próximos seis meses.”
O conteúdo continua após o anúncio
Para Sinduscon-JF, empresário está confiante e pode tirar projetos do papel, caso exista a manutenção da Selic e a inflação seja mantida sob controle (Foto: Divulgação/Inter)
Redução de juros pode favorecer setor
Para o economista e professor da UFJF, Weslem Faria, a recente queda da Selic, que passou de 6% para 5,5% ao ano, pode trazer impactos positivos para a construção civil. “A redução tende a facilitar o acesso ao financiamento, o que pode contribuir para aumentar a demanda e os investimentos.” Neste sentido, ele acredita que as perspectivas para 2020 podem ser melhores. “A taxa de juros deve cair ainda mais e intensificar este impacto entre consumidores e investidores.”
Na última terça-feira (17), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realizou o segundo corte consecutivo na taxa básica de juros. Em comunicado oficial, a autoridade monetária informou que novas reduções podem ocorrer e justificou que indicadores de atividade econômica sugerem retomada do processo de recuperação da economia brasileira de forma gradual.
Na avaliação do economista, a retomada consistente do crescimento da construção civil está atrelada à recuperação da economia. “Só assim as pessoas poderão ter renda para se planejarem para a compra de imóveis.” Weslem destaca que, com a economia aquecida, os investidores também irão ficar mais confiantes para realizar investimentos em longo prazo, atendendo as demandas ativas também no setor de infraestrutura, como construção de pontes, rodovias e viadutos.
O presidente da Fiemg Regional e do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon, concorda. “A manutenção da taxa básica de juros Selic e a inflação controlada favorecem a retomada. O empresariado está confiante e isto pode fazer com que os projetos que foram paralisados saiam do papel.”
Tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade em destaque
Para além das questões que desafiam a retomada do crescimento econômico, o trabalho da construção civil pelos próximos anos deve se direcionar em três principais focos: o uso de tecnologias inovadoras para a implantação da chamada indústria 4.0, a inclusão de práticas sustentáveis na realização de processos e a garantia de acessibilidade nas novas edificações. Para Marangon, o setor local já atua nestas frentes.
A indústria 4.0 se refere ao uso de inteligência artificial em toda a cadeia produtiva. “Ainda não estamos neste nível, mas a busca pelo conhecimento para chegarmos lá está acontecendo”, afirma o presidente, concluindo que “este é o futuro para todos os setores industriais e é preciso envolver os empresários neste processo de transformação”.
Com relação às práticas sustentáveis, as empresas juiz-foranas também estão atentas. “As construtoras solicitam aos arquitetos projetos que tenham este conceito.” Ele exemplifica que a cidade tem prédios com medidor de água individualizado, iluminação em LED, gás encanado, coletores de lixo separados e outras aplicações que garantem menor impacto ao meio ambiente. A preocupação com sustentabilidade também está presente no canteiro de obras, onde já são realizadas a reutilização da água e o gerenciamento de resíduos. “São práticas que vão se intensificar cada vez mais.”
Com relação à acessibilidade nas edificações, para Marangon, a preparação também tem ocorrido na concepção dos projetos. “Há o reconhecimento de que este tipo de investimento é mais do que necessário. As empresas estão direcionando esforços neste sentido.”
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 22/09/2019
Título: Juiz-foranos buscam redução dos impactos ambientais por meio da reciclagem
Desde o final da década de 1980, a dentista Priscilla Weiss faz a separação do lixo reciclável. A tarefa começou com seus pais e, hoje, ela passa a lição para os filhos – como uma tradição familiar. O Bairro Bom Clima, Zona Nordeste de Juiz de Fora, onde Priscilla mora, integra a relação dos 62% atendidos pela coleta seletiva do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). O serviço recolhe cerca de três toneladas de material reciclável por dia, ao passo que 500 toneladas de lixo domiciliar são descartadas no aterro sanitário diariamente. A falta de adesão da população em torno da separação de resíduos recicláveis é opinião unânime entre especialistas e profissionais que lidam diretamente com o serviço. Desta forma, Priscilla está entre os juiz-foranos que, à sua maneira, procuram reduzir os impactos causados pela alta quantidade de lixo descartada no município. Este é o assunto que será abordado na Tribuna ao longo desta semana.
Para Priscilla, a separação do lixo é algo simples de executar, especialmente para a coleta seletiva em Juiz de Fora, onde não há necessidade em dividir o material reciclável entre vidro, plástico, papel e metal. “É só você ter dois contêineres: um para o lixo orgânico e outro para o reciclável. É muito fácil. Depois, as cooperativas fazem essa separação de cada produto para encaminhar para a reciclagem”, explica. “Já morei em outros lugares e, além de fazer a separação, você tem que levar o material reciclável para os postos de coleta. Aqui, buscam na sua porta. O que pode ser mais simples que isso? É um conforto que temos, e não custa você separar o lixo para eles virem buscar na sua porta.”
A facilidade em colaborar para a coleta seletiva tornou a separação do lixo parte da rotina da família de Priscilla. “Isso é um hábito que se cria e vira uma coisa automática, que não requer esforço nenhum a partir do momento em que você está acostumada com aquilo. Quando você nunca foi apresentada a essa rotina, parece uma coisa grande e pesada ter que lavar o recipiente, mas, para nós, não é nada. E eu acho que é uma contribuição enorme, principalmente aqui no Brasil onde se utiliza aterro sanitário. Então, quanto menos você puder contribuir para o aumento desse aterro sanitário, melhor.”
Menos de 1% de recicláveis
A média de três toneladas de lixo reciclável coletadas por dia representa cerca de 0,6% do que é descartado no aterro sanitário. Quando trata-se do que, de fato, é reaproveitado, o número cai para uma média de 0,2%. Até maio de 2019, cerca de 160,3 toneladas de material passaram pela triagem da coleta seletiva, de acordo com informações do Demlurb. Durante todo o ano de 2018, o número foi de 403,2 toneladas.
A rota da coleta seletiva foi ampliada no ano passado, subindo de 50% para 62% o percentual de bairros atendidos em Juiz de Fora. Entretanto, mesmo nas regiões atendidas, a adesão por parte da população é baixa, segundo a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Demlurb, Rosilene Lopes. “Nos bairros atendidos pela coleta seletiva, nem todos os moradores participam. Eu já estive acompanhando a rota e, às vezes, passava 15 casas e não havia nada. Se cada morador ali colocasse seu montante, nós teríamos uma quantidade bem menor do que a que está indo para o aterro sanitário. É um conjunto. Não funciona só o poder público colocar o caminhão, é preciso que o morador participe separando seu material e colocando no dia da coleta.”
A coleta seletiva passa em dias alternados em relação a habitual, de lixo doméstico, a fim de diferenciar o material que irá para reciclagem. “Na segunda-feira, a coleta faz um bairro, então, os moradores sabem que, naquele dia, só tem coleta de material reciclável. Eles têm que fazer separação do reciclável e do orgânico, e colocar só reciclável nesse dia”, exemplifica Rosilene, explicando que todo o material recolhido pela coleta seletiva é encaminhado para associações de catadores de lixo locais.
O conteúdo continua após o anúncio
Além disso, o Demlurb conta com dois ecopontos, nos bairros Linhares (Rua Diva Garcia, em frente ao nº 1.200) e Aeroporto (em frente ao estacionamento do Estádio Municipal). Os locais recebem e dão destinação correta e gratuita a restos de construção civil, materiais recicláveis, móveis e eletrodomésticos. Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h ao meio-dia. Mais informações sobre a coleta seletiva ou sobre os ecopontos podem ser acessadas no site do Demlurb.
Reduzir, reciclar e reutilizar
Para a coordenadora de Educação Ambiental do Demlurb, Rosilene Lopes, falta participação dos moradores nos bairros atendidos pela coleta seletiva (Foto: Olavo Prazeres)
Desde que saiu da casa dos pais para morar com a irmã, a consultora de novos negócios Bruna Luz começou a se incomodar com a quantidade de lixo gerada na residência, observando que “era muito lixo para pouca pessoa, em pouco tempo”. Com isso, a jovem de 25 anos começou a pesquisar sobre reciclagem e sustentabilidade, de maneira geral, modificando suas ações em relação ao tema. Um dos conceitos que basearam a mudança é do “lixo zero”, cujo objetivo é o aproveitamento e encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos, além de buscar a redução de descarte desses materiais para os aterros sanitários.
Uma personagem relacionada à proposta é Lauren Singer, idealizadora do blog “Trash is for Tossers”. Lauren viveu anos com um pequeno pote de vidro, onde depositou o lixo que utilizou. “Aqui no Brasil, tem dificuldade nessas questões. Não temos tanto uma política de reutilizar as coisas, até com relação à nossa higiene, onde compramos muitos produtos de beleza”, diz Bruna Luz. “Por exemplo, nos Estados Unidos, tem mercado que você enche o pote de shampoo e do condicionador, você não precisa comprar uma embalagem nova.”
Na dificuldade em seguir as ideias da blogueira americana, Bruna encontrou uma brasileira, chamada Cristal Muniz, que mantém uma conta no Instagram chamada “Uma Vida Sem Lixo” (@umavidasemlixo). “Eu comecei a aprender muita coisa com ela, para adaptar à nossa realidade aqui do Brasil”, conta. “Eu acho que a questão do ‘lixo zero’ e de sustentabilidade abrem muitas portas para outras questões. Não é só você pensar em reciclagem, mas na cadeia de produção como um todo. Eu estou sempre recusando sacola plástica, então, às vezes, vou fazer compra com uma sacola maior e, além disso, eu mesma tenho feito meus produtos de limpeza. Eu acho que isso cria uma corrente muito legal, porque as pessoas querem saber mais e você muda o mundo de pouquinho em pouquinho.”
Reaproveitamento
A consultora de novos negócios Bruna Luz busca alternativas para reduzir o volume de lixo gerado em sua residência (Foto: Felipe Couri)
A rotina de Bruna e a irmã envolve separar o lixo reciclável do orgânico. O material que pode ser reaproveitado é descartado em um mercado próximo à sua residência, no Bairro Cascatinha, Zona Sul. “Na frente do mercado, tem a separação do papel, metal, plástico e vidro. Inclusive, eles fazem coleta de óleo também, para reutilizar. Tudo que consumimos de alimentos e dá para reutilizar, nós lavamos e guardamos em uma sacola, e, quando vamos ao mercado, deixamos lá”, relata. “Geralmente, eu não separo de cara, eu misturo tudo – papel, plástico, alumínio – nessa sacola. Quando eu vou na coleta entregar, eu faço a separação. Lixo do banheiro é algo que, pelo que eu pesquisei, não tem como reciclar, então, infelizmente, é algo que vai ser jogado para o aterro sanitário, mas, por exemplo, o rolo que envolve o papel higiênico é reciclável, então eu não jogo no lixo do banheiro, eu jogo também na sacola para levar para reciclar.”
