Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 25/06/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/06/25/pesquisa-internacional-aponta-a-ufv-como-a-2a-melhor-universidade-de-mg-e-a-17a-da-america-latina.ghtml 

Título: Pesquisa internacional aponta a UFV como a 2ª melhor universidade de MG e a 17ª da América Latina

A revista britânica Times Higher Education considerou aspectos como ensino, pesquisa, citações, investimentos e perspectiva internacional.

Por G1 Zona da Mata

25/06/2019 17h18  Atualizado há uma semana

A Universidade de Viçosa (UFV) foi considerada, a 2ª melhor universidade de Minas Gerais e a 17ª da América Latina. No Brasil, a UFV ocupa a 12ª posição na lista publicada na revista britânica de educação superior Times Higher Education (THE).

Os dados foram divulgados na última semana e classificaram 150 universidades de 12 países da América Latina. Na pesquisa são considerados 13 aspectos na avaliação, como: ensino, pesquisa, citações, investimentos e perspectiva internacional.

De acordo com o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, o ranking comprova o padrão da qualidade da instituição e que é necessário investir em inovação tecnológica e científica.

“Isto nos deixa motivados porque as prescrições que podem ser deduzidas do ranking reforçam a convicção quanto a necessidade de aperfeiçoamento institucional da Universidade Federal de Viçosa”, conta.

Lidera o ranking na América Latina a Pontifícia Universidade Católica do Chile e, no Brasil, o primeiro lugar ficou com a Universidade de São Paulo (USP).

As outras faculdades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), não foram citadas na pesquisa.

O ranking completo pode ser conferido no site da Times Higher Education.

— —

Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora

Editoria: Notícias

Data: 25/06/2019

Link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65044 

Título: Canil Municipal leva 27 animais para adoção no próximo domingo

Portal de Notícias PJF | Canil Municipal leva 27 animais para adoção no próximo domingo | DEMLURB – 25/6/2019

No domingo, 30, das 9 às 14 horas, será realizado um evento na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no qual 18 cães e 9 gatos do Canil Municipal estarão disponíveis para adoção. É uma parceria do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) com a TV Integração de Juiz de Fora e a empresa Fest Pet. Para adotar, é necessário levar documento original com foto, comprovante de residência e ser maior de idade.

A gerente do Departamento de Controle Animal (Dcan), Miriam Neder, destaca que todos os animais adotados recebem microchipagem gratuita, brindes e estão castrados ou, no caso de filhotes, com a castração agendada, para ser feita gratuitamente, sob responsabilidade do Canil Municipal e do Dcan. O veterinário Fábio Valverde Barbosa observa que “muitos animais foram abandonados e precisam de um lar,. A adoção responsável possibilita uma condição de vida melhor para eles”.

Haverá distribuição de brindes, apresentação de adestramento de cães, workshop sobre como produzir roupas para animais e uma “Cãominhada”, realizada na pista de caminhada da UFJF. O evento será aberto ao público e é gratuito.

Para ser voluntário no evento, é preciso chegar meia hora antes do início, ou seja, às 8h30, e se apresentar à equipe para receber as instruções. Os voluntários ajudam a apresentar os animais aos visitantes, tiram dúvidas e auxiliam na adoção.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.

— —

Veículo: Toque de Bola

Editoria: Notícias

Data: 25/06/2019

Link: https://www.toquedebola.esp.br/2019/06/para-fechar-o-turno/ 

Título: Para “fechar” o turno!

[Texto não copiável]

— —

Veículo: PCI Concursos

Editoria: Notícias

Data: 25/06/2019

Link: https://www.pciconcursos.com.br/noticias/dois-processos-seletivos-sao-abertos-pela-ufjf-mg 

Título: Dois Processos Seletivos são abertos pela UFJF – MG

Seleções são válidas pelo período de um ano e editais podem ser consultados em nosso site.

Concursos › Notícias › Sudeste

Terça-feira, 25 de junho de 2019 às 16h33

Dois Processos Seletivos são abertos pela UFJF – MG

Estão abertas as inscrições para dois novos Processos Seletivos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Estado de Minas Gerais.

As seleções buscam a admissão de Professores Substitutos nas áreas de Geografia (1) e Biologia Celular/ Biologia Celular e Molecular/ Ecologia Celular/ Microscopia Aplicada à Ecologia (1), os quais vão atuar em jornada de 40h semanais de trabalho.

Os interessados podem inscrever-se até o dia 28 de junho de 2019, diretamente nas Secretarias dos locais aos quais destinam-se às contratações.

A classificação dos candidatos vai acontecer por meio de provas didáticas, de títulos e entrevista, conforme consta nos editais nº 78 e 79/2019 que podem ser consultados em nosso site.

Jornalista: Karina Felício

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/06/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/25-06-2019/acao-da-ufjf-apresenta-projetos-para-populacao-na-praca-da-estacao.html 

Título: Ação da UFJF apresenta projetos para população na Praça da Estação

‘UFJF na Praça’ planeja levar cerca de 500 atividades para o público até a próxima sexta-feira (28)

Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Wendell Guiducci

25/06/2019 às 13h34- Atualizada 25/06/2019 às 20h02

A Praça da Estação será uma extensão dos campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) até sexta-feira (28). Ao menos é o que planeja a iniciativa “UFJF na Praça”, que teve início na noite da última segunda-feira (24) e vai promover diversas atividades na região central juiz-forana. Com mais de 250 projetos universitários sendo apresentados ao público durante a semana, o evento tem o intuito de mostrar para a população do município o que é realizado nas faculdades da instituição.

A abertura da iniciativa contou com as apresentações do Coral da UFJF e do Conjunto Instrumental Popular e, segundo a Universidade, deu o tom do que será promovido durante todos os dias de evento: pólo de manifestações culturais, pesquisas científicas e expressões artísticas. Durante os demais dias da semana, os projetos desenvolvidos em âmbito universitário serão mostrados para a população pelos alunos, professores e técnico-administrativos em educação envolvidos nos projetos.

Ciência e representação

Na manhã desta terça-feira, alguns dos destaques foram para projetos que trabalhavam com o conhecimento científico e com a memória da cidade. O microscópio e a conscientização sobre preservação ambiental do “Zoologia na Praça” e a química interativa do “Tabela Periódica na Praça” viraram paradas obrigatórias para todos que passavam pelos estandes.

A estudante de Biologia e apresentadora do projeto de zoologia, Priscila Fregulia, observou de perto a curiosidade das pessoas que se interessaram pela apresentação. “A Biologia atrai as pessoas, e muitas ficaram interessadas porque nunca tinham tido contato com um microscópio. O mais legal é ver a conscientização das pessoas, que ficam interessadas por essa questão da preservação e perguntam sobre poluição. É legal a gente ter a oportunidade de mostrar isso para a população, falar sobre o quanto o nosso trabalho impacta nisso tudo e o quanto a Universidade tem contribuído”, aponta a acadêmica.

A exposição da tabela periódica foi promovida pelo Centro de Ciências da Universidade, local que está habituado a receber o público externo às fronteiras da UFJF e interage com a população diariamente. O bolsista do projeto Pedro Dias celebrou o contato com os juiz-foranos realizado através da ciência. “É importante para as pessoas conhecerem mais o equipamento que nós temos na Universidade, e tem sido muito legal. Cada dia que estamos abertos ao público é diferente, sempre tem alguém com uma pergunta ou um comentário diferente, então tem sido muito interessante essa experiência com o público”, afirma o estudante.

O projeto televisivo “Mosaico” foi outro a marcar presença no primeiro dia de exposições. O programa, que é realizado por alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF e busca retratar a cidade na televisão, foi apresentado ao público pelos bolsistas Felipe Fernandes e Luísa Guimarães. A manhã de exposição motivou algumas reações inesperadas de pessoas que se interessaram pela exposição, de acordo com Fernandes. “Várias pessoas não conheciam o Mosaico e começaram a conhecer. Teve uma senhorinha que viu um vizinho dela em um dos nossos programas e ficou surpreendida. Também viu a história do bairro dela na televisão, foi bem interessante”, conta.

Programação

O UFJF na Praça tem cronograma cheio durante toda a semana, com apresentações de temas variados. As exposições vão de 7h a 19h até a sexta-feira, e a programação completa está disponível no site da UFJF.

— —

Veículo: Acessa.com

Editoria: Educação

Data: 25/06/2019

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2019/06/25-ufjf-praca-promove-cerca-500-atividades-ate-sexta-feira/ 

Título: UFJF na Praça promove cerca de 500 atividades até sexta-feira 

Da redação

Até a próxima sexta-feira, 28 de junho, na Praça da Estação, os juiz-foranos poderão conhecer de perto pesquisas e exposições de projetos de ensino e extensão realizados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Manifestações culturais, artísticas também integram a programação. Cerca de 500 atividades desenvolvidas por alunos, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs) serão apresentadas à população na programação do UFJF na Praça ao longo da semana. O evento irá reunir mais de 250 projetos nas diferentes áreas do conhecimento, produzidos na Universidade.

De terça a sexta-feira, entre 25 e 28 de junho, das 7h às 19h, os visitantes poderão percorrer estandes, acompanhando demonstrações, recebendo informações sobre projetos, iniciativas e serviços por meio de conversas e de atividades lúdico-pedagógicas. Nos intervalos, estão previstas manifestações culturais e de interação com os presentes. A entrada é livre, aberta à participação de grupos e escolas, e não há restrição de público ou necessidade de inscrição prévia.

Confira alguns destaques:

Terça-feira (25/06)

Prevenção ao Tabagismo

Configurado como um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, o tabagismo ativo é a maior causa de morte evitável no mundo ocidental. A partir dessa proposta, uma das atividades apresentadas será o projeto ‘Prevenção do tabagismo em estudantes de 12 a 17 anos nas escolas públicas de Juiz de Fora: implementação local do programa Education Against Tobacco-Brazil (EAT)’.

Curso Preparatório gratuito oferece vagas para turmas ESA e Enem  Colégio de Aplicação João XXIII sorteia 120 vagas para EJA UFJF abre seis vagas para professores substitutos 

O projeto faz parte de uma rede mundial, conduzida por estudantes de medicina e médicos em mais de 70 escolas médicas, distribuídas em 13 países, cuja missão é atuar no combate ao tabagismo através da prevenção primária em estudantes de 12 a 17 anos por meio de aconselhamento, uso de softwares e materiais previamente testados e aplicados. Este projeto recebe apoio da Escola de Medicina de Harvard e do Brigham and Women’s Hospital, instituições líderes em medicina no mundo. O EAT visa, por meio de intervenções nas escolas públicas de Juiz de Fora, diminuir a incidência de jovens fumantes na cidade.

Estudos das partículas fundamentais que compõem o Universo

Durante todo o dia, o projeto ‘Estudo das partículas fundamentais que compõem o universo’, pretende apresentar trabalhos, que vêm sendo desenvolvidos na faculdade de Engenharia Elétrica, focados no estudo e na busca de partículas fundamentais que compõem o universo. Por colaborar com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), onde está localizado o maior colisor de partículas do mundo, a ideia é explanar, também, sobre esse ambiente de cooperação internacional.

Tratamento odontológico a pacientes com câncer

Na tarde de terça-feira, começam as apresentações do projeto Tratamento Odontológico a Paciente Oncológico (Topo). O grupo de pesquisadores estará presente ao longo do evento, apresentando e demonstrando as práticas preventivas das lesões causadas pelo tratamento radioterápico na região de cabeça e pescoço .

