A professora de Artes do Colégio de Aplicação João XXIII, Renata Oliveira Caetano, juntamente a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Bruna Tostes, aliaram ensino, pesquisa e extensão e representarão a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Congresso da International Society for Education Through Art (InSEA). O evento acontece entre os dias 9 e 13 de julho, em Vancouver, Canadá.
A pesquisa “Experience and affective learning in Artistic Residence: what can the artist learn at school?” desenvolve as atividades do projeto de extensão “Arte em Trânsito” juntamente ao de iniciação científica “Residência Artística na Escola”. O resultado é o compartilhamento de inquietações e desdobramentos das ações e do acompanhamento da presença de artistas nas escolas, possibilitando uma troca de conhecimento entre estudantes e professores.
“Inicialmente acreditávamos que os desdobramentos dessa troca seriam mais importantes para a comunidade escolar. Contudo, logo no primeiro ano de acompanhamento surgiu a pergunta: ‘O que pode o artista na escola?’, que veio se firmando como uma questão importante de nossa pesquisa”, explica Renata.
De acordo com a professora, a investigação registra a existência da produção científica nas artes, despertando atenção da comunidade acadêmica internacional para um trabalho artístico iniciado por meio de projetos de pesquisa e extensão. “Sabemos que estamos no caminho certo, no qual a escola pode ser aberta às práticas culturais diferenciadas em que as várias vidas, integrantes e habitantes deste espaço, são peças fundamentais para aprendermos e para nos formarmos. Por isso, investigamos os encontros, os instantes de acontecimentos entre artistas, professores e estudantes para desconstruir territórios já estabelecidos e para criar novos.”
A doutoranda, Bruna Tostes, destaca que participar de um congresso internacional como o InSEA é uma oportunidade de compartilhar as experiências produzidas em projetos desenvolvidos na UFJF, com profissionais e teóricos da área de diversas partes do mundo. “A temática “Making” do congresso InSEA em 2019, é um convite à reflexão sobre o fazer na pesquisa, o fazer no cotidiano escolar e nas práticas docentes, sem ter um caráter prescritivo, procurando modos de pensar arte, cultura e educação. Dessa forma falaremos de como nosso processo de pesquisa está em constante transformação. Tenho interesse em discutir e problematizar as relações da artista/professora/pesquisadora através da ‘Residência Artística’ nas escolas que, de certa forma, estará também residindo artisticamente neste congresso.”
Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a apresentação deste trabalho neste congresso representa o sucesso da articulação entre pesquisa, ensino e extensão.“Ao juntar estudantes e comunidade externa, foi possível destacar questões que se materializaram na pesquisa. A extensão, aliada ao ensino, produz conhecimento e mostra novas possibilidades no trato das artes para os estudantes da educação básica.”
Congresso
Trazendo o tema, “Fazer (Making) na Arte/Educação” e relacionando-o com as abordagens materiais e imateriais, movimentos globais de ideias e mudanças de percepção, o Congresso da International Society for Education Through Art (InSEA) se trata do maior evento da área, reunindo representantes de todos os continentes para discutir estudos e práticas inovadoras de Arte/Educação.
Arte em Trânsito
O projeto de extensão Arte em Trânsito existe desde 2011, estabelecendo uma abordagem curatorial, diferenciada, para fazer transitar a arte dentro da escola. O Arte em Trânsito se desdobra em ações variadas em torno de “Dispositivos de Formação Docente” e de “Dispositivos Artísticos”. A partir das ações dentro da escola, desenvolve-se catálogos com as propostas pedagógicas; oferece atividades de formação para professores; trabalha ações de Arte/Educação em comunidades e outras escolas da cidade; entre outras ações.
Outras informações: (32) 3229-7602 – Colégio de Aplicação XXIII
(32) 2102-3911 – Pró-reitoria de Extensão