Dentro da proposta de redução do lixo, Bruna procura, também, reutilizar determinados materiais. “Eu não sei dizer a última vez que eu comprei algum papel de presente ou alguma fita para amarrar. Natal é uma época que eu aproveito muito essas coisas no restante do ano, porque, às vezes, a eu ganho presente e tento reutilizar a embalagem que eu ganhei no presente para outra pessoa.”
‘Potencial a ser explorado’
Em 2015, o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Faculdade de Engenharia da UFJF, em parceria com o Demlurb, realizou uma pesquisa cujo resultado indicou que 31,74% dos resíduos gerados em Juiz de Fora podem ser reciclados. O levantamento, somado aos dados de coleta – cerca de 0,6% de material reciclável recolhido – demonstram que a cidade tem uma capacidade maior, de acordo com o professor da UFJF e um dos autores da pesquisa, Samuel Rodrigues Castro. “Nós temos um potencial grande a ser explorado, de incrementar essa coleta seletiva e a reciclagem como fonte de renda e de geração de emprego, além de todo o caráter social envolvido nesse processo”, afirma. O professor destaca, ainda, que há muitos catadores autônomos na cidade, desta forma, determinados materiais recicláveis recolhidos não são quantificados, o que significa que os valores da coleta no município podem ser maiores.
Juiz de Fora possui dois ecopontos, onde também chegam materiais que são posteriormente entregues para a reciclagem (Foto: Fernando Priamo/ Arquivo TM)
Ainda conforme o especialista, é necessário, também, um trabalho mais acentuado de educação ambiental, inclusive, com a população que já faz o trabalho de separação do lixo, já que apenas cerca de 0,2% é, de fato, aproveitado. “A diferença entre o que é coletado e reaproveitado mostra uma ineficiência da segregação na fonte. Isso é um problema de informação e de orientação para a população sobre a forma adequada de como dispor o material”, explica Castro. “Toda coleta seletiva, por não ser aplicada em escala, tem um custo muito maior para operacionalizar. Se está coletando seletivamente aquilo que não é reciclável, que não deveria estar ali, então é um custo que se perde. A coleta seletiva se torna viável a partir do momento que ela ganha escala também”.
Para o professor, cada ação “tem um valor” e “efeito multiplicador”, em destaque a importância da mobilização quanto ao tema. “Muito mais do que garantir uma infraestrutura e recurso, acho que tem que fazer um trabalho que vai muito antes da técnica, que é a questão de mobilização social e de educação ambiental, para que todo mundo esteja integrado e com esforço direcionado para o mesmo fim. A Prefeitura tem a responsabilidade dela, mas nós, como consumidores e cidadãos, temos também que assumir essa responsabilidade. Fazendo o nosso bem feito, podemos cobrar também que a Prefeitura faça o papel. É um ciclo de confiança.”
Este trabalho da população tem como ponto inicial “não gerar”. “Pensando na hierarquia preconizada na política para gestão de resíduos, acho que temos que pensar, realmente, em não gerar. Desde que é gerado, é tentar reduzir, reutilizar, reciclar e, por fim, caso não conseguiu cercar nessas etapas anteriores, aí sim dar uma destinação ambientalmente adequada para isso.”
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: –
Data: 22/09/2019
Título: Colégio Equipe: compromisso com formação humanizada e acadêmica de crianças e adolescentes
Uma escola que preza pela qualidade de ensino e formação de pessoas. Esse é o lema do Colégio Equipe de Juiz de Fora, que, nos últimos anos, tem se tornado uma referência na cidade quando o assunto são práticas inovadoras que garantem um ensino personalizado, desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes e reforço dos laços entre a escola e as famílias. Em seu 15º ano de atividades em Juiz de Fora, o Equipe segue investindo em infraestrutura e tecnologia, fatores que têm colocado o colégio em posição de destaque em pesquisas que ranqueiam as melhores escolas particulares do município.
O termo “escola particular”, para o Equipe, nada tem a ver com fato de ser um ensino pago. O diretor do colégio, José Geraldo Granzinolli, explica que o termo remete ao trabalho personalizado e particular junto às demandas de cada estudante. “A proposta pedagógica do Colégio Equipe de Juiz de Fora visa ao crescimento do aluno, observando os processos de desenvolvimento e de aprendizagem ao longo de sua permanência na escola. Nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, quando recebemos alunos vindos de outras escolas, detectamos se há alguma defasagem e promovemos o que chamamos de encontros – que ocorrem no contraturno – para reforçar o ensino e para nivelar os alunos. Do 6º ao 9º ano, são realizados os ‘Grupos de Estudo’ de Matemática e de Português junto aos professores, para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento dos conteúdos através de exercícios. Já no Ensino Médio, temos dois tipos de grupos: um para suprir as necessidades de cada turma e outro destinado a estudos avançados”, pontua.
Outro diferencial do Equipe é desenvolver seus alunos dentro de suas habilidades e competências. “Buscamos meios para que o aluno possa fazer o melhor possível naquilo que ele não tem habilidade. Já no conteúdo que ele possui mais facilidade, nós o estimulamos a fazer ainda melhor. Nosso propósito é ser uma escola humanista, dando valor ao caminho percorrido e ao esforço, não apenas à nota. Quando fazemos isso, valorizamos o ser humano e contribuímos para a sua autoestima, portanto, o resultado vem”, afirma o diretor.
Método de ensino inovador
Buscamos meios para que o aluno possa fazer o melhor possível naquilo que ele não tem habilidade
Da pré-escola, passando pelo Ensino Fundamental até o Médio, o Equipe adota práticas inovadoras de ensino que contribuem para a formação acadêmica e cidadã de cada aluno. Para isso, preocupa-se em criar um ambiente saudável, pautado na convivência, adaptando-se à realidade dos jovens, que se interessam muito pela tecnologia. “Ao longo da nossa trajetória, buscamos investir muito em Tecnologia da Informação, bem como oferecer um bom acesso à internet, catracas com radiofrequência que permitem aos pais saberem, em tempo real, o horário de chegada e de saída do filho do colégio, e material didático digital e interativo. Em nosso AVA (ambiente virtual de aprendizagem), que pode ser acessado do computador e de smartphones, o aluno realiza exercícios e atividades, além de ter acesso às videoaulas que são feitas pelos professores do sistema de ensino adotado. No Ensino Médio, em cada capítulo do material tradicional há um QRcode, o qual dirige o aluno para assistir a uma videoaula daquele conteúdo, que pode ser usado para tirar dúvidas ou como reforço”, destaca José Geraldo. Somado a isso, estão a sala de informática, a biblioteca informatizada e o laboratório de ciências, que funcionam como ambientes de estudo, pesquisa, realização de provas e de aulas, tudo pela plataforma on-line de ensino.
Ambiente agradável e acolhedor
A estrutura física do Equipe também chama atenção. Em, aproximadamente, 4.000 metros quadrados de área construída, o colégio agrega salas de aula espaçosas e confortáveis, cada uma com 60 metros quadrados de área, cadeiras acolchoadas, ar-condicionado e equipamentos tecnológicos que tornam o ensino ainda mais eficiente. Na educação infantil, as salas contam com solário, piso térmico e banheiros. Além disso, a escola possui parquinhos, pátios e brinquedoteca, valorizando o brincar na infância.
Sobre o Equipe
O Sistema Equipe de Ensino iniciou sua história no ano de 1975, como curso pré-vestibular em Viçosa (MG). O sucesso alcançado no município vizinho permitiu sua expansão e criação do primeiro Colégio Equipe no ano de 1984. Desde sua origem, o Equipe tem como compromisso oferecer uma formação de qualidade, o que fez do sistema uma das instituições de ensino mais respeitadas da Zona da Mata, estando presente em diversos municípios e atuando nos segmentos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e na preparação de jovens para o acesso ao Ensino Superior.
Em Juiz de Fora, a unidade foi inaugurada em 2005 e, desde então, segue firme em seu propósito de oferecer um ensino diferenciado, bem como a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da UFJF, sendo a única da cidade a oferecer material didático próprio e exclusivo para este programa. Todo o conteúdo do Ensino Médio e simulados são preparados com base no edital do PISM. Além disso, a unidade juiz-forana conta com espaço moderno em infraestrutura, dividindo-se em três sedes: ensino, esportiva e campestre, que colaboram com o processo de aprendizagem, convívio social entre escola e família, desenvolvimento esportivo e respeito ao meio ambiente.
Endereço: Rua São Mateus, 331, São Mateus
Telefone: (32) 3232-8686
Site: www.colegioequipejf.com.br
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 23/09/2019
Título: Baeta/UFJF perde de W.O por ambulância atender acidente ao lado do estádio
Em compromisso pela segunda divisão do Campeonato Mineiro sub-15, o Tupynambás/UFJF, que já possui acesso à elite garantido, sofreu uma derrota sem poder entrar em campo no último sábado (21). Com partida contra o Santarritense agendada para as 9h no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, a ambulância que iria ficar monitorando os duelos do sub-15 e sub-17 (este marcado para 11h) teve que atender uma emergência em rua ao lado da praça esportiva.
Como o atendimento foi demorado, e a presença do veículo é obrigatória em partidas de futebol, a arbitragem esperou 30 minutos – período de tolerância previsto segundo regulamento e confirmou o W.O contra o time juiz-forano.
O coordenador do projeto, o professor Marcelo Matta, lamentou a decisão ter seguido friamente a regra. “Fui até o local do acidente e estavam trabalhando de forma pesada, entubando o acidentado. Foi um procedimento demorado, de muita dificuldade, e conseguiu salvar a vida do rapaz. Quando foi 9h32, ou seja, após os 30 minutos de tolerância de atraso que a Federação determina, o trio de arbitragem, que sabia o que estava ocorrendo, não teve bom senso e privilegiou o protocolo do jogo em detrimento da vida de uma pessoa. A ambulância chegou ao estádio às 9h32, eu ainda estava argumentando com o delegado e os árbitros. Mas eles não aceitaram.”
Segundo o árbitro Claudionor Rosa da Silva, em súmula, a arbitragem obteve conhecimento do acidente às 8h27. Ainda no documento, o árbitro afirmou que houve um pedido do dirigente do Santarritense para que seguisse o protocolo, lembrando derrota da equipe pela ausência de ambulância, e que a mesma chegou no Estádio Municipal às 9h37. “Ficamos sensibilizados, sim, devido um fato triste ter ocorrido para este imprevisto, a vida em primeiro lugar, mas por trás de todo ocorrido existe um planejamento e um regulamento que temos que seguir; e tem pessoas competentes para avaliar e tomar as decisões cabíveis.”
A Tribuna entrou em contato com a Federação Mineira de Futebol (FMF), que confirmou a manutenção do W.O, mas afirmou que agora é preciso aguardar se a procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) irá denunciar o caso ou receber uma denúncia para que o ocorrido vá ao tribunal.