Tabela Periódica na Praça

Em 2019 está sendo comemorado o ano internacional da tabela periódica. Dessa maneira, o projeto ‘Tabela Periódica na Praça’ apresentará uma mini tabela e vários experimentos envolvendo elementos químicos que se relacionam com o nosso cotidiano. A atividade começa a partir das 13h.

Fogão a lenha econômico e ecológico

A proposta é demonstrar um fogão a lenha econômico e ecológico em operação, de maneira a apresentar uma possibilidade de economia do gás de cozinha. Dada a simplicidade do fogão, as pessoas poderão fabricá-lo por conta própria e em suas próprias casas. A ação começa às 13h.

Matemática para deficientes visuais

O projeto ‘Matemática para deficientes visuais’ irá expor materiais pedagógicos adaptados ao deficiente visual para o ensino de matemática. A atividade pode ser conferida a partir das 13h.

Confira a programação completa da terça-feira.

Quarta-feira (26/06)

Yoga e Saúde

A manhã da quarta-feira, 26, terá a apresentação e demonstração prática do projeto ‘Yoga e saúde: práticas de yoga e atividades educativas na promoção da saúde do trabalhador’. Desenvolvido pela Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar da UFJF, oferece para trabalhadores vinculados à UFJF práticas semanais, contendo atividades de educação para a saúde e exercícios físicos, respiratórios, de relaxamento, concentração e meditação, amparados pelo arcabouço filosófico do yoga. A ação acontece entre 8h e 13h.

Atendimento a mulheres com HIV

Durante toda a quarta-feira, o ‘Projeto Semente: Acolhendo e ressignificando o atendimento a saúde das mulheres (heterossexuais, bissexuais, e lésbicas) com HIV’ irá divulgar a importância da consulta de enfermagem no rastreamento do câncer de colo de útero, as formas de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, o serviço prestado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) onde são realizados os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Mediação jurídica

A proposta do ‘Dialogar Núcleo de Mediação’ é apresentar a mediação como método adequado para resolver e solucionar determinados conflitos. A exposição será realizada por meio de conversas, dinâmicas e atividades no local. Além disso, o grupo pretende criar o Museu da Empatia, com o uso de sapatos e gravações com fones. A ação acontece o dia todo e poderá ser conferida em outros dias durante o evento.

Culturas africanas e afro-brasileiras

Presente na tarde do dia 26 e na manhã de quinta-feira, 28, o projeto ‘Culturas africanas e afro-brasileiras’ apresentará a produção artística de novos criadores afrodescendentes e seus desdobramentos educacionais; comunidades remanescentes de quilombos; cartografias da arte africana contemporânea no Brasil: imagens, poéticas e educação; e  ações afirmativas: cotas para estudantes negros.

Prevenção ao alcoolismo

Buscando uma ação de prevenção ao alcoolismo, o projeto ‘Psicoterapias Breves por internet para dependentes de álcool’ estará entrevistando pessoas e utilizando um instrumento de rastreio do uso de álcool (AUDIT) para detectar o padrão de consumo e dependentes da substância. Será fornecido ao participante o feedback de seu resultado e uma intervenção breve. Caso se identifique dependência, o participante será encaminhado para um tratamento especializado oferecido no Centro de Psicologia Aplicada. A ação começa às 13h.

Educação Financeira

O projeto ‘Educação financeira para a população’ começa às 7h e pretende apresentar as ações de extensão do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) relativas à educação financeira, empreendedorismo e investimentos.

Ressignificando memórias através das artes

O projeto tem como objetivos valorizar a memória afetiva, autoestima e desenvolver e estimular a coordenação motora. Para isso, será proposto a realização de oficinas com o intuito de proporcionar um ambiente de “ateliê”. A proposta é induzir os participantes a ingressarem em atividades significativas e que os interessem. As oficinas acontecerão em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

Confira a programação completa da quarta-feira.

Quinta-feira (27/06)

PET Elétrica

Durante o dia, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica estará demonstrando os princípios e objetivos do programa, metodologia de trabalho e principais projetos desenvolvidos pelo grupo, tais como robô seguidor de linha, impressora 3D, braço robótico e drone.

Fazendo tintas

O projeto pretende apresentar o desenvolvimento de pigmentos finos com terras da região para produção de tintas artísticas de alta qualidade. A ação começa a partir das 13h.

Desvendando rótulos de alimentos

O objetivo desse projeto é ensinar a leitura de rótulos de alimentos processados para a população, de modo, que compreendam a composição nutricional das comidas e tenham autonomia em suas escolhas alimentares. O projeto inicia as atividades às 13h.

Prestação de Serviços da Farmácia UFJF

A partir das 13h, o projeto ‘Prestação de serviço farmacêutico na Farmácia Universitária da UFJF’ oferece à população ações de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientação para o uso racional de medicamentos.

Confira a programação completa de quinta-feira.

Sexta-feira (28/08)

Foguetemodelismo

A partir das 7h, o ‘Supernova Rocketry’ irá apresentar os projetos de foguetemodelismo da equipe. Serão demonstrados foguetes em escala reduzida para apogeus de 500 e 1.000 metros de altura.

Dez passos para alimentação saudável

Ao longo do dia, o projeto fará uma abordagem simples e rápida sobre a alimentação saudável, alimentos in natura, processados e ultraprocessados, antropometria em caráter de avaliação nutricional, dicas de substituição de alimentos e lista de equivalência entre alimentos.

Primeiros socorros – GET Medicina

A partir das 13h, o Grupo de Educação Tutorial Medicina da Faculdade de Medicina irá realizar demonstração de primeiros socorros em indivíduos vítimas de parada cardiorrespiratória e crianças vítimas de engasgamento. São manobras simples que as pessoas devem aprender a fim de prover um atendimento imediato até a chegada da equipe de paramédicos e médicos.

Prevenção contra hipertensão nas escolas

O projeto ‘Discutindo saúde: prevenção contra hipertensão em escolares de Juiz de Fora’ tem como objetivo avaliar os parâmetros cardiovasculares, orientar e transmitir informações sobre hábitos saudáveis para a prevenção e regulação da Hipertensão Arterial em alunos das unidades de ensino da região. A apresentação se inicia às 13h.

Eficiência energética para Cidades Inteligentes e sustentáveis

A partir das 13h, o Grupo de Modelagem Computacional Aplicada apresentará pesquisas relacionadas ao desenvolvimento sustentável das cidades e ao uso de tecnologia no cotidiano. O grupo pretende demonstrar alguns experimentos relacionados à economia de energia que podem ser reproduzidos em casa, como um ar condicionado ecológico e um carregador de celulares que utiliza energia solar, sendo que fazem parte do conjunto de energias renováveis, não causam poluição e possuem relação com o crescimento das cidades inteligentes. Além disso, serão apresentados alguns resultados que demonstram como a substituição de alguns materiais em construções podem trazer maior conforto aos usuários, promover economia de energia e reduzir custos operacionais.

Confira a programação completa de sexta-feira.

Organização

O evento é organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes) e com apoio do Conselho Superior (Consu) e da Diretoria de Imagem Institucional.

— —

Veículo: FM Atividade

Editoria: Notícias

Data: 25/06/2019

Link: http://www.fmatividade.com.br/noticias/7340/professor-de-educacao-fisica-lancara-livro-dia-9-de-julho-em-monte-belo 

Título: Professor de Educação Física lançará livro dia 9 de julho em Monte Belo 

Professor de Educação Física lançará livro dia 9 de julho em Monte Belo CULTURA 25/06/2019 Evento será na terça-feira, 9 de julho de 2019, no Plenário da Câmara Municipal de Monte Belo – MG a partir das 19 horas.

O Professor de Educação Física, Fagner José Passos, vai lançar o seu livro “Educação Física: formação acadêmica e atuação na escola, na empresa e no processo de inclusão”. O evento será na terça-feira, 9 de julho de 2019, no Plenário da Câmara Municipal de Monte Belo – MG a partir das 19 horas. 

O evento gratuito destacará a história do docente, sua trajetória acadêmica e a importância da Educação Física em várias áreas de estudo, além disso, os presentes terão a oportunidade de adquirir o livro em lote promocional. 

O lançamento será possível após 20 empresas patrocinarem o evento. São elas: CER – Centro Especializado em Reabilitação, Yellow Criação e Impressão, Trainer Studio Personal, Drogaria Americana, Pâmella Quinteiro – Personal Trainer, Loja Maçônica Acácia Montebelense nº. 2899, Rickstamp Prado Personalizações, Ordem Demolay de Monte Belo, Xodó da Mamãe – Moda Infantil, Odontologia Dr. Juliano Martins Gonçalves, Selma Sousa Fonoaudióloga, Vivance Moda Íntima, Tainara Lorençon – Estética e Saúde, Vila Rica Supermercados, Mount Burguer – Hamburgueria Gourmet, Rádio Atividade FM 99,1, Gabriela Teixeira Reis – Nutricionista, Saboretto Pizza Bistrô, DJ Banana e Brasil Card. 

Fagner José Passos, 30 anos, é licenciado e bacharel em Educação Física pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, especialista em “Práticas Pedagógicas” pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e em “Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com deficiência” pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Atualmente, é professor nas cidades de Monte Belo e Juruaia. 

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Publieditorial

Data: 25/06/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/especiais/publieditoria/25-06-2019/solar-2000-a-comodidade-e-o-conforto-de-viver-bem-no-centro.html 

Título: Solar 2000: a comodidade e o conforto de viver bem no Centro

PUBLIEDITORIAL

Empreendimento vai disponibilizar locação convencional de imóveis, com pacotes que incluem aluguel, condomínio e IPTU, com valores a partir de R$ 880

Por Locato Imóveis

25/06/2019 às 07h00- Atualizada 26/06/2019 às 19h36

O tradicional edifício Solar 2000, localizado bem no Centro de Juiz de Fora, inaugura uma nova fase em sua história. Além de manter o sistema de hotelaria por meio do Solar Flat Hotel, presente no empreendimento há 18 anos, parte das acomodações do prédio será disponibilizada para locação convencional, com contratos iniciais de 12 a 30 meses. O objetivo é oferecer ao futuro locatário mais comodidade, conforto, segurança e facilidades que não existem na locação de um apartamento quarto e sala comum. Entre essas vantagens estão os pacotes com preços fechados, com valores a partir de R$ 880, que incluem as tarifas de aluguel, condomínio e IPTU.

Os pacotes, conforme o sócio-proprietário da Locato Imóveis, Paulo Renato, se dividem em três modalidades: apartamento mobiliado e com garagem, apartamento sem mobília e com garagem, e apartamento sem a mobília e sem garagem. “Nossa proposta é oferecer opções de moradia que possam se adequar às necessidades de cada pessoa. Queremos fazer do Solar 2000 um edifício multifacetado não só para facilitar a vida do morador, como também para seguir a tendência de mercado já observada em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, voltada para empreendimentos de uso misto, com espaços residenciais e comerciais”, destaca.

Por estar localizado na Avenida Getúlio Vargas, a cem metros do Calçadão da Rua Halfeld, o Solar 2000 se comporta como uma ótima opção para quem vem a Juiz de Fora para estudar ou trabalhar. No caso dos estudantes, o prédio encontra-se próximo de instituições de ensino e também dos pontos de ônibus que abrigam, em sua maioria, linhas que levam às faculdades, principalmente à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Juiz de Fora tem como vocação atrair pessoas de outras cidades tanto para estudar como para trabalhar. No caso dos profissionais que precisam ficar na cidade durante a semana, o apartamento é uma ótima solução para este público, inclusive, com preços bem atrativos”, pontua Paulo Renato.

