Veículo: G1 Mato Grosso

Editoria: Notícias

Data: 22/06/2019

Link: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/06/22/estudante-de-mt-participa-de-conferencia-da-onu-para-discutir-mudancas-climaticas.ghtml 

Título: Estudante de MT participa de conferência da ONU para discutir mudanças climáticas

Evento foi realizado neste mês, na Alemanha.

Por G1MT

22/06/2019 11h08  Atualizado há 2 semanas

O estudante Kaime Silvestre Silva Oliveira, de 22 anos, natural de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, participou da Conferência do Clima, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento aconteceu em Bonn na Alemanha, este mês.

A conferência do clima é um dos maiores espaços de discussão sobre o tema. E uma oportunidade para rever os acordos e o cumprimento das metas estabelecidas em Paris, em 2015. O tratado internacional foi assinado por 195 países, com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global.

Kaime participou o evento porque compõe Movimento Internacional do Clima da Juventude, um grupo oficial de jovens que atuam no âmbito das negociações sobre o clima junto a ONU.

Ele também é voluntário na ONG Engajamundo, que também é composta por jovens ativistas que desenvolvem projetos e ações relacionados à melhoria do planeta.

“A juventude tem um forte papel no desenvolvimento de políticas climáticas e na implementação de ações para o cumprimento do Acordo de Paris e em novos objetivos para o desenvolvimento sustentável”, destacou ele.

Na Alemanha, Kaime integrou da delegação do Brasil, formada por representantes do governo federal e da sociedade civil organizada.

Ao G1, ele contou que há cinco anos participa de movimentos associados ao clima, com temas como desenvolvimento sustentável e direitos humanos. Já coordenou campanhas nessas temáticas.

Em 2015, integrou a delegação do Brasil na Conferência do Clima em Paris e, em 2018, representou a América Latina e o Caribe no Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), em Nova Iorque.

Outros eventos

Na última semana, Kaime representou a juventude do sul global em um evento que também discutiu as mudanças climáticas e os direitos humanos. Cerca de 50 pessoas, entre representantes mundiais e líderes governistas, participaram da reunião.

Em julho, Kaime deve participar da Conferência Preparatória para Cúpula do Clima 2019, também chamada de Cúpula de Ação Climática, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Este evento é uma reunião de preparação para a conferência que vai acontecer em Nova Iorque, em setembro.

A Cúpula da Ação Climática reunirá representantes de governos, setor privado, sociedade civil, autoridades regionais e outras organizações internacionais com intuito de desenvolver soluções ambiciosas em seis áreas, como transição global para a energia renovável, infra-estruturas e cidades sustentáveis e resilientes, agricultura e gestão sustentável de florestas e oceanos; resiliência e adaptação aos impactos climáticos; e alinhamento de finanças públicas e privadas com economia líquida zero.

Formação

Kaime é estudante da rede pública desde que começou a formação escolar. Ele estudou no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e, atualmente, cursa Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG).

Ele tem fluência em inglês e espanhol, e está num intercâmbio na Rússia, para aprender o idioma do país.

O estudante disse estar feliz pela oportunidade de discutir com líderes mundiais temas importantes para sociedade, especialmente sobre impactos das mudança climáticas que estão ocorrendo em todos os lugares e tem consequências reais na vida das pessoas.

“As alterações climáticas estão atingindo as economias nacionais, custando caro hoje e custará mais no futuro. Entretanto, há soluções acessíveis e disponíveis, que nos permitirá saltar para economias mais limpas e mais resilientes” declarou.

Foi reproduzido em: Eldorado FM, Notícia Positiva

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 22/06/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/06/22/mais-de-500-atividades-sao-realizadas-na-praca-da-estacao-de-juiz-de-fora.ghtml 

Título: Mais de 500 atividades são realizadas na Praça da Estação de Juiz de Fora

O projeto ‘UFJF na Praça’ será entre os dias 24 e 28 de junho.

Por G1 Zona da Mata

22/06/2019 10h25  Atualizado há 2 semanas

A partir de segunda-feira (24), o projeto “UFJF na Praça” promove mais de 500 atividades em Juiz de Fora. A ação ocorre até na sexta (28), na Praça da Estação, no Centro da cidade, e é desenvolvida por alunos, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs).

