Com o objetivo de instruir sobre a redação de patentes, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal Sudeste  de Minas Gerais realiza nos dias 19 e 20 de setembro, o Workshop “Redação de Patentes: Além dos Guias e Oficinas Práticas”. O evento é uma iniciativa do IF Sudeste MG, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

São 12 horas de atividades gratuitas voltadas para pesquisadores, servidores, estudantes, gestores de atividades de pesquisa e inovação, empresários e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes. As atividades começam às 8h30 e terminam às 16h30, no anfiteatro do bloco Administrativo, no IF Sudeste MG – Campus JF.

Segundo o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste MG, o evento busca capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

As inscrições para o workshop podem ser feitas através do formulário on-line. Não há prazo definido, porém, as vagas são limitadas. O ministrante sugere que cada participante contribua com 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) ou um agasalho para doação a alguma instituição beneficente que virá a ser definida por ele e divulgada posteriormente.

As atividades serão ministradas pelo especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas, Henry Suzuki. O palestrante é agente da Propriedade Industrial, sócio-diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, consultor colaborador da Questel Consulting (FR) e agente do Questel Orbit no Brasil, além de titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Outras informações podem ser obtidas no site da empresa Axonal ou solicitadas pelo e-mail: nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br