Melhorar as condições de higiene dos alimentos produzidos em estabelecimentos comerciais é o objetivo de uma capacitação promovida por alunos e professores do curso de Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Flávio Rodrigues está se capacitando para voltar ao mercado de trabalho. Foto: Sebastião Junior)

Profissionais que já atuam no setor e pessoas que buscam uma recolocação nesse segmento de trabalho têm aprendido, ao longo de três encontros, sobre as formas sanitárias corretas de preparação das refeições, seja em restaurantes, lanchonetes, sorveterias e outros estabelecimentos. A aula desta sexta-feira, 5, abordou as Boas Práticas de Fabricação (BPFs) – um conjunto de normas destinado a evitar a contaminação de alimentos.

Flávio Rodrigues da Silva, 43, está desempregado e vê no curso uma nova oportunidade de emprego. E como pretende atuar no ramo, quer aprender a forma correta de manipular os alimentos. “Quanto mais puder saber, melhor, porque às vezes a gente sabe de uma forma, mas não é a adequada”.

Os professores do Departamento de Nutrição, Angélica Cotta e Leandro Cardoso. (Foto: Sebastião Junior)

Aprender sobre esses cuidados com o manuseio dos alimentos, segundo uma das coordenadoras da atividade, a professora da UFJF-GV, Angélica Cotta “vão garantir que as refeições estejam sem perigo de causar um mal à saúde das pessoas”.

As aulas são ministradas por alunas de Nutrição da UFJF-GV, sempre sob a supervisão de professores do curso. De acordo com uma dessas seis discentes, a atuação na iniciativa contribui para a sua formação profissional.

Ana Paula Gonçalves é uma das seis alunas de Nutrição envolvidas na atividade. (Foto: Sebastião Junior)

“Agrega muita coisa. A gente tem muito conhecimento técnico, não tem o conhecimento prático. E eles [alunos da capacitação] trazem isso. Tem uma riqueza maior de exemplos e situações que a gente fica conhecendo a partir deles”, explica Ana Paula Gonçalves.

A última aula do curso acontece na próxima sexta-feira, 12.