Veículo: Acessa.com
Editoria: Educação
Data: 01/07/2019
Título: Projeto da UFJF oferece curso de idiomas gratuitos para a comunidade
Da redação
Estão abertas as inscrições para o projeto Boa Vizinhança – Línguas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que oferece cursos gratuitos de idiomas para a população. Os interessados poderão se inscrever on-line ou presencialmente, na Secretaria da Pró-reitoria de Extensão, de segunda a sexta-feira, das 8h do dia 1º de julho até às 17h do dia 19. Acesse o edital na íntegra.
O Boa Vizinhança oferece 35 vagas para cada um dos seguintes cursos: Língua Inglesa, Espanhola, Francesa, Latina, Grega, Italiana e Libras. O projeto conta ainda com uma turma de Português como Língua de Acolhimento, voltada para estrangeiros residentes em Juiz de Fora. Os cursos terão a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga de 60 horas-aula cada um.
Para participar é necessário que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública. As vagas são destinadas, preferencialmente, para moradores do entorno da UFJF e, caso não sejam preenchidas, serão disponibilizadas para interessados dos demais bairros, exceto aqueles que desejam preencher as vagas destinadas para a turma de acolhimento, sendo esta exclusiva para estrangeiros. A previsão para o início das aulas é dia 19 de agosto.
— —
Veículo: Portal F11
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Título: Projeto da UFJF oferece curso de idiomas gratuitos para a comunidade
Programa oferece 35 vagas para cada curso.
Projeto da UFJF oferece curso de idiomas gratuitos para a comunidade
Estão abertas as inscrições para o projeto “Boa Vizinhança – Línguas” da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que oferece cursos gratuitos de idiomas para a população. Os interessados poderão se inscrever on-line ou presencialmente, na Secretaria da Pró-reitoria de Extensão, de segunda a sexta-feira, das 8h do dia 1º de julho até às 17h do dia 19.
O “Boa Vizinhança” oferece 35 vagas para cada um dos seguintes cursos: Língua Inglesa, Espanhola, Francesa, Latina, Grega, Italiana e Libras. O projeto conta ainda com uma turma de Português como Língua de Acolhimento, voltada para estrangeiros residentes em Juiz de Fora. Os cursos terão a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga de 60 horas-aula cada um.
Para participar é necessário que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública. As vagas são destinadas, preferencialmente, para moradores do entorno da UFJF e, caso não sejam preenchidas, serão disponibilizadas para interessados dos demais bairros, exceto aqueles que desejam preencher as vagas destinadas para a turma de acolhimento, sendo esta exclusiva para estrangeiros. A previsão para o início das aulas é dia 19 de agosto.
Acesse o edital na íntegra.
União entre campus e comunidade
Voltado para os moradores do entorno da UFJF, o projeto criado há dez anos, acolhe a comunidade por meio de diversas ações, visando um contato maior entre Universidade e sociedade.
Através das aulas de línguas, o aprendizado se torna mais acessível, ampliando as possibilidades dos participantes no que se refere à capacidade profissional e ao contato com novas culturas.
Outras informações: (32) 2102–3959 ou 2102-3961 – Pró-reitoria de Extensão (Proex) ou boavizinhanca.extensao@ufjf.edu.br
Fonte: UFJF
— —
Veículo: Portal F11
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Link: http://portalf11.com.br/noticia/13413/caes-e-gatos-sao-adotados-durante-evento-ypet-atletay-na-ufjf
Título: Cães e gatos são adotados durante evento “Pet Atleta” na UFJF
Foram adotados 21 animais, dos quais, 13 cães e 8 gatos, superando a média dos outros eventos.
Cães e gatos são adotados durante evento “Pet Atleta” na UFJF
A empresa Fest Pet, com apoio da TV Integração de Juiz de Fora e em parceria com o Departamento Municipal de Juiz de Fora (Demlurb), realizou, no domingo, 30, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a feira de adoção de cães e gatos do Canil Municipal, na primeira edição do Projeto “Pet Atleta”. Foram adotados 21 animais, dos quais, 13 cães e 8 gatos, superando a média dos outros eventos.
Das 9 às 14 horas, houve diversas atrações, como “Cãominhada”, workshop sobre como produzir roupas e acessórios para pets, equipe de veterinários para orientações sobre nutrição e vacinação, apresentação de adestramento, distribuição de brindes, músicas e panfletagem sobre os dez mandamentos de como cuidar dos animais.
O veterinário do Canil Municipal, Fábio Valverde, conta que “um evento com este tamanho é ótimo para mostrar para mais pessoas o trabalho do Canil e fazer com que elas vejam os animais que estão disponíveis, fazendo com que aumente o número das adoções responsáveis”.
Já a gerente do Departamento de Controle Animal (Dcan), Miriam Neder, afirma que “o público deste evento é diferente do que se costuma ter nos eventos de adoção. Muitas pessoas que passaram por lá têm animais de raça. Agora, tiveram a oportunidade de ver de perto como funciona a adoção e como nossos vira-latas têm valor”.
A adotante Cíntia Aparecida levou para casa a cachorra registrada como Babi, mas já trocou seu nome para Lica. Ela garante que fez uma boa escolha: “eu e meu filho estamos felizes. Vou cuidar muito bem dela”.
Quem não pode comparecer ou evento, ainda pode adotar ligando para o Disque-Adoção, pelo número 3225-9933, ou visitando o Canil, na Rua Bartolomeu dos Santos, Bairro São Damião, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 15h30.
O próximo evento de adoção será realizado no dia 13 de julho, das 10 as 14 horas, no Parque Halfeld, Centro. Para mais informações, o telefone do Canil Municipal está disponível pelo número 3690-3591.
*Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537
Fonte: PJF
— —
Veículo: Rádio Itatiaia JF
Editoria: Educação
Data: 01/07/2019
Link: http://radioitatiaiajf.com.br/jf-recebe-encontro-internacional-sobre-avaliacao-formativa-e-digital/
Título: JF recebe Encontro Internacional Sobre Avaliação Formativa e Digital
1 de julho de 2019 Redação
O 1º Encontro Internacional Sobre Avaliação Formativa e Digital acontece de 1 a 3 de julho, às 19h, em Juiz de Fora.
Realizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento tem o objetivo de mostrar novos processos e formas de avaliar a aprendizagem, acompanhar as políticas de educação e saber sobre estratégias e instrumentos de avaliação mais criativos, e em diferentes suportes.
A programação conta com pesquisadores nacionais e internacionais – França, Luxemburgo, Itália e Portugal -, profissionais da educação especialistas em avaliação e gestão.
A conferência de abertura será com Thierry Rocher, do Ministério da Educação Nacional da França.
O evento segue até quarta-feira, 3, no Auditório do Instituto de Ciências Humanas da UFJF, e conta cm participação de profissionais da educação de todo o país.
— —
Veículo: JF Clipping
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Título: ABERTO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA 5ª SEMANA DE ECONOMIA DA UFJF-GV
Fonte: UFJF em 01/07/2019 às 14:30 h
Aberto prazo para submissão de trabalhos na 5ª Semana de Economia da UFJF-GV
1 de julho de 2019
Campus e Comunidade
Interessados em submeter trabalhos de pesquisa e extensão na 5ª Semana de Economia da UFJF-GV devem ficar atentos: o Departamento de Economia divulgou edital que estabelece normas para submissão de trabalhos. A atividade tem como públicos-alvo estudantes de graduação, pós graduação, recém formados, docentes e pesquisadores de cursos das Ciências Sociais Aplicadas.
Serão aceitos trabalhos, concluídos ou em andamento, oriundos de atividades de pesquisa (iniciação científica, artigo de disciplina, monografia ou TCC, outros), de extensão e/ou treinamento profissional inseridos na área de Economia e campos do conhecimento correlatos.
O prazo para submissão de trabalhos acaba no dia 31 de julho.
A 5ª Semana de Economia da UFJF-GV acontece nos dias 27 e 28 de agosto.
Mais informações estão disponíveis no edital, e também pelo e-mail semanadaeconomiaufjfgv@gmail.com
— —
Veículo: Rádio Itatiaia JF
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Link: http://radioitatiaiajf.com.br/atleta-juiz-forano-e-ouro-no-sul-americano-de-lancamento-de-dardos/
Título: Atleta juiz-forano é ouro no Sul-Americano de lançamento de dardos
1 de julho de 2019 Redação
O atleta de Juiz de Fora Luiz Mauricio Dias, de 19 anos, conquistou o título no lançamento de dardo no Campeonato Mineiro Sub-20 de Atletismo, realizado no último final de semana.
Além de ficar em primeiro lugar, Luiz Maurício conquistou a melhor marca da carreira ao lançar o dardo a 74,32m.
Com a marca, ele superou os 71,17 m do Sul-Americano, onde ficou com medalha de ouro.
O feito deixou o juiz-forano em 10º lugar com a melhor marca do mundo da categoria.
Em julho, ele disputa Pan-americano Sub-20, que será em San José, na Costa Rica, entre os dias 19 e 21.
Foto: Cria/UFJF
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cultura
Data: 01/07/2019
Título: Confira a programação do 30º Festival de Música Colonial
Programado para a semana do dia 21 a 28 de julho, o evento reúne concertos noturnos e vespertinos, além de oficinas com profissionais renomados
Por Mauro Morais
01/07/2019 às 18h24
Do dia 21 ao dia 28 de julho, Juiz de Fora recebe a 30ª edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O evento, que este ano completa três décadas, é um dos principais do gênero no país e reúne apresentações e oficinas.
