Existe uma linguagem do pensamento? Se sim, qual seria ela? Para pensar essa e outras questões, e a fim de integrar e estabelecer um diálogo entre as pesquisas realizadas em Filosofia e Linguística, os programas de pós-graduação dessas duas áreas de conhecimento, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovem o I Simpósio Interdisciplinar de Linguagem e Filosofia. O evento é gratuito e aberto ao público e ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto, das 13h às 21h, na Faculdade de Letras. As inscrições para ouvintes são feitas por meio de formulário on-line.
A dinâmica do encontro conta com apresentações de comunicações dos alunos e mesas-redondas com professores dos dois programas, além de conferências com palestrantes convidados. Interessados em submeter trabalhos têm até o dia 30 deste mês para fazê-lo. São aceitas propostas de pós-graduandos ou pós-graduados nas áreas de Filosofia, Linguística, Estudos Clássicos e áreas correlatas, desde que em interface com a proposta do evento.
Para o doutorando em Linguística e um dos organizadores do Simpósio, Christiano Almeida, as áreas estão separadas por departamentos, mas dependem uma da outra. “A Linguística precisa da discussão filosófica para fomentar suas pesquisas e reflexões teóricas. A gente pode mapear reflexões sobre a linguagem em obras de pensadores como Platão e Aristóteles, e essas discussões são importantes para o surgimento da Linguística como ciência no século XX.”
Nessa perspectiva, Almeida considera a questão do significado das palavras e sua relação com os signos, deixando algumas perguntas e reflexões que inspiraram a idealização do evento. “Uma questão importante na Linguística contemporânea, discutida também na Filosofia, diz sobre o pensamento e a linguagem. Existe uma linguagem do pensamento? Será que existe uma linguagem comum a todas as línguas e, quando a gente fala sobre isso, apenas traduzimos para um idioma específico?”
Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Kanavillil Rajagopalan, falará sobre “Fake news e a crise de veridição”. A conferência acontece no primeiro dia do evento, das 19h às 21h. Para abrir o encontro e durante a tarde dos dois dias, a programação conta com mesas de professores e com as mesas de trabalhos dos estudantes. Fechando o simpósio, o professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Desidério Murcho, discute, em conferência, “Uma Perspectiva Epistémica da Consequência Lógica”, das 19h às 21h. A participação no evento confere certificado de 15 horas.
Outras informações: I Simpósio Interdisciplinar de Linguagem e Filosofia da UFJF