A  Diretoria de Imagem Institucional e a Central de Atendimento (CAT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgaram a abertura de 12 editais para o preenchimento de 95 vagas de bolsas de Treinamento Profissional (TP), contemplando alunos de todos os cursos da Instituição. As datas para inscrição e pré-requisitos para atuação podem ser conferidas nos editais no Portal do Estudante.

Central de Atendimento
A CAT disponibiliza dois editais, oferecendo um total de 53 oportunidades. O projeto “Integracat 2.0” oferta 48 vagas para alunos de todos os cursos da UFJF que estejam na graduação a partir do segundo período. As inscrições devem ser realizadas até 21 de julho por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Além disso é necessário que o interessado preencha o formulário de disponibilidade.

A Central também disponibiliza cinco vagas para o projeto “Atendimento Inclusivo em Libras”. A atividade consiste em atender presencialmente ao público com interpretação Português/Libras e Libras/Português; atendimento presencial ao público em geral; e manuseio de arquivos e documentos do setor. O requisito é que o candidato esteja matriculado a partir do segundo período de qualquer curso de graduação da UFJF e tenha conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. As inscrições devem ser feitas online, até 28 de julho.

Clipping
São oferecidas duas vagas para bolsistas remunerados e uma para voluntário. As atividades desenvolvidas no projeto consistem em ler diariamente os jornais locais e nacionais, portais na internet, blogs e redes sociais e buscar citações referentes à UFJF. As notícias encontradas em jornais são recortadas, escaneadas e integradas a um arquivo diário. Ao fim de cada mês e ano são elaborados relatórios sobre as notícias. Para se inscrever é necessário ser aluno dos cursos de Jornalismo ou Rádio, TV e Internet e ter a disponibilidade de 12 horas semanais. As inscrições devem ser feitas online, entre 18 e 26 de julho.

Comunicação interna e externa
O projeto disponibiliza cinco vagas remuneradas para bolsistas e uma para voluntário. Podem se inscrever alunos dos cursos de Rádio, TV e Internet e Jornalismo  que possuam disponibilidade de 12 horas semanais. As atividades consistem na apuração e redação de textos e outros materiais jornalísticos para o portal da UFJF e outros veículos de comunicação da instituição; auxílio a demandas da imprensa; criação e manutenção de agenda/banco de fontes do setor, entre outras atividades relacionadas ao jornalismo e à assessoria de comunicação. As inscrições devem ser feita online, entre 18 e 26 de julho.

Divulgação Científica
A atuação neste projeto consiste na elaboração de notícias e outros gêneros para publicações institucionais em diversos suportes, principalmente que integrem texto, vídeo, áudio e outros formatos para internet, além de corroborar com atividades de assessoria de comunicação. São disponibilizadas três vagas para alunos dos cursos de Rádio, TV e Internet, e Jornalismo, matriculados a partir do terceiro período, e que possuam 12 horas a serem dedicadas a bolsa. As inscrições devem ser feitas online, entre 18 e 26 de julho.

Atualização dos sites administrativos e de unidades acadêmicas
O aprovado tem como função atualizar os sites que levam o nome da UFJF e das unidades acadêmicas, torná-los mais informativos e divulgar ações da gestão através de setores administrativos junto a essas unidades. Para se inscrever, é necessário ser aluno dos cursos de Jornalismo ou Rádio, TV e Internet e ter a disponibilidade de 12 horas semanais. São oferecidas três vagas para bolsistas e uma para voluntário. As inscrições devem ser feitas online, entre 18 e 26 de julho.

Criação, Design, Produção e Conteúdo Audiovisual
São ofertadas dez vagas para alunos dos cursos de Jornalismo; Rádio, TV e Internet; Bacharelado interdisciplinar em Artes e Design; Artes Visuais; Design; Cinema e Audiovisual. As vagas são para: Animador; Cinegrafista/Editor; Designer; Produtor; Webdesigner; e Ilustrador. São obrigatórias 12 horas semanais. As inscrições devem ser feitas online, entre 18 e 26 de julho.

Fotografia e Design
Podem se inscrever candidatos que tenham a disponibilidade de 12 horas semanais e estejam matriculados a partir do terceiro período do curso de Jornalismo ou qualquer curso do Instituto de Artes e Design (IAD). São ofertadas quatro vagas para bolsistas e uma para voluntário. As inscrições devem ser feitas online, entre 18 e 26 de julho.

Redes sociais da UFJF
O projeto abre três vagas para bolsistas e uma para voluntário. Os candidatos devem estar matriculados a partir do terceiro período do curso de Jornalismo ou Rádio, TV e Internet. Entre as funções, devem produzir conteúdo para mídias sociais em que a UFJF está presente, tais como Facebook, Instagram e Twitter; analisar e mensurar o conteúdo produzido e elaborar relatórios; auxiliar na criação de estratégias para ampliar o alcance e o engajamento de diferentes públicos; ajudar na produção de newsletters e outras ações de e-mail marketing; e participar em outras atividades de assessoria de comunicação. As inscrições devem ser feitas online, entre 18 e 26 de julho.

Cobertura de teses e dissertações
São oferecidas três vagas para bolsistas e duas para voluntários. Os aprovados devem apurar e redigir pautas relacionadas às defesas de dissertações de mestrado e teses de doutorado ocorridas na UFJF, além de criar e auxiliar na manutenção de um banco de fontes dos pesquisadores em questão. O pré-requisito é ser aluno de Jornalismo, ter interesse na área acadêmica  e ter disponíveis 12 horas semanais. As inscrições devem ser feitas online, entre 18 e 26 de julho.

Cerimonial e eventos
Estão abertas cinco vagas para bolsistas e duas para voluntários que sejam estudantes dos cursos de Comunicação, Jornalismo, Rádio, TV e Internet, e Turismo; ou formados em Técnico em Eventos e Turismo; e tenham disponibilidade de 12 horas semanais. É recomendável que os candidatos tenham experiência em eventos e fluência em outras línguas. As inscrições devem ser feitas online, entre 18 e 23 de julho.

Programa de visitas
As atividades relacionadas ao projeto são: Elaborar roteiros de visitas às unidades da UFJF, recepcionar e conduzir estudantes do ensino fundamental e médio em visitas guiadas pelo Campus, oferecendo palestras explicativas e apresentando laboratórios e salas de aula. São oferecidas quatro vagas para bolsistas e duas para voluntários. O pré-requisito é ser estudante dos cursos de Comunicação, Jornalismo, Rádio, TV e Internet, e Turismo; ou formados em Técnico em Eventos e Turismo; e ter disponibilidade de 12 horas semanais. É recomendável que os candidatos tenham experiência em montagem de roteiros, guiamento, marketing institucional e fluência em outras línguas. As inscrições devem ser feitas online, entre 18 e 23 de julho.