Uma exposição, com os 29 cartazes das edições passadas, abre o festival, às 16h, na Galeria Renato de Almeida do Teatro Pró-Música, onde também se apresenta a Orquestra Sinfônica Pró-Música. A mostra segue em visitação durante os dias do evento, das 9h às 18h.
Espalhados por espaços como Cine-Theatro Central, Fórum da Cultura e Shopping Jardim Norte, os concertos vespertinos reúnem orquestras, corais e uma apresentação de teatro de marionetes.
Já os concertos noturnos acontecem no Central, no Teatro Paschoal Carlos Magno e no Museu de Arte Murilo Mendes e são precedidos por palestras, às 19h, ministradas pelo Prof. Rodolfo Valverde.
Confira a programação completa do evento, divulgada nesta segunda (1º), pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF, responsável pelo Pró-Música/UFJF.
Concertos noturnos
Domingo, 21 de julho, às 20h
Concerto de Abertura
Orquestra Sinfônica da UFRJ
Local: Cine-Theatro Central
Segunda-feira, 22 de julho, às 20h
Concerto do Trio Villani e convidados
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno
Terça-feira, 23 de julho, às 20h
Concerto “Da renascença a Vivaldi”, música para flauta doce e gaita de foles
Local: Auditório do Museu de Arte Murilo Mendes
Quarta-feira, 24 de julho, às 20h
Recital de Piano, Viola e Clarineta
Local: Auditório do Museu de Arte Murilo Mendes
Quinta-feira, 25 de julho, às 20h
Concerto Quarteto 5ª Essentia
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno
Sexta-feira, 26 de julho, às 20h
Concerto de Canto, Cravo e Alaúde
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno
Sábado, 27 de julho, às 20h
Concerto Harmoniemuzik
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno
Domingo, 28 de julho, às 20h
Concerto de Encerramento
Conjunto de Música Antiga da USP
Local: Cine-Theatro Central
Concertos vespertinos
Domingo, 21 de julho, às 16h
Orquestra Sinfônica Pró-Música
Local: Galeria Renato de Almeida do Teatro Pró-Música
Segunda-feira, 22 de julho, às 16h
Dance in Concert
Local: Cine-Theatro Central
Terça-feira, 23 de julho, às 18h
Coral UFJF
Local: Fórum da Cultura
Quarta-feira, 24 de julho, às 18h
Coral Cesama
Local: Escadaria do Cine-Theatro Central
Quinta-feira, 25 de julho, às 16h
Grupo Giramundo – Teatro de Marionetes
Espetáculo “O carnaval dos animais”
Local: Cine-Theatro Central
Sexta-feira, 26 de julho, às 18h
Coral Pró-Música
Local: Escadaria do Cine-Theatro Central
Sábado, 27 de julho, às 14h30
Orquestra Sinfônica Pró-Música
Local: Shopping Jardim Norte
Oficinas
19 (sexta) e 20 (sábado) de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Teatro Pró-Música
Educação Musical, com Luciana Nagumo (SP)
22 (segunda) a 26 (sexta) de julho, das 9h às 12h
Local: Instituto de Artes e Design
Canto, com Veruschka Mainhard (RJ)
Clarineta, com Eduardo Gonçalves (ES)
Cravo, com Robson Bessa (MG)
Contrabaixo, com Fausto Borém (MG)
Flauta Doce, com Renata Pereira (SP)
Flauta Doce Barroca, com Rotem Gilbert (USA)
Flauta Transversa, com Nilton Moreira (MG)
Saxofone, com Leonardo Barreto (MG)
Trombone, com Marcos Flávio (MG)
Trompa, com Gustavo Trindade (MG)
Trompete, com Pedro Mota (MG)
Viola, com João Carlos Ferreira (MG)
Violão, com Fábio Adour (RJ)
Violino, com Paulo Bosisio (RJ)
Violino, com Jovana Trifunovic (MG)
Violino (para crianças), com José Ademar Rocha (SP)
Violoncelo, com Abel Moraes (MG)
Violoncelo, com Isabelle Alves (MG)
25 (quinta) e 26 (sexta) de julho, das 9h às 12h
Local: Instituto de Artes e Design
Alaúde, com Diego Leveric (IT)
22 (segunda) a 26 (sexta) de julho, das 14h às 17h
Local: Instituto de Artes e Design
Piano, com Luís Senise (RJ)
22 (segunda) a 26 (sexta) de julho, das 13h30 às 15h30
Local: Instituto de Artes e Design
Danças Barrocas, com Osny Fonseca (SP)
Banda Sinfônica, com Gilson Pereira (MG)
22 (segunda) a 26 (sexta) de julho, das 16h às 18h
Local: Instituto de Artes e Design
Ateliê de Música Renascentista e Barroca, com Rotem Gilbert (USA)
Orquestra, com César Timóteo (MG)
Performance Musical, com Fausto Borém (MG)
Prática de Choro, com Nilton Moreira (MG)
Prática de Orquestra Infantil, com José Ademar Rocha (SP)
— —
Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65134
Título: Conselho apresentará Plano Municipal de Turismo durante fórum regional
Portal de Notícias PJF | Conselho apresentará Plano Municipal de Turismo durante fórum regional | SEDETA – 1/7/2019
O Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (Comtur JF) falará sobre o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo da cidade, durante o “Primeiro Fórum de Gestão de Turismo e Eventos de Juiz de Fora e Região”, que será realizado na próxima quarta-feira, 3, no espaço de convenções do Trade Hotel. Com o tema “Redes e Planejamento”, o encontro, promovido pelo Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau (JFC&VB), tem como objetivo sensibilizar empresários, estudantes e gestores de organizações governamentais e não governamentais do segmento de turismo e eventos sobre a importância do trabalho colaborativo.
Na oportunidade, a presidente do Comtur JF, Tatyana Hauck Herdy Hill, e a conselheira Mariana Pimentel, professora do curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresentarão o histórico da construção do plano, as etapas de desenvolvimento e a metodologia adotada. “Juiz de Fora tem um plano setorial de Turismo, de 2002, que dá diretrizes, mas não prevê ações. Desde a reativação do conselho, em 2015, temos a preocupação de atualizá-lo. A intenção é informar ao setor que este plano está sendo construído e sobre um debate público, que será realizado em agosto, com o objetivo de levantar propostas e definir estratégias para fortalecer o setor, através de ações integradas, buscando o desenvolvimento sustentável e a consolidação da cidade como polo regional de turismo”, explica Tatyana.
Programação
A abertura do Fórum acontecerá às 14 horas, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta), Rômulo Veiga; do reitor da UFJF, Marcus David; e o presidente do Brasil Convention & Vistors Bureaux, Márcio Santiago.
Fatores que favorecem Juiz de Fora na atração de grandes eventos, como a proximidade de grandes centros e os indicadores da cidade, e o potencial do município para incrementar o turismo e a cadeia cultural da cidade, por meio da “Lei de Incentivo à Cultura”, serão tratados pelo assessor da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Carlos Henrique Raposo, que mediará palestra ministrada pelo superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Felipe Amado.
Seguindo a programação, o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Minas Gerais, Guilherme Sanson, falará sobre hotelaria criativa, em palestra moderada pelo vice-presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Roberto Fagundes. Por fim, o diretor de Marketing da RioTur, Maurício Werner, e o presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, trarão exemplos sobre parcerias público-privadas no setor de turismo.
Paralelamente à apresentação do Comtur, o diretor de Segmentação Turística do Governo de Minas Gerais, Lucas Xavier, realizará reunião com os presidentes dos Conventions & Visitors Bureux do Estado para direcionamento do Plano de Ações de Turismo de Negócios e Eventos mineiro.
O Fórum será finalizado com um happy hour, com exposição de produtos para hoteleiros, mostra de fotos da cidade, feitas por alunos do Curso de Artes e Design da UFJF, vendas de souvenirs e degustação de cerveja, petisco e cachaça mineira.
As inscrições para o “Primeiro Fórum de Gestão de Turismo e Eventos de Juiz de Fora e Região” podem ser feitas pelo link.
Foto: Carlos Mendonça
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedeta, pelo telefone 3690-8341.
Foi reproduzido em: JF Clipping
— —
Veículo: Toque de Bola
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Link: https://www.toquedebola.esp.br/2019/07/meninas-do-sb-soltam-o-grito/
Título: Meninas do SB soltam o grito!
[Texto não copiável]
— —
Veículo: Rumo Certo JF
Editoria: Corrida e Caminhada
Data: 01/07/2019
Link: https://rumocertojf.com.br/flavio-stumpf-e-amanda-oliveira-lideram-4a-mexa-se-pela-vida/
Título: Flávio Stumpf e Amanda Oliveira lideram 4ª Mexa-se pela Vida
rumocerto 1 Julho , 2019 Corrida e caminhada, Destaque Sem Comentários
*Reportagem: Priscila Oliveira
O Parque da Lajinha recebeu a quarta edição da Corrida Mexa-se pela Vida, neste domingo, 30. Com percurso de 6km, válidos pela sexta etapa do 33º Ranking de Juiz de Fora, a prova teve nova dobradinha de Flávio Stumpf (Vem Correr) e Amanda Oliveira (Fac. Granbery/ Real Mercês/ CRIA UFJF/ Sicoob/ NutriMais) nas primeiras colocações gerais.
O representante local cruzou a linha de chegada aos 20min32s, deixando Matheus Batista (Mega/CRIA UFJF), Luan Oliveira (Vem Correr), Jocemar Corrêa (Vem Correr) e Pedro Henrique Campos Archanjo (Vem Correr) entre o segundo e quinto lugares, consecutivamente. Já a mercesana liderou a categoria feminina com o tempo de 25min19s, enquanto Aline Barbosa (Fac. Granbery/Ed. Física/Mais Bella), Claudete Nunes (ProFit Running), Débora Faião (Team Faião) e Noemi Alves (Mega/CRIA UFJF) completaram a premiação.