A abertura é às 14h desta segunda e terá as apresentações do Coral da Universidade de Juiz de Fora (UFJF) e do Conjunto Instrumental Popular. De terça (25) a sexta-feira (28), das 7h às 19h, os visitantes poderão percorrer estandes, acompanhar demonstrações e projetos.

Nos intervalos da ação, estão previstas manifestações culturais e de interação com os presentes. A entrada é livre, aberta à participação de grupos e escolas, e não há restrição de público ou necessidade de inscrição prévia.

A programação completa está no site da UFJF.

Foi reproduzido por: Correio do Povo AL

— —

Veículo: Rádio Itatiaia

Editoria: Educação

Data: 23/06/2019

Link: http://radioitatiaiajf.com.br/ufjf-abre-edital-para-4-professores-substitutos/ 

Título: UFJF abre edital para 4 professores substitutos

 23 de junho de 2019  Redação

Novos editais para seleção de professores substitutos foram publicados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

As vagas são destinadas ao Departamento de Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas, e ao Departamento de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia, ambas no campus-sede; ao Departamento de Medicina do Instituto de Ciências da Vida (ICV), no campus avançado de Governador Valadares; e ao Departamento de Ciências Humanas, no Colégio de Aplicação João XXIII.

Biologia – Juiz de Fora

Será oferecida uma vaga para o Departamento de Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas, no campus de Juiz de Fora, com base no Edital nº 79/2019, com área de atuação em Biologia Celular; Biologia Celular e Molecular; Ecologia Celular e Microscopia Aplicada à Ecologia. As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, entre os dias 24 e 28 de junho, das 8h às 18h.

Farmácia – Juiz de Fora

É oferecida uma vaga para o Departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia do campus-base, regida pelo Edital nº 74/2019,com área de atuação em Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. As inscrições devem ser feitas entre os dias 24 e 28 de junho, presencialmente, na Secretaria da Faculdade de Farmácia, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Medicina – Governador ValadaresA vaga para o Instituto de Ciências da Vida (ICV) situa-se no Departamento de Medicina e é regida pelo Edital nº 75/2019, possuindo, como área de concentração, o Laboratório de Habilidades Clínicas I, II e III, e Semiologia Aplicada à Fisioterapia. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas, presencialmente, na Secretaria do Departamento de Medicina da UFJF (Rua Jair Rodrigues Coelho, 211, sala 106, Bairro Vila Bretas), entre os dias 24 e 28 de junho, das 7h às 19h.

Ciências humanas – Colégio de Aplicação João XXIII

Para a área de atuação em Geografia, no Colégio de Aplicação João XXIII, pelo Departamento de Ciências Humanas da UFJF, também é oferecida uma vaga, regida pelo Edital nº 78/2019. As inscrições precisam ser feitas na secretaria do Colégio, localizado na rua Visconde de Mauá, nº 300, no bairro Santa Helena, entre os dias 24 e 28 de junho, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Todos os processos seletivos são regidos pelo Edital nº 44/2018, que estabelece as condições gerais para realização de processos seletivos simplificados para contratação de professor substituto. As vagas possuem regime de trabalho de 40 horas semanais.

Confira na página UFJF Concurso as íntegras de todos os editais.

— —

Veículo: Blog do Irineu

Editoria: Notícias

Data: 23/06/2019

Link: https://blogdoirineu.com.br/estrategias-inteligentes-para-voce-emagrecer-ja/ 

Título: Estratégias inteligentes para você emagrecer já

23/06/2019irineudsfSAÚDE

Manter o corpo em forma e saudável é um dos principais desafios atualmente, isso porque além das diversas mudanças que a nossa alimentação passou nos últimos anos, nossa rotina e estilo de vida contribuiu consideravelmente para o aumento do sobrepeso e da obesidade na população em geral. Emagrecer já virou uma prioridade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em Abril de 2019, mais da metade da população brasileira já apresenta excesso de peso, atingindo a marca de 53%. Além disso, cerca de 45% da população também não pratica exercício ou pratica uma quantidade insuficiente de atividade física.

Esses dados entram em confronto com as informações registradas por um estudo desenvolvida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que mostrou que cerca de 5% da população apresenta algum tipo de transtorno alimentar.

