Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 10/07/2019
Título: Alunos da UFJF estreiam o musical ‘Finórium S/A’
Espetáculo autoral, que mescla comédia e ópera, será encenado nesta quinta-feira (11) no IAD (campus da UFJF)
Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno
10/07/2019 às 18h43- Atualizada 11/07/2019 às 13h28
O Projeto Orfeu se apresenta pela primeira vez com um musical inédito nesta quinta-feira (11), no auditório Geraldo Pereira do Instituto de Artes e Design da UFJF. O espetáculo Finórium S/A mescla a comédia musical e a ópera para contar a história de uma empresa que tem documentos ilegais e se vê em apuros com a chegada de uma auditora do tribunal de contas. O grupo, que homenageia em seu nome o poeta Orfeu da mitologia grega, conta com a participação de 30 alunos, entre cantores, estudantes da universidade e da comunidade externa.
Segundo a coordenadora Tâmara Lessa, a iniciativa, que teve início este ano, é uma das pioneiras na UFJF e recebe o apoio da Pró-Reitoria de Cultura da universidade. “Eu trabalho com música popular há mais de 24 anos e, quando entrei para o ambiente acadêmico, vi que a técnica vocal para o canto lírico poderia ajudar também o canto popular e o teatro musical. O teatro musical e a ópera têm muitos pontos em comum, então resolvi agregar o canto, a interpretação e a expressão corporal e fazer uma inicialização à ópera”, destaca a aluna da Licenciatura em Música.
Para desenvolver as aulas, o grupo assistiu a dezenas de musicais internacionais e brasileiros, além de receber noções de dança, canto, improvisação e interpretação para que os artistas pudessem incorporar seus papéis. “Resolvemos abordar com os alunos alguns musicais que foram famosos, como “Hair”, conhecido nos anos 1970, e a “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque. Também conversamos sobre o processo de desenvolvimento dos musicais estrangeiros e a vinda deles para o Brasil.” Foram dois meses de trabalhos de inicialização antes de focar nos ensaios da apresentação final.
Pensando no musical autoral como encerramento do semestre, a proposta é criar um espetáculo que se encaixa no perfil dos alunos e em suas qualidades vocais. A inspiração para a composição veio da audição pela qual os alunos do projeto tiveram que passar para integrarem o grupo. “Todos na seleção tinham um enorme talento para a arte, gostavam e queriam se envolver, mas tinham outras carreiras. Noventa por cento das nossas duas turmas fazem outra faculdade ou trabalham em outra área e lidavam com a arte como um desejo ou hobby. A ideia da peça surgiu daí. A Finórium S/A é uma empresa em que as pessoas trabalhavam e ganhavam seu dinheiro, e em um momento crítico todos são mandados embora”, conta Tâmara. Os protagonistas são o chefe e dono da empresa, Finório Lacom, a auditora, Cassandra Leão, e os estagiários Rafael e Lili (um em cada sessão).
Com duração de cerca de uma hora, a peça é apresentada em ato único, com canções que remetem a ritmos regionais e urbanos, como baião, samba, jazz, R&B, rock e blues. O texto é de autoria da própria Tâmara Lessa, e as canções foram compostas em parceria com Rogério Nascimento, da Faculdade de Composição da UFJF. O trabalho vocal e preparação corporal foram coordenados pelas bacharéis em canto Ana Letícia Macedo e Michelle Flores. A criação de arranjos e condução dos ensaios está a cargo de Bernard Rodrigues, também da Faculdade de Composição, e Rogério Nascimento. A preparação cênica recebeu a colaboração da professora de teatro do SESC de Juiz de Fora, Juliana James. A trilha sonora será desempenhada por três músicos convidados (Davi Melo, Sandro Bade e Nill Menezes) e dois acompanhadores (Jonathan Martins Pires e Léo Lourenço).
No dia 24 de julho, o grupo realiza nova apresentação durante o 30º Festival de Música Colonial, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com sessões às 16h e 17h30. O grupo irá anunciar os ingressos nas redes sociais Facebook e Instagram.
Musical Finórium S/A
Nesta sexta-feira (11), às 19h e 20h30, no Auditório Geraldo Pereira do Instituto de Artes e Design – IAD (Campus da UFJF). Ingressos disponíveis para a segunda sessão podem ser retirados até as 17h desta quinta-feira no Xerox do IAD.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 10/07/2019
Título: Programa ‘Boa Vizinhança’ da UFJF recebe inscrições para cursos gratuitos de línguas
Dois editais oferecem 329 vagas, com aulas começando em agosto. Podem se inscrever moradores do entorno e também trabalhadores terceirizados da instituição.
Por G1 Zona da Mata
10/07/2019 09h23 Atualizado há uma semana
O programa de Extensão Boa Vizinhança da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 329 vagas em dois editais abertos para ensino gratuito das línguas inglesa, espanhola, francesa, latina, grega, italiana e libras, além de português para estrangeiros.
Podem se inscrever até 17h de 19 de julho moradores de bairros do entorno da UFJF e trabalhadores terceirizados da Instituição. Outras informações podem ser obtidas no e-mail boavizinhanca.extensao@ufjf.edu.br.
O início das aulas está previsto para 19 de agosto. Com duração de três semestres, os cursos de idiomas do Boa Vizinhança são divididos em três módulos com carga horária de 60h cada.
Moradores do entorno
Estão previstas 280 vagas, sendo 35 para o módulo I de cada curso, destinadas a moradores de 46 bairros localizados no entorno da UFJF. No edital 9, constam a documentação exigida, horários e locais disponíveis para as aulas.
Para se inscrever, o pré-requisito é ser proveniente de escola pública e não estar vinculado a cursos de graduação ou pós-graduação da UFJF. As inscrições podem ser feitas pela internet ou na secretaria da Pró-reitoria de Extensão (Proex), no prédio da Reitoria, no campus.
No dia 25 de julho, às 18h, será o sorteio público das vagas, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no prédio da Reitoria. A lista final dos selecionados será divulgada após às 19h do dia 26, no site da Proex.
Para confirmar a matrícula, será necessário a entrega da documentação exigida no edital na secretaria da Pró-reitoria, entre 29 de julho e 2 de agosto, de 8h às 18h.
Vagas para terceirizados
São 49 vagas, sendo sete para cada modalidade de língua estrangeira ou libras, para os trabalhadores terceirizados da Instituição. Todas as informações sobre documentação necessária, horários e lugares disponíveis para as aulas, estão no edital 10.
