A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou para o dia 31 de Julho o prazo para empresas públicas e/ou privadas demonstrarem interesse de parcerias para execução do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ+: Semana Rainbow da UFJF”, que acontece entre 5 e 18 de agosto. O novo chamamento público já está disponível para consulta.
Através de ações e eventos culturais, o projeto busca a inclusão da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTQ+). Para o professor do Departamento de Turismo e organizador do evento, Marcelo do Carmo, “o chamamento público é importante, especialmente, por dois pontos: estimula que o empresariado se envolva em ações desse tipo e, efetivamente, evidencia o engajamento das empresas quanto à inclusão da comunidade LGBTQ+ e as pautas das diversidades. Estamos dando todas as condições para que empresas em nível nacional possam contribuir efetivamente para a realização da III Semana Rainbow da UFJF”, ressalta o coordenador do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ”.
Matheusa Passareli, presente!
Em homenagem a estudante Matheusa Passareli, assassinada em abril de 2018 na Zona Norte do Rio de Janeiro, a estudante da UFJF, Cristal Silva Halfeld, inscreveu o tema vencedor do I Concurso para a escolha do TEMA da III Semana Rainbow da UFJF “Corpos estranhos: quando a não normatividade dialoga com gênero, classe e sexualidade”.
O tema escolhido para a III Semana Rainbow da UFJF tem como objetivo abordar a necessidade da discussão de temas vinculados a não-normatividade e ao debate da construção de identidades fora desta normatividade.
Além do edital para a seleção do nome e do tema da III Semana Rainbow da UFJF, o projeto abriu mais dois concursos: um de apoio a projetos culturais, que teve dez premiados; e outro fotográfico, em que 17 fotos participaram.
Resultado do Concurso Fotográfico
Com o mesmo tema da “III Semana Rainbow da UFJF”, o concurso teve como objetivo buscar a melhor representação do evento através de perspectivas diferentes e criativas. As fotografias foram avaliadas e selecionadas por um júri nomeado pela UFJF, por meio da coordenação do projeto de extensão. Foram selecionadas quatro fotografias: “Yes, nós temos”, de Bianca Almeida; “Cuide bem de Si”, de Renata Dorea; “1+1=N”, de Rodrigo Milanni, e “Babylonik”, de Bernardo Wilberg.
O professor e coordenador do evento e do concurso, Marcelo do Carmo, destaca positivamente as participações e o resultado do concurso. “A cada edição, o número de participantes tem aumentado e, neste ano, as fotografias inscritas foram muito boas. A comissão escolheu as quatro fotos que mais se enquadraram nos critérios do edital. Eu acho que as fotos escolhidas representam bem o espírito da semana.”
O estudante do curso Bacharelado em Artes Visuais, Rodrigo Milani, um dos ganhadores do concurso, quis representar o amor em outras formas de relacionamento. “Pensei em trisal de amigos meus, que representaria muito bem a temática.”
A cineasta e fotógrafa Bianca Almeida, outra premiada, criou uma nova representação para Carmem Miranda, uma personalidade marcante da história midiática brasileira. “Eu e o Noah Mancini, o modelo, buscamos representar o tema do concurso com ele fantasiado de Carmem Miranda.”
Programação diversificada
Mais de 70 ações já estão confirmadas para o evento que, pela primeira vez, contará com um convidado internacional na programação. Antony Hickling, cineasta sul-africano apresentará sua trilogia de cinema “QUEER”, considerada uma das mais importantes em nível mundial.
Além de um festival de cinema, as atrações incluem shows variados, teatro, rodas de conversa, conferências, oficinas, lançamento de livros, workshops e exposições de artes visuais.
A programação completa será divulgada na terça-feira, dia 30.
Outras informações
Site do evento