Veículo: Brasil De Fato

Editoria:

Data: 25/07/2019

Link: https://www.brasildefato.com.br/2019/07/25/brumadinho-seis-meses-de-um-crime-sem-reparacao/

Título: Brumadinho: seis meses de um crime sem reparação

A buzina irrompe na cidade do grito sufocado. É o ruído do trem da Vale que corta Brumadinho (MG). Sinal de que o minério não para, corre os trilhos em direção ao estrangeiro. Esse trem, contrariando toda uma região destruída pela mineração, não guardou luto durante os últimos seis meses. Ao contrário, o que se vê, se sente e se respira na cidade só atesta o lamento da mãe Andreza, que perdeu o filho: “O zelo pela vida não faz parte da mineração. Onde tem a mineração só sobrevive ela mesma”.

Em 25 de janeiro de 2019, por volta das 12h30, a Barragem I da mina Córrego do Feijão se rompeu em Brumadinho (MG). Construída a montante – o método menos seguro e mais barato –, a estrutura de mais de 40 anos era administrada pela Vale desde 2003. Foram identificados 248 mortos. Outros 22 corpos continuam soterrados pelos 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos da mineração.

Este é o primeiro capítulo da série especial do Brasil de Fato sobre os seis meses do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. As próximas reportagens vão retratar os impactos na saúde dos atingidos, os danos nas comunidades ribeirinhas e os problemas causados pelas obras da mineradora no bairro Pires.

— —

Veículo: Portal Acessa

Editoria: Zona Pink

Data: 25/07/2019

Link: https://www.acessa.com/zonapink/arquivo/2019/07/25-semana-rainbow-ufjf-tem-nova-data-edital-patrocinio-prorrogado/

Título: Semana Rainbow da UFJF tem nova data e edital de patrocínio é prorrogado

Foi prorrogado até o dia 31 de julho o prazo para empresas públicas e/ou privadas demonstrarem interesse de parcerias para execução do projeto de extensão Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ+: Semana Rainbow da UFJF, que ocorre entre 5 e 18 de agosto. O novo chamamento público já está disponível para consulta e foi divulgado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Por meio de ações e eventos culturais, o projeto busca a inclusão da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTQ+). Para o professor do Departamento de Turismo e organizador do evento, Marcelo do Carmo, “o chamamento público é importante, especialmente, por dois pontos: estimula que o empresariado se envolva em ações desse tipo e, efetivamente, evidencia o engajamento das empresas quanto à inclusão da comunidade LGBTQ+ e as pautas das diversidades. Estamos dando todas as condições para que empresas em nível nacional possam contribuir efetivamente para a realização da III Semana Rainbow da UFJF”, ressalta o coordenador do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ”.

Programação diversificada

Mais de 70 ações já estão confirmadas para o evento que, pela primeira vez, contará com um convidado internacional na programação. Antony Hickling, cineasta sul-africano apresentará sua trilogia de cinema “QUEER”, considerada uma das mais importantes em nível mundial.

Além de um festival de cinema, as atrações incluem shows variados, teatro, rodas de conversa, conferências, oficinas, lançamento de livros, workshops e exposições de artes visuais. A programação completa será divulgada na terça-feira, dia 30.

— —

Veículo: Portal Metropoles

Editoria: Saúde

Data: 25/07/2019

Link: https://www.metropoles.com/saude/tres-principios-simples-para-os-pais-prevenirem-a-obesidade-infantil

Título: Três princípios simples para os pais prevenirem a obesidade infantil

Hábitos alimentares ruins na infância são a principal causa de crianças obesas. Atualmente, no Brasil, 33% dos meninos e meninas de 5 a 9 anos estão acima do peso e 15% são considerados obesos. Os dados são alarmantes, mas dicas simples com pequenas mudanças na alimentação do dia a dia podem ajudar a reverter esse quadro.