Sub-17 mantém invencibilidade
Após a derrota de 3 a 0, por conta do W.O, o Baeta/UFJF voltou a campo às 11h, já com a ambulância, pela categoria sub-17. A equipe, já campeã na categoria, venceu o Santarritense por 1 a 0 e manteve a invencibilidade após 13 rodadas, com dez vitórias e três empates.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 23/09/2019
Título: Iniciativa oferece informações sobre dor crônica
O Ambulatório Multiprofissional da Dor do Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF/Ebserh), por meio do Grupo de Estudos Dor Crônica, realiza, nesta sexta-feira (27), ações com foco em informações sobre o assunto. A ideia é sensibilizar as pessoas sobre a dor crônica, seguindo as orientações da Associação Internacional de Estudos da Dor (IASP). Nomeada como ‘Eu me preocupo com a sua dor’, a ação visa a divulgar os trabalhos desenvolvidos no HU e fornecer informações sobre o gerenciamento do quadro clínico. As atividades começam na UBS Santos Dumont às 8h, no Pam Marechal às 13h e na Praça Cívica da UFJF, às 14h30.
— —
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata
Data: 23/09/2019
Título: Setembro Vermelho orienta sobre cuidados com a saúde do coração em Juiz de Fora
Escolhido como o mês para marcar a conscientização sobre os cuidados com a saúde do coração, o mês de setembro também é conhecido com Setembro Vermelho. O foco é a promoção de ações de conscientização e educação em saúde para prevenção de doenças cardiovasculares. Em Juiz de Fora, uma ação específica ocorre na manhã desta terça-feira (24), promovida pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/EBSERH.
Das 8h às 12h, na sede do HU que funciona no Bairro Santa Catarina, o Dia do Portador de Marcapasso lembrado em 29 de setembro, será o tema da iniciativa que contará com a realização de palestra, exibição de vídeo e orientações voltadas para o público em geral sobre ´Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis: o que são, para que servem, tipos e diferentes funções’.
De acordo com o médico responsável pelo setor de cardiologia do HU-UFJF, Hélio Brito Júnior, o coração é o órgão que mais mata a população. “Entre as causas de morte natural, as doenças cardiovasculares estão em primeiro lugar, por isso é importante ter um dia para lembrar a população que o coração, se não for bem cuidado, vai representar causa de morte”.
Outros fatores de risco também merecem atenção, como a genética, mas também outros elementos evitáveis, como tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol ruim, sobrepeso e sedentarismo.
Por isso, é muito importante a realização de campanhas para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde e a mudança de hábitos. “Sair do sedentarismo, por exemplo, ajuda muito quando o assunto é a saúde do coração”, explica o cardiologista.
Consulta especializada na hora certa
De acordo com o cardiologista, muitas pessoas não sabem quando devem procurar um médico ou acreditam que só precisam chegar até ele, quando já apresentam algum sintoma atípico. Entretanto, a partir dos 30 anos, já é importante consultar este médico especializado, alerta Hélio Júnior, se a pessoa não pratica esportes ou apresente desconforto físico.
Esses incômodos podem ser caracterizados por angina (dor no peito), fadiga, cansaço ou falta de ar. Também merecem atenção imediata sintomas como edemas nos membros inferiores, crises de tonturas ou desmaios, palpitação (disparos do coração), sinais de que a pessoa já apresenta alguma doença no coração.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 23/09/2019
Título: Pimeira Feira do Livro de Juiz de Fora acontece em outubro
Página inicial Notícias Cultura Pimeira Feira do Livro de Juiz de Fora acontece em outubro
Pimeira Feira do Livro de Juiz de Fora acontece em outubro
FLIJUF vai reunir nomes da literatura e livrarias na Praça Cívica da UFJF de 10 a 13 de outubro
Por Tribuna
23/09/2019 às 19h43
20
A primeira edição da Feira do Livro de Juiz de Fora (Flijuf), que acontece em outubro na Praça Cívica da UFJF, ganhou mais um dia em sua programação. Inicialmente agendada para os dias 11 a 13 de outubro (sexta-feira a domingo), agora terá início um dia antes, em 10 de outubro (quinta-feira). Nos três primeiros dias, o evento acontece das 9h às 21h, e no encerramento, das 9h às 18h. A entrada é gratuita, e a estimativa da organização é de um público médio de cinco mil pessoas por dia.
Para o seu primeiro ano, a Feira do Livro terá como homenageada a escritora e educadora Lúcia Casasanta. A programação, que ainda não foi divulgada oficialmente, terá palestras, expositores, apresentações culturais, lançamentos de livros, entre outros. Dentre os nomes confirmados, estão os de Marco Simas, Cecy Barbosa Campos, Adenilde Petrina, Renata de Aragão Lopes, Guto Domingues, Rosângela Rossi e Vanda Ferreira. No setor de livrarias, editoras e distribuidoras, o evento tem as presenças confirmadas da Top Livros (Curitiba), Polilivros (Belo Horizonte), Mania de Cultura (São Paulo), Passo a Passo Editora (São Paulo), Perensin Produções, Editora UFJF, Arco-Íris Livraria, Palavras e Ideias Livraria e Distribuidora, entre outras.
A Feira do Livro de Juiz de Fora ainda vai promover um concurso de redação para alunos entre 13 e 18 anos, com o tema “Os desafios da educação inclusiva no Brasil”, que vai premiar os três primeiros colocados. A programação oficial, com datas e horários, deve ser divulgada nos próximos dias.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 23/09/2019
Título: Quinta rodada da Copa PJF Bahamas tem 151 gols
A Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador chegou em sua quinta rodada neste final de semana. Foram disputados 53 jogos e marcados 151 gols. No feminino, houve 18 tentos nas quatro partidas. Até o momento, a Copa registra 647 gols, com a média de 2,84 por partida. Faltam 353 bolas na rede para o tradicional gol mil. Trinta e uma equipes foram eliminadas ao alcançar o número de duas derrotas nesta rodada do torneio.
União Centro e CR Famílias, em disputa pela categoria sênior, fizeram o jogo da rodada. A partida realizada no campo do Cerâmica terminou empatada no tempo normal. Na disputa por pênaltis, a União Centro venceu por 3 a 2, rendendo o prêmio de destaque da partida ao goleiro da equipe, Cláudio, que realizou duas defesas no tempo normal, além de defender uma penalidade. João Cândido foi eleito o melhor do União Centro e Vinícius Aurélio o melhor do CR Famílias. Carlos Alberto, do União, foi premiado pelo gol que deu a vitória nos pênaltis.
A principal goleada da rodada foi na base. O Roma (Dom Bosco) fez 7 a 1 no Roma (Igrejinha) pela categoria juvenil. Ainda na base, o artilheiro da rodada foi Erick Henrique de Oliveira Teixeira, do Bom de Bola/Aurora Dortmund, com três gols, no infantil. Já Patrícia Esteves de Almeida foi a artilheira da rodada, com quatro gols, na vitória da equipe Sempre Amigas por 4 a 1, sobre a UFJF, pelo feminino adulto.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 23/09/2019
Título: JF Imperadores faz 56 a 0 na estreia da Copa Ouro: ‘Só um primeiro passo’
Após construir o placar de 43 a 0 sobre o América Big Riders (RJ) em amistoso na UFJF em agosto, o Juiz de Fora Imperadores registrou novo placar elástico nesse domingo (22), desta vez em partida oficial contra o Golden Lions, de Belo Horizonte (MG). Pela primeira rodada da Copa Ouro, também no campo da Universidade, a equipe estreou diante do torcedor na temporada com triunfo de 56 a 0.
Pontuaram pelos donos da casa o wide receiver (WR) e kicker Franzone #7, em um touchdown (TD) com assistência do quarterback (QB) Perantoni #18 e em cinco extra points; os running backs (RB) Igor Roux #13, Rafael Rufino #37 e Erick Xavier #41 em corridas, assim como o fullback (FB) Sombra #32; o atleta Karuroshi #91, da linha defensiva (DL), em TD após fumble recuperado; e o tight end (TE) Menezes #8, em touchdown após passe do QB Lanterna #16. A equipe ainda aumentou a diferença na contagem em 2 pontos com um safety.
“Nossa equipe conseguiu se impor desde o início da partida. Ditamos o nosso ritmo de jogo até o último quarto e não sofremos apertos do time adversário, conseguindo neutralizá-los. A equipe vem evoluindo bastante, mas foi só a primeira etapa, um primeiro passo. Tem mais dois jogos ainda, mas é importante realmente começar com uma vitória. Voltar a jogar em Juiz de Fora por uma competição oficial é muito bom, com o público apoiando a gente. Queremos sempre lotar os nossos jogos. A organização tem sido bem feita”, analisou o presidente do JF Imperadores, Marcos Nogueira.
Ainda assim, a expectativa de público era maior que os quase 400 torcedores que foram ao campo da UFJF. “Acredito que pelo frio e pela chuva, como no último jogo (amistoso), o público também não foi muito grande. Mas ainda temos o restante do campeonato. Jogar em Juiz de Fora significa muito para nós, o público realmente abraça a gente”, aborda Nogueira.
Os outros dois times que participam do torneio, Galo FA e América Locomotiva, estreiam se enfrentando no dia 13 de outubro. O JF Imperadores volta a atuar pela segunda rodada da Copa Ouro no dia 27 de outubro, novamente em casa, contra o América. Após três partidas de cada time, os dois melhores colocados vão para a decisão da Copa.
— —
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata
Data: 23/09/2019
Título: Primavera começa fria nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes
Considerada como período de transição entre estações secas e úmidas, a primavera começou oficialmente às 4h50 da manhã desta segunda-feira (23). Para o início da nova estação nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a semana, até sexta-feira (27), seja de baixas temperaturas com possibilidade de chuvas.
Segundo o instituto, o céu varia de parcialmente nublado a nublado. A mínima registrada nesta segunda-feira (23) foi de 12.3ºC e a máxima está prevista para Coronel Pacheco, onde os termômetros podem atingir 26ºC.
Por conta de um sistema de instabilidade que chega da Amazônia até o Brasil Central, ocorre um aumento de nebulosidade em quase todo o estado. Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, a umidade relativa do ar volta a subir, variando entre 85% e 40%.
A partir de quinta-feira (26), uma nova massa de ar frio chega na região causando possibilidade de chuvas com trovoadas na parte da tarde.
Confira a previsão do tempo em algumas cidades
Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Leopoldina 14ºC 26ºC
Juiz de Fora 12ºC 26ºC
Barbacena 9ºC 27ºC
Muriaé 14ºC 26ºC
Viçosa 14ºC 27ºC
São João del Rei 11ºC 27ºC
Fonte: Inmet
Climatologista explica os tempos extremos durante a primavera
Ipês floridos na Rua Mariano Procópio em Juiz de Fora — Foto: Roberta Oliveira/G1Ipês floridos na Rua Mariano Procópio em Juiz de Fora — Foto: Roberta Oliveira/G1
Ipês floridos na Rua Mariano Procópio em Juiz de Fora — Foto: Roberta Oliveira/G1
Em entrevista ao G1, Fábio Sanches, climatologista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), explicou que uma das principais características da primavera é a irregularidade e a variação na condição do tempo durante os dias.