Estrutura e revitalização

Os apartamentos do Solar 2000 possuem um perfil intimista, com capacidade para até duas pessoas, inclusive casais. Nas opções mobiliadas, o locatário pode escolher entre uma cama de casal ou duas camas de solteiro. Devido à estrutura hoteleira, o morador conta com segurança e portaria 24 horas, e ainda pode usufruir de outros serviços mediante um custo adicional, bem como TV por assinatura, internet, lavanderia e ainda tomar café da manhã no restaurante do Solar Flat Hotel. Futuramente, o restaurante pretende oferecer outras opções de refeições para além do café da manhã.

Segundo a também sócia-proprietária da Locato, Leila Guimarães, outras novidades estão previstas para acontecer no prédio. Neste mês de julho, por exemplo, começam as obras de revitalização do hall de entrada. “Essa área será toda repaginada para atender aos anseios dos consumidores atualmente, afinal, a palavra da hora é comodidade”, explica. Dentro da proposta multifacetada prevista para o Solar 2000, Leila adianta que o prédio ainda oferece espaço para abrigar um centro de estética (ou um outro serviço que for de interesse dos inquilinos). No terraço, onde já há uma sala de convenções, será criado também um coworking.

As propostas para a locação serão feitas diretamente com a Locato Imóveis. Para este empreendimento, a imobiliária vai ofertar negociações diferenciadas, eliminando os entraves que existem em relação às garantias de pagamento, principalmente por quem não reside na cidade. Neste quesito, a Locato vai considerar indicação de fiadores que residem no município do locatário, seguro fiança ou título de capitalização. Além disso, a imobiliária também possibilitará a visitação dos imóveis aos finais de semana, basta o interessado agendar com a empresa durante a semana.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/05/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/25-06-2019/beneficiarios-do-bolsa-familia-em-jf-devem-procurar-ubss-ate-sexta.html 

Título: Beneficiários do Bolsa Família em JF devem procurar UBS’s até sexta

Segundo a Secretária de Saúde, um dos requisitos para continuar recebendo o auxílio é cumprir agenda

Por Tribuna

25/06/2019 às 13h54

Os beneficiários do programa Bolsa Família de Juiz de Fora devem ficar atentos. Até a próxima sexta-feira (28), os contemplados com o benefício do Governo federal precisam comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua região para cumprir a Agenda da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde (SDS), este é um dos requisitos para continuar recebendo o auxílio. Em Juiz de Fora, são 16 mil famílias beneficiadas, num total de 22.162 pessoas, sendo 9.639 crianças. A meta é atingir 80% deste público.

Para atualizar as condicionalidades de saúde nas UBSs ou na SDS, o beneficiário deve levar o número do NIS (Número de Identificação Social), além dos cartões de vacinação e da gestante. Quem não cumprir a exigência, segundo a Prefeitura, pode receber uma notificação, seguida de bloqueio do benefício e suspensão do mesmo, caso a situação não seja regularizada. Aqueles que não têm UBS de referência devem procurar o quarto andar da Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica na Rua Halfeld 450, Centro, das 14h às 17h, até 5 de julho.

Entre as condicionalidades exigidas para se manter no programa estão a pesagem das crianças na faixa etária de zero a 7 anos, de ambos os sexos, além da atualização do cartão vacinal. Mulheres de 14 a 44 anos também devem passar por acompanhamento, principalmente gestantes e nutrizes. A ação conta com o apoio do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que disponibilizou acadêmicos treinados para realizar todos os procedimentos necessários.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 25/06/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/06/25/prazo-para-cumprimento-de-todas-as-condicoes-para-integrar-o-bolsa-familia-em-juiz-de-fora-esta-na-reta-final.ghtml 

Título: Prazo para cumprimento de todas as condições para integrar o Bolsa Família em Juiz de Fora está na reta final

Beneficiários devem comparecer às UBS ou à Secretaria de Desenvolvimento Social com documentos para os exames necessários. Quem não for, pode ter benefício bloqueado ou suspenso.

Por G1 Zona da Mata

25/06/2019 12h54  Atualizado há 2 semanas

Os beneficiários que recebem Bolsa Família em Juiz de Fora devem estar atentos à reta final do prazo para o cumprimento da “Agenda da Saúde”, um dos requisitos para continuar no programa.

A Secretaria de Saúde divulgou que eles devem comparecer até sexta-feira (28) na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da região. Quem não tem UBS de referência deve procurar até 5 de julho o 4º andar da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), na Rua Halfeld, nº450, no Centro, das 14h às 17h.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é atingir 80% das 16 mil famílias beneficiadas, num total de 22.162 pessoas, sendo 9.639 crianças beneficiadas em Juiz de Fora. A ação conta com o apoio do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que disponibilizou acadêmicos treinados para realizar todos os procedimentos necessários.

Ao comparecer nas UBSs ou na Secretaria, o beneficiário deve levar o número do Número de Identificação Social (NIS), além dos cartões de vacinação e da gestante.

Entre as condicionalidades da saúde exigidas estão a pesagem das crianças na faixa etária de zero a sete anos, de ambos os sexos, além da atualização do cartão vacinal. Mulheres de 14 a 44 anos também devem passar por acompanhamento, principalmente gestantes e quem estiver amamentando.

Quem não atualizar a Agenda da Saúde pode receber uma notificação, seguida de bloqueio e suspensão do benefício.

— —

Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora

Editoria: Notícias

Data: 25/06/2019

Link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65051 

Título: “Jogos Intercolegiais” – SEL divulga resultados do atletismo

Portal de Notícias PJF | “Jogos Intercolegiais” – SEL divulga resultados do atletismo | SEL – 25/6/2019

Após dezenas de provas, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou os resultados oficiais do atletismo, uma das modalidades com mais alunos-atletas inscritos nos “Jogos Intercolegiais”.

Na classificação geral, o Colégio Militar, único representante de instituição federal, foi o grande campeão, vencendo nas categorias infantil (masculina e feminina) e juvenil (masculina e feminina). Entre as escolas estaduais (E. E.), a E. E. “Ali Halfeld” foi a melhor classificada nas categorias infantil (masculina e feminina) e juvenil feminina. Na juvenil masculina, a E. E. “Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães” foi a melhor colocada. Entre as escolas municipais (E. M.), a E. M. “Henrique José de Souza” se saiu melhor nas categorias infantil masculina e feminina. Na juvenil feminina, a E. M. “Presidente Tancredo Neves” foi a melhor colocada. Na juvenil masculina, a E. M. Santa Cândida obteve a melhor classificação.

Entre as escolas particulares, a Rede de Ensino Apogeu – Unidade I foi a vencedora nas categorias infantil feminina e juvenil masculina. Na infantil masculina, o Colégio CNEC de Juiz de Fora foi o vencedor. Já na juvenil feminina, a Associação Pedagógica Parsifal foi a vencedora. 

As provas aconteceram nos dias 31 de maio e 7 de junho, na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A competição

Os “Jogos Intercolegiais” são organizados pelo Departamento de Iniciação, Formação e Regimento Esportivo da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Têm por finalidade incentivar a participação em atividades esportivas das instituições de ensino, promover ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte e a integração entre os estudantes em idade escolar. A competição envolve alunos das redes públicas municipal, estadual, federal e particular do município, na faixa etária entre 12 e 17 anos. São disputadas 16 modalidades individuais e coletivas, dentre elas, provas paralímpicas.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL, através do 3690-7881. 

— —

Veículo: Diário do Rio Doce

Editoria: Saúde

Data: 26/06/2019

Link: http://drd.com.br/workshop-sobre-hanseniase-sera-realizado-nesta-sexta-feira-pela-ufjf-em-valadares/ 

Título: Workshop sobre hanseníase será realizado nesta sexta-feira pela UFJF em Valadares

Por Redação DRD – junho 26, 20190653

Compartilhe

Na próxima sexta-feira, 28, acontece o 4º Workshop em Hanseníase da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV. A atividade será realizada no auditório da Superintendência Regional de Ensino, no 6º andar da Galeria Wilson Vaz, a partir das 17h30, e é destinada a professores, estudantes de graduação e pós da área de saúde, e demais profissionais da área.

O evento é organizado pela professora Lúcia Alves de Oliveira Fraga, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Hansenologia – NuPqHans, cadastrado no CNPq, o qual trata dos aspectos imunopatológico, imunodiagnóstico, imunoprofilaxia e imunoterapia da hanseníase. O workshop é realizado anualmente e conta com a participação de professores, estudantes de pós-graduação e graduação da UFJF-GV, bem como estudantes estrangeiros vinculados à Faculdade de Medicina da Emory University, Atlanta, nos Estados Unidos.

Confira a programação de palestras do evento:

– Análise integrada de métodos sorológicos e moleculares para predição de casos de hanseníase em contatos domiciliares, por Rafael Silva Gama, doutor em Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias e professor da Univale.

– Utilização de isotipos de IgG para auxiliar no diagnóstico de hanseníase, por Pedro Henrique Ferreira Marçal, doutor em Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias e professor da Univale.

– Identificação de parâmetros imunológicos, nutricionais, parasitológicos e sorológicos em um estudo de caso-controle associado à hanseníase, por Lorena Bruna Pereira de Oliveira, doutoranda do Programa Multicêntrico da SBBqBM/UFJF-GV e professora da Univale.

– Reconhecimento de padrões moleculares, clínicos e imunológicos para criação de algoritmo da suscetibilidade e evolução clínica da hanseníase baseado em inteligência artificial, por Márcio Luís Moreira de Souza, doutorando do Programa Multicêntrico da SBBqBM/UFJF-GV e professor da UFJF-GV.

– Relato de experiências na área de saúde pública e perspectivas do projeto Hanseníase no Brasil, por Taylor Landay e Laura E. Kochlefl, mestrandas em Saúde Pública da Rollins School of Public Health, Emory University (Atlanta, EUA).

— —

Veículo: Portal Hospitais Brasil

Editoria: Destaques

Data: 26/05/2019

Link: http://portalhospitaisbrasil.com.br/sus-oferece-tratamento-medico-que-tambem-trabalha-a-espiritualidade-do-paciente/ 

Título: SUS oferece tratamento médico que também trabalha a espiritualidade do paciente

26/06/2019

A espiritualidade em alguns dos principais hospitais da rede pública do país deixou de ficar limitado à caridade das visitas dos representantes religiosos e passou a integrar, cada vez mais, a ciência. Hoje, hospitais de referência como Instituto Nacional do Câncer (Inca), Hospital Antônio Pedro (HUAP – Universidade Federal Fluminense), Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (UniRio) e no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde há um departamento psiquiatria que inclui a espiritualidade entre os itens pesquisados no tratamento. O acesso é gratuito e já apresentou resultados em doenças e síndromes de variadas naturezas.

Chefe do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Universidade Federal Fluminense (UFF), José Genilson Ribeiro vem aplicando a Medicina Integrativa na sua rotina médica. Doutor em Medicina pela UERJ e professor de Medicina e Espiritualidade da UFF, o especialista debate a relação entre conhecimento acadêmico e a espiritualidade na prática clínica no segundo dia do Congresso Luminarium, que acontece de 5 a 7 de julho, no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro.

Segundo José Genilson Ribeiro, a medicina integrativa já apresentou resultados surpreendentes. Um dos cases de sucesso foi com uma paciente portadora da Doença de Crohn e câncer no rim. Ela tinha indicação para operar o tumor, só que não foi possível pelo estado psíquico da paciente. Após sessões de reiki, acupuntura e psicoterapia, foram controlados e ressignificou tanto o câncer quanto o Crohn, este último que causa irritação do intestino, diarreias etc.