Dois tipos de doenças que vem registrando números cada vez mais preocupantes e conflitantes. Os dados mostram que existem muitas pessoas acima do peso, evidenciando a necessidade de mudança de hábitos e comportamentos na busca por benefícios para a nossa saúde física e mental.

Em contrapartida, os dados referentes aos distúrbios alimentares mostra a necessidade de que esse processo de emagrecimento e cuidado com o corpo aconteça de forma equilibrada, com acompanhamento de profissionais especializados e, principalmente, de forma saudável e inteligente.

O processo de emagrecimento conta com a combinação de diversos fatores, internos e externos. Tais como: tratamento de ansiedade, reeducação alimentar, prática de exercícios físicos, garantir boas horas de sono e descanso, entre outros.

Contudo, todos esses fatores devem ser feitos sob orientação e com a supervisão de profissionais de saúde, nutrição e educação física, para reduzir os riscos de lesão ou o desenvolvimento de doenças e quadros clínicos que possam comprometer a nossa saúde.

Se você identificou que pertence a um desses grupos, ou aos dois, mostrados nos dados anteriores, é melhor começar a se organizar para emagrecer já, antes que a sua saúde possa ser comprometida, além de comprometer a sua vida social, auto estima e desempenho das suas atividades.

Listamos, a seguir, cinco hábitos e comportamentos importantes de serem adotados por quem deseja emagrecer já, de forma inteligente, saudável e equilibrada.

Dicas para emagrecer já

Reeducação alimentar.

O primeiro e, talvez, mais importante fator que influencia diretamente o nosso peso e a nossa saúde é a nossa alimentação. Não só em relação às quantidades e porções que consumimos ao longo do dia, como também a qualidade das nossas escolhas e o preparo das refeições são fatores importantes.

Escolher por alimentos mais naturais e encontrar o equilíbrio entre aquilo que gostamos e aquilo que precisamos é essencial para garantir a nossa saúde e os resultados estéticos que procuramos.

O acompanhamento e aconselhamento de profissionais de nutrição é muito importante e pode gerar resultados significativos durante esse processo. Isso porque os profissionais de nutrição estão plenamente capacitados e habilitados para não só te orientar de acordo com os seus objetivos mas também entender as principais necessidades do seu organismo, de acordo com a sua rotina de atividades e paladar.

Praticar exercícios físicos.

A combinação de alimentação adequada e prática de exercícios físicos é a principal para manter a forma ou emagrecer já.

A prática de exercícios físicos isoladamente já traz diversos benefícios para o nosso corpo, forma física e desempenho em nossas atividades mais rotineiras.

Porém, sem a alimentação adequada e supervisão de especialista pode também trazer alguns problemas, como lesões ou falta de vitaminas e nutrientes no nosso organismo.

A combinação adequada dos fatores traz como benefício o aumento da massa muscular que contribui para a proteção dos órgãos e ossos, maior disposição para desempenhar as atividades do dia a dia, maior concentração, memória e auxílio na tomada de decisões.

Beber água.

Praticar exercícios, alimentar-se de forma adequada e saudável e garantir a hidratação do nosso organismo são elementos importantes para a nossa saúde e para garantir a melhor forma física para o nosso corpo e o funcionamento do nosso organismo.

Para calcular a quantidade de água ideal a ser consumida, especialistas recomendam considerar 35 mililitros de água para cada quilograma de massa corporal, fazendo a multiplicação entre esses valores.

Dessa forma, por exemplo, uma pessoa que registre o peso de 60kg de massa corporal, deve, então, consumir, pelo menos, 2.100 mililitros de água por dia, ou seja, 2,10 litros.

Esse é um calculo básico e generalista para ter uma ideia da quantidade de água que devemos consumir, porém esse valor pode variar de acordo com as atividades desempenhadas por cada um durante o dia e a temperatura média do ambiente em que estiver exposto. Por isso, é importante procurar pela orientação de um profissional da área.

Dormir bem

Respeitar o descanso que o nosso corpo e organizo precisam para repor as energias é fundamental para o funcionamento do nosso organismo e para o processo de emagrecimento.

Comumente, é recomendado que um adulto tenha, em média, 8 horas de sono por noite, sendo que esse período deve garantir um sono de qualidade e que seja efetivamente reparador.