Informações do Ministério da Saúde apontam que uma criança obesa tem 80% de chance de se tornar um adulto obeso. A condição está associada a nada menos que 26 doenças crônicas, incluindo pressão alta e diabetes tipo 2.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/07/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/25-07-2019/mulher-tem-celular-e-notebook-roubados-proximo-ao-portico-sul-da-ufjf.html

Título: Mulher tem celular e notebook roubados próximo ao Pórtico Sul da UFJF

Uma mulher de 24 anos foi rendida por dois homens, no início da noite de quarta-feira (25), quando transitava pela Avenida Itamar Franco, próximo ao Pórtico Sul da UFJF. Segundo informações da Polícia Militar, um dos criminosos portava um objeto semelhante a arma de fogo e apontou o mesmo na direção da vítima. A dupla roubou os produtos e fugiu em seguida na direção do Bairro Dom Bosco.

— —

Veículo: Click Camboriú

Editoria: Esporte

Data: 25/07/2019

Link: https://www.clickcamboriu.com.br/esporte/2019/07/atletas-do-paradesporto-de-bc-participam-da-paralimpiada-universitaria-2019-219334.html

Título: Atletas do Paradesporto de BC participam da Parlimpíada Universitária 2019

Texto não copiável

 — —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Minha Tribuna

Data: 25/07/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/servicos/minha-tribuna/25-07-2019/asfalto-cede-e-cria-buraco-proximo-a-faixa-de-pedestres-no-sao-pedro.html

Título: Asfalto cede e cria buraco próximo a faixa de pedestres no São Pedro

Um afundamento no asfalto, em um trecho próximo à faixa de pedestres, tem prejudicado motoristas e pedestres na Avenida Costa e Silva, próximo ao número 1.654, no Bairro São Pedro, na Cidade Alta. O problema foi sinalizado com um cone para evitar acidentes. No entanto, representa risco para pedestres que realizem a travessia no local e para motoristas que trafegam pela via, onde o trânsito é intenso, principalmente, durante os períodos letivos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 25/07/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/25-07-2019/o-homenageado-juracy-neves-com-edgar-ribeiro-e-paulo-cesar-magella-na-festa-dos-123-anos-da-associacao-comercial.html

Título:

Flávia Oliveira Junqueira, professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha é convidada do Museu de Malacologia da UFJF para falar hoje e amanhã.

— —

Veículo: Portal Acessa

Editoria: Cultura

Data: 26/07/2019

Link: https://www.acessa.com/cultura/arquivo/noticias/2019/07/26-harmoniemusik-apresenta-musica-seculo-xviii-para-instrumentos-sopro/

Título: Harmoniemusik apresenta música do século XVIII para instrumentos de sopro

Em mais uma apresentação inédita na programação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, o público juiz-forano terá a oportunidade de conhecer o trabalho do ensemble Harmoniemusik, que se apresenta no Cine-Theatro Central neste sábado, dia 27 de julho. O grupo é o primeiro do gênero na América Latina e reúne instrumentos ainda muito raros no país, como oboés, fagotes, clarinetes e trompas históricos, isto é, cópias de instrumentos do século XVIII.

Fundado em 2001, o grupo resgata o repertório composto para essa rica formação na segunda metade do século XVIII e início do XIX. O nome do conjunto deriva do próprio repertório ao qual o grupo se dedica, conhecido como harmoniemusik – a música de câmera composta, no século XVIII, para grupos de instrumentos de sopro.

Geralmente utilizados aos pares, este instrumental deu origem à seção de sopros da orquestra clássica, servindo para amplificar e aumentar as possibilidades de colorido sonoro das cordas. Assim, a ideia de orquestração nasce das possibilidades timbrísticas da harmoniemusik. O programa da apresentação inclui duas obras de Mozart, incluindo A Flauta Mágica, e uma composição de Franz Krommer.

30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga – Harmoniemuzik

Dia 27, às 20h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, s/n – Centro, Juiz de Fora, MG)

Entrada franca (Os convites serão distribuídos no Centro Cultural Pró-Música no dia da apresentação, das 8h às 18h. Máximo de quatro convites por pessoa)

*Todos os concertos noturnos serão precedidos de palestras ministradas pelo Prof. Rodolfo Valverde (UFJF), com início às 19h, nos mesmos locais das apresentações.