As inscrições podem ser realizadas presencialmente na secretaria da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), ou pelo e-mail secretaria.proinfra@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102-3713.
O sorteio público das vagas acontece no dia 25 de julho, às 11h, na sala de reuniões da Proinfra.
— —
Veículo: Acessa.com
Editoria: Infantil
Data: 10/07/2019
Título: Centro de Ciências terá programação especial no mês das férias
Da redação
O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá uma programação especial durante o período de férias. Entre os dias 16 de julho e 6 de agosto, o espaço oferece novas atividades – incluindo oficinas, horários estendidos no Observatório e no Planetário, além das exposições tradicionais – para visitantes individuais ou de escolas.
A programação inclui também três oficinas semanais: nas terças-feiras, os visitantes poderão saber mais sobre “A Química dos Elementos”; às quartas, sobre a “Física Sem Mistério”; e às quintas-feiras, desvendar a “Biologia em Ação”.
Durante todo esse período, além das sessões tradicionais do Planetário e Observatório às quintas-feiras, os visitantes poderão se inscrever para visitas também nas terças-feiras. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e necessitam de inscrição.
O Centro de Ciências
Inaugurado ainda em 2006, no Colégio de Aplicação João XXIII – e transferido para seu novo espaço, no campus da UFJF, em 2017 –, o Centro de Ciências é um dos maiores e mais completos espaços de divulgação científica do país. O local reúne cerca de três mil metros quadrados, distribuídos por quatro andares, com capacidade para receber mais de 700 pessoas.
Tanto neste período de férias quanto durante a programação normal, o Centro oferece acesso ao Observatório Astronômico, ao Museu de Malacologia, à Sala de Arqueoastronomia e às exposições interativas, como a Célula ao Alcance da Mão, a Tabela Periódica, a Aprenda Brincando e a Energia Nuclear.
— —
Veículo: Rádio Itatiaia JF
Editoria: Educação
Data: 10/07/2019
Título: Programação de férias do Centro de Ciências está com inscrições abertas
10 de julho de 2019 Redação
Estão abertas as inscrições para a programação especial de férias do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Entre os dias 16 de julho e 06 de agosto, o Centro oferece novas atividades – incluindo oficinas, horários estendidos no Observatório e no Planetário, além das exposições tradicionais – para visitantes individuais ou de escolas.
A programação inclui também três oficinas semanais: nas terças-feiras, os visitantes poderão saber mais sobre “A Química dos Elementos”; às quartas, sobre a “Física Sem Mistério”; e às quintas-feiras, desvendar a “Biologia em Ação”.
Durante todo esse período, além das sessões tradicionais do Planetário e Observatório às quintas-feiras, os visitantes poderão se inscrever para visitas também nas terças-feiras.
Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e necessitam de inscrição.
O Centro de Ciências
Inaugurado ainda em 2006, no Colégio de Aplicação João XXIII – e transferido para seu novo espaço, no campus da UFJF, em 2017 –, o Centro de Ciências é um dos maiores e mais completos espaços de divulgação científica do país. O local reúne cerca de três mil metros quadrados, distribuídos por quatro andares, com capacidade para receber mais de 700 pessoas.
Tanto neste período de férias quanto durante a programação normal, o Centro oferece acesso ao Observatório Astronômico, ao Museu de Malacologia, à Sala de Arqueoastronomia e às exposições interativas, como a Célula ao Alcance da Mão, a Tabela Periódica, a Aprenda Brincando e a Energia Nuclear.
— —
Veículo: JF Clipping
Editoria: Notícias
Data: 10/07/2019
Título: REUNIÃO NA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS RECEBE PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE
Fonte: UFJF em 11/07/2019 às 13:00 h
Como parte do projeto Global July, a diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bárbara Daibert, recebeu na manhã desta quarta-feira, 11, o pesquisador da Universidade de Cambridge, Alan Wilter Souza Silva.
A reunião tem como objetivo formalizar o contato entre a instituição e os convidados do Global July. Além do professor convidado, o encontro também recebe o professor da UFJF que realizou o convite. Para Bárbara Daibert, a vinda de professores e pesquisadores de outros países cria diversas oportunidades para a Universidade. ‘Quando trazemos os professores para este tipo de abordagem, temos uma troca de metodologias e uma maior proximidade com as realidades de países diferentes.
Há, com isso, a possibilidade de um contato entre o aluno daqui com essa perspectiva que o convidado traz consigo, que pode resultar em uma parceria no futuro. O Global July se torna um facilitador do processo.’
Convidado pelo professor Diego Gomes, do departamento de Ciências da Computação, Alan Wilter esteve presente no Global July ministrando três cursos ao longo desta semana. Entre os temas abordados, Wilter apresentou seus estudos sobre linguagens de computação e modelagem molecular. O resultado dos cursos, para o professor, excederam as expectativas. ‘Eu tive a oportunidade de conhecer e perceber que as pessoas aqui estão muito interessadas no conhecimento científico. Eu nunca tinha vindo à Juiz de Fora e ver que as coisas estão funcionando e o público está engajado para trabalhar em um nível internacional é muito satisfatório.’
Sobre as possibilidades e projetos de internacionalização da UFJF, Wilter acredita que a troca de experiências é essencial para o desenvolvimento das instituições e, principalmente, dos estudantes. ‘É uma experiência extremamente enriquecedora tanto para o indivíduo que vem para a UFJF quanto para quem vai para fora do país. Espero que esse tipo de contato se torne cada vez mais frequente.’
Esta foi a primeira reunião programada pela Diretoria de Relações Internacionais. A proposta é que os encontros sejam realizados com todos os convidados e professores da UFJF que participaram do Global July.
Outras informações: (32) 2102-3398/3947 – Diretoria de Relações Internacionais
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.
Compartilhe esta postagem nas redes sociais
— —
Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora
Editoria: Notícias
Data: 11/07/2019
Link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65253
Título: Settra altera trânsito em São Pedro para asfaltamento de via
Portal de Notícias PJF | Settra altera trânsito em São Pedro para asfaltamento de via | SETTRA – 11/7/2019
A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) interditará, nesta sexta-feira, 12, a Avenida Pedro Henrique Krambeck, entre as ruas João Bansener e Roberto Stiegert, para todos os veículos, em função de obras na via pública. Por isso, haverá alteração provisória no itinerário de linhas do transporte coletivo.