Por equipes, vitória de Vem Correr (535 pontos) sobre Super Amigos (435) e Mega/CRIA UFJF (313) nas masculinas; e de ProFit Running (427) em cima de Fac. Granbery/Ed. Física (251) e Nativos (244), nas femininas. Os paratletas do JF Paralímpico/ACJF venceram entre os grupos PCD (Pessoas com Deficiência) masculinos e femininos.
CLIQUE AQUI para acessar os resultados extraoficiais da 4ª Corrida Mexa-se pela Vida.
* Dúvidas sobre classificação devem ser encaminhadas diretamente à Secretaria de Esporte e Lazer pelo e-mail rankingdecorridasjf@yahoo.com.br ou através do telefone (32) 3960-7845.
— —
Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65132
Título: Copa Prefeitura Bahamas de Futsal apresenta campeões de quatro categorias
Portal de Notícias PJF | Copa Prefeitura Bahamas de Futsal apresenta campeões de quatro categorias | SEL – 1/7/2019
O ginásio do Sport Club Juiz de Fora sediou, na tarde do sábado, 29, quatro decisões da “Copa Prefeitura Bahamas de Futsal”. O primeiro jogo foi dos meninos do infantojuvenil. As equipes do Bairro São Bernardo se enfrentaram em partida inicialmente equilibrada. No entanto, no segundo tempo, o SB Futsal/ Tina Lanches mostrou superioridade e venceu a Escola de Futsal SB por 5 a 2.
Em seguida, foi realizado o jogo mais disputado da tarde. As crianças do pré-mirim levaram centenas de torcedores: pais, amigos e professores, vestidos com as cores das equipes, com buzinas e muita empolgação. O JF Soccer enfrentou o Colégio Cristo Redentor – AC. Os meninos do Academia começaram perdendo, mas se recuperaram e empataram a partida, que foi para os pênaltis. Bernardo, jogador do Academia, além de ter defendido uma das penalidades, ainda foi autor do gol da vitória.
As meninas também tiveram a oportunidade de mostrar as habilidades. No infantojuvenil feminino, novamente a equipe do São Bernardo entrou em quadra. Após finalizar o primeiro tempo no 0 a 0, o SB Futsal/Tina Lanches venceu o Futsal UFJF por 2 a 1. Para a última partida, o União e Força Futsal Clube veio de Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, para disputar o título contra o BF Barvaria, de Juiz de Fora. Os trirrienses levaram o troféu, vencendo o Barvaria por 4 a 2.
A cerimônia que premia os mais disciplinados, os artilheiros da competição e as defesas menos vazadas está marcada para 5 de agosto. A Copa Prefeitura Bahamas de Futsal é promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Grupo Bahamas. Até a final, aconteceram cerca de 400 jogos.
Foto: Divulgação
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL, através do telefone 3690-7881.
— —
Veículo: Zine Cultural
Editoria: Blog
Data: 01/07/2019
Link: https://www.zinecultural.com/blog/onde-doar-casacos-em-juiz-de-fora
Título: Campanhas de agasalho: onde doar casacos em Juiz de Fora!
Atualizado em 01/07/2019 13:33:45
Por: Marcela Viana
Para a Elsa do Frozen o inverno é fichinha, mas para muitos brasileiros em situação de vulnerabilidade, essa estação pode ser perigosa para a saúde por causa das temperaturas pouco amenas. A parte boa em relação a essa época, é que ela não é imprevista como os invernos de Game Of Thrones. Ela tem dia marcado na agenda para não pegar ninguém de surpresa.
Dica para esquentar no frio: um casaco e um abraço apertado (Foto: Giphy)
O inverno desse ano começou no dia 21 de junho e para se preparar para a estação mais fria do ano, empresas e organizações realizam campanhas de agasalho na cidade para ajudar pessoas que não tem como se esquentar. Role para baixo para conferir onde você pode doar um casaco em Juiz de Fora e fazer o dia de alguém mais quente!
1) Bom Brasileiro
onde doar casacos em juiz de fora
🧣 O que doar?
A Bom Brasileiro recebe agasalhos infantis e adultos que ficam pendurados na frente das lojas. Quem doar, ganha um pacote de cookies da Bom Brasileiro.
📍 Onde doar?
Bom Brasileiro Braz Bernardino (R. Braz Bernardino, 97 – Centro)
Bom Brasileiro Santo Antônio (R. Santo Antônio, 530 – Centro)
⏰Até quando?
- As doações serão recebidas até o dia 15/07.
👤 Para quem será doado?
Os agasalhados ficam disponíveis na vitrine para serem recolhidos por qualquer pessoa que necessita de um casaco. As doações ficam na fachada 24hrs por dia.
2) Projeto Recrear
onde doar casacos em juiz de fora
🧣 O que doar?
O Projeto Recrear recebe doações de peças de inverno adulto e infantil (calça, blusas, casacos, meias, etc) e alimentos de cesta básica.
📍 Onde doar?
Arteria Fábrica de Cultura (R. Chanceler Oswaldo Aranha, 535 – São Mateus)
⏰Até quando?
- Até o final da estação (23/09).
👤 Para quem será doado?
As peças e os alimentos serão doados para as famílias amparadas pela instituição. O Projeto Recrear atua em comunidades carentes em Juiz de Fora, com objetivo de levar cultura, lazer e apoio psicológico para as crianças e suas famílias.
3) Anjos da Rua
onde doar casacos em juiz de fora
ONG Anjos da Rua em um dia de visitação (Foto: Instagram)
🧣 O que doar?
Roupas e calçados para adultos e crianças. Além disso, cobertores e óleo de cozinha também estão sendo recolhidos.
📍 Onde doar?
Estacionamento Sinal Verde (R. Mal. Deodoro, 138 – Centro)
Diferencial Ótica (R. Mal. Deodoro, 373 – Centro)
⏰Até quando?
- As doações serão recebidas até o dia 10/07.
👤 Para quem será doado?
Para a ONG Anjos da Rua, que atua com visitas e doações para pessoas em situação de rua e crianças em casa de passagem. As visitas às ruas são feitas uma vez por semana.
4) ACE JR.
onde doar casacos em juiz de fora
🧣 O que doar?
A ACE JR. recolhe, de preferência, agasalhos adulto e infantil.
📍 Onde doar?
ACE JR. (Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora -FAEFID/UFJF, Campus Universitário, Bairro Martelos, sem número).
⏰Até quando?
- As doações serão recebidas até o dia 05/07.
👤 Para quem será doado?
Os agasalhados serão doados para o bazar da Ascomcer, que é organizado para arrecadar dinheiro para a instituição.
5) Gran Chopp Growleria
🧣 O que doar?
A Gran Chopp Growleria recebe acessórios de frio (gorros, meias, cachecóis), assim como roupas (calças, casacos e blusas quentinhas), e também mantas e cobertores. As doações serão registradas em nomes de grupos e a galera que doar mais peças ganhará 5 growlers com cervejas variadas.
🏆 Sistema de pontos:
- Meias, toucas e gorros – 0,5pt
- Roupas – 1 pt
- Mantas e cobertores – 2pts
📍 Onde doar?
Gran Chopp Growleria (R. São Mateus, 1277 – São Mateus).
⏰Até quando?
- As doações serão recebidas até o dia 15/07.
- No dia 17/07 será divulgado o grupo que arrecadou mais peças.
👤 Para quem será doado?
As peças serão doadas para o Ambulatório da Igreja da Glória e também para pessoas em situação de rua que passam pela loja.
6) IEEE SIGHT UFJF
onde doar casacos em juiz de fora
🧣 Como doar?
O IEEE SIGHT UFJF recolhe principalmente agasalhos, mas outras peças, como sapatos e calçados também são aceitos.
📍 Onde doar?
- Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos da UFJF:
IEEE SIGHT UFJF – Localizado no galpão da Engenharia elétrica da UFJF
D.A. da Faculdade de Engenharia
D.A. do Instituto de Artes e Design
D.A. do Instituto de Ciências Biológicas
D.A. da Faculdade de Direito
D.A. da Faculdade de Letras
C.A. da Faculdade de História
D.A. da Faculdade de Enfermagem
⏰Até quando?
- As doações serão recebidas até o dia 12/07.
👤 Para quem será doado?
Para a Anjos da Rua, ONG que visita pessoas em situação de rua e crianças em casa de passagem oferecendo alimento, roupas, atenção e carinho.
7) Colégio e curso Nota 10
🧣 O que doar?
Casacos, blusas, calças e acessório de frio (como cachecóis e gorros) para adultos e crianças, como também mantas e cobertores.
📍 Onde doar?
Colégio e curso Nota 10 (Av. Presidente Itamar Franco, 1418, do 1° ao 4° andar – Centro)
⏰Até quando?
- As doações serão recebidas até o dia 28/06.
👤 Para quem será doado?
O que for recolhido será doado para a “Obra dos Pequeninos de Jesus”, que trabalha com pessoas em situação de rua. O projeto oferece café da manhã, produtos de higiene pessoal e atendimento odontológico, de psicólogos e de assistentes sociais. Além disso, assiste na recuperação de documentos pessoais.
8) Unimed Juiz de Fora
Sede da Unimed na Avenida Rio Branco (Foto: Divulgação)
🧣 O que doar?
Roupas e cobertores.
📍 Onde doar?
