Com anúncio da suspensão da implementação das bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ocorrida na última quinta-feira, dia 15 de agosto, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) iniciou uma série de reuniões com o reitor Marcus David e com a vice-reitora Girlene Silva em busca de uma solução institucional que minimizasse os graves impactos do corte de bolsas na instituição.
Como o anúncio foi de que o CNPq não possuía recursos para pagar as bolsas de agosto, a Propp presumiu que talvez não ocorra o pagamento de nenhuma bolsa de iniciação científica do CNPq e que todos os docentes originalmente contemplados sejam prejudicados. Portanto, a pró-reitoria buscou encaminhar uma solução que englobasse a todos. Mesmo em um contexto de tantas restrições financeiras, sensível aos fortes impactos que a instituição sofreria e especialmente docentes, alunos e os projetos de pesquisa desenvolvidos, a gestão superior da UFJF autorizou a destinação de recursos para disponibilizar bolsas de iniciação científica (BIC/UFJF) para substituir as bolsas Pibic que forem efetivamente canceladas.
Nesse momento, a UFJF consegue, mais uma vez, priorizar suas atividades fim e destinar recursos que não estavam integralmente utilizados em outros projetos ou que sofreram alguma restrição em seu gasto, para garantir o ensino e a pesquisa de qualidade.
É importante ressaltar que esta ação representa uma solução pontual a um problema bem mais vasto que necessita de um enfrentamento de toda a comunidade acadêmica. A educação e a ciência brasileiras vêm sendo asfixiadas pelos cortes sucessivos em seu orçamento. O CNPq, principal agência de fomento à pesquisa no país, sofre um contingenciamento de seus recursos orçamentários, inviabilizando o pagamento de seus compromissos a partir de setembro. A resistência ativa de toda comunidade científica é uma necessidade.
Em termos operacionais, as bolsas Pibic serão transformadas em BIC/UFJF até quando o contingenciamento do CNPq permanecer e durante este ano de 2019. Poderá ocorrer um atraso de poucos dias no depósito das bolsas, decorrente da necessidade de verificação do pagamento das bolsas do CNPq por parte da UFJF. Mas é importante assegurar que todas as bolsas consideradas no resultado do Edital BIC-Pibic – Pibit e Pibic-AF 2019 estão confirmadas.