Ainda de acordo com o médico, não podemos separar o binômio mente-corpo, esquecendo de analisar em um tratamento, por exemplo, emoções, os sentimentos, as reações instintivas não racionalizadas. “Se guardarmos mágoas, frustrações ou se vivermos em um ambiente altamente estressante e de conflitos, com certeza, esses problemas psicoespirituais vão interferir em no organismo físico”, alerta o médico da UFF.

Como solução, Ribeiro fala que é essencial tratamentos alternativos na busca pela cura do paciente, como a medicina tradicional chinesa, a acupuntura, a homeopatia, o reiki, entre outras técnicas. A ideia é trabalhar em conjunto e integralmente, transdisciplinarmente, em prol de resolver da melhor maneira. “A doença começa primeiro na alma para depois se instalar no corpo”, sentencia o especialista do hospital niteroiense.

Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, há também o Núcleo de Espiritualidade e Saúde, assim o estudo da relação espírito e corpo já conquistou espaço dentro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Desde 2014, também foi criada a Liga Acadêmica de Medicina e Espiritualidade (Liame) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A UFRJ também já tem criada a liga de medicina e espiritualidade.

Ainda no Rio de Janeiro, na Escola de Medicina Souza Marques, desde 2016 foi criada a liga acadêmica de Medicina Integrativa. E na Unigranrio a liga acadêmica de Medicinas e Espiritualidade (Liame) é bastante atuante desde o ano de 2015 .

Estimativas apontam que, na Europa e nos Estados Unidos, cerca de 80% das faculdades já têm essa cadeira no currículo.

As inscrições para o 1º Congresso Internacional de Ciência, Consciência e Espiritualidade estão abertas e os interessados em participar poderão se inscrever por meio do site: www.congressoluminarium.com.br.

— —

Veículo: Acessa.com

Editoria: Animais

Data: 26/06/2019

Link: https://www.acessa.com/animais/arquivo/noticias/2019/06/26-praca-civica-ufjf-tera-feira-adocao-animais-neste-domingo/ 

Título: Praça Cívica da UFJF terá feira de adoção de animais neste domingo

Da redação

Neste domingo, 30 de junho, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá feira de adoção de animais, de 9h às 14h. O evento é uma iniciativa do Canil Municipal, com a TV Integração de Juiz de Fora e a empresa Fest Pet. Para adotar, é necessário levar documento original com foto, comprovante de residência e ser maior de idade.

A gerente do Departamento de Controle Animal (Dcan), Miriam Neder, destaca que todos os animais adotados recebem microchipagem gratuita, brindes e estão castrados ou, no caso de filhotes, com a castração agendada, para ser feita gratuitamente, sob responsabilidade do Canil Municipal e do Dcan.

Haverá distribuição de brindes, apresentação de adestramento de cães, workshop sobre como produzir roupas para animais e uma “Cãominhada”, realizada na pista de caminhada da UFJF. O evento será aberto ao público e é gratuito.

Para ser voluntário no evento, é preciso chegar meia hora antes do início, ou seja, às 8h30, e se apresentar à equipe para receber as instruções. Os voluntários ajudam a apresentar os animais aos visitantes, tiram dúvidas e auxiliam na adoção.

— —

Veículo: Portal F11

Editoria: Notícias

Data: 26/06/2019

Link: http://portalf11.com.br/noticia/13313/canil-municipal-de-juiz-de-fora-leva-27-animais-para-adocao-no-proximo-domingo 

Título: Canil Municipal de Juiz de Fora leva 27 animais para adoção no próximo domingo

No domingo, 30, das 9 às 14 horas, será realizado um evento na Praça Cívica da UFJF, no qual 18 cães e 9 gatos do Canil Municipal estarão disponíveis para adoção.

Canil Municipal de Juiz de Fora leva 27 animais para adoção no próximo domingo

No domingo, 30, das 9 às 14 horas, será realizado um evento na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no qual 18 cães e 9 gatos do Canil Municipal estarão disponíveis para adoção. É uma parceria do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) com a TV Integração de Juiz de Fora e a empresa Fest Pet. Para adotar, é necessário levar documento original com foto, comprovante de residência e ser maior de idade.

A gerente do Departamento de Controle Animal (Dcan), Miriam Neder, destaca que todos os animais adotados recebem microchipagem gratuita, brindes e estão castrados ou, no caso de filhotes, com a castração agendada, para ser feita gratuitamente, sob responsabilidade do Canil Municipal e do Dcan. O veterinário Fábio Valverde Barbosa observa que “muitos animais foram abandonados e precisam de um lar,. A adoção responsável possibilita uma condição de vida melhor para eles”.

Haverá distribuição de brindes, apresentação de adestramento de cães, workshop sobre como produzir roupas para animais e uma “Cãominhada”, realizada na pista de caminhada da UFJF. O evento será aberto ao público e é gratuito.

Para ser voluntário no evento, é preciso chegar meia hora antes do início, ou seja, às 8h30, e se apresentar à equipe para receber as instruções. Os voluntários ajudam a apresentar os animais aos visitantes, tiram dúvidas e auxiliam na adoção.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.

Fonte: PJF

— —

Veículo: Caio Tirapani Advogados

Editoria: Notícias

Data: 26/06/2019

Link: https://www.caiotirapaniadvogados.com.br/cotas-as-novas-regras-podem-ser-aplicadas-para-estudantes-ja-matriculados/ 

Título: COTAS: AS NOVAS REGRAS PODEM SER APLICADAS PARA ESTUDANTES JÁ MATRICULADOS?

No ano passado, pela primeira vez, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instaurou uma comissão de heteroidentificação para investigar e avaliar os candidatos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, após o recebimento de denúncias anônimas que davam conta de suposta fraude ao sistema de ingresso.

Este processo está se repetindo neste ano após novas denúncias, dando continuidade à investigação de possíveis fraudes.

Essa comissão é formada com o intuito de reunir provas e informações sobre os candidatos denunciados, buscando analisar os seguintes critérios:

-A autodeclaração do estudante como preto, pardo ou indígena;

-Possuir laço sanguíneo direto com pessoas pretas, pardas ou indígenas;

-Ter sofrido algum tipo de preconceito pelo seu fenótipo.

Apesar da reconhecida importância das cotas no cenário acadêmico, o assunto em questão deve ser tratado com enorme cuidado.

No caso em questão, há ainda um sério problema sobre a aplicação dos critérios utilizados pela Comissão de Sindicância para alunos que ingressaram na universidade em anos anteriores, quando não existiam tais normas. Nos processos seletivos eram exigidas apenas as autodeclarações que, inclusive, eram realizadas perante um responsável da instituição.

Uma reportagem da UFJF sobre as cotas, feita em janeiro de 2017, deixa claro que as vagas dos processos seletivos eram destinadas para pessoas que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. O conteúdo difere dos acontecimentos recentes, em que a própria instituição, ao criar novas regras, colocou em risco vagas de alunos que ingressaram na universidade através de editais diferentes.

O sistema de cotas é um método responsável por amenizar os efeitos da desigualdade social e racial que existem em vestibulares e concursos públicos. O sistema se originou nos Estados Unidos e começou a ter visibilidade no Brasil nos anos 2000. Nessa época, as universidades e os órgãos públicos iniciaram essa nova forma de seleção, mas até hoje este ainda é um assunto muito polêmico.

A opinião pública se divide entre pessoas que concordam e discordam, contudo, muito além de opinar, essa é uma questão que merece muita atenção, análises e estudos, a fim de que funcione da melhor forma e não prejudique ninguém. Diante disso, é importante ressaltar que os candidatos e estudantes devem ficar atentos à validação dos seus direitos e buscar orientação jurídica sobre este tema.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 26/06/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/06/26/memorial-itamar-franco-estreia-cine-clube-na-quinta-feira-em-juiz-de-fora.ghtml 

Título: Memorial Itamar Franco estreia Cine Clube na quinta-feira em Juiz de Fora

Evento vai ocorrer mensalmente e, além da exibição de filme nacional, contará com roda de conversa sobre cinema.

Por G1 Zona da Mata

26/06/2019 09h00  Atualizado há uma semana

O Memorial da República Presidente Itamar Franco estreia na próxima quinta-feira (27), às 19h, o projeto “Cine Clube Memorial” em Juiz de Fora. O evento contará com a exibição do documentário “João Carriço: O Amigo do Povo” e uma roda de conversa mediada pelo cineasta Franco Groia.

Segundo informações da assessoria do Memorial, as exibições serão realizadas nas últimas quintas-feiras de cada mês. O objetivo do projeto é abrir espaço para a exibição de produções audiovisuais brasileiras.

A proposta consiste na exibição das produções em consonância com temáticas trabalhadas bimestralmente. Com isso, o Cine Clube visa “proporcionar discussões que despertem o pensamento crítico e a divulgação de conteúdo audiovisual brasileiro”.

O filme

O documentário “João Carriço: O Amigo do Povo” retrata a vida e obra de João G. Carriço (1886-1959), um dos pioneiros de cinema mineiro. Ele atuou como cineasta, cartazista, cenógrafo, fotógrafo, exibidor e produtor cinematográfico.

Carriço inaugurou em Juiz de Fora o Cine Teatro Popular, cujo objetivo era promover diversão e preços populares. O documentário se baseou na tese de Mestrado de Martha Sirimarco intitulada “Cine jornalismo & Populismo – Ciclo da Carriço Film em Juiz de Fora”, UFRJ, 1980.

O cineasta

O cineasta Franco Groia, que vai mediar a roda de conversa, é professor universitário, cineasta, roteirista e produtor audiovisual.

Ele é formado em Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem Especialização em Globalização, Mídia e Cidadania também pela UFJF.

Groia é criador e coordenador geral do portal “História do Cinema Brasileiro”, além de ser membro da Academia Brasileira de Cinema.

— —

Veículo: PCI Concursos

Editoria: Notícias

Data: 26/06/2019

Link: https://www.pciconcursos.com.br/noticias/ufjf-retifica-concurso-publico-para-o-campus-juiz-de-fora-e-governador-valadares 

Título: UFJF retifica Concurso Público para o Campus Juiz de Fora e Governador Valadares

Houve alteração na divisão quantitativa de vagas e foram acrescidos cargos no certame.

Concursos › Notícias › Sudeste

Quarta-feira, 26 de junho de 2019 às 12h51

UFJF retifica Concurso Público para o Campus Juiz de Fora e Governador Valadares

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Estado de Minas Gerais anuncia a retificação do Concurso Público a fim de contratar profissionais para cargos Técnico-Administrativos nos Campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Houve alteração na disposição das vagas e inclusão de uma nova função, sendo que agora a tabela de cargos segue da seguinte forma: Assistente de Administração (17), Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais (3), Analista de Tecnologia da Informação (2), Técnico de Tecnologia da Informação (1) e Administrador (1). Os editais já estão disponíveis em nosso site para mais informações.

Profissionais com nível médio e superior podem concorrer às funções com jornadas de 40h semanais, e remuneração variável de R$ 2.446,96 a R$ 4.180,66.

Os pedidos de participação devem ser realizados exclusivamente pela internet (concurso.fundacaocefetminas.org.br), entre às 9h do dia 15 de julho de 2019 até às 23h59 do dia 02 de agosto de 2019. Nesta etapa é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição nos valores de R$ 80,00 a R$ 120,00.

Este Concurso Público é composto é de Prova Objetiva para todos os cargos e Prova Prática para a função de Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais. A previsão é de que a primeira etapa, com questões sobre temas de: Língua Portuguesa, Legislação, Raciocínio Lógico e Matemático, Conhecimentos Específicos ocorra em 15 de setembro de 2019.

Para lhe auxiliar nos estudos, adquira as Apostilas Digitais em nosso site.