Sede da Unimed Juiz de Fora (Av. Rio Branco, 2.540/loja – Centro)
Espaço Viver Bem (Av. Presidente Itamar Franco, 1.442 – Centro)
Núcleo de Atendimento Unimed (R. Fernando Lobo, 102 – 11o andar – Centro)
Unidade Benfica (Benfica Shopping, Rua Marília, 510 – 3° andar)
Unimed Pleno (R. Francisco Brandi, 137- São Mateus)
⏰Até quando?
- As doações serão recebidas até o dia 05/07.
👤 Para quem será doado?
A Unimed ainda não definiu as instituições. A escolha é feita após a contagem e categorização das peças, para que ela seja direcionada ao público que poderá usufruir melhor das doações.
Como diria Marie Kondo, a japonesa que virou celebridade por ensinar técnicas de organização doméstica, “mantenha em casa o que te traz alegria”. Portanto, que tal fazer uma limpeza no guarda-roupa? Fique com o que te traz prazer e ainda tem utilidade, caso contrário, doe e faça a alegria de outras pessoas.
— —
Veículo: Nova Concursos
Editoria: Concursos
Data: 01/07/2019
Link: https://www.novaconcursos.com.br/portal/concursos/concurso-ufjf/
Título: Concurso UFJF: SAIU EDITAL com salários de até R$ 4,1 mil!
01/07/2019
Foi publicado o edital do novo concurso UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). As oportunidades são para níveis médio e superior, com salários de até R$ 4,1 mil!
» Prepare-se para o concurso UFJF + BÔNUS (GRÁTIS) «
Como fazer a inscrição do concurso UFJF?
As inscrições estarão abertas a partir das 09h do dia 15 de julho até às 23h59min do dia 02 de agosto de 2019.
Para se inscrever o candidato deverá acessar o site da banca organizadora, CEFETMINAS.
A taxa de inscrição varia entre os seguintes valores:
– Nível Médio: R$ 80,00;
– Nível Superior: R$ 120,00.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado até o dia 05 de agosto de 2019.
Nova-UFJF
Vagas e salários
O certame oferta 24 vagas, nos níveis médio e superior. As oportunidades são para os seguintes cargos:
♦ Nível Médio: Assistente em Administração » Ver Apostila « (17), Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais/Libras (3), Técnico de Tecnologia da Informação (1);
♦ Nível Superior: Analista de Tecnologia da Informação (2), Administrador (1).
Os salários variam entre R$ 2.446,96 e R$ 4.180,66, mais o benefício de auxílio-alimentação de R$ 458,00, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
Após o preenchimento das vagas indicadas, os candidatos aprovados poderão ser nomeados para o preenchimento das vagas que vierem a surgir no respectivo campus (Juiz de Fora/MG ou Governador Valadares/MG), dentro do prazo de validade do concurso.
Como será a prova do concurso UFJF?
A avaliação dos candidatos será mediante prova objetiva (para todos os cargos), realizada na data provável de 15 de setembro de 2019, no turno da manhã, com início às 09 horas, nas cidades de Juiz de Fora/MG e Governador Valadares/MG.
Os locais de provas serão informados no site da banca organizadora, até o dia 03 de setembro de 2019.
Haverá ainda prova prática para o cargo de Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais/Libras.
A prova objetiva será composta por 50 (cinquenta) questões, do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E), devendo o candidato assinalar uma única resposta, com duração de 4 horas.
O conteúdo programático da prova consistirá nas disciplinas de Língua Portuguesa (10 questões), Legislação (10 questões), Raciocínio Lógico e Matemático (5 questões), Conhecimentos Específicos (25 questões).
O concurso público terá a validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação do ato de homologação do Resultado Final de cada concurso, de acordo com o cargo/campus de lotação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração, conforme Art. 12 da Lei nº 8.112/90 e inciso III do Art. 37 da CF/88.
Nova-ufjf
Requisitos para posse dos cargos
São condições mínimas para investidura no cargo:
- a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou se de nacionalidade portuguesa, amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, nos termos do Art. 12, § 1º, da Constituição Federal de 1988 e na forma do disposto no Art. 13 do Decreto nº 70.436/1972;
- b) Ter idade mínima de 18 anos completos;
- c) Encontrar-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
- d) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
- e) Conhecer e estar de acordo com as exigências do presente Edital;
- f) No caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional.
Leia Mais: https://www.novaconcursos.com.br/portal/concursos/concurso-ufjf/#ixzz5tP05ytuF
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Título: UFJF inicia agendamento de sessões fotográficas no Jardim Botânico
As sessões serão às segundas-feiras, quando o local não está aberto ao público.
Por G1 Zona da Mata
01/07/2019 08h53 Atualizado há uma semana
O Jardim Botânico abriu agendamento para ensaios fotográficos. Os interessados devem ligar para o telefone (32) 3224-6725, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
De acordo com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), são seis vagas para sessões exclusivamente das 8h às 16h às segundas-feiras, dia em que não está aberto ao público. Desta forma, atender à solicitação não vai gerar conflito com as diretrizes político-pedagógicas do Jardim Botânico.
“Por termos aqui um espaço com muita sociodiversidade, já prevíamos que surgiriam essas demandas, que foram aparecendo desde quando abrimos o Jardim. É uma oportunidade de uma utilização maior dos nossos espaços para a comunidade”, disse o diretor Gustavo Soldati.
Após ser fechado por causa de onça-pintada, Jardim Botânico da UFJF reabre para visitação
Regras
As normas foram publicadas em uma portaria da UFJF. O solicitante deverá informar o nome do fotógrafo comercial, o nome da empresa, telefone comercial, telefone celular, endereço eletrônico, nome de todos os profissionais que integrarão a equipe do fotógrafo, nome dos contratantes, data e hora desejadas para a produção.
Não será cobrada taxa para uso do espaço e não há limite de permanência para a produção das imagens.
Profissionais poderão produzir fotos de caráter pessoal, comercial ou institucional. As demandas serão analisadas pela administração.
Não são permitidos para as fotos o acesso de veículos automotores ou a entrada de drones e dispositivos similares. A equipe de fotografia, que não deverá exceder sete pessoas, incluindo os contratantes, deverá também seguir as orientações para visitação no Jardim.
O acesso no dia da sessão deve ser feito pela entrada administrativa do Jardim, a Rua Coronel Almeida Novais, nº 225, no Bairro Santa Terezinha. Ao passar pela rua onde fica o portão de visitantes, vire na primeira à esquerda e siga até o fim.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Podcasts CBN
Data: 01/07/2019
Título: UFJF no Ar: O papel do Sexo na sociedade, com os alunos Marcos Pianta e Carolini Guerrái
Por CBN
01/07/2019 às 11h37 – Atualizada 01/07/2019 às 11h37
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Título: Ministério da Saúde publica portaria destinando mais de R$ 900 mil para o Hospital Universitário de Juiz de Fora
Publicação estabelece recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais. O G1 procurou a UFJF.
Por G1 Zona da Mata
01/07/2019 12h38 Atualizado há uma semana
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) receberá R$ 911.858,00 do Ministério da Saúde. Uma portaria foi publicada, nesta segunda-feira (1º), e estabelece recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF).
Em nota, a assessoria de comunicação do HU informou que o valor em questão será utilizado para compra e/ou aquisição de materiais médicos hospitalares. A nota afirma, ainda, que geralmente a efetivação do crédito em conta demora, em média, uma semana para disponibilização, após a publicação da portaria.
Segundo a publicação, a portaria dispõe sobre o financiamento compartilhado dos Hospitais Universitários Federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplina o regime da pactuação global com esses hospitais.
A publicação destaca, ainda, que os recursos financeiros serão liberados mediante a comprovação da liquidação dos empenhos emitidos à conta dos créditos descentralizados, de forma a não comprometer o fluxo de caixa do Fundo Nacional de Saúde.
Serão quase R$ 80 milhões em recursos destinados para mais de 30 cidades do país.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 01/07/2019
Título: TikTok consciente: brasileiros subvertem app de dublagem e criam vídeos de ‘humor social’
Estudantes de 14 anos da Bahia e de 18 do Rio estão entre jovens que ajudam a debater temas como racismo, feminismo e política, em vídeos curtos, sempre com ironia e bom humor.
Por Braulio Lorentz e Rodrigo Ortega, G1
01/07/2019 06h00 Atualizado há uma semana
O TikTok, aplicativo dominado por pegadinhas e zoeiras com músicas, está sendo subvertido por alguns jovens brasileiros. Em vez de “trollagens” e dancinhas, eles preferem criar vídeos bem humorados com temas como racismo, educação e feminismo.
Os vídeos (muitos entre 500 mil e 2,2 milhões de views cada) se espalharam por meio dos elogios de webcelebridades como Whindersson Nunes, Felipe Castanhari e Maísa Silva.
O vídeo que fez a fama de Kaique Brito, de 14 anos, foi feito de brincadeira e na gambiarra. São 17 segundos editados no TikTok. O jovem negro queria brincar com um discurso sobre “racismo reverso”.
No vídeo, o estudante de Salvador (BA) pega um discurso que já circulava na internet, sobre um suposto crescimento do “racismo contra brancos”. Kaique discorda que exista este “racismo reverso” e gravou a dublagem irônica, que dá ênfase exagerada a cada palavra.
“Eu fiz no TikTok e pus lá para meus amigos verem. Eles gostaram e pediram para eu postar no Twitter. Pensei que ia ‘flopar’. Coloquei de noite e fui dormir com uns 10 likes. No dia seguinte, peguei o telefone e fiquei assustado com o tanto de curtidas”, conta Kaique ao G1.