“São dias quentes e secos, intercalados com entradas rápidas de frente fria e que derrubam a temperatura e logo após dois a três dias, os termômetros esquentam novamente”, explica Fábio.
O climatologista alerta que, como estação transitória, o sistema imunológico é um dos mais afetados, precisando receber uma atenção especial, principalmente em relação a doenças respiratórias.
“Nosso organismo se acostuma com três dias de frio e depois volta a esquentar de novo, ainda mais considerando a situação de Juiz de Fora, onde a variação é muito mais intensa ao longo do dia. Por isso, a condição de saúde pode se modificar, com a baixa umidade do ar, alguns dias com entradas de massas de ar frio e baixa temperatura, o que pode ocasionar problemas de saúde” alerta o climatologista.
Ainda de acordo com Sanches, os modelos de projeção climática para a estação estão indicando que na Zona da Mata e Campo das Vertentes o tempo deve ficar dentro de uma condição normal. “Aos poucos, a estação chuvosa deve retornar, principalmente no mês de outubro, que é o período de inflexão de uma estação seca pra chuvosa”, conclui o Flávio.
Confira a previsão do tempo para a sua cidade
No começo da primavera e em meados da estação, a previsão é de manhãs com temperaturas mais amenas. O dia tende a esquentar até o final da tarde, quando então chegam as possibilidades de chuvas no início da noite.
De acordo com Inmet, a ação dos sistemas de alta pressão que atuaram nos meses de inverno sobre grande parte do Brasil na região sudeste, inibiu o avanço de sistemas frontais. Nesta mesma região, a distribuição espacial das chuvas seguiu as suas características típicas para o período, com baixa ou total ausência de precipitação.
A previsão é de temperaturas médias acima do normal em grande parte da região, ficando em entre 4º a 5ºC mais altas do que as registradas em 2018. Para o Inmet, chuvas mais fortes podem ocorrer no mês de novembro em Minas Gerais.
— —
Veículo: Correio Braziliense
Editoria: –
Data: 22/09/2019
Título: Confira lista com 6.123 vagas em 120 concursos locais e federais
Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou lista com 120 concursos e 6.123 vagas, mais cadastros de reserva, em órgãos locais e federais. No Centro-Oeste, há cinco processos seletivos, com 5.458 chances, mais cadastros de reserva, no estado de Goiás. Entre as chances nacionais não ligadas à educação, há dois certames com 121 vagas. No âmbito das universidades federais, são 96 processos seletivos e 357 oportunidades. Os institutos federais oferecem 17 concursos e 187 postos vagos, mais cadastros de reserva.
Continua depois da publicidade
LOCAIS
CENTRO-OESTE
DIRETORIA-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA (DGAP DE GOIÁS)
Inscrições até 13 de outubro no site www.iades.com.br/inscricao. Concurso com 500 vagas para agente de segurança penitenciária (500). Salário: R$ 4.891,25. Taxa: R$ 120.
PREFEITURA DE GOIÂNIA (GO)
Inscrições de 7 até 15 de outubro no site: concursos.goiania.go.gov.br. Concurso com 1030 vagas para professores (234), assistentes administrativos educacionais (83), agentes de apoio educacional (406) e auxiliares de atividades educativas (307). Salários: entre R$ 1.051,49 e R$ 4.788,65. Taxa: não há. Edital: bit.ly/2lWB6pQ.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SENADOR CANEDO (GO)
Inscrições até 19 de outubro no site bit.ly/33yHO6A. Concurso com 3.653 vagas mais cadastro reserva de auxiliar administrativo (170), auxiliar educacional (38), auxiliar operacional (134), assistente operacional (15), agente comunitário de saúde (22), agente de combate a endemias (40), agente educacional (134), agente de trânsito (12), assistente administrativo (50), assistente educacional (5), assistente de saúde (82), auxiliar de saúde bucal (50), operador de máquina (12), analista (39), fiscal (16), médico (44) e professor (346). Salários: entre R$ 1.013,94 e R$ 3.160,16. Taxas: entre R$ 50 e R$ 110.
INSTITUTO DE GESTÃO E HUMANIZAÇÃO DE GOIÁS (IGH)
Inscrições até 1º de novembro por e-mail rh2.erg@igh.org.br, rh3.erg@igh.org.br e rh4.erg@igh.org. Concurso com 275 vagas para cargos de analista administrativo, assistente administrativo, auxiliar administrativo, analista de departamento pessoal, assistente de departamento pessoal, analista de infraestrutura, analista de qualidade, assistente de qualidade e analista de compras. Dependendo do cargo desejado, pode concorrer quem é formado em ciências contábeis, economia, administração, farmácia, com conhecimentos em informática básica e experiências na área. Salário: entre R$ 1.074,59 e R$ 8.211,82. Não há taxas. Edital: bit.ly/2Z0DJVw.
NACIONAIS
INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONÁUTICA (ITA) 1
Inscrições até 7 de outubro no site www.ita.br. Concurso com uma vaga para reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1). Salário: até R$ 26.979. Taxa: não informada.
INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONÁUTICA (ITA) 2
Continua depois da publicidade
Inscrições até 15 de dezembro no site www.vestibular.ita.br. Concurso com 120 vagas para as especialidades de engenharia aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica. Durante o primeiro ano da capacitação, o aluno ganhará o auxílio de R$ 1.044. No segundo e terceiro ano, caso seja aprovado, ele será nomeado a aspirante-a-oficial, com salário de R$ 6.993. Se demonstrar estar apto a carreira militar e desejar segui-la, será nomeado a primeiro-tenente, com remuneração de R$ 8.245.
UNIVERSIDADES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 1
Inscrições até 25 de setembro presencialmente na Secretaria de Áreas da Faculdade de Medicina, no endereço: câmpus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de medicina de família e comunidade (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 2.459,95. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/34sawGE.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 2
Inscrições até 27 de setembro presencialmente na secretaria do Departamento de Enfermagem, no endereço: câmpus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de enfermagem (1). Salário: R$ 2.236,32. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2LLYvDw.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 3
Inscrições até 27 de setembro pelo site www.cebraspe.org.br/concursos/inscricoes-abertas/. Concurso com 87 vagas para residência médica (87) no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). Salários: não informados. Taxa: R$ 575. Edital: bit.ly/2M0cRAk.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 4
Inscrições até 27 de setembro pelo site www.cebraspe.org.br/concursos/inscricoes-abertas/. Concurso com 27 vagas para residência multiprofissional (27) no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). Salários: não informados. Taxas: R$ 300. Edital: bit.ly/2M2WSSc.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 5
Inscrições até 29 de setembro no site: inscricaoposgraduacao.unb.br. Concurso com 50 vagas para professor visitante ou professor e pesquisador de pós-graduação de administração (1), agronegócios (1), agronomia (1), antropologia (1), arquitetura e urbanismo (1), artes (1), artes cênicas (1), biologia microbiana (1), botânica (1), ciência política (1), ciências ambientais (1), ciências animais (1), ciências da informação (1), ciências da reabilitação (1), ciências da saúde (1), ciências e tecnologias em saúde (1), ciências farmacêuticas (1), ciências mecânicas (1), comunicação (1), direito (1), direitos humanos e cidadania (1), ecologia (1), economia (1), educação em ciências (1), enfermagem (1), engenharia biomédica (1), engenharia de sistemas eletrônicos e de automação (1), engenharia elétrica (1), estatística (1), estruturas e construção civil (1), geografia (1), geologia (1), geotecnia (1), história (1), informática (1), integridade de materiais de engenharia (1), linguística aplicada (1), meio ambiente e desenvolvimento rural (1), música (1), nutrição humana (1), odontologia (1), processos de desenvolvimento humano e saúde (1), psicologia clínica e cultura (1), química (1), saúde animal (1), saúde coletiva (1), sistemas mecatrônicos (1), sociologia (1), tecnologia ambiental e recursos hídricos (1), e transportes (1). Salários: R$ 16.591,91. Taxa não informada. Edital: bit.ly/2MsiUjM.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 6
Inscrições até 30 de setembro presencialmente na secretaria do Departamento de Música, no endereço: câmpus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília (DF). Concurso com uma vaga para professor substituto de contrabaixo e estruturação musical (1). Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 2.795,40. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/34Vsz8H.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 7
Inscrições até 11 de outubro no site: www.sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor de direito privado e direito processual civil (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2POk4bM.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 8
Inscrições até 11 de outubro no site: www.sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor de física quântica (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2PS510T.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) 9
Inscrições até 11 de outubro no site: www.sig.unb.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor de física estatística (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240,40. Edital: bit.ly/2PQ8sVO.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)
Inscrições até 23 de setembro no site: www.ufrrj.br/concursos. Concurso com três vagas para professor substituto de língua inglesa e literaturas de língua inglesa (1), política social, formação e trabalho profissional do serviço social (1) e biologia (1). Salários: entre R$ 2.236,31 e R$ 3.449,83. Taxa: R$ 55. Edital: bit.ly/34Qwuna.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) 1
Inscrições até 25 de setembro no site: www.app.uff.br/cpd. Concurso com uma vaga para professor substituto de direito penal. Salário: R$ 2.778,27.Taxa: entre R$ 50,00 e R$ 70,00. Edital: bit.ly/2LL7yoh.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) 2
Inscrições até a próxima segunda-feira (25) no site: www.app.uff.br/cpd. Concurso com uma vaga para professor substituto de pedagogia. Salário: R$ 3.126,31.Taxa: entre R$ 50,00 e R$ 70,00. Edital: bit.ly/2LQtoGL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) 1
Inscrições a partir desta segunda-feira (23) até 25 de setembro presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Ciências da Saúde – Endereço: Av. Alexandre Ferronato, nº 1200, Universidade Federal Campus de Sinop. Concurso com uma vaga para professor de fundamentos da assistência de enfermagem (1). Salários: entre R$ 3.126,31 e R$ 5.786,68. Taxa: Não informada. Edital: bit.ly/2lOMT9G.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) 2
Inscrições até 3 de outubro presencialmente no endereço: Secretaria do ICHS/CUA/UFMT — Avenida Senador Valdon Varjão, 6.390, Barra do Garças (MT). Concurso com uma vaga para professor substituto de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Salário: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2mlrC7x.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI) 1
Inscrições prorrogadas até 26 de setembro pelo e-mail: professorvisitante@unifei.edu.br. Concurso com 15 vagas para professor visitante de ciência da computação (1), desenvolvimento, tecnologia e sociedade (1), administração (1), engenharia de produção (1), fontes renováveis de energia (1), língua inglesa (1), física (1), ciências e engenharia de materiais (1), química (1), educação em ciências (1), ciências ambientais (1), matemática (1), inteligência artificial aplicada (1), materiais não metálicos (1) e ciências ambientais (1). Salários: entre R$ 7.442,47 e R$ 16.199,24. Taxa não informada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI) 2
Inscrições até 11 de novembro no site: www.sigrh.unifei.edu.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com três vagas para professor adjunto de ciência da computação (1), engenharia de software (1) e energias renováveis e meio ambiente (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 200,00. Edital: bit.ly/2LINy5G.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) 1
Inscrições até quinta-feira (26) presencialmente no endereço: Rua Capitão Araújo, nº 20, Centro, Passo Fundo (RS), Bloco A, sala 301. Concurso com uma vaga para professor substituto de pediatria (1). Salário: entre R$2.236,31 e R$3.449,83. Taxa: não informada. Edital: www.uffs.edu.br.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) 2
Inscrições até sexta-feira (27) presencialmente no endereço: Rod. SC 484, Km 02, bairro Fronteira Sul, Chapecó (SC), Bloco da Biblioteca, sala 203. Concurso com uma vaga para professor substituto de administração (1). Salário: entre R$2.236,31 e R$3.449,83. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2mlhifN.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL)
Inscrições até 27 de setembro no site: https://bit.ly/2JBs9vO. Concurso com uma vaga para professor substituto de engenharia (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 80. Edital: bit.ly/2kCVMTy