Contudo, esse período pode variar de acordo com a alimentação, atividades e rotina de cada um. É importante ressaltar, porém, que não respeitar esse período de descanso pode trazer diversos problemas de saúde para as pessoas, como doenças neurológicas, problemas intestinais e vasculares, além da obesidade.

Divirta-se.

Outro fator importante para a nossa saúde e forma física são os nossos momentos de lazer e bem-estar.

O processo de emagrecimento não precisa ser sinônimo de sacrifício ou dietas restritivas, por isso é importante alinhar a sua rotina alimentar com o seu paladar e encontrar a atividade física que lhe desperte prazer e bem-estar ao executá-la.

Além disso, garantir bons momentos com a família e os amigos podem contribuir para que você consiga emagrecer já.

Isso porque a liberação de serotonina, noradrenalina e oxitocina, conhecidos como os hormônios da felicidades, ajuda a nos manter mais motivados e estimulados a alcançar os nossos objetivos.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Publieditorial

Data: 23/06/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/especiais/publieditoria/23-06-2019/informacao-ferramenta-para-acabar-com-o-preconceito.html 

Título: Informação: ferramenta para acabar com o preconceito

PUBLIEDITORIAL

Por Michel Brucce, organizador do Miss Brasil Gay

23/06/2019 às 07h00- Atualizada 25/06/2019 às 16h31

Coluna de Respeito

A informação leva ao conhecimento, que, por sua vez, é a única ferramenta capaz de eliminar o preconceito. Para a comunidade LGBT, esse sempre foi o maior desafio, principalmente agora, diante dos rumos que a sociedade está tomando – que tem a deixado cada vez mais conservadora -, ampliar essas discussões é urgente. Juiz de Fora sempre foi protagonista em muitos setores, como por exemplo, na criação de um evento que deu visibilidade nacional e internacional à cultura transformista. Em 1976, em plena Ditadura Militar, Chiquinho Mota idealizou o que conhecemos hoje como o Miss Brasil Gay, alçado ao posto de patrimônio imaterial em 2007. Com muita luta, resistência e amor, ele construiu um legado que segue nos inspirando e nos dando ainda mais força para seguir em frente. E para que tudo isso se mantenha vivo, criamos este espaço na Tribuna de Minas para tratar de assuntos relevantes ao tema e promover um debate sadio e esclarecedor. Até a data do concurso, marcado para o dia 17 de agosto, teremos um encontro marcado com os leitores.

Neste primeiro momento, ressalto que o protagonismo de Juiz de Fora esbarrou novamente no público LGBT quando ela se tornou a primeira cidade do país a instituir a chamada Lei Rosa (Nº 9.791/2000), que combate práticas discriminatórias contra qualquer cidadão homossexual, bissexual ou transgênero em âmbito municipal. Mesmo diante deste avanço, ainda temos dificuldades em preservar nossos direitos como qualquer outro cidadão. E, para nos equipararmos aos direitos humanos universais, existe a necessidade de buscar o judiciário ou uma via que não é uma regulamentação de lei para nos sentirmos protegidos. Por isso temos como missão mostrar o quanto esse tipo de reflexão é necessária.

No último dia 13, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu criminalizar a homofobia como forma de racismo. Ao finalizar o julgamento da questão, a Corte declarou a omissão do Congresso em aprovar a matéria e determinou que casos de agressões contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) sejam enquadrados como o crime de racismo até que uma norma específica seja aprovada pelo Congresso Nacional.

Promover o diálogo, a afirmação de políticas públicas e a conscientização da população também são objetivos do Miss Brasil Gay, principalmente quando somado à Semana Rainbow da UFJF e ao Rainbow Fest do Movimento Gay de Minas (MGM). Juntos, esses eventos são transformadores para a comunidade LGBT e para o público de modo geral, pois se comportam como um movimento de empoderamento pessoal, de resistência e de responsabilidade, tanto social quanto cultural. Essas discussões também estarão presentes neste espaço, mediadas por pesquisadores e especialistas ligados à nossa comunidade.