Kaique não se considera “ativista” e aprendeu a editar vídeos mais por gostar de humor e de música. Fã das cantoras Ariana Grande e da banda de indie pop AJR, Kaique usava o app Musical.ly para fazer vídeos de dublagens musicais e algumas brincadeiras de edição.
Em 2017, a empresa chinesa ByteDance comprou, por cerca de US$ 1 bilhão, o Musical.ly e o fundiu ao app TikTok. O negócio foi salgado, mas esperto. O TikTok é um fenômeno com estimados 500 milhões de usuários no mundo (o número no Brasil não é divulgado).
Mas o jovem se enjoou das dublagens musicais. Também fã de humor e de celebridades do finado app de vídeos curtos Vine, como Lucas Rangel e Isaac do Vine, Kaique queria usar de outro jeito sua habilidade para editar vídeos engraçados.
Uma inspiração veio de discurso do qual ele discorda. Ele não conhece a autora original, a youtuber Ayu. O trecho vem de um vídeo longo em que ela admite haver muito racismo contra negros no Brasil. Mas, em um trecho, diz que também há “racismo contra brancos”.
Kaique diz que seu vídeo não é um ataque contra a autora. Foi só uma forma de ressaltar e discordar com bom humor do ponto específico, repetido por outras pessoas, de que possa haver “racismo reverso”. “Foi um deboche para mostrar que o argumento original é um absurdo”, ele diz.
“Achei legal porque muita gente, achando que eu estava falando sério, veio explicar no Twitter por que essa coisa de ‘racismo contra brancos’ não existe. Acabou fazendo as pessoas rirem e sendo também uma discussão informativa.”
Kaique ficou feliz com tantas respostas sobre como o racismo – termo que descreve discriminação contra grupos historicamente oprimidos, como negros escravizados no Brasil – não se aplica a um grupo que não sofreu a mesma opressão histórica, como os brancos no Brasil.
O vídeo fez tanto sucesso que rendeu likes para posts anteriores. Três dias antes, ele criticou cortes de verbas na educação com um verso da música “Somebody that you used to know”, de Gotye e Kimbra: “you didn’t have to cut me off” (“você não precisava me excluir”, ou “me cortar”).
No embalo, Kaique fez outra dublagem, desta vez brincando com um vídeo do presidente Jair Bolsonaro exaltando o nióbio e mostrando um colar com o material em viagem ao Japão. “Achei engraçado demais e perfeito para uma dublagem com edição desse tipo.”
“Gosto de acompanhar as coisas que estão acontecendo e gosto de humor. Quero continuar fazendo os vídeos, com temas sociais ou não.” Quando pequeno, ele queria ser engenheiro. Agora, tem outras ideias: “Publicidade, design, cinema… Alguma coisa a ver com comunicação.”
Uma das fãs de Kaique é Laura Giordana, de 18 anos. Em seu perfil no Twitter, onde publica seus vídeos gravados no TikTok, ela já disse que queria “adotar” o garoto para ficar gravando vídeos com ele.
Laura mora em Volta Redonda (RJ) e estuda para o vestibular. Quer fazer psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Quando não está estudando, gasta seu tempo vendo e fazendo vídeos curtos, desde 2014. Passou por Dubsmash, Vine e Musical.ly, sempre com dublagens de músicas.
Mas agora ela se arrisca na onda do TikTok consciente. Suas dublagens e montagens têm como matéria-prima assuntos como as falas polêmicas de Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.
“Esse negócio de criticar não é para desrespeitar a opinião. Os tempos estão mudando e uma grande parte das pessoas concorda que é absurdo falar mal de LGBT”, diz Laura ao G1.
Ela conta que as primeiras ideias do que era feminismo e empoderamento vieram da mãe, que é professora. “Ela sempre buscou mostrar para mim e meus irmãos, com atitudes, o quanto a mulher consegue e merece se posicionar no mercado e na sociedade.”
Laura diz que a mãe cuida dos três filhos “praticamente sozinha, dando aula nos três turnos”. “E mesmo assim é divertida. Digo que ela é a mulher da minha vida, sabe? Uma inspiração pra mim.”
“O feminismo para mim é muito espelhado aqui em casa, na minha mãe. É a luta pelas conquistas da mulher no dia a dia e pensando assim, sou feminista sim.”
Foi só no início do mês passado que ela começou a ver seu número de likes crescer. “Eu só publicava no Stories do Instagram para os meus amigos verem, mas eles ficavam falando para postar no Twitter. Postei e saí correndo, porque fiquei com vergonha.”
Ela garante que não largar os vídeos, mesmo estudando ou quando se formar como psicóloga. “No meu tempo livre, vou continuar fazendo, porque eu gosto muito mesmo. Eu separo uma noite para fazer e faço uns quatro vídeos, porque é muito fácil usar o aplicativo.”
Mesmo assim, ela pensa em investir em seus talentos como produtora de conteúdo. “Depois quero fazer vestibular para Artes Cênicas ou um curso de dublagem.”
“Eu não acreditava que poderia alcançar tanta gente. Eu só era uma menina que fazia uns vídeos e mostrava para os amigos. Não era nada muito grande. Fiquei feliz com as mensagens das pessoas de que eu fiz elas rirem muito.”
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 01/07/2019
Título: Atleta juiz-forano se torna top 10 mundial no lançamento de dardo sub-20
Próximo do Pan-Americano da categoria, Luiz Maurício bate novo recorde e assume ponta do ranking adulto brasileiro
Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Wendell Guiducci
01/07/2019 às 12h55- Atualizada 01/07/2019 às 18h03
A caminhada do atleta juiz-forano Luiz Maurício, 19 anos, rumo ao Campeonato Pan-Americano Sub-20 segue sendo de marcos pessoais e conquistas. Após sagrar-se melhor lançador de dardo sub-20 da América do Sul em junho, o esportista do Cria UFJF venceu a prova de lançamento de dardo do Campeonato Mineiro Caixa de Atletismo, ocorrido nesse domingo (30), em Juiz de Fora.
A vitória veio com registro de novo recorde pessoal no lançamento, com a marca vencedora de 74,32 metros neste domingo, a décima melhor no Ranking Mundial Sub-20 de 2019. Com o resultado, o atleta assumiu a terceira colocação no Ranking Pan-Americano da especialidade e a liderança no Ranking Brasileiro Adulto a menos de três semanas da disputa do Campeonato Pan-Americano Sub-20. A principal competição do continente na categoria está marcada para acontecer entre os próximos dias 19 e 21.
“Eu já estava treinando para fazer essa marca no Pan e fiquei muito feliz com o resultado, que me deu a primeira colocação no ranking brasileiro adulto, uma coisa que nunca imaginei que fosse acontecer tão rápido”, relata Luiz Maurício à Tribuna.
Chama a atenção, ainda, a diferença entre o recorde pessoal anterior do juiz-forano e a distância conquistada. Segundo o atleta da Federal, isto se deve à confiança e a uma particularidade da disputa do último domingo. “Eu estava confiante de que iria ultrapassar os 71,17m, minha melhor marca até então. Já estava superando em treino. E competir em casa também ajudou muito”, destaca Luiz Maurício.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 01/07/2019
Título: Bahamas de Futsal aponta mais quatro campeões
Por Bruno Kaehler
01/07/2019 às 20h05
No sábado (29), as disputas de mais quatro categorias foram encerradas na Copa Prefeitura Bahamas de Futsal. O ginásio do Sport Club Juiz de Fora sediou a consolidação dos títulos infanto juvenil masculino e feminino, do SB Futsal/Tina Lanches, pré-mirim masculino, do Colégio Cristo Redentor – AC, e adulto masculino, do União e Força Futsal Clube.
O primeiro duelo ocorreu entre os meninos do infanto juvenil do bairro São Bernardo, com triunfo do SB Futsal/Tina Lanches sobre a Escola de Futsal SB por 5 a 2. A partida seguinte foi a que recebeu o maior público do dia, com a presença de pais, professores e amigos dos atletas pré-mirim do Colégio Academia e da escolinha do JF Soccer. O troféu parou nas mãos dos jovens do Colégio Cristo Redentor, após saírem perdendo por 2 a 0, empatarem e, nos pênaltis, levarem a melhor.
As meninas também atuaram pelo infanto juvenil, com novo caneco do SB Futsal/Tina Lanches, desta vez sobre o Futsal UFJF por 2 a 1. Para a última partida, o União e Força Futsal Clube veio de Três Rios (RJ) e foi campeão adulto masculino após vitória de 4 a 2 sobre o BF Barvaria, de JF.
A cerimônia que premia os mais disciplinados, os artilheiros da competição e as defesas menos vazadas está marcada para 5 de agosto.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 01/07/2019
Título: Governo começa a implantar ponto eletrônico para servidores
Na cidade, a UFJF já implantou o sistema desde dezembro de 2018, abrangendo 1.528 técnico-administrativos em educação
Por Renan Ribeiro
01/07/2019 às 19h03
Os servidores públicos federais de todo o Brasil serão obrigados a bater o ponto por meio eletrônico. A exigência vai atingir 410 mil funcionários de um total de 580 mil servidores do Executivo que estão efetivamente trabalhando no Governo federal. O processo de implantação do controle de frequência eletrônico para todos os servidores deve durar 12 meses e vai pôr fim, em definitivo, ao controle do ponto que é feito ainda em papel em boa parte dos órgãos do Executivo, em muitos casos, de forma precária.