A validade deste certame é de dois anos, a contar da data da publicação do ato de homologação do Resultado Final de cada concurso, de acordo com o cargo/campus de lotação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Jornalista: Bruna Alves Moreira

— —

Veículo: Minas Faz Ciência

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: http://minasfazciencia.com.br/2019/06/27/espiritualidade-e-ciencia-saiba-mais-sobre-a-academia-trata-esta-relacao/ 

Título: Espiritualidade e ciência: saiba mais sobre a academia trata esta relação

27 de junho de 2019  Mariana Alencar 0 comentários

Desde seus primórdios, a humanidade tem uma relação próxima com questões espirituais. Pinturas rupestres de mais dez mil anos atrás já sugeriram isso. Sempre houve uma busca da humanidade por algo mais profundo, que transcendesse o corpo e apontasse para questionamentos milenares: o que acontece depois da morte? Como surgiu o universo? De onde viemos e para onde vamos?

Com a revolução científica, as questões espirituais foram colocadas num lugar oposto ao da ciência. Durante muito tempo, chegou-se a acreditar que as religiões uma hora iriam desaparecer. Mas isso não aconteceu. A conexão com a espiritualidade vem, inclusive, crescendo nos últimos anos. Basta ver a quantidade de livros sobre o assunto na lista de mais vendidos das livrarias.

Na academia, pesquisas que buscam associar espiritualidade e ciência também estão ganhando mais espaço. Um bom exemplo de como esses assuntos estão sendo tradado no ambiente acadêmico é o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Nupes é um grupo multidisciplinar composto por alunos, professores e pesquisadores de diversas áreas: medicina, psicologia, neurociências, enfermagem, fisioterapia, filosofia, história, economia, jornalismo etc. Trata-se do principal grupo de pesquisa em espiritualidade e saúde no Brasil, sendo, também, referência internacional também.

Para entendermos um pouco mais sobre a atuação do Nupes e sobre a relação entre espiritualidade e ciência, conversamos com o Dr. Alexander Moreira de Almeida, Coordenador do NUPES e Professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF. Confira:

Qual é a importância de estudar a relação entre ciência e espiritualidade ou saúde e religião, que é o foco do Nupes?

No final do século XIX existia, entre os principais pensadores da época, uma previsão que a religiosidade iria declinar. No século XX, havia uma visão negativa da religiosidade, que, até então, era tida como falta de cultura, de instrução. O fato é que as religiões estão fortes até hoje. Uma pesquisa recente mostrou que 84% da população mundial tem uma filiação religiosa. No Brasil, uma em cada três pessoas frequentam um grupo religioso pelo menos uma vez por semana. Entre os adolescentes é a mesma coisa. E mesmo diante desses números, muito pouco se sabe sobre a relação da religião com a saúde. Nos últimos 20 anos, o número de pesquisas sobre o assunto aumentou bastante, mas ainda sim era tudo muito pouco difundido. Então, nosso objetivo principal é entender como a religião impacta na saúde. Ou seja, é tentar estudar, do ponto de vista acadêmico e multidisciplinar, a espiritualidade e a religiosidade e relação com saúde.

O que as principais pesquisas desenvolvidas pelo Nupes revelou sobre essa relação?

Nós somos um grupo interdisciplinar, temos pesquisadores de várias áreas, como filosofia, história, estatística, enfermagem, etc. Várias áreas se reúnem para estudar esse fenômeno que é, também, multifacetado. Dentro do núcleo, há três linhas de pesquisas: “História e Filosofia das Pesquisas sobre Espiritualidade”; “Epidemiologia da Religiosidade e Saúde”; e “Experiências Religiosas e Espirituais”.

Recentemente, foi feito um estudo com pacientes com doenças renais crônicas e em situação de hemodiálise. Neste pesquisa, foi medida o nível de felicidade e religiosidade deles. Nós percebemos que as variáveis clínicas não impactaram na felicidade desses pacientes (por exemplo, não importava se eles tinham anemia ou outra condição). Uma variável que impactou a felicidade desses pacientes, foi o nível de envolvimento religioso. Dessa forma, vimos o quanto a religiosidade influencia na felicidade.

Você acha que, mesmo com o crescimento do número de pesquisas sobre espiritualidade, ainda há uma certa resistência da comunidade acadêmica em relação ao assunto?

Eu acho que existe em alguma proporção. Quando você tem pesquisas de qualidade sobre o assunto e que foram feitas de forma ética, a adesão é muito grande. Existem órgãos importantes que pesquisam a relação entre saúde e espiritualidade, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia. No mundo, universidades como Harvard, Cambridge, Oxford têm grupo de pesquisa sobre ciência e religião. Há alguns anos, havia sim muita desconfiança, mas isso está mudando.

E por que essa resistência acontece?

Essa desconfiança está relacionada a dois fatores: os mitos históricos que colocam a espiritualidade e a ciência em polos distantes, em que uma coisa nega a outra; e o desconhecimento das evidências. Por outro lado, vejo que dentro da divulgação científica ainda há essa resistência, como se a espiritualidade e religião ainda fossem tido como opostas da ciência e fossem considerada uma pseudociência.

A espiritualidade pode ser um elo de ligação, então, entre a sociedade e ciência?

Sim, não só um elo de união, mas de respeito e interesse por algo que sempre esteve presente na humanidade. Entretanto, na mídia tradicional, muitas vezes, o que vemos são os dois extremos. De um lado é a razão, antidogmática, que defende a ciência. Do outro, a religião, que vai negar a teoria da evolução, por exemplo. Mas é preciso encontrar um caminho que está no meio desses dois extremos e discutir esses assuntos de um modo equilibrado. Mas isso não dá audiência para a mídia, então é mais fácil colocar alguém com uma fala mais sensacionalista do que um ponto de vista equilibrado.

Foi, inclusive, pensando nessa necessidade de discutir o assunto de forma mais responsável que criamos, há cinco anos, nosso canal no YouTube. Toda semana, publicamos um vídeo novo com algum pesquisador abordando um tema diferente. Nosso objetivo com isso é levar para a população que essa ideia de que a ciência existe para negar a religião (ou vice-versa) está errada do ponto de vista histórico.

— —

Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora

Editoria: Notícias

Data: 26/06/2019

Link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65103 

Título: SEL recebe estudantes para realização de trabalho sobre goalball

Portal de Notícias PJF | SEL recebe estudantes para realização de trabalho sobre goalball | SEL – 27/6/2019

Na tarde desta quinta-feira, 27, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu dois alunos de jornalismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) para a realização de um trabalho sobre o goalball, modalidade do Programa “JF Paralímpico”. A SEL tem recebido dezenas de estudantes interessados pelas modalidades paralímpicas. 

Franklin Ribeiro, de 22 anos, já conhecia o programa “JF Paralímpico” e o goalball, mas nunca tinha presenciado uma partida: “Neste trabalho, a temática era o esporte. E queríamos um esporte que viesse dessa ideia de vida sustentável. E essa prática nós encontramos no goalball, pois é uma modalidade que mexe com as pessoas que têm deficiência. É uma prática que desenvolve e estimula”.

Luiza Mascarenhas, também de 22 anos, conheceu a modalidade hoje: “Eu não imaginava que seria tão legal e tão inclusivo. A gente precisava fazer esse trabalho para a faculdade e quisemos fugir um pouco do óbvio. Essa ideia de inclusão social, ter pessoas tão diferentes e tão juntas, batalhando pelo mesmo objetivo, é uma coisa incrível!”

Para a professora Adriana Guarino, “é importante que essa divulgação chegue a outros deficientes visuais, para atrairmos novos alunos, para apresentar o esporte como possibilidade, que tanto pode contribuir na rotina deles”.

JF Paralímpico

O programa “JF Paralímpico” é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Dessa forma, o atendimento se torna unificado e é possível criar a cultura da prática esportiva para este público na cidade, assim como oportunizar a inserção destas pessoas em eventos competitivos.

O “JF Paralímpico” tem caráter socioesportivo e é desenvolvido em parceria com a Associação dos Cegos de Juiz de Fora (ACJF) além de contar com o apoio do Sport Club Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que cedem seus espaços para a realização dos treinamentos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL, através do telefone 3690-7881. 

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 27/06/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/27-06-2019/jardim-botanico-promove-primeira-passarinhada.html 

Título: Jardim Botânico promove primeira “Passarinhada”

Atividade consiste na observação das aves; interessados devem se apresentar às 6h na entrada de funcionários do espaço

Por Tribuna

27/06/2019 às 09h32

Neste domingo (30), o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá promover a primeira “Passarinhada”, atividade que consiste na observação de aves. Os interessados devem se apresentar às 6h na entrada de funcionários do espaço, na primeira rua à esquerda, após a entrada de visitantes, na Rua Coronel Almeida Novaes s/n, no Bairro Santa Terezinha. Não é necessário realizar inscrição. O evento também está sendo organizado pelo Clube de Observadores de Aves de Juiz de Fora.

Os participantes poderão conhecer, prestar atenção silenciosamente e fotografar pássaros, biguás, carcará, entre outras, já que o Jardim é rota de aves migratórias transitórias. Conforme a UFJF, podem participar interessados em iniciar ou que já tenham iniciado a atividade de observação de aves, desde que se comprometam em seguir as orientações da equipe, como manter silêncio para ouvir e localizar os animais. 

Além da atividade de observação das aves, haverá uma apresentação sobre o WikiAves – site de conteúdo voltado à comunidade brasileira de observadores de aves – com seu criador e administrador, Reinaldo Guedes. Um bate-papo sobre os animais também inclui a programação do evento.

Funcionamento

O Jardim Botânico irá abrir às 6h somente para os participantes do Passarinhada. O funcionamento do espaço para outros visitantes acontece normalmente, entre 8h e 17h, com última entrada às 16h. O Jardim oferece atividades como trilhas, roteiros de visitação, Casa-Sede com exposições de arte e Laboratório Casa Sustentável.

Para garantir a segurança, a direção do espaço recomenda atenção durante a visitação, assim como uso de repelente e de calçados adequados para caminhada. É permitido permanecer pelo tempo desejado, realizar piqueniques, caminhadas e corridas leves. Não há estacionamento e, por esse motivo, a sugestão é chegar ao local por meio de transporte público. Os ônibus com parada próxima à entrada do Jardim Botânico são das linhas Mundo Novo/Santa Terezinha (111 e 112).

— —

Veículo: Portal F11

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: http://portalf11.com.br/noticia/13352/semana-rainbow-da-ufjf-sera-realizada-entre-7-e-18-de-agosto 

Título: Semana Rainbow da UFJF será realizada entre 7 e 18 de agosto

Semana Rainbow da UFJF será realizada entre 7 e 18 de agosto

Semana Rainbow da UFJF será realizada entre 7 e 18 de agosto

27 DE JUNHO DE 2019 CAMPUS E COMUNIDADE

Juiz de Fora irá sediar, entre os dias 7 e 18 de agosto, a terceira edição da Semana Rainbow da UFJF. O anúncio foi feito pelo organizador , professor e coordenador do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ+”, Marcelo Carmo Rodrigues, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 27. O vídeo da semana, apresentado em feira de turismo LGBTQ+ em Nova York, no último mês, foi exibido pela primeira vez na cidade.

“O evento, que já é uma tradição na UFJF, tem importância fundamental na inclusão de minorias, contra o preconceito e a discriminação”, destacou o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira. Segundo Carmo, o papel da UFJF é fundamental na promoção da diversidade. “A ideia é não recuar de um discurso que não tem mais volta. A participação ratifica o importante papel da Universidade na defesa da diversidade.”

A iniciativa é apenas uma das ações do projeto de extensão, que também tem foco na geração de emprego e renda de população vulnerável (em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF – Intecoop), além de realização de projetos de inclusão, pesquisas e outros eventos ao longo do ano.