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 1
Inscrições até 30 de setembro pelo site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com três vagas para professor de piano (1), teoria, análise, composição e percepção musical (1) e história da música (1). Salário: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 2
Inscrições até 30 de setembro pelo site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor de segurança da informação (1). Salário: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 3
Inscrições até 30 de setembro no site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor de metalurgia extrativa. Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: www.bit.ly/2LqZ1Z0.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 4
Inscrições até 30 de setembro no site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor de inglês. Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: www.bit.ly/2ZTaJzx.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 5
Inscrições até 30 de setembro no site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor de medicina veterinária. Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: www.bit.ly/2LrcArs.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 6
Continua depois da publicidade
Inscrições até 30 de setembro no site www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor de produção familiar em ecossistemas amazônicos. Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2LrcArs
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 7
Inscrições até 7 de outubro no site ceps.ufpa.br. Concurso com duas vagas para professores de análise (1) e engenharia de petróleo (1). Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2XGLvXV.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 8
Inscrições até 7 de outubro no site ceps.ufpa.br. Concurso com duas vagas para professores de língua francesa. Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2XTZVEh.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 9
Inscrições até 7 de outubro no site ceps.ufpa.br. Concurso com três vagas para professores de tecnologia de alimentos (1), sistemas embarcados (1) e hidráulica (1). Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2JdtlF9.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 10
Inscrições até 7 de outubro no site ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor de cálculo e sistemas estruturais. Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2YtRkVE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) 1
Inscrições até 8 de outubro presencialmente no endereço: Secretaria do Departamento de Educação Física da UFJF-GV, localizada na Rua Jair Rodrigues Coelho, n.º 211, sala 106, Bairro Vila Bretas, Governador Valadares (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de educação física (1). Salário: não informado. Edital: www.ufjf.br/concurso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) 2
Inscrições até 16 de outubro presencialmente no endereço: Secretaria do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFJF — câmpus Governador Valadares, localizada na Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330 (Prédio Pitágoras, sala 300). Concurso com uma vaga para professor substituto de matemática (1). Salário: não informado. Edital: www.ufjf.br/concurso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 11
Inscrições até 14 de outubro pelo site www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor de terapia comportamental (1). Salário: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 180.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 12
Inscrições até 15 de outubro no site: www.ceps.ufpa.br. Concurso com uma vaga para professor de gestão e política educacional (1). Salários: entre R$ 18.663,64 e R$ 20.530,01. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2kEUO9b.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) 13
Inscrições até 17 de outubro no site: bit.ly/2TX730h. Concurso com uma vaga para professor visitante de ciências biológicas. Salários: entre R$ 13.273,52 e R$ 19.985,24. Taxa: R$ 180. Edital: bit.ly/2kpl0og
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) 1
Inscrições até 15 de outubro presencialmente no endereço: Diretorias dos Centros Acadêmicos. Concurso com 16 vagas para professor de engenharia elétrica (2), professor de engenharia civil e ambiental (1), professor de fisiologia da nutrição (1), professor de matemática (2), professor de informática aplicada, arquitetura e urbanismo (1), professor de paisagismo (1), professor de Metodologias do Ensino da Geometria Gráfica com ênfase em Geometria Projetiva (1), professor de anestesiologia (1), professor de anatomia patológica (1), professor de geriatria (1), professor de obstetrícia (1), professor de pediatria (1), professor de farmacologia geral (1) e professor de citologia, histologia e embriologia (1). Salários: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 239,00. Edital: bit.ly/2maDt8w.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 1
Inscrições até 23 de setembro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor substituto de engenharia ambiental (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 110. Edital: bit.ly/2MZbiWc.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 2
Inscrições até 24 de setembro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com duas vagas para professor substituto de ginecologia e obstetrícia (2). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 80. Edital: bit.ly/2kkoLve.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL) 3
Inscrições até 4 de novembro no site: www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes. Concurso com uma vaga para professor de anatomia humana (1). Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2Nqu2gV.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) 1
Inscrições até 22 de novembro no site: www.concursos.ufscar.br. Concurso com uma vaga para professor de estrutura e propriedades dos polímeros. Salários: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/30AWxMn
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) 2
Inscrições até 31 de janeiro (2020) no site: www.concursos.ufscar.br. Concurso com uma vaga para professor de conformação mecânica/propriedades mecânicas dos metais e ligas/estrutura dos metais e ligas (1). Salários: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/2ZCxQCh.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) 4
Inscrições entre 23 e 27 de setembro no endereço BR-230- Rodovia Governador Antônio Mariz, Km 466,5- BR 230, Fazenda Cezário. Concurso com duas vagas para professor substituto de ciências contábeis (2). Salário: 3.130,85. Taxa: R$ 75,00. Edital: bit.ly/346Jh4h
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) 5
Inscrições de 23 de setembro até 27 de setembro presencialmente no Protocolo Setorial do Centro de Formação de Professores da UFCG, endereço: Rua Sérgio Moreira de Figueiredo, s/n, Bairro Casas Populares, Cajazeiras (PB). Concurso com duas vagas para professor substituto de letras/libras (2). Salários: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 50. Edital: bit.ly/2PQQJxy.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) 6
Inscrições de 23 de setembro até 27 de setembro presencialmente na secretaria da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Câmpus Campina Grande, Rua Aprígio Veloso, 882, Bloco CM, Térreo, Campina Grande (PB). Concurso com uma vaga para professor substituto de arquitetura e urbanismo e engenharia civil (1). Salários: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 60. Edital: bit.ly/2MZXJpI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) 7
Inscrições de 24 de setembro até 27 de setembro presencialmente na secretaria da Unidade Acadêmica de Letras – UAL, no Centro de Humanidades – Av. Aprígio Veloso, 882, Bloco B, Térreo, Bairro Universitário, Campina Grande (PB). Concurso com uma vaga para professor substituto de língua portuguesa (1). Salários: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 65. Edital: bit.ly/2MYcuJv.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) 8
Inscrições de 21 de outubro até 25 de outubro presencialmente na secretaria da Unidade Acadêmica de Letras – UAL, no Centro de Humanidades – Av. Aprígio Veloso, 882, Bloco B, Térreo, Bairro Universitário, Campina Grande (PB). Concurso com uma vaga para professor substituto de língua inglesa (1). Salários: R$ 3.130,85. Taxa: R$ 65. Edital: bit.ly/2N0iq4y.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)
Inscrições até este domingo (22) no site: www.soc.ufv.br. Concurso com uma vaga para professor substituto de língua estrangeira moderna — espanhol (1). Salário: não informado. Taxa: R$ 120,75. Edital: bit.ly/34IsqFq.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 1
Inscrições até este domingo (22) presencialmente no endereço: Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de sociologia da educação (1). Salários: entre R$ 4.304,92 e R$ 5.831,21. Taxa: Não informada. Edital: bit.ly/34Idya7.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 2
Inscrições até sexta-feira (27) na Secretaria(s) do(s) Departamento(s), ou instância equivalente, a que se destina(m) a(s) vaga(s), no horário de 8h às 16h, nos dias úteis, pelo interessado ou por procuração. Concurso com vagas para professor substituto, em Odontologia Restauradora (2), ÁREA DE CONHECIMENTO: Área 1 (uma vaga), Clínica Odontológica e Área 2 (uma vaga). Salários: entre R$ 3.600,48 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Mais informações em bit.ly/2kncLsP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 3
Inscrições até 28 de setembro presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Escola de Veterinária Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor de saneamento e controle ambiental aplicado à produção animal (1). Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: entre R$ 215,99. Edital: bit.ly/2W841U2.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 4
Inscrições até 30 de setembro no site: www.aplicativos.ufmg.br/solicitacao_externa/. Concurso com uma vaga para professor visitante de engenharia metalúrgica (1). Salários: entre R$ R$ 7.442,47 e R$ R$ 19.985,24. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2ZHCs5Q.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 5
Inscrições até 30 de setembro no site: www.aplicativos.ufmg.br/solicitacao_externa/. Concurso com uma vaga para professor visitante de zootecnia (1). Salários: entre R$ R$ 7.442,47 e R$ R$ 19.985,24. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2Lm9xir.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 6
Inscrições até 3 de outubro presencialmente na secretaria da Faculdade de Educação no endereço: Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de política educacional (1). Salários: entre R$ 2.236,31 e R$ 3.449,83. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2z8MOkm.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 7
Inscrições até 3 de outubro presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Escola de Arquitetura, rua Paraíba, 697, Savassi, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor de planejamento urbano e regional (1). Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2Z7JipI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 8
Inscrições até 3 de outubro presencialmente na Escola de Ciência da Informação no endereço: sala 4004, av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor de museologia/expografia (1). Salários: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2Mtb3CF.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 9
Inscrições até 5 de outubro presencialmente no endereço: Avenida Universitária, 1000 – Bairro Universitário, Montes Claros (MG). Concurso com uma vaga para professor de administração orçamentária (1). Salário: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2Jd8wcF.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 10
Inscrições até 5 de outubro presencialmente na secretaria do departamento a que se destina a vaga. Concurso com uma vaga para professor de movimentos sociais (1). Salário: entre R$ 4.463,93 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2JvHmgq.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 11
Inscrições até 6 de outubro presencialmente na Secretaria Administrativa do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, 3º andar, câmpus Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor de educação física (1). Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2N2qRwb.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 12
Inscrições até 10 de outubro presencialmente no endereço: Secretaria da Faculdade de Medicina localizada na Av. Prof. Alfredo Balena, 190, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de medicina (1). Salário: entre R$ 2.459,95 e R$ 3.522,21. Edital: bit.ly/2msM2vz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 13
Inscrições até 16 de outubro presencialmente no endereço Rua Paraíba, 697, Savassi, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor de arquitetura e urbanismo (1). Salários: entre R$ 8.833,96 e R$ 19.985,24. Taxa: R$ 426,44. Edital: bit.ly/2VeBKLk.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 14