Os desvios serão realizados pela Avenida Presidente Costa e Silva (sentido Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para Bairro Santos Dumont), Rua João Bansener, Avenida Pedro Henrique Krambeck, BR-440 e Rua Roberto Stiegert. Avenida Presidente Costa e Silva (sentido Bairro Santos Dumont para UFJF), Rua Atílio Pastorini, Rua Sebastião Ferreira, Rua João Bansener, Avenida Pedro Henrique Krambeck, BR-440 e Rua Roberto Stiegert.
– 516, 530, 532, 541, 542, 544, 549 e 599 – Sentido Centro/Bairro: Avenida Presidente Costa e Silva, Rua João Bansener, Avenida Pedro Henrique Krambeck, BR-440 e Rua Roberto Stiegert.
-533 e 540 – Sentido Centro / Bairro: Avenida Presidente Costa e Silva, Rua Atílio Pastorini, Rua Sebastião Ferreira, Rua João Bansener, Avenida Pedro Henrique Krambeck, BR-440 e Rua Roberto Stiegert.
* Informações com a Assessoria da Secretaria de Transportes e Trânsito pelo 3690-7767
— —
Veículo: JF Clipping
Editoria: Notícias
Data: 11/07/2019
Título: BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA É RECONHECIDO COM NOTA 4 PELO MEC
Fonte: UFJF em 11/07/2019 às 17:30 h
O curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi reconhecido com conceito 4 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O conceito máximo que pode ser emitido por essa avaliação é 5.
A nota emitida pelos avaliadores do Inep envolve três dimensões, sendo elas a organização didático-pedagógica; o corpo docente e tutorial; e a infraestrutura. As notas para o curso de Medicina Veterinária foram 3,31; 3,89; e 3,82, respectivamente. A avaliação do curso o atesta como apto para a emissão de diplomas e formação de profissionais.
O MEC não reconhece faculdades avaliadas com conceitos 1 e 2.
Segundo a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michéle Farage, o reconhecimento é fruto do compromisso da Universidade com a qualidade do ensino. ‘Isso é resultado de muito trabalho, tanto do corpo docente, técnicos e alunos do curso, quanto da Administração Superior. Foi um desafio muito grande, principalmente no que se refere à infraestrutura, com um envolvimento expressivo da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), no sentido de atender às necessidades do curso. A nota 4 mostra o compromisso da UFJF em garantir a qualidade do ensino, mesmo em se tratando de um curso que foi criado já numa época de dificuldades financeiras’, ressalta.
Reconhecimento em alto nível
O coordenador do curso, Antônio Carlos Santana, aponta para a evolução do Bacharelado, criado há pouco mais de cinco anos. ‘Apesar de todas as adversidades pelo momento que nosso país se encontra, conseguimos uma nota excelente nesses cinco anos iniciais, lembrando que há várias instituições que levam cerca de dez a 20 anos para conseguir esse tão almejado conceito, que pode também ser creditado, em grande parte, à ótima qualificação do corpo docente e dos técnico-administrativos do curso, que vêm se desdobrando ao máximo para proporcionar um ensino de alta qualidade aos nossos discentes’.
Santana projeta as novas ações a serem desenvolvidas nos próximos anos. Trabalharemos na consolidação do curso de Medicina Veterinária, a fim de atingir o conceito 5. Para isso, estamos esperançosos pelo bom desempenho dos discentes no Enade deste ano. Entretanto, para alcançarmos esse objetivo, ainda precisaremos do apoio contínuo de todos os setores da Universidade, principalmente da Reitoria, no que diz respeito à infraestrutura do curso, para prover os nossos alunos com mais salas de aulas e laboratórios específicos. Precisamos ainda complementar o nosso acervo bibliográfico, mais especificamente para aquelas disciplinas do ciclo profissionalizante’, finaliza.
As instalações da Faculdade de Medicina Veterinária foram visitadas entre os dias 9 e 12 de junho.
Guia
A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da UFJF disponibiliza, em sua página na internet, um guia para orientar os coordenadores de curso acerca do processo de avaliação e da documentação comumente solicitada pelo Inep para avaliar os cursos da Universidade. Podem ser encontradas informações a respeito da organização de documentos necessários para a visita, etapas da visita, dentre outras.
Outras informações(32) 2102-6851 – Bacharelado em Medicina Veterinária
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.
Compartilhe esta postagem nas redes sociais
— —
Veículo: JF Clipping
Editoria: Notícias
Data: 11/07/2019
Título: FACULDADE DE DIREITO RECEBE COMENDA DA ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO DO TRABALHO
Fonte: UFJF em 11/07/2019 às 11:30 h
A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será homenageada com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Instituição. A honraria se deu por indicação do ministro Maurício Godinho Delgado, egresso da faculdade. A solenidade de condecoração será realizada no dia 13 de agosto, na área externa do Bloco B, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
A diretora da Faculdade de Direito da UFJF, Aline Passos, ressalta que a entrega da Comenda é fruto, inicialmente, do reconhecimento do valor da educação, ‘em especial, do ensino superior público, gratuito e de qualidade, e também da importância da Faculdade de Direito no cenário nacional, para a formação de excelência de inúmeros profissionais, como o próprio ministro Delgado, que aqui se formou’.
A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 1970 e destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade.
Também é destinada às pessoas que, de qualquer modo, hajam contribuído para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia, além de instituições civis e militares.
Aline, que representará a faculdade na cerimônia de entrega da Comenda, reitera o compromisso da instituição com a formação crítica e qualificada de seus alunos. ‘A homenagem da mais alta corte da Justiça do Trabalho é recebida com muita alegria pela nossa comunidade acadêmica, na medida em que expressa o reconhecimento da qualidade do trabalho coletivamente desenvolvido, há mais de 80 anos, para a formação humana e profissional de milhares de estudantes que se formaram e continuam em processo de formação nos cursos de graduação e de pós-graduação em nossa faculdade.’
A diretora finaliza, argumentando que a homenagem possui, atualmente, um caráter ainda mais valorativo. ‘Em tempos difíceis como os atuais, em que o próprio Ministério da Educação busca desqualificar a importância da formação crítica dos estudantes e reduzir, ainda mais, os investimentos nas universidades públicas, merece aplausos a iniciativa de órgãos do Poder Judiciário, como o TST, de homenagear uma Faculdade de Direito, que integra uma das mais importantes universidades públicas do país. Para nós, a homenagem revela que estamos no caminho certo e vivos.’
Outras informações: (32) 2102-3501 (Faculdade de Direito)
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.