 — —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 26/07/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/07/26/predio-do-museu-do-credito-real-em-juiz-de-fora-sera-fechado.ghtml

Título: Parte do prédio do Museu do Crédito Real em Juiz de Fora será desocupado

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo solicitou a devolução das salas ocupadas por instituições no Museu do Crédito Real, no Centro de Juiz de Fora. Eles terão 30 dias para desocupação de mais da metade do prédio, contados a partir do comunicado do Estado recebido em 22 de julho.

— —

Veículo: Ache Concursos

Editoria: Minas Gerais

Data: 26/07/2019

Link: https://www.acheconcursos.com.br/concursos-minas-gerais/ufjf-mg-abre-vagas-para-professor-pelo-edital-106-2019-38582

Título: UFJF-MG abre vagas para professor pelo edital 106-2019

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estado de Minas Gerais, divulgou por meio do Diário Oficial da União de 26 de julho. o edital de nº 106/2019 com abertura de um novo concurso público que vai preencher 10 vagas no cargo de Professor do magistério superior para os Campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. A Universidade oferece salários de até R$ 9.600,92, mais R$ 458,00 de auxílio alimentação.

— —

Veículo: Edital Concursos Brasil

Editoria: Concursos Abertos

Data: 26/07/2019

Link: https://editalconcursosbrasil.com.br/concursos-abertos/mg/2019/07/concurso-ufjf-mg-professor-2019/

Título: Concurso UFJF – MG

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, informou que está aberto seu novo concurso público. Por meio do edital nº 106/2019, o objetivo é promover a admissão de dez servidores no cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior.

— —

Veículo: Blog do Vestibular

Editoria:

Data: 26/07/2019

Link: https://www.blogdovestibular.com/pism-ufjf/ufjf-divulgou-edital-do-pism-2020-com-inscricao-a-partir-de-5-de-agosto.html

Título: UFJF divulgou edital do PISM 2020, com inscrição a partir de 5 de agosto

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na última quarta-feira, 24 de julho, o edital referente ao Pism 2020.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 26/07/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/07/26/festivais-de-musica-de-diferentes-estilos-estao-entre-os-destaques-no-fim-de-semana-na-zona-da-mata-e-vertentes.ghtml

Título: Festivais de música de diferentes estilos estão entre os destaques no fim de semana na Zona da Mata e Vertentes

O último fim de semana de julho na Zona da Mata e Campo das Vertentes vai ser de muita música. Tem Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora, Festival de Viola em Piacatuba, distrito de Leopoldina, e shows gratuitos do Inverno Cultural em São João del Rei.

— —

Veículo: Portal Acessa

Editoria: Cidade

Data: 26/07/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/07/26/festivais-de-musica-de-diferentes-estilos-estao-entre-os-destaques-no-fim-de-semana-na-zona-da-mata-e-vertentes.ghtml

Título: Trânsito em Juiz de Fora será alterado neste domingo

O último fim de semana de julho na Zona da Mata e Campo das Vertentes vai ser de muita música. Tem Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora, Festival de Viola em Piacatuba, distrito de Leopoldina, e shows gratuitos do Inverno Cultural em São João del Rei.

Confira abaixo a programação que o G1 selecionou.

Juiz de Fora
Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Desde o último domingo, Juiz de Fora virou palco da 30ª edição do tradicional Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. A programação cultural ampla reuniu, além das oficinas e dos concertos musicais gratuitos, noturnos e vespertinos, uma exposição e teatro de marionetes.

Para este fim de semana, confira os concertos em destaque. Toda a programação tem entrada franca e os convites são distribuídos no Centro Cultural Pró-Música no dia da apresentação, das 8h às 18h. Máximo de quatro convites por pessoa.

O maestro Victor Cassemiro, da Orquestra Sinfônica Pró-Música, conta ao G1 sobre os concertos. Veja o vídeo abaixo.

Concerto de canto, alaúde e cravo homenageia Alessandro Scarlatti

Nesta sexta-feira (26), no Teatro Paschoal Carlos Magno, às 20h ocorre o concerto de canto, alaúde e cravo em homenagem a Alessando Scarlatti. Ele é considerado um autor de grande importância para a música lírica do período barroco, fundamental para o desenvolvimento da ópera séria e bufa.