Uma das ações da Semana Rainbow já pode ser conferida na instituição. Dois traffic calming da UFJF (em frente ao Direito e à Letras) ganharam um colorido especial nesta quinta-feira, 27. Eles foram pintados com as cores da bandeira rainbow e chamaram a atenção de quem passou pelo local. A iniciativa tem como objetivo comemorar o Dia do Orgulho LGBTI, nesta quinta, 28. Leia mais aqui. 

Programação para todxs

A programação, que ainda está sendo finalizada, inclui ações como o LGBTQ+ Day, realizado no dia 17 de agosto, na Praça Cívica da UFJF, com atendimentos em saúde, além de shows, gastronomia e orientações para defesa pessoal.

Também está previsto para a semana um festival de cinema, em comemoração aos “50 anos da Revolução de Stonnewall”. A programação contará ainda com editais para a escolha do nome do evento, definição da temática, apoio a projetos culturais, concurso fotográfico, além de shows variados, teatro, rodas de conversa, conferências, oficinas, lançamento de livros, workshops e exposições de artes visuais. A previsão é de que a programação seja finalizada até o dia 15 de julho, com grandes nomes do cenário artístico nacional. 

No entanto, Marcelo do Carmo antecipou a presença de três atrações: o pesquisador Márcio Caetano, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e um dos autores do livro História do Movimento LGBT no Brasil; Megg Rayara Gomes de Oliveira, a primeira travesti negra a conquistar o título de doutora, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); além do deputado federal David Miranda (Psol).

Segundo Carmo, o evento vem ficando cada ano mais robusto. Ano passado foram 48 atrações, este ano estão previstas mais de 50. “Segundo pesquisas anuais que realizamos, o evento movimenta em torno de R$ 2,5 milhões na economia de Juiz de Fora”. Apesar do gasto baixo por pessoa, em torno de R$ 200 e R$ 300, o professor vê uma evolução em relação à ocupação hoteleira. “É um processo lento, mas vejo de forma otimista.”

A definição da programação poderá ser acompanhada por meio do site e das redes sociais do evento (Instagram e Facebook). Nos próximos dias está previsto o lançamento de edital para empresas interessadas em apoiar o evento.

Outras informações

.com.www.semanarainbowufjf

Fonte: Portaj UFJF

— —

Veículo: Portal F11

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: http://portalf11.com.br/noticia/13340/jardim-botanico-da-ufjf-sedia-encontro-de-observadores-de-aves 

Título: Jardim Botânico da UFJF sedia Encontro de Observadores de Aves

Participantes terão oportunidade de conhecer sobre aves, como o carcará, uma ave de rapina, fotografado no Jardim.

Jardim Botânico da UFJF sedia Encontro de Observadores de Aves

Por integrar uma das maiores áreas remanescentes de Floresta Atlântica do Brasil, em área urbana, o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também possui uma atração peculiar que é a rota de aves migratórias. A fim de registrar e conhecer a diversidade local, o Jardim foi escolhido para sediar o Encontro de Observadores de Aves, neste domingo, 30, a partir das 6h, com atividade prática e bate-papo sobre o tema (veja abaixo a programação completa).

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, aberto ao público interessado em iniciar a atividade ou que já tenha iniciado. A recomendação é ir equipado com câmera fotográfica e gravador. 

Entre as espécies registradas, já apareceram por lá martim-pescador grande, biguás, beija-flor de fronte violeta, carcarás e frango-d’água azul.

O organizador do encontro, Nilo Caixeiro Stephan, conta que há várias modalidades para a observação de pássaros, sendo a mais comum, a utilização de gravação de sons e pios para trazê-los para perto. “Essa é uma técnica antiga, usada anteriormente por caçadores, para atraí-los. A diferença é que agora apenas desejamos fotografá-los. Para participar, os equipamentos necessários são gravadores, câmeras fotográficas profissionais ou semiprofissionais, roupas camufladas e adequadas para se proteger de possíveis ameaças encontradas na mata e binóculos para quem desejar.”

O Encontro terá uma dinâmica bastante ativa. Os participantes receberão orientações sobre a prática, como manter o silêncio para poder ouvir e localizar os pássaros, e, em seguida, percorrerão o Jardim para visualizar as aves e conhecer suas características e hábitos. 

Na sequência, após o lanche compartilhado levado pelos participantes, haverá palestra do criador e administrador do site Wikiaves, Reinaldo Guedes, às 9h30, no Centro de Educação Ambiental do Jardim Botânico. Segundo a organização, o site juiz-forano possui a maior visitação do mundo sobre o tema.

A escolha do Jardim Botânico para a atividade aconteceu por ser um espaço, onde são encontradas uma fauna rica e uma flora conservada e protegida. “Uma das peculiaridades do local é a existência da palmeira Jussara. Ela quase entrou em extinção, mas como o Jardim é preservado, há um trilha com várias dela por lá. Elas dão um coquinho, similar ao do açaí, e são muito atrativas para as aves se alimentarem”, comenta Stephan.

O vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, aponta o encontro como uma possibilidade de aprendizado e troca de experiências. “Juiz de Fora é uma área configurada como corredor ecológico de aves, isso significa, que os pássaros migratórios passam, descansam pela cidade e ampliam a nossa biodiversidade. Além disso, o intercâmbio com esse grupo de observadores, enriquece nosso conhecimento sobre esses animais.”

Programação 

Atividades abertas apenas a participantes do evento:

6h às 6h30: Concentração na entrada de funcionários do Jardim, localizada na Rua Coronel Almeida Novais 246, Bairro Santa Terezinha (após a entrada de visitantes, entrar na rua à esquerda)

6h30 às 9h: Passarinhada – observação de aves 

9h às 9h30: Lanche compartilhado, levado pelos participantes

Atividades abertas a participantes e visitantes do Jardim:

9h30 às 10h30: Apresentação sobre Wikiaves, pelo administrador e criador do Wikiaves, Reinaldo Guedes, no Casa de Educação Ambiental 

10h30 às 12h: Bate-papo sobre aves

A Passarinhada é organizada pelo Clube de Observadores de Aves de Juiz de Fora e pelo Jardim.

O Jardim funcionará normalmente no domingo, para visitantes, das 8h às 17h, com última entrada às 16h. 

Serviço

Encontro de Observadores de Aves

No Jardim Botânico da UFJF

30 de junho, domingo, das 6h às 12h

Entrada gratuita, sem inscrição. 

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais:

Instagram: @jardimbotanicoufjf

Facebook: @jardimbotanicoufjf

Fonte: UFJF

— —

Veículo: Portal F11

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: http://portalf11.com.br/noticia/13334/projeto-boa-vizinhanca-promove-acoes-no-bairro-dom-bosco-em-juiz-de-fora 

Título: Projeto Boa Vizinhança promove ações no bairro Dom Bosco em Juiz de Fora

O evento será na Escola Municipal Álvaro Braga e é aberto a toda a comunidade do bairro vizinho à UFJF.

Projeto Boa Vizinhança promove ações no bairro Dom Bosco em Juiz de Fora

Promover a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade é o objetivo principal do projeto Boa Vizinhança. Dentro das atividades previstas, acontece, na próxima sexta, 28, uma série de ações sociais no bairro Dom Bosco. O evento será na Escola Municipal Álvaro Braga e é aberto a toda a comunidade do bairro vizinho à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Visando atender melhor o público, as atividades estão marcadas para dois horários, às 8h e às 16h30. 

A iniciativa é uma parceria de diversos projetos de extensão ligados aos cursos de direito, engenharia e ao Hospital Universitário (HU). Por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), a comunidade irá receber orientações jurídicas, palestras e ações ligadas à saúde, como pediatria, odontologia, geriatria, medição de glicose, teste de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

“Levar tais serviços para a comunidade e possibilitar a prática dos discentes é uma consequência positiva do projeto”, explica a Pró-reitora de Extensão Ana Lívia Coimbra. “As ações são feitas em vias de mão dupla. Ao mesmo tempo que a comunidade externa tem acesso àquilo que produzimos, nossos serviços e conhecimento acadêmico são redimensionados por meio do contato dos estudantes, técnicos e docentes com o público. A universidade só faz sentido quando escuta os outros setores da sociedade para transformar suas práticas. O Boa Vizinhança é isso, uma tentativa, bem sucedida, de diálogo e transformação da construção do saber”.

Durante o evento haverá a participação de moradores do bairro. Serão apresentações como do grupo Dom, além de instrumentistas e DJ, oficinas, entre outras atividades. Ana Lívia ressalta a importância dessa interação, “o projeto significa um diálogo permanente da Universidade com os nossos vizinhos. Nós temos vários projetos sendo desenvolvidos e periodicamente fazemos um dia onde nós vamos à comunidade, não apenas com projetos ligados ao Boa Vizinhança, mas outros que possam trazer serviços e atendimentos para a comunidade, no caso o Dom Bosco. Como um vizinho visita o outro, nós estamos sempre marcando ações para que possamos ter essa vivência”.

Outras informações: 2102-3959 – Pró-reitoria de extensão (Proex)

Fonte: UFJF

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 27/05/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/27-06-2019/linhas-de-onibus-que-passam-pelo-democrata-sofrem-alteracoes.html 

Título: Linhas de ônibus que passam pelo Democrata sofrem alterações

Algumas ruas passarão a ter sentido de tráfego em mão única; confira quais

Por Tribuna

27/06/2019 às 11h30- Atualizada 27/06/2019 às 20h26

A partir desta quinta-feira (27), o itinerário de linhas de ônibus que passam pelo Bairro Democrata, Zona Nordeste de Juiz de Fora, sofrerão alterações. A mudança, segundo a Settra, é para implantação de mão única nas ruas Benjamin Guimarães, Professora Violeta dos Santos e na Avenida Vereador Laudelino Schettino.

As linhas afetadas são 511 (Dom Bosco/Borboleta), 512 (Dom Bosco/Borboleta), 514 (Borboleta/Cascatinha), 528 (Borboleta/Cascatinha) no sentido Centro/Bairro. No sentido Bairro/Centro não haverá alterações. Também haverá mudanças na linha 621 (Democrata).

No Sentido Centro/Bairro, o itinerário agora será Rua Benjamim Guimarães, Rua Professora Violeta dos Santos, Avenida Vereador Laudelino Schettino e Rua Muriaé. Já no sentido Bairro/Centro, o novo itinerário será Rua Rafael Zacarias, Rua Professora Violeta dos Santos, Avenida Vereador Laudelino Schettino e Rua Benjamim Guimarães.

Muda, também, o trajeto da linha 755 (Zona Norte/UFJF), no sentido Universidade Federal de Juiz de Fora/Zona Norte. O novo itinerário engloba as ruas Benjamim Guimarães e Professora Violeta dos Santos.

— —

Veículo: Eu, Rio!

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: https://eurio.com.br/noticia/8077/sus-oferece-tratamento-que-tambem-trabalha-a-espir.html 

Título: SUS oferece tratamento que também trabalha a espiritualidade

Terapias que unem Medicina com técnicas para tratar o espírito ganham mais espaço na rede pública e obtém resultados contra doenças como o câncer

Por Portal Eu, Rio em 27/06/2019 às 15:15:16

A espiritualidade em alguns dos principais hospitais da Rede Pública do país deixou de ficar limitado à caridade das visitas dos representantes religiosos e passou a integrar, cada vez mais, a ciência. Hoje, hospitais de referência como Instituto Nacional do Câncer (Inca), Hospital Antônio Pedro (HUAP – Universidade Federal Fluminense), Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (UniRio) e no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde há um departamento psiquiatria que inclui a espiritualidade entre os itens pesquisados no tratamento. O acesso é gratuito e já apresentou resultados em doenças e síndromes de variadas naturezas.