Compartilhe esta postagem nas redes sociais
— —
Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora
Editoria: Notícias
Data: 11/07/2019
Link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65242
Título: SDS promove segundo encontro das Cimepsas
Portal de Notícias PJF | SDS promove segundo encontro das Cimepsas | SDS – 11/7/2019
Nesta sexta-feira, 12, das 14 às 17 horas, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realiza o segundo encontro unificado de Educação Continuada Cirandas Multidisciplinares de Educação Permanente em Saúde e Assistência Social (Cimepsas). O evento será na Escola de Governo – Rua Maria Perpétua, 72, Bairro Ladeira. A atividade é destinada a profissionais da rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e trabalhadores da atenção primária à saúde da Secretaria de Saúde (SS).
Os encontros ocorrem mensalmente e têm, dentre os propósitos, promover discussões em torno do cotidiano dos serviços, por meio de metodologias participativas previamente organizadas pelo grupo de Cirandeiras, garantindo e promovendo direitos humanos nas vivências e interações entre trabalhadores, pessoas atendidas nos equipamentos da rede Suas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para a coordenadora do Programa Ciranda Cidadã, Giane Elisa, “o encontro proporciona momentos de investimento na qualificação profissional e na consequente melhoria dos serviços tanto para trabalhadores e trabalhadoras, quanto para as pessoas atendidas”.
O tema abordado será “Relação de Gênero: nomenclaturas, experiências e violência doméstica”. Haverá mesa-redonda com as convidadas Carla Gebara, doutora em ciências (Unifesp) e Brune Coelho, doutoranda em Psicologia (UFJF).
Para participar não é necessário realizar inscrição prévia.
Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
— —
Veículo: JF Clipping
Editoria: Notícias
Data: 11/07/2019
Link: https://www.jfclipping.com.br/2019/07/11/mestrado-profissional-em-ensino-de-fisica-abre-inscricoes/
Título: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA ABRE INSCRIÇÕES
Fonte: UFJF em 11/07/2019 às 14:30 h
Estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Os interessados podem se inscrever on-line até o dia 10 de agosto, neste link. Para o Polo 24, referente à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ao Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, serão oferecidas 13 vagas. Os candidatos selecionados iniciarão suas atividades letivas no primeiro semestre de 2020.
O mestrado é exclusivo para professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências, no nível fundamental, que têm diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou estudantes do último semestre desses cursos.
‘O aluno do Mestrado Profissional em Ensino de Física terá a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em conteúdos específicos, como eletromagnetismo, mecânica quântica e física contemporânea, e em técnicas de metodologias de ensino voltadas para uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos de ensino’, informa o coordenador do polo, Paulo Henrique Dias Menezes.
O processo seletivo é composto por duas etapas.
A primeira, de caráter eliminatório, é a prova escrita, elaborada pela comissão de seleção nacional e corrigida pela comissão de seleção do polo. A segunda etapa, classificatória, é a prova de defesa de memorial, em que o candidato deve discorrer oralmente sobre sua trajetória profissional à comissão de seleção do polo.
Para se inscrever, o candidato deve efetuar o depósito referente à taxa de inscrição no valor de R$ 65 até o dia 16 de agosto na seguinte conta corrente:
Banco do Brasil
Favorecido: Sociedade Brasileira de Física
Ag: 4328-1C/C: 49443-7 CNPJ: 52.444.700.0001-79
Os links com os editais, formulário de inscrição e pagamento da taxa podem ser acessados neste site.
Outras informações: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.
Compartilhe esta postagem nas redes sociais
— —
Veículo: JF Clipping
Editoria: Notícias
Data: 11/07/2019
Título: INSCRIÇÕES DE CONCURSO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS ABREM NESTA 2ª
Fonte: UFJF em 11/07/2019 às 16:00 h
Começa nesta segunda, 15, a partir das 9h, o período de inscrições do concurso para técnico-administrativos em Educação. Elas devem ser feitas no site da Fundação Cefet Minas, até às 23h59 de 2 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 80 para cargos de nível D e R$ 120 para os de nível E. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção entre os dias 15 e 19 de julho. São 21 vagas para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência e candidatos declarados pretos e pardos, conforme legislação.
O maior número de oportunidades é para o cargo de Assistente em Administração (nível médio D).
Há também vagas para Tradutor Intérprete de Libras (nível médio D) e para Analista de Tecnologia da Informação (superior E).
Os salários variam de R$ 2.446,96 (para nível D, Ensino Médio) a R$ 4.180,66 (para nível E, Superior), sendo acrescido ao valor outros benefícios. O quadro de vagas pode ser conferido no item 2 do Edital.
Prova
Há prova objetiva de múltipla escolha para todos os cargos, no dia 15 de setembro em Juiz de Fora e Governador Valadares. São 50 questões, dez de Língua Portuguesa, dez de Legislação, cinco de Raciocínio Lógico e Matemático e 25 de Conhecimentos Específicos. As questões de Conhecimentos Específicos têm peso três, e as demais têm peso um.
Para o cargo de Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais também é aplicada prova prática. Participam desta etapa os 30 primeiros classificados na prova objetiva. A prova prática tem duração de 30 minutos, com três fases.
Outras informações sobre o concurso poderão ser obtidas na página http://concurso.fundacaocefetminas.org.br.
Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: concursopublico@fundacaocefetminas.org.br.
Edital
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.
Compartilhe esta postagem nas redes sociais
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Coluna César Romero
Data: 11/07/2019
Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/11-07-2019/a-238.html
Título: Pimenta e saúde
Pesquisa inédita da doutoranda em Biologia da UFJF, Renata de Freitas Mendes, descobriu que a pimenta X. sericea, conhecida como “embiriba” pode ser usada na prevenção e na terapia de doenças.
Parte do trabalho, orientado pela professora Elita Scio Fontes, foi realizado na Universidade do Minho, em Portugal.
— —
Veículo: Acorda Cidade
Editoria: Educação
Data: 11/07/2019
Título: Idioma sem Fronteira – Programa está com inscrições abertas até 18 de julho
Programa está com inscrições abertas até 18 de julho.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Acorda Cidade
O Programa Idioma sem Fronteiras (IsF) está com inscrições on-line abertas até 18 de julho. No total, são ofertadas 1.420 vagas para cursos de inglês em 18 universidades da rede federal e 485 vagas para o curso de Português para estrangeiros, em 13 instituições federais.