Não podemos deixar de mencionar que o Miss Brasil Gay movimenta outros setores importantes para a economia da cidade: turismo, comércio e serviços. Para se ter uma ideia, em 2006, quando vivíamos o auge da economia e da militância, segundo dados da UFJF, registramos a ocupação de 100% da capacidade hoteleira e ainda reunimos mais de 120 mil pessoas na Parada Gay. Em quatro dias de evento, foram movimentados cerca de R$ 7 milhões. Já em 2018, o montante bateu a casa dos R$ 4 milhões, o que demonstra que temos que retomar a esse patamar. Na posição de organizador do Miss Brasil Gay e desta nova gestão, que traz outras estratégias de marketing, temos como foco fazer com que Juiz de Fora volte a ser um polo de destino LGBT, atraindo o “pink money” e fazendo a roda da economia girar, pois este público investe, e investe bem alto.

— —

Veículo: Acessa.com

Editoria: Notícias

Data: 24/06/2019

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2019/06/24-ufjf-oferece-32-vagas-disciplinas-pos-graduacao-profissional/ 

Título: UFJF oferece 32 vagas em disciplinas de pós-graduação profissional

Da redação

O Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) oferece 32 vagas, distribuídas em duas disciplinas, para estudantes de mestrado ou doutorado de qualquer instituição. A pré-matrícula pode ser feita até a quinta-feira, 27, e as aulas acontecem entre os dias 8 e 12 de julho, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os alunos podem se matricular nas disciplinas “Ética e Educação” e “Alfabetização e Letramento: discussões em Paulo Freire, Magda Soares e Brian Street”.

As disciplinas oferecidas fazem parte do currículo do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública e são oferecidas como optativas para os mestrandos do curso. Já os estudantes de outros programas de pós-graduação podem cursá-las como disciplina isolada de um crédito. As ementas, quantidade de vagas e o horário das aulas estão disponíveis no site do PPGP.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, através do e-mail mestrado@caed.ufjf.br. Os interessados devem enviar as seguintes informações: nome completo, nome do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu no qual possui vínculo e o nome da disciplina escolhida.

Para a matrícula ser efetivada, o aluno deve entregar, na Assistência Acadêmica do PPGP, no primeiro dia de aula, cópia simples dos seguintes documentos: Formulário para solicitação de matrícula em disciplina isolada, CPF, documento de identidade, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Diploma de Graduação (frente e verso) e comprovante de vínculo com programa de pós-graduação.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 24/06/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/24-06-2019/matricula-presencial-para-aprovados-no-sisu-comeca-nesta-terca-na-ufjf.html 

Título: Matrícula presencial para aprovados no Sisu começa nesta terça na UFJF

Candidatos devem fazer a entrega de documentos presencialmente

Por Tribuna

24/06/2019 às 11h07

Começa nesta terça-feira (25) a matrícula presencial dos estudantes aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso na UFJF. As vagas são para o segundo semestre deste ano, e as aulas começam no dia 5 de agosto. Segundo a UFJF, os novos alunos devem fazer a entrega de documentação para efetivar o preenchimento das vagas e comprovar o direito ao grupo de candidatura. O prazo termina na quarta-feira (26).

No campus de Juiz de Fora, a matrícula será realizada no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH), em dia e horário específicos para cada curso. Já em Governador Valadares, os aprovados devem se dirigir à Faculdade Pitágoras, também de acordo com cronograma para cada curso. O cronograma está disponível no site da instituição, onde também estão outras orientações e dúvidas. Caso o aprovado não possa comparecer à matrícula, um procurador pode substituí-lo. Para isso, conforme a UFJF, é necessário uma procuração simples, que não precisa ser reconhecida em cartório e uma cópia do documento de identidade do procurador.

Reclassificação

A UFJF destacou que os inscritos na lista de espera deverão ficar atentos ao cronograma de reclassificações. O primeiro edital será divulgado no dia 3 de julho, com matrícula on-line entre os dias 3 e 5 de julho, e presencial de 9 a 11 do mesmo mês. Os candidatos não contemplados no edital de reclassificação vão permanecer automaticamente na lista de espera e devem consultar a próxima lista de chamada.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Economia

Data: 24/06/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/24-06-2019/ufjf-realiza-evento-gratuito-sobre-mulheres-e-trabalho.html 

Título: UFJF realiza evento gratuito sobre mulheres e trabalho

Encontro acontece nesta segunda (24) e debate questões como condições do mercado e maternidade

Por Gracielle Nocelli

24/06/2019 às 12h08

As questões que envolvem as mulheres no mercado de trabalho serão debatidas durante evento que será realizado nesta segunda-feira (24) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Condições de trabalho, maternidade e os impactos na vida laborativa e o corpo político da mulher lésbica serão alguns dos temas abordados no encontro “Mulheres e Trabalho”, agendado para às 17h30 no auditório da Faculdade de Serviço Social. A participação é gratuita e aberta ao público.