Chefe do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Universidade Federal Fluminense (UFF), José Genilson Ribeiro vem aplicando a Medicina Integrativa na sua rotina médica. Doutor em Medicina pela UERJ e professor de Medicina e Espiritualidade da UFF, o especialista debate a relação entre conhecimento acadêmico e a espiritualidade na prática clínica no segundo dia do Congresso Luminarium, que acontece de 5 a 7 de julho, no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro.

Segundo José Genilson Ribeiro, a medicina integrativa já apresentou resultados surpreendentes. Um dos cases de sucesso foi com uma paciente portadora da Doença de Crohn e câncer no rim. Ela tinha indicação para operar o tumor, só que não foi possível pelo estado psíquico da paciente. Após sessões de reiki, acupuntura e psicoterapia, foram controlados e ressignificou tanto o câncer quanto o Crohn, este último que causa irritação do intestino, diarreias etc.

Ainda de acordo com o médico, não podemos separar o binômio mente-corpo, esquecendo de analisar em um tratamento, por exemplo, emoções, os sentimentos, as reações instintivas não racionalizadas. “Se guardarmos mágoas, frustrações ou se vivermos em um ambiente altamente estressante e de conflitos, com certeza, esses problemas psicoespirituais vão interferir em no organismo físico”, alerta o médico da UFF.

Como solução, Ribeiro fala que é essencial tratamentos alternativos na busca pela cura do paciente, como a medicina tradicional chinesa, a acupuntura, a homeopatia, o reiki, entre outras técnicas. A ideia é trabalhar em conjunto e integralmente, transdisciplinarmente, em prol de resolver da melhor maneira. “A doença começa primeiro na alma para depois se instalar no corpo”, sentencia o especialista do hospital niteroiense.

Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, há também o Núcleo de Espiritualidade e Saúde, assim o estudo da relação espírito e corpo já conquistou espaço dentro da Associação Brasileira de Psiquiatria. E, desde 2014, também foi criada a Liga Acadêmica de Medicina e Espiritualidade (Liame) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Estimativas apontam que, na Europa e nos Estados Unidos, cerca de 80% das faculdades já têm essa cadeira no currículo.

Serviço:

Congresso Luminarium

Site: www.congressoluminarium.com.br

Instagram: congressoluminarium

Data do Congresso: 5, 6 e 7 de julho de 2019

Horário: 8h30min às 20h30

Local: Auditório Principal, Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro.

— —

Veículo: Diário do Amapá

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/cidades/criancas-serao-avaliadas-em-testes-de-qualidade-da-escrita-leitura-e-oralidade/ 

Título: Crianças serão avaliadas em testes de qualidade da escrita, leitura e oralidade

O teste é um instrumento que avalia desde a oralidade e a prosódia até a capacidade de interpretação textual

 27/6/2019

Com o objetivo de medir a qualidade da escrita, leitura e oralidade dos estudantes da rede pública, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizará uma prova que medirá o desempenho dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental das redes estadual e municipal. A prova será aplicada no segundo semestre deste ano e visa captar informações necessárias para desenvolver e aplicar políticas educacionais mais efetivas.

A prova é uma avaliação realizada por aplicativo de celular, sob mentoria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). O teste é um instrumento que avalia desde a oralidade e a prosódia até a capacidade de interpretação textual e permite identificar dificuldades e fragilidades de desempenho que, depois, poderão ser corrigidas em sala de aula.

Na terça-feira, 25, consultores da instituição responsável pela avaliação estiveram em Macapá para orientar os monitores do Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap) sobre a aplicação do teste. Na ocasião, eles puderam compreender os aspectos pedagógicos e operacionais da avaliação – desde a usabilidade do aplicativo e a utilização do portal, ambos destinados ao exame.

Como funciona

A avaliação possui metodologia e estratégia próprias para diagnosticar a fluência dos estudantes a partir de três testes: leitura de palavras dicionarizadas, leitura de pseudopalavras e leitura de texto. No primeiro teste, de leitura de palavras dicionarizadas, o estudante deve ler uma lista de palavras não complexas, adequadas para o léxico do 2º ano do ensino fundamental e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudante lê para o celular essa lista de palavras e o aplicativo capta quantas palavras são pronunciadas corretamente em um tempo de 60 segundos. A fluidez e a precisão são aspectos avaliados.

No segundo teste, de leitura de pseudopalavras, o estudante deve ler uma lista de palavras que não existem no dicionário. O objetivo é identificar se o aluno é de fato capaz de decodificar as sílabas e a combinação delas.

Já o terceiro teste, de leitura de texto, avalia prosódia, ritmo e interpretação. O aluno deve ler em voz alta um texto simples e, depois, responder algumas perguntas.

Aplicação e resultados

A prova de fluência será aplicada individualmente, em sala separada, para que o aplicativo capte a voz do estudante com a maior clareza possível. Os profissionais aplicadores serão indicados pelas secretarias municipais de educação e capacitados para a realização dos testes.

As respostas captadas pelo celular são corrigidas e analisadas e, depois, disponibilizadas para as escolas. Os resultados indicarão o “perfil de leitor” de cada aluno que, nas etapas da alfabetização, podem ser pré-leitor, leitor iniciante e fluente.

Parceria

A prova de fluência é oferecida pela Secretaria de Educação para as redes de ensino municipais de todo o Amapá, sem custo nenhum para a secretaria e para os municípios, no âmbito de uma parceria firmada com a Fundação Lemann e o Instituto Natura.

— —

Veículo: Jornal do Buritis

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: https://jornaldoburitis.com.br/colegio-loyola-apresenta-mostra-fotografica-as-margens- 

Título: COLÉGIO LOYOLA APRESENTA MOSTRA FOTOGRÁFICA ÀS MARGENS

Home Notícias Colégio Loyola apresenta Mostra fotográfica Às Margens

          “Sentimentos de impunidade e dor”. É assim que a fotógrafa Maria Otávia Rezende descreve sua experiência ao retratar imagens dos sobreviventes dos desastres com as barragens de Fundão e da Mina Córrego do Feijão, em Mariana e Brumadinho, respectivamente. Os registros compõem a exposição “Às Margens”, em cartaz no Passo das Artes, galeria cultural do Colégio Loyola, até o dia 10 de julho.

           A mostra é composta por 46 imagens que retratam “a angústia de personagens reais, marcada nos vestígios deixados pela lama de minério de ferro nas duas localidades mineiras”, segundo a curadora da exposição e professora de Artes do Colégio Loyola, Amanda Lopes. A sensibilidade da artista é claramente exposta nas imagens, com os protagonistas desses desastres: “Em meio à tragédia, destacam-se os olhares desolados dos sobreviventes e os gestos de solidariedade dos bombeiros, que não medem esforços para tentar diminuir parte do sofrimento daquelas pessoas,” finaliza Amanda.

           Maria Otávia Rezende esteve em Mariana três anos após o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. Naquela época, a artista percebeu um certo clima de angústia ao chegar em Barra Longa, para fazer os registros: “O desastre era uma cicatriz ainda aberta, o ambiente era conflituoso, havia rastros do descaso, as pessoas ainda buscavam respostas. Naquele centro urbano destruído pela lama, onde permanecemos mais tempo, as coisas já eram reconstruídas, mas as pessoas não conseguiam retomar seu modo de vida”, relata Rezende.

            Em Brumadinho, a fotógrafa sentiu novas sensações de dor muito mais latentes, pela proximidade do acontecido, na comunidade próxima à Mina Córrego do Feijão, em janeiro deste ano: “Estivemos lá dez dias após o rompimento. A ferida ainda sangrava. Tudo era silencioso, triste, as pessoas não conseguiam falar sobre o desastre. Ainda estavam com medo e sentiam as perdas”, conclui.

            Maria Otávia Rezende realizou os registros por meio de uma cobertura jornalística à Revista A3, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre as expedições de campo dos pesquisadores Miguel Felipe Fernandes e Paulo Henrique Peixoto. A fotógrafa, que é aluna de Artes e Design da referida universidade, afirmou ter a intenção de contar as histórias pelas perspectivas de quem carrega essa dor: “Claro que eu não conseguiria captar todo o sentimento exposto por elas, mas tentei cumprir o meu papel, que é de mediadora entre fotografados e espectadores. Acho que é o modo mais efetivo de comunicar com o mundo”.

Sobre a artista

            Mineira de Faria Lemos, cidade localizada na mesorregião da Zona da Mata, Maria Otávia Rezende enxergava, na fotografia, um universo a ser explorado desde a infância. O interesse por registrar rostos anônimos e cenas cotidianas foi compartilhado com seu pai, Sr. José, mesmo antes de ingressar na UFJF, em 2016.

            Com olhar sensível e estética apurada, a jovem continuou desenvolvendo suas habilidades como fotógrafa no curso de Artes e Design. Desde então, procura contar histórias com luz (como ela mesma define) e, através de suas lentes, registrar fragmentos da realidade, muitas vezes, silenciada.

            Em 2018, Maria Otávia Rezende começou a participar do projeto “A3: jornalismo multimídia em interface com a sociedade”, da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, pelo qual tem explorado o viés do fotojornalismo fazendo a cobertura de eventos e pautas especiais, como a do resultado apresentado na exposição “Às Margens”.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/06/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/27-06-2019/ufjf-pinta-faixa-de-travessia-em-comemoracao-ao-dia-do-orgulho-lgbtqi.html 

Título: UFJF pinta faixa de travessia em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQI+

Universidade também divulgou ações que devem integrar a III Semana Rainbow da UFJF, entre os dias 7 e 18 de agosto

Por Renan Ribeiro

27/06/2019 às 19h35- Atualizada 27/06/2019 às 19h52

Na véspera do Dia do Orgulho LGBTQI+, celebrado nessa sexta-feira (28), a UFJF reforçou o apoio institucional às diversidades de gênero e sexual. Nesta quinta-feira (27), foi realizada a pintura de duas faixas de pedestres com as cores do espectro do arco-íris dentro do campus, além de ter sido apresentada, em coletiva de imprensa, ações que devem integrar a III Semana Rainbow da UFJF, entre os dias 7 e 18 de agosto. Assim como nas edições anteriores, a ideia é compor uma programação democrática e acessível, de acordo com o organizador, professor e coordenador do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ+”, Marcelo Carmo Rodrigues.

A Semana é o produto com maior visibilidade dentro do projeto de extensão, mas a iniciativa também conta com uma série de outras frentes, que inclui, além de atividades ligadas à cultura, arte, educação e sensibilização sobre assuntos relacionados a gênero, sexualidade e diversidade, projetos como o de geração de emprego e renda e rodas de conversas com empresas. Outro destaque está na possibilidade de criação de um posto avançado de atendimento à população LGBTI+ em situação de violência com a Polícia Civil, que já está em negociação.

Entre as características dessa edição, está o lançamento dos editais para a o apoio a projetos culturais, que devem ser disponibilizados no site semanarainbowufjf.com e na página da UFJF, a partir desta sexta. “Os editais são muito importantes, justamente pela perspectiva de horizontalizar a participação na programação, permitindo que projetos que nem imaginávamos existir possam ser conhecidos e apresentados. São essas ações que efetivamente refrigeram e dão sangue novo ao evento”, destaca o professor.

Também será lançado, na próxima semana, um chamamento público para apoio financeiro ao evento, que poderá ser feito através da compra de cotas de patrocínio por empresas de todo o país. Na avaliação de Marcelo, trata-se de uma oportunidade para as organizações mostrarem que estão abertas à diversidade e inclusão.