Inscrições até 29 de outubro presencialmente no endereço: Secretaria Geral do Instituto de Ciências Exatas Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor de ensino de química (1). Salários: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 215. Edital: bit.ly/2YuR73A.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 15
Inscrições até 29 de outubro presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Escola de Engenharia da UFMG Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Bloco I – Sala 1505, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor de eletrônica de potência (1). Salários: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2KfySKn.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 16
Inscrições até 30 de outubro no site: aplicativos.ufmg.br/solicitacao_externa. Concurso com uma vaga para professor visitante e/ ou estrangeiro de ciência política (1). Salários: entre R$ 16.199,24 e R$ 19.985,24. Taxa: Não informada. Edital: bit.ly/2LIQaR2.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 17
Inscrições até 4 de novembro presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Letras Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – sala 3012 – Pampulha – Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor de francês (1). Salários: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2lChsPO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 18
Inscrições até 30 de novembro presencialmente no endereço: Secretaria Geral da Faculdade de Letras situada na Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, sala 3012, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor adjunto de literatura brasileira (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2LLdJc4.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 19
Inscrições até 2 de dezembro no endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor adjunto de administração escolar (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: bit.ly/2luzaEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 20
Inscrições até 2 de dezembro no site: www.aplicativos.ufmg.br/solicitacao_externa/. Concurso com uma vaga para professor visitante de letras (1). Salário: entre R$ 7.442,47 e R$ 19.985,24. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2lqU07T.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) 21
Inscrições até 8 de dezembro presencialmente na secretaria-geral da Escola de Belas Artes, no endereço av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte (MG). Concurso com uma vaga para professor de fotografia (1). Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215,99. Edital: www.eba.ufmg.br.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) 1
Inscrições até esta segunda-feira (23) no site: https://www.ufrgs.br/progesp/?page_id=25826. Concurso com uma vaga para técnico especializado em linguagem de sinais (1). Salário: R$ 4.638,66. Taxa: R$ 105. Edital: www.ufrgs.br/progesp/?page_id=25826.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) 2
Inscrições até 30 de setembro no site: www.ufrgs.br/progesp. Concurso com 12 vagas para professor de gestão da comunicação e do negócio em publicidade e propaganda (1), professor de teoria econômica (1), professor de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural (1), professor de engenharia software (1), professor de informática aplicada (2), professor de projeto de arquiteturas de alto desempenho (1), professor de projeto e desenvolvimento de sistemas digitais (1), professor de sistemas distribuídos e de larga escala (1), professor de fonologia, morfologia, sintaxe (2), professor de linguística: ciência do léxico (1). Salários: entre R$ 6.668,20 e R$ 9.600,92. Taxa: entre R$ 165 e R$ 239. Edital: bit.ly/2lyXcOO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)
Inscrições até esta segunda-feira (23) no site: bit.ly/2nDBplY. Concurso com uma vaga para professor de ética e legislação em psicologia; neurociência; psicofisiologia; processos psicológicos básicos; teorias e técnicas psicoterápicas em abordagens humanistas (1). Salários: R$ 4.304,92. Taxa: R$ 75. Edital: bit.ly/2lLOTiV.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) 2
Inscrições até 27 de setembro no site: bit.ly/2knhnPF. Concurso com uma vaga para professor de educação física. Salário: R$ 3.600,48. Taxa: R$ 60. Edital: bit.ly/2knhnPF
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) 1
Inscrições até 24 de setembro presencialmente no endereço: Secretaria da Coordenação de Letras Vernáculas do Centro de Ciências Humanas e Letras, no câmpus Ministro Petrônio Portela, em Teresina (PI). Concurso com uma vaga para professor substituto de letras (1). Salários: entre R$ 3.126,31 e R$ 5.786,68. Taxa: R$ 89,41. Edital: bit.ly/2krbTn4.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) 2
Inscrições até 26 de setembro presencialmente na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, câmpus Universitário Ministro Petrônio Portela, no endereço: Bairro Ininga, Teresina (PI). Concurso com uma vaga para professor visitante de serviço social (1). Salários: não informados. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/34ILyDb.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) 1
Inscrições até quarta-feira (25) presencialmente no endereço: Secretaria do Departamento de Letras – DELET. Rua do Seminário, S/N – Mariana – MG. Concurso com uma (1) vaga para professor substituto de letras. Salário: R$ 4.304,92. Taxa: R$ 82. Edital: bit.ly/2lW0lZo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) 2
Inscrições até quarta-feira (25) presencialmente no endereço: Secretaria do Departamento de Ciências Biológicas – DECBI. Campus Universitário, Morro do Cruzeiro – Ouro Preto – MG. Concurso com uma (1) vaga para professor substituto de biologia celular, histologia, embriologia e ensino de ciências. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 85. Edital: bit.ly/2ktgh4U.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) 3
Inscrições até sexta-feira (27) presencialmente no endereço: Secretaria do Departamento de Ciências Econômicas. Rua do Catete, n° 166 — Mariana (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de economia (1). Salário: R$ 5.831,21. Taxa: R$ 85. Edital: bit.ly/2kqpI4Y.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
Inscrições até 26 de setembro no site www.progep.ufpb.br. Concurso com 17 vagas para professores de bioquímica (1), literatura e língua inglesa (1), francês (1), língua portuguesa e linguística (1), fundamentos psicológicos da educação (2), linguagens e ensino (1), ciências sociais (1), avaliação e intervenção psicopedagógica (1), voz (1), embriologia (1), gestão de documentos (1), história (1), projeto de expressão (1), projeto e tecnologia da arquitetura e urbanismo (1), teatro na educação (1) e produção de ruminantes (1). Salário: até R$ 5.786,68. Taxa: não informada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 1
Inscrições até 27 de setembro site: concurso.unifesp.br/. Concurso com uma vaga para professor de ciências biológicas/biologia celular (1). Salários: R$ 5.831,21. Taxa: R$ 145,78. Edital: concursos.unifesp.br.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 2
Inscrições até 1º de outubro presencialmente no câmpus São Paulo, Divisão de Recursos Humanos, Rua Botucatu, Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor de ciências da saúde e anatomia patológica (1). Salário: R$ 5.786,68. Taxa: R$ 144,66. Edital: bit.ly/2PSIo91.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 3
Inscrições até 4 de outubro presencialmente no endereço: Rua Silva Jardim, 136, 1º andar, sala 111, Vila Matias, Santos/SP. Concurso com uma vaga para professor de engenharia (1). Salário: entre R$4.463,93 e R$9.600,92. Taxa: R$240,02. Edital: bit.ly/2MHa1lK.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 4
Inscrições até 7 de outubro presencialmente no endereço: Rua Botucatu, 740, 5º andar, sala 505, Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor de cirurgia geral (1). Salário: R$ 3.126,31 e R$ 5.786,68. Taxa: R$ 144,66. Edital: bit.ly/2XwmKcU.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 5
Inscrições até 8 de outubro no site: concurso.unifesp.br/ . Concurso com uma vaga para professor de relações internacionais/regimes econômicos internacionais (1). Salários: R$ 5.831,21. Taxa: R$ 145,78. Edital: bit.ly/2ksfEIE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 6
Inscrições até 9 de outubro presencialmente no endereço: Campus SÃO PAULO, na Divisão de Recursos Humanos, Rua Botucatu, 740 – 5º andar – sala 505, Vila Clementino, São Paulo (SP). Concurso com uma vaga para professor de gastroenterologia cirúrgica/cirurgia do esôfago, estômago e bariátrica (1). Salários: R$ 3.522,21. Taxa: R$ 88,05. Edital: bit.ly/2lIvvmM.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) 7
Inscrições até 17 de outubro presencialmente no endereço: Câmpus São José dos Campos, Rua Talim, nº 330, Vila Nair, São José dos Campos/SP. Concurso com uma vaga para professor de matemática (1). Salário: R$ 9.600,92. Taxa: R$ 240,02. Edital: bit.ly/31xpxog
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)
Inscrições até 30 de setembro no site: www.concurso.unifesspa.edu.br. Concurso com 15 vagas para professor. Salários: entre R$ 4.463.93 e R$ 9.600.92. Taxa: R$ 120. Edital: bit.ly/2Gq4ADI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)
Inscrições até 30 de setembro presencialmente na secretaria da direção do setor de ciências da saúde, no endereço: rua Padre Camargo, 285, Alto da Glória, Curitiba (PR). Concurso com uma vaga para professor de patologia bucal (1). Salários: entre R$ R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 240. Edital: bit.ly/32gzabk.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)
Inscrições prorrogadas até 30 de setembro no site: concursos.ufba.br. Concurso com uma vaga para professor titular de artes, ciências e humanidades (1). Salário: R$ 19.985,24. Taxa: R$ 300. Edital: bit.ly/2ltkh5w.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) 1
Inscrições até 11 de outubro no site: sig.ufabc.edu.br/sigrh/public. Concurso com uma vaga para professor de filosofia (1). Salários: R$ 9.616,18. Taxa: Não informada. Edital: bit.ly/2lKaecq.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) 2
Inscrições até 11 de outubro no site: https://bit.ly/2kvd592. Concurso com duas vagas para professor de ensino de filosofia (2). Salários: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 239. Edital: bit.ly/2kvd592.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) 1
Inscrições até 16 de outubro no endereço: Secretaria do Departamento de Enfermagem, CCS/UFES, Av. Marechal Campos, nº 1.468, Maruípe, Vitória (ES). Concurso com uma vaga para professor de enfermagem (1). Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 250. Edital: bit.ly/34lDdFi.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) 2
Inscrições até 16 de outubro no endereço: Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica, prédio CT III, Avenida Fernando Ferrari, nº 514, Câmpus Universitário de Goiabeiras, Vitória (ES). Concurso com uma vaga para professor de engenharia mecânica (1). Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 250. Edital: bit.ly/34lDdFi.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) 3
Inscrições até 16 de outubro no endereço: Secretaria Integrada de Departamentos do CCHN/UFES, prédio do IC-II, Térreo, Avenida Fernando Ferrari, nº 514, Câmpus Universitário de Goiabeiras, Vitória (ES). Concurso com uma vaga para professor de ciência política (1). Salários: entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18. Taxa: R$ 250. Edital: bit.ly/34lDdFi.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA)
Inscrições até 10 de novembro no site: sig.unila.edu.br/sigrh/public/home.jsf. Concurso com uma vaga para professor adjunto de engenharia de materiais (1). Salário: R$ 9.616,18. Taxa: R$ 215. Edital: bit.ly/2lGynR6.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)
Inscrições até 29 de novembro presencialmente nos endereços: Avenida Vereador João Narciso, n.º 1380, bairro Cachoeira, Unaí (MG), para o câmpus de Unaí e Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT), situado na Avenida Um, nº 4050, Cidade Universitária, para o câmpus Janaúba (MG). Concurso com dez vagas para professor adjunto de matemática (2), zootecnia (1), ciências agrárias (1), engenharia agrícola (2), medicina veterinária (2), geoestatística (1) e engenharia civil, de minas ou geológica (1). Salários entre: R$ 6.708,96 R$ 9.616,18. Taxa: entre R$ 200 e R$ 400. Edital: bit.ly/2LLdJc4.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)
Inscrições entre 18 de outubro e 2 de dezembro no site www.copese.uft.edu.br. Concurso com sete (7) vagas para professores de letras (2), pedagogia (1), química ambiental (1), engenharia ambiental (1), medicina (2). Salários: entre R$ 2.236,31 e R$ 9.600,92. Taxa: R$ 260. Edital: bit.ly/2kRYgxa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)
Inscrições até 24 de janeiro de 2020 pelo e-mail: icbim@ufu.br ou presencialmente no endereço: Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM), Câmpus Umuarama, Uberlândia (MG). Concurso com uma vaga para professor visitante de biologia (1). Salário: não informado. Taxa: R$ 190. Edital: bit.ly/2UfAhoX.
