Assinado por docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o “Manual de Endocrinologia Ginecológica” chega para sanar as dúvidas que frequentemente permeiam os atendimentos ambulatoriais, no cotidiano da prática médica, como forma rápida e eficiente de consulta para estudantes de graduação e pós-graduação, residentes de Ginecologia e Obstetrícia e de Endocrinologia, e médicos interessados em atualização nesta área. Fernanda Polisseni Souza, Denise Gasparetti Drumond, Danielle Guedes Andrade Ezequiel e Lize Vargas Ferreira são autoras do projeto, que traz outros professores, de diferentes instituições, assinando, como coautores, alguns dos 17 capítulos do livro.
O lançamento acontece na quinta-feira, dia 15, às 19h30, no Centro de Estudos do Centro Médico Monte Sinai, com palestra do professor César Eduardo Fernandes, titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), e presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrago). Ele discorre sobre “O uso dos androgênios em ginecologia”, tema bastante polêmico nos dias atuais, haja vista a utilização indiscriminada de hormônios, com consequências graves para a saúde da mulher.
A professora do Departamento de Cirurgia, Serviço de Ginecologia, da Faculdade de Medicina da UFJF, Denise Drumond, ressalta que todos os capítulos da obra são respaldados pela literatura médica mais respeitada e têm como base uma série de periódicos robustos, conteúdos abalizados, consensos de sociedades médicas, formando as orientações que atendem a uma demanda do Hospital Universitário (HU) no sentido de tentar uma uniformização das condutas em consultórios, ambulatórios e centros hospitalares.
Lacuna preenchida
A professora do Departamento de Cirurgia, Serviço de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFJF, Fernanda Polisseni, explica que o projeto é fruto da percepção das autoras sobre a deficiência de literatura específica nesta área, que envolve toda a complexidade hormonal feminina. “O primeiro passo foi definir, em conjunto, quais seriam os temas mais relevantes e frequentes em nossos atendimentos diários para serem abordados no Manual. Depois, definimos o formato. Os assuntos deveriam ser abordados de forma bem prática, oferecendo, principalmente, informações sobre diagnóstico e tratamento das patologias, de modo a facilitar a consulta pelos leitores.”
Delimitados temas e formato do livro, as quatro docentes solicitaram a contribuição de colegas da UFJF, além de outros da Suprema e de diferentes instituições de ensino do país, escrevendo capítulos sobre os temas para os quais apresentavam maior expertise. “Juntamos esforços de professores da Ginecologia e da Endocrinologia para obter uma obra completa e atualizada”. Assim, acredita a médica, será possível despertar, nos alunos e nos residentes do Hospital Universitário da UFJF, o interesse por temas relevantes e fundamentais para um atendimento global da mulher.
O objetivo é que o público-alvo encontre no “Manual de Endocrinologia Ginecológica” um grande acervo de conhecimentos, sem perder de vista a visão clínica dos temas abordados. “Este direcionamento é, em essência, o mais precioso e o que nos enriquece na avaliação e no tratamento das pacientes que nos procuram, diariamente, com problemas no campo intrincado da endocrinologia ginecológica”, diz.
Ampla gama de conhecimentos
O “Manual de Endocrinologia Ginecológica”, que se propõe como de grande valia para auxiliar nos trabalhos assistenciais e acadêmicos do Hospital Universitário da UFJF, tem 182 páginas e foi impresso pela Coopmed Livraria e Editora de Belo Horizonte/Medicina e Saúde.
Colaboram na autoria os médicos Ademar Vasconcellos do Carmo, Alexandre Hohl, Álvaro Fernando Polisseni, Ana Carmen Juliano, Ana Chartuni Cury, Beatriz Christina Melillo, Christiane Toledo Leal, Danielle Guedes Ezequiel, Didier Castellano Filho, Elimar Jacob Salzer Rodrigues, Geraldo Sérgio Vitral, Glauce Ulhôa Tostes, Hakayna Calegaro Salgado, Homero Gonçalves Júnior, Josélio Rosa, Luciano Fernandes Loures, Maria Clara Amaral, Mônica Barros Costa, Natália de Castro Maddalena e Ricardo Campello da Conceição.
O Centro de Estudos do Centro Médico Monte Sinai fica localizado na Avenida Itamar Franco 4.000, segundo andar, Torre Leste.
Outras informações: (32) 2102-3841 (Faculdade de Medicina-UFJF)