São oferecidos cursos presenciais de inglês e também para língua portuguesa destinada a estudantes estrangeiros que residem no Brasil e tenham vínculo com instituições de educação superior.
Podem se candidatar:
Estudantes universitários dos níveis de graduação e pós-graduação com matrículas ativas nas instituições credenciadas com ofertas de vagas;
Técnicos e docentes das instituições;
Estrangeiros que tenham número de inscrição no CPF e sejam vinculados a uma instituição parceira do programa;
Professores de idiomas da rede pública de educação básica.
Os interessados devem se inscrever no Sistema IsF Aluno.
O Idioma sem Fronteiras é um programa do Ministério da Educação (MEC) de fomento à internacionalização da educação superior no Brasil por meio da capacitação em línguas estrangeiras.
Os cursos presenciais são totalmente gratuitos e a distribuição dos alunos é feita de acordo com um teste de nivelamento realizado on-line na plataforma do programa. Leia o edital completo.
Confira as instituições com oferta de vagas em inglês:
Universidade Regional de Blumenal (FURB);
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS);
Universidade Federal do Amazonas (UFAM);
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS);
Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB);
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Universidade Federal do Paraná (UFPR);
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
Universidade Federal de Roraima (UFRR);
Universidade Federal de Sergipe (UFS);
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ);
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM);
Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM);
Universidade Federal do Amapá (Unifap);
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e;
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Já as vagas para os cursos de Português para Estrangeiros serão ofertadas nas seguintes universidades:
FURG;
UFAM;
UFTM;
UFRR;
UFMS;
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ);
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
Universidade Federal de Viçosa (UFV) e;
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab).
Também publicado em: De Fato Online, V9 Vitoriosa, Diário Online, Notícias da Hora, O Xarope, Folha MS, A Redação
— —
Veículo: Portal F11
Editoria: Notícias
Data: 11/07/2019
Link: http://portalf11.com.br/noticia/13564/settra-muda-horarios-de-linhas-devido-a-recesso-da-ufjf
Título: Settra muda horários de linhas devido a recesso da UFJF
As mudanças vão vigorar entre o próximo dia 17 e 4 de agosto.
Settra muda horários de linhas devido a recesso da UFJF
A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará mudanças nas linhas que atendem à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), devido ao recesso estudantil deste mês. As mudanças vão vigorar entre o próximo dia 17 e 4 de agosto, quando as linhas voltarão com as operações normais.
As linhas afetadas serão 525 e 535, que atuarão com um veículo cada, intercalando entre si. As linhas 545 (Universidade) e 555 (Universidade)
estarão inoperantes nesse período.
Fonte: PJF
— —
Veículo: JF Clipping
Editoria: Notícias
Data: 11/07/2019
Título: UFJF-GV: MAIS DE 120 SE MATRICULAM ESTA SEMANA NOS CURSOS DO CAMPUS
Fonte: UFJF em 11/07/2019 às 19:00 h
Mais de 120 pessoas ingressaram, esta semana, nos cursos de graduação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A instituição realizou nos últimos três dias, 9, 10 e 11, as matrículas da segunda chamada do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e da primeira reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Em meio a esta centena de novos estudantes, não raro encontramos histórias de candidatos que se prepararam juntos para as provas ou que estudaram na mesma escola. E muitas vezes as opções pelo curso também se confundem.
Gabriel Gauté e Pedro Henrique Garcia, ambos com 18 anos, se conhecem desde criança e frequentaram o mesmo colégio no ensino médio.
Os dois deixaram para trás os quase 450 quilômetros que separam Governador Valadares de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, para cursar Direito na UFJF-GV.
Sobre essa nova experiência que é a vida universitária, Garcia afirma que a ‘expectativa está alta’ e que, embora tudo seja novidade, ‘se preparou muito para isso’. Outro que também está ansioso é Gauté. Embora as aulas ainda nem tenham começado, o jovem, que escolheu a universidade por ser ‘uma das melhores na área de Direito’, já sabe o que quer ser depois de se formar: ‘estou almejando ser juiz’.
O curso de Ciências Econômicas foi a opção de Ayla Nunes e Adriani Katrini. As jovens de 18 anos dividiram a mesma sala de aula na preparação para o Pism e afirmam que foi o ‘amor pela matemática’ que pesou na escolha. Embora garantam que a convivência entre elas não tenha influenciado na hora de escolher Economia, assumem que é ‘aconchegante’ levar esse laço de amizade para a universidade.
As aulas de Gabriel, Pedro, Ayla e Adriani começam já no próximo semestre.
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.
Compartilhe esta postagem nas redes sociais
— —
Veículo: JF Clipping
Editoria: Notícias
Data: 11/07/2019
Título: PESQUISA REÚNE DADOS PARA CRIAÇÃO DE NÚCLEO DE CIDADANIA LGBTQI+
Fonte: UFJF em 11/07/2019 às 11:00 h
Uma pesquisa, organizada por um dos alunos do curso de Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades: perspectivas interdisciplinares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pretende coletar dados sobre as violências contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer e intersexos (LGBTQI+) no município de Juiz de Fora.
O estudante, idealizador da iniciativa e investigador da Polícia Civil, Cleber Giliard Rodrigues Miranda, explica que o objetivo é ‘identificar se há demanda dessa população para a criação de um núcleo de atendimento específico na Polícia Civil do município, ou seja, de um Núcleo de Atendimento e Cidadania LGBTQI+ .’
A identidade dos entrevistados será preservada e o tempo médio de resposta é de dez a 20 minutos. Acesse e responda ao questionário neste link.
‘Os LGBTI+ não têm um lugar específico para procurar em caso de violência e são, normalmente, orientados a ir a uma delegacia comum, de área, como chamamos.
Se for uma lesão corporal, será atendida como uma lesão corporal ‘comum’. E, na verdade, essa lesão corporal pode ter como motivação a LGBTIfobia. A importância desse Núcleo é tratar a real causa da violência, tratar a LGBTIfobia em si, buscar punição para os autores, para que não se repita. Acredito que essa comunidade muitas vezes nem vá registrar violências por conta do temor de ser destratada, de ser revitimizada. O Núcleo poderá acolher essas pessoas’, avalia Miranda.
‘A importância desse Núcleo é tratar a real causa da violência, tratar a LGBTIfobia em si, buscar punição para os autores, para que não se repita’ – Cleber Miranda
Direitos LGBTI+
Cleber Miranda é natural de Belo Horizonte, graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e investigador da Policial Civil desde 2009. Ele relata que a ideia de criação de um Núcleo de Atendimento e Cidadania LGBTQI+ surgiu durante participação em conferência sobre os direitos dessa comunidade.