A apresentação é comandada pela soprano Veruschka Mainhard e o músico Diego Leverić, de origem croata e radicado na Itália, e conta ainda com o cravista Robson Bessa, o violoncelista barroco Lucas Bracher e as flautistas Rotem Gilbert e Marina Mafra.

Harmoniemusik apresenta a música do século XVIII para instrumentos de sopro

O grupo Harmoniemusik, que se apresenta no Teatro Paschoal Carlos Magno no sábado (27) às 20h, é o primeiro grupo do gênero na América Latina e reúne instrumentos ainda muito raros no país, como oboés, fagotes, clarinetes e trompas históricos, isto é, cópias de instrumentos do século XVIII.

Fundado em 2001, o grupo resgata o repertório composto para essa rica formação na segunda metade do século XVIII e início do XIX.

O nome do conjunto deriva do próprio repertório ao qual o grupo se dedica, conhecido como harmoniemusik – a música de câmera composta, no século XVIII, para grupos de instrumentos de sopro. O programa da apresentação inclui duas obras de Mozart, incluindo A Flauta Mágica, e uma composição de Franz Krommer.

Para encerrar o festival, o Conjunto de Música Antiga da Universidade de São Paulo (USP) realiza seu primeiro concerto em Juiz de Fora, no domingo (28) no Cine-Theatro Central.

A novidade também é no repertório da apresentação: pela primeira vez na América Latina, três obras de Haydn, Mozart e Beethoven serão apresentadas com instrumentos históricos – ou seja, idênticos aos utilizados na época em que foram compostas.

Essa é a especialidade do Conjunto de Música Antiga da USP – resgatar a sonoridade do passado, o que não é possível de se alcançar com as orquestras modernas, devido às mudanças sofridas pelos instrumentos ao longo dos últimos 200 anos.

Sob a regência do maestro William Coelho, o programa do concerto de encerramento do Festival reúne os três grandes mestres do classicismo musical: Haydn, Mozart e Beethoven.

Serão apresentadas peças de diferentes gêneros musicais: uma composição breve (Romanza op. 50, de Beethoven), com solo do violinista Roger Lagr; um concerto para fortepiano, que exibe virtuosismo e realiza jogos timbrísticos (Concerto para piano e orquestra K 491, de Mozart), que terá o fortepianista Ilso Muner como solista; e uma sinfonia com forte conteúdo emocional de Haydn (Sinfonia nº 83 “La Poule”).

Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba

O Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, distrito de Leopoldina, continua até sábado. Nesta sexta, é realizado o Concurso de Violeiros, com a disputa entre 20 artistas nas categorias regional e nacional. Em seguida, quem comanda o palco é o violeiro mato-grossense João Ormond, considerado pela crítica como um dos novos expoentes da música regional brasileira.

No sábado, quem abre a noite é a banda Rodrigo D´Sá & Os Serafins. O quinteto leopoldinense divide o palco com o carioca Jefferson Gonçalves, uma das principais referências dentro da gaita no Brasil, prometendo um show envolvendo canções, temas instrumentais, cordéis e declamações poéticas.

Em seguida, para fechar a programação musical, o escalado é Miltinho Edilberto, considerado pela crítica um dos violeiros mais completos do Brasil e um dos pioneiros na revalorização da música regional do Nordeste, como o Forró Pé de Serra.

São João del Rei
Inverno Cultural

A programação do Inverno Cultural, da Universidade Federal de São João del Rei, se encerra neste domingo. Além dos eventos, oficinas, intervenções artísticas e peças teatrais, os destaques do último fim de semana são os shows. Confira o vídeo abaixo.

Na sexta-feira, o cantor e compositor carioca Jay Vaquer leva o melhor do rock nacional para o Palco Inverno. O artista tem oito discos de estúdio em sua carreira, conquistou prêmios importantes como o VMB, Prêmio Multishow de Música Brasileira, Prêmio Avon entre outros, além de ter concorrido por três vezes ao Grammy Latino.