O evento é uma iniciativa do projeto de extensão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFJF, “Debates Sobre Diversidade e Trabalho”, que busca debater as condições de trabalho que envolvem determinados grupos. A coordenadora Renata Bicalho destaca que todas as discussões promovidas terão a participação de acadêmicos e movimentos sociais da cidade. “Vamos discutir questões que envolvam mulheres, o grupo LGBT, negros, deficientes, gordos, idosos e as várias minorias da nossa sociedade.”

O evento “Mulheres e Trabalho” confere certificado aos participantes. Após a realização do encontro haverá a apresentação da rapper Laura Conceição, que também é uma das convidadas da mesa.

— —

Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora

Editoria: Notícias

Data: 24/06/2019

Link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65034 

Título: “Copa Prefeitura Bahamas de Futsal 2019” – Mais quatro campeões serão definidos no sábado

Portal de Notícias PJF | “Copa Prefeitura Bahamas de Futsal 2019” – Mais quatro campeões serão definidos no sábado | SEL – 24/6/2019

No sábado, 29, o Sport Club JF receberá as finais das categorias infantojuvenil masculina e feminina, pré-mirim e adulta. A partir das 13h30, o SB Futsal/Tina Lanches enfrenta o Escola de Futsal SB, pela categoria infantojuvenil masculina. Às 14h20, pela categoria pré-mirim, o JF Soccer enfrenta o Colégio Cristo Redentor – AC. Às 15 horas, o Futsal UFJF enfrenta o SB Futsal/Tina Lanches, pela categoria infantojuvenil feminina. Para fechar a série de jogos, o União e Força Futsal Clube enfrenta o BF Barvaria, pela categoria adulta.

SEL divulga a lista de resultados das semifinais

Durante a semana, as sete partidas decisivas da “Copa Prefeitura Bahamas de Futsal” encheram as quadras. Abaixo, os destaques da rodada. 

Terça-feira, 18

Local: Clube Bom Pastor

– Quatro jogos, 25 gols

– Categorias: pré-mirim, infantojuvenil masculina e feminina

– Destaque: Colégio Cristo Redentor 6 x 4 Centro de Futebol Zico/JF

Quarta-feira, 19

Local: Sport Club Juiz de Fora

– Três jogos, 16 gols

– Categorias: infantojuvenil e adulta

– Destaque: BF Barvaria 3 x 1 E. C. Jardim Glória

Para conferir a lista de resultados e dos jogos finais, basta clicar no anexo.

A Copa Prefeitura Bahamas de Futsal é promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Grupo Bahamas. O torneio acontecerá até este mês, com cerca de 400 jogos realizados. Para acompanhar a programação completa, basta acessar o site pjf.mg.gov.br/secretarias/sel .

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL, através do telefone 3690-7881 

— —

Veículo: Prefeitura de Juiz de Fora

Editoria: Notícias

Data: 24/06/2019

Link: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=65024 

Título: PJF alerta beneficiários do Bolsa Família sobre cumprimento das condicionalidades da saúde

Portal de Notícias PJF | PJF alerta beneficiários do Bolsa Família sobre cumprimento das condicionalidades da saúde | SS – 24/6/2019A Secretaria de Saúde (SS) faz um alerta às famílias que recebem Bolsa Família em Juiz de Fora. Os beneficiários devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua região até o próximo dia 28 para cumprir a Agenda da Saúde, um dos requisitos para continuar recebendo o benefício. Aqueles que não têm UBS de referência devem procurar o quarto andar da Secretaria de Desenvolvimento Social –SDS – (Rua Halfeld, 450, Centro), das 14 às 17 horas, até 5 de julho.

Entre as condicionalidades da saúde exigidas para se manter no programa, estão a pesagem das crianças na faixa etária de zero a 7 anos, de ambos os sexos, além da atualização do cartão vacinal. Mulheres de 14 a 44 anos também devem passar por acompanhamento, principalmente gestantes e nutrizes.