‘No ano de 2012, 2013, eu participava daquelas conferências estaduais de direitos dos LGBT+ . Numa dessas conferências, realizada em Belo Horizonte, eu tive contato pela primeira vez com um Núcleo de Apoio ao Cidadão LGBTI+ da capital. Eu conheci uma investigadora de polícia que me contou sobre o projeto e achei super interessante. Quando vim trabalhar em Juiz de Fora, em 2013, na Delegacia da Mulher, tive interesse em trazê-lo para cá, mas não foi para frente.’
Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades
Segundo Miranda, a participação na Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades: perspectivas interdisciplinares foi fundamental para que o projeto prosperasse. O estudante conta que procurou pelo curso visando aprimorar a sua atividade profissional na Delegacia da Mulher, local no qual está lotado desde 2013.
‘O especialização vai me marcar para sempre, porque trouxe muitas questões importantes. O curso começou a despertar de novo o meu desejo de trazer esse Núcleo para cá. Vamos estudando as questões LGBT+, as violências, e percebemos que não há em Juiz de Fora um lugar para as pessoas LGBT+ se protegerem, denunciarem, recorrerem. Então, achei que era o momento de tentar fazer isso agora. A ideia foi bem aceita na instituição e a Delegacia Regional já autorizou a coleta de dados’, explica.
Para o coordenador e professor da Especialização, Roney Polato, a iniciativa demonstra a relevância do curso, que tem corpo docente interdisciplinar e também estudantes de diversas áreas. ‘Nós dos corpo docente acreditamos que esta é a primeira iniciativa na UFJF com esse tema. A partir da proposta interdisciplinar do curso e com o vínculo com diferentes áreas temáticas e profissionais, alunos e alunas constroem possibilidades de pensar a atuação profissional nos seus diferentes campos. Cleber fez isso na área dele, como policial civil, na Delegacia da Mulher, assim como outros estudantes fizeram outras vinculações. O curso fomenta o debate de questões invisibilizadas tanto no âmbito acadêmico como fora dele, impactando o meio social.’
III Semana Rainbow da UFJF: coleta de dados presencial
Além do meio digital, a coleta de informações para o projeto do Núcleo de Atendimento e Cidadania LGBTQI+ de Juiz de Fora também será realizada de forma presencial até o dia 14 de julho, durante o ‘Esquenta Semana Rainbow’ e entre 7 e 18 de agosto, quando acontece a ‘III Semana Rainbow da UFJF’.
‘Esse projeto é de extrema importância. Juiz de Fora precisa desse núcleo de atendimento, precisa dessa ação. Nesses dias do ‘Esquenta Rainbow’, Cleber estará com questionários para serem preenchidos, para conseguir dados que embasem a abertura desse núcleo’, destaca o professor do Departamento de Turismo e coordenador da Semana Rainbow, Marcelo do Carmo.
‘É fundamental aproveitarmos essa coleta de dados para publicizarmos os atos lgbtfóbicos em Juiz de Fora’ – Professor Marco Duarte
Cleber Miranda acrescenta que ‘foi na disciplina ‘Homossexualidades, turismo e festividades’, ministrada pelo Marcelo do Carmo, que a criação do Núcleo ganhou fôlego. Foi um projeto de conclusão dessa disciplina e, em seguida, o professor Marcelo contatou o professor Marco Duarte, da Faculdade de Serviço Social, e coordenador do Observatório da Diversidade Sexual e de Gênero (Diverse). Esses apoios estão fortalecendo a iniciativa.’
O professor da Faculdade de Serviço Social e coordenador do Diverse, Marco Duarte, destaca que a proposta é integrar os projetos. ‘ O Observatório está estruturando um Polo de Referência e um Centro de Referência LGBTI+ em Juiz de Fora. Nesse sentido, a importância do Núcleo de Atendimento e Cidadania LGBTQI+ (NAC), enquanto projeto ainda, para ser justificada do ponto de vista de uma real e concreta demanda do público LGBTI+. É de suma importância. Sabemos que a maioria das pessoas que passam por uma violência lgbtfóbica não vão a nenhum espaço, simplesmente porque não tem espaço. Por isso, nasce o Polo LGBTI+, com essa materialidade, como espaço de acolhimento, atendimento e suporte. Na medida em que o NAC, a partir do Cleber, está conosco, é importantíssimo. É fundamental aproveitarmos essa coleta de dados para publicizarmos os atos lgbtfóbicos em Juiz de Fora.’
Saiba mais:
Alunos promovem ‘Esquenta Semana Rainbow’
Semana Rainbow da UFJF será realizada entre 7 e 18 de agosto
Serviço Social cria polo para acolhimento de demandas LGBTI+
Outras informações: naclgbtqi@outlook.com
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra.
Compartilhe esta postagem nas redes sociais
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: O Idoso e a Cidade
Data: 12/07/2019
Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/oidosoeacidade/12-07-2019/sonhos-nao-envelhecem.html
Título: Sonhos não envelhecem!
Por Jose Anisio Pitico
12/07/2019 às 07h10 – Atualizada 11/07/2019 às 20h19
No dia 26 de junho, li na Tribuna, a matéria do genial Mauro Morais, que me proporcionou outras ideias. O conteúdo foi sobre a conquista e a superação do seu Manoel Bernardino, que, aos 91 anos de idade, lançou seu livro: “Em busca dos sonhos perdidos”, que reúne 103 poemas sobre as fases de vida de seu autor, que foi aluno do Centro de Ensino Supletivo Custódio Furtado de Souza, no Bairro Teixeiras.
Dirigida pela diretora professora Rosangela da Silva Campos de Paula e pelos outros vices-diretores professora Marta Britto e professor Sérgio Oscar, a escola do Bairro Teixeiras foi notícia na mídia local com alcance fora do município. Quando li, fiquei muito emocionado. Tirei xerox da reportagem do Mauro e distribui para os meus colegas de trabalho. E coloquei no mural – quadro – próximo ao local de marcação de consultas para a vista das pessoas idosas que fazem tratamento médico no meu local de trabalho. Depois, à noite, vi a matéria na TV. Que bacana!
