Diego Santos analisou as condições de saúde dos idosos atendidos nas ESFs. (Foto: Sebastião Junior)

Os idosos de Governador Valadares não têm envelhecido de forma ativa. Foi essa conclusão a que chegou Diego Alves dos Santos, aluno do programa de pós-graduação em Educação Física do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), após estudo realizado com 194 pessoas da cidade, com idades entre 60 e 80 anos. O resultado de dois anos de pesquisa foi apresentado por ele na tarde desta sexta-feira, 26, durante a defesa de sua dissertação de mestrado.

Todos os idosos pesquisados são atendidos por uma das 56 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) espalhadas por Governador Valadares. Embora se trate de um programa federal que busca justamente a promoção da qualidade de vida dos brasileiros, o que Santos observou com seu trabalho é que a terceira idade tem baixa adesão aos serviços prestados no campo da atividade física.

A banca foi composta por Andréia Queiroz (orientadora), Luiz Deresz e Carlos Júnior, que participou por videoconferência. (Foto: Sebastião Junior)

“Durante as atividades de feira [eventos de saúde promovidos pela UFJF-GV e por outras instituições], já estavam muito ruins os resultados. Eles [os idosos] estavam muito doentes e com baixa atividade física. Esses que ficam em casa estão ainda pior, ou seja, o resultado está ainda mais preocupante. Eles estão muitos doentes, principalmente com hipertensão e diabetes, e com baixo grau de atividade física, não estão fazendo nem o mínimo recomendado”, explicou o discente.

O desafio do agora mestre Diego Santos é “arrumar um jeito de fazer o idoso praticar atividade física”. Por isso, quer continuar sua pesquisa no doutorado em Educação Física da UFJF-GV, para o qual já foi, inclusive, aprovado. Ele quer se dedicar melhor a avaliar até que ponto os exercícios interferem na melhoria da pressão arterial. Tudo isso com um único objetivo: contribuir para “melhorar a qualidade de vida das pessoas” de Governador Valadares.

Título do trabalho: Condições de saúde e de funcionalidade de idosos cadastrados nas estratégias de saúde da família de Governador Valadares-MG
Autor: Diego Alves dos Santos
Orientadora: Andréia Cristina Carrenho Queiroz