Em Juiz de Fora, são 16 mil famílias beneficiadas, num total de 22.162 pessoas, sendo 9.639 crianças. A meta é atingir 80% deste público. Quem não atualizar a Agenda da Saúde do Bolsa Família pode receber uma notificação, seguida de bloqueio do benefício e suspensão do mesmo, caso a situação não seja regularizada. Para atualizar as condicionalidades de saúde nas UBSs ou na SDS, o beneficiário deve levar o número do NIS (Número de Identificação Social), além dos cartões de vacinação e da gestante.

A ação conta com o apoio do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que disponibilizou acadêmicos treinados para realizar todos os procedimentos necessários.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo telefone 3690-7389/7123.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 24/06/2019

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/06/24/bombeiros-realizam-semana-de-prevencao-em-juiz-de-fora.ghtml 

Título: Bombeiros realizam ‘Semana de Prevenção’ em Juiz de Fora

Serão realizadas ações sociais, demonstração de materiais, operações e workshop. Confira a programação.

Por G1 Zona da Mata

24/06/2019 17h02  Atualizado há 2 semanas

O Corpo de Bombeiros começou nesta segunda-feira (24) a “Semana da Prevenção” em Juiz de Fora. As diversas atividades previstas para a ação continuam até a quarta-feira (3) da próxima semana.

A programação conta com ações sociais, demonstração de materiais, operações e workshop. O objetivo é demostrar à população os diversos serviços prestados pela corporação e divulgar a importância de uma cultura de prevenção.

Criada pelo Decreto Federal nº 35.309, de 02 de abril de 1954, a “Semana da Prevenção” é comemorada próxima ao “Dia Nacional do Bombeiro”, celebrado no dia 2 de junho.

Confira a programação

25 de junho

8h às 12h – Praça João Pessoa (Cine Teatro Central)

Estande da 3ª Companhia de Prevenção e Vistoria com orientações e esclarecimentos de dúvidas quanto à regularização de eventos, estabelecimentos e edificações.

9h às 12h – Sede do 4º BBM – Workshop “As Novas Diretrizes de Corte de Árvore”

26 de junho

Realização da XII Edição do Desafio de Inverno com a tradicional travessia da Represa Doutor João Penido e corrida de 14 quiômetros até a Sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar às 5h.

27 de junho

08h30 às 14h – Operação “Alerta Vermelho”.

28 de junho

9h – Hemocentro de Juiz de Fora – Doação de Sangue.

29 de junho e 30 de junho

10h às 22h – Independência Shopping – Exposição de viaturas do Corpo de Bombeiros em miniaturas.

30 de junho

09h às 12h – Praça Cívica da UFJF – Demonstração de materiais e equipamentos operacionais e simulação de atendimento à ocorrência.

2 de julho

10h30 – Sede do 4º BBM – Culto Ecumênico pelo Dia Nacional do Bombeiro.

3 de julho

09h30 – Sede do 4º BBM – Café da União dos Militares de Minas Gerais.

— —

Veículo: Acessa.com

Editoria: Cidade

Data: 24/06/2019

Link: https://www.acessa.com/cidade/arquivo/noticias/2019/06/24-corpo-bombeiros-realiza-semana-prevencao-juiz-fora/ 

Título: Corpo de Bombeiros realiza Semana da Prevenção em Juiz de Fora

Da redação

Inicia nesta segunda-feira, 24 de junho, as atividades da Semana da Prevenção que celebram o Dia Nacional do Bombeiros, em Juiz de Fora. A data comemorativa foi criada por decreto federal e é celebrada em 2 de julho, terça. A corporação realizará ações até o dia 3 de julho, quarta, com objetivo demonstrar à população os diversos serviços  prestados pelo Corpo de Bombeiros e divulgar a importância da cultura de prevenção, semeando práticas preventivas para evitar acidentes e incêndios.

Dentro da programação da Semana de Prevenção, estão previstos vários eventos e demonstrações, conforme programação abaixo:

24 de junho (segunda-feira) 

14h – Instituto Maria Doação de leite e a presentação do Teatro de Bonecos “Turma do Foguinho”.

