Os departamentos de física e matemática, com o intuito de estabelecer maior interação, promovem nos dias 14, 15 e 16 deste mês o I Encontro de Física-Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Além de palestras e minicursos, os alunos participarão do evento apresentando trabalhos desenvolvidos na área. 

A iniciativa para a realização do Encontro partiu dos alunos da graduação Daniel Rotmeister e da pós-graduação Danilo Machado, ambos da área de matemática. Segundo os organizadores, a ideia surgiu após um seminário. “Fui conversar com o Danilo sobre alguns pontos que me chamaram atenção e concluímos que no departamento de matemática havia um grupo que estudava assuntos muito próximos aos da pós-graduação em física. Como já sabia que o Danilo estava trabalhando com física-matemática no mestrado, sugeri que fizéssemos um evento em que reunisse os dois departamentos”, relatou Daniel. 

Para o pós-graduando, o convite inesperado despertou a vontade da realização que beneficiaria outros alunos interessados nos temas. “Enquanto por um lado acreditava que seria uma jornada difícil, por outro, sabia que seria de extrema importância, principalmente para os alunos”, explica Danilo. 

De acordo com os organizadores, além do espaço fornecido pelo departamento de matemática, foi de extrema importância o apoio dos professores que abraçaram a ideia como o coordenador do mestrado acadêmico em matemática Eduardo Toon e os professores que irão ministrar os temas das apresentações e também acompanharam a organização do evento. 

Mesmo que o evento aborde assuntos da física e da matemática, é aberto para qualquer um que se interesse pelos temas. Nada impede que alunos de outros cursos participarem, o fundamental é ter curiosidade sobre tópicos da área. Inclusive, para a nossa surpresa, tivemos inscrições de alunos da ciência da religião, BI de Humanas e do IAD”, disseram