Ficarão de fora do controle de frequência os 146 mil professores das universidades públicas federais, que já eram dispensados de bater ponto, de acordo com norma anterior que não foi alterada. Funcionários em cargos de chefia, com função comissionada (DAS) de número 4 a 6, ocupados por funcionários do alto escalão do Governo, como secretários, também não estarão sujeitos ao ponto.
“Hoje, o controle da jornada dos funcionários é precário. O governo não consegue fiscalizar o cumprimento das horas obrigatórias de trabalho com eficiência. Há três tipos de jornada: cinco, seis e oito horas diárias dependendo da atividade. O Governo avalia que, com o novo modelo, será mais fácil identificar as infrações e apurar as responsabilidades”, diz o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart.
O uso do ponto eletrônico é uma cobrança do Tribunal de Conta da União (TCU) para universidades federais e hospitais universitários, para substituir o ponto manual, considerado falho e ultrapassado. “Essa área ficou parada no tempo. Temos de avançar para o ambiente digital”, diz Lenhart. “Vai ficar mais difícil burlar.” Se o servidor não justificar uma eventual ausência, o dia será cortado no salário, assim como ocorre na iniciativa privada.
O controle poderá ser feito por computador, pela digital ou até mesmo por meio de um aplicativo instalado no celular. O controle começa nesta segunda-feira para os servidores da Advocacia-Geral da União, Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O conteúdo continua após o anúncio
Ponto é utilizado na UFJF desde final do ano passado
Em Juiz de Fora, a UFJF já implantou o sistema de ponto eletrônico, desde o dia 1º de dezembro de 2018 (que corresponde a 1.528 técnico-administrativos em educação), e o controle é realizado por meio de um programa de computador. No Hospital Universitário (HU) da UFJF, os terceirizados e empregados vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) fazem o registro de ponto/frequência por biometria.
E, desde o mês de dezembro do ano passado, a partir de resolução do Conselho Superior da UFJF, os funcionários sob o regime jurídico único registram sua frequência eletronicamente, por acesso em computadores nos ambientes de trabalho. Dessa forma, todo o seu efetivo já está enquadrado na nova legislação.
Servidor vai poder ‘marcar ponto’ por aplicativo
Para Lenhart, o sistema dá flexibilidade para uso de uma série de alternativas de controle. Essa é uma vantagem para uma estrutura complexa como a do Governo federal, que conta com servidores em diferentes atividades, muitos deles fazendo serviço em campo e sem comparecer na sua unidade de trabalho, como os fiscais.
O sistema vai dar a opção, por exemplo, do uso do ponto pelo aplicativo do celular, com a marcação geográfica. O georreferenciamento permitirá identificar se o servidor marcou a hora de chegada e saída no seu local de trabalho. Essa é uma alternativa de controle de ponto que já é utilizada pelas empresas da iniciativa privada. Com o controle, o governo vai montar o banco de horas dos servidores públicos, modelo adotado na iniciativa privada.
As horas além da jornada poderão ser compensadas com folgas. Mas a jornada maior terá de ser autorizada pela chefia, e não por vontade própria do funcionário. Hoje, esse tipo de negociação ocorre de maneira informal. O governo não paga horas extras.
Para o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, o registro do ponto eletrônico é uma garantia também para o trabalhador. “É uma segurança também tanto para o servidor quanto para a administração.” Para ele, chegou a hora da transformação do governo para o ambiente digital. “É uma área em que precisamos nos reinventar se quisermos atender às demandas da sociedade”, avalia. As informações são do “O Estado de S. Paulo”.
— —
Veículo: Rádio Itatiaia JF
Editoria: Economia
Data: 02/07/2019
Link: http://radioitatiaiajf.com.br/ufjf-abre-5-vagas-para-professor-substituto/
Título: UFJF abre 5 vagas para professor substituto
2 de julho de 2019 Redação
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou 4 novos editais para seleção de professores substitutos.
As vagas são destinadas ao Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis do campus Juiz de Fora; e aos Departamentos de Educação Física e de Ciências Básicas da Vida, do Instituto de Ciências da Vida em Governador Valadares.
Finanças e Controladoria – Juiz de Fora
Em regime de 20 horas de trabalho semanais, há duas vagas para o Departamento de Finanças e Controladoria, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, com área de atuação em Contabilidade Básica; Análise de Demonstrações Contábeis; Gestão Financeira; e Finanças Públicas. O processo será regido pelo Edital nº 81/2019. As inscrições devem ser feitas entre os dias 5 e 11 de julho, na secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Finanças e Controladoria – Juiz de Fora
Uma vaga para o Departamento de Finanças e Controladoria, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, é destinada ao campus sede e segue o Edital nº 82/2019. As áreas de atuação compreendem Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Avaliação; e Arbitragem. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas entre os dias 1º e 5 de julho, na secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, das 9h às 12h, e entre 13h e 18h. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.
Ciências Básicas da Vida – Governador Valadares
Será oferecida uma vaga, com carga horária de 40 horas semanais, para o Departamento de Ciências Básicas da Vida, do Instituto de Ciências da Vida, no campus avançado, regida pelo Edital nº 83/2019, com área de atuação em Psicologia e Saúde. As inscrições devem ser feitas entre os dias 1º e 5 de julho, na secretaria do Departamento de Ciências Básicas da Vida em Governador Valadares, no prédio da Faculdade Pitágoras, sala 301, das 7h às 18h.
Educação Física – Governador Valadares
Será oferecida uma vaga para o Departamento Educação Física, do Instituto de Ciências da Vida, no campus avançado, com base no Edital nº 84/2019, com área de atuação em Crescimento e Desenvolvimento Humano; Natação; Trabalho de Conclusão de Curso; e Estágios Obrigatórios. As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria do Departamento de Educação Física em Governador Valadares, localizada na rua Jair Rodrigues Coelho, n.º 211, sala 106, no bairro Vila Bretas, entre os dias 1º e 5 de julho, das 7h às 19h. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.
Todos os processos seletivos são regidos pelo Edital nº 44/2018, que estabelece as condições gerais para realização de processos seletivos simplificados para contratação de professor substituto. Acompanhe aqui todos os processos.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 02/07/2019
Título: Bicho-preguiça é capturado em casa no Aeroporto e solto no Parque da Lajinha
Animal foi encontrado na grade de uma residência na manhã desta terça e foi capturado por equipe da PJF e da Polícia Militar Ambiental
Por Tribuna
02/07/2019 às 17h21- Atualizada 02/07/2019 às 19h31
Um bicho-preguiça foi resgatado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com o apoio da Guarda Municipal Ambiental e da Polícia Militar Ambiental (PMA) na manhã desta terça-feira (2). O animal foi encontrado na grade de uma residência localizada na Rua Francisco Batista de Oliveira, no Bairro Aeroporto, Cidade Alta. A equipe fez a captura do bicho, que foi transportado em uma caixa própria para esse tipo de operação e solto no Parque da Lajinha.
De acordo com Semaur, a suspeita é de que a preguiça teria fugido do Parque da Lajinha, onde há uma pequena população da espécie. O local em que o animal foi encontrado faz divisa com a mata.
Não há, segundo a Semaur, uma estimativa de quantos bichos-preguiça vivem no local hoje, mas, conforme a pasta, o Parque se tornou referência de soltura dessa espécie, sendo lar, inclusive, de animais que vêm de outras regiões.
‘Preguiça’ no Jardim Botânico
Além do bicho-preguiça resgatado no Aeroporto, outro exemplar da espécie está fazendo sucesso nas redes sociais entre os juiz-foranos. Ele foi clicado pela equipe do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que publicou o registro no Instagram. Segundo a publicação, este exemplar foi resgatado há alguns meses pelo Ibama, no distrito de Dias Tavares, Zona Norte, e solto no Jardim. No local, segundo a assessoria, há embaúbas, árvores das quais a espécie gosta.
Foi reproduzido em: Portal Amirt
— —
Veículo: Brasil de Fato
Editoria: Minas Gerais
Data: 02/07/2019
Título: Brasil de Fato MG oferece curso em BH sobre comunicação e sindicalismo
Programação conta com nomes de peso e prevê debates sobre conjuntura, pautas, linguagem e organizações dos trabalhadores
Larissa Costa
Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG), 2 de Julho de 2019 às 16:24
Encontro acontece nos dias 11 e 12 de julho – Créditos: Divulgação
Encontro acontece nos dias 11 e 12 de julho / Divulgação
O jornal Brasil de Fato MG realiza em Belo Horizonte, nos dias 11 e 12 julho, mais um curso de formação aberto à sociedade. Denominado “Ideias de Categoria”, o curso possui como tema comunicação e sindicalismo, com o objetivo de construir uma reflexão com comunicadores de sindicatos, diretores, jornalistas e comunicadores interessados sobre linguagem, conteúdo, pautas e história da luta sindical em Minas Gerais.
“Neste momento, em que os inimigos do povo querem que fiquemos na nossa, fragmentados, quietos, com medo, a gente percebe que é hora de nos unirmos cada vez mais, trocar ideias, pensar junto, estudar e colocar nossas experiências a serviço um dos outros. Isso nos fortalece”, ressalta Joana Tavares, editora do jornal Brasil de Fato MG.
Uma das atividades previstas na programação é uma aula sobre o pensamento de Antonio Gramsci, filósofo e jornalista italiano do início do século 20, que desenvolveu uma teoria que contribui para refletir a realidade dos trabalhadores. Para ministrar essa aula, uma das convidadas é Cristina Bezerra, professora do departamento de serviço social da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Outro convidado de peso, é Franklin Martins, que foi secretário de comunicação no governo Lula, responsável pelo anteprojeto de democratização da mídia, que teria sido entregue à Dilma Rousseff. “Com essa inspiração, acho que o curso pode afiar mais nossas ferramentas para a gente fazer uma boa comunicação com categorias e com todo o povo”, aponta Joana.