Essa matéria me mobilizou muito emocionalmente e acredito que a muita gente também, porque o exemplo do seu Manoel não deixa dúvida: sonhos não envelhecem. Ele, com mais de 90 anos, muito vivo da silva, realizou o seu sonho e disse no telejornal que, enquanto tiver vontade, tem vida para realizar outros sonhos. Impressionante.
Que lição de vida, seu Manoel, o senhor nos dá, heim?! O seu comportamento me fez pensar sobre o meu futuro. O futuro dos meus amigos e das minhas amigas. O futuro da minha família. O senhor derrubou tantos mitos, tantos preconceitos. E venceu. O senhor é um vencedor, seu Manoel! Principalmente no enfrentamento ao lugar comum estabelecido na sociedade, de que, quem tem já uma certa idade, e o senhor, certamente, tem todas, não tem com o que se preocupar para o futuro: a não ser esperar a morte chegar. Nada disso. O senhor foi atrás do seu sonho que é estudar. Formar.
A história de vida do senhor me tocou a alma e acredito que há muitos leitores e internautas também, porque eu tenho essa mesma situação dentro de casa: minha mãe queria ser professora primária. Esse é (era) o grande sonho dela. Não conseguiu realizar. Embora esteja com os seus mais de 70 anos, encaminhou-se para outras direções na vida. Mas, ela fez de mim e do meu irmão duas pessoas com curso superior da nossa querida e amada Universidade Federal de Juiz de Fora. Esse orgulho ninguém tira da gente.
E o que somos devemos à nossa mãe. Para o meu epitáfio, eu escolho a seguinte frase: “o estudo é a luz da vida”. Mantra de autoria da Dona Lúcia, para sempre gravado na minha memória. Foi o que me salvou na vida, seu Manoel. O estudo. Quantos amigos e amigas se perderam no meio do caminho. Desviaram da rota da educação. Ou foram desviados pelas forças materiais da sobrevivência humana ou por outros caminhos. Como o senhor, também me considero um vencedor. Graças à Deus.
Na trilha do cantor Belchior, afirmo que não tenho dinheiro no banco e nem parentes importantes. Sou do interior e trago no peito uma lição para sempre assimilada: quer ser alguém, estude. Ou você poderá ter dificuldades para responder a esse inquérito juvenil, mais tarde: o que você vai ser quando crescer? No estudo, eu descubro o mundo. Eu olho para dentro e sigo em frente.O que o seu Manoel fez é ultrapassar as amarras da sociedade. Uma sociedade doente. Deu um tapa de luva naqueles que acham, e infelizmente, são muitos; que a velhice é o fim de linha para a realização de nossos sonhos. Que as pessoas idosas não tem mais tempo.
Como assim? O tempo da vida é diferente do tempo de vida de cada pessoa, independente da idade dela. Por menores que sejam, sonhos não morrem. Não podemos deixar que eles morram em nós. E aqui eu não falo utilizando palavras desgastadas em nome de motivações emocionais que visam a vender livros, eu escrevo para mim mesmo e afirmo, eu quero sonhar. E quem me deu essa condição para sonhar foi a educação. Educação pública, diga-se de passagem. E com muito orgulho. Eu sou aluno egresso de escola pública, desde criança até a pós-graduação. Sou muito grato à coletividade, ao público que me constituiu como cidadão.
Eu tenho planos para a minha vida. É preciso encontrar um propósito para a nossa vida. Qual é a história que eu quero construir? O meu legado. Só a educação ou os estudos, como prefere dizer minha mãe, pode nos direcionar para a realização de nossos sonhos. Há muito tempo que o seu Manoel Bernardino já sabia disso. Parabéns, guerreiro!
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 12/07/2019
Título: Dia do Rock, exposição, shows e teatro: confira as dicas para o fim de semana na Zona da Mata e Campo das Vertentes
O G1 separou algumas sugestões culturais de Juiz de Fora, Piau, Mar de Espanha, Muriaé e São João Nepomuceno.
Por Amanda Andrade, G1 Zona da Mata
12/07/2019 16h23 Atualizado há 4 dias
O fim de semana promete atividades diversas para todos os públicos e preferências nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Tem festival de rock em Juiz de Fora, Festa da Banana em Piau, exposição agropecuária em Mar de Espanha, festival da canção em São João Nepomuceno e muito mais. Confira a programação que o G1 preparou de sexta-feira (12) até domingo (14).
Juiz de Fora
Antuérpia Rock Festival
No sábado (13) é comemorado o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, festival realizado neste dia em 1985. Para celebrar o ritmo, ocorrem diversos eventos de rock em Juiz de Fora e o principal deles é o Antuérpia Rock Festival.
O evento também comemora os 10 anos da Cervejaria Antuérpia e reúne nomes de peso da música nacional que marcaram gerações: Frejat, Detonautas e Blitz.
O festival será no Terrazzo, que fica na Avenida Deusdedith Salgado, 5050, no Bairro Salvaterra, e os ingressos são a partir de R$ 70. O primeiro show, do grupo Blitz, está previsto para às 22h30. Às 00h30, Frejat sobe aos palcos e a banda Detonautas encerra a noite.
Recital de violão e concerto Alleluia in Aeternum
Para finalizar o semestre, o Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com uma série de apresentações em pontos da cidade. Até domingo (14), duas atrações gratuitas e abertas ao público movimentam Juiz de Fora.
Na sexta-feira (12), o aluno de bacharelado em Violão, Henrique Lowson, realizará uma recital de formatura a partir das 19h30, no Auditório Geraldo Pereira, no IAD da UFJF. O evento marca a conclusão do curso para formandos.
No domingo (14), o Coro Acadêmico da UFJF realizará o Concerto Alleluia in Aeternum (Aleluia para sempre, em português) a partir das 19h, na Igreja São Mateus, na Rua São Mateus, 629, Bairro São Mateus. O concerto foi inspirado mediante a dificuldade de se cantar em coro, mesmo se tratando da língua portuguesa.
Sobre outros idiomas, a dificuldade está em relacionar os símbolos alfabéticos escritos na partitura aos fonemas que devem ser pronunciados. “Então, se tivéssemos poucas palavras para cantar, gastaríamos pouco tempo trabalhando pronúncia e poderíamos nos dedicar a produzir mais repertório”, afirma o professor Willsterman Sottani.
Teatro Paschoal Carlos Magno recebe “Alice”, “Mary Poppins” e “O Rei do Show”
O multiespetáculo com “Alice no País das Maravilhas”, “Mary Poppins” e “O Rei do Show” será a atração nesta sexta-feira e sábado, às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar – Centro). O evento conta com apresentações de dança e teatro e terá participação especial da Abracatrupe e do Expressão e Arte. A duração prevista é de 1h40 e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do espaço, meia hora antes do início.
