Além dos cursos presenciais, há transmissão em webconferência para o Campus GV. (Foto: Gabriella Ramos)

Acontecem nesta semana os últimos cursos do Global GV, evento que integra o Global July, do campus Juiz de Fora. Serão abordados temas como Cinesiologia e biomecânica, Agenda internacional em direitos humanos e empresas e Leitura e entendimento de artigos científicos. Nesta edição, foram disponibilizadas vagas para o público externo, basta comparecer ao local das aulas com documento de identificação, tendo a ciência de que as aulas serão ministradas em língua estrangeira. Clique aqui e confira os cursos disponíveis.

Estudantes acompanham curso da professora Maria Irene Zonis, sobre o sindicalismo argentino. (Foto: divulgação)

Segundo a Gerente de Graduação do Campus GV, Andréia Queiroz, o evento representa uma inovação para o campus avançado. “Uma oportunidade que a Universidade dá para que estudantes, professores e comunidade externa tenham contato com cursos de excelente qualidade, voltados tanto para níveis de graduação e pós-graduação, ministrados em língua estrangeira. Essa é uma grande ação de internacionalização do campus”, comentou.

Professora Larissa Barroso Cabral aborda curso em francês. (Foto: divulgação)

A importância das atividades foi destacada, também, pelo professor Cristino Carneiro Oliveira, que as considera uma oportunidade para “expandir o conhecimento científico além das atividades que a Instituição já desempenha no âmbito regional e nacional. A participação dos estudantes em um evento desses, que favorece a internacionalização de atividades científicas e de práticas de trabalho, dá oportunidade para o aluno expandir o conhecimento não só para a sociedade, mas também permite comparação e aprendizado de técnicas utilizadas em outros países e que podem ser aplicadas aqui”.

Estudantes acompanham cursos durante o Global GV. (Foto: divulgação)

Também segundo a professora do Departamento de Farmácia, Regina Kelmann, o contato com outras línguas torna mais abrangente o entendimento dos participantes. “É importante ter contato com outras línguas, porque o mundo está hoje em dia muito conectado. O Global GV permite trazer pessoas de fora do Brasil, ter uma visão de realidades diferentes, o que temos de bom e o que podemos melhorar, também permite que os estudantes tenham uma visão macro da ciência, do desenvolvimento, da pesquisa e da inovação”, finalizou.

Cursos e dinâmicas de estudos
Nesta sexta, 2, das 9h às 13h, acontece o curso Analisis 2D en Kinovea”, que será ministrado em espanhol pelo professor Esteban Aedo, da Universidade do Chile. A atividade será voltada a graduandos e pós-graduandos, e consistirá em uma análise biomecânica para a saúde, o esporte e a reabilitação. O curso acontece no Pitágoras e é aberto a toda a comunidade.

Também na sexta, das 9h às 17h, será realizado o curso “Reading studies and understanding the structure in english language health sciences journals”, voltado a estudantes do Instituto de Ciências da Vida, principalmente os que tem mais contato com leitura de artigos da área da saúde. “Como os artigos são a porta de entrada para uma base de uma internacionalização, o curso vem favorecer o entendimento de profissionais e estudantes sobre a estrutura da informação científica. A primeira parte abordará os conceitos teóricos das estruturas dos artigos, e na segunda parte os estudantes farão uma análise individual de um artigo escolhido, aprendendo como a leitura deve ser entendida, explorada e criticada”.

Além das atividades presenciais, os participantes contam também com cursos transmitidos via webconferência para o Campus GV. Nesta quarta, 31, acontece a transmissão das primeiras aulas do curso “Agenda Internacional en Derechos Humanos y Empresas”, com a professora Manoela Carneiro Roland. O curso segue até a próxima quinta. Haverá certificado de participação nos cursos do Global GV.

Atualizada em 1º/08, às 14h55.