25 de junho (terça-feira)  

PF combate fraudes em construção de Unidades Básicas de Saúde em Barbacena  PRF apreende cerca de 600 tabletes de maconha em sítio na BR-267 Grávida é presa por tráfico de drogas com mais R$ 9 mil no Ipiranga 

8h às 12h  – Praça João Pessoa (Cine Teatro Central)

Estande da 3ª Companhia de Prevenção e Vistoria com orientações e esclarecimentos de dúvidas  quanto à regularização de eventos, estabelecimentos e edificações junto ao CBMMG. Estande com demonstração de materiais e equipamentos operacionais.

9h às 12h – Sede do 4º BBM – Workshop “As Novas Diretrizes de Corte de Árvore”

26 de junho (quarta-feira) 

5h – Realização da XII Edição do Desafio de Inverno com a tradicional travessia da  Represa Doutor João Penido e corrida de 14 KM até a Sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar

27 de junho (quinta-feira) 

8h30 às 14h – Operação Alerta Vermelho

28 de junho (sexta-feira)   

9h – Hemocentro de Juiz de Fora – Doação de Sangue  

29 de junho (sábado) e 30 de junho (domingo)

10h  às 22h – Independência  Shopping – Exposição de  viaturas do CBMMG em miniaturas 

30 de junho (domingo) 

9h  às 12h – Praça  Cívica da UFJF – Demonstração  de materiais e equipamentos operacionais e simulação de atendimento à ocorrência

2 de julho (terça-feira) 

10h30 – Sede do 4º BBM – Culto Ecumênico pelo Dia Nacional do Bombeiro

3 de julho (quarta-feira) 

9h30 – Sede do 4º BBM – Café da União dos Militares de Minas Gerais

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 24/06/2019

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/24-06-2019/bombeiros-de-juiz-de-fora-realizam-semana-de-prevencao.html 

Título: Bombeiros de Juiz de Fora realizam ‘Semana de Prevenção’

Estão previstas várias atividades, entre elas, a já tradicional travessia a nado da Represa João Penido

Por Michele Meireles

24/06/2019 às 14h57

Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no dia 2 de julho, teve início nesta segunda-feira (24) em Juiz de Fora a “Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros”. A programação conta com ações sociais, demonstração de materiais e equipamentos, operações e workshop. Entre os eventos, está a tradicional travessia a nado da Represa Doutor João Penido, que será feita às 5h de quarta-feira (26). Além de aproximar a corporação da sociedade, as atividades têm o objetivo de demonstrar à população os diversos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros e divulgar a importância de uma cultura de prevenção.

Abrindo a semana, nesta segunda-feira (24), às 14h, os militares farão doação de leite e apresentação de teatro da Turma do Foguinho, no Instituto Maria, que fica em São Mateus, Zona Sul da cidade. Na terça-feira (25), entre 8h e meio- dia, a 3ª Companhia de Prevenção e Vistoria estará com um estande em frente ao Cine-Theatro Central, no Centro, onde a população terá orientações e esclarecimentos de dúvidas quanto à regularização de eventos, estabelecimentos e edificações. No local haverá ainda demonstração de materiais e equipamentos operacionais.

Já a XII edição do Desafio de Inverno, com a tradicional travessia da Represa Doutor João Penido, na quarta-feira, (26), será seguido da corrida de 14 km até a sede do Batalhão, na Avenida Brasil, região Central. A temperatura mínima prevista para o dia é de 15 graus. Mais uma edição da operação Alerta Vermelho acontece na quinta-feira (27), entre 8h30 e 14h. Na sexta-feira, os militares farão outra boa ação: a partir de 9h, eles irão doar sangue no Hemominas.

No próximo fim de semana, nos dias 29 e 30, haverá exposição de viaturas do Corpo de Bombeiros em miniatura no Independência Shopping. O evento é aberto ao público e acontece entre 10h e 22h. No domingo, entre 9h e meio-dia, os bombeiros farão demonstração de materiais e equipamentos operacionais e simulação de atendimento a ocorrência na Praça Cívica da UFJF. No Dia do Bombeiro, os militares celebrarão a data com um culto ecumênico na sede do Batalhão e, no dia seguinte (3 de julho), encerrando as atividades, haverá um café da manhã comemorativo.

— —