Sábado é dia de samba com Aline Calixto, com um show especial da cantora celebrando seus 10 anos de carreira. Em companhia de sua banda, ela relembra seus grandes sucessos e homenageia os maiores nomes do samba nacional.

No domingo, o encerramento é com a banda Tuatha de Danann, pioneiros da música celta no Brasil, oferece ao público do Inverno Cultural um show mágico e interativo, com instrumentos típicos da música celta irlandesa fundidos ao rock, em um show acústico e especial, marcando seu retorno aos palcos de São João del Rei.

Além Paraíba
Sarau do Geleia Geral

No sábado (27), o Coletivo Geleia Geral realiza a terceira edição do Sarau, um evento artístico cultural gratuito que reúne exposições de pintura, artes visuais, fotografia, instalação artística interativa e muito mais.

O evento acontece à partir das 19h, na Casa de Cultura, e além das exposições também tem palco aberto e apresentações musicais, barraquinha de produtos e chope artesanal. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 27/07/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/concursos-e-emprego/noticia/2019/07/27/provas-para-concurso-de-professores-do-if-sudeste-serao-neste-domingo-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: Provas para concurso de professores do IF Sudeste serão neste domingo em Juiz de Fora

As provas objetivas e dissertativas para 32 vagas em 24 cargos de magistério em campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) serão realizadas neste domingo (28) em Juiz de Fora.

Segundo a assessoria, são esperados 5.766 inscritos no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que terá linhas específicas para atendimento aos candidatos. (confira abaixo)

O concurso inicialmente seria realizado em março, mas foi suspenso após decisão judicial determinando que a prova não fosse aplicada porque não havia a reserva de seis vagas para candidatos que se autodeclararem negros e pardos.

O edital 03/2019 foi retificado e o concurso pode prosseguir. A relação candidato-vaga e os locais de prova por candidato podem ser consultados no site da Fundação Cefet Minas, organizadora do concurso.

As oportunidades são para trabalhar nas cidades de Juiz de Fora, Rio Pomba, Cataguases, Ubá, Muriaé, Manhuaçu, Bom Sucesso, Santos Dumont, São João del Rei e Barbacena. O cargo é de 40 horas, dedicação exclusiva com salário base de R$ 4.463,93, chegando a R$ 10.058,92, se o profissional tiver doutorado.

A seleção

Neste domingo, os candidatos responderão às 20 questões de conhecimento específico e de múltipla escolha a partir das 8h, com três horas de duração. No turno da tarde, a partir das 14h30, eles passarão pela avaliação dissertativa, que vale 30 pontos.

O candidato deverá levar documento oficial de identificação com foto (original), com o qual se inscreveu, de caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, e preferencialmente, do comprovante definitivo de inscrição. Os portões serão abertos uma hora antes do início da aplicação e não será permitida entrada após horário de fechamento.

A avaliação dissertativa terá o tema sorteado no local. A primeira hora será destinada à consulta de livros, periódicos e outros documentos bibliográficos, em posse exclusiva do candidato. Em seguida, o candidato terá três horas para a realização da prova dissertativa.

O aproveitamento mínimo para avançar no processo é de 60%: 12 pontos na prova objetiva e 18 na prova dissertativa. As duas etapas são eliminatórias e classificatórias.

Segundo o edital, ainda estão previstas as provas de desempenho didático, que também serão eliminatórias e classificatórias, e a prova de títulos, de caráter classificatório.

Transporte urbano

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) disponibilizará horários extras para duas linhas que atendem a UFJF por causa do concurso do IF Sudeste.

A linha 545 circulará com seis veículos, e a 555, com quatro, totalizando dez veículos no atendimento. A operação começará às 5h.

Cada carro terá que realizar, no mínimo, uma viagem, recolhendo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) às 8h30. As linhas deverão realizar o atendimento até a Faculdade de Engenharia.

A partir das 17h, a linha 545 voltará a operar com cinco veículos, e a 555, com três, totalizando oito veículos, saindo da UFJF até as 19h30 e recolhendo no Centro às 20h.

— —