INSTITUTOS
Continua depois da publicidade
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)
Inscrições até 25 de setembro presencialmente no endereço: Rodovia MG 202, KM 407, Arinos/Buritis (MG), na Coordenação de Gestão de Pessoas. Concurso com uma vaga para professor substituto de química (1) para o câmpus Arinos. Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Edital: www.ifnmg.edu.br/professor-substituto.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM) 1
Inscrições até este domingo (22) pelo site: www2.ifam.edu.br. Concurso com oito vagas para professor substituto de engenharia elétrica (5), engenharia mecânica (1), letras (1) e administração (1) para o câmpus Manaus Distrito Industrial. Salários: entre R$ 2.795,40 e R$4.304,92. Taxa: R$ 50. Edital: bit.ly/2LZVrUD.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)
Inscrições até este domingo (22) no site www.utfpr.edu.br. Concurso com três vagas para professor de turismo (1), educação (1) e engenharia (1). Salário: entre R$ 3.126,31 e R$ 5.786,68. Taxa: não informada.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)
Inscrições até esta segunda-feira (23) no site: www.ifg.edu.br/concursos/professor-substituto. Concurso com vagas cadastro de reserva para professores substitutos de educação, artes, informática/sistemas de computação e informática/metodologia e técnicas da computação. Salários: entre R$ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/2MZaHnA.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL) 1
Inscrições até 23 de setembro presencialmente no Setor de Gestão de Pessoas do câmpus Charqueadas, situado na Rua General Balbão, 81, centro, Charqueadas (RS). Concurso com uma vaga para professor substituto de letras – português/espanhol (1). Salários: entre R$ 3.121,76 e R$ 5.742,14. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/2Q22hya.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL) 2
Inscrições até terça-feira (24) no endereço: Setor de Gestão de Pessoas do Câmpus Charqueadas, situado na Rua General Balbão, 81 – centro – Charqueadas/RS – Telefone: (51) 3658-3775. Concurso com 1 vaga para professor de português/inglês. Salários: entre R$ 3.121,76 e R$ 5.742,14. Taxa: R$ 40. Edital: www.ifsul.edu.br/
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL) 3
Inscrições até 26 de setembro presencialmente no câmpus Pelotas, COAGPES, situado na Praça Vinte de Setembro, nº 455, Bloco 16 – antigo prédio da CEF, Pelotas (RS). Concurso com uma vaga para professor substituto de geografia (1). Salários: entre R$ 3.121,76 e R$ 5.742,14. Taxa: R$ 40. Edital: bit.ly/2Q22hya.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) 1
Inscrições até 24 de setembro na Coordenação de Gestão de Pessoas do IFTM – câmpus Patrocínio, na Av. Líria Terezinha Lassi Capuano, nº 255, município de Patrocínio (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de português/redação (1). Salários: entre R$ 2.236,31 e R$ 3.449,83. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/34Sx0B4.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) 2
Inscrições até 30 de setembro na Coordenação de Gestão de Pessoas do IFTM – câmpus Ituiutaba presencialmente no endereço: rua Belarmino Vilela Junqueira, s.nº, bairro Novo Tempo 2, município de Ituiutaba (MG). Concurso com uma vaga para professor substituto de português/inglês (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2LUimjQ.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
Inscrições até 25 de setembro presencialmente no câmpus Nilópolis. Concurso com três vagas para professor substituto de atendimento educacional especializado (1), libras (1) e libras com atendimento educacional especializado (1). Salários: não informados. Taxa: não informada. Edital: portal.ifrj.edu.br/node/84.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)
Inscrições até quarta-feira (25) no site: bit.ly/2kL8cZC. Concurso com três vagas para professor substituto de inglês (1), design multimídia para educação bilíngue (1) e informática (1). Salário: entre 3.588,85 e R$ 6.289,21. Taxa: R$ 32,45. Edital: bit.ly/2kssYwR.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)
Inscrições até 26 de setembro no site: www.ifto.edu.br/porto. Concurso com uma vaga para professor de meio ambiente (1). Salários: entre R$ $ 2.236,32 e R$ 5.831,21. Taxa: Gratuita. Edital: bit.ly/2lN79Iq.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)
Inscrições até 27 de setembro no endereço: Rua Padre Agobar Valença, s/n, Garanhuns — (PE). Concurso com uma vaga para tradutor/intérprete de libras (1) para o câmpus de Garanhuns. Salário: R$ 4.180,66. Taxa: R$ 80. Edital: bit.ly/2m7vSYj
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)
Inscrições até 27 de setembro presencialmente no endereço: AV. José Felipe Tequinha, nº 1.400, Jardim das Nações, Paranavaí (PR). Concurso com três vagas para professor substituto de informática (1), mecânica (1) e elétrica (1), para o câmpus Paranavaí. Salário: R$ 3.130,85.Taxa: R$ 47 Edital: bit.ly/2LJGxl4.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)
Inscrições até 27 de setembro presencialmente no endereço: Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Campus Bento Gonçalves. Av. Osvaldo Aranha, 540, Bairro Juventude da Enologia, Bento Gonçalves, RS Concurso com cinco (5) vagas para professores substitutos de matemática (1), pedagogia (1), administração/comércio internacional (1), letras português/inglês (1) e física (1). Salários: entre R$ 3.121,76 e R$ 5.786,68. Taxa: não informada. Edital: bit.ly/2m314rs.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)
Inscrições até 29 de setembro no site www.idecan.org.br. Concurso com 148 vagas para professores de zootecnia, matemática, letras/línguas portuguesa, física, engenharia de pesca, engenharia de alimentos, biologia, artes, agronomia, designer gráfico, comércio exterior, história, engenharia agrícola, publicidade e propaganda, pedagogia, educação física, administração, letras/língua portuguesa e informática. Salário: até R$ 9.616,18. Taxa: R$ 140.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)
Inscrições até 30 de setembro presencialmente no câmpus a que se destina a vaga. Concurso com seis vagas para professores substitutos de letras – português e espanhol (1), pedagogia (2), libras (1), engenharia mecânica (1) e matemática (1). Salários: entre R$ 3.130,85 e R$ 5.831,21. Taxa: R$ 75. Edital: bit.ly/34SRFEO.
— —
Veículo: PCI Concursos
Editoria: –
Data: 23/09/2019
Link: https://www.pciconcursos.com.br/noticias/edital-de-processo-seletivo-e-divulgado-pela-ufjf-mg
Título: Edital de Processo Seletivo é divulgado pela UFJF – MG
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF torna público edital de Processo Seletivo destinado à contratação de um Professor Substituto do Magistério Superior, em regime de trabalho de 40h semanais.
A oportunidade é para a área de Matemática, Estatística, Matemática Fina Financeira, Cálculo e Álgebra Linear, no Departamento de Economia, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.
As candidaturas serão recebidas, nos dias úteis, a partir de hoje, 23 de setembro de 2019, até o dia 16 de outubro de 2019, das 08h às 17h, presencialmente, na Secretaria do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFJF – Campus Governador Valadares, localizada na Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, nº 330, Prédio Pitágoras, sala 300, Centro, Governador Valadares – MG.
Como método de seleção, será realizada Prova Didática; de Títulos; e Entrevista. Está previsto o dia 30 de outubro de 2019, para aplicação das provas.
Demais informações podem ser obtidas por meio do edital disponível em nosso site.
— —
Veículo: Acessa
Editoria: Educação
Data: 23/09/2019
Título: UFJF oferece vagas gratuitas para curso de microgeração de energia solar
O Laboratório Solar Fotovoltaico da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com 40 vagas abertas para o curso de Dimensionamento e Análise de Viabilidade Econômica de Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaico.
A iniciativa é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o próximo domingo, 29.
O objetivo é a formação de profissionais capazes de projetar sistemas solares fotovoltaicos de pequeno porte em residências, comércio ou indústria. O curso tem carga horária de 20 horas e as aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 12h, na Faculdade de Engenharia da UFJF. A previsão é de que as atividades tenham início no dia 19 de outubro e término no dia 30 de novembro.
Conforme o edital, as inscrições estão disponíveis para pessoas que tenham disponibilidade de quatro horas semanais aos sábados e tenham completado o ensino médio, além de conhecimentos básicos em informática. O processo de seleção consta de quatro critérios: menor renda familiar per capita; formação ou atividade profissional relacionadas à área da eletricidade; motivo da participação no curso; e a idade (critério de desempate, com o candidato mais velho tendo prioridade).
Em razão da grande procura pelo curso oferecido nos meses de janeiro e abril, abriu-se nova oportunidade, seguindo os mesmos moldes do projeto. São sete módulos, organizados em disciplinas que buscam contemplar as diferentes atividades desenvolvidas no mercado profissional do setor elétrico.
Outras regras do processo, bem como aspectos gerais do curso devem ser consultadas no edital. Outras informações: (32) 2102-5599 – Laboratório Solar Fotovoltaico (Labsolar).
— —
Veículo: Acessa
Editoria: Esporte
Data: 23/09/2019
Título: Flávio Stumpf e Amanda de Oliveira vencem Corrida Camilo dos Santos
Mais de 2.300 atletas encararam os 8,8km de corrida ou os 4,5km de caminhada da 8ª Corrida do Rodoviário Camilo dos Santos, na manhã do último domingo, 22 de setembro. Ela é a oitava etapa do 33º Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora. Flávio Stumpf (da equipe Vem Correr) e Amanda de Oliveira (Faculdade Granbery/Educação Física) foram os campeões da prova.