A realização dos três espetáculos é do Marie Taglioni Studio, com direção de Evelyne Alvim e Wanessa Alvim. A abertura será com “Alice”, a história da menina que se permite viver e desvendar o desconhecido para embarcar em uma aventura fantástica na companhia do “Chapeleiro Maluco” e do “Coelho Branco”.
A segunda parte será marcada pela inesquecível presença de “Mary Poppins” e também “O Rei do Show”, com a história de um circo em que a diversidade entre as pessoas é o maior motivo de sucesso. Cada cicatriz, cada marca e cada diferença é o que faz aquele lugar mágico. “A remontagem é uma reflexão sobre como as nossas dessemelhanças nos fazem simplesmente extraordinários”, conta Wanessa.
Piau
A tradicional Festa da Banana de Piau chega a 29ª edição neste fim de semana. Além de shows de sertanejo e forró, a programação conta também com show de talentos, concurso Garoto e Garota Piauenses, além do desfile da Banda Jataí e desfile de carros de boi.
A entrada é gratuita. Confira a programação abaixo:
Sexta-feira (12)
20h – Abertura Oficial
22h – Rick & Ricardo
00h – DJ Morango
2h – Zé Felipe
Sábado (13)
20h – Concurso Garoto e Garota Piauenses 2019
22h – Banda Ária
00h – Gargantas de Ouro
02h – Chapahalls do Brasil
Domingo (14)
12h – Tradicional Desfile Animado pela Banda Jataí
13h – Fuxico & Xaveco
15h – Fabrício & Gabriel
19h – Thiago Carvalho
21h – Pablo & David | Felipe Lemonge
Muriaé
Em Muriaé, será neste sábado a primeira edição do Arraiá de Muriaé com o inédito Festival de Quadrilhas, além da dupla Cristiano Banni e Daniel.
O evento será a partir das 18h no estacionamento do Unifaminas, com entrada franca. Apesar da gratuidade, pede-se a doação (não obrigatória) de um litro de leite para a Fundação Cristiano Varella.
No festival, 10 quadrilhas de diversas cidades mineiras – dentre elas, o Grupo Folclórico Santa Terezinha, de Muriaé – disputarão a preferência do público e dos jurados. A premiação total será de R$ 10 mil, sendo R$ 5 mil para o vencedor, R$ 3 mil para o vice e R$ 2 mil para o terceiro colocado.
Além das atrações culturais, o arraiá terá barracas de venda de comidas e bebidas típicas. O evento é uma realização da Prefeitura de Muriaé (através da Fundarte), em parceria com a União Junina Mineira, tendo também apoio da Fundação Cristiano Varella e do Centro Universitário Unifaminas.
Para atender ao público, a Viação União confirmou que terá transporte especial para o evento. Além da linha Bela Vista (que já passa regularmente em frente ao Unifaminas), os ônibus das rotas Inconfidência, Planalto e Inconfidência terão percurso estendido até o local da festa em horários determinados, que podem ser conferidos no site.
Mar de Espanha
A 46ª Expoagro será no fim de semana em Mar de Espanha. A festa é realizada tradicionalmente no mês de julho e recebe diversos visitantes para prestigiar grandes shows de artistas de renome nacional. O evento conta com praça de alimentação, barracas de bebidas, parque infantil, feira da agroindústria e o tradicional torneio leiteiro.
A entrada é gratuita todos os dias. Confira a programação completa:
Sexta-feira (12)
Alquimia
Fernando & Sorocaba
Ricardo Xenon
Sábado (13)
Leonardo de Freitas & Fabiano
Sambô
Fabricio & Gabriel
Domingo (14)
Zé Heleno & Roberto
Jady Garcia
Curt’Aê
São João Nepomuceno
São João Nepomuceno recebe o 3º Festival da Canção – o Canta São João. Além da participação de 11 músicas autorais, também ocorre shows com João Bosco, Daniel Monerat e Dudu Lima Trio. A entrada é gratuita e o festival será no distrito de Taruaçu.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (12):
Músicas concorrentes do festival em ordem de apresentação:
Gui Teixeira – Roda de Samba
Tiago Pável – Nós
Alisse Santiago – Pedacim de Queijo
Juliana Stanzani – Canção da Despedida
Trinca Ferro – Cantiga de Viola
Clara Castro – Junto
Betinho – Lembranças
Edy Nascimento – Céu Grande
João Paulo Lanine – Pingo de Gente
Laura Jannuzzi – IJÓ
Sarah Vieira – Orun Aiye
Após, show com Daniel Monerat.
Sábado (13)
Cinco canções finalistas
Show com João Bosco e Dudu Lima Trio
— —
Veículo: Portal F11
Editoria: Notícias
Data: 12/07/2019
Título: Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFJF abre inscrições
Os candidatos selecionados iniciarão suas atividades letivas no primeiro semestre de 2020.
Estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Os interessados podem se inscrever on-line até o dia 10 de agosto, neste link. Para o Polo 24, referente à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ao Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, serão oferecidas 13 vagas. Os candidatos selecionados iniciarão suas atividades letivas no primeiro semestre de 2020.
O mestrado é exclusivo para professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências, no nível fundamental, que têm diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou estudantes do último semestre desses cursos.
“O aluno do Mestrado Profissional em Ensino de Física terá a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em conteúdos específicos, como eletromagnetismo, mecânica quântica e física contemporânea, e em técnicas de metodologias de ensino voltadas para uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos de ensino”, informa o coordenador do polo, Paulo Henrique Dias Menezes.
O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, é a prova escrita, elaborada pela comissão de seleção nacional e corrigida pela comissão de seleção do polo. A segunda etapa, classificatória, é a prova de defesa de memorial, em que o candidato deve discorrer oralmente sobre sua trajetória profissional à comissão de seleção do polo.
Para se inscrever, o candidato deve efetuar o depósito referente à taxa de inscrição no valor de R$ 65 até o dia 16 de agosto na seguinte conta corrente:
Banco do Brasil
Favorecido: Sociedade Brasileira de Física
Ag: 4328-1
C/C: 49443-7
CNPJ: 52.444.700.0001-79
Os links com os editais, formulário de inscrição e pagamento da taxa podem ser acessados neste site.
Fonte: UFJF
— —