O III Seminário Relações de Gênero e Sexualidades: perspectivas interdisciplinares, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebe inscrições de trabalhos acadêmicos a partir desta segunda-feira, 15, até o dia 4 de agosto. O evento, que integra a III Semana Rainbow da UFJF, será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, na Faculdade de Educação (Faced).

Serão aceitos trabalhos baseados em pesquisas concluídas ou em andamento, que versem sobre temáticas e questões voltadas para experiências de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e intersexos (LGBTI+) e outras que tratem das relações de gênero e sexualidades. A apresentação se dará no formato de comunicação oral. 

As pesquisas poderão estar vinculadas a diferentes campos do conhecimento e áreas de atuação, tais como educação, saúde, assistência social, psicologia, turismo, comunicação, direito, dentre outras. É permitida a participação de graduandos, pós-graduandos e profissionais. Os interessados deverão encaminhar resumo para o e-mail esp.generosexualidade.ufjf@gmail.com com as seguintes informações básicas sobre o trabalho: objetivo da investigação; motivações ou justificativas; problema central; referencial teórico-metodológico; e possíveis conclusões. Os resultados da seleção serão divulgados até 8 de agosto. 

Confira todas as regras para submissão de trabalhos aqui.

Faça aqui a sua inscrição, inclusive como ouvinte,  no III Seminário Relações de Gênero e Sexualidades.

Programação do III Seminário Relações de Gênero e Sexualidades

O III Seminário Relações de Gênero e Sexualidades: perspectivas interdisciplinares contará com as presenças do professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)),  Márcio Caetano; da professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Megg Rayara Gomes de Oliveira; e do deputado federal David Miranda; além de docentes e alunos da primeira turma do curso de Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades da UFJF.  Na ocasião, os estudantes apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso.

“David é um político assumidamente gay, e falará sobre as experiências dele no Congresso Nacional e o enfrentamento a esse Governo. Márcio Caetano, por sua vez, tem uma discussão bastante aprofundada acerca das questões de gênero e  sexualidades. Recentemente, organizou um livro sobre a história do movimento LGBT+ no Brasil. Em relação à Megg, ela é a primeira travesti negra doutora no país. Pensamos em trazê-la justamente em função dessa experiência dela, como travesti negra, como professora do ensino superior”, destaca um dos organizadores do III Seminário, o professor e coordenador da Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades da UFJF, Roney Polato

 O III Seminário Relações de Gênero e Sexualidades: perspectivas interdisciplinares é parte  da programação da III Semana Rainbow da UFJF, que acontece entre os dias 7 e 18 de agosto.

A III Semana Rainbow da UFJF  integra o  projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTI+” e tem recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e deputada federal Margarida Salomão.

Saiba mais: 

Pesquisa busca reunir dados para criação de Núcleo de Cidadania LGBTQI+  

Alunos promovem “Esquenta Semana Rainbow”

Semana Rainbow da UFJF será realizada entre 7 e 18 de agosto

Serviço Social cria polo para acolhimento de demandas LGBTI+

Outras informações: esp.generosexualidade.ufjf@gmail.comEspecialização em Relações de Gênero e Sexualidades: perspectivas interdisciplinares