Completaram o pódio masculino, seguindo Flávio, Jocemar Correa (Vem Correr), Matheus Batista (Mega/Cria Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF), Pedro Archanjo (Vem Correr) e Wesley Furiatti (Vem Correr). No feminino, além de Amanda, Aline Barbosa (Faculdade Granbery/Educação Física), Noemi Alves da Cruz (Mega/Cria UFJF), Debora Faião (Team Faião) e Claudete Nunes (Profit Running).
Entre as equipes, Vem Correr, Superamigos e Mega/Cria UFJF venceram no masculino, e Nativos, Profit Running e Faculdade Granbery/Educação Física, no feminino. O Programa “JF Paralímpico”, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), venceu entre as equipes de pessoas com deficiência, tanto no masculino, quanto no feminino.
Devido a problemas técnicos ocorridos durante a corrida, os resultados extraoficiais estão sendo revisados e serão publicados até quinta-feira, 26. O ranking é realização da SEL, através do Departamento de Iniciação, Formação e Regimento Esportivo (Difre), e parceria com empresas vencedoras da licitação, organizadoras das etapas. Este ano serão 11 etapas.
— —
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata
Data: 23/09/2019
Título: Setembro Vermelho orienta sobre cuidados com a saúde do coração em Juiz de Fora
Escolhido como o mês para marcar a conscientização sobre os cuidados com a saúde do coração, o mês de setembro também é conhecido com Setembro Vermelho. O foco é a promoção de ações de conscientização e educação em saúde para prevenção de doenças cardiovasculares. Em Juiz de Fora, uma ação específica ocorre na manhã desta terça-feira (24), promovida pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/EBSERH.
Das 8h às 12h, na sede do HU que funciona no Bairro Santa Catarina, o Dia do Portador de Marcapasso lembrado em 29 de setembro, será o tema da iniciativa que contará com a realização de palestra, exibição de vídeo e orientações voltadas para o público em geral sobre ´Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis: o que são, para que servem, tipos e diferentes funções’.
De acordo com o médico responsável pelo setor de cardiologia do HU-UFJF, Hélio Brito Júnior, o coração é o órgão que mais mata a população. “Entre as causas de morte natural, as doenças cardiovasculares estão em primeiro lugar, por isso é importante ter um dia para lembrar a população que o coração, se não for bem cuidado, vai representar causa de morte”.
Outros fatores de risco também merecem atenção, como a genética, mas também outros elementos evitáveis, como tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol ruim, sobrepeso e sedentarismo.
Por isso, é muito importante a realização de campanhas para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde e a mudança de hábitos. “Sair do sedentarismo, por exemplo, ajuda muito quando o assunto é a saúde do coração”, explica o cardiologista.
Consulta especializada na hora certa
De acordo com o cardiologista, muitas pessoas não sabem quando devem procurar um médico ou acreditam que só precisam chegar até ele, quando já apresentam algum sintoma atípico. Entretanto, a partir dos 30 anos, já é importante consultar este médico especializado, alerta Hélio Júnior, se a pessoa não pratica esportes ou apresente desconforto físico.
Esses incômodos podem ser caracterizados por angina (dor no peito), fadiga, cansaço ou falta de ar. Também merecem atenção imediata sintomas como edemas nos membros inferiores, crises de tonturas ou desmaios, palpitação (disparos do coração), sinais de que a pessoa já apresenta alguma doença no coração.
— —
Veículo: Barbacena Online
Editoria: –
Data: 23/09/2019
Título: Alunos do UNIPAC Barbacena publicam textos em um dos livros mais baixados do Brasil
Trabalhos científicos de alunos do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena foram publicados no livro “Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente”, da editora Companhia do eBook. A versão gratuita do eBook está disponível no Amazon e no Google Play. Apenas no Amazon, o livro chegou nesta semana a ser o 10º mais baixado do Brasil na categoria Política.
Os trabalhos publicados no livro foram: “City Branding como estratégia comunicacional permanente: a marca de Santa Bárbara do Tugúrio (MG)”, de autoria dos alunos Eduarda Silva, Gabriel Andrade, Higor Rodrigues, Márcio Ribeiro e Tamiris Campos, e “Potencializando campanhas através de City Branding: desenvolvendo a marca de Alfredo Vasconcelos”, escrito pelos alunos Enir Cimino e Maikon Nunes. Os dois trabalhos foram orientados pelo professor Ricardo Rios.
Além da parte científica, os dois artigos presentes no livro também trazem simulações de aplicações práticas da pesquisa nos municípios estudados. O objetivo foi desenvolver o city branding das cidades. O City Branding é uma marca criada por um município para promover seu turismo e suas vocações. Trata-se de uma campanha comunicacional política permanente, que pode ser bem aproveitada pelas cidades, caso seja trabalhada e administrada adequadamente.
Os trabalhos foram desenvolvidos em sala de aula, no último ano, como parte da disciplina de Arquitetura de Marcas, e apresentados em março deste ano no I Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente, realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF).
Segundo o professor Ricardo Rios, a publicação dos trabalhos em livro demonstra a qualidade da produção dos alunos do UNIPAC. “A publicação dos artigos em um livro, que se tornou um dos mais baixados do Brasil, é muito gratificante para todos os pesquisadores que atuaram na construção dos textos. O curso hoje não forma apenas grandes profissionais, mas também pesquisadores de ponta, que aplicam os ensinamentos obtidos durante todo o curso em pesquisas concretas que podem ser utilizadas no dia a dia”, explicou o orientador.
Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Graziela Braga, os trabalhos refletem a qualidade da educação ofertada pelo curso e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. “Esses dois trabalhos de city branding refletem claramente a alta qualidade das produções de nossos alunos, que contam sempre com o apoio do corpo docente e todo o UNIPAC nessa construção. São trabalhos do mais alto gabarito e que merecem ser lidos e colocados em prática”, reforçou.
Grande número de produções
Em 2019 o curso de Publicidade e Propaganda do UNIPAC Barbacena completa 20 anos de existência, e a comemoração é dupla, porque neste mesmo ano, o curso se consolida como um grande produtor de pesquisas em Comunicação na região. Além de ter sido o curso de Comunicação da região com o maior número de aprovações de trabalhos no Intercom Sudeste, realizado em Vitória (ES), as produções de alunos da Publicidade tiveram destaque na 1ª Mostra Científica do UNIPAC e um trabalho foi publicado recentemente na Revista Anagrama, da USP, uma das publicações mais relevantes da área.
Como baixar o livro?
Atualmente, o livro está disponível no Amazon, no Google Play e na Livraria Saraiva. Ele está disponível gratuitamente:
Amazon – https://www.amazon.com.br/Comunica%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-elei%C3%A7%C3%B5es-campanha-permanente-ebook/dp/B07X5DVNYK
Google – https://books.google.com.br/books?id=hvarDwAAQBAJ
Saraiva – https://www.saraiva.com.br/comunicacao-politica-eleicoes-2018-e-campanha-permanente-10602316/p
— —
Veículo: Seja Bixo!
Editoria: –
Data: 24/09/2019
Título: UFJF divulga resultado das provas práticas do Vestibular de música
A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) publicou nesta terça-feira, 24, o resultado da prova de prática musical de habilidade específica para os candidatos ao Vestibular de Música 2020 e aos cursos de Música pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto. A lista aponta quais candidatos estão aptos para concorrer vagas em cursos de licenciatura, de bacharelados e os não aptos ou ausentes.
Pism 2020
Os candidatos ao Módulo III do Pism 2020 considerados aptos para licenciatura ou para bacharelado devem realizar provas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro para os cursos de Música escolhidos. Os candidatos considerados inaptos ou que não compareceram às provas estão automaticamente inscritos na segunda opção indicada no momento da inscrição, contanto que não seja outro curso de Música.
O comprovante definitivo de inscrição estará disponível a partir das 15h do dia 19 de novembro, até as 12h no dia 1º de dezembro. Nele estarão contidas informações do candidato e local de prova.
Quer uma bolsa de estudo para fazer faculdade? O Quero Bolsa oferece opções em mais de 1.000 faculdades!
O resultado final do Módulo III do Pism 2020 será divulgado a partir das 15h do dia 16 de janeiro de 2020.
Vestibular de Música 2020
Os candidatos ao Vestibular de Música considerados aptos para licenciatura ou para bacharelado partem para a próxima etapa do concurso: a participação nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos domingos 3 e 10 de novembro.
A classificação final dos candidatos será feita em ordem decrescente do somatória das notas no Enem, até o limite de vagas para cada modalidade e grupo. Os critérios de desempate seguem a seguinte ordem:
1) Maior nota nas competências e habilidades “Ciências Humanas e suas tecnologias”;
2) Maior nota nas competências e habilidades “Linguagens, códigos e suas tecnologias”;
3) Maior nota na “Redação”;
4) Maior nota nas competências e habilidades “Matemática e suas tecnologias”;
5) Maior idade;
6) Sorteio.
O resultado final do Vestibular de Música 2020 será divulgado a partir das 15h do dia 22 de janeiro de 2020.
Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br
— —
Veículo: Blog do Vestibular
Editoria: –
Data: 24/09/2019
Link: https://www.blogdovestibular.com/vestibular-seriado/ufjf-pism-2020.html
Título: O PISM da UFJF recebe a cada edição mais inscrições, veja o total de inscritos
O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu o total 40.202 inscrições. Aproximadamente 72% são oriundos outras cidades além de Juiz de Fora e Governadores Valadares; nas quais a universidade possui seus campi.
UFJF PISM 2020
Do total de inscritos no Pism e no Vestibular de Música, 11.225 vivem em Juiz de Fora ou em Governador Valadares e 28.977 são de outras cidades. De acordo com os dados da UFJF, divididos por regiões; 28.850 são oriundos de outras cidades do Sudeste do país; 64 candidatos do Centro-Oeste; 60 do Nordeste; 27 do Norte e 13 do Sul. De outras cidades de Minas Gerais vem a maioria dos candidatos que totalizam 17.859.
Inscritos por Módulos PISM 2020
O Módulo I do Pism recebeu 20.420 candidatos; para o Módulo II foram 12.161 inscritos e para o Módulo III, 7.545 estudantes. O Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, inclusive Medicina.
Comprovante definitivo de inscrição
Os candidatos deverão aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na Área do Candidato, a partir das 15h do dia 19 de novembro até as 12h do dia 1º de dezembro de 2019.
O comprovante de inscrição conterá informações referentes ao local de exame, mas nos dias das provas, os estudantes deverão apresentar documentação de identificação com foto recente.
Provas Pism UFJF
As provas do Pism serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019; em cinco cidades que são Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis.
Demais informações no Edital da UFJF PISM 2020.
— —