Nome social

Durante a coletiva, o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira, adiantou que o Conselho Superior deve votar nesta sexta uma resolução para que os alunos egressos possam solicitar o uso do nome social em seus diplomas, de acordo com sua identidade de gênero, assim como já é garantido com outros documentos.

Receita para o município

A edição 2018 do evento, de acordo com a pesquisa feita por estudantes de Turismo, beneficiou 10 mil pessoas, além de movimentar receita bruta média de R$ 2,5 milhões para o município. Dessa forma, o intuito é diversificar a oferta de eventos para manter Juiz de Fora como importante destino turístico à comunidade LGBTI+, com ações de marketing voltadas para o Brasil e exterior, por meio da parceria com diversos órgãos, explorando o potencial da cidade.

Programação

A programação completa deve ser finalizada até o dia 15 de julho. Já estão confirmados nomes como o do professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Márcio Caetano, da primeira travesti negra a conquistar o título de doutora, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Megg Rayara Gomes de Oliveira e o do deputado federal David Miranda (Psol). Além de um festival de cinema em comemoração aos “50 anos da Revolução de Stonnewall” e o LGBTI+ Day, no dia 17 de agosto, com diversas atrações e serviços. “O evento só existe para provocar. Não é uma festinha bonitinha. Se não tocarmos nas feridas e não ajudarmos a cicatrizar, não vamos ter cumprido nosso objetivo”, destacou Marcelo.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/06/27/ufjf-anuncia-3a-edicao-da-semana-rainbow-para-agosto-em-juiz-de-fora.ghtml 

Título: UFJF anuncia 3ª edição da Semana Rainbow para agosto em Juiz de Fora

Instituição receberá diversas atividades de promoção da diversidade entre os dias 7 e 18 de agosto.

Por G1 Zona da Mata

27/06/2019 19h42  Atualizado há uma semana

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou nesta quinta-feira (27) a realização da terceira edição da Semana Rainbow entre os dias 7 e 18 de agosto em Juiz de Fora. O evento foi apresentado pelo organizador, professor e coordenador do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ+”, Marcelo Carmo Rodrigues.

Durante a coletiva de imprensa, foi exibido pela primeira vez na cidade o vídeo da semana, apresentado em feira de turismo LGBTQ+ em Nova York, no último mês. O organizador destacou o papel da UFJF na promoção da diversidade.

“A ideia é não recuar de um discurso que não tem mais volta. A participação ratifica o importante papel da Universidade na defesa da diversidade”, declarou.

Uma das ações da Semana Rainbow já pode ser conferida na instituição. Dois traffic calmings da UFJF ganharam um colorido especial nesta quinta-feira. Eles foram pintados com as cores da bandeira rainbow e chamaram a atenção de quem passou pelo local. A iniciativa tem como objetivo comemorar o Dia do Orgulho LGBTI, que é nesta sexta (28).

Programação

A programação ainda está sendo finalizada e inclui ações como o LGBTQ+ Day, realizado no dia 17 de agosto, na Praça Cívica da UFJF, com atendimentos em saúde, além de shows, gastronomia e orientações para defesa pessoal.

Também está previsto para a semana um festival de cinema, em comemoração aos “50 anos da Revolução de Stonnewall”. A previsão é de que a programação seja finalizada até o dia 15 de julho, com grandes nomes do cenário artístico nacional.

Marcelo do Carmo antecipou a presença de três atrações: o pesquisador Márcio Caetano, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e um dos autores do livro História do Movimento LGBT no Brasil; Megg Rayara Gomes de Oliveira, a primeira travesti negra a conquistar o título de doutora, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); além do deputado federal David Miranda (Psol).

— —

Veículo: Acessa.com

Editoria: Educação

Data: 26/06/2019

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/oportunidade/2019/06/27-ufjf-publica-novos-editais-selecao-para-professores-substitutos/ 

Título: UFJF publica novos editais de seleção para professores substitutos  

Da redação

Quatro novos editais para seleção de professores substitutos foram publicados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As vagas são para o Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis do campus Juiz de Fora; e aos Departamentos de Educação Física e de Ciências Básicas da Vida, do Instituto de Ciências da Vida em Governador Valadares.

Finanças e Controladoria – Juiz de Fora

Em regime de 20 horas de trabalho semanais, há duas vagas para o Departamento de Finanças e Controladoria, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, com área de atuação em Contabilidade Básica; Análise de Demonstrações Contábeis; Gestão Financeira; e Finanças Públicas. O processo será regido pelo Edital nº 81/2019. As inscrições devem ser feitas entre os dias 5 e 11 de julho, na secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Finanças e Controladoria – Juiz de Fora

Uma vaga para o Departamento de Finanças e Controladoria, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, é destinada ao campus sede e segue o Edital nº 82/2019. As áreas de atuação compreendem Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Avaliação; e Arbitragem. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas entre os dias 1º e 5 de julho, na secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, das 9h às 12h, e entre 13h e 18h. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.

Ciências Básicas da Vida – Governador Valadares

Juiz de Fora tem sete novas vagas de emprego  Seu Emprego JF divulga novas oportunidades neste sábado  Juiz de Fora tem novas oportunidades de emprego 

Será oferecida uma vaga, com carga horária de 40 horas semanais, para o Departamento de Ciências Básicas da Vida, do Instituto de Ciências da Vida, no campus avançado, regida pelo Edital nº 83/2019, com área de atuação em Psicologia e Saúde. As inscrições devem ser feitas entre os dias 1º e 5 de julho, na secretaria do Departamento de Ciências Básicas da Vida em Governador Valadares, no prédio da Faculdade Pitágoras, sala 301, das 7h às 18h.

Educação Física – Governador Valadares

Será oferecida uma vaga para o Departamento Educação Física, do Instituto de Ciências da Vida, no campus avançado, com base no Edital nº 84/2019, com área de atuação em Crescimento e Desenvolvimento Humano; Natação; Trabalho de Conclusão de Curso; e Estágios Obrigatórios. As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria do Departamento de Educação Física em Governador Valadares, localizada na rua Jair Rodrigues Coelho, n.º 211, sala 106, no bairro Vila Bretas, entre os dias 1º e 5 de julho, das 7h às 19h. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.

Todos os processos seletivos são regidos pelo Edital nº 44/2018, que estabelece as condições gerais para realização de processos seletivos simplificados para contratação de professor substituto. Acompanhe aqui todos os processos.

— —

Veículo: PCI Concursos

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: https://www.pciconcursos.com.br/noticias/ufjf-mg-realiza-novo-processo-seletivo-de-professor-substituto 

Título: UFJF – MG realiza novo Processo Seletivo de Professor Substituto

Interessados em participar devem efetuar as inscrições na unidade da Secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Concursos › Notícias › Sudeste

Quinta-feira, 27 de junho de 2019 às 16h45

UFJF – MG realiza novo Processo Seletivo de Professor Substituto

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – MG) torna pública a realização de mais um Processo Seletivo de nível superior.

Esta seleção busca preencher duas vagas disponíveis no cargo de Professor Substituto do Magistério Superior, na área de Contabilidade Básica, Análise de Demonstrações Contábeis, Gestão Financeira e Finanças Públicas.

Os profissionais contratados deverão desempenhar atividades em regime de trabalho de 20h semanais, no Departamento de Finanças e Controladoria, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Interessados em participar da seleção podem efetuar as inscrições na Secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, no Campus Juiz de Fora, no período entre os dias 5 a 11 de julho de 2019, somente em dias úteis, no horário das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Os candidatos inscritos devem ser classificados mediante quatro etapas, compostas por Prova Escrita, Prova Didática, Prova de Títulos e Entrevista, previstas para serem iniciadas no dia 17 de julho de 2019, às 8h.

Para mais detalhes deste Processo Seletivo, acesse o edital de abertura disponibilizado em nosso site.

Jornalista: Sibeli Santos

— —

Veículo: PCI Concursos

Editoria: Notícias

Data: 27/06/2019

Link: https://www.pciconcursos.com.br/noticias/tres-novos-processos-seletivos-de-professores-substitutos-sao-divulgados-pela-ufjf-mg 

Título: Três novos Processos Seletivos de Professores Substitutos são divulgados pela UFJF – MG

Oportunidades são destinadas aos Departamentos de Finanças e Controladoria, Ciências Básicas da Vida e de Educação Física.

Concursos › Notícias › Sudeste

Quinta-feira, 27 de junho de 2019 às 16h49

Três novos Processos Seletivos de Professores Substitutos são divulgados pela UFJF – MG

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – MG) torna pública as inscrições de três novos Processos Seletivos de nível superior que juntos, visam à contratação de Professores Substitutos destinados aos Campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Há oportunidades de preenchimento de três vagas disponíveis nos Departamentos de Finanças e Controladoria, Ciências Básicas da Vida e de Educação Física, na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e no Instituto de Ciências da Vida, cuja as áreas a serem ministradas pelos Docentes são: Auditoria Contábil, Perícia Contábil, Avaliação e Arbitragem (1); Psicologia Saúde (1) e Crescimento e Desenvolvimento Humano, Natação, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágios Obrigatórios (1), em regime de trabalho de 40h semanais.

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período entre os dias 01 a 05 de julho de 2019, somente em dias úteis, disponíveis nas Secretarias dos Departamentos da função desejada, nos seguintes endereços e horários listados a seguir:

Secretaria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, Campus Juiz de Fora – Horário de inscrição: 9h às 12h e das 13h às 18h;

Secretaria do Departamento de Ciências Básicas da Vida, Campus Governador Valadares, Prédio da Faculdade Pitágoras, Sala 301 – Horário de inscrição: 7h às 18h, no horário de Brasília;

Secretaria do Departamento de Educação Física da UFJF – Campus Governador Valadares, localizada na Rua Jair Rodrigues Coelho, nº 211, Sala 106, Bairro Vila Bretas – Horário de inscrição: das 7h às 19h.

Os candidatos inscritos devem ser classificados mediante Prova Escrita, Prova Didática, Prova de Títulos e Entrevista.

Mais detalhes destes Processos Seletivos podem ser encontrados ao acessar os editais de abertura nº 82, 83 e 84/2019, disponibilizados em nosso site para consulta.

Jornalista: Sibeli Santos

— —

Veículo: Acessa.com

Editoria: Cidade

Data: 27/06/2019

Link: https://www.acessa.com/cidade/arquivo/noticias/2019/06/27-bombeiros-participam-12-desafio-inverno-represa-joao-penido/ 

Título: Bombeiros participam do 12º Desafio de Inverno na Represa João Penido 

27/06/2019

Mais de 30 bombeiros participaram, na manhã dessa quarta-feira, 26 de junho, da tradicional travessia da Represa Doutor João Penido, nadando cerca de 1km sem o uso de equipamentos e roupas especiais, fechando o circuito com 13km de corrida ou bike até o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. A 12ª edição do Desafio de Inverno contou com a participação de militares de Juiz de Fora, Barbacena, Viçosa, Ubá, Belo Horizonte, Lavras, além de reformados. A atividade faz parte da Semana de Prevenção, que terá outras ações:

27 de junho (quinta-feira) 

08h30 às 14h – Operação Alerta Vermelho

28 de junho (sexta-feira)   

09h – Doação de sangue no Hemocentro de Juiz de Fora

29 de junho (sábado) e 30 de junho (domingo)

10h às 22h – Exposição de miniaturas de viaturas de bombeiro, no Independência Shopping 

30 de junho (domingo) 

09h às 12h – Exposição de materiais e equipamentos operacionais e simulado de atendimento a ocorrências, na Praça Cívica da UFJF 

— —