Para Alessandra Mello, presidenta do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais – que também irá ministrar uma palestra – o curso “Ideias de Categoria” levanta reflexões importantes sobre a atualidade do sindicalismo e a importância da comunicação neste contexto de aprofundamento do golpe. “Todas as conquistas que tivemos, em termos de direitos, são advindas da luta dos sindicalistas, por melhores condições de vida e de trabalho. E por outro lado, boa parte do que a gente enfrenta no Brasil, tem a ver um pouco com o papel da comunicação, porque forma opinião, forja consenso e pode encaminhar os rumos da nação”, discute.
História
Desde 2013, o Brasil de Fato MG circula em diversas regiões de Minas Gerais. Em formato tabloide e gratuito, o jornal é uma ferramenta de comunicação que busca construir notícias a partir da visão dos trabalhadores, lançando mão dos princípios jornalísticos, com apuração responsável e seriedade na abordagem dos fatos.
Para Joana Tavares, os meios de comunicação sempre escolhem algum ponto de vista em sua abordagem. Nesse sentido, a imprensa comercial e hegemônica defende seus interesses que, em geral, estão relacionadas ao mercado e à manutenção das desigualdades sociais. “A gente [do Brasil de Fato] escolhe, justamente, fazer comunicação com outro viés, falando de um outro lugar. Por isso, consideramos que os sindicatos têm muito a dizer, muito a refletir e que são ferramentas essenciais para a própria democracia e para a luta por direitos”, afirma.
Serviço
Ideias de Categoria | Curso de Comunicação e Sindicalismo
Data: 11 e 12 de julho de 2019 (quinta e sexta-feira)
Horário: de 9h às 18h
Local: AFFEMG – Rua Sergipe, 893 Savassi – Belo Horizonte/MG
Inscrições: R$ 300 / R$ 150 para estudantes / Desconto de 10% para pacotes de três inscrições e mais descontos para pacotes maiores
Formulário para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYUotsQHsbbfCwY8K6ctCLx6vpRnnnX5XrTNscI5LekD9V3Q/viewform
Mais informações: (31) 3213-3983 | cursosmg@brasildefato.com.br
Evento: https://www.facebook.com/events/471077010345108/
Edição: Elis Almeida
— —
Veículo: Oito Meia
Editoria: Coluna Nataniel Lima
Data: 02/07/2019
Link: https://www.oitomeia.com.br/colunas/nataniellima/2019/07/02/secretario-do-mec-quer-vir-a-the-conhecer-trabalho-dos-professores-da-rede-municipal/
Título: Secretário do MEC quer vir a THE conhecer trabalho dos professores da rede municipal
Nataniel Lima – 2 de julho de 2019 às 08:26
O secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Carlos Nadalim, deve vir a Teresina conhecer o trabalho dos professores alfabetizadores nas escolas da Prefeitura Municipal de Teresina.
A ideia de vir a Teresina surgiu do próprio secretário após um encontro com o secretário municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, em Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Isso porque, na oportunidade, Montezuma entregou ao secretário Nadalim o livro sobre “Alfabetização na cidade de Teresina”, publicação que traz as políticas e alfabetização na rede municipal e apresenta resultados de leitura e escrita de alunos do II Período da Educação Infantil (Pré-escola) e do 1º Ano do Ensino Fundamental.
O encontro aconteceu durante o I Encontro Internacional sobre Avaliação Formativa e Digital, promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 02/07/2019
Título: UFJF publica editais de seleção para professores substitutos
Há três vagas para o curso de Administração no campus de Juiz de Fora.
Por G1 Zona da Mata
02/07/2019 11h06 Atualizado há uma semana
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou quatro editais para seleção de professores substitutos. São três vagas destinadas ao Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis do campus Juiz de Fora.
Além disso, há duas vagas para aos Departamentos de Educação Física e de Ciências Básicas da Vida, do Instituto de Ciências da Vida em Governador Valadares.
Todos os processos seletivos são regidos pelo Edital nº 44/2018, que estabelece as condições gerais para realização de processos seletivos simplificados para contratação de professor substituto. Outras informações podem ser obtidas no telefone (32) 2102-3930
Juiz de Fora
O edital nº 81/2019 se refere às duas vagas para o Departamento de Finanças e Controladoria, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, com regime de 20h semanais. A área de atuação em Contabilidade Básica; Análise de Demonstrações Contábeis; Gestão Financeira; e Finanças Públicas.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 5 e 11 de julho, na secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
O edital nº 82/2019 se refere a vaga para o Departamento de Finanças e Controladoria, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, com regime de 40h semanais. As áreas de atuação compreendem Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Avaliação; e Arbitragem.
As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas até 5 de julho, na secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, das 9h às 12h, e entre 13h e 18h.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Economia
Data: 02/07/2019
Título: Convention & Visitors Bureau promove Fórum de Gestão de Turismo
Objetivo é sensibilizar empresários, estudantes e gestores sobre a importância do trabalho colaborativo
Por Fabíola Costa
02/07/2019 às 16h33
O Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau (JFC&VB) realiza, nesta quarta-feira (3), o 1º Fórum de Gestão de Turismo e Eventos de Juiz de Fora e Região, com o tema “Redes e Planejamento”. O encontro tem como objetivo sensibilizar empresários, estudantes e gestores de organizações governamentais e não governamentais do segmento de turismo e eventos sobre a importância do trabalho colaborativo.
A abertura está marcada para as 14h e contará com a presença do presidente do Brasil Convention & Vistors Bureaux, Márcio Santiago, que virá de Ribeirão Preto para prestigiar a cidade, que vai sediar a 12ª edição do Congresso Brasileiro de C&VB em março de 2020. O fórum contará com palestra do superintendente de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Felipe Amado, e o assessor da Funalfa, Carlos Henrique Raposo, que irão falar sobre leis de incentivo e mecanismos de patrocínio de eventos.
Também está prevista palestra sobre hotelaria criativa com o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Minas Gerais, Guilherme Sanson, moderada pelo vice-presidente da Federaminas, Roberto Fagundes, ambos hoteleiros renomados em Belo Horizonte. Por fim, o diretor de Marketing da RioTur, Maurício Werner, e o presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, apresentarão exemplos sobre parcerias público-privadas no setor de turismo.
Plano Municipal de Turismo
Na programação, também haverá a apresentação, pelo Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (Comtur), dos eixos estratégicos que estão sendo desenvolvidos para o Plano Municipal de Turismo da cidade. Paralelamente, o diretor de Segmentação Turística do Governo mineiro, Lucas Xavier, realiza reunião com os presidentes dos Conventions & Visitors Bureux do Estado para direcionamento do Plano de Ações de Turismo de Negócios e Eventos mineiro.
O evento também contará com exposição de produtos para hoteleiros, mostra de fotos feita por alunos do curso de Artes & Design da UFJF, vendas de souvenirs e degustação de cerveja, petiscos e cachaça mineira. O fórum está sendo organizado com a ajuda dos alunos de Eventos do curso de Turismo da UFJF, através da coordenação da presidente do Convention & Visitors Bureau e professora do curso, Thais Lima. Para Thais, a iniciativa é uma oportunidade de conhecer o que está sendo feito pelo turismo de eventos em Juiz de Fora e o que ainda pode ser trabalhado de forma colaborativa “para fazer desse segmento um verdadeiro vetor da economia regional”.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Sympla. O evento acontece de 13h a 20h, no Trade Hotel.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 02/07/2019
Título: Almas sanciona lei que cria novo Conselho Municipal de Desportos
Fora do ICMS esportivo em 2019, município precisa de conselho ativo para comprovar projetos e receber recursos
Por Bruno Kaehler
02/07/2019 às 18h54- Atualizada 02/07/2019 às 20h52
O prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas (PSDB), sancionou nesta terça-feira (2) lei que funda um novo Conselho Municipal de Desportos (CMD). A criação desta norma se deve, sobretudo, ao fato de a cidade não ter sido beneficiada, neste ano, com o ICMS esportivo, distribuição da cota-parte do ICMS pertencente aos municípios, autorizada justamente diante da necessidade da atuação e atividade de um conselho local.
À Tribuna, por meio de nota, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) afirmou que “em 2018, a SEL foi notificada pela Secretaria de Estado de Esporte de Minas Gerais (Seesp) sobre a desclassificação do município no processo de ICMS Esportivo, devido à inabilitação do Conselho Municipal de Desportos. O CMD era regido por um decreto antigo, assim, mediante sugestão da Seesp/MG, a SEL apresentou a proposta de um projeto de lei que cria o CMD para evitar o risco de desclassificações futuras. A nova lei proporcionou ajustes no Conselho com o objetivo de adequá-lo ao modelo sugerido pelo Guia de Criação de Conselhos Municipais que garante, principalmente, a paridade de seus membros.”
Segundo a nova lei, o CMD terá, entre as suas atribuições, o objetivo de estimular a participação dos setores organizados da sociedade juiz-forana no processo de tomada de decisões no esporte, recreação e lazer de competência do Governo municipal. O conselho deverá cooperar com órgãos estaduais e federais incumbidos da execução das políticas de esporte, além de fornecer informações ao poder público e comunidade, monitorar o cumprimento da legislação aplicável à área, estabelecer, junto à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), o Plano Municipal de Desporto, e “contribuir para a formulação de uma política de integração entre o esporte, a saúde, a educação, a defesa social e o turismo visando potencializar benefícios sociais gerados pela prática de atividade física e esportiva”.
No aspecto financeiro, o órgão também deverá analisar a aplicação dos recursos destinados à prática esportiva na cidade, bem como do Fundo Municipal de Apoio ao Esporte (Fumape), instituído pelo Programa Municipal Mário Helênio de Incentivo ao Esporte (Lei Municipal nº 10.133/2002). Ainda terá que acompanhar a gestão de recursos públicos voltados à prática esportiva, bem como avaliar os ganhos sociais obtidos.
Além do Plano Municipal de Esportes, o CMD deverá se manifestar sobre o calendário esportivo anual, a situação de praças de esportes juiz-foranas, o relatório mensal de atividades da SEL e manter atualizado o cadastro das entidades e associações desportivas de Juiz de Fora, bem como auxiliar estas instituições no contato com os poderes públicos. Os atletas e colaboradores que mais se destacarem anualmente ainda serão homenageados com prêmios como certificados, medalhas e troféus.
Estrutura, eleição e regimento interno
O novo Conselho, dividido em plenário, mesa diretora e secretaria executiva, de competências dispostas em novo regimento interno, será composto por 24 membros titulares – o dobro do formato anterior -, e 24 suplentes. O primeiro grupo terá 12 representantes da sociedade civil escolhidos em até 60 dias entre entidades constituídas para defesa e promoção do esporte. A outra metade será integrada por representantes governamentais, indicados, por exemplo, por titulares de secretarias da PJF, além de integrantes da Câmara Municipal, UFJF, conselhos municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Os atuais membros do CMD, presidido por Cláudio Dias, vice-presidente do Tupynambás, terão direito a voto para a escolha das entidades da sociedade civil, que já devem estar cadastradas. Todos os novos integrantes do Conselho precisam residir em Juiz de Fora e não serão remunerados.
A partir da eleição da sociedade civil, a reunião seguinte irá definir a mesa diretora – composta por presidente e vice. O pleito irá ocorrer quadrienalmente em novembro, sempre após as eleições municipais. O CMD deverá se reunir mensalmente, sempre na segunda terça-feira do mês. Qualquer pessoa pode ser convidada por um dos membros a comparecer às reuniões, sem direito a votos.
O novo regimento interno também deverá ser elaborado em prazo máximo de 60 dias a partir desta terça (3). Foi definido ainda que os atuais membros do CMD serão responsáveis por promover a primeira eleição da Mesa Diretora, para o primeiro mandato, de vencimento em 31 de dezembro de 2020. A partir disto, a posse dos novos conselheiros será imediata.
Plano Municipal de Esportes
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Julio Gasparette, a maior atuação do novo CMD também deverá otimizar o processo da criação do Plano Municipal de Esportes, objetivo antigo da pasta.
“Trabalho há um ano e meio em busca do Plano Municipal de Esportes e preciso de um conselho forte para analisar e autorizar o envio para a Câmara. Juiz de Fora ainda não tem um Plano Municipal de Esportes e, desde que cheguei, tenho batido em muitas coisas que acabam dificultando o esporte na cidade e [a obtenção] de receitas”, conta o secretário, destacando sua luta para o estabelecimento de um conselho ativo. Sua expectativa é de que, com a lei sancionada, uma reunião possa ocorrer “o mais rápido possível”.
— —
Veículo: Rádio Catedral JF
Editoria: Notícias
Data: 03/07/2019
Título: Edital de reclassificação do Sisu chama 907 candidatos da lista de espera na UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quarta-feira (3), o 1º Edital de Reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do segundo semestre. A convocação traz 907 nomes, inscritos na lista de espera.
A matrícula on-line acontece entre os dias 3 e 5 de julho, e a presencial de 9 a 11 do mesmo mês, devendo ser realizada no campus para o qual o candidato foi aprovado. As orientações para a matrícula presencial e o edital completo já estão disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
Os selecionados devem prestar atenção nos documentos e orientações necessários. Todos os grupos devem entregar as documentações pessoais listadas no anexo 1 do Regulamento de Matrícula, além de documentação específica para cada categoria de cotas. As informações sobre o procedimento estão reunidas no site da Cdara.
Os não contemplados devem ficar atentos e consultar o cronograma de reclassificações. A próxima lista de espera está prevista para ser divulgada no dia 10 de julho. As aulas do segundo semestre de 2019 terão início no dia 5 de agosto no campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.
*Informações da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF
— —
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cidade
Data: 03/07/2019
Título: UFJF convoca mais de 900 candidatos da lista de espera em edital de reclassificação do Sisu
Por Savio Duque 3 De Julho De 2019
Foto: Arquivo/Divulgação
Um total de 907 nomes,inscritos na lista de espera, foram convocados pelaUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta quarta-feira, 3, no 1º Edital de Reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. A lista com os aprovados consta no portal da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) da instituição.
Os candidatos devem ficar atentos aos prazos. A matrícula on-line deve ser realizada até o dia 5 de julho, sexta-feira, e a presencial de 9 a 11 do mesmo mês, devendo ser realizada no campus para o qual o candidato foi aprovado. Conforme a UFJF, orientações para a matrícula presencial já estão disponíveis.
A Universidade alerta para que os selecionados fiquem atentos aos documentos e orientações necessários para todos os grupos, além de documentação específica para cada categoria de cotas. As informações sobre o procedimento também estão reunidas no site da Cdara.
Aqueles que não foram contemplados no 1º edital deverão ficar atentos e consultar o cronograma de reclassificações. A próxima lista de espera está prevista para ser divulgada no dia 10 de julho. As aulas do segundo semestre de 2019 terão início no dia 5 de agosto nos campus de Juiz de Fora e de Governador Valadares.
Foi reproduzido em: Portal Amirt
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 03/07/2019
Título: UFJF convoca 924 candidatos em editais de reclassificação
Futuros universitários que fizeram Enem e Pism devem realizar pré-matrícula on-line até sexta-feira
Por Tribuna
03/07/2019 às 13h41
Um total de 924 estudantes foram convocados pela UFJF nesta quarta-feira (3) no primeiro edital de reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no quarto do Programa de Ingresso Misto (Pism). A lista com os aprovados consta no portal da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) da instituição, devendo o candidato ficar atento aos prazos de registros on-line e presencial. A pré-matrícula on-line é realizada por link também disponível no site do Cdara até a sexta-feira (5), habilitando o futuro universitário para a matrícula presencial, que será realizada entre os próximos dias 9 e 11 nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares da UFJF.
Do total de convocados, 907 foram aprovados pelo Sisu, e outros 17, pelo Pism. As orientações para a matrícula presencial, bem como a relação de documentos necessários para a efetivação da matrícula constam no portal da Coordenadoria. Os próximos editais reclassificatórios dos dois sistemas de seleção são previstos para divulgação no próximo dia 10.
— —
Veículo: Acessa.com
Editoria: Infantil
Data: 03/07/2019
Título: Faculdade de Educação Física da UFJF abre inscrições para colônia de férias
Da redação
Crianças de diferentes idades vão tomar conta da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF na quinta edição da Colônia de Férias Faefid. O evento, realizado pela Ace Jr Assessoria e Consultoria Esportiva, empresa júnior da Educação Física, acontece entre os dias 22 e 26 de julho e já está com inscrições abertas.
Os interessados podem se inscrever entre os dias 8 e 12 de julho, na sala da Ace, localizada na Faefid, com o valor de R$ 40 para crianças sozinhas e R$35 para irmãos. É importante que os pais levem uma cópia de documento da criança na hora da inscrição.
Quatro estações
Nesta edição, a colônia terá o tema das quatro estações do ano, a ser trabalhado ao longo dos cinco dias de brincadeiras. O evento é pensado especialmente para crianças dos 5 aos 11 anos, com atividades elaboradas para as diferentes faixas etárias presentes nas atividades.
A temática das quatro estações foi pensada para proporcionar às crianças vivências que conversem com as diferenças e singularidades de cada época do ano. Cada dia da colônia será dedicado a uma das estações, temas das brincadeiras e gincanas da garotada. No último dia, a organização promete uma grande caça ao tesouro, com pistas que irão envolver e ensinar sobre o tema.
Equipe
A colônia possui 30 monitores ainda graduandos, que se dividem entre as diferentes faixas etárias dos participantes. Além deles, o projeto conta também com dois coordenadores já formados, além do auxílio de uma professora do curso de Educação Física. As vagas para a colônia são limitadas a 180 crianças, havendo uma lista de espera quando estas forem preenchidas.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 03/07/2019
Título: UFJF divulga edital de reclassificação do Sisu para o segundo semestre
A convocação, publicada nesta quarta-feira (3), traz 907 nomes inscritos na lista de espera.
Por G1 Zona da Mata
03/07/2019 18h09 Atualizado há uma semana
O 1º edital de reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 para o segundo semestre foi divulgado, nesta quarta-feira (3), pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A convocação traz 907 nomes inscritos na lista de espera.
A matrícula online deverá ser feita até sexta-feira (5), já a presencial ocorre entre os dias 9 e 11 de julho no campus em que o candidato foi aprovado. As orientações para os candidatos estão disponíveis no site da UFJF.
Os candidatos devem entregar os documentos conforme lista divulgada no anexo 1 do Regulamento de Matrícula, além de documentação específica para cada categoria de cotas.
Segundo a UFJF, a próxima lista de espera deve ser divulgada no dia 10 de julho. As aulas do segundo semestre de 2019 começarão no dia 5 de agosto no campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.
Mais informações na Central de Atendimento da UFJF através do telefone (32) 2102-3911 ou por e-mail faleconosco@ufjf.edu.br.
— —